arte do cartaz retrata tema da campanha “fraternidade e superação da ... · superaÇÃo da...

6
Jornal Boas Novas.com Ano VI Nº 63 Fevereiro de 2018 www.saomiguelsd.com Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.” “Sal da Terra e Luz do Mundo.” Mt 5,13-14 O cartaz da campanha da fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que teve início na Igreja no Brasil no dia 26 de novembro de 2017, o convite é para, por meio da CF 2018, refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la. Segundo o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Luís Fernando da Silva, as pessoas que nele formam um círculo e unem as mãos indicam que a superação da violência só será possível a partir da união de todos. “A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas, o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz”, explica. Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís. Ele explica ainda que o lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe- lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”. “O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão, é irmão e se assim o é então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”, finaliza padre Luís. Fonte: CNBB Arte do cartaz retrata tema da campanha “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”

Upload: buihanh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal Boas Novas.com

Ano VI Nº 63

Fevereiro de 2018

www.saomiguelsd.com

Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.”“Sal da Terra e Luz do Mundo.” Mt 5,13-14

O cartaz da campanha da fraternidade 2018mostra um grupo de pessoas de diferentes idades eetnias de mãos dadas, representando a multiplicidadeda sociedade brasileira. Especialmente no Ano doLaicato, que teve início na Igreja no Brasil no dia 26de novembro de 2017, o convite é para, por meio daCF 2018, refletir sobre a problemática da violência,particularmente em como superá-la.Segundo o secretário-executivo das Campanhas daConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),Padre Luís Fernando da Silva, as pessoas que neleformam um círculo e unem as mãos indicam que asuperação da violência só será possível a partir daunião de todos. “A violência atinge toda a sociedadebrasileira em suas múltiplas esferas, o caminho parasuperar a violência é a fraternidade entre as pessoasque se unem para implementar a cultura da paz”,explica.Com o tema “Fraternidade e superação da violência”,a CF 2018, além de mapear a violência, colocarátambém em evidência as iniciativas que existem parasuperá-la, bem como despertar novas propostas comesse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema dasuperação da violência devido ao crescimento dosíndices de violência no Brasil. Esse tema já foidiscutido na década de 80, num contexto em que opaís vivia a recessão militar e dentro desse contextofoi possível mapear diversas formas de violência”,afirma padre Luís.Ele explica ainda que o lema da CF “Vós sois todosirmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho deSão Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus emestres da lei, por suas práticas não serem coerentescom os seus discursos. “Os fariseus e mestres da leivalorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário efraterno “Vós sois todos irmãos”.“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é umconvite para a superação da violência por meio doreconhecimento de que cada pessoa humana é irmão,é irmão e se assim o é então não se pode deferircontra ele (a) atos de violência”, finaliza padre Luís.

Fonte: CNBB

Arte do cartaz retrata tema dacampanha “Fraternidade esuperação da violência” e o

lema “Vós sois todos irmãos”

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 63 - Fevereiro de 2018Página 02 - www.saomiguelsd.com

Amados irmãos e irmãs, mais uma vez temosa oportunidade de nos dirigir a vocês. Quero,primeiramente, ofertar ao coração de cadaum uma calorosa saudação em nomedaquele que nos reúne aqui. Deste modo,quero dizer que o meu desejo é que a graçade Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor doPai e a Comunhão no Espírito Santo estejasempre com todos e que nossa comunidadepossa testemunhar esse amor através denossos atos, de nossa vida.Estamos vivendo um tempo novo e somosmotivados por nosso Deus a sermos Sal daTerra e Luz do Mundo. Ah! Se a humanidadecompreendesse bem o sentido deste conviteque o Deus nosso Criador nos faz, seriamosmais livres, mais abertos, mais dóceis à Açãodo Santo Espírito o consolador de nossaAlma.A Campanha da Fraternidade deste ano nosaposta para estarmos juntos, promovendoo mundo para que o Amor aconteça; paraque sejamos os construtores de umasociedade mais fraterna, mais sensível aosacontecimentos do tempo presente, maisdisponíveis ao amor de Deus. Deus é amore todo aquele que vive o amor vive em Deus,escuta a Deus e está em Deus. Porém, quemnão consegue fazer esta experiência se fechatotalmente a uma realidade desconhecidapelo Cristão. Uma realidade de isolamentoespiritual que nos joga para longe da vida edo amor, da justiça e da Fraternidade.Assim, todo discípulo-missionário é para omundo, para a Igreja, o rosto de Deus, quese volta para o menos favorecido, para ofadigado, para o triste e abatido, pois Ele épara nós o porto seguro que nos devolve aalegria e a paz.O convite que lhe faço, é para que nestetempo quaresmal você se abra à conversãoespiritual e se nutra de uma Palavra de vidae de Santidade; busque um tempo para estarcom o teu Senhor e se coloque como ummiserável que necessita infinitamente damercê daquele que é bonado emMisericórdia e em amor.

