arte & lazer lisboa lago do alqueva recebe kazantip · recebe kazantip arranca hoje o festival...

24
Sexta-feira 20 Julho de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1862 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Porto de Lisboa acolhe 56.ª The Tall Ships Races CUSTO ZERO PÁGINA 02 Mergulhos no mar não são o único programa em conta neste Verão IMOBILIÁRIO PÁGINA 19 Cerca de metade do preço dos seguros de habitação diz respeito aos sismos Especialistas alertam para redução de transplantes Sociedade Portuguesa de Transplantação dá conta de «diminuição acentuada», que chega aos 17%. União Europeia é o destino de metade dos turistas estrangeiros PUB ACTUALIDADE PÁGINA 07 ACTUALIDADE PÁGINA 06 GRANDE LISBOA PÁGINA 03 Lago do Alqueva recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE PÁGINA 04 Vários feridos, muitos desalojados e um medo generalizado. Na Madeira, o fogo ameaçou pessoas e bens e desafiou os bombeiros. ANTONIO COTRIM/LUSA Bárbara Guimarães conduz ‘Toca a Mexer’ FAMA & TV PÁGINA 20 Marcos Rojo é o 5.º reforço dos leões DESPORTO PÁGINA 08

Upload: others

Post on 12-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

Sexta-feira 20 Julho de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1862 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Porto de Lisboa acolhe 56.ª The Tall Ships Races

CUSTO ZERO PÁGINA 02

Mergulhos no mar não são o único programa em conta neste Verão

IMOBILIÁRIO PÁGINA 19

Cerca de metade do preço dos seguros de habitação diz respeito aos sismos

Especialistas alertam para redução de transplantes Sociedade Portuguesa de Transplantação dá conta de «diminuição acentuada», que chega aos 17%.

União Europeia é o destino de metade dos turistas estrangeiros

PUB

ACTUALIDADE PÁGINA 07

ACTUALIDADE PÁGINA 06

GRANDE LISBOA PÁGINA 03

Lago do Alqueva recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs.

ARTE & LAZER PÁGINA 17

Mar de chamasACTUALIDADE PÁGINA 04

Vários feridos, muitos desalojados e um medo generalizado. Na Madeira, o fogo ameaçou pessoas e bens e desafiou os bombeiros.

ANTONIO COTRIM/LUSA

Bárbara Guimarães conduz ‘Toca a Mexer’

FAMA & TV PÁGINA 20

Marcos Rojo é o 5.º reforço dos leões

DESPORTO PÁGINA 08

Page 2: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Largos, praças, ruas e avenidas enchem-se de Verão e animação

ÓPERA

‘La Bohéme’ a ver na Mouraria

Inserida na Progra-mação Intendente –

Renasce um largo para a ci-dade, a Mouraria recebe hoje, às 22h, La Bohéme. A Companhia de Ópera do Castelo apresenta uma das melhores óperas do Pucci-ni, na versão de Luis Rodri-gues. O amor impossível entre Mimi e Rodolfo tem como cenário o Largo do Intendente, em vez do bair-ro boémio parisiense.

FESTA

Animação não falta na Feira de Sant’IagoUm concerto com a can-tora brasileira Vanessa

da Mata abre amanhã, a Fei-ra de Sant’Iago 2012, que este ano é dedicada aos 136 anos de história do Mercado do Livra-mento. Os 25 anos da morte de Zeca Afonso são também alvo de homenagem da Feira de Sant’Iago, com dois espe-táculos musicais dedicados ao artista: um com Janita Salo-mé (dia 28) e a Orquestra de Idanha-a-Nova, outro com uma banda setubalense de tri-buto ao cantautor. Até 5 de Agosto, Setúbal recebe ainda Áurea (dia 23), Boss AC (dia 25), Toy (dia 27), David Fon-seca (dia 29), Luísa Sobral (1 de Agosto), Carminho (2 de Agosto) e José Cid (5 de Agos-to). Com um orçamento mais reduzido, apontando a uma poupança de 100 mil euros em

Cultura grátis para todos é a nossa prioridade. O destaque desta semana vai para os concertos da Feira de Sant’ Iago em Setúbal. Pelo meio, não perca ainda ‘La Bohéme’ no Intendente, o flashmob no Largo Camões, ou um pé de dança em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa. POR FILIPA ESTRELA

FESTA

Pé de dança em plena Av. Liberdade A Madame e a Time Out convidam para um pé de dança em plena Av. Liber-dade, já hoje. A partir das 22h, a animação faz-se no Quiosque Time Out, com Heartbreakerz e depois às 00h, com Flash Gordones. Prepare-se para uma noite de loucura total, em plena Lisboa.

DESPORTO

Actividades grátis para deficientes A Marina Parque das Nações organiza no dia 24 de Julho, das 10h às 17h, o Open Day – Vela Adap-tada, um dia dedicado a todas as pessoas com deficiência que queiram experimentar uma moda-lidade náutica. A iniciativa é grátis e pretende dar a conhecer os benefícios da prática da vela e do des-porto ao ar livre, como os factores psicológicos, físi-cos e sociais. A vela adap-tada oferece completa autonomia aos partici-pantes, independente-mente da sua condição física. Inscrições através do tel. 218 949 066.

TRADIÇÃO

‘Histórias da Lusofonia II’ O Bica Teatro apresenta Histórias da Lusofonia II amanhã, às 15h30, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana. A entrada é livre.

DE

BORLA

relação a 2011 (quando foi cer-ca de 400 mil euros), a aposta foi claramente num cartaz for-te. Além do palco musical, não faltam tasquinhas, divertimen-tos, artesanato e stands insti-tucionais e um espaço dinami-zado pelos ginásios do concel-ho, com demonstrações de ac-tividades, todos os dias ao fi-nal da tarde.

O programa conta ainda com uma Grande Noite do Fa-

do, com vários nomes e os vencedores do

Concurso de Fa-do Amador de Setúbal.

O recinto da Feira fun-ciona de do-mingo a quinta,

das 14h à 1h; e sexta e sábado,

das 14h às 2h.

Aurea e David Fonseca são

só algumas das actuações previs-tas para os próxi-

mos dias.

PUB

ACÇÃO

Flashmob para quem sabe amar

É para quem acredi-ta no poder do amor

que é dirigido o Flashmob for Love, que acontece amanhã, às 16h50, no Lar-go Camões. Crie um cartaz com imaginação e escreva, pinte ou garatuje uma de-claração de amor e apa-reça.

DR

DR

PAU

LO S

EGA

ES

DR

Page 3: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Urgência mantém-se polivalente

O Ministério da Sáu-de confirma que não

será tomada nenhuma de-cisão em relação à urgên-cia do hospital de Almada sem serem ouvidos os mu-nicípios. A proposta da Co-missão de Reavaliação da Rede Nacional de Emer-gência e Urgência previa a depromoção do Hospital Garcia de Orta de urgência polivalente para urgência médico-cirúrgica. As Câ-maras de Almada, Seixal e Setúbal conseguiram no entanto que as autarquias fossem ouvidas primeiro. O encerramento de 16 ser-viços de urgência está já previsto desde 2008.

GARCIA DE HORTA

Dezasseis urgências serão encerradas

MARILINE ALVES

O tão aguardado evento The Tall Ships Races

2012, que vai trazer a Lisboa durante os próximos quatro dias 49 embarcações de todo o mundo, teve inicio ontem, no terminal do Jardim do Taba-co. A assinalar o começo des-ta regata esteve o Comandan-te do Navio-Escola Sagres, a embarcação portuguesa que velejará até Cádis levando a bordo a segunda maior tripu- Navio-Escola Sagres é uma das embarcações portuguesas

LAZER Começou em Santa Apolónia a 56º edição da The Tall Ships’ Races

Grandes Veleiros já estão na capital Mais de 40 embarcações podem ser visitadas no porto de Lisboa até ao próximo domingo.

