arquiteto secretaria de saude

27
www.pciconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ARQUITETO Instruções Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem este Concurso Público. 1. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição. 2. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta. 3. O tempo para a realização da prova é de 05 horas, incluindo o preenchimento da grade de respostas. O candidato só poderá retirar-se do recinto da prova teórico-objetiva após 1 hora e 30 minutos do seu início e só poderá levar o caderno de provas após transcorridas 2 horas e 30 minutos de seu início. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a Ata de Prova. 4. Nenhuma informação sobre as instruções e/ou sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal, pois são parte integrante da prova. 5. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar, calcular, etc. 6. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados no dia 27/01/2014, até as 23h59min, no site www.fundatec.org.br . 7. Certifique-se de que este caderno contém 70 (setenta) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala a sua substituição.

Upload: inara-pagnussat-camara

Post on 24-Jan-2016

67 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

PROVA DE CONCURSO

TRANSCRIPT

Page 1: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PÚBLICO DA

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ARQUITETO

InstruçõesLeia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provase das normas que regem este Concurso Público.

1. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição.

2. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendoapenas 1 (uma) a resposta correta.

3. O tempo para a realização da prova é de 05 horas, incluindo o preenchimento da grade de respostas. Ocandidato só poderá retirar-se do recinto da prova teórico-objetiva após 1 hora e 30 minutos do seu início e sópoderá levar o caderno de provas após transcorridas 2 horas e 30 minutos de seu início. Os dois últimoscandidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a Ata de Prova.

4. Nenhuma informação sobre as instruções e/ou sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal, poissão parte integrante da prova.

5. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar, calcular, etc.

6. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados no dia 27/01/2014, até as 23h59min, no sitewww.fundatec.org.br.

7. Certifique-se de que este caderno contém 70 (setenta) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala asua substituição.

Page 2: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

O que nos torna humano: poder se entupir de panetone, real e metaforicamente.

010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930313233343536373839404142434445464748

Vamos deixar uma coisa clara desde o começo: eu adoro panetone. Mas passei ao largo de todas ascaixas que compramos para o Natal. Por uma razão simples: com 353 calorias em cada 100 gramas,aquilo é uma legítima bomba calórica (para você ter uma ideia, 100 gramas de açúcar puro dariam 400calorias). Chocottone, então, nem se fala: como é ainda mais rico em gorduras do que o Panettone, à taxade 443 kCal por 100 gramas, o treco é mais engordativo até do que açúcar puro.

Engordativo, porém nutritivo - o que me leva ao título do post: a hipótese atualmente badalada de queo que nos tornou humanos, dotados de um cérebro com muito mais neurônios do que os dos outrosanimais, foi a cozinha: a aquisição da habilidade de usar o fogo para preparar alimentos.

Não, o nosso cérebro não é o maior de todos (elefantes e cetáceos variados nos deixam no chinelo),mas é possivelmente o que tem o maior número de neurônios concentrados em uma cabeça só: 86bilhões deles. No entanto, nossos ancestrais, os australopitecíneos, tinham provavelmente apenas tantosneurônios quanto os gorilas têm hoje – cerca de 30 bilhões, segundo estimativas nossas no laboratório –,e habilidades ao que tudo indica parecidas. Chegar às nossas habilidades atuais talvez só tenha sidopossível graças ao aumento enorme no número de neurônios no cérebro. Pelas nossas estimativas nolaboratório, o primeiro Homo, o H. erectus, tinha quase o dobro de neurônios do nosso avôaustralopitecíneo; e nós, Homo sapiens, hoje chegamos a três vezes mais neurônios do que esse avô.

Um tal número enorme de neurônios tem, no entanto, um custo igualmente enorme: é preciso energiapara mantê-los funcionando, que vem necessariamente de alimentos ingeridos (já que não fazemosfotossíntese). E conseguir energia suficiente para alimentar esse cérebro é hoje possível, e em poucotempo, graças não ao carnivorismo, nem ao domínio do fogo, mas à junção das duas coisas: o uso dofogo para preparar alimentos (carnes inclusive), uma invenção de nosso ancestral Homo erectus, _____cérebro aumentou bastante de tamanho durante sua existência provavelmente já incrementada pelacozinha.

Acontece que o aproveitamento de energia de alimentos crus é péssimo. ___ grama de carboidrato ouproteína rende potencialmente 4 calorias, mas somente se essa grama for inteiramente quebrada pelasenzimas do organismo - o que dificilmente acontece com alimentos crus (e as tabelas nutricionais dosalimentos ignoram). Do contrário, o rendimento é baixo: uma batata crua, por exemplo, rende aoorganismo que a ingere apenas um terço da energia que a mesma batata cozida oferece.

Como se não bastasse, as refeições cruas são necessariamente mais longas, já que a mastigação édifícil. Chimpanzés, por exemplo, são forçados a passar seis horas por dia mastigando folhas, frutas eraízes, e eles precisam de uma hora de mastigação para engolir aproximadamente 300 g de carne crua.Um bife ________ com as mesmas 300 g, por outro lado, pode ser devorado por um humano em unscinco a dez minutos - e olha que nem temos os caninos poderosos com os quais os chimpanzésdilaceram a carne.

Em suma: comer cru é coisa de seres não humanos, e por pura incompetência para fazer diferente.Em zoológicos e santuários, gorilas e chimpanzés viram grandes fãs de alimentos cozidos. Os humanosque hoje decidem (enganadamente) adotar uma dieta de alimentos crus sofrem as consequências: seucolesterol é de fato saudável, mas eles vivem famintos e desnutridos, pois demoram horas para ingeriralimentos que rendem bem pouco em termos de energia.

Cozidos, os alimentos amolecem e se tornam mais fáceis de mastigar e engolir; podem ser comidosmais rapidamente; e a digestão é quase completa, com rendimento calórico praticamente total, pois asenzimas digestivas ganham acesso mais fácil ao alimento. Ou seja: consegue-se mais energia em menostempo.

Se não cozinhássemos, teríamos que passar mais de seis horas por dia mastigando paraconseguirmos a energia necessária para manter cérebro e corpo. Ao invés disso, conseguimos em meros10 minutos engolfar as 2 mil calorias necessárias para um dia: basta uma visita ao MacDonald's maispróximo - ou devorar de uma vez só um Panettone pequeno de 500 gramas (o que, francamente, ébastante fácil de fazer).

(Fonte: Texto adptado de: http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2010/1/5/o-que-nos-torna-humanos-poder-se-entupir-de-panetone-real-e.html)

Page 3: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

3

QUESTÃO 01 – Analise as afirmações feitas sobre asideias contidas no texto, assinalando A, para as queestão de acordo, e D, para as que estão emdesarcordo.

( ) O fato de os seres humanos aperfeiçoarem suashabilidades como cozinheiros foi o passo principalpara terem desenvolvido mais neurônios.

( ) Devido ao fato de não produzirmos energia comoas plantas o fazem, precisamos consumir umagrande quantidade de comida para cobrir oscustos neuronais.

( ) Assumir uma alimentação que inclua apenascomidas sem cocção faz com que a pessoa fiquedesnutrida, pois o organismo demora mais paradigerir esse tipo de alimento e gerar energia.

( ) Uma prova de que o ser humano continuaevoluindo é o fato de todos, atualmente, comeremapenas alimentos industrializados extremamentecalóricos em qualquer ocasião.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

A) A – A – A – D.B) A – D – A – D.C) D – A – D – A.D) A – D – D – A.E) D – A – A – D.

QUESTÃO 02 – Sobre as lacunas presentes no texto,observe as afimações que são feitas.

I. Na linha 21, a lacuna deveria ser preenchida por‘cujo o’, indicando uma relação de posse entreos elementos Homo erectus (l.21) e cérebro(l.22).

II. Dever-se-ia preencher a lacuna da linha 24 como artigo indefinido ‘Uma’, pois ele acompanha umsubstantivo feminino.

III. Do ponto de vista da grafia, a lacuna da linha 32ficaria corretamente preenchida pela expressão‘malpassado’.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) I, II e III.

QUESTÃO 03 – Considere as seguintes propostas dealteração.

I. Substituição de ‘ao largo de’ (l.01) por ‘por’.II. Inserção de ‘totalmente’ antes da palavra

‘incrementada’ (l.22).III. Substituição de ‘dilaceram’ (l.34) por ‘comem’.IV. Substituição de ‘engolfar’ (l.46) por ‘absorver’.

Quais causariam algum tipo de alteração semânticaou sintática ao contexto de ocorrência?

A) Apenas II e III.B) Apenas III e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 04 – Analise as assertivas que seguemsobre a transitividade do verbo.

( ) Na linha 06, caso trocássemos ‘me leva’ por‘explica’, não haveria condições para o uso dacrase.

( ) Tanto na linha 13 quanto na linha 16, o verbo‘chegar’ é transitivo indireto, sendo necessário ouso da preposição ‘a’ antes do objeto. Entretanto,na segunda ocorrência, não é possível utilizarcrase, pois há um numeral cardinal referente a umsubstantivo não determinado por artigo.

( ) Caso alterássemos ‘graças’ (l.20) por ‘por causa’,a frase ficaria corretamente escrita da seguinteforma: “não por causa do carnivorismo, nem dodomínio do fogo, mas à junção das duas coisas”.

( ) Se ‘adotar’ (l.37) fosse substituído por ‘seguir’, nãohaveria nenhuma necessidade de alteração naestrutura da sentença.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:A) V – V – F – V.B) V – V – F – F.C) V – F – F – F.D) F – V – V – V.E) F – V – F – V.

QUESTÃO 05 – Observe as afirmações a seguir:I. A inserção da expressão ‘e bolo inglês’ após a

palavra ‘Chocottone’ (l.04) não acarretarianecessidades de alteração no período em que seinsere.

II. Se a palavra ‘Chimpanzés’ (l.30) fosse passadapara o singular, seriam necessárias quatro outrasalterações no período em que se insere.

