apresentação relatorio final-pci

20
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA Programa de Capacitação Institucional PCI/CNPq/INPA AVALIAÇÃO DO PROCESSO SUCESSIONAL NAS ÁREAS SOB RECUPERAÇÃO EM URUCU – PETROBRÁS – AM HELENA KAZUKO HASSEGAWA EZAWA Bolsista (PCI/CNPq) NIWTON LEAL FILHO Orientador (CEPC/INPA)

Upload: gisele-santos

Post on 24-Jul-2015

42 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação relatorio final-PCI

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIAINSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA

Programa de Capacitação Institucional PCI/CNPq/INPA

AVALIAÇÃO DO PROCESSO SUCESSIONAL NAS ÁREAS SOB RECUPERAÇÃO EM

URUCU – PETROBRÁS – AM

HELENA KAZUKO HASSEGAWA EZAWA

Bolsista (PCI/CNPq)

NIWTON LEAL FILHO

Orientador (CEPC/INPA)

Page 2: Apresentação relatorio final-PCI

Introdução

• Atividades envolvidas nas atividades de exploração de gás e petróleo na PETROBRÁS.

• Características dos solos da Amazônia.

• Apresentação da vegetação atualmente nas áreas de jazidas com diferentes idades.

• Metodologia utilizada atualmente nos plantios.

Page 3: Apresentação relatorio final-PCI

Objetivos

• Objetivo Geral

Comparar as características bióticas e abióticas de áreas em recuperação com diferentes idades submetidas ao processo similar de recuperação ambiental, com aquelas apresentadas pela floresta secundária regenerado sobre áreas desflorestadas com baixo impacto.

Page 4: Apresentação relatorio final-PCI

Objetivos Específicos

• Comparar a densidade e a composição florística do banco de sementes das áreas em recuperação com as capoeiras.

• Comparar a densidade e a composição florística da vegetação nas áreas em recuperação de com e capoeira.

• Comparar a caracterização dos macronutrientes (N, P, K, Ca, P), matéria orgânica e pH do solo nas áreas em recuperação com a capoeira.

• Comparar a velocidade de infiltração de água no solo nas áreas em recuperação com a capoeira.

• Verificar a existência de correlações entre as variáveis (idade, densidade e riqueza do banco de sementes, densidade e riqueza da vegetação, fertilidade do solo e infiltração).

Page 5: Apresentação relatorio final-PCI

Materiais e Métodos• Localização: província petrolífera de Urucu (4°-5° S e

63°- 66° O) Coari - AM.

• Clima: Afi, (25° C). A precipitação pode alcançar até 3000 mm/ano.

• Solos podem ser classificados como Cambissolos Álicos de textura média, ácidos, argilosos e de consistência dura.

• Vegetação Floresta Ombrófila Densa de terra firme.

• Áreas: Foram utilizadas 20 áreas no total, (5 capoeira natural, 5 entre 4 e 5 anos, 5 entre 6 e 7 anos e 5 entre 11 e 14 anos)

Page 6: Apresentação relatorio final-PCI
Page 7: Apresentação relatorio final-PCI

• Banco de Semente: em cada ponto 6 amostras de solo superficial com gabarito de 2x10cm . As amostras foram levadas para uma casa de vegetação e espalhadas em bacias circulares de 28 cm de diâmetro, contendo um substrato composto por areia lavada e pó de serragem na proporção de 3:1. Foi utilizada a técnica de emergência de plântulas para a contagem e identificação do banco de sementes.

Page 8: Apresentação relatorio final-PCI

• Composição Florística: para o extrato superior (> 50cm) parcelas de 30x10m por área, onde todos indivíduos forma medidos em relação a altura e áreas basal. Estrato inferior (< 50cm) em transectos de 3x1m no centro de cada área. Todos indivíduos foram contados e identificados.

Page 9: Apresentação relatorio final-PCI

• O solo de cada área foi caracterizado por amostragem da camada superficial de 0-10 cm de profundidade através de três amostras coletadas aleatoriamente, posteriormente foram analisadas no laboratório temático do INPA em relação aos macronutrientes (N, P, K, Mg, Ca, Al), pH e matéria orgânica.

Page 10: Apresentação relatorio final-PCI

• A capacidade de infiltração nas áreas foi estimada em três pontos aleatórios. Em cada ponto foi instalado um infiltrômetro com capacidade de 1 ½ litros sobre a superfície do solo, onde o volume de água infiltrado foi cronometrado para a realização dos cálculos da taxa de infiltração.

