apresentação estágio maria luiza de melo

31
CAROLINA RIBEIRO CARDOSO DA SILVA CLÁUDIA VITÓRIA HASCKEL LOCH ELISIANI CRISTINA DE SOUZA DE FREITAS NORONHA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E SEUS DESBOBRAMENTOS NO COLÉGIO MUNICIPAL MARIA LUIZA DE MELO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO – FAED CURSO DE PEDAGOGIA HABILITAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR

Upload: universidade-de-sao-jose-usj

Post on 20-Jan-2017

240 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação estágio maria luiza de melo

CAROLINA RIBEIRO CARDOSO DA SILVA CLÁUDIA VITÓRIA HASCKEL LOCH

ELISIANI CRISTINA DE SOUZA DE FREITAS NORONHA

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

E SEUS DESBOBRAMENTOS NO COLÉGIO MUNICIPAL MARIA LUIZA DE MELO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINACENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO – FAED

CURSO DE PEDAGOGIAHABILITAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR

Page 2: Apresentação estágio maria luiza de melo

Orientadoras de Estágio: Profª Degelane Córdova Duarte

Profª Zenir Maria Koch

Supervisora de Estágio: Luciene Maria Coelho

Page 3: Apresentação estágio maria luiza de melo

CAMPO DE ESTÁGIO

• Equipe pedagógica Anos Iniciais;• 23 turmas• 32 professores/as• 590 alunos/as

Page 4: Apresentação estágio maria luiza de melo

TEMÁTICAS PESQUISADAS• A AVALIAÇÃO DESCRITIVA NOS ANOS

INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

• A SUPERVISÃO ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DA ESCOLARIDADE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

• FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: REALIDADE OU UTOPIA?

Page 5: Apresentação estágio maria luiza de melo

A AVALIAÇÃO DESCRITIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Carolina Cardoso Ribeiro da Silva

• Objetivo:

Conhecer a proposta de avaliação descritiva desenvolvida nas turmas de 3º Ano do Ensino Fundamental, no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo.

Page 6: Apresentação estágio maria luiza de melo

METODOLOGIA

• Observação e acompanhamento em Reuniões de planejamento, Conselho de Classe e Reuniões pedagógicas

• Participação em Cursos de Formação• Leitura de documentos • Levantamento de dados através de entrevista com

questionários

Presenter
Presentation Notes
atividades e ações de formação continuada, desenvolvidas pela Supervisão Escolar e pela Secretaria Municipal de Educação de São José. visão dos docentes da instituição pesquisada acerca da formação que lhes é proporcionada para atuarem no Ensino Fundamental de nove anos; além de conhecer a perspectiva de formação continuada proposta pelo Colégio, campo de estágio e pela Secretaria Municipal de Educação de São José.
Page 7: Apresentação estágio maria luiza de melo

AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

• Lei nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006: substituição das Notas pelos Relatórios Descritivos.

• Avaliação quantitativa e avaliação qualitativa.

Page 8: Apresentação estágio maria luiza de melo

• Pressuposto Básico: Avaliação deve estar baseada nos princípios de inclusão, acesso e permanência de todos os educandos no processo de escolarização, o que implica a mudança na forma de avaliar os discentes, criticada até então por favorecer processos de exclusão, repetência e evasão escolar.

Page 9: Apresentação estágio maria luiza de melo

AVALIAÇÃO DESCRITIVA: DOS DOCUMENTOS ÀS PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS

• De acordo com os documentos que orientam as mudanças no campo avaliativo, a avaliação deve ser ao mesmo tempo formativa (investigativa, dialógica e diagnóstica ) e somativa (cumulativa e descritiva - Relatórios Descritivos).

Page 10: Apresentação estágio maria luiza de melo

• Percebe-se que a fala da equipe pedagógica está em consonância com o referencial teórico que norteia a avaliação no município de São José, na medida em que o ato de avaliar aparece como instrumento redimensionador da prática, ocorrendo durante o processo de ensino e aprendizagem e não somente no final deste processo.

• A maioria das educadoras entrevistadas afirmou ser a favor da avaliação descritiva, justificando que esta possibilita olhar para o discente na sua totalidade e não apenas para o resultado expresso nas notas.

Page 11: Apresentação estágio maria luiza de melo

Avaliação descritiva no colégio/campo de Estágio: desafios e possibilidades

• A avaliação descritiva nos Anos Iniciais do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo

• Característica das avaliações descritivas das turma de 3º Ano

• Avaliação descritiva: desafios e possibilidades

Page 12: Apresentação estágio maria luiza de melo

Considerações finais

Podemos perceber que não se trata apenas de uma mudança pontual na forma de sistematizar o processo de avaliação, mas da reformulação de práticas pedagógicas no interior das instituições de ensino, especialmente daquelas que atendem as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Page 13: Apresentação estágio maria luiza de melo

A SUPERVISÃO ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DA ESCOLARIDADE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Claudia Vitória Hasckel Loch

• OBJETIVO:Analisar e discutir as mediações estabelecidas entre os/as Supervisores/as Escolares e os/as professores/as no processo de implantação das Políticas de ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos e seus desdobramentos no C. M. Maria Luiza de Melo.