Pe Fransérgio Garcia da Silva

EDITORIAL

Estamos iniciando um novo tempo. É um tempo quenos direciona para a Páscoa. Tempo de renovação econversão. A cor litúrgica é o roxo, que expressa adimensão maior de penitencia e disposição à conversão.A liturgia quaresmal faz memória do Cristo, em seusquarenta dias pelo deserto, revivendo pela própriaexperiência os quarenta anos do povo de Deus, tambémno deserto. Com ele, subimos a Jerusalém, percorremoso caminho da cruz, passamos pela morte até chegarmosa uma nova vida, dom do Pai, pelo Espirito.A Quaresma é um “Tempo Favorável” para aredescoberta e o aprofundamento do nosso discipuladode Cristo. É tempo para um novo nascimento. Nestetempo, somos chamados a assumir a penitência comométodo de conversão e unificação interior, comocaminho pessoal e comunitário de libertação pascal. Énecessário fazer da Quaresma um tempo propicio paraa avaliação de nossas opções de vida, para corrigirnossos erros, abrindo-nos aos outros e realizando açõesconcretas de solidariedade, como nos convida acampanha da fraternidade “FRATERNIDADE ESUPERAÇÃO DA VIOLÊCIA”. É tempo forte deescuta da palavra, pois através dela vamos conhecendoos desejos de Deus e aprendendo a praticar a suavontade.O inicio da Quaresma é marcado com o rito daimposição das cinzas. Este rito advém do antigo ritualcom que os pecadores convertidos se submetiam àpenitência canônica. O gesto de se cobrir de cinzas temo sentido de reconhecer a própria fragilidade emortalidade, que necessita ser redimida pela misericórdiade Deus. Longe de ser um gesto puramente exterior; aigreja o conservou como símbolo da atitude do coraçãopenitente que cada pessoa é chamada a assumir no tempoquaresmal.A celebração de bênção e imposição das cinzas noslembra as palavras de Jesus: “CONVERTEI-VOS ECREDE NO EVANGELHO”. Receber as cinzassignifica confirmar nossa fé na Pascoa de Cristo, nareconciliação, na esperança de um dia estar na comunhãodo ressuscitado. Participar do rito da imposição dascinzas significa ainda, como convertidos, agir para quea fé continue a ser vivida no presente, continue a seruma fé viva em um mundo de mudanças.

Seminarista Everton Esmério Souza Fernandes

QUARESMA - CAMINHODE RENOVAÇÃO E

CONVERSÃO

1º Ano da Área Missionária

A Comunidade Missionária de São Brás foi criada pelainspiração do Padre João Paulo, Pároco da Paróquiade São Miguel, naquela época, que ao distribuir aSagrada Comunhão na Santa Missa na Igreja de NossoSenhor dos Passos, foi intuído a comunicar à MárciaMenezes, naquele momento, o nome do mártir São Bráspara Padroeiro desta Comunidade localizada no BairroSão Miguel (Granja). Recebendo o apoio dosmoradores, que abraçaram com muito amor e fé oprojeto, a primeira Missa na Comunidade Missionáriade São Brás foi realizada no dia 03 de fevereiro de2017, ocasião em que o Padre João Pulo fez aentronização da Imagem de São Brás na Comunidaderecém-criada. Hoje a Comunidade de São Brás, temuma Casa de Oração, na Rua Sebastião David Fonseca,cedida pela Dona Ilda Amaral e as celebrações são todasàs segundas quintas feiras do mês. O Dia 03 deFevereiro é o dia Festivo de São Brás, Médico e Pastorde Almas.Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muitobenevolente com os pobres e cristãos perseguidos. Foinomeado bispo de Sebaste no século três. Perseguidopelos romanos, Brás abandonou o bispado e se protegeuna caverna de uma montanha isolada e mesmo assim,depois de descoberto,foi capturado e preso. Naescuridão do calabouço, obteve de presente de algumde seus amigos um par de velas, com as quais recebialuz e calor. Por isso, na representação iconográfica, oSanto aparece portando duas candelas. A tradição da"Bênção de São Brás", ou "Bênção das gargantas", quese faz cruzando duas velas sobre as gargantas, se atribuia um milagre que o santo fez em vida, quando salvouuma criança que morria engasgada com um osso nagarganta. Morreu em testemunho de sua fé sob as ordensdo imperador Licínio, em 316.A Comunidade Missionária São Brás estará festejandocom um Tríduo nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 defevereiro e no dia 03 de fevereiro – dia de São Brás -acontecerá a festa de nosso padroeiro, com a imagemdo Santo saindo da Igreja de Nosso Senhor dos Passos,às 18h30min horas, para a Comunidade, onde serácelebrada a Santa Missa e a benção da garganta.

