apresentação institucional celebroni bpm 2010

34
www.celebroni.co m.br Quem somos. O que fazemos. Como fazemos.

Upload: celebroni-bpm

Post on 04-Dec-2014

3.512 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Quem somos.O que fazemos.Como fazemos.

Page 2: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

A Celebroni BPM é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de Gestão, especializada em processos de negócio (BPM), criada no ano de 2002 e atuando desde então com destaque nas áreas de gestão de processos.Nosso compromisso é prover soluções de alto valor agregado para nossos clientes, através de projetos de desenvolvimento de gestão de processos de negócio, com foco em alavancagem competitiva.

Missão: Auxiliar empresas a preencher estrategicamente demandas de clientes por produtos e serviços, através da definição dos correspondentes processos de negócio que adicionam valor à estes produtos e serviços, através de mudanças organizacionais necessárias para estabelecer e melhorar continuamente tais processos.Visão: Ser reconhecida como a melhor consultoria de gestão de processos de negócio do mercado brasileiro. Valores:• Respeito aos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores;•Trabalho em Equipe;•Incentivo à criatividade e Inovação;•Responsabilidade Social;•Valorização do potencial humano.

Quem somos

Nosso diferencial é resultado. Oferecemos treinamento e consultoria com a garantia de que o retorno do investimento ocorrerá num período de curto a médio prazo, pois esse é o nosso principal ponto forte, gerar resultados.

Page 3: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Projetos realizados

Nesses 8 anos de existência, a Celebroni BPM realizou com sucesso, projetos de melhoria da gestão organizacional em Empresas líderes em seus setores e também em orgãos públicos.

Page 4: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Gerir processos de negócio significa mudar continuamente a forma como uma organização executa suas atividades, visando aumentos significativos de desempenho como: fortalecimento da excelência operacional, aumento da visibilidade para tomada de decisão e promoção da inovação.

A maximização de ganhos com BPM (Business Process Management) passa por construir o ambiente ideal para a identificação da forma de atuação da organização e do conseqüente replanejamento desta forma.

A questão chave numa iniciativa de gestão organizacional orientada por processos de negócio, não é saber se existem processos à serem mapeados, mas sim, se existem oportunidades para redução de custos, melhoria da interface entre áreas, otimização da tomada de decisão, aumento dos resultados do negócio, etc., que só serão descobertas se o processo for conhecido.

BPM

Page 5: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Gestão de Negócios

PessoasProcessos

Tecnologia

Page 6: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Gestão de Negócios

A gestão do negócio depende de 3 “engrenagens” extremamente importantes e que funcionam de forma integrada.

Pessoas, Processos e Tecnologia compõem o motor de gestão do negócio.

Mas se pensarmos separadamente em cada um desses componentes, aparecem algumas dúvidas:

Um negócio existe sem Pessoas?E sem Processos?E sem Tecnologia?

Page 7: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Um processo pode ser automatizado, portanto não haveria necessidade das pessoas para o executarem. De outra forma, os processos também podem ser executados manualmente, sem a utilização de qualquer tecnologia, mas para isso seria

Pessoas X Processos X Tecnologia

necessário um batalhão de pessoas. Agora imagine se é possível um negócio funcionar sem processos, sem uma rotina, sem um padrão. A resposta é não, pois o processo é o elo de ligação entre a tecnologia e as pessoas, por isso a gestão dos processos do negócio (BPM) é essencial para gestão do negócio.

Page 8: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

A gestão do negócio é influenciada por diversos fatores, internos e externos e para extrair o melhor é preciso conhecer todos esses fatores.

Eventos denegócio

Recursos consumíveis

Fornecedores

Tecnologia Instalações

Regras e políticas

Requerimentos do proprietário

Pressão do mercado

Resultados do Negócio

Produtos e Serviços

Opnião do cliente

Atividades

Pessoal

Page 9: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

•Reduzir custos

•Aumentar resultados

•Aumentar a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados

Objetivos primários de BPM

Page 10: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

15 - 30 %

10 - 30 %

Redução dos custos dos processos

Aumento da qualidade dos processos

Redução dos tempos dos processos

Redução do tempo de aprendizado / custos de treinamento

20 - 30 %

10 - 30 %

Redução no número de chamados de suporte 15- 30 %

Redução no volume de reclamações de clientes 20 - 30 %

Aumento da precisão na elaboração de previsão de vendas 15 - 30 %

Benefícios de BPM

Fonte: Gartner Group

Page 11: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

MetodologiaPara implementar a transformação de negócios orientados por processos, a Celebroni BPM desenvolveu um ciclo metodológico que é a base para a melhoria contínua dos processos de negócio. Este ciclo se baseia no conceito PDCA e conta com adaptações às necessidades atuais de gestão de processos em conformidade com as melhores práticas de mercado, adotadas atualmente, por empresas líderes em seus setores.