DR

DESTAK [email protected]

lação da regata. A organiza-dora portuguesa e o “chair-man” também estiveram pre-sentes, tal como formandos, Oficiais de Ligação e Voluntá-rios, que partilharam expe-riências.

António Lobato, presiden-te da APORVELA, afirmou que as condições do cais são melhores do que na edição de 2006. Este revela ainda que na regata de há seis anos houve mais veleiros inscritos, mas que este ano há mais partici-pantes portugueses.

Paul Bishop, o organizador, diz que o novo local favorece a interacção dos participantes por ser mais perto do centro. As embarcações podem ser vi-sitadas até ao próximo domin-go em Santa Apolónia, dia em que rumam a Cádiz.

PUB

220 jovens portugue-ses vão participar no evento, um número superior ao esperado

Em 2006, participaram na regata 86 veleiros pelos quais

passaram 6237 tripulantes de 49 países. Lisboa recebeu um milhão de visitantes, sendo que 95% do público se deslocou ao local específicamente para ver as embarcações. Entre 20 e 35 milhões de euros foram gastos pelos visitantes e 94% afirmou que voltaria no futuro.

The Tall Ships’ Races em números

Enfermeira colocada após protesto

Foi ontem colocada uma enfermeira no

centro de Saúde de Odive-las, onde vários serviços estão encerrados desde se-gunda-feira devido à greve dos profissionais de enfer-magem. Os serviços de saú-de infantil, saúde materna e vacinação encerraram depois dos quatro enferme-rios se terem recusado a trabalhar a 4,23 euros à ho-ra. A profissional subcon-tratada aceitou trabalhar em regime de prestação de serviços, explicou a admi-nistração do Centro de Saúde à Lusa. Uma nova paralisação está prevista para hoje.

GREVE

As greves levaram ao encerramento de serviços

123RF

Oeste contra inclusão na região de Lisboa

O Presidente do Tu-rismo do Oeste mani-

festou-se contra o projecto de inclusão da região na en-tidade de Turismo de Lis-boa e Vale do Tejo, afir-mando que no novo mapa do turismo «o Oeste vai ser completamente esmagado por ter um peso muito pe-queno em relação à Área Metropolitana de Lisboa». A proposta de criação de duas novas entidades turís-ticas, Área Metropolitana de Lisboa e Oeste e Vale do Tejo chegou ainda a ser aceite. No entanto o recuo levou António Carneiro a acusar o Governo de ser «um governo de mentiro-sos». De acordo com o pla-no, outras cinco entidades regionais serão extintas.

TURISMO

ODIVELAS

Homens confessam atear incêndio Os dois suspeitos de terem ateado o fogo que lavrou na passada quarta-feira, no Bairro da Milha-rada, confirmaram ter usado um isqueiro para cometer o acto. Os homens,de 20 e 38 anos, foram detidos após terem sido avistados no local por duas testemunhas. O mais velho está ainda referênciado por suspeita de outro incêndio na mesma zona.

VILA FRANCA DE XIRA

Armas de fogo aprendidas por PSP Sete armas de fogo, 450 cartuxos e 200 munições foram apreendidas na passada quarta-feira numa quinta no concelho de Alenquer. A apreensão foi resultado de uma busca efectuada pela Divisão Policial de Vila Franca de Xira, em cola-boração com a PSP de Portimão.

10 SEGUNDOS

Page 4: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

EMPREGO

Programa Impulso Jovem arranca já a partir de Agosto

Arranca no primeiro dia de Agosto uma das medidas lançadas pelo Governo para combater o desemprego jovem, o programa Impulso Jovem, que vai oferecer 40 mil estágios comparticipa-dos, «uma oportunidade muito interessante para empresas que queiram cres-cer e possam proporcionar formação aos jovens», disse ontem o secretário de Estado do Emprego.

SEGURANÇA

Operação da GNR até à meia-noite nas principais estradas A Guarda Nacional Republi-cana vai intensificar a fiscali-zação do controlo de veloci-dade nas principais vias nacionais e com maior índice de sinistralidade rodoviária, uma operação que começou às 00h00 e termina às 24h00 de hoje. Ao todo estão envolvidos 439 militares e 46 radares, para promover a segurança dos utentes.

ECONOMIA

Euribor continuam a descer e batem novos recordes mínimos As Euribor continuam a des-cer, uma trajectória iniciada há meses, acentuada pelo corte da taxa de juro de referência da Zona Euro na semana passada, com a taxa a 3 meses a chegar a um mínimo histórico – menos de 0,5%. A taxa a um mês recuou 0,2 pontos base para 0,17%, enquanto a interban-cária a seis meses ficou-se pelos 0,743%. ESTRADAS

Autoridades Nacional contabiliza 296 mortes desde início do ano

Duzentas e noventa e seis pessoas morreram nas estra-das portuguesas desde o iní-cio do ano, menos 44 do que em igual período de 2011, quando se registaram 340 vítimas, informou a Autori-dade Nacional de Segurança Rodoviária. No mesmo período foram ainda contabi-lizados 1 063 feridos graves, contra 1 216 no ano passado e 18 041, um valor também inferior ao de 2011.

10 SEGUNDOS

Mapa de Portugal A Google actualizou os

mapas de vários países, incluindo Portugal, e adicio-

nou novas ferramentas.

Um dia mau para incên-dios era o que o Instituto

de Meteorologia previa para ontem, com as temperaturas elevadas e os níveis baixos de humidade na Madeira. Mas pa-ra muitos madeirenses, pare-cia pouco provável que o cená-rio de chamas e fumo, que le-vou 44 ao hospital (4 ficaram internados) e forçou a eva-cuação de dezenas, piorasse.

Segundo informações da Lusa, os funcionários do cen-tro de saúde da vila da Cama-cha, concelho de Santa Cruz, assim como as crianças da es-cola do Santo Contestável, a que se juntaram 14 jovens do Centro Educativo da Madeira, uma instituição de reinserção social, tiveram de ser ontem evacuados por «questões de precaução», dada a proximida-de do fogo, que muitos popula-res se juntaram aos bombeiros para ajudar a combater.

Havia a registar pelo menos uma habitação consumida pe-las chamas, confirmação dada por Jorge Baptista, vereador

INCÊNDIOS Madeira pode recorrer aos apoios comunitários para fazer frente à destruição causada pelo fogo

Quatro internados e dezenas forçados a deixar as suas casasNo resto do País o fogo também não deu tréguas. Em Tavira, 40 pessoas tiveram que ser evacuadas.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

da câmara de Santa Cruz, que desconhecia o número total dos que ficaram desalojados.

A dimensão dos estragos le-vou ontem o ministro da Admi-nistração Interna a afirmar que a Madeira poderá recorrer a apoios comunitários para en-frentar alguns dos problemas resultantes dos incêndios, es-tando em causa a compartici-pação financeira de 95% a fun-

do perdido para situações na agricultura e reconstrução.

Inferno no Algarve e Portalegre No Algarve, cerca de 40 pessoas foram evacuadas na noite de quarta-feira devido ao incêndio que continuava a la-vrar na zona de Cachopo, Ta-vira. À noite, um incêndio con-somia mesmo casas em Gal-veias, distrito de Portalegre.

Dezenas de pessoas foram forçadas a deixar as suas ca-sas. Pelo menos uma habitação foi consu-mida pelas chamas

Associação considera medida «impensável»

O anúncio de que, a par-tir de Janeiro do próxi-

mo ano, os estabelecimentos comerciais vão ter que passar factura para todas as tran-sacções está a preocupar a Associação da Hotelaria, res-tauração e Similares de Por-tugal (AHRESP). Em decla-rações à TSF, o secretário-ge-ral da associação defendeu que a aplicação desta medida na venda de café é «impensá-vel», dada a falta de capacida-

FACTURAS

de dos restaurantes e cafés pa-ra a cumprirem. «Estas medi-das só são aplicáveis na Chi-na, em Porto Rico e em São Paulo. Já estamos falidos e a mandar os trabalhadores pa-ra o desemprego e é aqui que o Estado está a perder e a ser prejudicado», disse à rádio Jo-sé Manuel Esteves.

