apresentação do powerpoint · pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas...

79
Rafael Ravazolo www.facebook.com/ravazolo IGP-RS 2017 Técnico em Perícias Noções de Administração

Upload: voduong

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Rafael Ravazolo www.facebook.com/ravazolo

IGP-RS 2017 Técnico em Perícias

Noções de Administração

• Fundatec - Edital: 10 questões • Matérias:

‒ Princípios de gerência: conceito e funções. Organização do trabalho: o ambiente e sua organização; rotinas de trabalho; organização e utilização do material de escritório; de consumo e permanente. Arquivo: conceito, tipos de arquivo, acessórios para arquivamento de papéis e fichas, sistemas de arquivamento, técnicas de arquivamento. Gestão de competências. Planejamento de recursos humanos. Grupos e equipes de trabalho. Relações de trabalho. Liderança. Motivação. Empregabilidade. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Aprendizagem e gestão do conhecimento.

• Bibliografia: ‒ BRANDÃO, H; GUIMARÃES, T. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho:

tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto. RAE, São Paulo, Jan./Mar. 2001. 41. n. 1. p. 8-15

‒ KWASNICKA, Eunice. Introdução à administração. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.

‒ MAXIMIANO, A. Introdução à Administração. 7ª. ed. rev. e ampl. Atlas, 2007. ‒ TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

2

Princípios de gerência: conceito e funções

3

• Administrar é: ‒Gerir (gestão, gerência), ministrar, manejar, conferir; ‒Uma arte; ‒Uma área de conhecimento (alimentada por outras áreas); ‒Um campo profissional (carreira).

Administrar é o processo dinâmico de tomar decisões sobre recursos

para atingir objetivos.

Princípios de gerência: conceito e funções

4

Objetivos

Pessoas/Recursos Materiais, Finanças,

Instalações, Informações, Tempo, Espaço etc.

Decisões/Atividades Planejamento, Organização, Direção, Controle, Divisão do

trabalho, Transformação, Comunicação, Avaliação etc.

Processo Decisório

• Decisões programadas X não programadas

• Racionalidade X Intuição ‒Quanto mais

informação, mais racional.

‒ Quanto mais opinião, mais intuitivo.

Princípios Administrativos Taylor: Administração Científica

‒Preocupação: organizar o trabalho, foco nas tarefas (operacional).

I. O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

II. Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas (ciência administrativa).

III. Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

IV.Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios.

Princípios Administrativos Fayol: Teoria Clássica

‒Preocupação: organizar a estrutura das empresas. I. Divisão de trabalho. II. Autoridade e responsabilidade. III. Disciplina. IV. Unidade de comando. V. Unidade de direção. VI. Subordinação do interesse individual ao interesse geral. VII. Remuneração equitativa. VIII. Centralização. IX. Cadeia de comando (hierarquia). X. Ordem (um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar). XI. Equidade (tratamento das pessoas com benevolência e justiça). XII. Estabilidade do pessoal. XIII. Iniciativa. XIV. Espírito de equipe.

Princípios Administrativos - evolução

Princípios modernos da administração •Todos os membros da organização tomam decisões de administração; •O poder não é imposto, é conquistado na base da competência; •A valorização do pessoal é feita sem discriminação; •A implementação e a execução da política estão inseparavelmente

interligadas; •Flexibilidade e criatividade são fundamentais; •Não existem regras administrativas que possam ser aplicadas

automaticamente a todos os problemas; •Há diversos objetivos a serem alcançados, que são às vezes gerados em

cadeia; •Todos os níveis hierárquicos devem ser capazes de interagir com o

ambiente externo; •Uma organização não é autossuficiente, ela é parte integrante de um

sistema maior.

Funções Organizacionais

• Funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos de distintas áreas funcionais (departamentos) executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos.

• Kwasnicka

Funções Organizacionais

• Maximiano:

Funções Administrativas • Fayol: Prever (planejar); Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar.

