apresentação inicial

2
Apresentação Inicial 1. Direito de propriedade e direito de herança: conceitos, requisitos, quais são as pessoas convocadas para recolher a herança. Uma óptica civil-constitucional. 2. O direito de sucessão é um direito de suceder, mas suceder o quê? A propriedade, por isso estão intimamente ligados o direito de sucessão e o direito real de propriedade. 3. O que nos interessará prioritariamente é a sucessão causa mortis. 4. A herança é o patrimônio exclusivo do falecido e não corresponde a meação, pois essa é uma reserva de patrimônio constituída pela lei ou por contratos. 5. Os herdeiros são divididos entre dois grupos: a) Testamentários; b) Legítimos. Os herdeiros são as pessoas determinadas pela Lei. 6. A sucessão divide-se entre: a) Inter vivos; b) Causa mortis: i) Testamentária; ii) Legítima (legal). 7. A sucessão testamentária é decorrente da vontade clara e inequívoca do autor da herança com as bases e limites do código civil. 8. Na sucessão legítima quem recebe são os herdeiros legítimos divididos entre: a) Herdeiros legítimos necessários: i) Descendentes; ii) Ascendentes; iii) Cônjuges; iv) Companheiro ou Companheira; b) Herdeiros legítimos facultativos: a) Colaterais até o 4º grau. 9. Caso seja pela óptica da doutrina, o companheiro se encaixa como herdeiro necessário. Porém, pela lei, ele se encaixa como herdeiro facultativo. 10. Ordem dos assuntos: a) Sucessão legítima; b) Sucessão testamentária; c) Inventário e partilha. 11. Bibliografia: Maria Berenice, Flávio Tartuce, Silvio Venosa, Pablo Stolze, Carlos Roberto Gonçalves. 12. O professor sugere uns textos de leitura complementar.

Upload: fellipe-domingues

Post on 14-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

civil

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação inicial

Apresentação Inicial

1. Direito de propriedade e direito de herança: conceitos, requisitos, quais são as pessoas convocadas para recolher a herança. Uma óptica civil-constitucional.

2. O direito de sucessão é um direito de suceder, mas suceder o quê? A propriedade, por isso estão intimamente ligados o direito de sucessão e o direito real de propriedade.

3. O que nos interessará prioritariamente é a sucessão causa mortis.

4. A herança é o patrimônio exclusivo do falecido e não corresponde a meação, pois essa é uma reserva de patrimônio constituída pela lei ou por contratos.

5. Os herdeiros são divididos entre dois grupos: a) Testamentários; b) Legítimos. Os herdeiros são as pessoas determinadas pela Lei.

6. A sucessão divide-se entre: a) Inter vivos; b) Causa mortis: i) Testamentária; ii) Legítima (legal).

7. A sucessão testamentária é decorrente da vontade clara e inequívoca do autor da herança com as bases e limites do código civil.

8. Na sucessão legítima quem recebe são os herdeiros legítimos divididos entre: a) Herdeiros legítimos necessários: i) Descendentes; ii) Ascendentes; iii) Cônjuges; iv) Companheiro ou Companheira; b) Herdeiros legítimos facultativos: a) Colaterais até o 4º grau.

9. Caso seja pela óptica da doutrina, o companheiro se encaixa como herdeiro necessário. Porém, pela lei, ele se encaixa como herdeiro facultativo.

10. Ordem dos assuntos: a) Sucessão legítima; b) Sucessão testamentária; c) Inventário e partilha.

11. Bibliografia: Maria Berenice, Flávio Tartuce, Silvio Venosa, Pablo Stolze, Carlos Roberto Gonçalves.

12. O professor sugere uns textos de leitura complementar.

13. Avaliação: A prova vale de 0-8, os outros dois pontos serão feitos das atividades feitas em sala e extraclasse.