Por isso, a mesma fonte re-fere que aquilo que vai acabar por acontecer é mesmo a de-sobediência à regra por parte dos estabelecimentos. Uma desobediência que, no entan-to, pode custar, de acordo com o determinado em Conselho de Ministros, até 3 750 euros por infração.

AHRESP diz que cafés não vão ter como cumprir a medida

DR

Estado podia poupar 105 milhões em 3 anos

Se o Estado avanças-se com a regulamen-

tação do empréstimo de li-vros escolares poderia pou-par «105 milhões de euros em três anos». As contas foram feitas pelo Movimen-to pela reutilização dos ma-nuais escolares que foi cria-do no Verão do ano passa-do e que conta com 60 ban-cos de recolha e troca gra-tuita de livros que estão es-palhados pelo País.

TROCA DE LIVROS ESCOLARES

O fundador do movimento, Henrique Trigueiros Cunha, considera que seria interes-sante o Governo português de-dicar-se mais a este tema e de-senvolver uma iniciativa se-melhante que permitisse aju-dar as famílias com dificulda-des, mas também incentivar a simples partilha de manuais.

De salientar que a página do movimento no Facebook já conta com mais de 50 mil visi-tas diárias e disponibiliza li-vros escolares do 1.º ano ao 12.º ano, sendo que o promotor apela aos «universitários a en-tregarem os livros do secun-dário», porque são os que mais rareiam nos bancos.

Movimento de partilha de livros já conta com 60 bancos no País

SOFIA COSTA/CM

1. Cancela Os bombeiros começaram cedo o combate 2. Pânico Muitos tiveram que deixar as suas casas 3. Ilha A densa nunvem de fumo cobria a Madeira 4. Medo As chamas ameaçaram o centro da Camacha

1 2

4

3

FOTOS LUSA JOÃO FERRÃO

MARILINE ALVES/CM

Page 5: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 6: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

classifica como «bastante acen-tuada», verifica-se sobretudo ao nível do transplante de rim (menos 25%) e de fígado (me-nos 7,7%). E se aquilo que o jus-tifica é positivo – uma redução no número de dadores por aci-dentes de viação e acidente vas-cular cerebral –, já «não é tão positivo se não aproveitarmos na totalidade aqueles órgãos que existem. Se a nossa eficá-cia de colheita não for a de nou-tras alturas», refere à Lusa.

Por isso, reforça a necessi-dade de se lutar contra o des-perdício. Um apelo dirigido aos serviços hospitalares, a quem Fernando Macário pede para não se desperdiçarem poten-ciais dadores. «Todos os hos-pitais em que existe potencia-lidade de haver doentes em morte cerebral têm que ser po-tenciais hospitais onde se faça

São menos os transplantes feitos, porque são menos

os órgãos disponíveis. Por isso, a Sociedade Portuguesa de Transplantação, com a Novar-tis, lança uma campanha para sensibilizar a população para a doação de órgãos em vida, que pode ajudar a inverter a tendência. Até porque Portugal está muito abaixo do registado noutros países.

O alerta já tinha sido da-do, até porque a tendên-

cia de redução do número de transplantes verifica-se desde 2010. Mas no Dia do Transplan-te, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) reforça a chamada de atenção, socor-rendo-se de números: nos pri-meiro cinco meses do ano con-ta-se já uma diminuição de 17% nos transplantes.

A redução, que Fernando Macário, presidente da SPT,

Banca corta em 270 milhões de euros os empréstimos em Maio

SAÚDE Sociedade chama a atenção para diminuição «bastante acentuada»

Redução no número de transplantes chega aos 17% até Maio

Tarifa social ajuda famílias em dificuldade

As famílias com difi-culdades para pagar

a água podem pedir ao ope-rador a atribuição do tarifá-rio social, com valores mais baixos, evitando atrasos e eventuais cortes de forneci-mento que, segundo o regu-lador, têm aumentado. À Lusa, o presidente da Enti-dade Reguladora dos Ser-viços de Águas reforçou que «os mecanismos existem e devem ser accionados».

ÁGUA

Doar órgãos em vida pode ser a solução

Campanha alerta para o problema e reforça importância da doação em vida, que por cá se faz pouco.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

RICARDO ALMEIDA

a colheita. E existem alguns on-de isso não acontece.»

Recorde-se que, antes de co-meçar a decrescer, o número de dadores por milhão de habi-tantes teve um crescimento de 64% em três anos.

LUÍS ANICETO

Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação reforça necessidade de aumentar a eficácia

Assunção Esteves assume as rédeas do País Com o Presidente da República, Cavaco Silva, em Moçambi-que, assim como o primeiro-ministro, é a 2.ª figura do Estado português que assume o poder, ou seja, a presidente da AR.

Despedimentos colectivos estão a aumentar

No primeiro semestre do ano, 478 empresas

recorreram ao despedimen-to colectivo, eliminando 4 191 postos de trabalho, uma su-bida de 92,3% face ao perío-do homólogo. Os dados, avançados pela Lusa, reve-lam que o número de em-presas que apresentou, jun-to do Ministério da Econo-mia, um pedido para reali-zar despedimentos colecti-vos, subiu 83,1%.

EMPRESAS

CLICK

Malparado cai nas famílias, mas aumenta nas empresas

O crédito malparado entre as famílias por-

tuguesas caiu, em Maio, pe-la primeira vez em cinco meses para um total de 4,8 mil milhões de euros, so-bretudo devido à descida observada no crédito à ha-bitação. No entanto, o in-cumprimento entre as em-presas manteve a tendên-cia ascendente e atingiu um novo máximo histórico de 9,4 mil milhões de euros, re-vela o Banco de Portugal.

No que respeita aos em-préstimos, a banca reduziu em 6,25% - 270 milhões de euros - a fatia destinada a créditos de empresas e par-ticulares. Face a valores de

BANCO DE PORTUGAL

Maio do ano passado, a queb-tra é ainda mais evidente: fo-ram emprestados menos 813 milhões de euros.

Em relação aos depósitos, as famílias e as empresas de-positaram menos 2,3 mil mi-lhões de euros nos bancos du-rante o mês de Maio.

SÉRGIO LEMOS/CM

Escolaridade obrigatória está em risco, diz CNEO Conselho Nacional de Educação alertou, atra-

vés de uma recomendação on-tem divulgada, para o facto de o alargamento da escolaridade obrigatória poder agravar de-sigualdades sociais e defendeu que o Governo tem obrigação de garantir a sua universalida-

EDUCAÇÃO

de, gratuitidade e variedade da oferta. Tendo em conta a «gra-vidade da crise económica que Portugal atravessa», refere que há o «sério risco» de muitas fa-mílias não cumprirem a obri-gatoriedade de matricular os seus filhos até ao 12º ano ou até cumprirem 18 anos. E se não

houver uma «mobilização so-cial» de todos, do Governo às famílias, ou se a tutela não ga-rantir todas as condições para a aplicação universal da medi-da, «a nova obrigatoriedade es-colar pode tornar-se um factor acrescido de cristalização das desigualdades sociais».

BANCA

Dívida autárquica em valores mínimos A dívida à banca da admi-nistração local diminuiu em Maio pelo 13.º mês consecutivo, baixando pa-ra o valor mínimo desde Agosto de 2009: 4930 milhões de euros. Pelo contrário, a dívida da ad-ministração regional su-biu ligeiramente para 1533 milhões, revela o Banco de Portugal.

IDOSOS

Grupo investiga qualidade do ar Um grupo de investigado-res está a estudar a quali-dade do ar interior em 57 lares de 3.ª idade de Lis-boa e Porto e de que forma afecta a saúde dos séniores, uma acção no âmbito do projeto GERIA. Uma iniciativa que começou em Março, pre-vendo-se que esteja con-cluída em 2015.