SÃO BRÁS – ROGAI POR NÓS

Antônio de Paiva Menezes

Produção: PASCOMResponsável:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Paróco)Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário)

Correspondência:Praça Cesário Alvim n° 49 - Centro

Santos Dumont-MGCEP: 36240000-(32) 3251-4839

e-mail: [email protected]ção, revisão, editoração, arte

Final e impressão: PASCOMPeriodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 63 - Fevereiro de 2018Página 03 - www.saomiguelsd.com

Cuidados com o sol

No mês de dezembro de 2017, a SociedadeBrasileira de Dermatologia, relembrou os cuidadosque devemos ter com a exposição solar. Conhecidacomo “Dezembro laranja”, a campanha visa alertarque quanto mais precocemente o câncer de pele fordetectado, maiores são as chances de cura dadoença. Além disso, reforça os cuidados quedevemos ter para prevenir as lesões de peleprovocadas pelo sol.A orientação primordial consiste em evitar o excessode radiação ultravioleta, prevenindo assim, aqueimadura solar. Para isso, deve-se preferir realizaratividades diárias antes das dez horas da manhã eapós às dezesseis horas da tarde. Outra dicaimportante é tentar caminhar pela sombra ou vocêmesmo fazê-la, com o uso de chapéus e roupas queprotejam do sol. Vale ressaltar, que o uso diário dofiltro solar é imprescindível.Com o calor, o corpo perde uma quantidadeexcessiva de água através da transpiração. Dessaforma, precisamos ingerir mais quantidade de líquidospara que não haja desidratação. A quantidade deágua a ser ingerida é variável; as pessoas maisexpostas ao sol, os atletas, as pessoas com ometabolismo acelerado, dentre outros, necessitamde maiores quantidades de líquidos diariamente.Portanto, se expor ao sol sem se queimar e ingerirbastante líquidos são algumas dicas para que seaproveite o verão de uma maneira saudável edivertida.Grande abraço.

Dr. Rodrigo Fonseca Pereira (PASCOM)

Venha conhecer as Oficinas de Oração e Vida –Uma Nova Evangelização, aprovada pela SANTASÉ. As Oficinas são aplicadas em várias Paróquiasdo Mundo inteiro, e graças ao grande apoio denosso Pároco Pe. José Cisneiro Seabra Ramos,hoje, a Paróquia de São Miguel e Almas, contacom este grande serviço de evangelização. Fundadapelo Fr. IGNACIO LARRAÑAGA, em 1984,obteve seu reconhecimento definitivo comoAssociação Privada Internacional de Fiéis deDireito Pontifício, com personalidade Jurídica,segundo os Cânones 298-311 e 321-329 doCódigo de Direito Canônico, em 04 de outubrode 2002, pelo Santo Padre João Paulo II, nossoamado São João Paulo II. As Oficinas acontecemduas vezes por ano, uma a cada semestre, cominício em março e agosto. Compõem-se de 15(quinze) sessões, uma por semana, onde se aprendee se aprofunda a arte de orar, de caráterexperimental e prático, desde os primeiros passosaté as alturas da contemplação. Os participantessuperam passo a passo seu mundo de angústias etristezas, inundando-se de paz. São educados naoração cristã e, de modo simples, são introduzidosna experiência viva da Igreja. Milhares de pessoasjá recuperaram o sentido da vida e a alegria deviver. Descobriram a Bíblia como forma de riquezaespiritual, e incontáveis lares recuperaram aconcórdia e a felicidade. Viva você também osefeitos de uma vida pautada na oração, tais como:a afirmação de personalidade, maior serenidade,visão ampla e realista dos problemas cotidianos,enfim, um crescimento da vitalidade humana. Épreciso aprender a ORAR para aprender a VIVER.Posso dizer, portanto, que as Oficinas de Oraçãoe Vida constituem um caminho de educação na fé.