• Maximiano:

Funções Administrativas • Maximiano:

Processo Organizacional

Fundatec – Secretaria de Saúde do Estado do RS – 2014 Segundo Maximiano (2008), a administração é uma arte que envolve a aplicação de habilidades. De acordo com o autor, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as principais funções ou processos da administração à sua respectiva definição. Coluna 1: 1. Planejamento. 2. Organização. 3. Liderança. 4. Controle. Coluna 2: ( ) Processo de definir objetivos, atividades e recursos. ( ) Processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. ( ) Processo de trabalhar com pessoas para assegurar a realização dos objetivos. ( ) Processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) 2 – 3 – 4 – 1. B) 2 – 1 – 4 – 3. C) 1 – 2 – 3 – 4. D) 4 – 2 – 1 – 3. E) 3 – 4 – 2 – 1.

Fundatec – Detran-RS – 2009 Coluna 1: 1.Planejamento. 2.Organização. 3.Liderança. 4.Execução. 5.Controle. Coluna 2 ( ) Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização dos objetivos e que compreende diversas atividades de administração de pessoas, como coordenação, direção, motivação, comunicação e participação no trabalho em grupo. ( ) Ferramenta para administrar as relações com o futuro da empresa, seus negócios e mercados, como apoio a decisões que, de alguma forma, influenciam o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro. ( ) Processo que procura assegurar a realização dos objetivos e consiste em comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas. ( ) Processo que consiste em realizar atividades planejadas, por meio da aplicação de energia física e intelectual. ( ) Processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos organizacionais e que envolve o ordenamento de recursos ou a divisão de um conjunto de recursos em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5. B) 2 – 5 – 1 – 3 – 4. C) 5 – 4 – 1 – 2 – 3. D) 3 – 1 – 5 – 4 – 2. E) 4 – 5 – 2 – 3 – 1.

2012 CESPE As funções clássicas do administrador incluem a) planejamento, produção, venda e controle. b) liderança, planejamento, captação e organização. c) planejamento, organização, comando e controle. d) planejamento, execução, distribuição e organização. e) organização, comando, produção e análise. 2012 CESPE O monitoramento do progresso de uma atividade e a implementação das mudanças necessárias à sua efetivação relacionam-se à função denominada a) controlar. b) planejar. c) liderar. d) inovar. e) organizar

2014 CESPE ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar.

2013 CESPE ANP Controlar implica reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros e de informação para que os objetivos organizacionais sejam cumpridos.

2010 CESPE ABIN Planejamento refere-se diretamente a competência interpessoal e gestão de pessoas.

2015 CESPE FUB 1 Estabelecer atribuições e responsabilidades entre unidades organizacionais e definir a estrutura com base no tipo de departamentalização e no tipo de organograma mais adequados para enfrentar os desafios já identificados são atividades que ocorrem no processo de direção.

2 Para assegurar a realização de objetivos organizacionais, o processo de controle deve comparar resultados alcançados com resultados esperados.

Planejamento • Função inicial da Administração;

• Ferramenta para administrar as relações com o futuro;

• Envolve a análise de informações relevantes do presente e do passado e a avaliação dos prováveis desdobramentos futuros, permitindo que seja traçado um curso de ação que leve a organização a alcançar bom termo em relação a sua estratégia competitiva e obter vantagem competitiva perante seus concorrentes.

• Processo de analisar a organização e o ambiente, determinar os objetivos e traçar os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.

Planejamento • Planejar é ao mesmo tempo:

‒um Processo: sequência de atividade sistemáticas e contínuas;

‒uma Habilidade: saber fazer do Administrador;

‒uma Atitude: comportamento, maneira de agir, resultado do equilíbrio de forças proativas e reativas.

• Benefícios: ‒Foco; ‒Comprometimento; ‒Flexibilidade, dinamismo; ‒Agilidade; ‒Eficiência, etc.

Tipos de Planos

Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental, avaliação das forças e fraquezas organizacionais, decisões amplas e de longo prazo.

Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo): tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos de médio prazo no nível departamental.

Operacional: desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais de curto prazo para cada tarefa.