Page 14: Apresentação estágio maria luiza de melo

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

• Observação direta;

• Análise documental e bibliográfica;

• Utilização do diário de campo para registros descritivos e reflexivos.

• Entrevista com aplicação de um questionário com a Supervisora do Ensino Fundamental e entrevistas com cinco professoras do 1º ano.

Presenter
Presentation Notes
procurando identificar tanto as orientações pedagógicas da supervisora no processo de transição do Ensino Fundamental de nove anos, como as formas destas apropriações pelas professoras;
Page 15: Apresentação estágio maria luiza de melo

AS MUDANÇAS NO ENSINO DE NOVE ANOS E ...

De acordo com a Lei nº 11.274/ 2006, a obrigatoriedade da ampliação do Ensino de oito para nove anos teve como principal objetivo, assegurar a “todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, garantindo maiores possibilidades de acesso ao mundo da leitura e da escrita”.

Presenter
Presentation Notes
De acordo com a Lei nº 11.274/ 2006, a obrigatoriedade da ampliação do Ensino de oito para nove anos teve como principal objetivo, assegurar a “todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, garantindo maiores possibilidades de acesso ao mundo da leitura e da escrita”.
Page 16: Apresentação estágio maria luiza de melo

... AS CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS

• O que pensam as professoras efetivas:Acho importante porque principalmente na escola particular já acontecia. (PROF. 1)

Eu acho assim, bastante positivo essa chegada das crianças aos 6 anos. Agora, com esse ensino de 6 anos eles estão chegando mais cedo pra esse processo mesmo de leitura, de escrita, de ambiente escolar, de participação. (PROF. 2)

Page 17: Apresentação estágio maria luiza de melo

• O que pensam as professoras ACT’s:

A maioria frequentava o pré e agora vários não frequentam o pré. Então eles não têm nenhuma base e aí teria que ter como um pré. (PROF. 3)

Muitas não estão preparadas para acompanhar. (PROF. 4)

Eu estou vendo que a criança esta muito imatura, inclusive emocionalmente. (PROF. 5)

Page 18: Apresentação estágio maria luiza de melo

A AÇÃO SUPERVISORA NA TRANSIÇÃO DA ESCOLARIDADE

• O que dizem as professoras:

É estar fazendo essa mediação com o professor, do conteúdo, do planejamento, de interação e tal. Buscando materiais, quando a gente tem uma dúvida, de estar ajudando mesmo, não é supervisionar o trabalho, mas é de ter parceria para o trabalho. (PROF. 3)

Page 19: Apresentação estágio maria luiza de melo

[...] dar um apoio pro professor tanto com as dificuldades com as disciplinas e com o conteúdo. Quando eu sinto alguma dificuldade eu vou e a procuro com alguma dificuldade e aí ela vai me ajudar, ela também me dá dicas sobre o que passar para dar esse tal conteúdo, como que eu vou, [...] que meios usar. É para isso que eu recorro, ela me ajuda bastante. (PROF. 2)

Eu vejo como alguém tá ali pra me apoiar, me ajudar,.quando eu estou com duvida, preciso, vou lá pro outro lado, perto dela, é alguém que está pronto pra me ajudar. (PROF. 1)

Presenter
Presentation Notes
Essa relação de respeito é uma relação ética que qualifica o planejamento e repercute na qualidade do trabalho pedagógico o que significa melhor ensino para as crianças envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Esta relação se estabelece na proximidade e na troca que existe no contexto da escola, e que foi possível perceber durante o estágio. A supervisora mantinha contato constante com as professoras, sempre assessorando, apoiando, dando ideias para o trabalho pedagógico.
Page 20: Apresentação estágio maria luiza de melo

SUPERVISÃO E O FOCO NO PLANEJAMENTO DE ENSINO

• Manter-se atualizada para poder orientar os professores, buscando momentos para que os encontros de estudos acontecessem. (SUP.)

• A gente planeja e dalí vamos desenvolver as ações. Deu alguma coisa, volta lá, não! Que mais a gente pode fazer? Que mais... dá pra gente fazer? Dá pra fazer mais tais atividades, vou te dar mais alguma coisa, daí continua, essas suas atividades que você planejou e vai, vou tentar buscar mais alguma coisa pra você. (PROF. 1)

Presenter
Presentation Notes
As mudanças promovidas pela ampliação do ensino afetaram a concepção de planejamento, avaliação e as formas como o supervisor organiza seu trabalho para orientar e assessorar os professores.
Page 21: Apresentação estágio maria luiza de melo

É mais assim em cima das temáticas, que às vezes ela dá sugestão. É bom assim estar acompanhando... Ás vezes ela dá alguma sugestão... Olha, assim, da pra fazer de outro jeito ou então acrescentando mais algumas coisas... Eu acho legal... (PROF. 2).