AGRICULTURA

Por ano, menos mil produtores de leite Portugal tem perdido cer-ca de «mil produtores de leite por ano», sendo os elevados custos de produ-ção o maior entrave a es-ta área, alerta o presiden-te da Leicar – Associação Portuguesa de Produto-res de Leite e Carne de Entre Douro e Minho.

EMIGRANTES

Remessas subiram 17,7% em 2012 As remessas dos emigran-tes cresceram 17,7% nos primeiros cinco meses face ao período homólogo de 2011, atingindo os 1049,3 milhões de euros, revelam dados do Banco de Portugal. França e Suíça são os países de onde chega mais verba.

PORTAGENS

Extinção das SCUT já rendeu 150 milhões As portagens nas antigas SCUT (vias sem custos pa-ra o utilizador) já rende-ram à Estradas de Portu-gal 150 milhões de euros desde o fim deste regime, disse fonte da empresa.

10 SEGUNDOS

Page 7: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

Actualidade · www.Destak.pt · 076ª Feira · 20 de Julho de 2012

PUB

mais de 5% do emprego nos países membros da OCDE», há muitas vagas que perma-necem por preencher por fal-ta de funcionários qualifica-dos. Yves Leterme, secretário--geral adjunto da OCDE, su-blinha que «há uma necessi-dade de os governos assumi-rem um papel de maior lide-rança na definição da agenda de formação e educação» e que a estratégia nacional de

turismo deve combater a es-cassez de competências.

O mesmo alerta foi deixa-do pelo responável pela Indús-tria e Empreendedorismo da Comissão Europeia, Antonio Tajani, que acrescenta que se a Europa se quer manter co-mo o destino ‘número um’ tem de apostar na modernização e no investimento na qualida-de e em novas tecnologias.

O turismo parece ser dos poucos sectores a

resistir à crise com o número de chegadas internacionais a atingir 940 milhões em 2010, o que representa um cresci-mento de 6,7% face ao ano an-terior. Os dados são do baró-metro ‘Tendências do Turis-mo e Políticas da OCDE’ que acrescenta que os países da OCDE foram o destino de es-colha de 66% das chegadas in-

ternacionais (+4%) e a União Europeia de 50,2% (+2,7%).

Estas são boas notícias pa-ra a economia mundial, sobre-tudo se tivermos em conta que o sector do turismo represen-ta uma parte significativa da economia de serviços dos paí-ses da OCDE e dos membros da UE, respondendo por até um terço das exportações de serviços e 10% do PIB.

De salientar que a Ásia e o Pacífico foram as regiões que registaram uma maior procu-ra pelos turistas estrangeiros e que os argentinos, brasilei-ros, egipcios, indonésios e sul africanos são uma fonte emer-gente de turistas.

Turismo precisa de inovação Apesar deste sector ser «di-rectamente responsável por Cerca de 940 milhões de estrangeiros viajaram para países da OCDE

TURISMO Chegadas internacionais para a UE aumentaram 2,7% em 2010

UE é o destino de mais de metade dos turistasPortugal acolheu 7,2 milhões de turistas estrangeiros em 2011, o que representa um aumento de 7,3%.

PEDRO CATARINO/CM

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Em 2010, Portugal subiu no ranking de países que rece-

bem mais turistas estrangeiros, passando da 38.ª posição para a 35.ª, o que o tornou no 25.º país do Mundo com mais recei-tas provenientes do turismo internacional. A tendência manteve-se em 2011 com mais 7,3% de chegadas para um to-tal de 7,2 milhões de turistas.

Portugal recebe mais estrangeiros

Turismo representa um terço das expor-tações de serviços e 10% do PIB da OCDE

SÍRIA

Centenas de pessoas fogem de Damasco

Centenas de residentes fugiram ontem dos

confrontos e bombardea-mentos em vários bairros de Damasco, numa altura em que o exército intensificou as operações. À CNN, o rei jor-dano Abdullah alertou que a situação na Síria está a ficar fora de controlo e sublinhou que o pior cenário é o de a Al-Qaeda se apoderar de ar-mas químicas do regime.

REINO UNIDO

Austeridade pode manter-se até 2020

A política de austerida-de britânica poderá

prolongar-se além de 2020, mas uma baixa de impostos destinada a relançar a econo-mia não está excluída, afir-

mou o primeiro-ministro bri-tânico numa entrevista ao Daily Telegraph. David Came-ron acrescentou que este «é um período em que todos os países, não só na Europa, mas também na América, deverão resolver os seus défices e ter dívidas sustentáveis».

BULGÁRIA

Divulgadas imagens do bombista suicida

O ministro do interior da Bulgária revelou ontem

que a bomba que explodiu num autocarro que transpor-tava turistas israelitas e que fez cinco vítimas mortais foi accionada por um bombista suicida. Imagens das câmaras de vigilância e ADN recupera-do no local do ataque compro-vam a teoria, conforme expli-cou Tsvetan Tsvetanov. O sus-peito é um homem de 36 anos, de aparência normal.

UNIÃO EUROPEIA

Redução de 35% nas fraudes comunitárias

A Comissão Europeia adiantou que a fraude

lesiva do orçamento da União Europeia diminuiu 35% em 2011. Segundo o executivo comunitário, «em matéria de política de coesão, houve me-nos 41% de casos de suspeitas de fraude em relação a 2010, ao passo que nos casos de fraude em matéria de agricul-tura registou-se uma diminui-ção de 66%».

ESPANHA

País vizinho tem o que aprender com Portugal

No dia em que milhares de espanhóis sairam às

ruas em mais de 80 manifesta-ções contra a austeridade e que Espanha enfrentou custos mais elevados para se finan-ciar, vários economistas entre-vistados pela Reuters garanti-ram que o país vizinho tem li-ções que deve aprender com Portugal. A centralidade e a autoridade de Gaspar e a capa-cidade de comunicação de Passos são as atitudes a seguir.

NO

GLOBORei de Espanha confunde cargo de Medvedev

Juan Carlos esteve ontem na Rússia para receber uma distinção por feitos humanitários e no momento em que recebia o prémio confundiu o cargo ocupado por Dmitri

Medvedev, tratando-o por «senhor Presidente».

CÁTIA BARBOSA

ATEF SAFADI/EPA

EPA

Page 8: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Fabinho: do Rio Ave para o comando de Mourinho

Chegou ao Rio Ave o mês passado, vindo do

Fluminense e, mesmo sem chegar a vestir a camisola do clube vilacondense, o interna-cional sub-20 brasileiro Fa-binho foi emprestado esta se-mana ao Real Madrid (para a equipa B) e surpreendente-mente está às ordens de José Mourinho. O Real Madrid tem vários jogadores ausentes e o lateral-direito de 18 anos, que tem no currículo a conquista do Toneio Oito Nações pelo Brasil, foi um dos poucos da equipa B que tiveram o privi-légio de ser chamados à equi-pa principal.

ESPANHA

O jovem chegou, viu e trei-nou. O presidente do Rio Ave, António Campos, disse à Re-nascença tratar-se de um «bom negócio, caso o Real op-te pela opção de compra [cu-jo valor prefere não revelar]», depois do empréstimo.

Entretanto, Modric recu-sou treinar no estágio do Tot-tenham por querer jogar no Real Madrid, mas Villas-Boas diz que o jogador só sairá pe-lo preço justo. Gago está de saída do Real para o Valência.

Barcelona tenta Garay O jornal catalão Sport, garan-tia ontem que o Barcelona es-tá a seguir Ezequiel Garay, que o Benfica comprou há um ano ao Real Madrid por 5,5 milhões de euros. Os catalães estarão dispostos a pagar 15 milhões de euros pelo central.

