arias as saas isss popuars palavra do...

72
III Cartilhas das Santas Missões Populares 1 PALAVRA DO PASTOR Caríssimo missionário (a) filho (a) da Família Divina Diocesa- na Apucaranense, eis a Cartilha das Santas Missões Populares: mais um instrumento para o bom desempenho das Missões. A nossa Diocese está em Júbilo e nosso presente de gratidão a Jesus é a Visita Missionária e o fortalecimento dos Grupos de Vivência, pois desejamos caminhar cada vez mais como Igreja em “saída”, permanentemente missionária e de comunidade de comu- nidades. Obedecendo à ordem de Jesus, “Ide, eis que vos envio” , Lc 10,3, queremos ser uma Igreja Povo de Deus, que Anuncia, Celebra e Partilha. Como pastor, amigo e irmão, conto com você e agradeço sua disponibilidade e resposta positiva ao chamado de Cristo e da Igreja. Lembremos sempre desta verdade: “Eis a finalidade de nossa ação missionária, auxiliados pela força de Deus que atua podero- samente em nós: anunciar o Evangelho, admoestando todos os homens e mulheres e instruindo-os em toda a sabedoria, para tor- ná-los perfeitos em Cristo” (cf. Cl 1, 28-29). Sim, que nossa diocese seja uma Igreja de Homens e de mulheres que, tendo se tornado discípulos e discípulas de Cristo, também se identificam com ele na ação missionária. Anunciando o Evangelho, por palavras e pela força do testemunho, vamos favorecer a todas as pessoas um caminho totalmente aberto para que sejam atraídas a uma vida eclesial onde possam viver na alegria e na liberdade dos filhos de Deus. Conte com minhas orações e com minha bênção. Pela Inter- cessão de N. Sra de Lourdes, nossa padroeira, a bênção de Deus, amoroso e misericordioso, Pai +Filho e Espírito Santo, desça sobre você e sua família e permaneça para sempre. Dom Celso A. Marchiori Bispo da Diocese de Apucarana

Upload: vantuyen

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

III Cartilhas das Santas Missões Populares

1

PALAVRA DO PASTOR

Caríssimo missionário (a) filho (a) da Família Divina Diocesa-na Apucaranense, eis a Cartilha das Santas Missões Populares: mais um instrumento para o bom desempenho das Missões.

A nossa Diocese está em Júbilo e nosso presente de gratidão a Jesus é a Visita Missionária e o fortalecimento dos Grupos de Vivência, pois desejamos caminhar cada vez mais como Igreja em “saída”, permanentemente missionária e de comunidade de comu-nidades. Obedecendo à ordem de Jesus, “Ide, eis que vos envio” , Lc 10,3, queremos ser uma Igreja Povo de Deus, que Anuncia, Celebra e Partilha.

Como pastor, amigo e irmão, conto com você e agradeço sua disponibilidade e resposta positiva ao chamado de Cristo e da Igreja.

Lembremos sempre desta verdade: “Eis a finalidade de nossa ação missionária, auxiliados pela força de Deus que atua podero-samente em nós: anunciar o Evangelho, admoestando todos os homens e mulheres e instruindo-os em toda a sabedoria, para tor-ná-los perfeitos em Cristo” (cf. Cl 1, 28-29). Sim, que nossa diocese seja uma Igreja de Homens e de mulheres que, tendo se tornado discípulos e discípulas de Cristo, também se identificam com ele na ação missionária. Anunciando o Evangelho, por palavras e pela força do testemunho, vamos favorecer a todas as pessoas um caminho totalmente aberto para que sejam atraídas a uma vida eclesial onde possam viver na alegria e na liberdade dos filhos de Deus.

Conte com minhas orações e com minha bênção. Pela Inter-cessão de N. Sra de Lourdes, nossa padroeira, a bênção de Deus, amoroso e misericordioso, Pai +Filho e Espírito Santo, desça sobre você e sua família e permaneça para sempre.

Dom Celso A. MarchioriBispo da Diocese de Apucarana

III Cartilhas das Santas Missões Populares

2

III Cartilhas das Santas Missões Populares

3

ÍndiceBenção do Envio dos Discípulos(as) Missionários(as) .................... 04Roteiro de Visitas dos Missionários ................................................... 08Temas e Leituras de Marcos para cada semana de visita ............ 10

1º Visita ........................................................................................... 092º Visita ........................................................................................... 103º Visita ............................................................................................ 114º Visita ........................................................................................... 115º Visita ........................................................................................... 126º Visita ........................................................................................... 127º Visita ........................................................................................... 138º Visita ........................................................................................... 13

Segunda Opção de Benção da Casa ................................................. 14Benção da Família ............................................................................... 15Benção do Doente ................................................................................ 16 Benção das Crianças e Jovens .............................................................17Benção de Animais e Plantações ....................................................... 18Oração do Jubileu .................................................................................. 19Oração do Padrinho Intercessor .......................................................... 20Via Sacra Missionário do Concílio Vaticano II ................................... 21Hora Santa Eucarística Missionária pela Unidade dos Cristãos .... 39Terço MIssionário pela Unidade dos Cristãos ................................... 46Terço sobre o Sacrossanto Concílio .................................................... 52Leitura Orante ........................................................................................ 53Celular X Bíblia ....................................................................................... 58Cânticos Missionários ........................................................................... 59

III Cartilhas das Santas Missões Populares

4

III Cartilhas das Santas Missões Populares

5

BENÇÃO DO ENVIO DOS DISCÍPULOS (AS) MISSIONÁRIOS (AS)

Missionário: Todo batizado é missionário. Já fomos enviados em missão, no sacramento do batismo, mas é preciso que o Espírito Santo nos REENVIE com a força de seu amor.

Presidente: “A paz esteja convosco... Como o Pai me enviou, assim eu vos envio. Recebei o Espírito Santo”

Canto: Vem, vem, vem Espírito Santo de amor, vem a nós, traz a Igreja um novo vigor.

Presidente: “Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esp. Santo” (Mt 28,18-19).

Canto: Ide anunciar minha paz, ide sem olhar para trás “estarei convosco e serei vossa luz na missão”.

Presidente: Mas o Espírito Santo descerá sobre vós e dele recebereis força para serdes minhas testemunhas, em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria, no regional Sul II, na diocese de Apucarana, na Paróquia, Diaconias e Grupos de Vivência e até os extremos da Terra (At 1,8).

Canto: Sim, ele me chamou, eu vou/ vou profetizar, sim, foi ele quem mandou, eu vou/ vou anunciar.

Missionário Jovem: Senhor! Estamos felizes e agradecidos por estes dias de graça e por estes novos dias que o Senhor irá nos conceder. Vai ser maravilhoso encontrá-lo em cada irmão que o Senhor colocará em nosso caminho, nas pastorais e movimentos de que participamos, nas Santas Missões Populares, nos encontros de formação e preparação para as missões, na Infância Missionária, na Juventude Missionária e em toda

III Cartilhas das Santas Missões Populares

6

nossa ação missionária como discípulos missionários. E porque estamos cheios de esperança, queremos agora selar esta alegria, renovando os nossos compromissos de batizados e missionários do vosso Reino.Todos: Senhor queremos conservar esta esperança em nós e levá-la também aos irmãos.

Missionário (a): Em comunhão com toda nossa Igreja diaconal, paroquial, diocesana, Regional Sul II e CNBB queremos continuar nos abrindo à ação do Espírito Santo.Todos: Queremos continuar nosso trabalho e participação na comunidade, unindo-nos como irmãos na celebração Eucarística, nas atividades de nossa comunidade, na motivação e participação nos grupos de vivência, no anúncio do Evangelho e na partilha dos nossos dons, nas missões: visitando as famílias, criando e motivando grupos de jovens missionários, criando e motivando grupos da Infância e Adolescência Missionária, criando e motivando Grupos de Vivência e participando e repassando toda formação missionária em nossa paróquia, missionarizando todas as nossas ações pastorais.

Criança: Continuando a missão de Jesus que veio para servir ao Pai queremos também ser sal e luz no meio do povo.Todos: Queremos nos colocar a serviço da paróquia e em comunhão com nossos Bispos, padres e diáconos, buscando ser sinal de vida e esperança às famílias e a toda comunidade. Queremos cuidar do meio ambiente e dos povos da Amazônia, como cuidamos da nossa casa e da nossa família, garantindo assim, para as futuras gerações água e ar de qualidade. Queremos animar os irmãos que mais sofrem e levar a todos o belo anúncio, de que Deus ama e cuida de nós com amor eterno, e assim nos tornando verdadeiramente discípulos missionários na nossa diocese, na Amazônia, nas Américas, na Ásia, na Europa, na Oceania e na

III Cartilhas das Santas Missões Populares

7

África, em especial, na nossa diocese irmã do Regional Sul II – cidade de Quebo Diocese de Bafatá em Guiné Bissau (África), e nossa Diocese irmã de Guajará-Mirim na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Município de Corumbiara estado de Rondônia.

(Cruz, Palavra e Óleo: Esta parte faz todo ano somente no primeiro envio)

CRUZ: Recebe mais uma vez na fronte o sinal da cruz +, renovando o gesto cristão do seu batismo de amor e doação a exemplo de Cristo; (RECEBE O SINAL DA CRUZ RENOVANDO SEU BATISMO)

PALAVRA: Recebe na boca o sinal da cruz + para que você anuncie a Palavra de Deus e denuncie as injustiças a exemplo dos profetas; (RECEBE A PALAVRA E ANUNCIE)

ÓLEO: Recebe esta unção no Peito, fazendo memória do seu envio crismal como Sacerdote, Profeta e Rei;(RECEBE O ÓLEO RENOVANDO A SUA CRISMA COMO MISSIONÁRIO (A)

CANTO: NOVA SEMENTE1. Meu jardim ganhou mais vida/ Meu amor, nova semente/ Hoje, faço aliança; com você, com sua gente/ Na estrada dia-a-dia, eu sustento o seu andar/ O meu brilho está em seus olhos/ E a minha paz no seu olhar!

Ref.:: VAI, EU ENVIO VOCÊ! VAI TESTEMUNHAR!/ VAI, EU ENVIO VOCÊ! POR SUA BOCA IREI, FALAR! (VAI)

2. Meu jardim ganhou mais vida/ Meu amor nova semente/ Hoje, faço aliança; com você, com sua gente/ Luz da terra, meu tesouro/ Povo meu, meu coração/ Eu serei o seu consolo, alegria e salvação

III Cartilhas das Santas Missões Populares

8

Presidente: Ouvi, ó Pai, os compromissos que agora estes vossos discípulos missionários fizeram, dai a graça de cumpri-los com alegria e continuai realizando em nós tão grandes maravilhas. Pedimos por vosso filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina para sempre, na unidade do Espírito Santo. Todos: AMÉM.

Presidente: Deus, ó Pai das luzes, que iluminastes os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, concedei a alegria de vossa bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito Santo. Todos: Amém.

Presidente: Aquele fogo descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os vossos corações de todo mal e vos transfigure em sua luz. Todos: AMÉM.

Presidente: Aquele que na proclamação de uma só nação reuniu todas as línguas vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. Todos: AMÉM.

Presidente: Pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, São Francisco Xavier e Santa Terezinha, Abençoe-vos, Deus amoroso, Pai, Filho e Espírito Santo.

CANTO: VAI MISSIONÁRIO DO SENHORRef.: VAI, VAI, MISSIONÁRIO DO SENHOR,/ VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR. Cristo também chegou para anunciar: Não tenhas medo de evangelizar.1.Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus/ À América Latina e aos sofridos povos seus, que passam fome, labutam, se condoem,/ Mas acreditam na libertação.

2. Se és cristão, és também comprometido,/ Chamado foste tu e também foste escolhidoPra construção do Reino do Senhor: Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

9

ROTEIRO DE VISITA DOS MISSIONARIOS Quem é este Homem? Jesus Cristo, Filho de Deus Mc 1,1

Orientação básica: Sempre se segue esse roteiro mudando somente o tema e texto bíblico do Evangelho de Marcos próprio de cada semana, também pode utilizar sua experiência e criatividade nas visitas. No caso de algum acontecimento ou realidade da família, não previstos, o missionário (a), pode adaptar e fazer outras leituras apropriadas. Ao chegar a casa, sempre com muita atenção e respeito, observar se naquele momento a família pode te receber, e oferecer a visita (as primeiras visitas, provavelmente serão mais rápidas).

CHEGANDO A CASA:1- Ao entrar na casa “A paz de Deus esteja nesta casa” – Responde: e com todos os moradores.2- Pode começar conversando naturalmente e colocando que você vem com alegria fazer essa visita missionária e ficou feliz com a recepção.3- Após conversar, pode oferecer a benção da casa.

• Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cantado).• Estamos felizes de vocês terem nos acolhido, por isso, queremos mais uma vez meditar a palavra de Deus que ilumina e dá sentido a vida. Ela nos manterá sempre unidos na mesma fé e na mesma esperança.• Com muita alegria e esperança vamos nos preparar para ouvir a santa palavra de Deus, cantando. (Vai passando a Bíblia de mão em mão e beijando-a).

CânticoA escritura nos dois testamentos é a palavra inspirada por Deus. É o Pai educando seus filhos é o Pai revelando-se aos seus. Ref. NÓS AMAMOS A BÍBLIA SAGRADA, PATERNAL TESTAMENTO DE DEUS.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

10

4- Leitura do livro de São Marcos .... (ler na Bíblia) conforme a semanas de visitas:

1º Visita - pg 92º Visita - pg 103º Visita - pg 114º Visita - pg 115º Visita - pg 126º Visita - pg 127º Visita - pg 138º Visita - pg 13

5- Após a leitura espontaneamente realiza um breve diálogo.(Diálogo: Realizar uma pergunta por vez e não forçar ninguém a falar, porém se esforçar e facilitar para criar um clima de confiança e segurança para que todos falem).

BENÇÃO DA CASA: Missionário (a) faz a Oração sobre a família e a casa.

Cântico: Abençoa Senhor as famílias amém, abençoa Senhor a minha também (bis).A nossa proteção esta no nome do Senhor – que fez o céu e a terraO Senhor esteja convosco – Ele está no meio de nós.