1) Temporários x Permanentes

2) Níveis

Nível Estratégico -Estratégia Institucional: macro-orientada – impacta toda a organização -Otimiza a interação com o ambiente externo: diagnóstico estratégico - Genérico e sintético: menor detalhamento -Objetivos de longo prazo: menor flexibilidade e maior incerteza (riscos) -Determina missão, visão e objetivos institucionais: melhor direção a ser seguida -Geralmente formulado pela Alta Administração – Diretoria

ESTRATÉGICO

Níveis de Planejamento - desdobramento

Planejamento Estratégico

Planejamento de RH

Planejamento da Produção

Planejamento Financeiro

Planejamento Logístico

Fornecedores

Alcance dos Objetivos

Planos táticos Planos Operacionais

Transporte

Armazenagem

Distribuição

Contratação

Benefícios

Capacitação

Nível Tático

TÁTICO (Funcional)

-Estratégias departamentais: desdobramento / tradução da estratégia em cada unidade. -Nível intermediário: gerência. -Aproxima/integra o estratégico com o operacional, aloca recursos. -Detalhamento um pouco maior que o estratégico: diminui incertezas. -Geralmente de médio prazo. -Ex: planos financeiros, de RH, de produção, de marketing, etc.

Nível Operacional

OPERACIONAL

-Estratégia operacional: micro-orientada, foco nas tarefas - desdobramento final das estratégias

-Nível das operações/atividades/tarefas: supervisores

-Detalhado e analítico - maior precisão: define “o que” e “como” fazer, especifica atividades, recursos, prazos. -Curto prazo: menor risco e maior flexibilidade

-Ex: rotinas, procedimentos, cronogramas, planos de treinamento, recrutamento, etc. -Etapas: análise dos objetivos; planejamento das atividades, do tempo e dos recursos; avaliação dos riscos, previsão dos meios de controle.

Três Níveis Organizacionais Níveis de Planejamento

Processo de Planejamento • Varia conforme o autor; não há unanimidade.

‒ Maximiano:

‒ Kwasnicka – 5 atividades básicas de planejamento: o avaliação das condições atuais; o fator tempo (longo, médio e curto prazo); o problemas de previsão; o coleta e análise dos dados; o coordenação dos planos (vertical e horizontalmente).

Levantamento ou produção de Informações

Análise da situação Tomada de decisão =

preparação de planos

Fundatec – Detran-RS – 2009 "Planejar é ao mesmo tempo um processo, uma habilidade e uma atitude. Assim como o contrário de eficiência é desperdício, o contrário de planejamento é improvisação. O planejamento é a mais importante das funções gerenciais. A partir desse conceito, Maximiano, (2000) definiu que o processo de planejamento pode ser definido das seguintes maneiras, EXCETO: a) É imaginar uma situação nova e deixar que a evolução, dos acontecimentos se encarregue de realizá-Ia. b) É definir objetivos ou resultados a serem alcançados. c) É definir meios' para possibilitar a realização de resultados desejados.. d) É definir um objetivo, avaliar as alternativas para realizá-Io e escolher um curso específico de ação. e) É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida para outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo.

Fundatec – Secretaria de Saúde do Estado do RS – 2014 O processo de planejamento operacional, conforme Maximiano (2008), começa com a divisão de um objetivo em objetivos menores, formando uma cadeia de meios e fins. De acordo com o autor, o processo de planejamento operacional compreende, dentre outras, as seguintes fases, com EXCEÇÃO A) do planejamento das atividades e do tempo. B) da avaliação dos riscos. C) da previsão dos meios de controle. D) das unidades de negócio. E) da análise dos objetivos.

FCC 2013 MPE Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. O resultado do processo de planejamento é a preparação de planos, que são guias para a ação futura. Um plano deve conter a) objetivo, curso de ação, previsão dos recursos necessários e meios de controle. b) apenas o resultado futuro desejado. c) a definição exclusivamente dos objetivos de longo prazo da organização. d) o estudo do ramo de negócios baseado em informações. e) todos os indicadores de funcionamento da economia. CESPE 2013 STF A modificação dos objetivos iniciais estabelecidos em um processo de planejamento é admitida como desdobramento natural do próprio processo, sem que isso resulte em perda de eficiência.

