apucarana é uma das melhores cidades do paraná

14
SAUDE SANEAMENTO BÁSICO FORMALIZAÇÃO DE EMPRESAS VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR Obras do Hospital do Coração estão em fase final: uma das mais modernas unidades da América Latina. Começam as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai ajudar a desafogar o PAM: atendimento 24 Horas. Obras da rede de esgoto avançam e devem atingir 84 % dos domicílios: índice de cobertura de primeiro mundo. Guia traz orientações para abertura e legalização de empresas no município de Apucarana: iniciativa pioneira. Pagamento em dia dos salários e várias ações humanizam o trabalho dos funcionários da Prefeitura. EDUCAÇÃO Apucarana conquista a Escola do SENAC , que vai oferecer cursos técnicos e superiores: investimento de R$ 4,5 milhões. Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira: uma das maiores e mais modernas escolas do Paraná. CULTURA O Cine Teatro Fênix é palco de grandes espetáculos , como o Ballet Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná. ESTRADAS RURAIS Em 2009, a patrulha rural da Prefeitura fez a recuperação de 57 Kms de estradas rurais. PAVIMENTAÇÃO A Prefeitura entregou em 2009 obras de pavimentação em vários bairros: 15 Kms de asfalto novo. MEIO AMBIENTE Projeto Oásis: preservação das nascentes e áreas verdes rende recursos financeiros aos produtores rurais. GOVERNO ELETRÔNICO Prefeitura de Apucarana cria um moderno portal na Internet: serviços online, transmissões ao vivo, acessibilidade e interatividade. INDUSTRIALIZAÇÃO Obras da Unifrango, no distrito de Vila Reis, vão começar pelo centro de armazenagem: geração de mais empregos. INFRAESTRUTURA O Viaduto José Guedes Vieira liga os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes: obra esperada há 20 anos. VISÃO DE FUTURO Está em execução o projeto de engenharia para a construção do contorno ferroviário: retirada do trem da área urbana. Destaques Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná. SAIBA AQUI PORQUÊ. http://www.apucarana.pr.gov.br Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Upload: prefeitura-de-apucarana-apucarana

Post on 29-Feb-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

TRANSCRIPT

Page 1: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

SAUDE

SANEAMENTO BÁSICO

FORMALIZAÇÃO DE EMPRESAS

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Obras do Hospital do Coração estão em fase final: uma das mais modernas unidades da América Latina.

Começam as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai ajudar a desafogar o PAM: atendimento 24 Horas.

Obras da rede de esgoto avançam e devem atingir 84% dos domicílios: índice de cobertura de primeiro mundo.

Guia traz orientações para abertura e legalização de empresas no município de Apucarana: iniciativa pioneira.

Pagamento em dia dos salários e várias ações humanizam o trabalho dos funcionários da Prefeitura.

EDUCAÇÃO Apucarana conquista a Escola do SENAC, que vai oferecer cursos técnicos e superiores: investimento de R$ 4,5 milhões.

Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira: uma das maiores e mais modernas escolas do Paraná.

CULTURA O Cine Teatro Fênix é palco de grandes espetáculos, como o Ballet Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

ESTRADAS RURAISEm 2009, a patrulha rural da Prefeitura fez a recuperação de 57 Kms de estradas rurais.

PAVIMENTAÇÃOA Prefeitura entregou em 2009 obras de pavimentação em vários bairros: 15 Kms de asfalto novo.

MEIO AMBIENTEProjeto Oásis: preservação das nascentes e áreas verdes rende recursos financeiros aos produtores rurais.

GOVERNO ELETRÔNICOPrefeitura de Apucarana cria um moderno portal na Internet: serviços online, transmissões ao vivo, acessibilidade e interatividade.

INDUSTRIALIZAÇÃO

Obras da Unifrango, no distrito de Vila Reis, vão começar pelo centro de armazenagem: geração de mais empregos.

INFRAESTRUTURAO Viaduto José Guedes Vieira liga os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes: obra esperada há 20 anos.

VISÃO DE FUTURO Está em execução o projeto de engenharia para a construção do contorno ferroviário: retirada do trem da área urbana.

DestaquesApucarana é uma

das melhores cidades do Paraná.

SAibA Aqui Porquê.

http://www.apucarana.pr.gov.br

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

Page 2: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Editorial

EXPEDIENTE

Título: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná • Autor: Secretaria Municipal de Governo\Comunicação Social • Data

da publicação: fevereiro, 2010 • Tiragem: 20 mil exemplares • Impressão: Grafinorte • Arte-final: Agência Pixel Publicidade e

Propaganda Ltda • Jornalista Responsável: Jair André Klein Mtb 4330\17\170 PR • Redação: Fábio beraldo, Tharita Franzini

Capelari e Simone Penharbel • Fotos: Profeta e Edson Denobi

Os atributos naturais normalmente são evocados para falar do orgulho de viver em uma cidade, tais como o clima, a posição geográfica e as be-lezas naturais. E, quando falamos em administração pública, os atributos mais citados são os indicadores sociais e econômicos, tais como bons núme-ros nos setores de saúde, educação e geração de emprego. A Apucarana que completou 66 anos é a união dessas duas coisas: belezas naturais e bons indicadores sociais.

Passaram-se pouco mais de 1 ano e 2 meses de um novo mandato. A atu-al gestão (2009\2012) não paralisou nenhum dos programas em desenvol-vimento, que foram mantidos como concebidos originalmente ou apri-morados. O mesmo aconteceu com as obras. Nenhuma foi paralisada por decisão administrativa, pelo contrário a maioria já foi concluída e entregue à população. O Viaduto José Guedes Vieira é um bom exemplo. A obra che-

gou a ficar paralisada por problemas financeiros da empreiteira contrata-da. O Município fez nova licitação e o viaduto, esperado há 20 anos pela população, foi inaugurado. Situação idêntica ocorre com o Quarteirão da Cultura, uma das poucas obras que ainda falta terminar. O Município está fazendo o mesmo, ou seja, outra lici-tação para concluir a obra.

Neste período, avanços significativos foram alcançados em algumas áreas, como de esportes, que comemorou a retomada dos campeonatos de vôlei, handebol e basquetebol, a iluminação do Estádio Bom Jesus da Lapa, apre-sentações da seleção brasileira femi-nina de futebol e do craque de futsal Falcão (considerado o melhor jogador do mundo).

Na área de saúde, o Hospital do Co-ração é uma realidade, pois as obras entraram na fase final, somado com um pacote de obras que vai melhorar

a estrutura da rede pública de saúde. E o primeiro grande resultado no setor já foi alcançado: a redução da mortalidade infantil para um dígito, índice registrado em países de primeiro mundo.