Sérgio Mello

A festa da apresentação do Senhor no Templo deJerusalém é uma oportunidade de nos colocarmos acaminho da casa do Senhor e irmos de encontro aCristo. No dia 02 de fevereiro comemoramos estasolenidade, momento que Jesus foi apresentado notemplo por seus pais Maria e José.Conforme a Lei de Moisés, ao completarem os diasde purificação da mãe e do filho, o primogênito dosexo masculino deveria ser consagrado ao Senhor ede acordo com os costumes, fazia-se um sacrifício.Passado os dias de purificação, Maria e José forama Jerusalém seguir a lei de Moisés e apresentar Jesusao Senhor. Na apresentação, Maria escolheu comosacrifício um par de rolas ou dois pombinhos. EmJerusalém havia um homem justo e piedoso chamadoSimeão que aguardava a consolação do povo deIsrael e trazia consigo o Espirito Santo que havia lheanunciado que não morreria antes de ver o Messias.Intuído pelo Espirito, Simeão foi ao Templo nomomento que Maria e José levavam Jesus paracumprir o que a Lei ordenava. Simeão tomou omenino nos braços e bendisse a Deus: “Agora,Senhor, conforme a Tua promessa, podes deixar teuservo partir em paz, porque meus olhos viram a tuasalvação, que preparaste diante de todos os povos:luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.”Os pais de Jesus ficaram admirados com as palavrasde Simeão que os abençoou e disse a Maria: “Estemenino vai ser causa tanto de queda como dereerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinalde contradição. Assim serão revelados ospensamentos de muitos corações. Quanto a ti, umaespada te traspassará a alma”. Neste mesmomomento aproximou-se a profetisa Ana, filha deFanuel, da tribo de Aser e pôs-se a louvar a Deus e afalar do menino a todos os que esperavam a libertaçãode Jerusalém.Nesta celebração, podemos contemplar o DivinoMenino, o Verbo feito Carne, que é levado aoTemplo. Este é o momento de levarmos Jesus aotemplo do nosso coração, de reafirmamos com alegriao nosso compromisso de seguir os passos de Jesus,de estudar o Evangelho e praticá-lo no nosso dia-a-dia. Que nossa Mãe do Céu seja nossa companheiranessa jornada e que nos ajude principalmente nosmomentos de provação a nos mantermos com fé nocaminho do bem.

Daniella Scaldaferri Fadel - PASCOMFonte: Canção Nova, Vaticano e Pe Paulo Ricardo

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 63 - Fevereiro de 2018Página 04 - www.saomiguelsd.com

17/01/2018 - Aniversário Natalício do Pe Fransérgio Garcia da Silva

14/01/2018 - Aniversário Sacerdotal do Pe José Cisneiro

18/01/2018 - Festa de São Sebastião na Comunidade São Sebastião da Barra

Os Amigos de Jesus podem brincar oCarnaval?

Depende de como…Você sabe o que magoa Jesus no carnaval? Ver as pessoas que Ele ama tanto,prejudicando a saúde com bebidas e as drogas. Ou manchando a alma com opecado.Maaaaaaaas… cantar, dançar, fazer festa a gente pode! Porque nosso Deus éfeliz e nos quer felizes.São Felipe Neri disse: “Devemos combater a tristeza,não a alegria. Longe de mim, o pecado e a tristeza!”Existem muitas festas, como nos retiros de Carnaval (aqui em Santos Dumontteremos o Encontro do Carnaval na Cantina do Guri, conforme programçãoabaixo), com muita alegria, que podemos participar. Cabe a cada um, conforme asua consciência, escolher de que lado da festa quer estar.Não basta ser cristão, é preciso testemunhar!

