as cidades alemãs

10
Ana Catarina Santos nº2 Inês Pais nº16 Berta Patrícia nº6 Mª Inês Daniel nº19 Daniela Daniel nº11

Upload: esddhist

Post on 08-May-2015

1.663 views

Category:

Travel


1 download

DESCRIPTION

Trabalho de alunos da escola D. Dinis Lisboa

TRANSCRIPT

Page 1: As  Cidades  Alemãs

Ana Catarina Santos nº2 Inês Pais nº16Berta Patrícia nº6 Mª Inês Daniel nº19Daniela Daniel nº11

Page 2: As  Cidades  Alemãs

No século XI, quando as trocas se reactivaram, o comércio à distância era uma aventura arriscada, perdiam-se muitos homens e mercadorias. Desenvolveram-se, assim, associações mercantis destinadas a assegurar a protecção dos comerciantes de uma cidade e a defender os seus interesses: as hansas ou gildas. A Hansa Teutónica foi a mais poderosa das associações, conseguindo unir as cidades do mar do Norte e do mar Báltico.

Page 3: As  Cidades  Alemãs

A Hansa era uma ampla associação de cidades destinada a assegurar o monopólio do comércio do mar Báltico e do mar do Norte.

Hamburgo, Danzig, Riga, Colónia e Lubeque eram as principais cidades hanseáticas.

Page 4: As  Cidades  Alemãs

No séculos XII e XIII estrutura-se uma “Europa nova” destinada a dominar o Mundo e a sua História. Organiza-se em dois conjuntos económicos que coincidem com as zonas industriais mais activas:

O Norte, Flamengo e Alemão, navega e mercadeja no Atlântico, no mar do Norte e no Báltico;

O Sul comandado pelos mercadores italianos, utiliza o Mediterrâneo, ainda e sempre via privilegiada de circulação.

Page 5: As  Cidades  Alemãs

Estes dois mundos, geograficamente diferentes, atraem-se e completam-se.

Por via terrestre faz-se a sua ligação, numa longa estrada Norte-Sul. É nesta via de ligação , onde se cruzam mercadores e mercadorias, que se desenvolve um terceiro pólo económico: as feiras da Champagne.

Page 6: As  Cidades  Alemãs

Hamburgo

A Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo é uma cidade-estado localizada no norte da Alemanha, nas margens do Rio Elba.

Page 7: As  Cidades  Alemãs

LubequeFundada em 1158 por Henrique, o Leão, Lubeque tem sua área ocupada desde o século I a.C.. Sua arquitectura consagrada foi reconhecida pela UNESCO, que a declarou Património Histórico da Humanidade. Fazia parte da famosa Liga Hanseática.Possui ainda um dos maiores portos da Alemanha, em Travemünde, sendo o maior do Mar Báltico, ao qual se acede pela Baía de Lubeque.

Page 8: As  Cidades  Alemãs

Colónia, é, em termos de população, a quarta maior cidade da Alemanha e a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália. Localiza-se na intersecção do rio Reno com uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e Oriental foi a fundação da importância comercial de Colónia.

Page 9: As  Cidades  Alemãs

A Cidade Livre de Danzig foi uma cidade-estado portuária estabelecida em 1920, sob os termos do Tratado de Versalhes. Sob os termos do tratado, a cidade estava sob a protecção da Liga das Nações, e concedia direitos económicos especiais à Polónia.

Page 10: As  Cidades  Alemãs

RigaRiga é a capital da Letónia e a maior cidade dos países Bálticos. É um porto no Mar Báltico, junto ao rio Daugava.Para fins administrativos, Riga é uma cidade independente e está localizada na região de Riga.