São conquistas que projetam o Município no cenário regional, estadual e nacional. Dois estudos, de renomadas instituições, confirmaram o salto no desenvolvimento econômico e social. Trata-se dos índices Firjan e Ipardes, que colocaram Apuca-rana entre os melhores municípios do Paraná.

São resultados construídos a muitas mãos e que devem ser creditados a toda a população. O apucaranense é assim, tem criatividade, perseverança, fé, es-pírito empreendedor, visão de futuro e orgulho da cidade onde mora. Viver em Apucarana é ter motivos de sobra para comemorar, é ter orgulho do nosso clima, dos nossos parques, da fibra do nosso povo e dos nossos indicadores econômicos e sociais.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

02

Direitos do consumidor

IAP libera cemitério parque

PROCON resolve 85% dos casosA coordenadoria municipal do PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) conseguiu resolver a maioria dos casos sem a necessidade de notificar fornecedores de bens e de serviços. E nas situações em que foi necessário instaurar processo, 85% dos casos tiveram solução satisfatória aos interesses do consumidor.

O Município conseguiu junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e ao Ministério Público a li-beração do projeto de construção do Cemitério Parque Portal do Céu. A empresa vencedora da licitação é a Urbanizadora Campos Verdes, que destinará 2.000 espaços ao Município. O novo cemitério deverá resolver o problema de falta de vagas para sepultamento registrado atualmente.

28.400 atendimentos

551

processos instaurados

85% dos processos solucionados * Dados relativos a 2009. O PROCON de Apucarana faz uma média de 72 atendimentos por dia: defesa dos interesses do consumidor.

Empresa vencedora da licitação já iniciou as obras e destinará 2.000 espaços ao Município.

Computadores e um programa específico agilizam o registro de óbitos junto ao cartório.

InformatizaçãoA Autarquia de Serviços Funerários de Apu-carana (Aserfa) adquiriu computadores, im-pressora e os direitos de um software espe-cífico (programa). A informatização agiliza o registro das ocorrências de óbitos no muni-cípio junto ao cartório. Além disso, o siste-ma facilita outros afazeres do dia a dia, como localização do cadastro completo de pessoas sepultadas nos cemitérios da cidade, sem a necessidade da manipulação das fichas até então em papel.

http://www.apucarana.pr.gov.br

27

Page 3: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Evolução dos indicadores por área

Firjan Ipardes

MUNICÍPIO Índice Posição Índice Posição

Londrina 0,8634 1º 0,7452 2º

Maringá 0,8621 2º 0,7376 3º

Pinhais 0,8582 3º 0,644 31º

Curitiba 0,8546 4º 0,8106 1º

Apucarana 0,8376 5º 0,6814 6º

Douradina 0,8136 9º 0,6827 5º

Cascavel 0,8070 11º 0,6897 4º

Índice Firjan

Indicador 2000 2006 Variação

Emprego e Renda 0,4433 0,7655 72,7%

Educação 0,7463 0,8211 10,0%

Saúde 0,9048 0,9263 2,4%

Índice Ipardes

Indicador 2002 2007 Variação

Emprego e Renda 0,3779 0,4119 9%

Educação 0,6113 0,7369 20,5%

Saúde 0,8519 0,8953 5,1%

http://www.apucarana.pr.gov.brGoverno

QUALIDADE DE VIDA: Apucarana é 5a no ranking da Firjan e 6a no ranking do IpardesDois estudos mediram o índice de desenvolvimento dos muni-cípios paranaenses. Apucarana está em 5o no ranking geral elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e em 6o no estudo do Instituto Paranaense de De-senvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os levanta-mentos avaliaram os reflexos das políticas públicas nas áre-as de geração de emprego e renda, educação e saúde.

Como é calculado o índiceBasicamente, a composição dos índices da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) segue os mesmos critérios, ou seja, avaliam indicadores em três áreas: emprego e renda, saúde e educação. A diferença é que o Ipardes levou em consideração também fatores regionais, com a inclusão de dados do setor agropecuário. Os índices em cada área variam numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor), sendo classificados em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).

Áreas avaliadasEmprego e renda - acompanha a movimentação e as características do mercado formal de trabalho, cujos dados são disponibilizados pelo Ministério do Trabalho.Educação - capta tanto a oferta quanto a qualidade da educação do ensino fundamental e pré-escola, conforme competência constitucional dos municípios.Saúde – avalia a qualidade do Sistema de Saúde Municipal referente à Atenção Básica.

03

Planejamento

Células Comunitárias

Perspectiva da cobertura da piscina do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) .

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) II será construído no Parque das Araucárias.

Gente empreendedora: parceria entre Prefeitura, Sebrae e instituições de ensino superior.

A exemplo do posto de saúde do N.H. Afonso Camargo, o Idepplan já concluiu os projetos de ampliação e reforma de diversas outras unidades.

O projeto de revitalização da Avenida Central do Paraná compreende o alargamento da via e a construção de uma ciclovia.

Projeto do “Parque da Graça”, que será cons-truído junto ao Horto Municipal: área verde, lago e espaço para meditação.

Com área construída de 400 m2, o superposto de saúde do Jardim América será construído junto ao terreno da antiga estação ferroviária.

O Programa Células Comunitárias terá uma nova dinâmica em 2010. Ao longo dos últi-mos anos, o programa se consolidou por ser um canal de aproximação entre poder público e comunidade. A partir de agora o foco prin-cipal será o projeto “Gente Empreendedora: O jeito de fazer certo”. A previsão inicial é atender cerca de 660 pequenos empreen-dedores. Além do acesso ao aprendizado, o programa busca gerar emprego e renda nos bairros.

Programa de empreendedorismo nos bairros

Projetos que estão prontos e aguardam a liberação de recursos

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) foi criado com a missão de promover, planejar e fomentar o desenvolvimento de Apucarana. O Idepplan atua na elaboração de diversos projetos de curto, médio e longo prazo, como de construção de prédios públicos e revitalização de parques, entre outros. É o ponto de

partida, fase de estudos e planejamento que antecede o início das obras. Atualmente, engenheiros, arquitetos e equipe técnica estão elaborando diversos projetos. A estratégia é ter tudo pronto, uma espécie de “esto-que” de projetos, para serem apresentados quando as linhas de crédito são liberadas. É assim que Apucarana sai na frente e garante recursos.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

26

Page 4: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Administração

Valorização do servidor

Estatuto garante avanços ao

funcionalismo

Além do pagamento em dia dos salários, várias ações humanizam o trabalho dos funcionários da Prefeitura

Palestras de capacitação buscam melhorar o atendimento e a realização profissional.

O Dia do Servidor Público é comemorado com ações solidárias em entidades sociais.

