apresentação ning pesquisa_josiane_f

10
Sobre a rede ´Casos e Acasos´ - Ce@ O que é a rede Ce@? A rede ´Casos e Acasos´ constitui-se de uma rede colaborativa formada, a princípio, por professores atuantes em salas de recursos multifuncionais (SRM) do Ensino Fundamental e que atuem com alunos com deficiência intelectual.

Upload: bettemendoza

Post on 04-Aug-2015

110 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Sobre a rede ´Casos e Acasos´ - Ce@

O que é a rede Ce@?

A rede ´Casos e Acasos´ constitui-se de uma rede colaborativa formada, a princípio, por professores atuantes em salas de recursos multifuncionais (SRM) do Ensino Fundamental e que atuem com alunos com deficiência intelectual.

Page 2: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

E qual a finalidade da rede Ce@?

A rede Ce@ foi construída a princípio para responder aos interesses de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos intitulada “Rede Social Virtual de Professores Especializados e a Escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual”. Nossa finalidade inicial é a de responder a seguinte questão: seria a internet um meio possível e vantajoso para realização de trocas entre os profissionais atuantes nas salas de recursos multifuncionais? A partir desta questão, temos por objetivo analisar as possibilidades de construção colaborativa coletiva de uma proposta de atendimento educacional especializado (AEE) para alunos com deficiência intelectual por professores de Educação Especial em rede social virtual.

Page 3: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Quem integra a rede Ce@?

Para compor a rede Ce@ e atender as exigências da pesquisa, pesquisadores do “Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns” (ONEESP) enviaram contatos de possíveis participantes que haviam integrado anteriormente a pesquisa do ONEESP e que se enquadravam nas características necessárias. Desta forma, para constituição desta rede, foram convidados professores de SRM de diversos municípios de vários Estados brasileiros.

Page 4: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Quem pode integrar a rede Ce@?

Qualquer pessoa interessada no assunto ao qual a rede Ce@ se propõem pode acessá-la. Lembrando que o foco são professores atuantes em SRM do Ensino Fundamental e que atuem com alunos com deficiência intelectualEnquanto local de pesquisa e durante o decorrer da mesma, haverão espaços reservados somente aos participantes que integram diretamente o estudo em questão.

Page 5: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Quero me integrar a rede Ce@, como faço?

Neste caso, para pessoas não convidadas previamente, faça o cadastro na rede casos e acasos clicando em

“Registrar-se”, no canto superior da direita. Ao registrar-se você poderá ter acesso a todos os itens da rede, em “Grupos” você terá acesso ao Grupo livre e aos fóruns já abertos, caso

você queira abrir um novo fórum temático (sobre alguma questão relacionada à pesquisa, fique à vontade).

Page 6: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Fui convidado a integrar a rede Ce@, qual será minha função?

Sua função consistirá em interagir virtualmente com demais participantes e, também, com a pesquisadora. Sua participação poderá consistir em escrever o caso de um aluno com deficiência intelectual, que seja um caso desafiador, e/ou ler os casos de ensinos. O estudo dos casos será feito coletivamente na rede Ce@, espera-se que você sugira procedimentos, instrumentos, informações, materiais, etc.Após a apresentação de duas sessões de cada caso, serão promovidas discussões do conjunto de 10 casos, e pretende-se disponibilizar uma síntese de cada caso discutido para debate e reflexão. Coletivamente os professores terão que debater sobre a possibilidade de se extrair possíveis diretrizes sobre o AEE de alunos com deficiência intelectual.

Page 7: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Fui convidado a integrar a rede Ce@, com qual frequência terei que acessar a rede?

Não há predefinido dias e horários para o acesso na rede Ce@. Porém, para os participantes que foram convidados a integrar a rede haverá datas limites para envio de documentos relativos a pesquisa bem como de postagem relativas as discussões dos casos de ensino.

Aos demais integrantes da rede Ce@, no que se refere ao acesso, este é totalmente livre – sem aprovação prévia. O conteúdo que não se restringe a pesquisa, poderá ser acessado e baixado por qualquer membro.

Page 8: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Até quando terei que acessar a rede e interagir com os demais colaboradores?

Para os participantes que foram convidados a integrar a rede Ce@, por se tratar de uma pesquisa que depende da participação e interação dos sujeitos que a integram, e devido aos prazos a serem cumpridos, a intenção é que dentro de seis meses o acesso enquanto sujeito da pesquisa seja encerrado.

Aos demais integrantes, o acesso é livre.

Page 9: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Após o término da pesquisa, pretende-se dar continuidade a colaboração na rede Ce@ ou ela será desfeita?

A intenção é seguir com a rede. Porém, devido ao fato de esta ter custos financeiros, terá que ser revista anualmente a possibilidade de continuação com a colaboração na rede.

Page 10: Apresentação ning pesquisa_josiane_f

Quero conversar diretamente com as pesquisadoras responsáveis pela rede Ce@, é possível?

Aos participantes que foram convidados a integrar a rede Ce@, foi criada uma conta no skype caso desejem conversar através de bate papo ou por vídeo no intuito de sanar dúvidas referentes a pesquisa ou demais necessidades que venham a surgir.Para além disso, o contato poderá se dar através de e-mails.

Skype: redecasoseacasosE-mail: [email protected]

Sejam bem vindos(as)!!!