apresentação do powerpoint · semiÓtica signo (em semiótica) é uma coisa que representa uma...

3
19/08/2019 1 COMUNICAÇÃO Fundamentos... “O ato da comunicação pode ser comparado ao da respiração: o ser humano não para de se comunicar, mas poucas vezes dá-se conta disso.” – SANTOS, p. 9. Edvaldo Valério – Olimpíadas de Sydney (Austrália) – 2000 – Bronze, 4X100, livre. Comunicação (lat communicare) = tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. É um ato de transmissão de informação*. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações. Comunicação é a provocação de significados comuns entre comunicador e intérprete utilizando signos e símbolos. A palavra “aquário”. É bem provável que apareça na sua mente a imagem de um recipiente de vidro com água e uns peixinhos nadando. Muito bem, essa imagem que aparece é o que chamamos de significado. Por outro lado, a parte física (grafia e som) da palavra “aquário” é o que denominamos significante. A união entre significante e significado produz o signo. Percebeu? Signo é uma interação, uma espécie de casamento. AQUÁRIO Linguista e filósofo suíço Ferdinand de Saussure (1857–1913) COMUNICAÇÃO IMPLICA (dentre outras coisas): - Códigos; - Interação dos indivíduos; - Emprego de tecnologia; - Intersecção com normas culturais; Há (outras) INTENCIONALIDADES no processo de comunicação? ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO: REFERENTE EMISSOR MENSAGEM REFERENTE CÓDIGO CANAL Assunto Envia a mensagem Recebe a mensagem Conjunto de signos, linguagem utilizada Meio pelo qual a mensagem é transmitida: fala, revista, livro, “celular” etc. CONTEXTO Informações transmitidas

Upload: others

Post on 16-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPoint · SEMIÓTICA SIGNO (em semiótica) é uma coisa que representa uma outra coisa. Representação de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido

19/08/2019

1

COMUNICAÇÃO Fundamentos...

“O ato da comunicação pode ser comparado ao da respiração: o ser humano não para de se comunicar, mas poucas vezes dá-se conta disso.” – SANTOS, p. 9.

Edvaldo Valério – Olimpíadas de Sydney (Austrália) – 2000 – Bronze, 4X100, livre.

Comunicação (lat communicare) = tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. É um ato de transmissão de informação*. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações. Comunicação é a provocação de significados comuns entre comunicador e intérprete utilizando signos e símbolos.

A palavra “aquário”. É bem provável que apareça na sua mente a imagem de um recipiente de vidro com água e uns peixinhos nadando.

Muito bem, essa imagem que aparece é o que chamamos de significado. Por outro lado, a parte física (grafia e som) da palavra “aquário” é o que denominamos significante. A união entre significante e significado produz o signo. Percebeu? Signo é uma interação, uma espécie de casamento.

AQUÁRIO

Linguista e filósofo suíço Ferdinand de Saussure (1857–1913)

COMUNICAÇÃO IMPLICA (dentre outras coisas):

- Códigos; - Interação dos indivíduos; - Emprego de tecnologia; - Intersecção com normas culturais;

Há (outras) INTENCIONALIDADES no processo de comunicação?

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:

REFERENTE

EMISSOR MENSAGEM REFERENTE

CÓDIGO

CANAL

Assunto

Envia a mensagem Recebe a mensagem

Conjunto de signos, linguagem utilizada

Meio pelo qual a mensagem é transmitida: fala, revista, livro, “celular” etc.

CONTEXTO

Informações transmitidas

Page 2: Apresentação do PowerPoint · SEMIÓTICA SIGNO (em semiótica) é uma coisa que representa uma outra coisa. Representação de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido

19/08/2019

2

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:

REFERENTE

MENSAGEM REFERENTE

CÓDIGO

CANAL

Assunto

Recebe a mensagem

Conjunto de signos, linguagem utilizada

Meio pelo qual a mensagem é transmitida: fala, TV, revista, livro, “celular” etc.

CONTEXTO Peço o seu

voto para o pleito...

EMISSOR Envia a mensagem

Português não

formal + gestos

Informações transmitidas

- Expressar ideias e sentimentos; - Orientar-se; - Persuadir; - Narrar história; - Exercer controle; - Conectar-se ao mundo; - Transmitir conhecimento; - Organizar seu pensamento e atitudes; - Tantas outras coisas...