Parceria com a Unimed garante plano de saúde com mensalidades diferenciadas.

Natal Solidário: servidores municipais se mobilizam e entregam 300 cestas básicas para operários.

Uma pausa no trabalho para a ginástica laboral: mais saúde e qualidade de vida.

A Prefeitura constituiu a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e implantou a Diretoria de Segurança no Trabalho.

O próximo passo será a criação do Plano de Cargos e Salários: carreira no serviço público.

A Prefeitura encaminhou projeto para a Câmara do Estatuto do Servidor Público Municipal. Com isso, será possível criar o Plano de Cargos e Salários, que estabelecerá os avanços dentro da institui-

ção. O regime jurídico definido é o estatutário, que foi revogado em 1997. Com o estatuto, o servidor tem segurança jurídica e sabe

quais são seus direitos e seus deveres.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

04

Mulher

Ônibus leva curso de corte e costura aos bairrosA escola itinerante, que tem capacidade para instruir 30 pessoas ao dia, percorre os bairros e distritos de Apucarana. Isso evita deslocamentos por parte das alunas, que têm a oportunidade de fazer o curso de graça e perto de casa.

Os cursos oferecidos são gratuitos e visam a profissionalização de mulheres, a ampliação do acesso ao mercado de trabalho, a promoção da autonomia financeira e levar novos conhecimentos em diferentes áreas. Em 2009, foram oferecidos cursos de cabeleireiro, manicure, pedicure, depilação, maquiagem, costura industrial (jeans e camisetas), bordado em pedraria, alimentação saudável e palestras sobre economia solidária.

O ônibus adaptado possui máquinas de costura e mesas para cortes: escola itinerante

Cursos profissionalizantes buscam ampliar a inserção no mercado de trabalho e melhorar a renda familiar.

Serviço facilita o acesso das mulheres ao IAMA e busca ampliar o número dos atendimentos.

0800 recebe denúncias e faz orientações

Centro de Oficina Mulher Cidadã

O Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (IAMA) ganhou o Disque IAMA (0800-645-4479). As ligações são gratuitas e sigilosas. O Disque IAMA é mais um instrumento de defesa da mulher e um canal de orientação, informação, auxílio e denúncia às mulheres vítimas de violência.

Números e fatos

• A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reuniu mais de 120 mulheres de diversos segmentos.

• O Conselho Municipal de Defesa dos Di-reitos da Mulher, formado por represen-tantes do poder público e da comunidade, é composto por 36 conselheiras.

• O Instituto de Atenção à Mulher Apuca-ranense (IAMA) atendeu mais de 1.600 mulheres vitimas de violência doméstica ou não. Estas mulheres receberam aten-dimentos social, jurídico, psicológico e também terapias de família e/ou casal.

• A programação referente ao Dia da Mulher, comemorado em março, teve distribuição de materiais informativos e oferta em praça pública de serviços de saúde, higiene, beleza, artesanato, conhecimento e lazer.

* Dados relativos a 2009.

http://www.apucarana.pr.gov.br

25

Page 5: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Segurança pública

Guarda MunicipalEm junho deste ano, a Guarda Municipal completará dois anos de atividades. Força auxiliar das polícias (Civil e Militar), atua na vigilância monitorada, patrulha escolar, fiscalização de trânsito, segurança do patrimônio público e no apoio à Defesa Civil.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ViGiLÂNCiA MoNiTorADA

Composta por 36 integrantes, a Guarda Municipal possui ainda 2 veículos e 2 motos.

Promove a vigilância em espaços públicos, como praças e prédios da Prefeitura.

Em conjunto com a Polícia Militar, atua em operações de trânsito.

Composta por 33 câmeras, espalhadas desde o centro até distritos (Vila Reis e Pirapó).

Participa nas atividades da Defesa Civil, colaborando em sinistros (temporais, incêndios e outros).

Faz o trabalho de patrulhamento escolar, dando mais segurança aos estudantes.

Monitoramento 24 horas por dia: acompanhamento de atos infracionais e situações de emergência.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

24

http://www.apucarana.pr.gov.brFazenda

Empresário informado. Empresa bem formada.

Prestadores de serviço são conscientizados sobre o ISS

Reuniões de orientação com o comércio

Auditoria controla uso de bens da Prefeitura

No pátio de máquinas, os relatórios de abasteci-mento de veículos são checados e confrontados periodicamente.

Panfletos lembram que o ISS fica integralmente no Município e retorna ao contribuinte em forma de obras e programas.

A estratégia é prestar esclarecimentos sobre as atividades antes de aplicar multas: normatização.

Com tiragem inicial de 5 mil exemplares, guia é distribuído gratuitamente e disponibilizado para

download na Internet (www.apucarana.pr.gov.br).

A Secretaria Municipal da Fazenda elaborou, em parceria com diversas entidades, o Guia Empresário Informado. Empresa bem Formada. O material de 48 páginas traz orientações para o processo de criação e legalização de empresas no município de Apucarana. A publicação nasceu da constatação de que muitos empreendimentos não prosperam por acumularem equívocos, muitos deles já na concepção, devido ao desconhecimento dos passos certos a serem seguidos.

A Secretaria Municipal da Fazenda reuniu diversos segmentos do comércio de Apucarana. A estratégia é prestar orientações sobre as atividades antes de aplicar multas. As reuniões abrangeram vendedores ambulantes, expositores da feira do produtor rural e produtores rurais, borracharias, agropecuárias, lojistas de mó-veis e eletrodomésticos que expõem mercadorias nas calçadas e também aqueles comerciantes que trabalham de maneira seme-lhante com a disposição de churrasqueiras e máquinas de assar frangos nos passeios.

Estratégias simples, como a conscientização, estão ajudando a melhorar a arrecadação do município, especialmente do Imposto sobre Serviços (ISS). Pago por prestadores de serviço, o imposto fica integralmente com o Município. Esse é o principal apelo feito pela Secretaria da Fazenda em encontros de orientação com os prestadores de serviço.

O Município mantém uma auditoria interna permanente, buscando maior controle sobre as finanças e o patrimônio público. O objetivo é zelar pela boa prestação de serviços e pela correta utilização de materiais e equipamentos.

05

Page 6: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Governo eletrônico

O setor público em tempo realAssistir a eventos públicos em tempo real, acessar serviços sem precisar sair de casa, fazer reclamações ou elogios onde o cidadão estiver. Isso agora é possível através de inovações que foram feitas no site mantido pela Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). O novo portal é uma parceria entre as secretarias de Governo (Comunicação Social) e de Administração (Centro de Tecnologia da Informação).

PIONEIRISMO: Apucarana é a primeira Prefeitura do Paraná a fazer transmissões ao vivo pela Internet.

