argumento modelo de toulmin

3
19/08/2015 Argumento Modelo de Toulmin data:text/html;charset=utf8,%3Ca%20name%3D%22top%22%20style%3D%22color%3A%20rgb(0%2C%200%2C%200)%3B%20fontfamily%3A%20Ve… 1/3 Argumento Modelo de Toulmin Disciplinas> Argument> Argument Modelo de Toulmin Reivindicação | Rebuttal | Motivos | Warrant | Backing | Modal qualifier | Veja também Stephen Toulmin, um filósofo Inglês e lógico, identificou elementos de um argumento persuasivo. Estes dão categorias úteis, através da qual um argumento podem ser analisados. Reivindicação A afirmação é uma declaração de que você está pedindo a outra pessoa a aceitar. Isto inclui informações que você está pedindolhes para aceitar ações como verdadeiros ou você quer que eles aceitam e promulgar. Por exemplo: Você deve usar um aparelho auditivo. Muitas pessoas começam com uma reivindicação, mas, em seguida, descobrir que ele é desafiado. Se você acabou de me pedir para fazer alguma coisa, eu não vou simplesmente concordar com o que você quer. Vou perguntar por que eu deveria concordar com você. Vou pedirlhe para provar sua reivindicação. Este é o lugar onde motivos tornamse importantes. Grounds Os jardins (ou dados) é a base da persuasão real e é composta por dados e fatos concretos, mais o raciocínio por trás da alegação. É a "verdade" sobre o qual se baseia o pedido. Grounds também pode incluir uma prova de perícia e as premissas básicas sobre a qual o resto do argumento é construído. A verdade real dos dados pode ser menor que 100%, o máximo de dados são, em última instância com base na percepção. Assumimos o que medimos é verdade, mas pode haver problemas neste medição, variando de um instrumento de medição defeituoso para tendenciosaamostragem. É fundamental para o argumento de que os fundamentos não são desafiados porque, se eles são, eles podem tornarse uma reivindicação, que você terá que provar com ainda mais profunda informação e outro argumento. Por exemplo: Mais de 70% de todas as pessoas com mais de 65 anos tem uma dificuldade auditiva. A informação é geralmente um elemento muito poderoso de persuasão, embora

Upload: jose-mario-gentil-ramos

Post on 27-Jan-2016

4 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

artigo descrevendo como usar

TRANSCRIPT

Page 1: Argumento Modelo de Toulmin

19/08/2015 Argumento Modelo de Toulmin

data:text/html;charset=utf­8,%3Ca%20name%3D%22top%22%20style%3D%22color%3A%20rgb(0%2C%200%2C%200)%3B%20font­family%3A%20Ve… 1/3

Argumento Modelo de Toulmin

Disciplinas> Argument> Argument Modelo de ToulminReivindicação | Rebuttal | Motivos | Warrant | Backing | Modal qualifier | Veja também

Stephen Toulmin, um filósofo Inglês e lógico, identificou elementos de umargumento persuasivo. Estes dão categorias úteis, através da qual umargumento podem ser analisados.

ReivindicaçãoA afirmação é uma declaração de que você está pedindo a outra pessoa aaceitar. Isto inclui informações que você está pedindo­lhes para aceitar açõescomo verdadeiros ou você quer que eles aceitam e promulgar.

Por exemplo:

Você deve usar um aparelho auditivo.

Muitas pessoas começam com uma reivindicação, mas, em seguida, descobrirque ele é desafiado. Se você acabou de me pedir para fazer alguma coisa, eunão vou simplesmente concordar com o que você quer. Vou perguntar por queeu deveria concordar com você. Vou pedir­lhe para provar suareivindicação. Este é o lugar onde motivos tornam­se importantes.

GroundsOs jardins (ou dados) é a base da persuasão real e é composta por dados efatos concretos, mais o raciocínio por trás da alegação. É a "verdade" sobre oqual se baseia o pedido. Grounds também pode incluir uma prova de perícia eas premissas básicas sobre a qual o resto do argumento é construído.

A verdade real dos dados pode ser menor que 100%, o máximo de dados são,em última instância com base na percepção. Assumimos o que medimos éverdade, mas pode haver problemas neste medição, variando de uminstrumento de medição defeituoso para tendenciosaamostragem.