A gente se reúne toda semana, é uma aula por semana é aí a gente discute planejamento, avaliação. (PROF. 3)

Page 22: Apresentação estágio maria luiza de melo

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

• Importância de uma formação continuada para os professores para qualificar, mais especificamente, o trabalho com a criança de 6 anos .

• Papel fundamental da supervisão no processo de ampliação e antecipação do Ensino Fundamental.

Presenter
Presentation Notes
Quando a supervisora coloca que é preciso a “todo momento lembrar” os professores para não perder o “foco na infância”, deixa claro que pensar nas crianças de seis anos no Ensino Fundamental é mais do que planejar atividades, elaborar conteúdos, é pensar em adequar o planejamento a essa faixa etária, e para isso é necessário conhecê-la em profundidade.
Page 23: Apresentação estágio maria luiza de melo

O especialista, o supervisor, o orientador e acho que é um profissional assim...de suma importância. Para estar atuando em conjunto com o professor, estar auxiliando nessas dificuldades, nesse trabalho pedagógico, com pais, com alunos, que muitas vezes ela não fica restrita só ao, então assim, o supervisor ta ali acompanhando, conversando, é por que ele sabe do que está sendo feito na sala de aula. Então eu acho que é muito, muito importante esse trabalho. (PROF. 3)

Page 24: Apresentação estágio maria luiza de melo

FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: REALIDADE OU UTOPIA?

Elisiani Cristina de Souza de Freitas Noronha

• Objetivo:Analisar o papel da Supervisão Escolar na formação continuada dos/as professores/as, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, considerando o contexto da implementação da política do ensino de nove anos

Page 25: Apresentação estágio maria luiza de melo

METODOLOGIA• Abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo

exploratória, pesquisa documental/bibliográfica e observação.

• Entrevistas e aplicação de questionários.

• Entrevistas semi-estruturadas com as Supervisoras dos Anos Iniciais do período vespertino do C. M. Maria Luiza de Melo e com uma coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de São José.

Page 26: Apresentação estágio maria luiza de melo

O C. M. MARIA LUIZA DE MELO E A FORMAÇÃO CONTINUADA

• Importância do papel da escola• Responsabilidade partilhada• Teoria e prática• Falta de tempo destinado à formação na

escola.

Page 27: Apresentação estágio maria luiza de melo

• Significado de formação

“A formação é um todo, é o conhecimento que eu vou construindo na minha história enquanto pessoa. Ela vai ser continuada se eu me dispuser a dar uma continuidade a esse meu conhecimento, se eu quiser crescer. Talvez o termo que a gente use, seja errado.” (ENTREVISTA C1)

Page 28: Apresentação estágio maria luiza de melo

NO CONTEXTO DA AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIDADE

• Parceria • Objetivo central dos programas• Temas

[Nessa nova metodologia] A forma com que eu organizo o pensamento é diferente e é impressionante a dificuldade que a gente tem em pensar diferente. Antes era só aquilo ali, não precisava pesquisar muito em casa. Agora não é só abrir o caderno e colocar no quadro, pois isso não vai funcionar. Não é só eu pegar um conteúdo e repassá-lo ao aluno, isso também não vai funcionar. (ENTREVISTA PI)

Page 29: Apresentação estágio maria luiza de melo

A SUPERVISÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA

• Formação recebida• Autonomia• Avaliação dos cursos de formação continuada

[...] o olhar do outro é muito importante. Na formação daqui eu troco muito. Por que elas [supervisoras] têm muito para oferecer, opinam bastante. [...]. Eu gosto muito das reuniões, das sugestões, gosto do interesse delas [supervisora e orientadora] em saber do meu trabalho (se tá bem, como está, se estou com dificuldades ) [...].(ENTREVISTA PI)

Page 30: Apresentação estágio maria luiza de melo

Considerações

• Para os profissionais, a formação continuada não é apenas uma maneira de preencher as lacunas deixadas pela formação inicial e nem uma mera forma de adquirir conhecimentos, mas sim, uma prática pedagógica constituída pela teoria e pela ação, que leva a equipe docente participante a repensar, refletir e modificar a sua práxis.

Presenter
Presentation Notes
Neste sentido, podemos afirmar, que apesar de todas as dificuldades, é possível se ter uma formação continuada na escola, porém, esta prática deixará de ser considerada utopia, quando for sistematizada, planejada com antecedência, com objetivos bem definidos, constando no calendário escolar, enfim, quando for priorizada e passar a integrar a cultura da escola.
Page 31: Apresentação estágio maria luiza de melo

Muito Obrigada!