III. Caso a expressão ‘Os humanos’ (l.36) fossesubstituída por ‘O indivíduo’, outras cincoalterações deveriam ser realizadas no períodoem que se insere.

Quais estão corretas?A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) I, II e III.

Page 4: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

4

QUESTÃO 06 – Observe a relação entre ospronomes e expressões e as palavras que sãoretomadas no texto.

I. ‘aquilo’ (l.03) – caixas (l.02)II. ‘o’ (l.10 – 1ª ocorrência) – nosso cérebro (l.09)

III. ‘los’ (l.18) – alimentos ingeridos (l.18)IV. ‘a’ (l.28 – 1ª ocorrência) – batata crua (l.27)

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas II e IV.C) Apenas III e IV.D) Apenas I, II e III.E) Apenas II, III e IV.

Para responder à questão 07, considere a fraseabaixo, retirada do texto:

[...] eles precisam de uma hora de mastigaçãopara engolir aproximadamente 300 g de carnecrua. (l.31)

QUESTÃO 07 – Relacione a Coluna 1 à Coluna 2,associando as palavras e expressões retiradas dafrase acima à sua classificação sintática no contextode ocorrência.

Coluna 11. eles2. de uma hora de mastigação3. aproximadamente4. 300 g de carne crua5. de mastigação

Coluna 2( ) adjunto adnominal( ) adjunto adverbial( ) sujeito( ) objeto direto( ) objeto indireto

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.B) 3 – 4 – 1 – 5 – 2.C) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.D) 2 – 4 – 3 – 5 – 1.E) 5 – 3 – 1 – 4 – 2.

QUESTÃO 08 – Considere as propostas de reescritade frases retiradas do texto.

I. ‘comer cru é coisa de seres não humanos, e porpura incompetência para fazer diferente’ (l.35) –Quem não é humano é incapaz de comeralimentos crus.

II. ‘Cozidos, os alimentos amolecem e se tornammais fáceis de mastigar e de engolir’ (l.40) –Alimentos amolecidos por causa do cozimentofazem com que haja maior facilidade demastigação e de deglutição.

III. ‘Se não cozinhássemos, teríamos que passarmais de seis horas por dia mastigando’ (l.44) – Ofato de não cozinhar implicaria a necessidade demastigar os alimentos por mais de seis horas pordia.

Quais alteram o sentido da frase original?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) I, II e III.

QUESTÃO 09 – Em relação à pontuação, analise asassertivas que seguem, assinalando V (verdadeira)ou F (falsa).

( ) Desconsiderando o uso de maiúsculas, poder-se-ia substituir o ponto final da linha 02 por umavírgula sem causar incorreções.

( ) Caso fosse inserida uma vírgula antes da palavra‘que’ (l.37) e outra depois da palavra ‘crus’ (l.37),não haveria alteração no sentido da frase.

( ) As vírgulas da linha 16 são usadas pelo mesmomotivo que as da linha 30.

( ) Os parênteses da linha 37 não poderiam sersubstituídos por vírgulas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

A) F – F – V – F.B) V – V – F – V.C) F – F – F – V.D) V – V – V – F.E) V – F – F – F.

Page 5: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

5

QUESTÃO 10 – Analise as afirmações que se fazemsobre aspectos morfológicos.

I. A palavra ‘carnivorismo’ (l.20) é formada porcomposição, assim como ocorre em ‘carboidrato’(l.24).

II. Tanto ‘rendimento’ (l.27) como ‘mastigação’ (l.31)são formados por derivação sufixal.

III. Enquanto ‘desnutridos’ (l.38) é formada porderivação prefixal, ‘incompetência’ (l.35) éformada por uma derivação parassintética.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) I, II e III.

INFORMÁTICA

Para a resolução das questões desta prova,considere os seguintes detalhes: (1) o mouse estáconfigurado para uma pessoa que o utiliza com amão direita (destro) e usa, com maior frequência,o botão esquerdo, que possui as funcionalidadesde seleção ou de arrastar normal, entre outras. Obotão da direita serve para ativar o menu decontexto ou de arrastar especial; (2) os botões domouse estão devidamente configurados com avelocidade de duplo clique; (3) os programasutilizados nesta prova foram instalados com todasas suas configurações padrão, entretanto, casotenham sido realizadas alterações que impactem aresolução da questão, elas serão alertadas notexto da questão ou mostradas visualmente, senecessário; (4) no enunciado e nas respostas dealgumas questões, existe(m) letra(s), palavra(s) outexto(s) que foram digitados entre aspas, apenaspara destacá-los. Neste caso, para resolver asquestões, desconsidere tais aspas e atentesomente para a(s) letra(s), palavra(s) ou texto(s)propriamente ditos; e (5) para resolver asquestões desta prova, considere, apenas, osrecursos disponibilizados para os candidatos, taiscomo essas orientações, os textos introdutóriosdas questões, normalmente disponibilizadosantes das Figuras, os enunciados propriamenteditos e os dados e informações disponíveis nasFiguras das questões, se houver.

A questão 11 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), doWindows 7 Professional. A Figura 1(a) mostra,intencionalmente, apenas parte da janela principaldo Windows Explorer, na qual se observa oconteúdo de um disco removível, tambémchamado, informalmente, de "pen drive". A Figura1(b) mostra a caixa de diálogo "Propriedades daLixeira", com as configurações que estão ativasno Windows 7 Professional, objeto dessa questão.

Figura 1(b) - Caixa de diálogo "Propriedades daLixeira"

Figura 1(a) - Windows Explorer

Page 6: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

6

QUESTÃO 11 – Na Figura 1(a), do Windows 7Professional, pressionando-se, uma vez, a tecla"DELETE", do teclado, pode-se afirmar que:

A) Será mostrada uma caixa de diálogo, solicitando aconfirmação de exclusão da pasta "A4". Nessecaso, pressionado o botão "OK", dessa caixa dediálogo, será excluída apenas a pasta "A4", quenão poderá ser recuperada com os recursos da"Lixeira", do Windows.

B) Será mostrada uma caixa de diálogo, solicitando aconfirmação de exclusão da pasta "P2". Nessecaso, pressionado o botão "OK" dessa caixa dediálogo, será excluída a pasta "P2", quepermanecerá na "Lixeira", podendo ser recuperadacom os recursos da "Lixeira", do Windows.

C) Será mostrada uma caixa de diálogo, solicitando aconfirmação de exclusão da pasta "P2". Nessecaso, pressionado o botão "OK" dessa caixa dediálogo, será excluída a pasta "P2", que nãopoderá ser recuperada com os recursos da"Lixeira", do Windows.

D) Será excluída imediatamente do computadorapenas a pasta "A4", sem ser mostrada, antes,nenhuma caixa de diálogo de alerta. Essa pastanão poderá ser recuperada com os recursos da"Lixeira", do Windows.

E) Será excluída imediatamente do computadorapenas a pasta "P2", sem ser mostrada, antes,nenhuma caixa de diálogo de alerta. Essa pastanão poderá ser recuperada com os recursos da"Lixeira", do Windows.

A questão 12 baseia-se nas Figuras 2(a) e 2(b),que mostram a mesma janela principal doLibreOffice Writer, nas quais se observam omesmo documento, com o mesmo texto e amesma formatação. Essas Figuras estão emsequência, ou seja, inicialmente deve-se visualizara Figura 2(a), na qual serão selecionados algunsitens do texto, cujo resultado final é mostrado naFigura 2(b). Na Figura 2(a), devem serconsiderados os seguintes aspectos: (1) existemalterações, nesse documento, que ainda nãoforam salvas; (2) está sendo exibido o menuapontado pela seta nº 5, no qual se inseriu,intencionalmente, no local apontado pela seta nº4, um retângulo, de modo a ocultar qualquermarcação existente nesse local; e (3) destacou-se,esse menu, abaixo da janela principal doLibreOffice Writer, de modo a facilitar avisualização e a resolução da questão.

9

11

10

Figura 2(b) - Janela do LibreOffice Writer (após)

Figura 2(a) - Janela do LibreOffice Writer (antes)

5

6

4

8

7

1

2

3

Page 7: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

7

QUESTÃO 12 – Na janela principal do LibreOfficeWriter, mostrada na Figura 2(b), observa-se que seencontram selecionados, simultaneamente, algunsitens do texto, apontados pelas setas nº 9, 10 e 11.Nesse caso, para que tais itens ficassemselecionados, bastou, antes, na Figura 2(a), realizaras seguintes ações:

I. (1) marcar o item de menu apontado pela seta nº6; (2) pressionar e segurar a tecla "CRTL", doteclado; (3) dar, sequencialmente, um duploclique, com o botão esquerdo do mouse, sobreos itens do texto apontados pelas setas nº 1, 2 e3; e (4) soltar a tecla "CRTL", do teclado.

II. (1) marcar o item de menu apontado pela seta nº7; e (2) dar, sequencialmente, um duplo clique,com o botão esquerdo do mouse, sobre os itensdo texto apontados pelas setas nº 1, 2 e 3.

III. (1) marcar o item de menu apontado pela seta nº8; e (2) dar, sequencialmente, um duplo clique,com o botão esquerdo do mouse, sobre os itensdo texto apontados pelas setas nº 1, 2 e 3.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

A questão 13 baseia-se na Figura 5, que mostra ajanela principal do LibreOffice Calc, sobre a qualdevem ser considerados os seguintes aspectos:(1) encontram-se selecionadas as colunas "B","C" e "D"; e (2) com exceção da coluna "A", todasas demais estão com a largura padrão doLibreOffice Calc.