TRANSPARÊNCIA: todos os atos oficiais são publicados e ficam disponíveis para consulta no Diário Oficial Eletrônico.

SUA VOZ. SUA VEZ: espaço interativo, onde o cidadão pode fazer reclamações, elogios e falar com o prefeito.

ACESSIBILIDADE: As informações são disponibilizadas em áudio, vídeo, texto e fotografias.

Acessando o portal da Prefeitura, os servidores municipais podem imprimir o holerite: COMODIDADE .

SERVIÇOS ONLINE: Sem sair de casa, o contribuinte pode imprimir o carnê de IPTU ou preencher a guia do ISS.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

06

Meio ambiente

Dinheiro para quem preserva as nascentes

Turismo

O Projeto Oásis, que busca preservar as nascentes de Apucarana, começou a repassar recursos aos agricultores. O primeiro grupo, de 63 proprietários rurais, já recebeu os cheques pela proteção ambiental. Ao todo, serão repassados R$ 43 mil ao longo de 2010. Os valores pagos a cada agricultor variam de R$ 850 a R$ 7 mil por ano. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção da Natureza e outras entidades.

Paulo Fenato, que tem propriedade no Distrito de Pirapó, recebe R$ 562,80 ao mês.

Cacilda Massambani recebe cheque no valor de R$ 113,40: incentivo à proteção da natureza.

Mais vida para o local onde é depositado e tratado o lixo urbano: cumprimento das normas ambientais.

Aterro sanitário ganhará mais 30 anos de “vida útil”A Sanepar assumiu a execução dos serviços do aterro sanitário de Apucarana, passando a responder pelo tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos. A companhia deverá fazer investimentos de R$ 2 milhões, o que aumentará a “vida útil” do aterro em até 30 anos.

O Parque da Redenção, que retrata a vida pública de Jesus Cristo, já recebe fiéis de várias partes do Brasil.

A última edição da Festa de Santo Expedito trouxe para Apucarana Padre Zezinho: show e missa.

Dois roteiros do Caminho das Águas - Circuito da Fé foram incluídos no calendário de eventos da ONG Anda Brasil.

Roteiro Fé na estrada, entre Apucarana e Lunardelli: 118 quilô-metros e quatro dias de caminhada.

http://www.apucarana.pr.gov.br

23

Page 7: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Cultura

Artistas em cena, na praça ou no Cine FênixA agenda de artes e espetáculos da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) promove os artistas locais e traz atrações de destaque do Paraná e de todo o território nacional

Os 170 eventos realizados em 2009 no Cine Teatro Fênix reuniram cerca de 51 mil pessoas.

Mantida pelo Governo do Estado, a Orquesta Sinfônica do Paraná veio dentro do projeto de interiorização da música sinfônica.

A Big Band Apucarana, sob a regência do maestro Vitor Gorni: revitalização e ampliação da Banda Municipal.

A Escola Municipal de Dança, que conta mais de 300 alunas, inova com sapateado e a uniformização das turmas.

O Balé Teatro Guaíra se apresentou pela primeira vez com elenco completo em Apucarana e esgotou os ingressos.

Projeto Criança na Praça, realizado no Platô da Praça Rui Barbosa: o lúdico ao ar livre.

Na Escola de Teatro, os alunos aprendem a teoria da arte cênica e técnicas de iluminação, cenário, sonoplastia, figurino e maquiagem.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

22

http://www.apucarana.pr.gov.brJuventude

A vida pede paz Jovens recebem bolsa e retomam estudosEm parceria com o SESC, a Secretaria Municipal da Juventude

desenvolveu a campanha A Vida pede Paz. A mobilização arrecadou cerca de 4 mil brinquedos, que foram destruídos em praça pública por um rolo compressor. Os artefatos que instigam a violência foram tirados de circulação por crianças e adolescentes. Em troca, eles receberam brinquedos educativos e participaram de diversas atividades nas escolas.

Bandas, duplas, artistas solo e DJ´s de Apucarana tiveram espaço no pal-co da festa dos 66 anos do município. Fazendo parte da programação dos festejos, o chamado “Palco Alternativo” movimentou o cenário musical com artistas locais. As apresentações foram transmitidas ao vivo pelo portal da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br).

Apucarana está entre os 30 municípios paranaenses contemplados com uma unidade do Centro da Juventude, que tem como lema “viver, conviver e aprender”. O investimento para construção, mais equipamentos, é de R$ 2 milhões. A Prefeitura cedeu um terreno localizado no Jardim Diamantina para a construção do centro. O processo licitatório está em andamento e as obras devem começar em breve.

Cerca de 300 jovens voltaram às salas de aula em Apucarana. Isso graças ao Programa Projovem Urbano, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Município. Eles tiveram a oportunidade de cursar o Ensino Fundamen-tal e, ao mesmo tempo, se capacitar para o mercado de trabalho.

Campanha contra a violência arrecadou cerca de 4 mil brinquedos: destruição em praça pública.

Cada aluno recebeu um cartão magnético para o saque da bolsa-auxílio, no valor de R$ 100 por mês.

As apresentações antecederam os shows principais da Festa de Aniversário: oportunidade para novos talentos.

Espaço prevê laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso, praça, teatro de arena, pista de skate, ginásio polies-portivo e piscina.

Espaço para as bandas locais

Centro da Juventude

07

Page 8: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Esporte

A competição que reuniu os grandes do Sul

O campeão da São Silvestrinha

Falcão, o melhor jogador de futsal do mundo, também deu espetáculo em Apucarana. A exibição ocorreu em amistoso entre a Malwee, de Jaraguá do Sul (SC), contra um selecionado local. A partida foi disputada no Ginásio de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), que ficou lotado.

Apucarana sediou a Copa Sul de Futebol 7 Society. O evento reuniu Grêmio, Inter e Caxias (RS), Fiqueirense e Avaí (SC), Molas Fama Apucarana, Atlético Paranaense e Coritiba (PR). A equipe de Apucarana venceu a competição de forma invicta.

O apucaranense Anderson Sabino dos Santos, 15 anos, é tricampeão da Prova São Silvestrinha, disputada todos os anos em São Paulo. Atleta da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Anderson Sabino venceu a prova – principal competição das categorias de base do atletismo no Brasil - em 2007, 2008 e 2009.

O craque Falcão atraiu grande público ao Lagoão: malabarista da bola.

A Copa Sul foi disputada na Arena 7 Society (antiga Oficina da Bola): Parceria Público Privada (PPP).

O atleta Anderson Sabino dos Santos é a principal revelação apucaranense nos últimos anos.

A 48a edição da prova reuniu 961 atletas de várias partes do Brasil: maior visibilidade.