Fabinho ontem no treino da equipa principal do Real Madrid

DR

Rui Costa ‘empurra’ Valverde para a vitória O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) venceu a 17.ª etapa da Volta a França, graças à ajuda preciosa nos Pirinéus do por-tuguês e companheiro de equipa Rui Costa (18.º da geral). Bradley Wiggins é o líder e tem tudo para ser o vencedor final.

CLICK EPA

Villas-Boas e Hulk abalam ambiente no escreteO encontro entre André Villas-Boas e Hulk no ho-

tel onde está concentrada a se-lecção olímpica brasileira, em Londres, está a criar polémi-ca junto da comitiva canarinha e do FC Porto. A imprensa brasileira estranhou o encon-tro, depois de a Federação do

FC PORTO

país já ter reagido mal a ou-tras abordagens no passado. E o lateral do FC Porto e cole-ga de Hulk, Danilo, admitiu no seu Facebook: «Não gostei de ver Villas-Boas no hotel da nossa selecção. Isto aqui não é nenhum mercado, é um lo-cal de trabalho». A imprensa

desportiva indica ainda que houve mal estar na direcção portista, já que Hulk é preten-dido pelo Tottenham.

Entretanto, a imprensa francesa garante ontem que o Marselha está interessado em garantir o lateral portista Mi-guel Lopes.

Depois de ter sido nego-ciado pelo Benfica du-

rante várias semanas, o late-ral argentino Marcos Rojo foi ontem apresentado em Alva-lade como o 5º reforço do Sporting para a nova época. O jovem de 22 anos, internacio-nal A pela Argentina, assinou por quatro épocas e é a con-tratação mais cara dos leões até ao momento: o Spartak Moscovo recebe quatro mi- Argentino de 22 anos diz: «senti que precisavam [Sporting] de mim»

SPORTING Lateral argentino que esteve nos planos do Benfica custa 4 milhões de euros e assinou ontem

Marcos Rojo já ‘ruge’ em AlvaladeDanny elogia o 5.º reforço dos leões como «central». Sporting perdeu com o Charlton por 1-0

MÁRIO CRUZ/LUSA

JOÃO TOMÉ [email protected]

lhões de euros, um valor que o Benfica não quis pagar. Ro-jo junta-se assim aos outros reforços estrangeiros dos leões: Labyad, Boulahrouz, Gelson Fernandes e Pranjic.

O jogador disse que «o Sporting tratou-me muito bem, ligaram-me todos os dias. Senti que precisavam de mim e eu também precisava de um desafio destes». Rojo definiu-se como «aguerrido» e espera «lutar por títulos».

Quem conhece bem Rojo é Danny, do Zenit. O ex-jogador do Sporting falou à Renas-cença do reforço: «É um bom jogador, alto. Pode jogar a cen-tral ou lateral mas parece-me que rende mais como central.» O Sporting joga agora no do-mingo (21h – SportTV), com o Sheffield Wednesday.

LIGA

Empréstimos na Liga estão de volta! O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa deu provimento ao pedi-do do Benfica e «chum-bou» a medida que previa o fim dos empréstimos entre clubes do mesmo escalão em Portugal. Volta a ser possível aos clubes pequenos mante-rem os empréstimos.

BENFICA

Bétis sem dinheiro para trazer Nolito O presidente do Bétis de Sevilha admitiu que o clube pretende Nolito, mas não tem neste mo-mento poder financeiro para trazer o jogador. En-tretanto, a Eusébio Cup entre Benfica e Real Ma-drid mudou de hora, dis-puta-se às 19h de dia 27.

BASQUETEBOL

Oficial: FC Porto falha Liga 2012/13 O FC Porto não se inscre-veu ontem no prazo limite para a Liga de Basquete-bol, já que o clube quer suspender a sua equipa «devido à forma como a modalidade tem vindo a ser gerida». O clube irá recomeçar a modalidade fora da estrutura da SAD.

MILAN

Thiago Silva pede desculpa a adeptos Thiago Silva pediu «des-culpa aos tiffosi do Milan» por ter ido para o PSG, dizendo: «a saída não foi culpa minha». O governo francês classificou de «indecente» o salário de Ibrahimovic no PSG.

10 SEGUNDOS

1.ª baixa de relevo nos Jogos Olímpicos. Nadal, porta-estandarte de Espanha, está lesionado.

O Sporting perdeu ontem (1-0) com os ingleses do Charlton,

num 1.º teste no estágio em Espanha pouco auspicioso. Frente a um adversário mais adiantado na preparação, da 2.ª Liga inglesa, o Sporting começou sem reforços (com Boeck, Rinaudo e Adrien).A 1.ª parte foi pouco interessante, com os leões mais ofensivos e Adrien a ter a melhor oportunidade. No 2.º tempo entraram as aquisições Gelson e Pranjic, bem como os ex-emprestados Cédric e Wilson Eduardo. Mas os leões perderam fulgor e, depois de dois golos mal anulados (por fora de jogo), o Charlton marcou mesmo.

Sporting perde no 1.º teste em Espanha

Page 9: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 10: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 11: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 12: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 13: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE
Page 14: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 15: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 16: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB

Page 17: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 2012 · 17

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Um Palco Vodafone FmChromatics, Paus, B Fa-chada, Sun Araw, Best

Youth, Youthless, Salto, Lea-gue, Brass Wires Orchestra, Quim Albergaria (dj set) e DJ Nuno Lopes são os nomes confirmados para o Palco Vo-dafone FM, no EDP Paredes de Coura.

EDP PAREDES DE COURA

No ano em que o Festi-val celebra o seu 20.º ani-versário, a rádio Vodafone FM junta-se pela primeira vez ao evento, que se reali-za de 13 a 17 de Agosto, com um palco recheado de no-mes importantes da nova música.

É o maior festival de Verão alguma vez reali-

zado em Portugal, e chega ao País pela 1.ª vez para levar ao Alentejo cinco semanas de fes-ta constante. Com o lema b U! - be happy, have fun and enjoy life, a animação não falta.

A partir de hoje e até 26 de Agosto, o ritmo é o da música electrónica, com mais de 1200 DJ de 36 nacionalidades, vá-rias pistas de dança e um am-biente internacional em qua- O lema do festival é b U! — be happy, have fun and enjoy life

FESTIVAL Música electrónica, desportos radicais e lifestyle são alguns dos ingredientes

O louco KaZantip começa hoje O Lago do Alqueva transforma-se numa verdadeira Party Land durante mais de um mês de animação.

DR

FILIPA ESTRELA [email protected]

se 1 milhão de metros quadra-dos. A paleta de sons é de tal forma variada que o difícil é escolher entre DJ como Miss Shine, Veronika BeUnique Kucrová ou Stereo Addiction.

Brinde com os amigos na irreverente pista de dança Oc-topus, delicie-se com umas os-tras no Stone Bar ou tome uma bebida energética na Lo-ve Beach. Quem estiver inspi-rado pode casar-se e fazer do kazantip a sua lua-de-mel.

Também há espaço para desportos radicais, com um dos maiores skate parks da Europa, que vai acolher várias competições de modalidades. Para estar no festival é preci-so ter mais de 16 anos. Preço 25 euros (1 dia); 40 euros (2 dias); 70 euros (4 a 7 dias); 120 euros (8 a 14 dias); 160 euros (mais de 15 dias)

Wolfmother e Franz Ferdinand abriram o festival na quarta-feira

FOTOS SÓNIA CALDAS

Billy Idol está de volta a Portugal 19 anos depois

A excêntrica Ebony Bones, os portugueses

Azeitonas e o punk cigano de Gogol Bordello actuam hoje no Festival Marés Vivas, a decorrer na Praia do Cabe-delo, em Gaia. Mas o nome mais aguardado desta ter-ceira noite do festival é o do britânico Billy Idol, que re-gressa a Portugal 19 anos de-pois de ter actuado no Está-dio José de Alvalade, em

FESTIVAL MARÉS VIVAS

1993, num concerto que serviu de abertura para Bon Jovi. Pe-lo palco do Marés Vivas passa-ram já, desde quarta-feira, The Sounds, Wolfmother, Franz Ferdinand, Gun, The Cult, Gar-bage e Kaiser Chiefs. Na primei-ra noite, o recinto acolheu cer-ca de 19 mil pessoas, superando as expectativas da organização. Pedro Abrunhosa, Mónica Fe-rraz, The Hives e Anastacia fe-cham amanhã o festival.