Oremos.Dignai-vos mostrar aqui vosso auxilio poderoso. Preservai esta

casa e seus moradores (pode falar o nome de todos os moradores da casa e eles também podem citar nomes de pessoas que estão precisando de orações) preservai-os de todo perigo: do incêndio, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protejei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa e aquelas que foram mencionadas e estão em nosso pensamento neste momento. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, buscando o bem de todos.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

11

Daí-lhes Senhor o amor e a fé na palavra de Deus, e o amor que nutristes para com vosso filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais ele morreu na cruz. Nossa Senhora de Lourdes, auxiliai os cristãos e rogai por todos os que moram nesta casa que vos é consagrada e que os anjos façam habitação nesta casa protegendo seus moradores. Amém. (Enquanto o missionário (a) acompanhado de um membro da casa, asperge a casa, reza-se o Pai Nosso, Ave Maria e o Glória ao Pai).

Segunda opção de bênçao da casa na pg 14.

CÂNTICOQue a família comece e termine sabendo onde vai, e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor, e que os filhos conheçam a força que brota do amor.ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM. ABENÇOA SENHOR A MINHA TAMBÉM.Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.Que Deus permaneça hoje e sempre nesta casa e seus moradores vivam na paz com a presença dos anjos portadores da paz e da proteção. BENDIGAMOS AO SENHOR, Demos graças a Deus.

TEMAS E LEITURAS DE MARCOS PARA CADA SEMANA DE VISITA MISSIONÁRIA

1ª VISITAMc 1, 40-45 “Quem é este homem?”

São Marcos suscita nossa curiosidade, afinal quem é este homem que até cura leprosos? Jesus tem o poder de tornar novas todas as coisas. Sua força transforma corações, anima e restabelece a força aos desanimados. Seu poder sana todo tipo de mal. Somos convidados a nos deixar tocar pela bondade de Cristo e após

III Cartilhas das Santas Missões Populares

12

sermos tocados pelo amor nos tornamos missionários amorosos para com os que necessitam. A necessidade de irmãos e irmãs é premente, não podemos cruzar os braços e nem nos deixar abater. As dificuldades de muitos nos impulsiona a deixarmos de lado o comodismo. Precisamos curar a lepra que nos deixa insensíveis com as causas dos pobres e excluídos. “Se queres tem o poder de curar-me”, é necessário que eu reconheça minha omissão e me abra à graça santificante que Deus quer me oferecer me curando do meu egoísmo.

QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: De fato quem é Cristo para mim e minha família? Que espaço ele tem em minha vida? Temos agradecido as maravilhas que Deus realiza em nossa vida? De que maneira?

2ª VISITA Mc 2, 1-12 Quem é este homem? “Nunca vimos coisa igual”

Nesta semana acontece em toda Diocese de Apucarana o tríduo 23, 24 e 25 de março em preparação aos 50 anos de instalação da Diocese que será comemorada no dia 26 de Março, na Catedral de Apucarana, com a presença de toda a Diocese e de dez representantes da paróquia.

Um paralítico é um doente grave, morto em vida. Segundo a concepção antiga, a doença esta ligada ao pecado: talvez como efeito da sua causa, ou como sintoma de um mal interior. Os carregadores querem a cura física do doente. Jesus desvia a atenção para o mais importante e grave da sua missão: vencer o pecado com o perdão. A doença pode ser situação de humildade e ocasião de arrependimento. Procuremos nos ajudar e ajudar a quem necessita. É preciso arrependimento para que a graça da cura aconteça. Estamos ajudando as pessoas que necessitam de uma mão amiga? Jesus perdoa e cura. QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: O que nos faz ficar travados, imóveis e dependentes? Estamos sendo solidários com aqueles que sofrem?

III Cartilhas das Santas Missões Populares

13

3ª VISITA Mc 16,1-7 “Não tenhais medo, o que foi crucificado ressuscitou”

São as mulheres, mais espontâneas e desinibidas em demonstrar amor e carinho, as primeiras a testemunhar a ressurreição de Jesus. De inicio, pensam em embalsamar-lhe o corpo. Mas, enfim, com sensibilidade, percebem que Jesus, que manifestou tanto amor, é divino e eterno. O amor constrói a vida e o sentido da vida é amar. O amor vem de Deus e é eterno, e assim também a vida cheia de amor. Jesus, o nazareno, está vivo. É o mesmo Jesus que caminhou com eles e que, a partir da Galileia, exerceu seu ministério de testemunhar a presença do Reino de Deus, reino do amor, no mundo. Aos discípulos é anunciado que deverão retomar este ministério, na Galileia, e o próprio Jesus, agora acima da condição temporal e histórica, estará à frente deles. Creio Senhor, mas aumentai a minha fé! QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: Quais são os meus medos? Crê que viveremos todos em Cristo? Saudade dos que já foram, mas um dia nos veremos novamente, creio nisto?

4ª VISITA Mc 4, 35-41 “Quem é este homem que até o mar e a tempestade

obedecem?” Jesus é o Senhor da vida, é o Senhor de todas as forças, inclusive

da natureza. Ele tudo pode em nossa vida. Sejamos capazes de dar total assentimento ao Senhor Jesus, entreguemos nossa vida e nossas ações aos cuidados de Cristo Senhor. E que seja a nossa fé autêntica e comprometida com o Senhor. Peçamos ao Senhor que aumente em nós o dom da fé. Por que os discípulos ficaram com medo? Você deposita sua confiança em Deus? Quais são os seus maiores medos? O senhor nos convida a termos confiança nele que é capaz de vencer e dominar até as forças da natureza. Quando somos imbuídos do senso da fé, a força de Cristo chega até nós e nos tornamos capazes de mudança e transformação. Não nos deixemos vencer pelas adversidades do mundo (tempestades), nem nos acovardemos diante das insídias do mal, mas nos revistamos das forças e da coragem que nos dá a palavra do Senhor e sem

III Cartilhas das Santas Missões Populares

14

medo e temor anunciemos a boa nova do Senhor.QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: “Quem é este homem que até o mar e a tempestade obedecem?” Quais são as tempestades que me amedrontam? Confio que o Senhor está conosco, portanto não estamos sozinhos? Como sinto essa presença de Cristo em minha vida e família?

5ª VISITA Mc 5, 35-43 “Quem é este homem que até a morte ele vence?”

Veja quanto é grande o amor de Jesus por nós e pela nossa família. O evangelista quer mostrar o como Jesus é amoroso, o milagre é apenas um sinal que indica o seu amor infinito. Jesus vem comunicar a vida a todos que buscam, entretanto a menina morreu e trazem a notícia a Jairo. Não há nada que fazer: a doença pode ser curada, para morte não há remédio. A resposta de Jesus serve de contraste. Há remédio, sim: a fé. Jesus é o vencedor da morte. Na versão grega de Paulo: “Onde está, ó morte, tua vitória?” (ICor 15,55). E agora, como não segui-lo?QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: “Quem é este homem que até a morte ele vence?” E agora, como não segui-lo, afinal ele é vida eterna e garantia de vitória diante da morte?

6ª VISITA Mc 8, 27-35 “Que dizem os homens que eu sou?”

A resposta do povo nós já conhecemos, não reconhecem e nem tem certezas a respeito da divindade de Jesus. Os seguidores de Jesus compreendem que ele é. Ele é o Filho de Deus vivo, o ungido do pai que vem nos ajudar a compreender nossa missão. Ele é o Mestre que adverte e orienta, que nos chama atenção quando erramos e nos quer comprometidos com a justiça. Sejamos autênticos seguidores de Jesus e recebamos a vida em plenitude. Que seja a renúncia a nossa tônica de vida. E a cruz como nosso prêmio aqui na terra. Jamais busquemos honras e glória humanas, pois estas são fúteis, fugazes e passageiras, mas sim, busquemos a glória eterna no céu. QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: Quem é Jesus para você e sua família? Sois testemunhas vivas de Cristo?

III Cartilhas das Santas Missões Populares

15

7ª VISITA Mc 6, 34-44 “Dai vos mesmos de comer”

O oficio de pastor é feito de cuidado e compaixão: “Que a comunidade do Senhor não fique como rebanho sem pastor, à mercê de lobos ferozes por dinheiro”. É a última refeição na Galileia, como banquete festivo de uma comunidade em formação. Sentar-se, gesto de amor e acolhida. Olhar para os céus, sinal de súplica e benção que infunde vitalidade e fecundidade, o partir serve ao repartir. O fato de sobrar, revela generosidade de Deus que se dá por meio de Jesus. A natureza e a capacidade técnica já deram pela própria criação de Deus o milagre de multiplicar, o que falta é abrir o coração e realizar o gesto de partilhar e compartilhar com o próximo e com o necessitado.

QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: O que podemos fazer diante da fome e miséria de tantas pessoas? Somos capazes de atender, ainda hoje, o apelo de Jesus: dai-lhes vós mesmos de comer? Que ações vejo da Igreja para saciar a fome e sofrimentos de tantos (asilo, casa da misericórdia, cestas básicas, orfanatos,...). E quanto este apelo “que nada se perca!”, o que faço para não desperdiçar e jogar fora alimentos?

8ª VISITA Mc 6, 45-52 “Andar sobre as águas”

O monte é aqui colocado como lugar de encontro com Deus. A oração faz parte da missão de Jesus, pode preparar um acontecimento especialmente importante. Os discípulos enfrentam as oposições dos elementos naturais: água e vento, e mais ainda, a ausência do Senhor: “O senhor não estava no vento” (I Rs 19,11). Quando se aproxima a aurora, hora do auxílio divino, Jesus caminha sobre as águas. Procuramos colocar nossa fé e esperança no Senhor? Quando meu barco vacila nas ondas bravas do Mar tua Palavra me anima: “coragem sou eu!”. O mar da vida às vezes o vento sopra forte, as adversidades são muitas, mas não esqueçamos Cristo está sempre vigilante e se formos capazes de escutar sua Palavra então veremos que ele realmente é o Senhor em todas as circunstâncias da vida.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

16

QUESTÕES PARA DIÁLOGAR COM AS PESSOAS VISITADAS: Procuramos colocar nossa fé e esperança no Senhor? Em que momentos da vida houve ventos contrários e experimentei a presença de Deus?

BÊNÇÃOSSEGUNDA OPÇÃO DE BÊNÇÃO DA CASA1-IntroduçãoMissionário: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito SantoMIS. A Paz de Deus esteja nesta casa, e com todos os seus moradoresMIS. O Senhor esteja convoscoMIS. Estamos reunidos para a benção desta casa. E encontramos no Evangelho uma passagem onde Nosso Senhor mostra claramente sua intenção de santificar aqueles que desejam recebê-lo e conservá-lo sob o seu teto.

2- Palavra de Deus – Lucas 19, 1-6.9 MIS. Oremos. Senhor Jesus Cristo, fazei entrar nesta casa a felicidade sem fim, a alegria serena, a caridade benfazeja, a saúde duradora. Desapareça desta casa toda discórdia. E não deixeis nunca faltar o pão, a saúde e o amor fraterno. Que os anjos portadores da paz façam residência e sejam sentinelas em todas as entradas desta casa. Amém.

3- Bênção das pessoas da famíliaMIS. Abençoai Senhor, as pessoas desta família. Derramai sobre elas a vossa luz, que as ilumine na hora de escolher. Aquecei seus corações para que se abram e se compadeçam. Abri seus ouvidos para saberem ouvir os outros. Dai força aos seus pés para que não tenham medo de enfrentar os caminhos. Abri suas mãos para serem generosas e não quererem guardar tudo para si. A todos dai saúde, paz, proteção contra os males do mundo. Inundai a vida delas de confiança e alegria. Estendei a vossa benção também aos membros desta família que se encontram ausentes para que também eles sintam a força do vosso amor e que os anjos os protejam onde quer que estejam neste momento. Amém

III Cartilhas das Santas Missões Populares

17

Enquanto reza-se o Pai Nosso e Ave Maria, vai aspergindo a casa se assim a família consentir, e alguém da família acompanha o missionário (a).

Despedida – Abençoe-nos agora e sempre o Deus cheio de misericórdia e todo poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. AMÉM

BENÇÃO DA FAMÍLIA1-Acolhida – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

2- Motivação – A família recebeu a graça de Cristo e uma vida nova. Ela é célula primeira e vital da Igreja e da sociedade. Os membros da família devem sempre ser, entre si, colaboradores da graça e mensageiros da fé nas diversas circunstâncias de vida. Deus dá as graças para que os membros cumpram sua missão de serem testemunhas de Cristo.

3- Palavra de Deus – I Cor 12, 12-14. (pode haver uma partilha da Palavra)

4-Oração e Benção. MIS. Ó Deus, criador e salvador misericordioso do vosso povo, vós quisestes fazer da família o sacramento de Cristo e da Igreja. Derramai copiosa bênção sobre esta família, reunida em vosso nome, a fim de que os que nela vivem num só amor, possam, com fervor e constância na oração, ajudarem-se uns aos outros em todas as necessidades da vida e mostrar a sua fé pela palavra e pelo exemplo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. (pode aspergir a família enquanto se reza Pai Nosso).

5-Despedida – MIS. Deus nos abençoe e nos guarde. Amém/ Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém/ Ele volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém/ Abençoe-nos Deus

III Cartilhas das Santas Missões Populares

18

todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém/ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja Louvado.

BÊNÇÃO DO DOENTE1-Acolhida – O missionário dá as boas vindas, acolhe e saúda a todos com carinho, e inicia com o sinal da Cruz. (pode cantar o refrão “Estou pensando em Deus”).

2- Reflexão – MIS. Jesus teve cuidado e carinho todo especial para com as pessoas idosas e doentes. Ele curava os enfermos e ordenou aos seus discípulos que também preocupa-se com eles. Os seguidores de Jesus são convidados a realizar os mesmos gestos dele: rezar impor as mãos e abençoar os doentes. Vamos rezar e recomendar a Deus os doentes, para que eles possam suportar com paciência as dores do corpo e do espírito e saibam que, compartilhando os sofrimentos de Cristo, compartilharão também a sua consolação. Que a benção de Deus nos ajude a lutar contra todo tipo de doença.