QUESTÃO 13 – Na janela principal do LibreOfficeCalc, observa-se que, ao posicionar o ponteiro domouse exatamente na linha vertical que separa duascolunas, ele passa a ser exibido no formato de umabarra vertical, com uma seta voltada para cada lado(" "), como apontado pela seta nº 1. Nesse caso,pode-se afirmar que:

I. Estando o ponteiro do mouse com o formatoapontado pela seta nº 1, dando-se um duploclique no botão esquerdo do mouse, a área detrabalho dessa planilha eletrônica será exibida daseguinte forma:

II. Posicionando-se o ponteiro do mouse no localapontado pela seta nº 2, de modo que o cursordo mouse fique no formato de barra vertical, comuma seta para cada lado (" "), e, a seguir,dando-se um duplo clique, no botão esquerdo domouse, a área de trabalho dessa planilhaeletrônica será exibida da seguinte forma:

III. Posicionando-se o ponteiro do mouse no localapontado pela seta nº 3, de modo que o cursordo mouse fique no formato de barra vertical, comuma seta para cada lado (" "), e, a seguir,dando-se um duplo clique, no botão esquerdo domouse, a área de trabalho dessa planilhaeletrônica será exibida da seguinte forma:

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Figura 5 - Janela principal do LibreOffice Calc

1 32

Page 8: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

8

A questão 14 baseia-se na Figura 3, que mostra ajanela principal do LibreOffice Writer. Abaixodessa janela, foram destacados vários íconesdesse editor de texto, de modo a facilitar avisualização e a resolução da questão.

QUESTÃO 14 – Na janela principal do LibreOfficeWriter, mostrada na Figura 3, dando-se um clique,com o botão esquerdo do mouse, sobre o íconeapontado pela seta nº

A) 1, pode-se afirmar que a área de trabalho, desseeditor de texto, será exibida da seguinte forma:

B) 1, pode-se afirmar que a área de trabalho, desseeditor de texto, será exibida da seguinte forma:

C) 1, pode-se afirmar que a área de trabalho, desseeditor de texto, será exibida da seguinte forma:

D) 2, pode-se afirmar que a área de trabalho, desseeditor de texto, será exibida da seguinte forma:

E) 2, pode-se afirmar que a área de trabalho, desseeditor de texto, será exibida da seguinte forma:

Figura 3 - Janela principal do LibreOffice Writer

1 2

Page 9: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

9

A questão 15 baseia-se nas Figura 4(a) e 4(b), doLibreOffice Calc. A Figura 4(a) mostra a janelaprincipal do LibreOffice Calc, acima da qual foramdestacados vários ícones, de modo a facilitar avisualização e a resolução da questão. A Figura4(b) mostra uma mensagem que passou a serexibida quando se ativou o ícone apontado pelaseta nº 1, da Figura 4(a). Na Figura 4(b), inseriu-se,intencionalmente, no local apontado pela seta nº2, um retângulo, de modo a ocultar qualquer textoexistente nesse local.

QUESTÃO 15 – Na janela principal do LibreOfficeCalc, mostrada na Figura 4(a), dando-se um clique,com o botão esquerdo do mouse, sobre o íconeapontado pela seta nº 1, será exibida a caixa dediálogo da Figura 4(b). Nesse caso, pressionando-seo botão "Sim", da Figura 4(b), pode-se afirmar que aárea de trabalho dessa planilha eletrônica seráexibida da seguinte forma:

A)

B)

C)

D)

E)

RACIOCÍNIO LÓGICO

QUESTÃO 16 – Considerando os operadores lógicosusados nas sentenças compostas abaixo, é corretoafirmar que a sentença composta que representa umcondicional FALSO é:

A) Se 2 é ímpar, então 2 é par.B) 2 é par, logo 11 é primo.C) Se 2 é par, então 6 é primo.D) 5 é ímpar, portanto 4 é par.E) 4 ser ímpar implica que 5 é par.

QUESTÃO 17 – Qual das alternativas abaixo é umatautologia?

A) ~ (AB)( ~A ~B)B) (~ AB)( B→A)C) ((A→B) B)→ ~AD) ( A→B) ( ~A→~B)E) (( AB) ~B)→ A

Figura 4(b) - Janela principal do LibreOffice Calc

2

Figura 4(a) - Janela principal do LibreOffice Calc

1

Page 10: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

10

QUESTÃO 18 – Dadas as proposições, analise:

I. Todos os motoristas são responsáveis.II. Nenhum motorista é responsável.

III. Alguns motoristas não são responsáveis.IV. Existem motoristas responsáveis.V. Não existem motoristas que são responsáveis.

Dentre as alternativas a seguir, selecione aquela queassocia corretamente uma proposição categórica coma sua negação.

A) A negação da proposição IV é a proposição III.B) A negação da proposição I é a proposição III.C) A negação da proposição II é a proposição III.D) A negação da proposição I é a proposição II.E) A negação da proposição I é a proposição V.

QUESTÃO 19 – Há sete candidatos diferentes paraprefeito de uma cidade. De quantas maneirasdiferentes os nomes dos candidatos podem serimpressos na cédula de voto?

A) 7!B) 72

C) (7)7

D) 7 + 7E) 2 x 7

QUESTÃO 20 – Quantas senhas de exatamente 6caracteres podem ser formadas sabendo que ousuário poderá escolher entre 26 letras maiúsculas,26 letras minúsculas, 10 algarismos e poderá repetir aescolha?

A) 6 x (26+26+10)B) 6 x (26 x 26 x 10)C) (26+26+10)6

D) (26)6 + (26)6 + (10)6

E) (26)2 + (26)2 + (10)2

Page 11: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

11

LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 21 – De acordo com a Lei Complementarnº 10.098, de 03 de fevereiro de 1994, em relação aoregime de trabalho dos servidores públicos civis doEstado do Rio Grande do Sul, analise as afirmaçõesque seguem.

I. Por necessidade imperiosa de serviço, o servidorpoderá ser convocado para cumprir serviçoextraordinário, desde que devidamenteautorizado pelo Governador.

II. O horário extraordinário por necessidadeimperiosa de serviço não poderá exceder a 25%(vinte e cinco por cento) da carga horária diária aque estiver sujeito o servidor.

III. Pelo serviço prestado em horário extraordinário,o servidor terá direito à remuneração, facultada aopção em pecúnia ou folga, nos termos da lei.

IV. Considera-se serviço noturno o realizado entreas 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 6 (seis)horas do dia seguinte.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 22 – De acordo com a Lei Complementarnº 10.098, de 03 de fevereiro de 1994, em relação àReadaptação do Servidor Público, prevista noCapítulo XI do Título I, da referida Lei, analise asafirmativas abaixo, assinalando V, para verdadeiro,ou F, para falso.

( ) Readaptação é a forma de investidura do servidorestável em cargo de atribuições eresponsabilidades mais compatíveis com suavocação ou com as limitações que tenha sofridoem sua capacidade física ou mental, podendo serprocessada a pedido ou "ex-officio".

( ) Em nenhuma hipótese, poderá a readaptaçãoacarretar aumento ou diminuição da remuneraçãodo servidor, mesmo se tratando da percepção devantagens cuja natureza é inerente ao exercíciodo novo cargo.

( ) Verificada a adaptabilidade do servidor no cargo ecomprovada sua habilitação, será formalizada suareadaptação por ato de autoridade competente.

( ) O órgão competente poderá indicar a delimitaçãode atribuições no novo cargo ou no cargo anterior,apontando aquelas que não podem ser exercidaspelo servidor e, se necessário, a mudança de localde trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

A) V – F – V – V.B) V – F – F – V.C) F – F – F – V.D) F – V – V – F.E) F – V – V – V.

QUESTÃO 23 – Com base na Lei Complementar nº10.098, de 03 de fevereiro de 1994, em relação àlicença para tratamento de saúde dos servidorespúblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul,analise as afirmativas abaixo:

I. Será concedida, ao servidor, licença paratratamento de saúde, a pedido ou "ex-officio",precedida de inspeção médica realizada peloórgão de perícia oficial do Estado, sediada naCapital ou no interior, sem prejuízo daremuneração a que fizer jus.

II. Findo o período de licença, o servidor deveráreassumir imediatamente o exercício do cargo,sob pena de ser considerado faltoso, salvoprorrogação ou determinação constante dolaudo.

III. Nas licenças por períodos prolongados, antes dese completarem 365 (trezentos e sessenta ecinco) dias, deverá o órgão de perícia médicapronunciar-se sobre a natureza da doença,indicando se o caso é de concessão de novalicença ou de prorrogação; retorno ao exercíciodo cargo, com ou sem limitação de tarefas;readaptação, com ou sem limitação de tarefas.

IV. O servidor em licença para tratamento de saúdedeverá abster-se do exercício de atividaderemunerada ou incompatível com seu estado,sob pena de imediata suspensão da mesma.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 12: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

12

QUESTÃO 24 – Em consonância com a Leinº 13.694, de 19 de janeiro de 2011, marque aalternativa INCORRETA.

A) O Estatuto Estadual da Igualdade Racial e deCombate à Intolerância Religiosa orientará aspolíticas públicas, os programas e as açõesimplementadas no Estado, visando às medidasreparatórias e compensatórias para os negrospelas sequelas e consequências advindas doperíodo da escravidão e das práticas institucionaise sociais que contribuíram para aprofundar asdesigualdades raciais presentes na sociedade; eàs medidas inclusivas, nas esferas pública eprivada, que assegurem a representaçãoequilibrada dos diversos segmentos raciaiscomponentes da sociedade gaúcha, solidificandoa democracia e a participação de todos.

B) A saúde dos negros será garantida mediantepolíticas sociais e econômicas que visem àprevenção e ao tratamento de doençasgeneticamente determinadas e seus agravos.

C) O Poder Público promoverá políticas e programasde ação afirmativa que assegurem igualdade deacesso ao ensino público para os negros, emtodos os níveis de educação, proporcionalmente asua parcela na composição da população doEstado, ao mesmo tempo, em que incentivará osestabelecimentos de ensino privado a adotaremtais políticas e programas.

D) Nas datas comemorativas de caráter cívico, asinstituições de ensino públicas e privadas deverãoinserir, nas aulas, nas palestras, nos trabalhos enas atividades afins, os dados históricos sobre aparticipação dos negros nos fatos comemorados.