‘Cabaret Pigalle’

Está em cena no Ca-fé-Teatro da Comu-

na, em Lisboa, o Cabaret Pigalle, um musical vinta-ge que nos transporta ao burlesco dos anos 30. Im-pregnado de uma sensua-lidade intemporal, o espec-táculo conta com dança e canto, interpretado por jo-vens artistas como Ana So-fia Gonçalves, Maria Sam-paio e Tiago Ferreira, en-tre outros.

ESPECTÁCULO

Oceanário com fado

O fado e o mar encon-tram-se no Oceaná-

rio de Lisboa para um mo-mento com voz e guitarras, evocativo da expressão da alma do povo e da tradição. Fado no Oceanário é a ex-periência ideal para quem quer ver fado ao vivo num cenário inesquecível. O es-pectáculo é à terça e quin-ta, das 20h15 às 21h, me-diante marcação.

INICIATIVA

Nicolas Jaar programador do Lux em Setembro No próximo dia 14 de Setembro, a discoteca Lux tem

uma noite inteiramente programada por Nicolas Jaar. A partir das 23h, não perca mais um serão Green Ray, tão

simples como ambicioso, com um cartaz de excepção.

ANIMAÇÃO

Rota das Tasquinhas da Mouraria inaugurada A Mouraria está na ordem do dia com as suas inúmeras ini-ciativas. Amanhã realiza-se mais uma. Das 18h30 às 20h30, é inaugurada a Rota das Tasquinhas e restaurantes, com momentos de fado e uma mostra gastronómica, que con-tam com a presença do Presi-dente da Câmara de Lisboa, António Costa. O programa começa na Igreja da Senhora da Saúde com as visitas canta-das com Ana Maurício, e ter-mina no Largo do Intendente, com o concerto de Pedro Jóia e Ricardo Ribeiro, às 22h.

FORUM DANÇA

Espectáculos finais no Teatro do Bairro Os 18 alunos do Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica 2010 – 2012 esti-veram envolvidos, nos últimos quatro meses deste curso, num processo de pesquisa criativa e interpretativa, e apresentam os seus projectos finais, hoje, às 21h, no Teatro do Bairro. Preço 4 euros.

CONCERTO

Anselmo Ralph ao vivo no Campo Pequeno Depois do lançamento do álbum A Dor do Cupido, Anselmo Ralph regressa a Portugal. O músico angolano actua esta noite, às

21h, no Campo Pequeno. Ao vivo, vai poder sentir a alma R&B dos vários temas como o single Não me Toque. Em 2006 foi nomeado pela para os MTV Europe Music Awards, na categoria de Melhor Artista Africano. Preço 25 euros.

Novo VJ da MTV Portugal conhece-se amanhã Onze jovens, dos 17 aos 31 anos, são os finalistas do mega casting nacional que percorreu dez cidades. A Final do MTV VJ Casting realiza-se já amanhã, a partir das 15h, no Forum Sintra.

10 SEGUNDOS

DR

Blink-182 actuam amanhã em Lisboa

Amanhã, às 20h é a es-treia em Portugal dos

Blink-182. O trio norte-ameri-cano invade o Pavilhão Atlân-tico, para um concerto único. Depois da edição dos álbuns, Cheshire Cat (1994) e Dude Ranch (1997), o grupo chega ao estrelato com Enema of The State (1999). Editam Ta-ke Off Your Pants and Jacket em 2001, e só em 2009 regres-sam com Neighborhoods. A 1.ª parte está assegurada pelos também norte-americanos The All-American Rejects, que já venderam 10 milhões de CD. Preço de 30 a 36 euros

CONCERTO

O trio norte-americano vai encher de música a capital

DR

Page 18: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 201218 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDigital

Sempre que se fala de smartphones, é inevitá-

vel haver comparações com o revolucionário iPhone, da Apple. Nessa comparação é possível perceber a qualidade e nível de inovação de um pro-duto. Por isso, podemos dizer que o novo Samsung Galaxy S III está, em vários aspectos, ao nível ou mesmo acima do iPhone 4S. Costuma dizer-se que o sistema operativo da Google, o Android, traz liber-dade, o iOS da Apple traz per-feição. Certo é que o novo An-droid 4 está cada vez melhor.

O novo Galaxy, lançado em Junho em Portugal, tem im-pressionantes 2GB de RAM e um processador 1.5GHz quad-core. Na prática significa que os processos são muito rápi-dos, chega a ser melhor que o iPhone 4S. O grande ecrã Galaxy III tem batido recordes de vendas e vem em azul e branco

TESTE | SMARTPHONE Novo Samsung Galaxy S III tem um grande ecrã e aposta nos processos supersónicos

Galaxy S III traz rapidez totalDR

(4.8”) é óptimo para ver ví-deos, mas pouco atractivo pa-ra quem não tem mãos a con-dizer, grandes, até por ser lar-go e próximo do Galaxy Note.

O peso continua ideal (bem mais leve que um iPhone) e continua muito fino, mas mais conservador. A câmara de 8MP é do melhor que há nes-ta gama mas não é tão boa com pouca luz quanto a câma-ra do HTC One X, que já tes-támos. O SIII também inclui um assistente pessoal como a Siri no iPhone 4S, chama-se S Voice e funciona bem, mas não em português. Gostámos de pormenores como a possibili-dade de fazer chamadas ao en-costar o ecrã ao ouvido, quan-do se escreve um SMS. É um telefone completo e incrivel-mente rápido. Custa desde 599€ (16 GB). JOÃO TOMÉ

PUB

Panasonix Lumix DMC-SZ7 tem lente Leica e zoom de 10x

A Panasonic lançou a Lumix SZ7, uma má-

quina digital muito com-pacta de 16,1 MP e com ca-racterísticas técnicas de re-levo. O que surpreende mais é mesmo a qualidade possível graças à objectiva grande angular Leica e ao zoom óptico 10x. Tem um ecrã táctil de 3”, faz vídeos em Full HD com um ópti-mo som. É uma máquina multifacetada e custa 225€.

MÁQ. DIGITAL

DR

Compacta e evoluída SZ7

Tablet é feito para crianças

A JP Sá Couto anun-ciou esta semana que

vai lançar o MGT1, o pri-meiro tablet da gama Ma-galhães, orientado para o mercado infantil e que tam-bém será comercializado na Indonésia. A empresa portuguesa vai apostar também na introdução de dois portáteis: o MG4 e o MG4C. O tablet inclui duas câmaras, Wi-Fi, Bluetooth e também 3G.

LANÇAMENTO

DR

JP Sá Couto lança tablet

Page 19: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

De acordo com o Estudo de Preços dos Seguros de Habi-

tação da ACTUARIAL-Consultado-ria, quase metade do preço do segu-ro de habitação diz respeito à cober-tura de fenómenos sísmicos, risco que as seguradoras a operar em Por-tugal cedem a resseguradores no es-trangeiro.