Prova pedestre à luz do dia

A última edição da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro contou com uma novidade: a realização da corrida durante o dia. Essa é uma tendência das principais provas realizadas no Brasil e, entre outras coisas, facilita a visualização do percurso pelos atletas e a captação de imagens pelas emissoras de TV.

A exibição do melhor jogador do mundo

http://www.apucarana.pr.gov.br

21

A conclusão de obras em andamento foi prioridade no primeiro ano da atual gestão (2009\2012). Uma delas é o Viaduto José Guedes Vieira, localizado na Rua Marcílio Dias, na passagem sobre a linha férrea entre os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes. A obra foi entregue à população com sinalização de trânsito e recape das ruas de acesso. Investimento foi de cerca de R$ 700 mil, provenientes do Governo do Estado.

infraestrutura

Viaduto sobre linha férrea interliga bairros

Obra esperada há pelo menos 20 anos liga os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes.

Contorno ferroviário: retirada do trem da área urbana é aposta para alavancar o desenvolvimento de Apucarana.

“Com este viaduto ficou fácil, mais seguro. Passo por aqui todos os dias para ir e voltar do trabalho. Acabou o perigo do trem. É uma obra de grande importância, está aprovada”

Jossimar da Silva

“Conheci o local antes, era um bura-cão e não tinha como passar, nem a pé. Hoje está uma maravilha, a gen-te passa tranqüilo, com segurança, sem ter que dar aquela volta”

Paulo Donizete Miguel

Praça da Estação Ferroviária é revitalizada

Preservação da história: na década de 50 o

desenvolvimento da cidade girava em tor no da Estação

Ferroviária

A Praça Mauá, localizada ao lado da Estação Ferroviária de Apucarana, foi revitalizada. As intervenções preservaram os elementos arquitetônicos do local, marco histórico da cidade. Somente o desenho interno da praça recebeu uma nova configuração, com novo mobiliário, lixeiras, calçamento e iluminação.

Estudo apontou que a saída ideal para melhorar o trânsito em Apucarana é a retirada da linha do trem da área urba-na, com a construção de um contorno ferroviário. O Município foi então em busca de recursos e já conseguiu R$ 2 milhões para elaborar o projeto de en-genharia. E uma emenda parlamentar da bancada paranaense, no valor de R$ 8,5 milhões, garante o início das obras. Os deputados federais da bancada ten-tam agora incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Um projeto com visão de futuro

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

08

Page 9: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Uma retroescavadeira e um caminhão caçam-ba reforçam a patrulha rural. Os equipamentos somam investimento de R$362 mil e foram viabilizados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Novos maquinários

A Prefeitura entregou em 2009 obras de asfalto novo em 71 trechos de vias públicas, que somam 15 quilômetros de extensão. Os bairros beneficiados são os seguintes: Núcleo Dom Romeu Alberti, Loteamento das Indústrias, Djalma Mendes, Paz e Bem, Loteamento Sanches dos Santos (trajeto do ônibus), Jardim Colonial II, Núcleo Cidade Nova, Jardim Tarobá, Marissol, Residencial Garcia, Jardim Planalto e Avenida Manoel Reis ( Distrito de Vila Reis).

15 quilômetros de asfalto novo

Trabalho constante: equipes fazem o “tapa-buraco” em vários pontos da cidade.

Recuperação de 57 Kms de estradas rurais

Vias públicas

O barro e a poeira deram lugar à pavimentação em 71 trechos de vias públicas, em vários bairros.

Apesar das constantes chuvas registradas no ano passado, o serviço de tapa-buraco avan-çou. Agenda diária de serviços pode ser con-ferida no site www.apucarana.pr.gov.br, na seção “Diário do Asfalto”.

A patrulha rural, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, está trabalhando na conservação das estradas. Somente no ano passado, foram recuperados 57 quilômetros, beneficiando várias comunidades rurais. Manter as vias em boas condições é essencial aos agricultores, especialmente na hora de escoar a produção.

Operação“tapa-buraco”

http://www.apucarana.pr.gov.br

09

Esporte

“Bom Jesus da Lapa” volta a ter iluminação

Após 20 anos, o Estádio Bom Jesus da Lapa volta a ter sistema de iluminação, que atende as exigências das emissoras de televisão para transmissões ao vivo. O investimento - cerca de R$360 mil de recursos próprios – faz parte do projeto de fortalecimento do esporte no município.

Sistema atende as exigências das emissoras de televisão para transmissões ao vivo.

Estrelas da seleção brasileira empolgaram os torcedores apucaranenses: grandes eventos.

O show da seleção feminina de futebolO Estádio Bom Jesus da Lapa ficou ainda mais iluminado com as estrelas da seleção brasileira de futebol feminino. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ousou e, em parceria com a iniciativa privada, trouxe para Apucarana a seleção canarinho. E não deu outra: show em campo (15 a 0 contra um selecionado local) e euforia nas arquibanca-das. A arrecadação – 1 tonelada de alimentos – foi doada para o asilo de Apucarana.

Depois de mais de uma década, os campeonatos de handebol, basquetebol e voleibol estão de volta.

O campeonato de futebol amador (categoria livre) reuniu 34 equipes: participação recorde.

A Prefeitura mantém escolinhas de futebol no Pirapó, Vila Reis, João Paulo e Jardim Diamantina.

O Campeonato Municipal de Futsal – categorias adulto e menores – movimentou os ginásios da cidade.

Escolinhas de ginástica, natação e atletismo funcionam no Complexo Esportivo do Lagoão.

Apucarana participa de eventos regionais e estaduais, como os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s).

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

20

Page 10: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Serviços públicos

Saneamento básico

A Prefeitura adquiriu um caminhão adaptado para o trabalho de poda de árvores: agilidade e segurança.

Manutenção dos semáforos e da iluminação da cidade: trabalho contínuo.

Equipes fazem a manutenção constante de espaços públicos: limpeza e roçagem.

A Prefeitura mantém o Programa Apoio Regional, que executa pequenos serviços nos bairros: descentralização.

A capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu está sendo ampliada, passando para 190 litros por segundo.

Serviços de implantação da rede coletora de esgoto avançam: mais 142

quilômetros estão autorizados.

Comissão criada para cuidar do trânsito sugeriu 35 ações pontuais: mudanças já começaram.

A coleta seletiva de lixo é feita pela Cooperativa de Catadores de Apucarana: renda para dezenas de famílias.