“[COMUNICAÇÃO é uma] transmissão de informação” – SANTOS, p. 11

“Todo ato comunicacional [é] uma forma de recriação de uma dada realidade captada por aqueles que se comunicam, a partir de seus próprios conceitos e preconceitos.” – SANTOS, p. 16

“Os chineses, maias, sumérios e egípcios deram início, a 5 mil anos, à Era da Escrita. [...] em pontos diferentes do planeta e na mesma época, a comunicação escrita, criada para atender ás necessidades da agricultura (direito de propriedade, calendário com as épocas de colheita) e do comércio.” – SANTOS, p. 17

1º Representação pictórica

2º Sistema fonético (± 1700 a.C, sumérios)

3º Escrita alfabética (± 700 a.C, Europa Central)

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS COMUNICATIVOS:

O processos de comunicação pode ocorrer de várias formas:

a) Nos mecanismos (entre máquinas - basta ver por exemplo, na telecomunicação);

b) Nos organismos biológicos (no sistema imunológico - acionado a partir de vários pontos no corpo);

c) Na sociedade (ação imprescindível e que representa a sua própria existência).

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS COMUNICATIVOS:

O processos de comunicação pode ocorrer de várias formas:

VERBAL e NÃO VERBAL Do ponto de vista da AMPLITUDE, a comunicação pode ser:

a) SUBJETIVA: realiza-se quando cada indivíduo pensa, medita, reflete sobre a vida, sobre o mundo...

b) INTERPESSOAO/GRUPAL: envolve um grupo de pessoas.

c) MASSIVA: faz-se pelo emprego de meios de comunicação.

MICROAMBIENTES da comunicação

MACROAMBIENTES da comunicação

SEMIÓTICA

SIGNO (em semiótica) é uma coisa que representa uma outra coisa. Representação de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido.

“Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de repre-sentar, substituir uma outra coisa diferente dele. Ora, o signo não é o objeto. Ele apenas está no lugar do objeto... ele só pode representar esse objeto de um certo modo e numa certa capacidade.” – SANTAELLA, p. 58.

“Semiótica é a ciência dos signos e dos processos significativos na natureza e na cultura. É a ciência que tem por investigação todas as linguagens e pro-cessos comunicativos possíveis.” – MEDEIROS, s/d, p. 1. SEMIÓTICA

Gre – semeion = signo

Page 3: Apresentação do PowerPoint · SEMIÓTICA SIGNO (em semiótica) é uma coisa que representa uma outra coisa. Representação de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido

19/08/2019

3

SEMIÓTICA

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/post/isto-nao-e-um-cachimbo.html - 22 01 15 – Acesso em: 02 04 18.

Isto não é um cachimbo.

Em 1929, o artista surrealista belga René Magritte fez uma obra fundamental que nos faz pensar sobre o objeto em si e sua representação. É sobre repre-sentação e não sobre o objeto do pensa-mento em si que incide a charge.

René François Ghislain Magritte (1868 – 1989) foi um dos principais artistas surrealistas belgas,

SEMIÓTICA

Charles identificou três tipos básicos de signos: ícone, índice e símbolo.

Charles Sanders Peirce ( EUA 1819-1914) , filósofo, pedagogista (...). Grande referência no estudo da semiótica, foi um dos fundadores da Semiótica moderna.

OBJETO

ícone

índice símbolo

SEMIÓTICA

ÍCONE - Signo que aparece como simples qualidade na sua relação com seu objeto. Possui alguma semelhança com o objeto represen-tado (alto poder de sugestão). Tem condições de ser um substituto de qualquer coisa que a ele se assemelhe. Ex: escultura de uma mulher, urna, fotografia de um carro.

Signo Relação de semelhança Referente

SEMIÓTICA

Índice - Signo que se refere ao objeto através de alguma modificação causada pelo próprio objeto (“causa e efeito”). Há uma conexão de fato entre eles: ligação de uma coisa com a outra. Em outras palavras o signo e o referente estão próximos um do outro, em relação direta, de maneira que o signo indica o referente e aponta para ele. Ex.: fumaça é um signo indiciai de fogo, um campo molhado é índice de que choveu.

Signo Relação direta Referente

SEMIÓTICA

Símbolo - Representação arbitrária do objeto por força de uma associação de ideias. Representa um objeto real através de noções abstratas. Em outras palavras, convencionou-se que tal signo representa tal referente, sem que haja lógica ou explicação. As pessoas simplesmente aceitam. Ex: o símbolo $ representa dinheiro, palavras de uma língua etc., cores (verde, amarelo) representativas.

Signo Relação convencional Referente

- YVONE, Maggie. Isto não é um cachimbo. 2015 (online). Disponível em: http://g1. globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/post/isto-nao-e-um-cachimbo.html . Acesso em: 02 04 18. - MEDEIROS, Diego Piovesan. Semiótica Aplicada ao Design. Cadernos USP. s/d. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2895111/mod_ resource/ content/1/Apostila%20de%20semiótica.pdf. Acesso em: 22 ago 2018. - SANTAELA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo : Pioneira Thompson learning. 2002. - SANTOS, Roberto Elísio dos. As Teorias da Comunicação, Paulinas : S. Paulo, 2013. .

REFERÊNCIAS