FCC 2011 Sobre o Planejamento Estratégico, analise: I. É o mesmo que planejamento, mas com ênfase no aspecto de longo prazo dos objetivos. II. É o mesmo que planejamento, porém com ênfase no aspecto de curto prazo dos objetivos. III. É o mesmo que planejamento, mas com ênfase na análise global do cenário. Está correto o que consta APENAS em a) III. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

FCC 2013 SERGAS O planejamento estratégico força o gerente a sentar e refletir sobre os problemas e alternativas até chegar a uma situação e prever alternativas para direcionar as decisões e superar os problemas. São níveis de planejamento estratégico existentes: a) Operacional, Tático e Estratégico. b) Pessoal, de Crescimento e de Desenvolvimento. c) Técnico e Administrativo. d) Empresarial e de Treinamento. e) Pessoal e Estratégico CESPE 2015 FUB Uma organização que esteja definindo os objetivos para suas áreas funcionais — recursos humanos, finanças, marketing, tecnologia — está elaborando seu planejamento operacional.

FCC 2012 O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento a) Operacional. b) Tático. c) Estratégico. d) Financeiro. e) Econômico.

Processo Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional • Criar a estrutura da empresa:

‒Alocar os recursos humanos e materiais em uma estrutura. ‒Dividir, organizar e coordenar atividades:

oDivisão do trabalho, atribuição/agrupamentos de tarefas em departamentos e alocação dos recursos necessários.

• Estrutura Formal: organograma + estatutos + regras. • Estrutura Informal: rede de relações sociais e pessoais

‒Não está no organograma, nem nas regras formais. ‒Não é controlada pela empresa. ‒Pontos positivos: complementa a estrutura formal; maior rapidez

no processo decisório; reduz distorções da estrutura formal; reduz a carga de comunicação dos chefes; motiva e integra as pessoas.

36

Organograma • É a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional.

37

Processo de Organização

38

Princípios da Organização do Trabalho

Pergunta Resposta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Especialização do Trabalho

Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? Departamentalização

A quem as pessoas/grupos vão se reportar? Cadeia de Comando - Hierarquia

Quantas pessoas cada chefe pode dirigir com eficiência e eficácia? Amplitude de Controle

Onde fica a autoridade no processo decisório? Quem detém o poder de decisão?

Centralização e Descentralização

Até que ponto haverá regras/normas para dirigir as pessoas? Grau de Formalização

Divisão do Trabalho e Especialização • Divisão do Trabalho: é a maneira pela qual um processo complexo pode

ser decomposto em uma série de pequenas tarefas, gerando maior produtividade e redução de custos.

• Especialização: consequência da divisão do trabalho - cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

40

Especialização Vertical =

Hierarquia

Especialização Horizontal =

Departamentalização

Hierarquia – Tipos de Autoridade

oAutoridade Linear, ou única; oAutoridade Funcional, ou dividida; oAutoridade de Staff, ou de Assessoria.

41

Amplitude de Controle • Outros nomes: amplitude administrativa, de comando. • Número de subordinados que um gestor tem sob seu

comando/supervisão.

42

Estrutura aguda – muitos chefes e poucos subordinados

Estrutura achatada – muitos subordinados e poucos chefes

Centralização x Descentralização • Cuidado: Descentralizar tem definição distinta no Direito Administrativo • Na Administração = onde está o poder de decisão dentro da organização?

‒Centralizar é concentrar o poder de decisão no topo da hierarquia; ‒Descentralizar é distribuir o poder de decisão nos diferentes níveis

hierárquicos.