O Governo do Estado, através da Caixa Econômica Federal, liberou mais R$ 23,7 milhões para obras de saneamento básico em Apucarana. Com os investimentos, a rede coletora de esgoto no município terá um índice de cobertura de 84%, beneficiando 106.412 habitantes.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

10

Agricultura e comércio

O entardecer é na “Praça do 28”

Agrofam nasce com status de feira regional

Cerca de 800 pessoas participam de cada edição do evento, que atende aos mais variados gostos culinários.

Feira da Agri-cultura Familiar: cidadania rural e oportunidade de negócios.

Realizado no Distrito de Pirapó, o evento valoriza e divulga a qualidade do café produzido em Apucarana.

As quintas-feiras estão muito mais movimentadas na Praça 28 de Janeiro, que virou ponto de encontro de famílias, amigos e colegas de trabalho. A variedade e a qualidade dos produtos comercializados são os principais destaques. Nas cerca de 30 barracas instaladas no local, há espaços para a praça de alimentação, hortifrutigranjeiros e artesanato.

Apucarana volta a ter um grande evento no setor do agronegócio: a Feira da Agricultura Familiar (Agrofam), que nasce com status de feira regional. Além do vice-governador Orlando Pessuti, o evento recebeu público de municípios do Vale do Ivaí. Os principais atrativos foram a gastronomia, feira de máquinas agrícolas e de automóveis, exposição de carros antigos, serviços de cidadania rural e prova de laço.

O café foi o principal produto da economia de Apucarana nas décadas de 50 e 60. Além de resgatar a cultura, a Feira do Café divulga a qualidade do produto e apresenta as novida-des do setor. Realizada todos os anos no Dis-trito de Pirapó, tem como atrativos barracas de gastronomia, concurso do melhor bolo de café e da rainha do evento, shows artísticos, palestras e exposições técnicas.

A tradição do café no “Pirapó”

Números

Agricultura

• 123 mil mudas entregues (nativas, eucaliptos, arborização e exóticas)

• 78 mil mudas de café entregues (catuaí, tupi, iapar, mundo novo)

• 1.500 horas\serviço no Programa Terra Preparada (aração, subsolação, gradeação, riscagem e roçagem)

• recuperação de 57 quilômetros de estradas rurais

Pecuária

• aquisição de 17 mil quilos de carne bovina para a merenda escolar, através do Programa Compra Direta

• 76 inseminações e 240 atendimentos clínicos (Programa de Inseminação Artificial)

• 60 descornas de animais nascidos (Programa de Inseminação Artificial)

• aplicação de 480 vacinas (brucelose e febre aftosa)* Dados relativos a 2009.

Feiras movimentam Apucarana e são oportunidades de negócio

http://www.apucarana.pr.gov.br

19

Page 11: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

indústria

Obras da Unifrango começampelo centro de armazenagem

Perspectiva do centro logístico de armazenamento e distribuição de congelados.

A terraplanagem do terreno, localizado no Distrito de Vila Reis, está praticamente pronta.

Com o término dos serviços de terraplenagem, as obras do complexo avícola da Unifrango devem começar em 90 dias. Diretores e o engenheiro respon-sável pela obra estiveram recentemente na cidade e apresentaram o projeto

de engenharia do centro logístico de armazenamento e distribuição de con-gelados. É mais um passo para a instalação da Unifrango, que já em 2008 transferiu sua matriz administrativa de Maringá para Apucarana.

Cursos profissionalizantes gratuitos qualificam a mão-de-obra e facilitam a inserção no mercado de trabalho.

Escola da OportunidadeSomente em 2009 foram capacitados 1.219 trabalhadores na Escola da Oportunidade, que funciona no Jardim América. Os cursos oferecidos foram de jeans, camiseta, boné, couro, informática, chinelo, pintura em tecido e aprendizagem em supermercados. Uma parceria com o Sesi/Senai viabilizou ainda os cursos de auxiliar de mecânico industrial e auxiliar de eletricista predial.

A Prefeitura ajuda a colocar trabalhadores no mercado de trabalho e a liberar crédito para pequenos empreendedores.

Emprego e geração de renda

Disponibilização de terrenos

A Agência do Trabalhador, que faz a intermediação da mão-de-obra, colocou 1.599 pessoas no mercado de trabalho em 2009. Já o Banco Social, que libera recursos para pequenos empreendedores, fez 52 operações de crédito no mesmo período. Os dois programas são mantidos graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Apucarana.

A Prefeitura de Apucarana disponibilizou, em 2009, 54 mil m2 de área para a instalação ou ampliação de empresas. Ao todo, foram beneficiados 12 empreendedores, que fizeram investimentos de cerca de R$ 5 milhões.

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

18

Assistência social

A Secretaria Municipal de Assistência Social mantém a “Casa da Acolhida”. Trata-se de uma ampla residência, no centro da cidade, que funciona como casa de passagem. Além do pernoite, os chamados moradores de rua recebem assistência humana, social, psicológica e de saúde.

O serviço de assistência social está sendo descentralizado com a criação de centros nos bairros. Os chamados CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – já estão presentes em quatro regiões da cidade: Jardim Ponta Grossa, Vila Nova, Vila Reis e Vila Regina.

“Casa da Acolhida” recebe moradores de rua

Centros de referência nos bairros

Casa de passagem fica no Bairro 28 de Janeiro: pernoite, banho, refeição, aten-dimento social e psicológico.

Bolsa Família beneficia mais de 6 mil famílias

Leite de soja previne doenças

Para evitar distorções, assistentes sociais da Prefeitura visitam as famílias e fazem a atualização dos cadastros.

A produção diária, de 600 litros, é destinada às creches e famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social.

Desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura, o Programa Bolsa Família aten-de mais de 6 mil famílias em Apucarana. O principal objetivo é combater a fome e a pobreza de famílias em situação de risco.

A soja é repositora hormonal natural, ajuda a baixar o nível de colesterol e a combater afecções da pele, substitui o leite de vaca em casos de alergia e pode até prevenir contra a osteoporose.

http://www.apucarana.pr.gov.br

11

Page 12: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Saúde

Maior pacote de obras da história

Unidade de Pronto Atendimento

Hospital do Coração

INVESTIMENTO: Obras em andamento somam mais de R$ 20 milhões

Obra Investimento (em R$)

Hospital do Coração* 15.000.000,00

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - 24 Horas* 1.738.801,28

Central de Esterilização e Lavanderia* 145.000,00

Unidade de Saúde Caixa de São Pedro* 158.069,40

Recepção Autarquia Municipal de Saúde** 14.300,00

Reforma do Departamento de Odontologia e CEO** 80.000,00

Unidade de Saúde Correia de Freitas** 134.500,00

Unidade de Saúde do Adriano Correia** 116.000,00

Unidade de Saúde Barreiro do Distrito do Barreiro** 87.000,00

Unidade de Saúde do N. H. Marcos Freire*** 109.900,00

Unidade de Saúde do N.H. Afonso Camargo** 106.300,00

Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) * 588.450,00

Centro da Visão* 694.553,00

Escola da Gestante**** 307.000,00

Centro de Saúde da Mulher e da Criança* 568.000,00

Superposto no Jardim América* (aproximado) 500.000,00

Total: R$ 20.347.873.68*construção **reforma e ampliação ***ampliação ****aquisição e reforma

ORIGEM DOS RECURSOS

Governo Federal R$ 2.138.801,20

Governo Estadual R$ 794.553,00

Governo Municipal R$ 2.574.519,40

Iniciativa Privada R$ 15.000.000,00

A UPA está sendo construída em terreno doado pela União dos Estudantes, na Rua Clotário Portugal: atendimento 24 horas.