3- Palavra de Deus – Marcos 6, 54-56. (breve reflexão)

4-Oração da Benção – MIS. Senhor nosso Deus, que enviastes o vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por este doente (nome), para que com paciência fortalecida e a esperança renovada, superem a doença por vossa bênção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

5-Despedida – O Senhor esteja convosco./ Ele esta no meio de nós./ A todos nós abençoe-nos Deus todo Misericordioso e bondoso, Pai, Filho e Espírito Santo./ Amém./ Louvando seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

19

BÊNÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS1-Acolhida – O ministro prepara as crianças e os presentes para receberem a bênção com o que segue, e inicia com sinal da cruz.

2- Reflexão – MIS. O Filho de Deus, nosso Senhor, quando veio ao mundo tomou a condição de uma criança e de jovem. Mais tarde Jesus recebia afavelmente as criancinhas e as abençoava, chegando mesmo a propô-las como exemplo para os que buscavam verdadeiramente o Reino de Deus. Mas nós sabemos que as crianças necessitam de ajuda das pessoas adultas para chegarem ao ponto de um feliz amadurecimento humano e cristão, através do desenvolvimento de suas capacidades, disposições morais e qualidades físicas. Vamos, portanto, invocar sobre elas a benção divina para que elas cresçam alegres e cheias do espírito de Deus.

3-Palavra de Deus – Mateus 18, 1-5.10.

4-Oração da bênção – MIS. Senhor Jesus Cristo que tiveste tanto amor às crianças a ponto de dizer: “Quem recebe uma criança em meu nome, a mim é que recebe”, atendei os nossos pedidos por estas crianças e jovens e guardai sempre sob a vossa proteção os que receberam a graça do batismo a fim de que quando crescerem vos reconheçam com fé livremente aceita, sejam fervorosos na caridade e perseverem corajosamente na esperança do Reino. Vós que viveis e reinais para sempre. Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém (os pais traçam o sinal da cruz na testa dos filhos)MIS. Deus, Pai Santo, fonte inesgotável de vida, e autor do todos os bens, nós vos bendizemos e agradecemos, pois quisestes alegrar com o dom dos filhos a união do amor conjugal. Nós vos pedimos: concedei que estas crianças e jovens encontrem seus caminhos na sociedade familiar, onde possam desenvolver as melhores aspirações e chegar um dia, com vossa ajuda, à meta final por vós estabelecida. Por Nosso Cristo, nosso Senhor. Amém (reza-se Pai Nosso e Ave Maria)

III Cartilhas das Santas Missões Populares

20

5-Despedida – Vamos louvar a Deus Pai que nos fez seus filhos adotivos. Amém/ O senhor vos proteja e vos faça crescer em seu amor, a fim de corresponder dignamente à vocação a que cada um foi chamado. Amém/ Abençoe-nos ó Deus todo misericordioso e poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

BENÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAÇÕESBenção de animais – Pode-se ler Gênesis 1,1.20-29 ou Salmo 8.(Diácono de Mãos estendidas, e missionário Leigo de mãos juntas)O Senhor esteja convosco – Ele está no meio de nósOremos: Ó Deus, criador e doador de todos os bens, que através dos animais, socorreis os homens em suas necessidades e trabalhos, (por intercessão de São Sebastião e São Francisco de Assis – padroeiro da paróquia) nós vos pedimos, ensinai-nos a fazer bom uso de tudo aquilo que condiciona a existência humana. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

Benção de Plantações e Campos e PastagensPode-se ler Gênesis 1,1.11-12.29-31 ou Salmo 103 (104).

O Senhor esteja convosco – Ele esta no meio de nós.Nós vos suplicamos, Senhor, Pai Santo, que ordenastes ao homem trabalhar a terra e preservá-la, concedei-nos sempre riquezas de safras e abundância de todo fruto. Afastai os perigos do mau tempo, seca, enchente, granizo (geada), e dignai-vos multiplicar o produto de todas essas plantações. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

21

ESPIRITUALIDADE E ATIVIDADES POPULARES DAS SANTAS MISSÕES

ORAÇÃO DO JUBILEU E DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Nós vos bendizemos, ó Pai, Senhor do céu e da terra, [Lc 10,21]porque, nestes mais de 50 anos de história da nossa Diocese de Apucarana,não só nos mostrastes o caminho a seguir,mas nos destes condições de caminhar,seguindo Jesus, vosso Filho e nosso Irmão, como discípulos missionários, [Aparecida]para que, n’Ele, todos tivessem vida e vida em abundância. [Jo 10,10]

“Pai, que todos sejam um”, [Jo 17,21] [Romeu] à luz do Concílio Ecumênico Vaticano II,nos vários níveis de Igreja,com nossos pastores e animadores, nas assembleias e nos conselhos,“para que o mundo creia” que nos enviastes. [Jo 17,21]

Tornai-nos, ó Pai, “tudo para todos”. [1Cor 9,22] [Domingos]Fazei-nos “servos de todos”, [1Cor 9,19]especialmente das crianças e dos idosos,dos migrantes e perseguidos,dos enfermos e abandonados.

Acolhendo com alegria as palavras finais de vosso Filho Ressuscitado, “Andando, pregai”, [Luís]assumimos o compromisso de ser uma Igreja em saída missionária,atenta sobretudo à família e à juventude.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

22

Enviai-nos, ó Pai, o vosso Espírito de santidade, [Is 63,10]para sermos, nesta terra santa do Norte do Paraná e neste tempo de graça do Jubileu,uma porção viva do vosso Povo eleito,anunciando, celebrando e partilhando [At 2,42-47].

Que nossa glória esteja “na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo”, [Gl 6,14] [Celso]na qual está nossa salvação, vida e ressurreição,por quem fomos salvos e libertos.

Deus tende misericórdia de nós e nos abençoai. [Nm 6,22-27]Brilhe sobre nós a vossa face e tende misericórdia de nós.Amém.

Dom Celso A. Marchiori e Pe Antonio Almeida

A ORAÇÃO DO INTERCESSOR – PADRINHO (A) MISSIONÁRIO (A)

Ó Deus, Pai de Misericórdia, pelo Vosso Poder Infinito, abençoai o (a) (nome......) que esta trabalhando nas Santas Missões Populares. Pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, Mãe de Jesus e nossa Mãe, dai-lhe força e perseverança para continuar a obra e nunca desanimar. Fazei que, por empenho, iluminado (a) com as luzes do Espírito Santo, muitas pessoas possam conhecer, amar e servir Vosso Filho Jesus Cristo, em nossa Diocese de Apucarana. Nossa Senhora, Rainha das Missões, rogai por nós e por toda a obra missionária. AMÉM.

Pe. Natalicio

III Cartilhas das Santas Missões Populares

23

VIA SACRA MISSIONÁRIA DO CONCÍLIO VATICANO II

PRIMEIRA ESTAÇÃOJESUS É CONDENADO À MORTE

Dirigente: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bem dizemos...Todos: Por que por vossa cruz remistes o mundo.

Leitor1: Estamos celebrando 50 anos do Concilio Vaticano II. Por isso queremos resgatar valores esquecidos ao longo do tempo ou nem percebidos. Lendo os documentos conclusivos, percebemos que há um enorme acervo ainda não descoberto. Observamos também, que o Concilio foi, e é, uma grande bênção para a Igreja.Todos: Obrigado Senhor, pela realização do Concilio Vaticano Segundo!

Leitor 2: Liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração do Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja. Todos: Obrigado Senhor pela Vossa Ação Salvadora no mundo!Leitor 3: No decorrer da história, a Liturgia Cristã, envolvida pelas alegrias do Páscoa e pelo fogo do Espírito Santo foi condenada à morte. Quanto flagelo! As alegrias foram desaparecendo! As celebrações foram ficando frias e rígidas, sem vigor da vida! Havia mais preocupação com as regras do ritual do que com a participação dos fiéis.Todos: Perdão Senhor pelos nossos pecados contra a vida litúrgica!

Leitor 4: A Bíblia fala que Davi dançava diante do Senhor (2Sm 6,14). Fala também de louvar a Deus com instrumentos e danças (Sl 50, 4). Mas isso foi sendo esquecido e desprezando. Eucaristia significa Ação de Graças. Mas nossas celebrações eram frias e sem a participação dos fiéis. As alegrias da Ressurreição foram desaparecendo.Todos: Perdão Senhor pelos pecados contra Vossa Santa Palavra!

III Cartilhas das Santas Missões Populares

24

OREMOS:Dirigente: Ó Deus, Pai de Misericórdia, não permitais que continuemos destruindo a vida, o entusiasmo e a alegria própria da Liturgia Bíblica. Fazei-nos fiéis aos Vossos Ensinamentos. Tornai-nos sempre dinâmicos ao celebrarmos Vossos Mistérios, encarnando-nos em nossa vida diária. Conservai, em nós, a alegria e o entusiasmo dos primeiros cristãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

Dirigente: Rezemos, juntos, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Gloria ao Pai...

Canto: Perdoai-nos ó Pai, a nossas ofensas, / como nós perdoamos a que nos ofendeu! Eu não julgo para não ser julgado/ Perdoando é que serei perdoado!

Cântico: A morrer crucificado, teu Jesus é condenado: por teus crimes, pecador.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

SEGUNDA ESTAÇÃOJESUS CARREGA A CRUZ.

Dirigente: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!Todos: Por que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Dirigente: Nosso Senhor Jesus Cristo assumiu e carregou sua cruz. Essa também deve ser nossa atitude. O próprio Jesus tinha ordenado: “Quem quiser vir após mim, tome sua cruz e siga-me”. Não dá para segui-lo sem carregar a cruz. Mas há dois tipos de cruz. A cruz libertadora e a cruz opressora.

Leitor: Toda dominação de uma classe sobre a outra e toda forma de opressão é cruz maldita e deve ser eliminada. Esse é um trabalho muito próprio dos cristãos. Devemos impedir que o povo seja

III Cartilhas das Santas Missões Populares

25

carregado com tais cruzes. Jesus condena os líderes judeus que colocavam fardos pesadíssimos sobre o povo. Todos: Vinde Senhor e socorrei o Vosso Povo!

Leitor 2: O Sacrossanto Concílio assumiu a responsabilidade de ajudar o povo a celebrar melhor o mistério da Salvação. Com o passar do tempo, a liturgia foi ficando distante da vida das pessoas. A participação das pessoas eram mínimas. Não podiam fazer quase nada. Não conseguiam entender o que estava acontecendo. O povo era “massa de manobra”. Era apenas um detalhe. Todos: Libertai-nos, Senhor, de toda forma de opressão!

Leitor 3: Depois que foi aprovado o Sacrossanto Concilio, fomos libertados para celebrar nossa fé com mais fervor. Celebrando os 50 anos desta realização, louvemos a Deus por nos permitir celebrar a vida no altar e viver a Eucaristia na vida diária. É muito bom poder celebrar a vida e viver os sacramentos!Todos: Nós vos louvamos, Senhor, pela Vossa Igreja e pela nossa celebração vivida!

Leitor 4: Ao mesmo tempo em que fomos libertados, devemos também colaborar na obra libertadora da Igreja. Há muita gente colocando carga pesada nas costas das pessoas! Há muita gente sofrendo com tanta opressão e exploração. Através das celebrações litúrgicas podemos colaborar no processo libertador. Precisamos ser fortes neste sentido.Todos: Fortalecei-nos na obra das Santas Missões!

Dirigente: Ó Deus, Pai de Misericórdia, fortalecei-nos no combate a toda escravidão e opressão. Não permitais que sejamos causa de sofrimento e de dor para as pessoas. Não permitais que abandonemos nossa cruz e a joguemos nas costas de outros. Iluminai-nos para que, através da Liturgia Viva e Popular, possamos colaborar no processo libertador do Vosso Povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Todos: Amém.Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

26

Cântico: Com a cruz é carregado e do peso acabrunhado: vai morrer por teu amor.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

TERCEIRA ESTAÇÃO JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ.

Dirigente: Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus! Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

Dirigente: A flagelação enfraqueceu o corpo de Jesus. Ele foi agredido e humilhado. Não suportando o peso da cruz, cai por terra.

Leitor: A Igreja reconhece seus erros e fraquezas. Teve quedas também diante de sua missão. O Concílio Vaticano II foi um momento de levantamento da Igreja, sua abertura para com a sociedade ajudou e muito o seu levantar. Leitor 2: O documento Lumen Gentium, que significa Luz das nações. A partir desse documento a Igreja é entendida como mistério, não no sentido de fuga da realidade, mas, pelo contrário, como engajamento ainda maior e mais comprometido com a vida do povo. Diz ainda que só podemos entender o mistério como encarnação de Deus, no mundo, sendo a cruz de Jesus a maior prova de amor de Deus e da manifestação de seu poder.

Canto: Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão! / Eis que eu vos dou um novo Mandamento: / “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado” / Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão! / Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: / “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”.Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai.

Cântico: Pela cruz tão oprimido cai Jesus desfalecido, pela tua salvação.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

27

Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

QUARTA ESTAÇÃO JESUS ENCONTRA COM SUA MÃE.

Dirigente: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!Todos: Por que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Dirigente: A Mãe e o Filho se encontram diante do coração ferido. As dores são iguais e sofrem pela humanidade. Quantas mães ainda hoje sofrem por seus filhos vítimas de violências e exploração.

Leitor: O Concílio Vaticano II apresenta a Igreja como mãe e mestra. Aquele que acolhe, está junto com seus filhos e educa no seguimento de Jesus.

Leitor 2: A diocese de Apucarana à luz do concílio se tornou uma diocese Povo de Deus e por cinquenta anos vem evangelizando ao encontro com os seus filhos.Todos: Somos filhos de uma diocese povo de Deus.Dirigente: Nesse Ano Jubilar da nossa diocese de Apucarana queremos, estar junto de Maria e de nossos irmãos sofridos e afastados. Que nossa Senhora de Lourdes interceda junto de Jesus por todas as nossas famílias.

Canto: Nossa Senhora me dê a mão / Cuida do meu coração / Da minha vida do meu destino / Nossa Senhora me dê a mão / Cuida do meu coração / Da minha vida do meu destino / Do meu caminho / Cuida de mim.Todos: Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai.Cântico: De Maria lacrimosa, sua mãe tão dolorosa, vê a imensa compaixão.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

28

QUINTA ESTAÇÃO SIMÃO CIRINEU CARREGA A CRUZ DE JESUS.