43

Centralização • Vantagens:

‒Facilita o controle e coordenação das atividades da organização; ‒O chefe é quem usualmente está mais bem treinado e preparado; ‒As decisões são mais consistentes com os objetivos globais da

organização; ‒Elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz

custos operacionais. • Desvantagens:

‒As decisões ficam distanciadas dos fatos e circunstâncias; ‒Os tomadores de decisão têm pouco contato com as partes

envolvidas e com a situação; ‒As decisões passam pela cadeia escalar, permitindo distorções e erros

no processo de comunicação dessas decisões. 44

Descentralização

‒É uma tendência nas organizações modernas.

• Vantagens: ‒A decisão é repassada para pessoas/posições mais próximas da ação; ‒Aumenta a eficiência, a motivação, a criatividade e a independência; ‒Agilidade – a organização responde de forma mais rápida.

• Desvantagens: ‒Falta de uniformidade das decisões; ‒ Insuficiente aproveitamento dos especialistas (staff); ‒Necessidade de maior estrutura de apoio.

45

CESPE 2014 ICMBio Quanto mais níveis hierárquicos existirem em uma organização, maior será a amplitude de controle prevista para os cargos de comando ou chefias. CESPE 2016 DPU A divisão do trabalho dentro das organizações — modo pelo qual um processo complexo é dividido em tarefas —, quando é implantada de forma vertical, define a departamentalização. CESPE 2014 CADE Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas.

46

2013 UNIPAMPA Administrador Descentralização refere-se à redistribuição dos processos decisórios entre os diversos níveis hierárquicos de uma organização. 2016 FUNPRESP-JUD Assistente A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho, a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre grupos na organização. 2016 FUNPRESP-JUD Assistente A tendência atual das organizações de buscar amplitudes maiores de controle inibe o processo criativo por meio da supervisão rígida, que desestimula a autonomia dos subordinados.

47

2015 DEPEN Agente Penitenciário Federal A amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente e torna-se maior à medida que um funcionário ascende em uma estrutura organizacional. 2016 TCE-PA Auditor de Controle Externo Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo.

48

Departamentalizar é agrupar as atividades e recursos (humanos, materiais e tecnológicos) em unidades,

de acordo com um critério específico de homogeneidade.

Departamentalização

• Tipos/critérios básicos: ‒ função (funcional); produtos e serviços; área geográfica

(territorial, regional); clientes; processo; projeto; mercado; número (quantidade); tempo; área de conhecimento; força-tarefa; e do tipo matricial.

Departamentalização por função (funcional) • Considerado o tipo mais comum. • Segue o princípio da especialização: agrupa as atividades de acordo com

as funções especializadas desenvolvidas dentro da organização. • Indicada para situações estáveis: poucos tipos de produtos, atividades

repetitivas e altamente especializadas, com pouca mudança e pouca necessidade de integração, economia em escala.

• Problema: falta de integração entre departamentos.

Diretoria Geral

Gerência de Produção

Gerência Financeira

Gerência de Recursos Humanos

Gerência de Tecnologia de

Informação

Departamentalização por produtos ou serviços • Cria divisões orientadas para resultados dos produtos/serviços. • Indicada quando as atividades relativas a cada produto/serviço possuem

diferenciações significativas (melhor administrar cada um individualmente). • Indicada para circunstâncias externas mutáveis, inovação, facilita

integração dentro do departamento. • Problema: custos (duplicidade de atividades), dispersa especialistas.

51

Conselho Administrativo

Cervejaria Artesanal “Triboa”

Cervejaria Pilsen “Chinelági”

Refrigerante “Cola-Coca”

Água Saborizada “H2SO4”

Departamentalização geográfica (territorial) • Ênfase territorial: todas atividades em determinado local são de

responsabilidade de um departamento/divisão/gestor. • Indicada quando o sucesso da organização depende do ajuste às

condições e às necessidades de cada local e/ou região. • Problema: coordenar políticas gerais, duplicidade de instalações e

funções, dispersão de especialistas.

52

TSE

TRE-PR TRE-RJ TRE-BA TRE-CE

Departamentalização por Clientes • Ênfase nas necessidades de cada tipo de cliente: características da

pessoa/grupo/empresa para quem o trabalho é executado. • Indicada quando a organização atende a grupos de clientes com

necessidades bastante distintas (idade, sexo, nível socioeconômico etc.) • Estrutura “de fora pra dentro” (extroversão). • Problema: desdenhar demais objetivos.