Já considerado o mais moderno da América Latina, o Hospital do Coração recebe investimentos de R$ 15 milhões.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conquistada pelo Municipio junto ao Gover-no Federal, vai funcionar 24 Horas. Além de

Apucarana, a UPA vai atender outros 5 muni-cípios simultaneamente com a Regionalização

do SAMU. A construção está sendo erguida no antigo terreno da União dos Estudantes de

Apucarana (UEA), na Rua Clotário Portugal.

As obras estão em fase final e, quando totalmente equipado, o hospital será a mais moderna unidade de cardiologia da América Latina. Construído com recursos de uma holding japonesa, fica em terre-no doado pela Associação Cultural e Esportiva de Apucarana, próximo ao Lago Jaboti. A obra é muito aguardada pela comunidade médica e por usuários do Sistema Unico de Saúde (SUS).

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

12

Educação

Publicação do MEC vai mostrar a Educação Integral de ApucaranaO Programa de Educação Integral, desenvolvido desde 2001 em Apucarana, é referência para o Ministério da Educação (MEC). A doutora em Educação, Verônica Branco, está percorrendo o país para registrar experiências em Educação Integral. Acompanhada por assessoras técnicas do MEC, ela esteve em Apucarana para documentar a experiência. De acordo com a estudiosa, a publicação será assinada pelo MEC e servirá de incentivo para que outros municípios também implantem o programa.

A primeira faculdade municipal da história de Apucarana completou 1 ano de atividades. A Fundação Apucarana Cidade Educação (Faced) , que mantém a faculdade, oferece cursos de Pedagogia, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/ Espanhol) e Filosofia.

Representantes do MEC estiveram em Apucarana para documentar a experiência desenvolvida desde 2001.

A nova instituição de ensino já conta com 350 alunos: cursos de graduação.

Primeira turma contou com 45 alunos: Reivin-dicação atendida.

Incentivo ao estudo da língua portuguesa e prêmios no valor de R$ 100 mil.

Ônibus percorre as escolas municipais e facilita o acesso à leitura.

Vila Reis conquista o Ensino Médio

Biblioteca itinerante

Desafio das Letras

Faculdade municipal

Os estudantes da Vila Reis não precisam mais se deslocar até o centro da cidade para fazer o Ensino Médio. Isso graças à criação do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, que funciona de forma compartilhada com a Escola Municipal José de Alencar.

O acesso à leitura é facilitado e chega sobre rodas em Apucarana. A Biblioteca itinerante funciona num ônibus que foi adaptado e percorre as escolas municipais. O ônibus leva atividades culturais, roda de leitura, canto e de histórias, teatro de fantoches, entre outras.

Apucarana realizou a etapa municipal e foi sede da fase regional do Concurso de Soletração Desafio das Letras. A final do evento reuniu estudantes de municípios do Vale do Ivaí e foi transmitida ao vivo pelo site da Prefeitura de Apucarana. O aluno Luiz Felipe Demétrio, da Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, conquistou o 3o lugar.

http://www.apucarana.pr.gov.br

17

Page 13: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Educação

Conquista da escola do SENAC

Com investimentos de cerca de R$ 4 milhões, Apucarana está ganhando uma moderna escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A unidade, que vai oferecer cursos técnicos e superiores, abrangerá 17 municípios. A previsão do SENAC é disponibilizar 9 mil matrículas por ano.

Localizado na Avenida Jaboti, o terreno onde está sendo erguido o prédio foi doado pela Prefeitura.

“Afonso Camargo” ganha nova unidade

Obras avançam na “Karel Kober”

Escola com 1.661 m2 de área construída veio com quadra coberta: inves-timento de R$ 900 mil.

O novo prédio poderá atender 400 alunos em período integral, mais do dobro da capacidade atual.

Uma antiga reivindicação dos moradores da região do Núcleo Habitacional Afonso Camargo foi atendida. A Escola Municipal Edson Giacomini, que funcionava de forma compartilhada com o Colégio Estadual Tadashi Enomoto, ganhou sede própria. Recursos são do Governo do Estado, mais contrapartida do Município.

Estão em andamento as obras da Escola Municipal Karel Kober, localizada no Jardim Diamantina. Os investimentos são de cerca de R$ 1 milhão, repassados pelo Governo do Estado. A unidade terá 11 salas de aula, biblioteca, salas de administração e serviço, cozinha, refeitório, quadra esportiva coberta e playground.

Escolas municipais são beneficiadas com quadras cober-tas, reformas e outras melhorias.

Mais espaço para a Educação IntegralA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano está melhorando a estrutura das

escolas municipais. Isso significa mais espaço para as atividades da Educação Integral, programa que é referência para o Brasil. Somente no ano passado, foram beneficiadas as

escolas municipais José Brazil Camargo, Augusto Weyand, Humberto de Alencar Castelo Branco, João Batista, Senador Marcos de Barros Freire e Monsenhor Arnaldo Beltrami, Dr.

Joaquim Vicente de Castro e Professor Alcides Ramos (em andamento)

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

16

Saúde

SAMU agora é regional

Novos profissionais integram o Programa Saúde da Família

Unidades atendem até às 22 horas

Renovação da frota

Prevenção de parada cardíaca

Serviço do Samu de Apucarana é referência para o Ministério da Saúde: reestruturação

da sede.

Na primeira etapa, o treinamento atingiu médicos, atendentes e técnicos de enfer-magem: em defesa da vida.

A Autarquia Municipal de Saúde comprou duas novas ambulâncias. Além disso, o governo do Estado repas-sou outras duas para o Siate do Corpo de Bombeiros.