E) Os negros terão políticas públicas destinadas àredução do risco de doenças que têm maiorincidência, em especial, a doença falciforme, ashemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, odiabetes e os miomas.

QUESTÃO 25 – Com base no artigo 3º, da Leinº 13.694, de 19 de janeiro de 2011, a participaçãodos negros em igualdade de condições na vida social,econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sulserá promovida através de medidas que, dentreoutras, assegurem:

I. O reconhecimento e a valorização dacomposição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dosnegros na história, na cultura, na política e naeconomia do Rio Grande do Sul.

II. As políticas públicas, os programas e as medidasde ação afirmativa, combatendo especificamenteas desigualdades raciais que atingem asmulheres negras.

III. O resgate, a preservação e a manutenção damemória histórica legada à sociedade gaúchapelas tradições e práticas socioculturais negras.

IV. O adequado enfrentamento e a superação dasdesigualdades raciais pelas estruturasinstitucionais do Estado, com a implementaçãode programas especiais de ação afirmativa naesfera pública, visando ao enfrentamentoemergencial das desigualdades raciais.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 13: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

13

QUESTÃO 26 – Com base no Estatuto Estadual daIgualdade Racial – Lei nº 13.694, de 19 de janeiro de2011, analise as afirmativas abaixo:

I. Discriminação racial é toda situação injustificadade diferenciação de acesso e fruição de bens,serviços e oportunidades, nas esferas pública eprivada, em virtude de raça, cor, descendênciaou origem nacional ou étnica.

II. Desigualdade racial é toda distinção, exclusão ourestrição baseada em raça, cor, descendência,origem nacional ou étnica que tenha por objetivocercear o reconhecimento, o gozo ou o exercíciodos direitos humanos e das liberdadesfundamentais em qualquer campo da vidapública ou privada, asseguradas as disposiçõescontidas nas legislações pertinentes à matéria.

III. Negro é aquele que se declare, expressamente,como negro, pardo, mestiço de ascendênciaafricana, ou através de palavra ou expressãoequivalente que o caracterize negro.

IV. Ações afirmativas são os programas e asmedidas especiais adotados pelo Estado e pelainiciativa privada para a correção dasdesigualdades raciais e para a promoção daigualdade de oportunidades.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 27 – Conforme previsto na Lei nº 13.694,de 19 de janeiro de 2011, marque a alternativaINCORRETA em relação às iniciativas que poderãoser priorizadas pelo Poder Público visando à

A) criação de núcleos de estudos sobre a saúde dapopulação negra.

B) implementação de cursos de pós-graduação comlinhas de pesquisa e programas sobre a saúde dapopulação negra no âmbito das universidades.

C) inclusão da questão da saúde da população negracomo parâmetro curricular nacional nos currículosdo ensino fundamental.

D) inclusão de matérias sobre etiologia, diagnóstico etratamento das doenças prevalentes na populaçãonegra e medicina de matriz africana, nos cursos etreinamentos dos profissionais do SUS.

E) promoção de seminários e eventos para discutir edivulgar os temas da saúde da população negranos serviços de saúde.

QUESTÃO 28 – Em consonância com o Decreto nº45.746, de 14 de julho de 2008, em relação àComissão de Ética Pública, analise as afirmativasabaixo:

I. A Comissão de Ética Pública será integrada portrês cidadãos de reconhecida idoneidade moral,reputação ilibada e experiência na AdministraçãoPública, designados pelo Governador do Estadopara mandato de dois anos, permitida umarecondução.

II. O exercício das funções junto à Comissão deÉtica Pública será remunerado.

III. O Presidente da Comissão de Ética Pública seráeleito dentre seus membros, passando a ter votode qualidade em caso de empate nasdeliberações.

IV. A Comissão de Ética Pública contará com umaSecretaria Executiva, que funcionará junto aoGabinete de Transparência, Prevenção eCombate à Corrupção, à qual incumbe assistir aoPresidente e aos demais membros da Comissão,no exercício das atribuições estabelecidas poreste Decreto.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 14: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

14

QUESTÃO 29 – De acordo com o Decreto nº 45.746,de 14 de julho de 2008, em relação ao processo deapuração de prática que infrinja o Código de Condutada Alta Administração Estadual ou o Código de Éticados Servidores Públicos Civis do Poder ExecutivoEstadual, analise as afirmativas abaixo:

I. O processo de apuração será instaurado por atodo Presidente da Comissão, de ofício ou arequerimento de qualquer dos seus membros,devendo o agente público investigado sernotificado para apresentar manifestação escritano prazo de 10 (dez) dias, observado seu direitoà ampla defesa e ao contraditório.

II. No exercício de suas atribuições, poderá aComissão de Ética Pública solicitaresclarecimentos adicionais ao investigado,documentos e demais elementos que subsidiemsua deliberação.

III. É reconhecido ao investigado o direito de fazerjuntar à defesa escrita os documentos quecorroborem suas alegações, bem como o de semanifestar no prazo de 15 (quinze) dias sobrenovos documentos que venham a ser juntadosposteriormente à apresentação da defesaescrita.

IV. Concluído o processo de apuração, proferirá aComissão de Ética Pública decisão conclusiva efundamentada, aprovada por deliberação damaioria dos seus membros.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 30 – O Código de Conduta da AltaAdministração Estadual, conforme previsto no AnexoI, do Decreto nº 45.746, de 14 de julho de 2008, visaà realização dos seguintes objetivos:

I. Dar precisão e estabelecer critérios deorientação e avaliação da conduta dos agentespúblicos integrantes da alta administração doEstado.

II. Promover a transparência do processo dedecisão governamental pela adoção de padrõesde conduta uniformes para todos os agentespúblicos integrantes da alta administração.

III. Disseminar padrões éticos a todos os níveis daAdministração, em vista do exemplo dos agentespúblicos integrantes da alta administração.

IV. Prevenir e, quando for o caso, resolver conflitosde interesses públicos e privados visando aoregular cumprimento dos deveres funcionais porparte dos agentes públicos integrantes da altaadministração.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 31 – Marque a alternativa INCORRETA,conforme previsto na Lei nº 11.340, de 07 de agostode 2006, em relação a alguns dos procedimentos quea autoridade policial deverá adotar, de imediato, semprejuízo daqueles previstos no Código de ProcessoPenal, em todos os casos de violência doméstica efamiliar contra a mulher, feito o registro da ocorrênciapolicial.

A) Ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência etomar a representação a termo, se apresentada.

B) Colher todas as provas que servirem para oesclarecimento do fato e de suas circunstâncias.

C) Remeter, no prazo de 72 (setenta e duas) horas,expediente apartado ao juiz com o pedido daofendida, para a concessão de medidas protetivasde urgência.

D) Determinar que se proceda ao exame de corpo dedelito da ofendida e requisitar outros examespericiais necessários.

E) Ordenar a identificação do agressor e fazer juntaraos autos sua folha de antecedentes criminais,indicando a existência de mandado de prisão ouregistro de outras ocorrências policiais contra ele.

Page 15: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

15

QUESTÃO 32 – De acordo com a Lei nº 11.340, de07 de agosto de 2006, marque a alternativaINCORRETA.

A) É competente, por opção da ofendida, para osprocessos cíveis regidos pela Lei nº 11.340, de 07de agosto de 2006, o juizado do seu domicílio oude sua residência; do lugar do fato em que sebaseou a demanda; do domicílio do agressor.

B) Nas ações penais públicas condicionadas àrepresentação da ofendida de que trata a Lei nº11.340, de 07 de agosto de 2006, só será admitidaa renúncia à representação perante o juiz, emaudiência especialmente designada com talfinalidade, após o recebimento da denúncia eouvido o Ministério Público.

C) É vedada a aplicação, nos casos de violênciadoméstica e familiar contra a mulher, de penas decesta básica ou outras de prestação pecuniária.

D) Recebido o expediente com o pedido da ofendida,caberá ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito)horas, conhecer do expediente e do pedido edecidir sobre as medidas protetivas de urgência;determinar o encaminhamento da ofendida aoórgão de assistência judiciária, quando for o casoe comunicar ao Ministério Público para que adoteas providências cabíveis.

E) Os Juizados de Violência Doméstica e Familiarcontra a Mulher, órgãos da Justiça Ordinária comcompetência cível e criminal, poderão ser criadospela União no Distrito Federal e nos Territórios; epelos Estados para o processo, o julgamento e aexecução das causas decorrentes da prática deviolência doméstica e familiar contra a mulher.

QUESTÃO 33 – Segundo a Lei nº 11.340, de 07 deagosto de 2006, analise as afirmativas abaixo:

I. Caberá a prisão preventiva do agressor,decretada pelo juiz, de ofício, a requerimento doMinistério Público ou mediante representação daautoridade policial em qualquer fase do inquéritopolicial ou da instrução criminal.

II. Caberá ao Ministério Público, sem prejuízo deoutras atribuições, nos casos de violênciadoméstica e familiar contra a mulher, quandonecessário, requisitar força policial e serviçospúblicos de saúde, de educação, de assistênciasocial e de segurança, entre outros; fiscalizar osestabelecimentos públicos e particulares deatendimento à mulher em situação de violênciadoméstica e familiar, e adotar, de imediato, asmedidas administrativas ou judiciais cabíveis notocante a quaisquer irregularidades constatadase cadastrar os casos de violência doméstica efamiliar contra a mulher.

III. Poderá a autoridade policial, quando necessário,sem prejuízo de outras medidas, encaminhar aofendida e seus dependentes ao programa oficialou comunitário de proteção ou de atendimento;determinar a recondução da ofendida e de seusdependentes ao respectivo domicílio, apósafastamento do agressor; determinar oafastamento da ofendida do lar, sem prejuízo dosdireitos relativos a bens, guarda dos filhos ealimentos; determinar a separação de corpos.