53

Gerência Geral

Gerência Pessoa Física

Gerência Pessoa Jurídica

Gerência VIP

Departamentalização por Processo • As atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo –

elos de uma corrente. ‒Estrutura horizontal – coordenação das atividades e departamentos.

• É utilizada quando o produto final é tão complexo que se faz necessário fabricá-lo a partir da divisão em processos menores.

• Foco tecnológico.

54

Chassi Motor Pintura Montagem Distribuição

Departamentalização por Projeto • Projeto = união de recursos por um período específico, para realizar um

trabalho específico, sob a responsabilidade de um coordenador. • Indicada para produtos/serviços complexos, que envolvem grandes

concentrações de recursos por um determinado tempo, que exigem tecnologia sofisticada, especialistas de diversas áreas e grande coordenação das atividades. ‒É uma estrutura organizacional flexível, com foco no resultado. ‒As atividades e as pessoas são temporárias.

55

Construtora Lava Jato

Ponte Estádio de Futebol Rodovia Presídio

Departamentalização por área do conhecimento • Também conhecida como organização por disciplinas; • Concentração de pessoas com as mesmas competências e que

normalmente têm interesses similares de estudo e ensino; • Facilita o desenvolvimento da competência técnica e a acumulação de

conhecimentos. • Ex: escolas, universidades, hospitais, institutos de pesquisa.

Reitoria

Administração Direito Economia Engenharia

Departamentalização Matricial • Multidimensional: sobreposição de dois ou mais tipos de

departamentalização (abordagem divisional + funcional). ‒Tipo mais comum: funcional + projetos.

57

Abordagem Multidivisional Departamentalização Mista

58

Fundatec – UFCSPA – 2010 Maximiano (2008) estabelece que “O processo de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalho chamados departamentos.” Segundo esse autor, “Um critério de departamentalização é uma forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização.” Neste sentido, analise a figura abaixo e identifique o critério de departamentalização utilizado para definição dessa estrutura organizacional, assinalando a alternativa correta. A) Funcional. B) Produto. C) Áreas de Conhecimento. D) Processos. E) Cliente.

FCC – 2013 – TRT-15 O conceito de departamentalização das organizações corresponde. a) a um conceito superado de divisão de atribuições dentro de uma organização, fortemente ligado ao modelo burocrático. b) ao agrupamento de atividades logicamente em órgãos, bem como a divisão dos órgãos em unidades menores, segundo critérios que podem ser, entre outros, funcional ou por produto. c) à separação de funções em uma estrutura de plano de cargos e salários, segundo critérios que podem ser, entre outros, por clientela. d) à segregação de atividades em setores da organização, centrais ou periféricos, de acordo com a maior ou menor importância da atividade. e) à descentralização das atividades, com delegação de atribuições e maior autonomia aos colaboradores da organização.

60

FCC – 2015 – CNMP A estrutura organizacional por Projetos apresenta como vantagem: a) possibilita economia pelo uso racional dos equipamentos. b) predispõe todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer os clientes. c) forma efetiva para conseguir resultados em problemas complexos. d) economias de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa. e) permite fixar a responsabilidade pelo desempenho no comportamento regional ou local.

61

FCC - 2013 – HEMOBRÁS A tendência de grande parte das organizações é manter estruturas tradicionais ou departamentalizadas. Este modelo, chamado de departamentalização, pode ser desenhado baseando-se em alguns critérios, como, por exemplo, um departamento industrial que reúne subdivisões de seções técnicas como usinagem leve, usinagem pesada, montagem, try-out etc. Trata-se de Departamentalização a) funcional. b) por cliente. c) por processo. d) por produto. e) geográfica.