Dirigente: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!Todos: Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Dirigente: Um trabalhador voltando de sua roça foi forçado pelos soldados a carregar a Cruz de Jesus. Muitos trabalhadores hoje são forçados ao trabalho sem condições dignas. Outros com seus trabalhos ajudam a criar uma sociedade mais justa e fraterna.

Leitor: O documento Gaudium et Spes, que significa as Alegrias e Esperanças, logo no inicio diz que: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.”

Leitor 2: Diz também que o mundo precisa de Cristo e é a Igreja que tem que levar Cristo ao mundo. O mundo tem seus problemas. Muitas vezes, ele busca com angústia uma solução para ele. Todos: Somo uma Igreja povo de Deus que: Anuncia, Celebra e Partilha.

Dirigente: Senhor Jesus que nos envia em missão com o mandato de: “Ide, eis que eu Vos envio”. Fazei que sejamos uma Igreja missionária nessa diocese Jubilar. Que possamos ir ao encontro de nossos irmãos que sofrem com o peso de suas cruzes.

Canto: Uma Igreja que olha para frente, com projetos em nome do Senhor, tem o Cristo consigo bem presente, faz de todos irmãos vivendo o amor. / Abertos ao Espírito, conscientes da missão, queremos ser Igreja, povo em comunhão. (bis)Todos: Pai Nosso, Ave Maria, Gloria ao Pai.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

29

Todos: Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai.

Cântico: Em extremo desmaiado, deve auxilio tão cansado, receber de Cirineu.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

SEXTA ESTAÇÃOVERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS.

Dirigente: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!Todos: Por que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Dirigente: Verônica enfrenta os soldados e enxuga o rosto de Jesus. Temos muitos exemplos de mulheres que enfrentam as dificuldades da sociedade e buscar cumprir seus chamados na família, nas comunidades, no mundo do trabalho.

Leitor: Jesus passou fazendo o bem neste mundo, entre os que ele acolheu e inseriu na sociedade foram muitas mulheres que depois se tornaram discípulas missionárias. Ainda hoje as mulheres são discriminadas na nossa sociedade, na família e mesmo na Igreja.Leitor 2: O documento conciliar tentou dar abertura para o valor da mulher na sociedade moderna, mas ainda está muito longe de acontecer de fato esse reconhecimento. O Papa Francisco tem nos motivado a olhar para essa realidade e buscarmos junto saídas para essa triste situação que desagrada a Cristo.Todos: Temos em nossa diocese muitos exemplos de mulheres à frente de nossas comunidades levando a Igreja de Jesus Cristo para frente

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

30

Cântico: O seu rosto, ensanguentado, por Verônica enxugado, eis no pano apareceu.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

SÉTIMA ESTAÇÃO JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ.

Dirigente: Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus! Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

Dirigente: “Na verdade, ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores” (Is 53,4).

Leitor: A atividade missionária nos dá sempre muita alegria. Mas missão também implica sacrifícios, provações e desafios.

Leitor 2: O missionário é aquele que abraça, com amor, a cruz de cristo: “quem não tomar a sua cruz para vir após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,27). Se, acaso cairmos por terra na nossa missão, peçamos ao Espírito Santo que nos dê forças para levantar e continuar nosso trabalho.

ORAÇÃODirigente: Divino Mestre, Jesus Cristo, que eu compreenda o valor da humilhação, dos insucessos, do esquecimento. Especialmente nestas ocasiões, quero estar ao vosso lado, e imitar-vos.Todos: Meu Jesus, misericórdia.Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: Outra vez desfalecido, pelas dores abatido, cai em terra o Salvador.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

31

OITAVA ESTAÇÃO JESUS ENCONTRA AS PIEDOSAS MULHERES.

Dirigente: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemosTodos: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

Dirigente: “Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos” (Lc 23,28).

Leitor: Não convém ao missionário limitar-se a “chorar por aqueles que sofrem”. Chorar apenas, não resolve os problemas das pessoas. Jesus nos pede um comprometimento maior com aqueles que padecem.

Leitor 2: Diz o Decreto Ad Gentes: “Como Cristo percorria todas as cidades e lugares, curando os doentes… assim também, a Igreja, através dos seus filhos, se une a todas as pessoas de qualquer condição, mas sobretudo os pobres e aos sofredores, sacrificando-se por eles” (AG 12).Todos: Meu Jesus, misericórdia.

ORAÇÃODirigente: Ó Deus Missionário que todas as tardes visitastes o primeiro casal no jardim do Éden. Dai a todos nós que somos sua Imagem e semelhança, a coragem de visitar e ser missionário em todos os recantos do mundo. Abençoai a nossa Igreja Irmã a Diocese de Guajará-Mirim em especial a paróquia N, Sra de Perpétuo Socorro de Corumbiara (Rondônia). Obrigado Senhor por tantos missionários que atuaram e atuam ainda hoje em nossa Diocese que Deus os abençoe e o exemplo deles inspire mais missionários para servir em todos os recantos do mundo.Todos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.Cântico: Das mulheres que choravam, que fiéis o acompanhavam, é Jesus consolador.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

32

NONA ESTAÇÃO JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ.

Dirigente: Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus! Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

Leitor: “Eram na verdade os nossos sofrimentos que ele carregava, eram as nossas dores que levava às costas. E a gente achava que ele era um castigado, alguém por Deus ferido e massacrado (Is 53, 4)”.

Leitor 2: As pessoas que acompanhavam Jesus ao calvário pensavam que Ele era ferido e castigado por Deus. Muitas pessoas pensavam que a violência, a guerra e a fome são culpa d’Ele, castigo divino, e não consequência da injustiça social.

Leitor 3: Jesus nos ensinou que a violência, a maldade, a falta de solidariedade vêm de dentro do coração orgulhoso e egoísta do ser humano. Essas atitudes não fazem parte do projeto de Deus!

Dirigente: Para estabelecer a Igreja em todo mundo, Cristo outorgou aos doze o ofício de ensinar, reger e santificar. Escolheu Pedro para edificar, confirmar e apascentar as ovelhas. Uma vez batizados são incorporados a Cristo e honram o nome de cristãos e reconhecidos como irmãos no Senhor. Ademais alguns elementos que edificam a Igreja existem fora do âmbito da Igreja católica: Bíblia, a graça, a fé, a esperança, a caridade e outros, que provêm de Cristo e a ele conduz e são oferecidos a toda a humanidade. Casal: Que todos professemos a fé no Deus Uno e Trino. Que todas as Igrejas em um esforço comum se estimem e dêem testemunho, com cooperação no campo social em obra comum e na ajuda aos pobres, o que vai exprimir no amor ao próximo os laços que já os unem.

Criança: Essa cooperação nos levará a um melhor conhecimento mútuo e de estima. É necessário respeitar e aceitar o crer e ser do outro.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

33

Dirigente: Ó, Deus, vós que desejais vida digna a todos os vossos filhos e filhas. Ajudai-nos a expressar o amor a Vós amando nossos irmãos e irmãs, principalmente os vitimados pelo tráfico humano, pelas drogas, pela fome e pela violência. Isso nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor.Todos: Amém!

Todos: Ó, Maria, que tiveste um coração imaculado e manso, ajudai-nos a sermos bons e amar-vos uns aos outros.

Todos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: Cai terceira vez prostrado, pelo peso redobrado, dos pecados e da cruz.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

DECIMA ESTAÇÃOJESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES.

Dirigente: Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus! Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

Leitor 1: “Depois que crucificaram Jesus, os soldados pegaram suas vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada soldado. A túnica era feita sem costura, uma peça só de cima em baixo. Eles combinaram: ‘Não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar sorte para ver de quem será’. Assim cumpriu-se a escritura: ‘Repartiram entre si as minhas vestes e tiraram a sorte sobre minha túnica’ (Jo 19, 23-24).

Leitor 2: A túnica de Jesus representa a sua dignidade. Os soldados a tiraram, repartiram-na entre eles e jogaram-na à sorte, como se ela fosse um objeto qualquer.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

34

Leitor 3: A mesma coisa acontece com os irmãos e irmãs sequestrados, traficados, explorados e abusados. Suas vidas e dignidade são desrespeitadas como se eles fossem objetos.

Dirigente: Despindo de nossas arrogâncias e buscando a unidade dar passos em direção a reintegração dos cristãos, e para isso, intensificar a recepção dos resultados do diálogo entre as igrejas.

Leitor: Organizar a vida da comunidade com espírito e método ecumênicos;

Leitor 2: Acreditar e investir no diálogo e no respeito;

Leitor 3: Buscar a reconciliação evangélica e abertura para com os que crêem diferentemente;

Leitor: Investir em estruturas ecumênicas e realizar a semana de oração pela unidade dos cristãos;

Leitor 2: Investir na formação ecumênica dos fiéis e ministros.

Dirigente: Rezemos para que possamos dar os passos para continuar no caminho: O Vaticano II é a razão deste novo caminho, tendo agora a Igreja um novo modo de ser, com uma identidade de relação.Criança: O Vaticano II deseja que as iniciativas de unidade não coloquem obstáculos ao caminho da providência de Deus e nem prejudiquem os impulsos do Espírito Santo.

Todos: Isso exige que estejamos mais conscientes, que o propósito de reconciliar os cristãos na unidade, excede as forças humanas e, por isso, coloquemos nossas esperanças na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai e na virtude do Espírito Santo (Rom 5,5).

III Cartilhas das Santas Missões Populares

35

Dirigente: Ó, Deus, vós que sois o doador da vida e nos criastes a vossa imagem e semelhança, dai a cada ser humano reconhecer o valor inestimável da vida, da dignidade humana e de que com o diálogo tudo de bom é possível. Isso vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor.Todos: Amém!Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: Das suas vestes despojadas, por algozes maltratados, eu vos vejo, meu Jesus.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

DECIMA PRIMEIRA ESTAÇÃOJESUS É PREGADO NA CRUZ.

Dirigente: Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus! Todos: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo!

Dirigente: Chegaram finalmente ao lugar chamado “Gólgota”, onde O crucificaram e com Ele dois ladrões. Pilatos compôs uma inscrição e mandou-a colocar na cruz; nela estava escrito: “Jesus Nazareno, Rei dos judeus” (Jo 19, 18-19).Leitor: O documento Dei Verbum do Vaticano II concentra um ensinamento muito profundo e belo sobre a palavra de Deus. É designada “constituição dogmática” exatamente por tratar de temas de fé. Mais especificamente, aborda a complexa relação entre Sagrada Escritura e Tradição. O documento quer falar sobre a Revelação. Descreve o processo contínuo de comunicação entre Deus e o ser humano. Revelar é uma palavra que deriva do latim revelare e significa tirar o véu, divulgar, mostrar, dar-se a conhecer. São muitos os sinônimos, mas a ideia central é exatamente

III Cartilhas das Santas Missões Populares

36

esta: manifestar. Deus revelou-Se, deu-Se a conhecer aos nossos antepassados, manifestou a Sua vontade e a Sua verdade, diversas vezes, ao longo da história, com o objetivo de conduzir todos à comunhão Consigo. Foi através da Cruz que Jesus se manifestou plenamente a nós.Todos: Por muito tempo e de muitos modos Deus nos falou através do antigo testamento. Mas agora Ele nos fala definitivamente em Jesus Cristo pelos evangelhos e pela Igreja.

Leitor 2: «Não é possível viver o Cristianismo sem conhecer o Livro onde está escrito o que é ser cristão. A Bíblia nunca entrará realmente na vida dos cristãos, em particular, e, na vida da Igreja em geral, sem que a conheçamos previamente».Todos: A partir desse concílio a Igreja incentiva os católicos a ler e estudar a bíblia.

Dirigente: Ó Jesus, ensina-nos, como ao ladrão arrependido, a reconhecer as nossas culpas e a pedir perdão. E a cada dia tomarmos nossa cruz e vos seguir.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: Sois por mim à cruz pregado, insultado, blasfemado, com cegueira e com furor!Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

DECIMA SEGUNDA ESTAÇÃOJESUS MORRE NA CRUZ.

Dirigente: Nós Te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemosTodos: Por que pela vossa santa cruz remiste o mundo.

Dirigente: Ao chegar ao meio-dia, fez-se trevas por toda a terra, até as três da tarde. E, às três da tarde, o véu do santuário rasgou-se ao meio e Jesus exclamou em alta voz: “Pai em tuas mãos entrego o meu Espírito”. Depois, com um grito forte, expirou.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

37

Leitor: Deus veio à terra uma só vez e, dessa vez, tornou-se homem e deixou-se morrer na Cruz. Antes de morrer, Jesus experimenta a dolorosa sensação de se sentir abandonado pelo Pai: É o supremo ato de amor para reconciliar o céu e a terra. A morte não é o fim.

Leitor 2: O capítulo quinto, cujo primeiro parágrafo (DV n.17) começa afirmando que “a palavra de Deus, ‘força divina para a salvação de todo aquele que crê’ (Rm 1,16), é apresentada e manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento”.

Leitor 3: A razão dessa “eminência” está explicitada de maneira insuperável no início da carta aos hebreus: “Tendo Deus falado outrora muitas vezes e de muitos modos a nossos pais, pelos profetas, nestes tempos que são os últimos, falou-nos pelo Filho” Hb 1,1).

Leitor: De fato, o Novo Testamento nos traz exatamente esta Palavra definitiva que é o próprio Senhor Jesus: sua vida, ensinamento, atividade, paixão, morte, ressurreição. Traz-nos também o testemunho dos seus santos Apóstolos e Profetas, aos quais, no Espírito Santo, foi revelado este mistério (cf Ef 3,4-6): e eles, cumprindo a ordem do Senhor, proclamaram o Evangelho a todas as nações e congregaram a Igreja. Ora, segundo os Padres conciliares, “os escritos do Novo Testamento são o testemunho perene e divino destas coisas” (DV n.17).

Dirigente: Ó Jesus, queremos agradecer-te pela tua total entrega em nosso favor, e pedimos-Te que nos faça bons e generosos. Queremos assim assumir as santas missões populares em nossa diocese.Silêncio

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: Por meus crimes padecestes, meu Jesus, por mim morrestes! Como é grande a minha dor.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

38

DECIMA TERCEIRA ESTAÇÃO JESUS É DESCIDO DA CRUZ.