IV. Para a proteção patrimonial dos bens dasociedade conjugal ou daqueles de propriedadeparticular da mulher, o juiz poderá determinar,liminarmente, as seguintes medidas, entreoutras: restituição de bens indevidamentesubtraídos pelo agressor à ofendida; proibiçãopermanente para a celebração de atos econtratos de compra, venda e locação depropriedade em comum; revogação dasprocurações conferidas pela ofendida aoagressor; prestação de caução provisória,mediante depósito judicial, por perdas e danosmateriais decorrentes da prática de violênciadoméstica e familiar contra a ofendida.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 16: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

16

Analise as questões 34 e 35, assinalando V, paraverdadeiro, ou F, para falso, com base na Leinº 12.288, de 20 de julho de 2010.

QUESTÃO 34 – O direito à liberdade de consciênciae de crença e ao livre exercício dos cultos religiososde matriz africana compreende, dentre outras:

( ) A prática de cultos, a celebração de reuniõesrelacionadas à religiosidade e a fundação emanutenção, por iniciativa privada, de lugaresreservados para tais fins.

( ) A celebração de festividades e cerimônias deacordo com preceitos das respectivas religiões.

( ) A fundação e a manutenção, por iniciativas públicae privada, de instituições beneficentes ligadas àsrespectivas convicções religiosas.

( ) A comunicação à autoridade policial para aberturade ação penal em face de atitudes e práticas deintolerância religiosa nos meios de comunicação eem quaisquer outros locais.

( ) A coleta de contribuições financeiras de pessoasnaturais e jurídicas de natureza privada para amanutenção das atividades religiosas e sociaisdas respectivas religiões.

A sequência correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V – F – F.B) V – V – F – F – V.C) F – F – F – V – V.D) F – V – V – V – F.E) F – V – F – F – V.

QUESTÃO 35 – São objetivos do Sistema Nacionalde Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR:

( ) Promover a igualdade étnica e o combate àsdesigualdades sociais resultantes do racismo,inclusive mediante adoção de ações afirmativas.

( ) Formular políticas destinadas a combater osfatores de marginalização e a promover aintegração social da população negra.

( ) Centralizar a implementação de ações afirmativasrealizadas pelos governos estaduais.

( ) Articular planos, ações e mecanismos voltados àpromoção da igualdade étnica.

( ) Garantir a eficácia dos meios e dos instrumentoscriados para a implementação das açõesafirmativas e para o cumprimento das metas aserem estabelecidas.

A sequência correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – V – F – F.B) V – V – F – F – F.C) F – F – F – V – V.D) V – V – F – V – V.E) F – V – F – F – V.

QUESTÃO 36 – De acordo com a Lei nº 12.288, de20 de julho de 2010, a população negra tem direito aparticipar de atividades educacionais, culturais,esportivas e de lazer adequadas a seus interesses econdições, de modo a contribuir para o patrimôniocultural de sua comunidade e da sociedade brasileira.Assim, os governos federais, estaduais, distritais emunicipais adotarão as seguintes providências, comobjetivo de cumprir referidos direitos:

I. Promoção de ações para viabilizar e ampliar oacesso da população negra ao ensino gratuito eàs atividades esportivas e de lazer.

II. Apoio à iniciativa de entidades que mantenhamespaço para promoção social e cultural dapopulação negra.

III. Desenvolvimento de campanhas educativas,inclusive nas escolas, para que a solidariedadeaos membros da população negra faça parte dacultura de toda a sociedade.

IV. Implementação de políticas públicas para ofortalecimento da juventude negra brasileira.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas I, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 17: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

17

QUESTÃO 37 – Analise as assertivas abaixo, no quetange a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010:

I. O Poder Executivo Federal é autorizado a adotarmedidas que garantam, em cada exercício, atransparência na alocação e na execução dosrecursos necessários ao financiamento dasações previstas no Estatuto de Igualdade Racial,explicitando, entre outros, a proporção dosrecursos orçamentários destinados aosprogramas de promoção da igualdade,especialmente nas áreas de educação, saúde,emprego e renda, desenvolvimento agrário,habitação popular, desenvolvimento regional,cultura, esporte e lazer.

II. Durante os 3 (três) primeiros anos, a contar doexercício subsequente à publicação do Estatutode Igualdade Racial, os órgãos do PoderExecutivo Federal que desenvolvem políticas eprogramas nas áreas de educação, saúde,emprego e renda, desenvolvimento agrário,habitação popular, desenvolvimento regional,cultura, esporte e lazer, discriminarão em seusorçamentos anuais a participação nos programasde ação afirmativa destinados ao enfrentamentodas desigualdades étnicas no tocante àeducação, cultura, esporte e lazer, saúde,segurança, trabalho, moradia, meios decomunicação de massa, financiamentospúblicos, acesso à terra, à Justiça e outros.

III. É dever do Estado e da sociedade garantir aigualdade de oportunidades, reconhecendo atodo cidadão brasileiro, independentemente daetnia ou da cor da pele, o direito à participaçãona comunidade, especialmente nas atividadespolíticas, econômicas, empresariais,educacionais, culturais e esportivas, defendendosua dignidade e seus valores religiosos eculturais.

IV. Além das normas constitucionais relativas aosprincípios fundamentais, aos direitos e garantiasfundamentais e aos direitos sociais, econômicose culturais, o Estatuto da Igualdade Racial adotacomo diretriz político-jurídica a inclusão dasvítimas de desigualdade étnico-racial, avalorização da igualdade étnica e ofortalecimento da identidade nacional einternacional.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 38 – De acordo com o Decreto nº 7.508,de 28 de junho de 2011, as Comissões Intergestorespactuarão a organização e o funcionamento dasações e serviços de saúde integrados em redes deatenção à saúde, sendo:

______________, no âmbito da União, vinculada aoMinistério da Saúde para efeitos administrativos eoperacionais; ______________, no âmbito do Estado, vinculada à

Secretaria Estadual de Saúde para efeitosadministrativos e operacionais; ________________, no âmbito regional, vinculada à

Secretaria Estadual de Saúde para efeitosadministrativos e operacionais, devendo observar asdiretrizes da CIB.

Marque a alternativa que completa, correta erespectivamente, as lacunas acima.

A) Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – ComissãoIntergestores Tripartite (CIT) – ComissãoIntergestores Regional (CIR)

B) Comissão Intergestores Tripartite (CIT) –Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – ComissãoIntergestores Regional (CIR)

C) Comissão Intergestores Regional (CIR) –Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – ComissãoIntergestores Tripartite (CIT)

D) Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – ComissãoIntergestores Regional (CIR) – ComissãoIntergestores Tripartite (CIT)

E) Comissão Intergestores Tripartite (CIT) –Comissão Intergestores Regional (CIR) –Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

QUESTÃO 39 – De acordo com o Decreto nº 7.508,de 28 de junho de 2011, sem prejuízo de outrasprovidências legais, o Ministério da Saúde informaráaos órgãos de controle interno e externo:

I. O descumprimento justificado deresponsabilidades na prestação de ações eserviços de saúde e de outras obrigaçõesprevistas no Decreto.

II. A apresentação do Relatório de gestão a que serefere o inciso IV do art. 4º, da Lei nº 8.142, de1990.

III. Outros atos de natureza lícita de que tiverconhecimento.

IV. A não aplicação, malversação ou desvio derecursos financeiros.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 18: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

18

QUESTÃO 40 – Para assegurar ao usuário o acessouniversal, igualitário e ordenado às ações e serviçosde saúde do SUS, conforme previsto no Decreto nº7.508, de 28 de junho de 2011, caberá aos entesfederativos, além de outras atribuições que venham aser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

I. Garantir a transparência, a integralidade e aequidade no acesso às ações e aos serviços desaúde.

II. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dosserviços de saúde.

III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços desaúde.

IV. Ofertar regionalmente as ações e os serviços desaúde.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas I, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 41 – Considerando o disposto no Decretonº 7.508, de 28 de junho de 2011, analise asafirmativas abaixo, assinalando V, para verdadeiro,ou F, para falso.

( ) Os Serviços Especiais de Acesso Aberto sãoserviços de saúde específicos para o atendimento dapessoa que, em razão de agravo ou de situaçãolaboral, necessita de atendimento especial.

( ) O SUS é constituído pela conjugação das ações eserviços de promoção, proteção e recuperação dasaúde executados pelos entes federativos, deforma direta ou indireta, mediante a participaçãocomplementar da iniciativa privada, sendoorganizado de forma regionalizada ehierarquizada.

( ) As Regiões de Saúde serão instituídas peloMunicípio, em articulação com os Estados,respeitadas as diretrizes gerais pactuadas naComissão Intergestores Tripartite – CIT.

( ) O planejamento da saúde em âmbito estadual deveser realizado de maneira regionalizada, a partir dasnecessidades dos Municípios, considerando oestabelecimento de metas de saúde.

A sequência correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – V – V.B) F – V – F – F.C) V – F – V – F.D) V – V – F – V.E) V – V – V – F.

QUESTÃO 42 – Considere as competências dadireção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS),com base na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de1990, abaixo citadas, assinalando V, para verdadeiro,ou F, para falso.

( ) Acompanhar, controlar e avaliar as redeshierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).

( ) Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentaçãoe nutrição.

( ) Participar na formulação e na implementação daspolíticas: de controle das agressões ao meioambiente; de saneamento básico; e relativas àscondições e aos ambientes de trabalho.

( ) Definir e coordenar os sistemas: de redesintegradas de assistência de alta complexidade;de rede de laboratórios de saúde pública; devigilância epidemiológica; e vigilância sanitária.

A sequência correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V – F.B) V – F – F – V.C) F – F – F – V.D) F – V – V – V.E) F – V – F – F.

QUESTÃO 43 – Analise as assertivas abaixo, no quetange à Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990:

I. As ações e serviços de saúde, executados peloSistema Único de Saúde (SUS), seja diretamenteou mediante participação complementar dainiciativa privada, serão organizados de formaregionalizada e hierarquizada em níveis decomplexidade crescente.

II. A articulação das políticas e programas, a cargodas comissões intersetoriais, abrangerá, dentreoutras, em especial, as seguintes atividades:alimentação e nutrição; saneamento e meioambiente; vigilância sanitária efarmacoepidemiologia; recursos humanos;ciência e tecnologia; e saúde do trabalhador.