É fundamental para o argumento de que os fundamentos não são desafiadosporque, se eles são, eles podem tornar­se uma reivindicação, que você terá queprovar com ainda mais profunda informação e outro argumento.

Por exemplo:

Mais de 70% de todas as pessoas com mais de 65 anos tem umadificuldade auditiva.

A informação é geralmente um elemento muito poderoso de persuasão, embora

Page 2: Argumento Modelo de Toulmin

19/08/2015 Argumento Modelo de Toulmin

data:text/html;charset=utf­8,%3Ca%20name%3D%22top%22%20style%3D%22color%3A%20rgb(0%2C%200%2C%200)%3B%20font­family%3A%20Ve… 2/3

ela afeta as pessoas de forma diferente. Aqueles que são dogmáticos, lógica ouracional será mais propensos a ser persuadido por dados factuais. Aqueles queargumentam emocionalmente e que são altamente investido em sua própriaposição irá desafiá­lo ou tentar ignorá­lo. Muitas vezes, é um teste útil para daralgo factual para a outra pessoa que refuta o argumento deles, e ver como eleslidam com isso. Alguns vão aceitar sem questionar.Alguns vão rejeitá­lo fora demão. Outros vão cavar mais fundo, exigindo mais explicações. Este é o lugaronde o mandado de entrar em seu próprio.

WarrantUm mandado liga os dados e outros motivos a uma reivindicação, legitimando aalegação, mostrando os motivos para ser relevante. O mandado pode serexplícito ou tácito e implícito. Ele responde a pergunta "Por que é que issosignifica que seu dados afirmação é verdadeira? '

Por exemplo:

Um aparelho auditivo ajuda a maioria das pessoas a ouvir melhor.

A autorização pode ser simples e também pode ser um argumento mais, comsub­elementos adicionais, tais como aqueles descritos abaixo.

Warrants pode ser baseado em logotipos, ou pathos ethos, ou valoresque sãoassumidos para ser compartilhado com o ouvinte.

Em muitos argumentos, warrants são muitas vezes implícito e, portanto, nãodeclarada. Isso dá espaço para que a outra pessoa a questionar e expor omandado, talvez para mostrar que é fraco ou improcedente.

ApoioO suporte (ou apoio) para um argumento dá suporte adicional para o mandado,respondendo a diferentes perguntas.

Por exemplo:

Os aparelhos auditivos estão disponíveis localmente.

QualifierO qualificador (ou qualificador modal) indica a força do salto a partir dos dadospara o mandado e pode limitar como universalmente aplicável areivindicação. Elas incluem palavras como 'mais', 'normalmente', 'sempre' ou'às vezes'. Argumentos podem, portanto, variar de afirmações fortes parageralmente bastante flexíveis com vaga e, muitas vezes, em vez de incertezatipos de declaração.

Por exemplo:

Page 3: Argumento Modelo de Toulmin

19/08/2015 Argumento Modelo de Toulmin

data:text/html;charset=utf­8,%3Ca%20name%3D%22top%22%20style%3D%22color%3A%20rgb(0%2C%200%2C%200)%3B%20font­family%3A%20Ve… 3/3

Os aparelhos auditivos ajudar a maioria das pessoas.

Outra variante é a reserva, o que pode dar a possibilidade de o pedido estarincorreta.

A menos que haja prova em contrário, as próteses auditivas não fazermal aos ouvidos.

Qualifiers e reservas são muito usados por anunciantes que estão restritos anão mentir. Assim, eles escorregar 'normalmente', 'praticamente', 'a menos' eassim por diante em suas reivindicações.

RefutaçãoApesar da construção cuidadosa do argumento, pode ainda haver contra­argumentos que podem ser usados. Estes podem ser ilidida através de umdiálogo contínuo, ou por antecipar o contra­argumento, dando a refutaçãodurante a apresentação inicial do argumento.

Por exemplo:

Há um balcão de apoio que lida com problemas técnicos.

Qualquer refutação é um argumento em si, e, portanto, pode incluir um pedido,autorização, suporte e assim por diante. Também, é claro que pode ter umacontraprova. Assim, se você estiver apresentando um argumento, você podeprocurar compreender ambos os possíveis contestações e também refutações àsrefutações.

Veja tambémArranjo, uso da linguagem

Toulmin, S. (1969). Os usos do argumento, Cambridge, Inglaterra: CambridgeUniversity Press