O atendimento nos bairros é cada vez mais completo. Além do médico da família e do den-tista, agora tem psicólogo, fisioterapeuta, ginecologista, nutricionista, pediatra e educador físico. Isso graças à implantação do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasf), que já conta com 4 equipes. Elas reforçam as 38 equipes do Programa Saúde da Família e as 19 do Programa Saúde Bucal.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Apucarana foi regionalizado e atenderá em mais 30 cidades. Com isso, o número de ambulâncias passará de 3 para 11. Para a regionalização, que compreende a reestruturação da sede do SAMU em Apucarana, o Ministério da Saúde liberou uma verba de R$ 274.765,21 que será utilizada na construção da nova central, mobiliário e equipamentos de tecnologia.

O horário de atendimento em algumas unidades de saúde está sendo estendido. Já são três unidades que realizam o atendimento noturno. Na unidade do “Jardim Ponta Grossa” (Maria do Café), o horário es-pecial é ofertado de segunda a sexta-feira, enquanto que as do “João Paulo” (Raul Castilho) e do “Parigot de Souza” (Marcos Sanches Mascaro) ficam abertas nesse horário três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas).

Apucarana é uma das 5 cidades brasileiras a ter o projeto de prevenção de parada cardio-respiratória aguda. Escolhido pelo Ministério da Saúde, o Município firmou uma parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para aplicar os programas A Cidade em Defesa da Vida e Capacitação em Suporte a Vida.

Além do médico da família e do dentista, agora tem psicólogo, fisioterapeuta, ginecologista, nutricionista, pediatra e educador físico: atendimento nos bairros.

http://www.apucarana.pr.gov.br

13

Page 14: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

“O atendimento aqui é melhor. Além das consul-tas, quando a gente precisa eles sempre tiram nossas dúvidas”. Ellen Cibele Sereti Leon (acima, à direita)

“Faço o acompanhamento desde os dois meses. Agora, com sete meses, estou vindo toda a semana. A equipe é bem atenciosa e a gente fica bem mais tranquila”.Kelly Fernanda Nogueira da Silva (acima, à esquerda)

Saúde Educação

Uma conquista de primeiro mundo A escola mais moderna do ParanáApucarana reduziu a mortalidade infantil para a casa de 1 dígito. É um índice registrado em países de primeiro mundo. O Município reduziu a mortalidade de 13,84, em 2008, para 8,71 em 2009, segundo dados preliminares da Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde. O resultado foi alcançado graças a um trabalho conjunto realizado entre a Autarquia de Saúde, Escola da Gestante, Centro Infantil Sonhos de Criança, Estratégia Saúde da Família, 16a Regional de Saúde, Hospital da Providência Materno Infantil, Pastoral da Criança, Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materno Infantil e Rodonorte.

Apucarana começou 2010 entregando a mais moderna escola da rede pública de ensino do Paraná. Em tamanho, é a segunda maior do Estado. O Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira tem capacidade para 2 mil alunos e funcionará em período integral. O nome é uma homenagem ao estudante apucaranense morto em 17 de maio de 1970 durante o regime militar. Situada na região Norte da cidade em área doada pela Prefeitura, unidade recebeu investimentos de mais de R$ 7 milhões. Recursos são do Governo do Estado.

Resultado históricoQuadro da evolução

do índice (1980 a 2009)

Ano índice

1980 23,04

1990 20,52

2000 17,48

2001 16,86

2002 14,87

2003 15,33

2004 15,14

2005 14,85

2006 14,36

2007 14,51

2008 13,84

2009 8,71*

* O índice é calculado dividindo-se o número de óbitos registrado no ano (15) pelos nascidos vivos (1.721). Depois, o resultado desta divisão (0,00871) é multiplicado por 1.000, culminando no índice (8,71).

Escola da Gestante

Parto Humanizado

Atendimento na faixa etária de 0 a 12 anos completa o ciclo de atenção à criança.

A Escola da Gestante faz parte do Programa “Apucarana Maternal” e oferece os seguintes serviços: exames de rotina e ultrasonografia; va-cinação; distribuição de farinha multimistura e orientações sobre o uso deste alimento; fornecimento de kit para curativo umbilical, kit enxoval e kit básico de medicamentos; visita domiciliar e hospitalar e orientação para a consulta puerperal; palestras e cursos sobre o Parto Humanizado, aleitamento materno, alimentação alternativa, fatores de risco para a gestação e valores da família e planejamento familiar.

Desenvolvido em parceria pela Escola da Gestante e pela Concessionária Rodonorte, o Programa Parto Humaniza-do consiste na doação de enxoval para bebê a todas as gestantes que completarem no mínimo seis consultas na rede pública de saúde. São roupas para recém-nascidos, sacola, cueiros, fraldas, entre outros itens. Também são incluídos os kits com loção hidratante, sabonete, preven-ção de assaduras, lenços umedecidos, protetor de seio, shampoo e um manual do bebê.

Centro Infantil Sonhos de CriançaNo local são disponibilizadas consultas médicas, orientações, soroterapia, puericultura, odontologia, entre outros serviços. A principal proposta é atuar na prevenção, orientação e ações de educação em saúde. Outro serviço ofertado no local é o “ambula-tório de risco”, que atende crianças com problemas respiratórios, cardíacos, asmáticos, bronquites, portadores do vírus HIV, entre outros casos.

São 14 salas de aula; salas para labora-tórios de Informática, Ciências, Química, Física, Biologia e Língua Estrangeira.

A construção tem um total de 6.798 m2 de área, distribuídos em três andares e 77 ambientes Pedagógicos.

Anfiteatro com 250 lugares e espaço cultural com ambientes específicos para música, vídeo, teatro e dança.

Apucarana reduziu a mortalidade infantil para 1 dígito, índice registrado em países desenvolvidos.

Todas as instalações, como banheiros, rampas e elevadores, são adaptadas para atender aos portadores de necessidades especiais.

A unidade tem ginásio poliesportivo coberto: educação integral de 1a a 9a séries.

“Todos nós aqui do bairro e região estamos muito felizes. Este é um colégio tão importante, que falta até palavras para dizer. É um sonho, vai ser um orgulho saber que meu filho vai

começar a estudar nele”Marinêz Evaristo de Oliveira Alexandre

“Passei para a quinta série e meu sonho é ser médico. Vim na inauguração e achei tudo mui-to maravilhoso. Com certeza ter a oportunidade de estudar no melhor colégio do Paraná vai me

ajudar muito a realizar o meu sonho lá na frente”Eduardo Henrique das Mercês Paes

“Esta é a melhor escola do Paraná, a mais bem equipada e eu espero que seja a mais bem dirigida. E tem o nome do herói da nossa ge-ração, o Antônio dos Três Reis, assassi-nado pela ditadura, que, desta forma, pôs um fim à prática

dos seus ideais.” Roberto Requião – Governador do Paraná

http://www.apucarana.pr.gov.br

Prefeitura do Município de ApucaranaGestão 2009-2012

14 15