Dirigente: Nós Te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemosTodos: Por que pela vossa santa cruz remiste o mundo.

Dirigente: José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas às escondidas por medo dos judeus, pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus. Pilatos concedeu-lhe.

Leitor: O sacrifício terminou, e Jesus é deposto nos braços de Maria, sua Mãe, que une o seu sofrimento ao do Filho, para salvação da humanidade. O documento Dei Verbum fala que a tradição que se origina dos ensinamentos dos apóstolos se progride nas igrejas sob inspiração do Espírito Santo. Ela ajuda a compreender a revelação de Deus relatada nas Escrituras, são dois pilares de nossa Fé que nos conduz a salvação.Todos: Senhor Jesus fazei que possamos ser solidários com nossos irmãos que sofrem, que possamos ir ao encontro dos católicos afastados.

Dirigente: Sagrado Coração de Jesus, Coração Imaculado de Maria, ajudai-nos a amar-vos cada vez mais e a tornar-vos conhecidos pelos irmãos. Que o sofrimento da Cruz seja agora fortalecimento para nossa vida missionária. Que Nossa Senhora das Dores possa acolher os nossos sofrimentos e fazer com que superemos todas as dificuldades diante de nossa missão.SilêncioTodos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: Do madeiro vos tiraram, e a mãe vos entregaram, com que dor e compaixão.Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

39

DECIMA QUARTA ESTAÇÃO JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO.

Dirigente: Nós Te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemosTodos: Por que pela vossa santa cruz remiste o mundo.

Dirigente: José de Arimateia, tendo comprado um lençol. Desceu Jesus da Cruz, enrolou no lençol e depositou-o no sepulcro escavado na rocha, depois fez rolar uma pedra para a entrada do sepulcro (Mt 15, 46).

Leitor: A sepultura sublinha que Jesus percorreu o caminho até ao fim, morreu como morrem os homens e foi sepultado como qualquer ser humano que morre. Mas entre os túmulos espalhados pela terra, há um em que o Filho de Deus, o homem Jesus Cristo, venceu a morte.

Leitor 2: A Igreja também nos anima a não ficar preso na morte e nem nos túmulos e a exemplo de José de Arimateia a sermos solidários com aqueles que estão tristes e no sofrimento da vida ou da morte. Todos: Senhor Jesus nesse Jubileu de Ouro de nossa diocese, desperte em nós ações missionárias, para animar irmãos afastados e decepcionados com a Igreja.

Dirigente: Ó Jesus, com a tua ajuda, também nós queremos envolver-Te num lençol novo, isto é, queremos viver uma vida limpa e queremos levar-te no coração missionário, sendo solidários com os irmãos, animando as nossas comunidades.Silêncio Todos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Cântico: No sepulcro vos puseram, mas o homem tudo espera, do mistério da paixão!Pela virgem dolorosa, nossa mãe tão piedosa, perdoai meu bom Jesus, perdoai meu bom Jesus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

40

DECIMA QUINTA ESTAÇÃOJESUS RESSUSCITA DOS MORTOS.

Dirigente: Nós Te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemosTodos: Por que pela vossa santa cruz remiste o mundo.

Dirigente: Passado o sábado, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé compraram perfumes para irem embalsamar o corpo de Jesus. De manhã cedo, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro. Diziam entre si: “quem nos removerá a pedra?” Mas, olhando, viram a pedra rolada, apesar de ser muito grande. Ao entrar no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido de branco, e tiveram medo. Mas ele disse-lhes: “Não tenham medo! Procurai Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui!” (Mc 1-16).Canto: Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor; Jesus Cristo é o Senhor, Glória a Ti Senhor...

Leitor: Ressurreição é vida nova. A vida venceu a morte, a dor já não mais existe plenamente. As mulheres voltaram contentes anunciando o Cristo vivo. Nós também estamos felizes, pois nossa diocese celebra o ano Jubilar, milhares de famílias estão recebendo os missionários das santas missões populares.Todos: Somos uma Igreja Jubilar, povo de Deus que celebra, anuncia e partilha.

Leitor 2: Nossa diocese surgiu à Luz do Concílio Vaticano II, que também comemora 50 anos. Os documentos do concílio ajudou a Igreja a viver o evangelho, a exemplo das mulheres que saíram do sepulcro e foram anunciar a ressurreição de Jesus. Nossa diocese também está anunciando o Cristo ressuscitado, nessa Igreja particular de Apucarana.

Canto: Cristo venceu Aleluia, Ressuscitou Aleluia. O Pai lhe deu Glória e poder eis nosso canto aleluia.

Dirigente: Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, que nos envia no mandato de: “Ide, eis que vos envio”, estamos felizes por nosso Jubileu e por nossas missões populares, pelas famílias que recebem as visitas

III Cartilhas das Santas Missões Populares

41

missionárias, continue suscitando missionários para vossa messe. E nos abençoe, pela proteção de vossa mãe Nossa Senhora de Lourdes. Amém.

Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...

Cântico: Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás.1-Brilhando sobre o mundo que vive sem tua luz. Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó cruz.

Oração finalTodos: Senhor, fazei-nos parte de uma Igreja / que sabe abrir os braços para abraçar a todas as pessoas, / que não seja a casa de poucos, mas de todos, / onde todos possam ser renovados, / transformados e santificados pelo amor: / os mais fortes e os mais fracos, / os pecadores, os indiferentes / e todos que se sentem desanimados e perdidos. Amém.

HORA SANTA EUCARÍSTICA MISSIONÁRIA PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

“Que todos sejam um” Jo 17, 21 - Unidade e unicidade da Igreja – A Igreja é Uma e Única: Cristo sendo um só fundou uma só Igreja (UR 2):Aqui está a caridade de Deus que enviou seu filho único para remir todo gênero humano (unificasse), e antes da Cruz rogou ao Pai pela unidade da Igreja que está no coração de Jesus (Jo 17,21).Canto de acolhida e Exposição do Santíssimo

1-Glória a Jesus na Hóstia Santa, que se consagra sobre o altar; e aos nossos olhos se levanta para O Brasil abençoar.Ref.: Que o Santo Sacramento, que é o próprio Cristo Jesus, Seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz.2- Glória Jesus, prisioneiro do nosso amor, a esperar. Lá no Sacrário, o dia inteiro, que o vamos todos procurar.Silencio.3- Glória Jesus missionário, que se encarnou em nossa história, que se disfarça no doente, no pobre que damos o pão.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

42

Dirigente: Graças e louvores seja dados a todo o momento. Todos: Ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento.

Dirigente: Nesta hora santa eucarística, queremos elevar ao Senhor um hino de agradecimento e de louvor por todas as iniciativas de oração e ações de amor aos pobres e necessitados feitos por todas as religiões e Igrejas cristãs do mundo, e também pelas vocações missionárias do mundo inteiro em especial aos missionários das Santas Missões Populares da Diocese de Apucarana.Todos: A fonte de toda vocação e de todo o amor é Deus, e Deus é amor; “quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele” (IJo 4,16).

Canto: O amor é paciente, é compassivo, tudo suporta é dom total.

Leitor 1: Na origem do chamamento divino está a iniciativa do amor infinito de Deus, que se manifesta plenamente em Jesus Cristo. Ele vem ao nosso encontro, procura conquistar-nos até a última ceia, até o coração trespassado na cruz, até as aparições do Ressuscitado e as grandes obras pelas quais Ele, através dos Apóstolos, guiou a Igreja nascente, chegando ate os tempos de hoje, quando o Concílio Ecumênico Vaticano II de 1965 atualizado nas palavras do Papa Francisco, somos convidado a abertura e diálogo com o mundo, e acolhida amorosa para com aqueles que não professando a mesma doutrina católica, se fazem próximos na busca do Reino de amor e justiça, pregado por Cristo no Santo Evangelho. Todos: Aqui estamos para prestar-lhe reparação e desagravo pela frieza e indiferença em que vive a maior parte dos homens e mulheres; pela nossa indiferença e frieza em relação ao diálogo com os outros crentes da mesma fé e que um dia esperamos que todos possamos ser unidos em Cristo e no Pai.

Leitor 2: Todos fomos batizados num só espírito, para sermos um só corpo, judeus ou grego, escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito (ICor 12,13). O Batismo nos incorpora na Igreja.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

43

Das fontes batismais nasce o único povo de Deus da Nova Aliança, que supera todos os limites naturais ou humanos das nações, das culturas, das raças e dos sexos, como afirma O Catecismo da Igreja Católica n. 1267, por isso dizemos:Todos: Aqui estamos todos nós, para expressar nossa fé e afirmar com nossa própria vida, que nos sentimos IGREJA POVO DE DEUS, QUE ANÚNCIA, CELEBRA E PARTILHA.

Leitor 3: A adoração é a primeira atitude em que nos reconhecemos criaturas diante de nosso Criador, pois exaltamos a grandeza do Senhor que nos fez. Nosso louvor é dirigido ao Pai, “Único Deus de quem tudo procede e para que fomos feitos” (ICor 8,6)Todos: Aqui estamos para confirmar nossa obediência a este único Senhor, escutando e colocando em prática o seu envio “Ide, eu vos envio” (Lc 10,3), nos ajude a ser missionários do amor e da unidade indo ao encontro do próximo e formando Verdadeiros Grupos de Vivência em nossas diaconias, buscando a unidade de todos os homens e mulheres de boa vontade.Meditando: Em silêncio cada irmão agora reflete as orações proferidas acima e rezando, fale com Deus (coloca-se um fundo musical).

Dirigente: Rezemos em dois coros a Oração de Jesus pela unidade (João 17).

Dirigente: Pai, chegou a hora. Glorifica o teu filho, para que o teu filho te glorifique. A fim de que dê a vida eterna a todos os que lhe deste.Todos: Eu te glorifico na terra realizando a obra que me deste para fazer.

Dirigente: Pai, manifestai o teu nome aos homens que, do mundo, me deste e eles guardaram a tua Palavra.Todos: Pai Santo, guarda-os em teu nome, para que eles sejam um, como nós somos um e tenham em si alegria em plenitude. Eu não

III Cartilhas das Santas Missões Populares

44

rogo que os tires do mundo, mas que os guarde do maligno.

Dirigente: Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também ele sejam consagrados na verdade.Todos: Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, está em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

Dirigente: Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos e o mundo conheça que amaste antes da criação do universo.Todos: Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles.Todos: AMÉM.

Meditação – Decreto do Concílio Vaticano II unidade e reintegração dos cristãos.

Dirigente: Já desde os primórdios, surgiram algumas cisões (I Cor 11, 18-19; Gal 1,6-9; IJo 2,18-19), e séculos posteriores dissensões mais amplas, não sem culpa de ambas as partes. Esse pensamento de separação e divergências leva pessoas a verem o diálogo como um risco para integridade da fé, e assim a Igreja pode acabar tornando-se uma Ilha. O que tem que ver é que o Vaticano II é ponto de partida e não de chegada para o ecumenismo.

Leitor 1: Os fiéis católicos sequer têm conhecimento das orientações oficiais da Igreja (UR 11), e daí surgem preconceitos e conflitos na relação com outras denominações cristãs que têm pareceres diversos e andam por caminhos diferentes, dando a impressão de um Cristo dividido, o que acaba sendo um escândalo e prejudica a causa da pregação do Evangelho.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

45

Leitor 2: Mas, o Espírito Santo acabou levando, nos últimos tempos, a compunção de coração e o desejo de união, buscando restaurar a unidade (movimento ecumênico). Dele participam os que invocam o Deus Trino e Jesus como Senhor e Salvador, tanto pessoal como em assembleia reunida em oração.

Leitor 3: Vejamos os pontos de unidade pelos quais devemos partir no diálogo com os irmãos de outras denominações de fé cristã:

1- Jesus Cristo; 2- Amor e veneração a Bíblia;3- Vida sacramental – Batismo e Eucaristia; 4- Oração pela unidade dos cristãos (semana);

Dirigente: Agora junto com o papa queremos pedir perdão pelas divisões; Queremos assumir a oração, o diálogo e cooperação.

Leitor 1: Confiamos em nossa Igreja que renova (Lg 8 e UR 6), e por essa atitude, é fiel ao evangelho e ao Espírito Santo e, por isso, sempre atual e destemida.Todos: A expressão da unidade se dá na vivência do mandamento do amor e se sustenta pela ação do Espírito Santo que é princípio da unidade.

Momento de silêncio (coloque o som suave)

Dirigente: Preces: Todos expressam o desejo de uma Igreja Una e visível (Universal) a fim de que o mundo seja unido. Este Concílio Vaticano II quer propor a todos os católicos os meios, os caminhos, e os modos para corresponder a esta divina vocação e graça, vamos pedir a Deus a graça necessária fazendo nossas preces. Leitor 1: O decreto Unidade dos Cristãos número 1 afirma ter consciência que o Senhor fundou uma só Igreja. Que vive agora em estado de divisão contradizendo a vontade de Cristo, sendo um escândalo para o mundo e prejudica a pregação do Evangelho. Contudo Deus infunde nos corações o desejo de união e a Igreja se compromete em participar. Que estejamos abertos a esta ação do Espírito Santo, PEÇAMOS AO SENHOR.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

46

Leitor 2: A Igreja católica os abraça com amor, pois uma vez batizados têm certa comunhão, não perfeita devido às discrepâncias vigentes (doutrinais, disciplinares, estrutura) que criam obstáculos. O movimento ecumênico visa superar (UR3). Que nós saibamos acolher o irmão diferente e abraçá-lo como irmão e membro do povo de Deus, PEÇAMOS AO SENHOR.

Leitor 3: Todavia, as divisões dos cristãos impedem a Igreja de realizar a plenitude da unidade. É um grande motivo de alegria a participação dos fiéis católicos na ação ecumênica que cresce dia a dia. Que nossos bispos, padres e pastores promovam cada vez mais ações ecumênicas e a semana de ORAÇÃO pela unidade dos cristãos na semana antes de Pentecoste, PEÇAMOS AO SENHOR.(preces espontâneas) Rezar o Pai Nosso

Louvor e Agradecimento pela Unidade dos Cristãos: Dirigente: A Igreja católica participa hoje de diversos projetos do Conselho Mundial de Igrejas (diálogo teológico, publicação do Diretório Ecumênico. Participa de 70 dos 120 conselhos internacionais de Igrejas, de três conselhos regionais, e integra 16 comissões de diálogo bilateral. No final de cada agradecimento podemos cantar:

Canto: Obrigado Senhor, por tudo obrigado senhor, obrigado Senhor, por tudo obrigado senhor oooooooo.