Page 12: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Entender o ambiente de negócio classificando os produtos e os mercados da organização.

Este entendimento guiará a identificação dos processos críticos ao sucesso do negócio, que devem ser considerados como prioridade para a iniciativa de transformação do negócio.

Page 13: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Definir e documentar a Cadeia de Valor da organização bem como efetuar o mapeamento dos processos desta cadeia, na visão atual (ASIS) e na proposta (TOBE).

Com o apoio de profissionais especialistas em técnicas de modelagem de processos e melhores práticas de mercado será criada, nessa fase, a base de conhecimento de processos da Empresa, base esta que será o alicerce para todas as iniciativas de melhoria da gestão.

Page 14: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Identificar:•Pontos fracos e oportunidades de melhoria;•Fatores críticos de sucesso; •Riscos associados ao negócio; •Indicadores para monitoramento de processos; •Quick Wins;•Tempo e volume de atividades;•Quebra de responsabilidades;•Aderência à missão;•Gargalos na execução do processo;•Atividades executadas em duplicidade;•Atividades que não agregam ou que fogem do objetivo;•Insuficiência de (hardware / operacional);•Excesso de trafego de informação em papel;•Controles em sistema não oficial (Paralelo);•Processamento em paralelo;•Competências adequadas às exigências do processo;•Descumprimento de prazos.

Page 15: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Gerar o plano de transformação de processos da situação atual (ASIS) para a situação proposta (TOBE), considerando os produtos da fase de Análise.

O planejamento para a transformação é a fase em que os resultados da análise geram os planos de ação que serão efetivamente implementados na fase seguinte.

Page 16: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Implementar a transformação do negócio através do plano de transformação elaborado na fase anterior.

Para melhorar efetivamente o negócio não basta apenas conhecer o que deve ser feito, é preciso implantar as melhorias, e este é o nosso diferencial, pois entregamos a transformação dos processos de negócio.

Page 17: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Implementar a gestão de Indicadores de desempenho para monitoramento e controle dos processos de negócio.

Para a sustentabilidade das melhorias implementadas são definidos e colocados em uso, os indicadores que irão monitorar e controlar os processos, direcionando as ações necessárias para realização do ciclo de melhoria contínua.

Page 18: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Principais Serviços

Treinamento BPM com módulo prático de modelagem de processos

Implementação do Escritório de Processos

Implementação dos níveis de maturidade de processos - BPMM

Construção da arquitetura corporativa (Enterprise Architecture)

Automação de processos

Transformação de Processos de Negócio

Page 19: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Treinamento BPM

Conteúdo Programático*

Instrutores com certificação

profissional ARIS Products

concedida pela IDS Scheer.

* Para detalhamento do conteúdo programático, solicite apresentação específica.

Page 20: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Transformação de processos de negócio

Toda empresa, sem exceção, busca melhorar seus índices de rentabilidade de duas formas; vendendo mais e gastando menos. Para ter êxito nestes desafios, é preciso extrair mais do negócio.A transformação dos Processos de Negócio faz com que os resultados aumentem e os custos operacionais diminuam, e ainda proporcionam um ganho de qualidade interna que é refletida na qualidade dos produtos/serviços ofertados ao mercado.Mas esta transformação depende exclusivamente do entendimento do negócio, de forma a tornar explícito todos os itens relevantes para a tomada de decisões, pertinentes às melhorias identificadas.

A CELEBRONI BPM tem as técnicas e métodos necessários para subsidiar a transformação dos processos de negócio em qualquer segmento de negócio.