As habitações do Algarve e dos Açores são as que pagam mais. Nes-tas regiões o peso deste risco é de 42% a 47% do preço total do seguro,

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

JONES LANG LASALLE SELECIONADA PELA LOGICA A Jones Lang LaSalle foi selecionada pela Logica, empresa de referência na área de serviços de tecnologia e gestão, para a prestação de serviços de consultoria imobiliária para o portefólio de imóveis da empresa a nível global. A Jones Lang LaSalle disponibilizará serviços de gestão contabilística, transações, planeamento de espaços, gestão estratégica e de bases de dados, de âmbito global, além de assessorar a Logica na contínua expansão do seu negócio no que respeita as suas necessidades imobiliárias. FRATO DUPLICA VENDAS E VAI CHEGAR A 30 PAÍSES A Frato, marca de luxo especializada em soluções para interiores, quer duplicar o seu volume de negócios em 2012, para €1M, valor que advém da exportação dos seus produtos para mercados internacionais que, em finais de 2012, deverão ascender a 30 países. A oferta desta luxury brand, que se afirma exclusiva e cosmopolita, contempla soluções integradas de mobiliário, estofo e iluminação, que apesar de serem inteiramente desenhadas e produzidas em Portugal, têm 97% dos seus clientes no estrangeiro. Singapura, França, Arábia Saudita e Reino Unido estão entre os melhores clientes, mas a verdade é que a facturação é dispersa e não se concentra num mercado em particular. SANTOS & SANTOS INTERVEM NO VILA UTOPIA A Santos & Santos – Madeiras e carpintarias, empresa do Grupo Catarino que actua há mais de 60 anos no sector, assegurou a contratação de um lote de 4 moradias de luxo no Vila Utopia, empreendimento urbano de arquitectura contemporânea em Carnaxide. Este projecto residencial conta com a participação de arquitectos de prestígio como Eduardo Souto Moura, Gonçalo Byrne, Manuel Aires Mateus, Frederico Valsassina, Francisco Aires Mateus, sendo o projecto das moradias da autoria dos arquitectos Sebastião Moreira (lotes 22 e 27) e João Pedro Falcão de Campos (lotes 24 e 29). Os trabalhos já foram iniciados e compreendem a execução de forras de parede, portas interiores, armários, roupeiros e pavimentos de madeira maciça.

NOTÍCIAS

Sismos são metade do seguro habitação

COBERTURA DE FENÓMENOS SÍSMICOS

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Casas demoram quatro meses para arrendar

PORTO

De acordo com as estatísticas SIR – Sistema de Informação Residencial, da Confidencial Imobiliário, no 4.º trimestre de 2011, o tempo médio de absorção no concelho do Porto era de 4 meses para casas para arren-dar, enquanto que na Área Me-tropolitana do Porto (AM Por-to) esse tempo era, no final do ano, de 10 meses. Ao longo de 2011, o tempo médio de absorção apresentou uma redução nas ca-sas para arrendamento na Área Metropolitana do Porto (AM Porto). Entre o 1.º e o último tri-mestre de 2011, esse tempo re-duziu de 12 para 10 meses. Em 2011, a pool de empresas que in-tegra o SIR – AM Porto regis-tou um total de 214 operações de arrendamento de habitação, com uma renda média contra-tada, para o período acumulado entre o 1º e 4º trimestre de 2011, de 5,7€/m2. O concelho do Porto, com 42 contratos de arrendamento con-cluídos nesse período, foi o mais dinâmico, seguindo-se o de Ma-tosinhos, com 37. As rendas mé-dias contratadas atingiram os valores mais elevados também nestes dois concelhos, cifrando-se em 7,0€/m2 em Matosinhos e 6,8€/m2 no Porto.

consoante o valor seguro contrata-do. Também o distrito de Lisboa apresenta valores elevados do preço desta cobertura, oscilando as mes-mas percentagens entre os 39% e os 42%.A região onde o peso do risco de fenómenos sísmicos é mais baixo é o distrito do Porto, onde a referida per-centagem varia entre os 20% e os 23%.

Numa análise comparativa dos preços sugeridos pelas seguradoras para a cobertura de outros riscos fo-ram encontradas grandes discrepân-cias. «O preço dos seguros de habi-tação chega a ser duas vezes menos,

quando comparada a seguradora mais cara com a mais barata se bem que, por vezes, tal é explicado pelo tipo de coberturas inseridas no se-guro de base, pelas franquias e pelos limites dos vários riscos contrata-dos», lê-se no documento. Já no que diz respeito à cobertura de fenóme-nos sísmicos a enorme dependência das seguradoras do mercado de resseguro mundial, faz com que a va-riabilidade do preço seja muito re-duzida. Portugal é um importador de coberturas de fenómenos sísmi-cos num mercado internacional on-de há pouca competitividade.

123RF

LUÍS ANICETO

As habitações do Algarve e dos Açores são as que mais pagam, já que o peso deste risco é de 42% e 47% do preço total

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Imóveis entregues em dação diminuem1.º TRIMESTRE

De acordo com as estimati-vas da APEMIP – Asso-ciação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal –, no 2.º trimestre deste ano foram entregues mil imó-veis em dação em pagamen-to, menos 1.300 imóveis que nos primeiros três meses, perfazendo o total de 3.300

imóveis entregues no pri-meiro semestre de 2012, um aumento de 8,9% em re-lação ao período homólogo. Este estudo permite con-cluir que as Áreas Metro-politanas de Lisboa e Porto concentram 34,6% das oco-rrências relativas a imóveis entregues em dação. Dos 10 municípios mais penaliza-

dos em termos nacionais, apenas três pertencem a es-tas duas unidades territo-riais (Valongo, Vila Nova de Gaia e Sintra [na foto]) per-tencendo as restantes a zo-nas distintas do país (Coim-bra, Entroncamento, Fun-chal, Guimarães, Lagos, Santa Cruz – Madeira, e Sil-ves).

6ª Feira · 20 de Julho de 201219 ·

Imobiliário TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

MADALENA BARBOSA

Page 20: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 201220 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

O formato, que promete ser animado, combina o espírito bailarino do concurso Dança Comigo – o tal programa on-de famosos mostravam os seus dotes na pista de dança – e o doc-reality Peso Pesado – onde ganha quem mais perde e cuja segunda edição foi con-duzida por Bárbara, em subs-tituição de Júlia Pinheiro.

Na fase de castings a ideia é encontrar gordinhos dispos-tos a perder peso através da dança. Depois é acompanhar os duros ensaios e assistir ao resultado em cada gala. «Vai ser um programa muito bem-disposto e divertido, que tem muito que ver com a SIC e faz todo o sentido apostar nele», explicou à NTV Luís Marques, director-geral. A estreia deve-rá ser em Setembro.

Quando a 5.ª edição do Ídolos terminar, a 29 de

Julho, Bárbara Guimarães deixará a função de jurada e assumirá o papel à qual sem-pre nos habituou: o de apre-sentadora. Toca a Mexer, a adaptação para a realidade nacional do original norte- -americano Dance Your Ass Off, será o próximo desafio desta rainha do Entreteni-mento em Carnaxide.

CONCURSO Bárbara Guimarães apresenta um grupo de gordinhos com vontade de perder peso a dançar

‘Toca a Mexer’, Carnaxide!Esta adaptação de um formato dos EUA é um cruzamento de ‘Dança Comigo’ com ‘Peso Pesado’.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

SEVEN

CR7 abre discoteca em Vilamoura Inaugura hoje em Vila-moura a discoteca Seven, um investimento de Cris-tiano Ronaldo. A festa con-tará com os craques do Real Madrid e com rostos da SIC que por lá festejarão os 20 anos do canal. Elma e Kátia Aveiro, irmãs de CR7, pretendem entretanto abrir uma loja de roupas da marca CR7 no Luxemburgo.

ACTRIZ

Vergara é a mais bem paga na tv dos EUA Sofia Vergara, da série Uma Família Muito Moderna, é a mulher mais bem paga da

tv dos EUA, dita a revista For-bes. A actriz colombiana-ganhou 19 milhões de dólares nos últimos 12 meses. Kim Kar-dashian ganhou 18 milhões de dólares.

EDIMBURGO

Filho de Clint Eastwood actua em festival jazz O filho do cineasta Clint East-wood actuará com a sua banda no Festival de Jazz e Blues de Edimburgo, na Escócia. A The Kyle Eastwood Band tocará uma mistura de «jazz moderno, swing, bop e funk» no festival a decorrer até dia 29 e onde actuarão 70 projec-tos internacionais. Kyle toca guitarra-baixo e já compôs vários temas para as bandas- -sonoras de filmes do seu pai.