III. Os serviços privados de assistência à saúdecaracterizam-se pela atuação, por iniciativaprópria, de profissionais liberais, legalmentehabilitados, e de pessoas jurídicas de direitoprivado na promoção, proteção e recuperação dasaúde.

IV. Os Conselhos de Secretarias Municipais deSaúde (COSEMS) são reconhecidos comoentidades representativas dos entes estaduais emunicipais para tratar de matérias referentes àsaúde e declarados de utilidade pública e derelevante função social, na forma doregulamento.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 19: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

19

QUESTÃO 44 – Analise as assertivas abaixo emarque a alternativa INCORRETA em relação à LeiComplementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

A) Os recursos dos Estados serão repassados aoFundo Nacional de Saúde e às demais unidadesorçamentárias que compõem o órgão Ministério daSaúde, para ser aplicados em ações e serviçospúblicos de saúde.

B) O Fundo de Saúde, instituído por lei e mantido emfuncionamento pela administração direta da União,dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,constituir-se-á em unidade orçamentária e gestorados recursos destinados a ações e serviçospúblicos de saúde, ressalvados os recursosrepassados diretamente às unidades vinculadasao Ministério da Saúde.

C) Os recursos do Fundo Nacional de Saúde,destinados a despesas com as ações e serviçospúblicos de saúde, de custeio e capital, a seremexecutados pelos Estados, pelo Distrito Federal oupelos Municípios serão transferidos diretamenteaos respectivos fundos de saúde, de forma regulare automática, dispensada a celebração deconvênio ou outros instrumentos jurídicos.

D) Os Estados e os Municípios que estabeleceremconsórcios ou outras formas legais decooperativismo, para a execução conjunta deações e serviços de saúde e cumprimento dadiretriz constitucional de regionalização ehierarquização da rede de serviços, poderãoremanejar entre si parcelas dos recursos dosFundos de Saúde derivadas tanto de receitaspróprias como de transferências obrigatórias, queserão administradas segundo modalidadegerencial pactuada pelos entes envolvidos.

E) É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aosMunicípios excluir da base de cálculo das receitasde que trata esta Lei Complementar quaisquerparcelas de impostos ou transferênciasconstitucionais vinculadas a fundos ou despesas,por ocasião da apuração do percentual oumontante mínimo a ser aplicado em ações eserviços públicos de saúde.

QUESTÃO 45 – A Lei Complementar nº 141, de 13de janeiro de 2012, institui, nos termos do §3º doartigo 198, da Constituição Federal:

I. O valor mínimo e normas de cálculo do montantemínimo a ser aplicado, anualmente, pela Uniãoem ações e serviços públicos de saúde.

II. Percentuais mínimos do produto da arrecadaçãode impostos a serem aplicados semestralmentepelos Estados, pelo Distrito Federal e pelosMunicípios em ações e serviços públicos desaúde.

III. Critérios de rateio dos recursos da Uniãovinculados à saúde destinados aos Estados, aoDistrito Federal e aos Municípios, e dos Estadosdestinados aos seus respectivos Municípios,visando à progressiva redução das disparidadesregionais.

IV. Normas de fiscalização, avaliação e controle dasdespesas com saúde nas esferas federal,estadual, distrital e municipal.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas I, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 46 – Segundo o artigo 200, daConstituição Federal de 1988, ao Sistema Único deSaúde compete, além de outras atribuições, nostermos da lei:

I. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos esubstâncias de interesse para a saúde eparticipar da produção de medicamentos,equipamentos, imunobiológicos, hemoderivadose outros insumos.

II. Executar as ações de vigilância sanitária eepidemiológica, bem como as de saúde dotrabalhador.

III. Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendidoo controle de seu teor nutricional, bem comobebidas e águas para consumo humano.

IV. Participar do controle e fiscalização da produção,transporte, guarda e utilização de substâncias eprodutos psicoativos, tóxicos e radioativos.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

Page 20: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaD_Base_V4_17/1/2014 21:22:31

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

20

QUESTÃO 47 – Analise as afirmativas abaixo, combase no Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo II –Da Seguridade Social, Seção II – Da Saúde daConstituição Federal de 1988:

I. A saúde é direito de todos e dever do Estado,garantido mediante políticas sociais eeconômicas que visem à redução do risco dedoença e de outros agravos e ao acessouniversal e igualitário às ações e serviços para suapromoção, proteção e recuperação.

II. São de relevância pública as ações e os serviçosde saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nostermos da lei, sobre sua regulamentação,fiscalização e controle, devendo sua execuçãoser feita diretamente ou através de terceiros e,também, por pessoa física ou jurídica de direitoprivado.

III. As ações e os serviços públicos de saúdeintegram uma rede regionalizada e hierarquizadae constituem um sistema único, organizado deacordo com as seguintes diretrizes:descentralização, com direção única em cadaesfera de governo; atendimento integral, comprioridade para as atividades preventivas, semprejuízo dos serviços assistenciais; participaçãoda comunidade.

IV. As instituições privadas não poderão participarde forma complementar do Sistema Único deSaúde, segundo diretrizes deste.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 48 – O bloco da Atenção Básica éconstituído por dois componentes: Componente Pisoda Atenção Básica Fixo – PAB Fixo; e ComponentePiso da Atenção Básica Variável – PAB Variável.Com base na Portaria GM/MS nº 204, de 29 dejaneiro de 2007, o Componente Piso da AtençãoBásica Variável – PAB Variável é constituído porrecursos financeiros destinados ao financiamento deestratégias, realizadas no âmbito da atenção básicaem saúde, tais como:

I. Saúde da Família.II. Fator de Incentivo de Atenção Básica aos Povos

Indígenas.III. Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema

Penitenciário.IV. Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do

Adolescente em conflito com a lei, em regime deinternação e internação provisória.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 49 – Conforme preceitua a PortariaGM/MS nº 204, de 29 de janeiro de 2007, oComponente da Vigilância Epidemiológica eAmbiental em Saúde refere-se aos recursos federaisdestinados às ações de Vigilância, Prevenção eControle de Doenças, composto pelo atual TetoFinanceiro de Vigilância em Saúde – TFVS e tambémpelos seguintes incentivos:

I. Subsistema de Vigilância Epidemiológica emÂmbito Hospitalar.

II. Laboratórios de Saúde Pública.III. Serviço de Verificação de Óbito.IV. Controle de endemias, tais como a tuberculose,

a hanseníase, a malária, a leishmaniose, adoença de Chagas e outras doenças endêmicasde abrangência nacional ou regional.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 50 – Analise as afirmativas abaixo, combase na Portaria GM/MS nº 161, de 21 de janeiro de2010, assinalando V, para verdadeiro, ou F, parafalso.

( ) O Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos– PCEP é o instrumento que se destina àformalização da relação entre gestores do SistemaÚnico de Saúde, quando unidades públicas desaúde hospitalares e ambulatoriais especializadas,situadas no território de um Município, estão sobgerência de determinada unidade federativa egestão de outra.

( ) Para fins da Portaria GM/MS nº 161, de 21 dejaneiro de 2010, conceitua-se gerência, nostermos do Pacto pela Saúde - 2006, como aadministração de uma unidade ou órgão de saúdeque se caracteriza como prestador de serviços noSistema Único de Saúde.

( ) O PCEP deverá contemplar a definição da oferta efluxos de serviços, metas qualitativas equantitativas, bem como mecanismos deacompanhamento e avaliação.

( ) A Portaria GM/MS nº 161, de 21 de janeiro de2010, também será aplicada nos hospitaisuniversitários federais.

A sequência correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V – F.B) V – F – F – V.C) F – F – F – V.D) F – V – V – V.E) F – V – F – F.

Page 21: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

21

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 51 – De acordo com as Normas paraProjetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciaisde Saúde – Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereirode 2002, alterada pela Resolução – RDC nº 189, de18/7/2003 – os projetos para a construção,complementação, reforma ou ampliação de umaedificação ou conjunto de edificações serãodesenvolvidos, basicamente, em três etapas: estudopreliminar, projeto básico e projeto executivo. Comrelação ao escopo das instalações de hidráulica efluído-mecânica, na etapa de estudo preliminar,deverá ser desenvolvido um programa básico dasinstalações hidráulicas e especiais doestabelecimento, destinado a compatibilizar o projetoarquitetônico com as diretrizes básicas a seremadotadas no desenvolvimento do projeto, contendoquando aplicáveis:

I. Previsão do consumo dos gases medicinais.II. Previsão de consumo de gás combustível.

III. Descrição detalhada do sistema de fornecimentode gases medicinais (oxigênio, óxido nitroso, arcomprimido medicinal e outros).

IV. Descrição detalhada do sistema de tratamentode Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

V. Previsão de consumo de vapor.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas I e IV.C) Apenas I, II e V.D) Apenas I, III e V.E) I, II, III, IV e V.

QUESTÃO 52 – Conforme previsto na resolução RDCnº 50 (2002), atualizada pela Resolução – RDC nº307, de 14/11/2002, com relação à organização físicofuncional dos Estabelecimentos Assistenciais deSaúde (EAS), são oito as atribuições mais comunsque se desdobram em atividades e subatividadesgeradoras ou que caracterizam os ambientes. Comrelação à atribuição de prestação de atendimento deapoio ao diagnóstico e terapia, NÃO constituiatividade enquadrada nessa atribuição:

A) Patologia clínica.B) Internação de pacientes queimados em regime

intensivo.C) Imagenologia.D) Desenvolvimento de atividades de medicina

nuclear.E) Anatomia patológica e citopatologia.

QUESTÃO 53 – Ambiente é entendido na NormaRDC nº 50 (2002) como o espaço fisicamentedeterminado e especializado para o desenvolvimentode determinada(s) atividade(s), caracterizado pordimensões e instalações diferenciadas. Os aspectosde dimensionamento e as instalações prediais dosambientes encontram-se organizados em colunaspróprias nas tabelas apresentadas nessa Norma. Aunidade funcional “Internação geral” prevê um postode enfermagem/prescrição médica a cada

A) 20 leitos.B) 30 leitos.C) 10 leitos.D) 15 leitos.E) 40 leitos.