62

FCC – 2014 – TRT-2 – Analista A organização "X, Y, Z" tem como missão "Promover a pacificação social oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e eficiente nos litígios trabalhistas” e uma das diretorias é a Administrativa-financeira, composta por 3 setores: financeira, recursos humanos e administração de materiais. Considere: I. Departamentalização é a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível. II. Os setores da diretoria administrativo-financeira é um exemplo de departamentalização por clientela. III. O tipo de departamentalização adotado na Diretoria administrativo-financeira possibilita uma visão sistêmica e integrada de todos os objetivos da organização. IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar. Considerando a empresa apresentada na situação hipotética, está correto o que consta APENAS em a) I. b) IV. c) I e III. d) I, II e III. e) III e IV.

63

2015 FUB Administrador As vantagens de uma organização do tipo matricial incluem flexibilidade, adaptabilidade e princípio da unidade de comando.

2015 FUB Assistente em Administração Em uma organização com estrutura matricial, um empregado, na realização de suas atribuições de atendimento, responde hierarquicamente aos seus superiores de unidades distintas, de modo simultâneo, para que as demandas de atendimento sejam cumpridas.

64

2015 FUB Administrador O processo de organizar busca dividir o trabalho a ser realizado e atribuir responsabilidades e autoridades a pessoas, o que se dá pela definição da estrutura organizacional com base nos critérios de departamentalização escolhidos. Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue o item subsecutivo.

Considere que uma organização tenha definido a seguinte estrutura organizacional: diretoria de pessoal, diretoria de administração e finanças, diretoria de marketing e diretoria de vendas. Nesse caso, a referida organização definiu sua estrutura com base na departamentalização funcional.

65

Processo Organizacional

67

Direção: evolução do conceito de GP

68

Direção: evolução do conceito de GP

• Seres humanos • Ativadores de

recursos organizacionais

• Parceiros da organização

• Talentos fornecedores de competências

• Capital humano

Processo Organizacional

Controle

Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados

adequadamente.

• Monitoramento presente em todas as etapas do processo administrativo.

• Compara o desempenho real com o planejado, buscando falhas e oportunidades de melhoria.

• Três momentos: pré-controle; concomitante; pós-controle.

70

Processo de Controle 1. Definição de padrões; 2. Mensuração do desempenho; 3. Comparação; 4. Ação corretiva.

71

Características de um controle eficaz

72

Características de um controle eficaz

73

• Kwasnicka ‒Tempo ‒Flexibilidade ‒Economia ‒Ser apropriado ‒Grau de compreensão ‒Ênfase às exceções

Abrangência do Controle

74

Níveis de Controle

Eficiência e Eficácia

Fundatec – HGV – 2014 Todos os aspectos do desempenho de uma organização, conforme Maximiano (2008), devem ser monitorados e avaliados, segundo objetivos e critérios diferentes em cada um dos três níveis hierárquicos principais: estratégico, administrativo (ou funcional) e operacional. De acordo com o autor, o controle estratégico baseia-se em informações a respeito de todas as afirmativas abaixo, EXCETO: A) Do desempenho global da organização. B) Do rendimento das atividades. C) Da eficiência dos recursos. D) Da concorrência e outros fatores externos. E) Do grau de realização das missões, estratégias e objetivos.

CESPE 2016 FUNPRESP Analista Orientação estratégica para resultados, flexibilidade, clareza e objetividade são características do controle organizacional. CESPE 2016 FUNPRESP Analista Estabelecer padrões, mensurar o desempenho e adotar medidas corretivas para sanar possíveis desvios e anormalidades são procedimentos relativos às etapas do processo de controle. CESPE 2015 MPOG Técnico de Nível Superior Os mecanismos de controle formal, social e técnico são exercidos sobre as pessoas para que se alcancem sistemas de controle eficazes.

CESPE 2014 ICMBIO Analista Administrativo A sobrevivência e a prosperidade das organizações implicam algum tipo de controle que se mostra relevante quando o ambiente organizacional passa a complexo e turbulento. CESPE 2014 Polícia Federal Administrador O controle dos processos deve ocorrer anteriormente e durante a sua implementação em uma organização, nunca após seu término.