Page 11: Apresentação relatorio final-PCI

Resultados

0

10000

20000

30000

40000

50000

60000

70000

80000

90000

5 anos 7 anos 14 anos Capoeira

sementes/m²

Figura 1 – Dispersão dos valores das densidades encontradas nas amostras do banco de sementes de áreas em recuperação com 5, 7 e 14 anos e capoeira natural, localizadas em Urucu, Coari-AM.

Page 12: Apresentação relatorio final-PCI

Conclusões

Page 13: Apresentação relatorio final-PCI

• A vegetação das áreas em processo de recuperação apresenta-se constituída por um conjunto muito pobre formado por espécies florestais, principalmente composto pelas espécies plantadas. A cobertura do solo, quando existe, é composta principalmente por ervas e gramíneas que enriquecem o banco.

Page 14: Apresentação relatorio final-PCI

• Nas áreas em recuperação as famílias foram Clusiaceae e Mimosaceae enquanto que na capoeira foram Melastomataceae e Lecytidaceae.

• A riqueza florística nas áreas em recuperação aumenta conforme o avanço da idade, no entanto apresentaram valores menores em relação as áreas de capoeira.

• • Na regeneração natural as áreas em recuperação

apresentaram apesar de terem apresentado uma grande diferença na quantidade de indivíduos a capoeira apresenta maior diversidade de espécies .

Page 15: Apresentação relatorio final-PCI

• Nas áreas representativa de diferentes estágios de desenvolvimento foram encontrados níveis baixos de macronutrientes e níveis médio a elevado de acidez (pH) em todas as amostras avaliadas, principalmente na capoeira que crescem sobre solos naturais sem receberem calagem. Nas capoeiras os níveis de macronutrientes também foram baixos, o que é característico de Florestas Tropicais, exceto para o N, e M.O que apresentaram níveis bom e elevado respectivamente indicando ciclagem e atuação de microorganismos.

Page 16: Apresentação relatorio final-PCI

• A velocidade de infiltração de água no solo e reduzida em todas as áreas em recuperação, não diferindo entre áreas antigas e novas, apesar de se observar uma tendência de aumento, comprovando o efeito ocasionado durante as aberturas das clareiras pelas máquinas pesadas que compactam o solo, de forma a alterar drasticamente não somente a constituição física como características de porosidade e estrutura.

Page 17: Apresentação relatorio final-PCI

• A conseqüência da compactação é a reduções da concentração de umidade e aumento da temperatura dos níveis sub-superficiais impedindo o crescimento radicular e absorção de nutrientes, o que pode explicar o lento desenvolvimento da vegetação e provocando a mortalidades de algumas espécies menos resistentes utilizadas no processo de recuperação das clareiras. Indica ainda a necessidade de escarificação profunda nas áreas a serem recuperadas em substituição a aração com disco e gradagem.

Page 18: Apresentação relatorio final-PCI

• O banco de semente reflete o estagio de desenvolvimento da área, sendo mais abundantes nas áreas de baixa iluminação ao nível do solo, condições necessária ao acumulo de sementes no solo. Nas áreas abertas o banco e composto por espécies herbáceas e que se mantén relativamente pequenos dando as condições de alta incidência o que estimula a germinação da maioria das sementes dispersas no seu interior.

Page 19: Apresentação relatorio final-PCI

• As causas possíveis para explicar o lento processo de regeneração são várias, entre elas, infertilidade do substrato, não reposição da camada do solo superficial fértil e rico em propágulos vegetais após o uso da área, o uso de maquinário inadequado no preparo do terreno para o plantio, a falta de cuidados relacionados ao controle de erosão e conservação do solo durante o preparo da superfície do terreno para o plantio, o que resulta em intenso processo erosivo de solos e na possível remoção de eventuais propágulos vegetais introduzidos na área, a ausência de critérios ecológicos na escolha do conjunto de espécies utilizadas, a dispersão limitada das espécies da floresta primária, ausência de cobertura morta sobre o solo, compactação do solo, estresse hídrico devido deficiências na drenagem interna do solo e ocorrência de temperatura elevada na superfície do solo

Page 20: Apresentação relatorio final-PCI

Referências Recomendadas