Page 21: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Assuntos que devem ser considerados para o diagnóstico:

Processosgargalos

retrabalhosredundância atividades que não agregam valor

burocracia

quebra/indefinição de responsabilidade

riscos

fragilidade

tempos

missão

prazos

práticas

padrões

pontos fracos

eficiênciaeficácia

volumes

Controle em sistemas paralelos

lay-out

competências

custos

planejamento

interferências

responsabilidades

localização

recursos

equipamentos

esforços

pontos de controleexecutores

entradas

saídas

processamento

sistemas

aprovaçõesdesempenho

interfaces

clientes

fornecedores

Transformação de processos de negócio

Page 22: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Organização

planejamento

comunicação

objetivos

rastreabilidade

documentação requisitos mudanças

leis

normas

políticas

resultados

concorrência

Regras de negócio

EstratégiaFCS

Transformação de processos de negócio

Page 23: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Pessoastreinamento/capacitação

comprometimento

conhecimento

habilidades

atitudes

hierarquia

participação

objetivos

modo de fazer

cargo

papeis

envolvimento

comportamento

resultados

competências

Transformação de processos de negócio

Page 24: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

ajustes às necessidades do negócio

confiabilidade

flexibilidade

manutenção

Sistemas

agilidade

aderência

facilidade de uso

aplicabilidade

acessibilidade

Transformação de processos de negócio

Page 25: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Implementação do Escritório de Processos

Pré Requisitos

Unidade organizacional com as seguintes características:

Autonomia

Infra-estrutura própria

Capacidade técnica

Conhecimento dos processos internos

Conhecimento da cultura da empresa

Page 26: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Meta-modeloOs meta-modelos servem como guia para construir modelos durante o

desenvolvimentodos processos e dos sistemas de informação multi-agente orientado a objetos.Um meta-modelo, busca a idéia de uma visão macro de relacionamentos.Ele representa os tipos de entidades que podem existir em um modelo, suas relações

erestrições de aplicações.

Page 27: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Objetivos do Escritório de Processos

• Geral

Promover a melhoria contínua dos

processos.

Específicos

Padronizar a documentação de processos

Melhorar a gestão dos projetos de redesenho de processos

Controlar produtividade e riscos dos processos

Implementação do Escritório de Processos

Page 28: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Objetivo do projeto

Visando apoiar a Empresa em suas necessidades, a CELEBRONI BPM desenvolve oprojeto de implementação do escritório de processos utilizando a Plataforma ARIS e sua metodologia própria de governança BPM, para definir a plataforma necessária para os serviços a serem oferecidos, padrões, políticas, perfis e responsabilidades para gestão e melhoria contínua dos processos de negócio.

Este projeto contempla a definição de:

Perfis e responsabilidades BPM para uma organização orientada por processos;Processos necessários para BPM (Processos do Escritório de Processos);Metodologia e ferramentas para BPMArquitetura de processos de negócio e padrões definidos;Central de serviços BPM (Escritório de processos) para orientar futuros projetos

de BPM.

Implementação do Escritório de Processos

Page 29: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Avaliação de riscosAvaliação da capacidade de execução Acompanhamento de desempenho dos processos

Maturidade dos processos Divulgação do desempenho dos processos Melhores práticas

Análise emelhoria deprocessos

Controle dosprocessos

Plano de melhoria

Plano de implementação

Gestão do

portfolio de

processos

Implementação do Escritório de Processos

Page 30: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Implementação dos níveis dematuridade de processos - BPMM

O modelo de maturidade de processos de negócio, ou BPMM, é um modelo conceitual que se baseia nas melhores práticas de gestão, aplicadas em processos organizacionais.A estrutura desse modelo possuí 5 níveis de esforços que irão ajudar a determinar em que nível de maturidade a empresa se encontra, para então aplicar as práticas que irão levar a Empresa aos níveis superiores.

Page 31: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Construção da arquitetura corporativa(Enterprise Architecture)

Enterprise Architecture é uma prática, que envolve uma governança, um método, uma estrutura metodológica e uma ferramenta, com o objetivo de alinhar processos, pessoas e tecnologia com os requisitos do negócio e a estratégia da organização.

Page 32: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Construção da arquitetura corporativa(Enterprise Architecture)

Objetivo do projeto

Construir a arquitetura corporativa alinhando todos os componentes do negócio, identificados através da construção do METAMODELO da arquitetura, à estratégia da Empresa.

Page 33: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br

Automação de processos

Objetivo do projetoAutomatizar processos de negócio de forma a proporcionar a nossos clientes agilidade, controle e contínuo aprimoramento de seus processos de negócios, de forma rápida e dinâmica, através do uso das tecnologias de workflow, BPM, (Business Process Management) ECM/GED (Enterprise Content Management / Gerenciamento eletrônico de documentos) e de BRM (Business Rules Management).

Page 34: Apresentação Institucional Celebroni BPM 2010

www.celebroni.com.br