arago inf 01-11 lipodistrofia

1
Informativo janeiro/2011 www.arago.com.br referências bibliográficas Descomplicando ativos Terceira Edição LIPODISTROFIA GINOIDE E SUAS TRANFORMAÇÕES NO PERÍODO MENSTRUAL. Segundo estudo realizado antes da puberdade, o tecido conjuntivo masculino e o feminino são exatamente iguais, com fibras entrelaçadas e cruzadas, originando uma trama firme que, alem de impedir a migração dos lóbulos adiposos para a derme, os mantém no fundo da tela subcutânea. Essas características se alteram sob a influência dos hormônios sexuais femininos desfazendo o cruzamento das fibras. Esta mudança na constituição do tecido conjuntivo permite seu alargamento durante a gravidez e período menstrual, favorecendo o aparecimento da LDG, isso não ocorre com o tecido masculino, que mantém permanentemente a estrutura das fibras cruzadas e inclinadas. Portanto para o aparecimento da LDG faz se necessário o hormônio feminino principalmente estrógeno. Em estudo com indivíduos masculinos apresentando celulite foram constados altos índices de hormônios femininos o que explica alguns indivíduos apresentarem LDG apesar de não ser uma situação comum , uma vez que a produção de hormônio feminino no sexo masculino é insignificante porém explica alguns homens apresentarem quadro significantes de LDG. Os períodos de alteração hormonal ao longo da vida feminina, aliada a seus hábitos alimentares e de atividade física constituem uma transformação continuada nos tecidos. O excesso de substâncias na derme e hipoderme leva a acidificação dos tecidos, cujo ph é levemente alcalino. A alteração provoca o endurecimento das fibras protéicas (colágeno e elastina) que perdem sua estrutura normal sem capacidade de reter água se tornam endurecidas diminuindo a elasticidade do tecido adiposo, gerando retrações visíveis. Além de alterar a permeabilidade e resistência dos capilares sanguíneos. Esta situação leva ao comprometimento da circulação a formação de edemas e intoxicação com insuficiência de oxigenação e nutrição do tecido conjuntivo. . Este ciclo de mudanças hormonais durante a vida feminina leva a profissional de estética a compreender a importância do acompanhamento do ciclo menstrual de suas clientes tornando extremamente necessários as sessões de DLM e desintoxicação no período menstrual

Upload: esteticista-marina-leal

Post on 13-Dec-2015

4 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lipodistrofia

TRANSCRIPT

Page 1: Arago Inf 01-11 Lipodistrofia

Informativo janeiro/2011 www.arago.com.br referências bibliográficas Descomplicando ativos Terceira Edição

LIPODISTROFIA GINOIDE E SUAS TRANFORMAÇÕES NO PERÍODO MENSTRUAL. Segundo estudo realizado antes da puberdade, o tecido conjuntivo masculino e o feminino são exatamente iguais, com fibras entrelaçadas e cruzadas, originando uma trama firme que, alem de impedir a migração dos lóbulos adiposos para a derme, os mantém no fundo da tela subcutânea.

Essas características se alteram sob a influência dos hormônios sexuais femininos desfazendo o cruzamento das fibras. Esta mudança na constituição do tecido conjuntivo permite seu alargamento durante a gravidez e período menstrual, favorecendo o aparecimento da LDG, isso não ocorre com o tecido masculino, que mantém permanentemente a estrutura das fibras cruzadas e inclinadas. Portanto para o aparecimento da LDG faz se necessário o hormônio feminino principalmente estrógeno. Em estudo com indivíduos masculinos apresentando celulite foram constados altos índices de hormônios femininos o que explica alguns indivíduos apresentarem LDG apesar de não ser uma situação comum , uma vez que a produção de hormônio feminino no sexo masculino é insignificante porém explica alguns homens apresentarem quadro significantes de LDG.

Os períodos de alteração hormonal ao longo da vida feminina, aliada a seus

hábitos alimentares e de atividade física constituem uma transformação continuada nos tecidos. O excesso de substâncias na derme e hipoderme leva a acidificação dos tecidos, cujo ph é levemente alcalino. A alteração provoca o endurecimento das fibras protéicas (colágeno e elastina) que perdem sua estrutura normal sem capacidade de reter água se tornam endurecidas diminuindo a elasticidade do tecido adiposo, gerando retrações visíveis. Além de alterar a permeabilidade e resistência dos capilares sanguíneos. Esta situação leva ao comprometimento da circulação a formação de edemas e intoxicação com insuficiência de oxigenação e nutrição do tecido conjuntivo. .

Este ciclo de mudanças hormonais durante a vida feminina leva a

profissional de estética a compreender a importância do acompanhamento do ciclo menstrual de suas clientes tornando extremamente necessários as sessões de DLM e desintoxicação no período menstrual