arte africana

2
ARTE AFRICANA A arte africana representou durante muitos anos os usos e costumes das diversas tribos africanas existentes no continente. Depois de conhecida e explorada, a arte africana serviu como meio de inspiração e experimentação para diferentes formas de expressão, os movimentos de arte europeus modernos como o cubismo e o expressionismo, ajudaram a criar um maior interesse por estas artes antes desconhecidas. O caráter abstrato da arte africana inspirou pintores modernos como Pablo Picasso e Henry Moore. Picasso, que negou ao princípio esta relação, acabou por admitir a grande influência que a arte africana teve numa parte importante da sua obra. Alguns artistas americanos também se inspiraram em criações da arte tradicional centro-africana, e o americano Renée Stout, em 1990 apresentava a sua exposição de esculturas baseadas em figuras criadas pelos Kingos, e essas figuras representam as figuras humanas e suas atividades . Em geral, até meados do século XX, a pintura tinha um caráter acessório e era utilizada para a decoração de máscaras e esculturas. As máscaras africanas,tinham um significado místico, e eram usados em rituais e funerais para reverenciar Deuses Africanos. Uma das religiões mais conhecidas hoje em dia, deixada como herança dos povos africanos é o Candomblé. Foi depois da independência que surgem na África várias escolas de onde sairiam a maioria dos artistas mais conhecidos na atualidade. Começaram a surgir estilos novos nos pintores africanos, a maioria deles considerada como expressionistas. Estes estilos também se manifestam na denominada pintura neo- tradicional, que corresponde aos movimentos da "negritude" anteriores ou posteriores à independência dos países africanos. Os estilos expressionistas têm relações formais estreitas com a arte africana antiga, em particular na escultura, já que o expressionismo europeu assimilou profundamente as influências fundamentais de África em matéria de volume, de estilização e os cânones de proporções (a " distorção sistemática "). A arte abstrata tem as suas raízes africanas na decoração geométrica ou nas artes islâmicas. Alguns quadros de pintores famosos como: Njunguna, N'Gume, Tinga Tinga, Anne Berenge, Hassan Tadoul...

Upload: claudio-bastos

Post on 06-Jun-2015

282 views

Category:

Education


6 download

DESCRIPTION

Arte Africana

TRANSCRIPT

Page 1: Arte africana

ARTE AFRICANA

A arte africana representou durante muitos anos os usos e costumes das diversas tribos africanas existentes no continente. Depois de conhecida e explorada, a arte africana serviu como meio de inspiração e experimentação para diferentes formas de expressão, os movimentos de arte europeus modernos como o cubismo e o expressionismo, ajudaram a criar um maior interesse por estas artes antes desconhecidas. O caráter abstrato da arte africana inspirou pintores modernos como Pablo Picasso e Henry Moore. Picasso, que negou ao princípio esta relação, acabou por admitir a grande influência que a arte africana teve numa parte importante da sua obra. Alguns artistas americanos também se inspiraram em criações da arte tradicional centro-africana, e o americano Renée Stout, em 1990 apresentava a sua exposição de esculturas baseadas em figuras criadas pelos Kingos, e essas figuras representam as figuras humanas e suas atividades .

Em geral, até meados do século XX, a pintura tinha um caráter acessório e era utilizada para a decoração de máscaras e esculturas. As máscaras africanas,tinham um significado místico, e eram usados em rituais e funerais para reverenciar Deuses Africanos. Uma das religiões mais conhecidas hoje em dia, deixada como herança dos povos africanos é o Candomblé.

Foi depois da independência que surgem na África várias escolas de onde sairiam a maioria dos artistas mais conhecidos na atualidade. Começaram a surgir estilos novos nos pintores africanos, a maioria deles considerada como expressionistas. Estes estilos também se manifestam na denominada pintura neo-tradicional, que corresponde aos movimentos da "negritude" anteriores ou posteriores à independência dos países africanos. Os estilos expressionistas têm relações formais estreitas com a arte africana antiga, em particular na escultura, já que o expressionismo europeu assimilou profundamente as influências fundamentais de África em matéria de volume, de estilização e os cânones de proporções (a " distorção sistemática "). A arte abstrata tem as suas raízes africanas na decoração geométrica ou nas artes islâmicas.

Alguns quadros de pintores famosos como: Njunguna, N'Gume, Tinga Tinga, Anne Berenge, Hassan Tadoul...