arqueologia e bíblia 3

23
A aRQUEOLOGIA E a BÍBLIA

Upload: luzia-camilo-vieira

Post on 07-Apr-2017

72 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arqueologia e bíblia 3

A aRQUEOLOGIA

E a BÍBLIA

Page 2: Arqueologia e bíblia 3

A aRQUEOLOGIA E a BÍBLIA

• A Bíblia e a arqueologia

6- Os textos escritos

7- Descobertas em Ebla

8- A transmissão do texto bíblico

Page 3: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

• Muitos dos nossos contemporâneos sabem hoje que a arqueologia bíblica confirma o relato bíblico em numerosos pontos. No entanto, ainda existem limitações e estabelecer a ligação entre as descobertas arqueológicas e os relatos bíblicos nem sempre é fácil.

• Um grande número de especialistas em história bíblica acredita que os israelitas conquistaram Canaã cerca de 1.200 anos antes da nossa era.

Page 4: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

• O arqueólogo bíblico pode ter certezas relativamente aos seus achados; estabelecer a ligação com a Bíblia é uma questão bem diferente. Tem que reunir todas as provas de que dispõe e só se todos esses elementos convergirem poderá ser possível aventurar-se no sentido de uma interpretação precisa.

Page 5: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

6 – OS TEXTOS ESCRITOS• Felizmente, a tarefa nem sempre é assim tão árdua,

sobretudo quando há documentos escritos. Mas mesmo sem eles, os dados disponíveis são geralmente suficientes para chegarmos a conclusões com um grau de certeza bastante satisfatório. Antes das escavações nos países bíblicos, a história bíblica era confirmada muitas vezes com recurso a fontes clássicas de literatura grega e romana como Heródoto, Xénofonte, Flávio Josefo e Plínio, o Jovem.

Page 6: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?• Se bem que estes autores façam menção dos Babilónicos,

Sìrios, Egípcios, Moabitas e outros povos citados na Bíblia, não relatam nada sobre os Hititas da Bíblia.

• Um grande número de cientistas do século XIX pensava que os autores bíblicos tinham inventado este povo. Tal ideia enquadrava-se perfeitamente na atitude céptica que se tinha adoptado face à Bíblia.

• Graças à descodificação dos hieróglifos egípcios e da escrita cuneiforme mesopotâmica (que iremos ver em próximas apresentações), foram descobertos textos que mencionam o país e o povo do Hati.

Page 7: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?• Além disso, esse povo estava localizado na região

indicada na Bíblia, ou seja, entre o Líbano e o rio Eufates (Josué 1: 2-4)

• Quando uma equipa alemã empreendeu escavações em Boghazkoy, na Turquia central, descobriu Hatusas, a capital do império Hitita, vasto e extremamente próspero. Agora, os Hititas deixavam de fazer parte de um mistério obscuro. Depois da destruição da sua pátria e da sua capital, grupos de Hititas habitaram em diversas regiões da Síria e da Palestina, como está descrito na Bíblia. Já não havia lugar para o cepticismo: as escavações tinham vindo a confirmar a veracidade da Bíblia neste assunto.

Page 8: Arqueologia e bíblia 3

Miniatura em ouro de uma divindade Hitita

Page 9: Arqueologia e bíblia 3

Porta dos Leões, em Hatusas, capital dos Hititas

Page 10: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?• O livro de Daniel descreve a cidade de Babilónia construída

por Nabucodonosor. O rei tinha muito orgulho na sua construção. Durante anos, os cientistas tiveram a convicção de que o livro de Daniel só tinha sido escrito alguns séculos depois dos acontecimentos nele mencionados e que as informações fornecidas por Daniel eram incorrectas.

• Mas as escavações alemãs em Babilónia, demonstraram que o impressionante sistema de muralhas, os palácios, os jardins suspensos, a célebre porta de Ishtar, o zigurate e muitos outros edifícios tinham todos sido construídos na mesma época, no início do século 6 a.C., precisamente a época do rei Nabucodonosor. Portanto, Daniel parecia estar mais bem informado do que se pensava…

Page 11: Arqueologia e bíblia 3

Cilindro de Nabucodonosor contendo ordens de construção

Page 12: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

• Todas as fontes da Antiguidade que falam do império babilónico mencionam Nabónido como sendo o último rei. A Bíblia, por sua vez, fala-nos de Belsazar, um nome inexistente nas fontes clássicas.