1) O rosto católico passou a ser um rosto de irmão (vice e versa), os irmãos separados não são mais estranhos; Obrigado Senhor ....2) A primeira vez na história que ação em prol da unidade ganhou tamanha proporção (Papa João Paulo II, UUS 41); Obrigado Senhor .... 3) A fraternidade reencontrada pelo reconhecimento do único batismo; Obrigado Senhor .... 4) A solidariedade humana e ajudas humanitárias feitas por todas as Igrejas e religiões; Obrigado Senhor ....5) A Palavra de Deus fonte comum entre nós cristãos e o culto como momento de oração por todos; Obrigado Senhor ....6) O apreço mútuo dos bens nas diferentes tradições; Obrigado Senhor ....

III Cartilhas das Santas Missões Populares

47

7) O reconhecimento que aquilo que une é mais forte do que o que divide (UUS 20, 41-49); Obrigado Senhor ....8) Pela semana de Oração, pela Unidade dos cristãos que acontecem todos os anos na semana de pentecostes; Obrigado Senhor ....9) .......; Obrigado Senhor ....

Oração FinalDirigente: Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos missionários, fazei com que as palavras dos missionários sejam de unidade e respeito como as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa. Que eles sejam os homens e mulheres que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. Que sejam homens e mulheres, testemunhas do nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos. Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido. Tudo isso vos pedimos pela Intercessão de Nossa padroeira N. Sra de Lourdes, ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos missionários e missionárias. AMÉM.

Canto: Tão sublime sacramento, adoremos neste altar; pois o Antigo Testamento, deu ao Novo seu lugar; venha a fé por suplemento os sentido completar.Ao eterno Deus cantemos e a Jesus, o Salvador, e ao Espírito exaltemos, na Trindade, eterno amor, ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. AMÉM.

Dirigente: Graças e louvores seja dados a todo o momento. Todos: Ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento.

GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO ....Benção do Santíssimo se tiver Diácono ou Padre.

Canto final: Glória Jesus na Hóstia Santa.... (Enquanto guarda o Santíssimo no Sacrário)

III Cartilhas das Santas Missões Populares

48

TERÇO MISSIONÁRIO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOSAs Igrejas mesmo tendo suas deficiências, de forma alguma estão destituídas de significado e importância no mistério da salvação. Deixamos claro que somente através da Igreja católica de Cristo, pode ser atingida toda plenitude dos meios de salvação, cremos também que o Senhor confiou todos os bens do Novo Testamento ao único colégio apostólico, tendo como pedra Pedro. Isto não significa que em outras religiões e fé cristãs, não podemos encontrar maravilhas da ação do Espírito Santo, por isso, o diálogo e o respeito recíproco entre as igrejas é um sinal visível da verdadeira vivência evangélica.

TERÇO MISTÉRIOS JUBILOSOS – Dom Frei Valfredo Tepe, O.F.M.

Dirigente: Sejam bem-vindos. O rosário é uma forma tradicional da espiritualidade cristã. Recitando dezenas de Ave-Marias, meditamos ao mesmo tempo sobre a vida de Jesus. O próprio terço, na sua forma material, é simbólico: ele forma um círculo uma coroa ou colar de contas. A saída do círculo coincide com a chegada. Lembra-nos o que disse Jesus: “Saí do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto ao Pai” (Jo 16,28). Jesus veio dar uma volta pelo mundo: saiu do Pai e voltou para o pai. Assim se tornou nosso modelo, pois todos nós saímos das mãos do Pai e teremos de voltar à casa do Pai. Jesus pode dizer a cada um de nós: “Vem e segue-me” (Mt 19, 21), “Eu sou o caminho” (Jo 14,8).

Leitor 1: Rezando o terço, vamos acompanhar meditativamente, a volta que Jesus deu pelo mundo, como missionário do Pai. Ele, “o autor e consumador da fé” (Hb 12,2), nos ensina a desfiar as contas da vida – todos os dias e seus acontecimentos – mantendo-as unidas pelo fio da fé. Sem fé, os nossos dias formam um amontoado de contas perdidas no chão, como acontece com as contas do terço, quando se rompe o fio que as mantém unidas.

Leitor 2: Tradicionalmente, através do rosário, acompanhamos em três voltas a vida de Jesus. Na primeira volta – Mistérios gozosos – meditamos sobre a infância de Jesus, conduzidos pela mão

III Cartilhas das Santas Missões Populares

49

de Nossa Mãe, Maria Santíssima. Na segunda volta – Mistérios dolorosos – acompanhamos a Paixão e morte de Jesus. Na terceira volta – Mistérios gloriosos – contemplamos a Ressurreição e Vitória final de Jesus.

Leitor 3: Acontece que fica ausente uma fase importante da vida de Jesus: a sua vida Pública, toda ela marcada pela ação missionária. Jesus é o primeiro e maior evangelizador e missionário (Evangelii Nuntiandi n. 7). Jesus mesmo resumiu a sua vinda ao mundo nesta Palavra: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino, pois é para isso que eu fui enviado” (Lc 4,43).

Dirigente: Sugiro, pois, que acrescentemos ao Rosário uma quarta volta: os mistérios Jubilosos, onde acompanhamos a vida missionária de Jesus. Refontizando a nossa ação evangelizadora nesta ação missionária de Jesus, podemos reanimar o nosso ardor missionário para a grande tarefa de uma nova Evangelização.

CREIOPAI NOSSO – TRÊS AVES MARIA – GLÓRIA AO PAIDivino Jesus eu vos ofereço este terço....

MISTÉRIOS JUBILOSOS E MISSIONÁRIO COM INTEÇÕES ECUMÊNICAS

MEDITAÇÃO ECUMÊNICA SOBRE O VATICANO II: Dirigente: A Igreja do concílio não é solitária, mais inclui o diálogo com outras igrejas. OS PAPAS MISSIONÁRIOS COLOCARAM EM PRÁTICA O ECUMENISMO E DIÁLOGO INTERRELIGIOSO:

Leitor 1: O Bispo Angelo Roncalli – Eleito Papa João XXIII de 1958 e abriu o Concílio Vaticano II, hoje São João XXIII, foi visitador apostólico na Bulgária (1925-1934), buscou realizar uma missão de Paz nas relações com mulçumanos. Acreditou e agiu com a consciência que a unidade exige mais caridade do que discussão teológica.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

50

Leitor 2: O Papa Paulo VI deu continuidade, visitando organismos ecumênicos (Conselho Mundial de Igrejas em 1969), incentivou as semanas de oração pela unidade dos cristãos.

Leitor 3: O Papa João Paulo II afirma, que os cristãos devem professar juntos a mesma verdade sobre a cruz e realizou diversos encontros e orações ecumênicas e de diálogo interreligioso.

Leitor 4: O Papa Bento XVI, em seu primeiro discurso no dia 20 de abril de 2005, afirma “trabalhar sem poupar energias na reconciliação da plena e visível unidade de todos os seguidores de Cristo, também realizou diversos encontros ecumênicos e de diálogo interreligiosos. Leitor: O Papa Francisco na Exortação Apóstolica “A Alegria do Evangelho” nos números 244-258, deixa claro o seu desejo de que a Igreja esteja aberta e acolhedora com todos os que crêem diferente de nós, afirmando ser um escândalo os cristãos divididos, e por isso devemos caminhar em direção ao diálogo e boa convivência com todos, buscando colocar em prática a oração de Cristo “que todos sejam um” (Jo 17, 21).

Dirigente: A Igreja católica participa hoje de diversos projetos do Conselho Mundial de Igrejas (diálogo teológico, publicação do Diretório Ecumênico. Como ficar de fora deste caminho ecumênico sendo verdadeiramente católico? Caminhemos em direção do diálogo e unidade e oremos pela nossa conversão e abertura ecumênica e acolhida solidariedade cristã.

Canto:

1º MISTÉRIO – O INÍCIO DA VIDA MISSIONÁRIA DE CRISTODirigente: Neste mistério consideramos a manifestação de Deus no Rio do Jordão. Jesus, batizado, estando em Oração, viu o céu aberto; o Espírito Santo desceu sobre ele e o pai proclamou publicamente seu Filho muito amado (Mt 3,13-17; Mc 1,9.10; Lc 3,21-22). Jesus exultou de alegria e disse: “Eu te louvo, ó Pai (Lc 10,21).

Leitor 1: Intenção Ecumênica: Queremos rezar também para que

III Cartilhas das Santas Missões Populares

51

os fiéis trabalhando com a vigilância dos pastores, contribuam para promover a equidade e a verdade, crescendo dia após dia e superem os obstáculos, se preocupem com os irmãos separados, (UR 8) rezando por eles, comunicando-se, renovado a nossa Igreja e buscando viver com aquele fervor de fé que convém a todos cristãos que buscam a unidade.PAI NOSSO – 10 AVE MARIAGLÓRIA AO PAIÓ MEU JESUSCANTO

2º MISTERIO – JESUS MISSIONÁRIO SINAL DE ALEGRIADirigente: Neste mistério consideramos as bodas de canãa. Uma festa ia acabar em tristeza. Nossa Senhora a primeira acreditar e a ser missionária, interveio levando os garçons a acreditarem em Jesus e sua Palavra. A seu pedido Jesus transformou água em vinho; a alegria voltou abundante. Jesus fez ali o seu primeiro sinal, mostrou seu poder evangelizador e os discípulos acreditaram n’Ele (Jo 2,1-11).

Leitor 2: Intenção Ecumênica: Queremos rezar também por todos os católicos para que busquem a perfeição cristã e dia a dia se purifiquem e se renovem. E para conservar a devida liberdade, diversidade litúrgica, elaboração teológica da verdade revelada, mas em tudo cultive a caridade (assim manifesta a verdadeira catolicidade e apostolicidade da Igreja). E assim sejamos cristãos do diálogo e missionários do amor fraterno.PAI NOSSO – 10 AVE MARIAGLÓRIA AO PAIÓ MEU JESUSCANTO

3º MISTÉRIO – O ARDOR MISSIONÁRIO DE JESUSDirigente: Neste mistério consideramos o ardor missionário de Jesus. No júbilo de ter encontrado o tesouro escondido – o Reino – largou tudo: casa, mãe, carpintaria, para consagrar-se totalmente à missão evangelizadora (Mt 13,44). Andava de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, anunciando a Boa-Nova do Reino (Lc 8,1).

III Cartilhas das Santas Missões Populares

52

Leitor 3: Intenção Ecumênica: Queremos rezar também para que sejamos sensíveis e abertos para observar e reconhecer os patrimônios comum que se encontram entre os irmãos separados também, o que pode contribuir para nossa edificação; a unidade é dom do Espírito Santo já dado à Igreja que precisa se tornar visível. Que sejamos acolhedores e amorosos para com os irmãos evangélicos e de outras denominações religiosas.PAI NOSSO – 10 AVE MARIAGLÓRIA AO PAIÓ MEU JESUSCANTO

4º MISTÉRIO – JESUS MISSIONÁRIO LIBERTADOR E SALVADORDirigente: Neste mistério consideramos a ação libertadora e salvadora de Jesus. Cegos recuperam a vista, coxos começaram a andar, leprosos foram curados e aos pobres foi anunciada a Boa-Nova (Lc 7,22). O povo, maravilhado e alegre, acorria a Jesus e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía uma força que curava a todos (Lc 6,18-19).Leitor 4: Intenção Ecumênica: Queremos rezar também para nossa conversão, pois não há verdadeiro ecumenismo sem conversão interior, o que exige: renovação de mente, humildade, mansidão, renúncia de si e fraterna generosidade com o próximo, suportando-se com caridade para manter a unidade (Ef 4,13; Mt 20,23). Que Deus nos ajude a olhar os irmãos diferentes com amor fraterno e como verdadeiros irmãos em Cristo.PAI NOSSO – 10 AVE MARIAGLÓRIA AO PAIÓ MEU JESUSCANTO

5º MISTERIO – JESUS MISSIONÁRIO DO AMOR AOS POBRES E PECADORESDirigente: Neste mistério consideramos a opção preferencial de Jesus. Os marginalizados da sociedade (crianças, mulheres, pastores, publicanos) são os preferidos de sua ação missionária. Ele recebia os pecadores e comia com eles (Lc 15, 1-2). Publicanos e prostitutas se rejubilavam porque podiam entrar no Reino antes dos

III Cartilhas das Santas Missões Populares

53

fariseus e escribas (Mt 21, 31). E no céu havia maior alegria por um só pecador que se convertia do que por 99 justos (Lc 15,7).

Leitor 5: Intenção Ecumênica: Queremos rezar também para que nada de falso irenismo que acaba obscurecendo a fé católica seja obstáculo para o diálogo. Ao mesmo tempo a fé católica deve ser explicada mais profundamente e corretamente com termos que todos compreendam. Que nós intensifiquemos e busquemos organizar e participar da Semana de Oração pela Unidade dos cristãos que acontece todos os anos na semana de Pentecostes, pois através da Oração tudo é possível, “QUE TODOS SEJAM UM” (Jo 17).PAI NOSSO – 10 AVE MARIAGLÓRIA AO PAIÓ MEU JESUSCANTO

Dirigente: Infinitas Graças vos damos soberana princesa, pelos benefícios que recebemos todos os dias pelas vossas mãos, liberai agora, dignai-vos tomarmos debaixo de vosso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com a Salve Rainha.

ORAÇÃO: Dirigente: Que Deus nos ajude a sermos Igreja Povo de Deus, que anuncia, Celebra e Partilha, colocando em prática o Evangelho, dando continuidade a nossa Tradição de solidariedade e fraternidade universal, e finalmente escutando a voz dos nossos pastores no Vaticano II de uma Igreja presente, alegre e solidária. Também Que sejamos obedientes a ordem de Cristo “Ide, Eis que Eu vos envio” (Lc 10,3, e assim nos tornemos uma Igreja em “saída” e permanentemente missionária.