Pastoral da Comunicação da Paróquia São Miguel e Almas

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 63 - Fevereiro de 2018Página 05 - www.saomiguelsd.com

Cantinho da Criança

Por: Maria Alzira (PASCOM)

Nossa Senhora disse a Bernadete: “Não te prometofelicidade na terra, só no Céu.” – Isso é uma coisamaravilhosa, saber que a gente vai para o Céu, nãoé mesmo. Na verdade o Céu é a certeza mais lindaque temos, que nossa vida não acaba em despedidase que os sofrimentos dessa vida vão passar e todoo bem, o quanto amamos nessa terra, serárecompensado, reconhecido por Jesus no Céu.

Ó Virgem de Lourdes, leva-nos até a gruta, ajuda-nos a beber desta água que brota do coração deTeu filho Jesus e que nossa vida, nossa saúde docorpo e da alma, sejam restabelecidas.

Nossa Senhora de Lourdes rogai pelos enfermos.Amém.

A Cruz

Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo,tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9, 23)Símbolo predileto para representar Cristo e seu mistério de salvação. Símbolo danova aliança realizada na Páscoa de Jesus. Ilumina nossa vida. Dá-nos esperança.Ensina-nos o caminho. Assegura-nos a vitória de Cristo. Compromete-nos a seguiro mesmo estilo de vida de Jesus para chegar à nova existência do ressuscitado.Na cruz está concentrada a Boa Notícia do Evangelho.O sinal da Cruz. Gesto singelo cheio de significado. Este sinal da Cruz é umaverdadeira confissão de nossa fé: Deus salvou-nos na Cruz de Cristo.É um signo de “pertencer”: ao fazer sobre nossa pessoa este sinal é como sedisséssemos: estou batizado, pertenço a Cristo, Ele é meu Salvador, a Cruz deCristo é origem e razão de ser de minha existência cristã. O repetir do gestorecorda-nos que estamos salvos e que Cristo tomou posse de nós, que estamosde uma vez para sempre abençoados pela Cruz que Deus traçou sobre nós.Desde o batismo estamos marcados com a Cruz de Cristo como sinal de pertencer,com o compromisso de lhe conhecer e lhe seguir e como prova de que Cristo nosfortalece com o sinal de sua vitória.Uma vida segundo a Cruz. Quando colocamos uma Cruz em nossas casas, ou avemos na Igreja, ou nos fazemos o sinal da Cruz ao começar no dia, ao sair decasa, ao começar a Eucaristia ou ao receber a bênção final, deveríamos dar anosso gesto seu autêntico sentido.Deveria ser um sinal de nossa alegria por nos sentir salvo por Cristo, por pertencer-lhe desde o Batismo. Um sinal de vitória e de glória: como cristãos nos gloriamosna Cruz de Nosso Senhor Jesus. (Gálatas 6,14). E nos deixamos abarcar, consagrare abençoar por ela. A imagem ou sinal da Cruz repetida quer ser um compromisso:nos indica o caminho Pascal, de morte e ressurreição, que já percorreu Cristo, eque nos convida agora para percorrer.Convida-nos a escutar e assimilar uma mensagem de salvação e esperança, demorte e ressurreição, de vida cristã entendida como serviço. Recorda-nos tambémtodos os que sofrem em nosso mundo. Cristo na Cruz é como o porta-voz detodos os que choram e sofrem, ao mesmo tempo em que é a garantia de vitóriapara todos.Temos que reconhecer à Cruz todo seu conteúdo, para que não seja um símbolovazio. E então sim, possa ser um sinal que alimente nossa fé e o estilo de vida queCristo nos ensinou.