• A conclusão a que muitos sábios chegaram foi a de que a personagem de Belsazar, bem como a história da escrita na parede do seu palácio, não eram nada mais do que pura invenção da imaginação de Daniel.

• Até ao dia em que foi encontrado um texto em escrita cuneiforme que descreve um episódio realmente interessante.

Page 13: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

Perto do fim do seu reinado, Nabónido, último rei de Babibónia, deixou a cidade durante uma dezenas de anos, para ir viver num oásis no meio do deserto da Arábia. O texto não diz qual o motivo. Mas, antes de partir, ele colocou o seu filho no trono como co-regente. Um outro texto, encontrado um pouco mais tarde, especifica que Nabónido tinha um filho chamado Belsazar. Mais uma vez, a fiabilidade bíblica foi confirmada. Como co-regente, Belsazar foi de facto rei de babilónia.

Page 14: Arqueologia e bíblia 3

Representação de Nabónido, último rei de Babilónia

Page 15: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

7 – DESCOBERTAS EM EBLA• Nos anos de 1960 a 1980, uma expedição italiana fez

importantes descobertas na antiga cidade de Ebla, na Síria. Dezenas de milhares de tabletes de argila, datando o tempo dos patriarcas, foram descobertas.

• Os textos encontrados em Ebla, e datados da última parte do terceiro milénio antes da nossa era, concordam com muitos aspectos das histórias patriarcais tais como as podemos ler no livro de Génesis. Muitos nomes de patriarcas bíblicos são referidos nessas tabletes. É o caso do nome de Abraão.

Page 16: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

Juntemos a isso uma grande quantidade de indícios que permitem estabelecer um estreito paralelismo entre a cultura da época patriarcal, tal como é descrita na Bíblia e a testemunha nos textos do início do segundo milénio antes da nossa era, encontrados na Mesopotâmia. Podemos, então concluir que os relatos bíblicos referentes aos patriarcas descrevem realmente situações históricas.

Page 17: Arqueologia e bíblia 3
Page 18: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

8 – A TRANSMISSÃO DO TEXTO BÍBLICO Uma das críticas mais frequentes diz respeito à

transmissão do texto bíblico. Como podemos ter a certeza de que a nossa Bíblia relata

correctamente o que os autores queriam transmitir? A descoberta dos célebres manuscritos do Mar Morto

lançou uma nova luz sobre a história da transmissão dos textos e sobre o trabalho dos copistas. Os copistas das Escrituras eram uma profissão em Israel (Esdras 7:6 e Salmos 45:1)

Page 19: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

Copista

Page 20: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

• Todos os manuscritos encontrados, excepto um, datam do primeiro e do segundo séculos antes da nossa era. São os manuscritos mais antigos de que dispomos.

Page 21: Arqueologia e bíblia 3

Grutas de Qumran nas quais foram encontrados vasos que continham manuscritos bíblicos

Page 22: Arqueologia e bíblia 3

O QUE É A ARQUEOLOGIA BÍBLICA ?

Este breve resumo das ligações entre a arqueologia e a Bíblia confirma a fiabilidade da Bíblia. É muito raro poder apresentar provas, mas numerosos argumentos vêm explicar ou confirmar. As descobertas arqueológicas nunca virão a substituir a fé. O centro da mensagem bíblica – a salvação em Jesus Cristo – não pode ser ilustrado pelas descobertas arqueológicas. Por sua vez, os dados históricos utilizados pelos escritores bíblicos para transmitir a história da salvação podem ser confirmados pela arqueologia. E da fé na historicidade dos eventos bíblicos à fé bíblica na salvação vai apenas um passo…

Page 23: Arqueologia e bíblia 3

A aRQUEOLOGIA E a BÍBLIA• NO PRÓXIMO SÁBADO:

A Mesopotâmia 1 - Geografia

2 - A escrita 3 - Os Sumérios 4 - Akkad e Babilónia