Dirigente: Que Deus nos abençoe e guarde e proteja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. AMÉMCanto Final.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

54

TERÇO SOBRE O SACROSSANTO CONCÍLIOABERTURA:

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Creio em Deus Pai...Glória ao Pai...Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a Vós!Oferecimento: (Espontâneo, pelas SSMMPP, pelos 50 anos da Diocese...). 1) - Ó Deus, Pai de Misericórdia, pelo Vosso Poder Infinito. (Refrão para

cada repetição).R: Tornai mais viva e animada nossa Liturgia. (repetir 10 vezes).(Glória ao Pai.... Pai Nosso... Ave Maria) – Cântico.2) - Ó Deus, Pai de Misericórdia, pelo Vosso Poder Infinito. (Refrão para

cada repetição).R: Fazei-nos celebrar o Mistério da Redenção nos acontecimentos da vida

(Repetir 10 vezes). (Glória ao Pai.... Pai Nosso.... Ave Maria) – Cântico.3) - Ó Deus, Pai de Misericórdia, pelo Vosso Poder Infinito. (Refrão para

cada repetição).R: Não permitas que nossa Liturgia seja fria e desanimada. (Repetir 10 x). (Glória ao Pai.... Pai Nosso... Ave Maria) – Cântico.4) - Ó Deus, Pai de Misericórdia, pelo Vosso Poder Infinito. (Refrão para

cada repetição) R: Iluminai-nos para celebrar o que vivemos e viver o que celebramos

(Repetir 10 vezes).(Glória ao Pai... Pai Nosso... Ave Maria) – Cântico.5) - Ó Deus, Pai de Misericórdia, pelo Vosso Poder Infinito. (Refrão para

cada repetição). R: Recebei nossos louvores por toda a Ação litúrgica da Igreja. (Repetir

10 vezes).(Glória ao Pai... Pai Nosso... Ave Maria) – Cântico.

Um Pai nosso e 3 Ave Maria em louvor a Santíssima Trindade e por toda a obra missionária da Igreja.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

55

Encerramento: - Infinita Graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que, todos os dias, recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo! E pra mais nos abrigar, nós vos saudados... - SALVE RAINHA... - Outras orações populares. - Pelo sinal. - Cântico final

PARA RETIROS ESPIRITUAIS COM OS MISSIONARIOS (AS)

Método da leitura orante da Palavra de Deus1- Acolhida, invocando o Espírito Santo;2- Leitura lenta e atenta do Texto (fidelidade ao texto);3- O sentido do texto (silêncio interior recordando o texto que leu);4- O sentido do texto para nós (de cada frase);5- Rezar o texto. Atualizar e meditar a Palavra ligando a vida;6- Contemplar o texto. Ligar o texto com outros textos bíblicos;7- Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus;8- Formular um compromisso de vida;9- Rezar um Salmo apropriado;10- Escolher uma frase para vivenciar;11- Ler: Lc 24,13-35: 1- O que diz o texto? 2- O que o texto me diz? 3- O que o texto nos faz dizer a Deus?

LEITURA ORANTEO amor sempre me acompanha iluminando a minha vida (Bis)- O texto 1Jo 4,7-21 - (LUCAS 10, 1-9)Contexto:Como viver depois de Jesus? O que é a fé? Onde está Deus quando ocorrem as dificuldades e perseguições? Jamais deixemos de compreender que Deus é amor! O entusiasmo dessa expressão enuncia a dinâmica deste texto. Os laços entre a fé e o amor são firmes, os cristãos deverão viver como irmãos, tal como Deus vive com seu filho e com a humanidade inteira por meio da justiça solidária para com os outros. Não é possível, a partir da fé, separar a semelhança entre as pessoas e Deus. O outro, o próximo, o semelhante é a imagem do amor de Deus. No entanto, esse critério é esquecido com facilidade e, por isso, o autor fala da falsidade. Mas, “Deus é luz” e, a partir dele, o rosto do outro é visto; os seres humanos deixam o invisível ser reconhecido na prática do amor.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

56

Oração de invocação ao Espírito Santo Momento de silêncio, de introspecção. Na individualidade, no silêncio de nosso coração, oremos ao Pai que nos envie o Espírito, a fim de que, compreendamos o que o Senhor nos inspira... Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra...

Chaves para a Leitura: Estamos diante de um dos textos mais belos do Novo Testamento. João nos garante que o amor tem sua fonte unicamente em Deus, não apenas porque ele o oferece gratuitamente, mas porque ele é o próprio amor: “Deus é amor” (4.16). É a definição mais bela que encontramos a respeito de Deus.Deus sempre toma a iniciativa no amor. Em outras palavras, qualquer movimento nosso de amor para com Deus é sempre uma resposta para o seu amor inicial. É o seu amor que nos dá a capacidade de amá-lo. Sem esse amor primeiro e anterior de Deus, o nosso não existiria. Deus é amor e sua razão de ser é dar esse amor sem medida.Uma vez assegurado esse amor de Deus derramado em nossa vida, então, podemos, ou melhor, devemos dá-lo aos demais: “amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uma aos outros” (v. 11). O amor fraterno enraíza-se no amor de Deus e se alimenta continuamente dele. O amor de Deus não tem sentido se o guardarmos, simplesmente, como algo mesquinho, e não deixarmos que alcance os demais.Deus permanece em nós somente se nos amarmos mutuamente, com todo peso que tem o verbo “permanecer”. Deus “habita” em nós e “assim o amor em nós é totalmente verdadeiro” (v. 17). Essa frase é muito forte; é como se, praticamente, nos dissesse que nós somos os únicos responsáveis para que o amor de Deus se torne uma realidade. Não basta sentir e ter a certeza de que Deus nos ama; é indispensável fazer esse “amor recebido” se transformar no “amor que damos”.

O texto pode ser dividido em duas partes:- Amor como iniciativa de Deus (vs 7-10)- Amor como resposta humana (vs 11-21)

III Cartilhas das Santas Missões Populares

57

Valores propostos:- Amor filial. O amor é o que nos torna filhos de Deus. Quem ama pode estar certo de ter entrado no caminho de reconhecimento de Deus por meio da própria experiência. Em outras palavras, o amor é o único capaz de gerar em nós um processo de amadurecimento pessoal que nos leva a assumir os sentimentos e atitudes de Cristo.- Amor ativo. Este amor de Deus não é um amor só de palavras. O amor de Deus se concretiza em Jesus, que é entregue para a nossa salvação. O Deus de amor entrega-se a nós em seu Filho.- Amor voluntário. O amor de Deus tornou-se visível e palpável em Jesus, que o derramou de inúmeras maneiras: por meio da pregação de sua mensagem, da cura de enfermos, da ressurreição de mortos, da restauração da paz e da esperança para quem a tinha perdido. O amor de Deus tornou-se um gesto concreto na atitude salvifica de Jesus em seu caminho pela terra.

Leiamos o texto no silêncio...Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9 Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por meio dele. 10 E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados. 11 Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente entre nós. 13 Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e ele conosco: ele nos deu o seu Espírito. 14 E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15 Quando alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16 E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.17 Nisto se realizou completamente o amor entre nós: o fato de termos plena confiança no dia do julgamento,

III Cartilhas das Santas Missões Populares

58

porque tal como Jesus é, assim somos nós neste mundo. 18 No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor. 19 Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21 E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão. Caso seja oportuno, releia o texto, pare em um versículo que lhe seja significativo... Meditação- Deixemos esta Palavra de Deus entrar em nós e ser, em nossa vida, como luz que ilumina e guia nossos passos.- A maior prova do amor para com Deus não é amá-lo diretamente, mas amar ao próximo, como Jesus nos ensinou: “Amem uns aos outros como eu amo vocês” (Jo 15.12). É um amor que se concretiza na qualidade dos meus relacionamentos. Deus pede a nós para amarmos os outros com um único amor: o dele, porque o verdadeiro amor, o amor que nos transforma e converte, o amor que redime, é o amor de Deus.- O amor de Deus para conosco tornou-se uma palavra concreta, uma palavra salvadora em Jesus. Assim, o amor oferecido por mim aos outros não tem sentido caso fique restrito à afeição e ao sentimento pelo outro, e não se concretiza em ações e gestos salvíficos. Aqui, valeria a pena perguntar a mim mesmo: “Meu amor é salvífico?”- Vale a pena fazer a seguinte pergunta: “A qualidade do meu amor para com os outros corresponde à qualidade do amor de Jesus por mim?”

OraçãoQuais são as motivações que brotam do coração neste momento.Os impulsos do coração podem ser de ação de graças pelo grande amor de Deus derramado em nós.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

59

- Ou então de perdão, por não termos amado conforme Cristo nos amou?- Louvor e ação de graças pela fraternidade vivida em meio aos irmãos.“O amor cresce através do amor. O amor é ‘divino’ porque provém de Deus e nos une a Deus e aos irmãos, e, através deste processo unificador, nos transforma em um nós, que supera as nossas divisões e nos faz sermos comunidade, até que no fim, Deus seja tudo em todos.”# Momento para a partilha solidária... Livremente, quem desejar, partilhe com os demais os impulsos do coração...

ContemplaçãoContemple a grandeza do amor de Deus que se inclina para amar o homem, para amar a mim, em minha particularidade com nome e sobrenome.Contemplo o Deus de amor, que dá a vida por mim em Jesus.Contemplo o rosto dos meus irmãos e irmãs na caminhada do dia a dia. O rosto dos sofredores e sofredoras.

AçãoPara com quais pessoas exatamente o Senhor pede que eu reavalie a qualidade do meu amor? Com relação a isso, o que eu percebo que Deus pede a fim de que o seu amor não seja vazio em mim?A quais dos meus irmãos no sacerdócio eu devo direcionar com maior intensidade a minha compreensão, a minha amizade e companheirismo? O amor sempre me acompanha iluminando a minha vida (Bis)

III Cartilhas das Santas Missões Populares

60

CELULAR X BÍBLIAJá imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, ou no escritório... ?E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?E se a déssemos de presente às crianças?E se a usássemos quando viajamos?E se lançássemos mão dela em caso de emergência?Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela ‘pega’ em qualquer lugar.Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

NELA ENCONTRAMOS ALGUNS TELEFONES DE EMERGÊNCIA:‘Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto’! (Is 55:6)*Quando você estiver triste, ligue João 14.Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27. Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34. Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11. Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.Quando sentir-se abandonado Salmo 138Quando quer a proteção na casa Salmo 126Quando quer força para perdoar e ser perdoado Salmo 50Quando tiver dificuldades de perdoar Lc 6, 27-35 Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39.Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30.Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.Missionários: Mt 28, 19-20; Mc 16,15; Lc 10,3; Jo 20,21.Telefones de Emergência que achei por bem compartilhar com você!

III Cartilhas das Santas Missões Populares

61

CANTOS MISSIONÁRIOS O LUZ DO SENHOR

Ó luz do Senhor que vem sobre a TerraInunda meu ser, permanece em nós. (bis)

PROCURA DEUSProcura Deus, procura Deus, procura Deus e irás encontrá-lo. (bis)Procura-o sempre e irás encontrá-lo em tudo. (bis)

AGORA É TEMPO DE SER IGREJARef.:: AGORA É TEMPO DE SER IGREJA! CAMINHAR JUNTOS, PARTICIPAR! (BIS)1.Somos povo escolhido, e na fronte assinalados/Com o nome do Senhor, que caminha ao nosso lado.2.Somos povo em missão, já é tempo de partir./É o Senhor que nos envia, em seu nome a servir.3.Somos povo-esperança, vamos juntos planejar/Ser Igreja a servir, e a fé testemunhar.4.Somos povo a caminho, construindo em mutirão/Nova terra, novo Reino, de fraterna comunhão.

ME CHAMASTE1-Me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre segui-te, não voltar atrás.Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.Ref.:: TE AMAREI, SENHOR (BIS), EU SÓ ENCONTRO A PAZ E A ALEGRIA BEM PERTO DE TI (2x)2-Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti, mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.3-Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

62

A TI MEU DEUS1. A Ti meu Deus, elevo o meu coração/ Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz/ A Ti meu Deus, eu quero oferecer/ Meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.Ref.:: A TUA TERNURA SENHOR VEM ME ABRAÇAR/ E A TUA BONDADE INFINITA ME PERDOAR/ VOU SER O TEU SEGUIDOR/ E TE DAR O MEU CORAÇÃO EU QUERO SENTIR O CALOR DE TUAS MÃOS.2. A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor/ Ao pobre e ao sofredor vou servir e esperar/ Em Ti Senhor, humildes se alegrarão/ Cantando a nova canção de esperança e de paz.

EIS-ME AQUI SENHORRef.:: EIS-ME AQUI, SENHOR!/ EIS-ME AQUI, SENHOR!/ PRA FAZER TUA VONTADE,/ PRA VIVER NO TEU AMOR/ PRA FAZER TUA VONTADE/ PRA VIVER NO TEU AMOR/ EIS-ME AQUI, SENHOR!1. O Senhor é o Pastor que me conduz/ Por caminho nunca visto me enviou, sou chamado a ser fermento, sal e luz/ E por isso respondi: aqui estou!2. Ele pôs em minha boca uma canção/ Me ungiu como profeta e trovador da história e da vida do meu povo/ E por isso respondi: aqui estou!

TU TE ABEIRASTE DA PRAIA1.Tu, te abeiraste da praia/ Não buscaste nem sábios nem ricos,/ Somente queres que eu te siga!Ref.:: Senhor, tu me olhaste nos olhos,/ A sorrir, pronunciastes meu nome, lá na praia, eu larguei o meu barco,/ junto a Ti buscarei outro mar.2.Tu sabes bem que em meu barco/Eu não tenho nem ouro nem espadas, Somente redes e o meu trabalho/3.Tu, minhas mãos solicitas,/ Meu cansaço que a outros descanse,/ Amor que almeja seguir amando.4.Tu, pescador de outros lagos,/ Ânsia eterna de almas que esperam,/ Bondoso amigo que assim me chamas.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

63

HINO DO JUBILEURef.:: LOUVAI A DEUS, POVO SANTO, EXALTAI-O NESTE ANO JUBILAR. AO SENHOR ELEVEMOS NOSSO CANTO, COM ALEGRIA VAMOS TODOS CELEBRAR!1.Diocese de Apucarana, porção do povo eleito neste chão,“Todos sejam um” na fraternidade e comunhão.2. Juntos, congregados pelo amor, com os frutos que o Espírito produz:“Tudo para todos”, sempre confiantes em Jesus.3. No caminho da verdade e vida, levando a Palavra com ardor,“Andando pregai”, conduzidos por Nosso Senhor.4. São cinqüenta anos de missão, eis que recordamos nossa história!“Na Cruz do Senhor” proclamamos, hoje, sua vitória!5. Com a esperança que nos move a sermos para o mundo sal e luz,Virgem Mãe de Lourdes a seu Filho Amado nos conduz!