QUESTÃO 54 – A figura 1 apresenta duas tipologiasde apartamentos em unidades de internação.Comparando as informações apresentadas nas duastipologias e considerando os critérios para projeto deambientes hospitalares, indique abaixo a afirmaçãoINCORRETA:

Tipologia I Tipologia II

Figura 1: tipologias de apartamentos em unidade de internação.Fonte: GÓES, R. Manual prático de arquitetura hospitalar.

A) A tipologia II é menos indicada em relação àtipologia I, pois aumenta substancialmente operímetro do prédio, embora não aumente tanto acirculação.

B) A tipologia I propicia maior ventilação e iluminaçãodo espaço, bem como maior isolamento dospacientes.

C) A tipologia II dificulta a colocação de armários.D) O ruído vindo da circulação na tipologia I é mais

intenso.E) A limpeza dos sanitários na tipologia I pode ser

efetuada com menos incômodo aos pacientes.

Page 22: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

22

QUESTÃO 55 – A rede de atendimento à saúdeprevê níveis distintos de atendimento, de acordo coma complexidade das atividades, a estrutura físicanecessária, os serviços a serem prestados e oagrupamento populacional atendido. Paraagrupamentos populacionais entre 50.000 e 100.000habitantes, as unidades de internação são destinadasàs quatro clínicas básicas, o apoio ao centro desaúde e ambulatórios gerais de atendimento deurgência na sua área de referência. Este tipo deequipamento, para atendimento no nível local emagrupamentos populacionais entre 50.000 e 100.000habitantes, denomina-se:

A) Hospital de base.B) Ambulatório geral.C) Hospital de referência.D) Posto de saúde.E) Hospital regional.

QUESTÃO 56 – Em projetos de EstabelecimentosAssistenciais de Saúde (EAS), as barreirasarquitetônicas e as feitas por equipamentos sãoformas de controle de infecções, de conter partículasno ar ou mesmo micro-organismos, de ordenarmelhor o fluxo de pessoas e materiais e, assim,impedir ou minimizar os riscos de contaminação deprodutos e a colonização, além da infecção depessoas. Em alguns ambientes, por exemplo, existemequipamentos que são colocados em uma parede detal forma que haja uma separação entre a área “suja”e a área “limpa”. Esses equipamentos são chamadosde equipamentos de barreira ou porta dupla.

I. Nas lavanderias, é imprescindível a utilização deequipamentos de barreira.

II. Nos Centro de Material e Esterilização (CMEs), éimprescindível a utilização de equipamentos debarreira.

III. A disposição dos ambientes, nos Centro deMaterial e Esterilização (CMEs), deve permitirum fluxo contínuo do material a ser reprocessadoda área de recepção de materiais para a árealimpa.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 57 – A manutenção de umEstabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) édiversificada e progressivamente mais técnica eespecializada. A manutenção preditiva éextremamente importante na operacionalização dohospital, prevenindo descontinuidades na suaoperação. Nesse sentido, analise as seguintesafirmações, assinalando V, se verdadeiro, ou F, sefalso.

( ) O desempenho da manutenção operacional estána direta dependência da manutenção preditiva.

( ) A manutenção preditiva é antecipativa porpreceder a manutenção operacional e porpredeterminar a sua atuação nas diferentes áreasda Instituição.

( ) Na busca da redução de desperdícios e daocorrência de Hospitais Doentes, o PlanejamentoHospitalar Preditivo de Instituições de Saúde(PHP) deve atender ao conceito de Preditividade,que é inerente à Arquitetura e à EngenhariaHospitalar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

A) V – V – V.B) V – V – F.C) V – F – F.D) F – F – F.E) F – V – V.

QUESTÃO 58 – De acordo com a resolução RDC50,da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2002),as instalações prediais em EstabelecimentosAssistenciais de Saúde (EAS) são classificadas emespeciais e ordinárias. Pela classificação dessanorma, NÃO constitui um tipo de instalação fluído-mecânica (F):

A) Vapor e condensado.B) Gás combustível.C) Ar comprimido sintético.D) Exaustão.E) Vácuo de limpeza.

Page 23: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

21

QUESTÃO 59 – Se dividirmos o edifício hospitalar em três partes fundamentais, para entender economicamente,de acordo com o manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “O Custo das Decisões Arquitetônicas noProjeto de Hospitais” (1995), teremos o que é apresentado no Quadro 1:

Quadro 1: participação de planos horizontais, verticais e instalações nos custos (valores médios) em %,baseado em dados de Hospitais da Fundação Hospitalar do DF.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária.O custo das decisões arquitetônicas no projeto de edifícios hospitalares. 1995.

Dentre as afirmações abaixo, qual NÃO está correta?

A) Podemos dizer que as decisões sobre equipamentos e instalações são essencialmente dicotômicas, e que, sefor grande o custo de instalação, maior ainda será o de sua manutenção e uso. As decisões dedimensionamento dos espaços e seus componentes crescem de forma gradual e direta em relação a suasdimensões, sendo de interesse fundamental o custo de construção, já que a manutenção e uso não só serámenos crítico que o das instalações, como também possível de ser adiado durante períodos mais ou menoslongos.

B) Nos planos horizontais, o custo maior cabe à estrutura resistente. Será importante, então, para sua economia,um adequado ajuste do tipo de estrutura escolhida aos vãos que ela deve vencer, assim com as cargas quetem de suportar. Nos planos verticais, a situação é completamente diferente. A maioria do custo está associadaa materiais de acabamento e de esquadrias.

C) O custo de construção, em média, corresponde a 40% da parte civil (espaços) e 60% de instalações e o custode manutenção das instalações corresponde a 40% do custo total de manutenção.

D) Na parte civil, devemos minimizar a quantidade de materiais utilizados assim como seus custos unitários, semnos preocuparmos tanto com seus possíveis custos de manutenção que sempre serão pequenos frente aos deconstrução.

E) Nas instalações, a escolha de sistemas, elementos e materiais deverá ser visando minimizar os custos demanutenção, sem se preocupar demais com os custos iniciais da implantação de uma instalação.

Page 24: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

21

QUESTÃO 60 – Em relação aos custos das decisõesarquitetônicas no projeto de hospitais (ANVISA,1995), afirma-se que:

I. Para medir e avaliar com certa objetividade arelação entre as paredes que envolvem o edifícioe sua superfície horizontal, foi desenvolvido oque se conhece como “índice de compacidade”dos edifícios, que é definido com a relaçãopercentual que existe entre o perímetro de umcírculo de igual área do projeto e o perímetro dasparedes exteriores do projeto.

II. Matematicamente, o índice máximo decompacidade é 100 e corresponde a um projetode planta circular, todos os projetos com índicesacima de 88,5% serão em princípioantieconômicos porque necessariamenteresultarão em projetos com partes das plantascurvas ou ângulos entre paredes superiores a90%, ambos antieconômicos por natureza.

III. Na prática, devemos dizer que quanto maispróximo de 88,5% por baixo, esteja o índice decompacidade de um projeto, menores serão oscustos de construção e menores também asperdas e ganhos térmicos indesejáveis, com oque, consequentemente, tenderão a diminuir oscustos de manutenção e uso do edifício.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 61 – De acordo com a resolução daAnvisa RDC 306 de 2004, o gerenciamento dosResíduos dos Serviços de Saúde (RSS) constitui-seem um conjunto de procedimentos de gestão,planejados e implementados a partir de basescientíficas e técnicas, normativas e legais, com oobjetivo de minimizar a produção de resíduos eproporcionar aos resíduos gerados umencaminhamento seguro, de forma eficiente, visandoà proteção dos trabalhadores, a preservação dasaúde pública, dos recursos naturais e do meioambiente. Nesse sentido, analise as seguintesafirmações, assinalando V, se verdadeiro, ou F, sefalso.

( ) O gerenciamento deve abranger todas as etapasde planejamento dos recursos físicos, dosrecursos materiais e da capacitação dos recursoshumanos envolvidos no manejo dos RSS.

( ) Todo gerador deve elaborar um Plano deGerenciamento de Resíduos de Serviços deSaúde – PGRSS, baseado nas características dosresíduos gerados e na classificação,estabelecendo as diretrizes de manejo dos RSS.

( ) O manejo dos RSS é entendido como a ação degerenciar os resíduos em seus aspectos intra eextraestabelecimento, desde a geração até adisposição final.

( ) A identificação consiste no conjunto de medidasque permite o reconhecimento dos resíduoscontidos nos sacos e recipientes, fornecendoinformações ao correto manejo dos RSS. O GrupoC é representado pelo símbolo internacional depresença de radiação ionizante (trifólio de cormagenta) em rótulos de fundo amarelo econtornos pretos, acrescido da expressãoREJEITO RADIOATIVO.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

A) F – F – F – F.B) F – V – F – V.C) V – V – V – V.D) V – F – V – F.E) V – V – F – V.

Page 25: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

22

QUESTÃO 62 – As instalações de tratamento de arpodem se tornar causa e fonte de contaminação, senão forem corretamente projetadas, construídas,operadas e monitoradas, ou ainda se não receberemos cuidados necessários de limpeza e manutenção. Otratamento de ar, no entanto, embora sendo um fatorimportante no controle de infecções, deve serconsiderado apenas um complemento às demaismedidas de controle de infecção hospitalar, estas noâmbito da rotina operacional dos EstabelecimentosAssistenciais de Saúde (EAS). A NBR 7256 de 2005estabelece requisitos para projeto e execução dasinstalações de tratamento de ar em EAS. Em relaçãoao risco de infecção e às condiçõestermoigrométricas, esta Norma indica que

I. certos agentes infecciosos podem permanecerindefinidamente em suspensão no ar; 99,9% dosagentes microbiológicos presentes no ar de EASpodem ser retidos em filtros finos de altaeficiência, por formarem grumos e seaglomerarem com poeiras em colônias. Emcertas áreas críticas, a utilização de filtros A3(HEPA) é obrigatória.