Marcus (PASCOM)

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 63 - Fevereiro de 2018Página 06 - www.saomiguelsd.com

Dia 01 - 1ª Quinta15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz19 h – Tríduo ao Padroeiro da ÁreaMissionária São Brás20 h – Mulheres que Oram

Dia 02 - 1ª Sexta14 h – Adoração na Matriz15 h – Missa Matriz18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa Matriz19 h – Tríduo ao Padroeiro da ÁreaMissionária São Brás

Dia 03 - 1º Sábado09 h – Reunião dos MESC no SalãoParoquial19 h – Missa na Igreja dos Passos19 h – Casamento na Matriz19 h – Missa Comunidade SãoSebastiãoRetorno do EAC

Dia 04 - 1º Domingo8 h – Missa na Matriz10 h – Missa na Comunidade SantaRita de Cássia10 h – Cel. na Matriz11 h – Batizados na Matriz16:30 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz

Dia 05 - 1ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 06 - 1ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 07 - 1ª Quarta09 h – Missa no Educandário Santa

Terezinha19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 08 - 2ª Quinta18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 09 - 2ª Sexta15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)19 h – Missa Matriz19 h – Missa na ComunidadeNossa Senhora Rosa Mística

Dia 10 - 2º Sábado18 h – Louvor com Missa e Bençãodo Santíssimo na Cantina do Guri19 h – Missa na Comunidade SãoPedroVisita do EAC ao Asilo

Dia 11 - 2º Domingo8 h – Missa na Matriz8 h – Missa na Comunidade SãoCristóvão10 h – Missa na Matriz10 h – Missa na Comunidade SantoAntônio16:30 h – Missa Igreja dos Passos- Enfermos18 h – Louvor com Missa e Bençãodo Santíssimo na Cantina do Guri

Dia 12 - 2ª Segunda18 h – Louvor com Missa e Bençãodo Santíssimo na Cantina do Guri

Dia 13 - 2ª Terça7 h – Missa com Novena nosPassos9 h – Novena nos Passos14 h – Novena nos Passos15:30 h – Novena nos Passos18 h – Louvor com Missa e Bençãodo Santíssimo na Cantina do Guri

Dia 14 - 2ª QuartaCINZAS

8 h – Missa na Matriz19 h – Missa na Matriz

Dia 15 - 3ª Quinta15 h – Missa na Capela doHospital (Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 16 - 3ª Sexta19 h – Missa na Matriz19 h – Reunião do Ministério daPalavra

Dia 17 - 3º Sábado19 h – Missa na Igreja dosPassos19 h – Missa na ComunidadeSanto Expedito

Dia 18 - 3º DomingoReflexão sobre a CF 2018 - SSVP8 h – Missa na Matriz10 h – Cel. na Matriz10 h – Missa na Comunidade SãoJudas16:30 h – Celebração na Igreja dosPassos19 h – Missa na Matriz

Dia 19 - 3ª Segunda19 h – Celebração na Igreja dosPassos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 20 - 3ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 21 - 3ª QuartaTarde de Espiritualidade - SSVP09 h – Missa no Educandário SantaTerezinha19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 22 - 4ª Quinta15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que OramFim das inscrições da Catequese

Dia 23 - 4ª Sexta19 h – Missa na Matriz

Dia 24 - 4º Sábado16 h – Missa na ComunidadeNossa Senhora da Piedade19 h – Missa na Igreja dos Passos19 h – Missa na ComunidadeNossa Senhora do PerpétuoSocorroVisita do EAC ao Museu

Dia 25 - 4º Domingo8 h – Missa na Matriz8 h – Missa na Comunidade SantaEdwiges10 h – Missa na Matriz15 h – Reunião do Apostolado daOração no Salão Paroquial16:30 h – Celebração na Igreja dosPassos19 h – Missa na Matriz

Dia 26 - 4ª Segunda19 h – Celebração na Igreja dosPassos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 27 - 4ª TerçaAniversário Natalício doPadre José Cisneiro SeabraRamos7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 28 - 4ª Quarta19 h – Missa na Igreja dos Passos

Calendário das Celebrações / Fevereiro / Ano do Laicato

* Convite da RCC: Grupo de Oração Beata Elena Guerra todassegundas do mês às 7h na sede da RCC.*´Todas as segundas às 18:30h: Reunião do Movimento dasDomésticas Unidas no Centro Comunitário.* 2º Domingo de cada mês: Plantão da Pastoral do Dízimo naMatriz. Venha particiapar da Família Dizimista e seja umDizimista fiel.

* Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h, 17he 19h* Todos os domingos: Missa das crianças às 10h na Matriz* Todas as segundas: Terço dos Homens às 20h na Matriz* Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz* Grupo de Oração Arcanjo Rafael às 15h todas as terças domês na sede da RCC e Grupo de Oração Operários da Messe doSenhor às 19:30h todas as quartas na Matriz de São Miguel eAlmas.