IMACULADARef.:: IMACULADA, MARIA DE DEUS,/ CORAÇÃO POBRE, ACOLHENDO JESUS!/IMACULADA, MARIA DO POVO,/ MÃE DOS AFLITOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZ!1. Um coração que era sim para a vida/ Um coração que era sim para o Irmão/ Um coração que era sim para Deus/ Reino de Deus renovando este chão.2. Olhos abertos pra sede do povo/ Passo bem firme que o medo desterra/ Mãos estendidas que os tronos renegam/ Reino de Deus renovando esta terra.3. Faça-se ó Pai vossa plena vontade: Que os vossos passos se tornem Memória/ Do amor fiel que Maria gerou/ Reino de Deus atuando na história.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

64

SENHOR EU QUERO TE AGRADECER 1-Senhor eu quero te agradecer/ Por todos os dias a gente poder conversar/ Senhor o mundo precisa te conhecer/ Mas eu te prometo que vou evangelizar.Ref.:: EU QUERO TE DIZER AGORA/ QUE EU JÁ VOU EMBORA EVANGELIZAR. (BIS)2-Senhor às vezes me ponho a rezar/ E peço o fim da violência e da fome do irmão/ Senhor, que chegue a todos os povos/ A graça, o perdão, o anúncio da salvação. 3-Senhor, às vezes me ponho a rezar/ E peço a você pra fique mais perto de mim/ Senhor às vezes me ponho a chorar/ E não compreendo por que o mundo sofre sem fim.

CIDADÃO DO INFINITO1. Por escutar uma voz que disse que faltava gente pra semear, deixei meu lar e saí sorrindo e assobiando pra não chorar. Fui me alistar entre os operários que deixam tudo pra te levar. /E fui lutar por um mundo novo, não tenho lar, mas ganhei um povo. Ref.:: SOU CIDADÃO DO INFINITO, DO INFINITO, DO INFINITO. E LEVO A PAZ NO MEU CAMINHO, NO MEU CAMINHO, NO MEU CAMINHO. (bis)2. Eu procurei semear a paz, e onde fui andando falei de Deus. Abençoei quem fez pouco caso e espalhou cizânia onde eu semeei. Não recebi condecoração por haver buscado um país irmão, /Vou semeando por entre o povo e vou sonhando este mundo novo.

TU ÉS A RAZÃO DA JORNADA1. Um dia escutei teu chamado, divino recado batendo no coração. Deixei deste mundo as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mão.Ref.:: TU ÉS A RAZÃO DA JORNADA, TU ÉS MINHA ESTRADA, MEU GUIA E MEU FIM. NO GRITO QUE VEM DO TEU POVO, TE ESCUTO DE NOVO CHAMANDO POR MIM. (bis)2. Os anos passaram ligeiro, me fiz um obreiro do reino de paz e amor. Nos mares do mundo navego e às redes me entrego, tornei-me teu pescador.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

65

3. Embora tão fraco e pequeno, caminho sereno com a força que vem de Ti. A cada momento que passa revivo esta graça de ser teu sinal aqui.

VINDE VER1.Para escutar tua Palavra, me chamaste: aqui estou/Estar à serviço da vida, Jesus Cristo convidou/ Pra viver o seguimento, aqui estou! Aqui estou!Ref.:: VINDE VER (VINDE VER), COMO É BOM (COMO É BOM)/ CELEBRAR A VOCAÇÃO, APRENDER COM OS TALENTOS DE CADA UM/ NA PARTILHA DA VIDA E DONS! (BIS)2. Comunidade reunida, é convidada a viver/O evangelho em sua vida, para o chamado responder./ Coragem para a decisão é preciso ter! É preciso ter!3. E ser presença missionária, discernindo a vocação/ Com atitude solidária à serviço da missão/Disponível pra segui-lo, na oração! Na oração!/

VEM QUE EU TE CHAMO E VAI1.Chamado pra terra distante/Com idade já bem avançada foi Abraão/Seguiu o caminho confiante/Cumpriu sua grande missão.Ref.:: VEM, VEM, VEM/ VEM QUE EU TE CHAMO/VEM PRA PARTILHAR OS DONS/ VEM PRA REPARTIR O PÃO/ VAI, VAI, VAI/ VAI QUE ESTOU CONTIGO/ENSINA A PARTILHAR O DONS/ ENSINA A REPARTIR O PÃO/ VEM QUE EU TE CHAMO E VAI.2.Profeta de nações diversas/Querido por Deus antes mesmo de ser embrião/Plantou Jeremias justiça/Cumpriu sua grande missão.3. Adulto e já bem preparado/Na luz foi ao solo aceitando sua vocação/Pilar da Igreja então Paulo/Cumpriu sua grande missão.4.As redes ficaram na praia/As chaves da Igreja ficaram em suas mãos/De pedra alicerce então Pedro/Cumpriu sua grande missão.5.Chamados por Deus somos todos/A um sim responder na partilha dos dons e do pão/Nos gestos de amor nós queremos/Cumprir nossa grande missão.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

66

NOVA SEMENTE1. Meu jardim ganhou mais vida/ Meu amor, nova semente/ Hoje, faço aliança; com você, com sua gente/ Na estrada dia-a-dia, eu sustento o seu andar/ O meu brilho está em seus olhos/ E a minha paz no seu olhar!Ref.:: VAI, EU ENVIO VOCÊ! VAI TESTEMUNHAR!/ VAI, EU ENVIO VOCÊ! POR SUA BOCA IREI,FALAR! (VAI)2. Meu jardim ganhou mais vida/ Meu amor nova semente/ Hoje, faço aliança; com você, com sua gente/ Luz da terra, meu tesouro/ Povo meu, meu coração/ Eu serei o seu consolo, alegria e salvação

VAI MISSIONÁRIO DO SENHORRef.:: VAI, VAI, MISSIONÁRIO DO SENHOR,/ VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR. Cristo também chegou para anunciar: Não tenhas medo de evangelizar.1.Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus/ À América Latina e aos sofridos povos seus, que passam fome, labutam, se condoem,/ Mas acreditam na libertação.2. Se és cristão, és também comprometido,/ Chamado foste tu e também foste escolhidoPra construção do Reino do Senhor: Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.

SENHOR EU QUERO TE AGRADECER 1-Senhor eu quero te agradecer/ Por todos os dias a gente poder conversar/ Senhor o mundo precisa te conhecer/ Mas eu te prometo que vou evangelizar.Ref.:: Eu quero te dizer agora/ que eu já vou embora evangelizar. (bis)2-Senhor às vezes me ponho a rezar/ E peço o fim da violência e da fome do irmão/ Senhor, que chegue a todos os povos/ A graça, o perdão, o anúncio da salvação. 3-Senhor, às vezes me ponho a rezar/ E peço a você pra fique mais perto de mim/ Senhor às vezes me ponho a chorar/ E não compreendo por que o mundo sofre sem fim.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

67

ESCUTA ESTA PRECE 1. Como membro desta Igreja peregrina/ Recebi de Jesus Cristo uma missão:/ De levar a Boa Nova a toda gente, a Verdade, a Paz e o Perdão.Ref.:: Envia, envia, senhor, operários para a messe./ Escuta, escuta esta prece/ Multidões te esperam, Senhor!2. Por caminhos tão difíceis muita gente/ Vai andando sem ter rumo e direção/ Não conhecem a verdade do Evangelho/ Que liberta e dá força ao coração.

NAS RUAS VOU PROCURAR1. Nas ruas vou procurar quem vive pregado à cruz É o Cristo que vai comigo, levando aos irmãos a luz Vou buscar os pobres, o pecador, anunciar o Cristo libertador Ref.:: no rosto eu levo a mansidão; nós somos missionários da libertação.2. As dores de cada irmão sem teto, justiça e paz Prolongam a paixão de Cristo, que é vida em quem sofre mais/ Se Jesus me amou, se entregou por mim, já não sei viver se não for assim

NOVA GERAÇÃO- NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ1.Eu venho do sul e do norte,/ Do oeste e do leste. de todo lugar/ Estrada da vida eu percorro/ Levando socorro a quem precisar/ Assunto de paz é meu forte/ Eu cruzo montanhas mas vou aprender/ O mundo não me satisfaz o que/ Eu quero é a paz, o que eu quero é viver.Ref.:: No peito eu levo uma cruz, / No meu coração o que disse Jesus (bis)2.Eu sei que não tenho a idade/ Da maturidade de quem já viveu/ Mas sei que já tenho a idade/ De ver a verdade o que eu quero ser eu/ O mundo ferido e cansado/ De um negro passado de guerras sem fimTem medo da bomba que fez,/ E da fé que desfez mas aponta pra mim

III Cartilhas das Santas Missões Populares

68

NOSSA SENHORA DE LOURDES1. Nossa Senhora de Lourdes, mãe nossa e mãe do Senhor./: A ti elevamos a prece com fé, esperança e amor:/Ref.:: Oh, Virgem mãe de Lourdes rogai, rogai por nós,/ Oh, mãe imaculada rogai, rogai por nós.2. Quiseste num lindo dia, vir até nós e falar/ :Que os povos todos deviam o santo rosário rezar:/3. Mãe vê teu povo que sofre, sem pão, sem terra e sem lar/: Inspira-nos grande coragem para com teu povo lutar:/

CONSAGRAÇÃOOh,Minha Senhora e também minha mãe Eu me ofereço, inteiramente, todo a vós.E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha bocaTudo o que sou, desejo que a vós pertençaIncomparável mãe, guardai-me e defendei-me,Como filho e propriedade vossa, AmémComo filho e propriedade vossa, Amém.Oh, Minha Senhora e também minha mãeEu me ofereço, inteiramente, todo a vós.E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.

O PÃO AMASSADO1. O pão amassado, a uva pisada eis a oblação!/ Pastores sofridos, o pobre esquecido, o povo sem pão.Ref.:: Quero ser fiel a deus respondendo a vocação,/ Quero ser junto do povo um irmão entre os irmãos.2. O tempo e a idade, o bem e a verdade, a paz e o perdão,/ vigor, esperança, amor, confiança jamais falarão!3. A dor e a alegria, a vida vazia de tantos irmãos,/ cansados, vencidos, também oprimidos, oferta serão!

III Cartilhas das Santas Missões Populares

69

PÕE A SEMENTE NA TERRA1.Toda semente é um anseio de frutificar,E todo fruto é uma forma da gente se dar.Ref.:: põe a semente na terra,/ Não será em vão…Não te preocupe a colheita,/Plantas para o irmão...2.Toda semente é um anseio de comunicar,E toda fala é uma forma da gente se dar..

JESUS CRISTO ME DEIXOU INQUIETO Ref.:: /:Jesus Cristo me deixou inquieto/ nas palavras que ele proferiu./: nunca mais eu pude olhar o mundo,/ sem sentir aquilo que jesus sentiu/: 1.Eu vivia tão tranquilo e descansado/ e pensava ter chegado ao que busquei./ Muitas vezes proclamei extasiado/ que, ao seguir a lei de Cristo, eu me salvei./ Mas depois que meu Senhor passou,/ nunca mais meu coração se acomodou.2.Minha vida que eu pensei realizada,/ esbanjei como semente em qualquer chão./ Pouco a pouco, ao caminhar na longa estrada,/ percebi que havia tido uma ilusão./Mas depois que meu Senhor passou,/ ilusão e comodismo se acabou.

SE OUVIRES A VOZ DO VENTO1.Se ouvires a voz do vento/ Chamando sem cessar/ Se ouvires a voz do tempo/ Mandando esperar./ A decisão é tua/ A decisão é tuaRef.:: São muitos os convidados/ São muitos os convidados/ Quase ninguém tem tempo/ Quase ninguém tem tempo.2.Se ouvires a voz de Deus/ Chamando sem cessar Se ouvires a voz do mundo/ Querendo te enganar3.O trigo já se perdeu/ Cresceu, ninguém colheu e o mundo passando fome/ Passando fome de Deus.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

70

CALENDÁRIO DE VISITAS SMP 2015

1ª VISITA – 4ª SEMANA - 22 a 28 de fevereiroMc 1, 40-45 “Quem é este homem?”

2ª VISITA – 3ª SEMANA - 18 a 22 de março. Mc 2, 1-12 Quem é este homem? “Nunca vimos coisa igual”

26 de marçoMissa em Ação de Graças do Jubileu de Ouro da

Diocese de Apucarana - Catedral

3ª VISITA – 4ª SEMANA - 26 de abril a 02 de maio. Mc 16,1-7 “Não tenhais medo, o que foi crucificado

ressuscitou”

4ª VISITA – 4ª SEMANA - 24 a 30 de maio. Mc 4, 35-41 “Quem é este homem que até o mar e a

tempestade obedecem?”

5ª VISITA – 4ª SEMANA - 21 a 27 de junho Mc 5, 35-43 “Quem é este homem que até a morte ele

vence?”

6ª VISITA – 4ª SEMANA - 26/07 a 01/08 Mc 8, 27-35 “Que dizem os homens que eu sou?”

7ª VISITA – 4ª SEMANA -23 a 29 de agostoMc 6, 34-44 “Dai vos mesmos de comer”

8ª VISITA – 4ª SEMANA - 20 a 26 de setembro Mc 6, 45-52 “Andar sobre as águas”

25 de OutubroRomaria do Jubileu em Apucarana,

comemoração e concentração de toda a Diocese.

III Cartilhas das Santas Missões Populares

71

ANOTAÇÕES

III Cartilhas das Santas Missões Populares

72

ANOTAÇÕES