NAS

ESTRELASDuchovny regressa

A 5.ª temporada de ‘Californica-tion’ estreia no domingo, 22 de Julho, às 00h10, no canal FOX,

em episódio duplo.

O formato contará com um painel de três jurados ainda por definir

VÍTOR MOTA

Classificados

Page 21: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

Classificados · www.Destak.pt · 216ª Feira · 20 de Julho de 2012

Page 22: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

Classificados · www.Destak.pt · 22 6ª Feira · 20 de Julho de 2012

Page 23: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

6ª Feira · 20 de Julho de 2012 · 23

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamen-to Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santa-na (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pin-to; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oli-veira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Fa-rinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pin-to; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratui-to; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedro-so, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azeve-do, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Infeliz e bizarro episódio Há dias, tendo testemunhado um cavalheiro levar metade do stock disponível do Destak, resolvi cha-má-lo à atenção para o facto de os jornais estarem ali para que todos pudéssemos usufruir da sua leitu-ra [...]. Sou daqueles «chatos» que acredita que o exercício da cidada-nia implica não nos alhearmos do que se passa à nossa volta, sendo mister zelar pela coisa pública co-mo se de nossa se tratasse.

Hoje sucedeu coisa semelhan-te, mas em lugar de cavalheiro caucasiano a minha interlocutora era uma jovem africana. Tendo esta agarrado em 1/3 dos exem-plares disponíveis, protestei que os jornais não eram dela. [...] Respon-deu-me «que estivesse caladinho, pois já tinha o meu jornal». Retor-qui que não se tratava do «meu jornal», mas do «jornal de todos», o que me valeu o epíteto de «pa-lhaço». Fui, de seguida, abordado por um cavalheiro, dizendo que «somos todos iguais» [...], como se eu estivesse a cometer hediondo crime de racismo, privando a po-bre senhora, pelo simples facto de ser africana, do seu «direito» de levar todos os jornais que lhe ape-tecesse.

Se os holandeses pensassem assim, por exemplo, não haveria as típicas bicicletas livres, pois cada um, se assim o entendesse, levaria para sua casa todas as que

encontrasse. Uma sociedade livre e democrática não se caracteriza apenas pelo exercício de direitos, mas também pelo reconhecimen-to dos deveres. Liberdade implica responsabilidade!

Custódio Braz LISBOA

O País do nunca

O País do nunca é uma realidade em Portugal, porque nunca mais vamos ter quem defenda o Povo, quem tome atitudes com bom senso que ajudem os trabalhado-res; nunca mais vamos viver numa democracia justa e verdadeira; nunca mais vamos ter um governo que acredite na juventude, mas sim, ingratidão para quem quer trabalhar no seu País e são convi-dados a emigrar; nunca mais va-mos ter a classe média que desa-pareceu com tanto desemprego; a saúde, justiça, educação e a se-gurança com estas realidades que estamos a viver só vão funcionar a meio gás e o resultado é paisa-gem!...

O País do nunca é sinónimo de pobreza, porque nele só sobrevi-vem os ricos, e os governantes que se acham com a razão toda e es-tão a destruir a dignidade de um Povo que está a pagar uma dívida e uma culpa que não conhece e nem merece. Se não surgir um visionário com vontade de lutar e mostrar verdade naquilo que acre-dita, o País do nunca vai passar a

um conto de fadas que só existe para alguns...

Ana Santos V. ANDORINHO

D. Januário

Aprecio o Sr. Bispo D. Januário pe-la sua frontalidade. Faz afirmações políticas e sociais que criam im-pacto, geram o debate [...]. Tam-bém Cristo, ao passar, as suas pa-lavras criavam impacto, incomo-davam. Como cristão, presbítero e sobretudo bispo, tem um campo muito vasto e diversificado na Igreja, onde podia e devia criar impacto. E é necessário este im-pacto. Ou será uma projecção para fora do que sente dentro, onde não se sente tão à vontade?

Serafim Falcão

A castradora burocracia

Sr. primeiro-ministro, o Sr. não lê os jornais Metro e Destak? Se não lê devia ler. Trazem quase sempre assuntos reais e prementes da vi-da dos portugueses. Essa maldita burocracia que impede [...] e cas-tra quem quer e carece de traba-lhar. Gastam-se tempos infindos atrás duma simples licença que não se chega a obter. Depois, vêm os “fiscais” e sem demora aplicar multas. Digam-me se isto não é um insulto à dignidade de quem quer trabalhar honestamente?! O Sr. não se importa, já, de banir esta desgraceira? [...] M. J. R.

BRAGA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

31º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA

29º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 14º MÍNIMA

27º MÁXIMA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

29º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 15º MÍNIMA

34º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

34º MÁXIMA

FARO

HOJE 21º MÍNIMA

33º MÁXIMA

AMANHÃ 22º MÍNIMA

34º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 17º MÍNIMA

28º MÁXIMA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

30º MÁXIMA

PORTO

HOJE 13º MÍNIMA

24º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

25º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Desigual. De baixa temperatura. 2. Amargo. Lugar de muita areia. 3. Tabaco em pó para cheirar. Paraíso terreal no qual, segundo o Génesis, viveram Adão e Eva. 4. Espaço longitudinal entre fileiras de colunas que sustentam a abóbada. Pátio. 5. Desgastar ou polir. Altar cristão. 6. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Granjear. Grito de dor ou de alegria. 7. Face inferior do pão. Enlaçar. 8. Agreste. Pequena peça de artilharia semelhante a um morteiro comprido. 9. Adição. Título dado aos chefes de certas tribos muçulmanas e aos descendentes de Mafoma. 10. Peque-na vela de cera. Cavaleiro equipado de lança (no exército austríaco e alemão). 11. Damas de companhia. Desonesto Verticais: 1. Oferecer. Vesícula que contém a bílis. Parte inferior ou pendente de certas peças de vestuário. 2. Magnete natural. Grande massa de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). 3. Terra alagadiça. Diligência policial para prender certa casta de indiví-duos. 4. Dito ou feito antecipadamente. Um par. 5. Contr. da prep. a com o art. def. o. Distintivo. 6. Aperta com nó ou laçada. 7. Tudo quanto na cena não é cenário, guarda-roupa ou mobília (Teat.). A uni-dade. 8. Red. de freire. Diz-se do barco de leme comprido e grosso, usado no rio Douro. 9. Rendimento. Tomar rumo. 10. Transitava. Além disso. Destino (fam.). 11. Fileira. Camareira. Relação

CRUZADAS Horizontais: 1. Díspar, Fria. 2. Amaro,

Areal. 3. Rapé, Éden. 4. Nave, Eido. 5. Limar, Ara. 6. Em, Obter, Ai. 7. Lar, Laçar. 8. Rude, Obus. 9. Soma, Emir.

10. Bugia, Ulano. 11. Aias, Imoral Verticais: 1. Dar, Fel, Aba. 2. Íman, Mar,

Ui. 3. Sapal, Rusga. 4. Prévio, Dois. 5. Ao, Emblema. 6. Ata. 7. Adereço, Um. 8. Frei,

Rabelo. 9. Renda, Rumar. 10. Ia, Ora, Sina. 11. Ala, Aia, Rol

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Lançamento no Brasil A escritora Isabel Stilwell, também directora do Destak, está no Rio de Janeiro a propósito do lançamento de Maria Da Glória: A Princesa Brasileira Que Se Tornou Rainha De Portugal, que por cá já vai na sexta edição. Aqui, fotografada no Pestana Rio Atlântica. Saiba mais em www.destak.pt.

DR

Page 24: ARTE & LAZER Lisboa Lago do Alqueva recebe KaZantip · recebe KaZantip Arranca hoje o festival que dura 30 dias e terá 1200 DJs. ARTE & LAZER PÁGINA 17 Mar de chamas ACTUALIDADE

PUB