II. as tentativas de eliminar microorganismospresentes no ar por radiação ultravioleta ou poração de produtos químicos têm se mostradopouco confiáveis, não sendo recomendado seuuso.

III. o controle das condições termoigrométricas énecessário para, além de propiciar condiçõesgerais de conforto para os pacientes eprofissionais da área de saúde, inibir aproliferação de microorganismos, favorecida porumidade alta.

IV. nos ambientes de Internação Geral, sãorecomendados como parâmetro de projeto:temperatura média entre 21º e 24ºC e umidaderelativa entre 40% e 60%.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e III.C) Apenas I, II e III.D) Apenas I, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 63 – A enfermeira Florence Nightingale,em suas “Notas sobre hospitais”, questionava a teoriados “miasmas”, baseada nas suas experiências naguerra da Criméia. A partir de suas observações, elaestabeleceu as bases e dimensões do que ficouposteriormente conhecida como “enfermariaNightingale”, constituindo-se no elemento maisimportante e característico da anatomia do hospital dofim do século XIX. Analise as assertivas abaixo sobrea "enfermaria Nightingale”:

I. Era basicamente um salão longo e estreito comos leitos dispostos perpendicularmente emrelação às paredes perimetrais.

II. Pé-direito generoso e janelas altas entre um leitoe outro de ambos os lados do salão garantiamventilação cruzada e iluminação natural.

III. As instalações sanitárias ficavam numa dasextremidades com ventilação em três faces dobloco.

IV. Locais para isolamento do paciente terminal,escritório da enfermeira chefe, utilidades, copa edepósito ocupavam o espaço intermediário entreo salão e o corredor de ligação com outrospavilhões.

V. Um posto de enfermagem é implantado nocentro do salão, onde também ficava o sistemade calefação (quando existia) ou a lareira.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I, II e III.C) Apenas I, II e V.D) Apenas III, IV e V.E) I, II, III, IV e V.

Page 26: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

23

QUESTÃO 64 – A ventilação proporciona arenovação do ar do ambiente, sendo de grandeimportância para a higiene em geral e para o confortotérmico de verão em regiões de clima temperado e declima quente e úmido. A ventilação do ar dosambientes proporciona a dissipação de calor e adesconcentração de vapores, fumaça, poeiras depoluentes, enfim. A ventilação pode também ser feitapor meios mecânicos. Sobre a ventilação pode-seafirmar que, EXCETO:

A) O efeito da diferença de densidade provoca ochamado “efeito chaminé”, sendo esse obtidoexclusivamente por ventilação mecânica.

B) A ventilação natural é o deslocamento do aratravés do edifício, através de aberturas, umasfuncionando como entrada e outras, como saída.Assim, as aberturas para ventilação deverão estardimensionadas e posicionadas de modo aproporcionar um fluxo de ar adequado ao recinto.

C) O fluxo de ar que entra ou sai do edifício dependeda diferença de pressão do ar entre os ambientesinternos e externos, da resistência ao fluxo de aroferecida pelas aberturas, pelas obstruçõesinternas e de uma série de implicações relativas àincidência do vento e forma do edifício.

D) A diferença de pressões exercidas pelo ar sobreum edifício pode ser causada pelo vento ou peladiferença de densidade do ar interno e externo, oupor ambas as forças agindo simultaneamente.

E) A força dos ventos promove a movimentação do aratravés do ambiente, produzindo a ventilaçãodenominada “ação dos ventos”.

QUESTÃO 65 – Em “Ensaio sobre a razãocompositiva”, Edson da Cunha Mahfuz realiza umainvestigação sobre a natureza das relações entre aspartes e o todo na composição arquitetônica.Conforme o autor, o emprego de relaçõesgeométricas de organização não garante por si queexista unidade entre as partes de um edifício.Grelhas, edifícios lineares e elementos referenciaisservem para dar alguma unidade a um grupo dísparde partes. Contudo, a única maneira de se obterunidade é por:

I. Material.II. Detalhes.

III. Proporção.IV. Forma.V. Hierarquia.

Quais alternativas NÃO permitem obter unidade nacomposição arquitetônica?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas V.D) Apenas I e II.E) Apenas II e IV.

QUESTÃO 66 – A NBR 9050, “Acessibilidade aedificações, mobiliário, espaços e equipamentosurbanos”, estabelece critérios e parâmetros técnicos aserem observados quando do projeto, construção,instalação e adaptação de edificações, mobiliário,espaços e equipamentos urbanos às condições deacessibilidade. Conforme essa norma, é corretoafirmar para edificações de serviços de saúde,EXCETO:

A) As portas de sanitários, vestiários e quartosacessíveis em locais de hospedagem e de saúdedevem ter um puxador horizontal, associado àmaçaneta. Deve estar localizado a uma distânciade 10 cm da face onde se encontra a dobradiça ecom comprimento igual à metade da largura daporta.

B) Nos locais de serviços de saúde que comporteminternações de pacientes, pelo menos 20%, comno mínimo um dos sanitários em apartamentosdevem ser acessíveis. Recomenda-se, além disso,que pelo menos outros 10% sejam adaptáveis.

C) Os ambulatórios, postos de saúde, prontos-socorros, laboratórios de análises clínicas, centrosde diagnósticos, entre outros, devem ter pelomenos 10% de sanitários acessíveis, sendo nomínimo um por pavimento.

D) Pelo menos uma das salas para cada tipo deserviço prestado deve ser acessível e estar emrota acessível.

E) Quando houver local para espera com assentosfixos em rotas acessíveis, deve ser garantido umM.R. (Módulo de Referência), sem interferir com afaixa livre de circulação.

QUESTÃO 67 – A classificação e exemplificação dossistemas estruturais fundamentais, dentro do estágiotecnológico atual, estão corretas, EXCETO:

A) Estruturas que atuam principalmente através desua forma material: sistemas de estruturas deforma ativa ou sistemas estruturais em estado detração simples. Exemplo: pilares e pórticos.

B) Estruturas que atuam principalmente por meio decomposição de elementos com compressão etração: sistemas estruturais de vetor ativo ousistemas estruturais com tração e compressãoconcorrentes. Exemplo: treliças planas eespaciais.

C) Estruturas que atuam principalmente por massa econtinuidade material: sistemas estruturais demassa ativa ou sistemas estruturais em estado deflexão. Exemplo: vigas e placas.

D) Estruturas que atuam principalmente porcontinuidade de superfície: sistemas estruturais desuperfície ativa ou sistemas estruturais de tensãode membrana. Exemplo: membranas e cascasdelgadas.

E) Estruturas que atuam principalmente portransmissão vertical de carga: sistemas estruturaisverticais. Exemplo: pilares e colunas de umedifício.

Page 27: Arquiteto Secretaria de Saude

www.pciconcursos.com.br

ProvaF_09_V3_21/1/201414:27:02

Execução: FundatecARQUITETO

24

QUESTÃO 68 – A NBR 9077, “Saídas de emergênciaem edifícios”, fixa as condições exigíveis que asedificações devem possuir a fim de que suapopulação possa abandoná-las, em caso de incêndio,completamente protegida em sua integridade física; epara permitir o fácil acesso de auxílio externo(bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada dapopulação. Conforme essa norma, rampas possuemobrigatoriedade, EXCETO:

A) Para unir dois pavimentos de diferentes níveis emacessos a áreas de refúgio em edificações, excetose pertencentes às ocupações dos grupos deserviços de saúde e institucionais.

B) Na descarga e acesso de elevadores deemergência.

C) Sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m,já que são vedados lanços de escadas commenos de três degraus.

D) Quando a altura a ser vencida não permitir odimensionamento equilibrado dos degraus de umaescada.

E) Para unir o nível externo ao nível do saguão térreodas edificações em que houver usuários decadeiras de rodas (ver NBR 9050).

QUESTÃO 69 – A NBR 6492, “Representação deprojetos de arquitetura”, fixa as condições exigíveispara representação gráfica de projetos de arquitetura,visando à sua boa compreensão. Essa Norma nãoabrange critérios de projeto, que são objeto de outrasnormas ou de legislação específicas de municípios ouestados. São definições corretas estabelecidas poressa norma, EXCETO:

A) Planta de Locação (ou Implantação) compreendeo projeto como um todo, contendo, além do projetode arquitetura, as informações necessárias dosprojetos complementares, tais como movimento deterra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e dedrenagem, entre outros.

B) Planta de Edificação compreende a vista superiordo plano secante horizontal, localizado a,aproximadamente, 1,50 m do piso em referência.A altura desse plano pode ser variável para cadaprojeto de maneira a representar todos oselementos considerados necessários.

C) Corte compreende o plano secante vertical quedivide a edificação em duas partes, seja nosentido longitudinal, seja no transversal.

D) Fachada compreende a representação gráfica deplanos externos e internos da edificação. Oscortes transversais e longitudinais podem sermarcados nas fachadas.

E) Memorial Justificativo compreende texto queevidencia o atendimento às condiçõesestabelecidas no programa de necessidades.Apresenta o partido arquitetônico adotado que édefinido no estudo preliminar.

QUESTÃO 70 – Uma cobertura é formada por superfícies planas inclinadas para um perfeito escoamento daságuas de chuvas, denominado de “plano de água” ou simplesmente “água”. Cumeeira é o encontro de um divisorde duas águas de cota mais elevada do plano, no sentido horizontal. Espigão é um divisor de duas águas emplano inclinado. Rincão é o encontro de captação de duas águas. Sobre o processo de definição das águas dotelhado, representado no exemplo da imagem abaixo, sua ordem consiste em:

I. Dividir a planta em retângulos quadriláteros ou triângulos.II. Traçar as bissetrizes dos ângulos reentrantes e salientes.

III. Procurar as concordâncias (rincão).

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.