apresentação de candidaturas ao...

13
NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014 1 Apresentação de candidaturas ao FRSS A pré-candidatura e a candidatura podem ser apresentadas em dois períodos temporais distintos. Período 1 Pré-candidatura: 31 de março a 18 de abril de 2014 Candidatura: 02 a 23 de maio de 2014 Período 2 Pré-candidatura: 18 de agosto a 05 de setembro de 2014 Candidatura: 17 de setembro a 10 de outubro de 2014 As IPSS ou equiparadas deverão, previamente à elaboração da candidatura, remeter ao Conselho de Gestão do FRSS a sua intenção de elaboração de candidatura com o objetivo de comprovar que reúne todas as condições necessárias de acesso (Pré-candidatura). Caso reúnam as condições, as IPSS ou equiparadas devem formalizar a candidatura mediante requerimento dirigido ao Conselho de Gestão do FRSS. Os requerimentos de pré-candidatura e candidatura, juntamente com os respetivos formulários e documentos exigidos, devem ser entregues à respetiva Entidade Representativa do Setor Solidário através de correio/e-mail, cujos contactos são: Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Morada: Rua Júlio Dinis, 931 - 3.º Esquerdo, 4050-327 Porto E-mail: [email protected] União das Misericórdias Portuguesas União das Mutualidades Portuguesas Nota: As instituições que não sejam associadas ou representadas por nenhuma das referidas entidades representativas, devem entregar o seu processo na Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. No site http://www4.seg-social.pt/fundo-de-reestruturacao-do-setor-solidario,poderá encontrar os seguintes documentos, formulários e outras informações: Fluxograma do processo (Documentos institucionais) • Estrutura organizacional (Documentos institucionais) • Bolsa de Gestores de Processo (Documentos institucionais) • Guia da candidatura (Guias práticos) • Formulário de pré-candidatura (Formulários) • Formulário de candidatura (Formulários) • Codificação da candidatura (Documentos institucionais) • Minuta 1 – Requerimento de pré-candidatura (Formulários) • Minuta 2 – Requerimento de candidatura (Formulários) • Minuta 3 – Declaração de cumprimento da alínea c) no n.º 1 do art. 2.º da Portaria n.º 31/2014 (Formulários) • Minuta 4 – Declaração de cumprimento da alínea d) no n.º 1 do art. 2.º da Portaria n.º 31/2014 (Formulários) • Minuta 5 Declaração de cumprimento da alínea f) no n.º 1 do art. 2.º da Portaria n.º 31/2014 (F

Upload: hoangtruc

Post on 15-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

1

Apresentação de candidaturas ao FRSS A pré-candidatura e a candidatura podem ser apresentadas em dois períodos temporais distintos. Período 1 Pré-candidatura: 31 de março a 18 de abril de 2014 Candidatura: 02 a 23 de maio de 2014 Período 2 Pré-candidatura: 18 de agosto a 05 de setembro de 2014 Candidatura: 17 de setembro a 10 de outubro de 2014 As IPSS ou equiparadas deverão, previamente à elaboração da candidatura, remeter ao Conselho de Gestão do FRSS a sua intenção de elaboração de candidatura com o objetivo de comprovar que reúne todas as condições necessárias de acesso (Pré-candidatura). Caso reúnam as condições, as IPSS ou equiparadas devem formalizar a candidatura mediante requerimento dirigido ao Conselho de Gestão do FRSS. Os requerimentos de pré-candidatura e candidatura, juntamente com os respetivos formulários e documentos exigidos, devem ser entregues à respetiva Entidade Representativa do Setor Solidário através de correio/e-mail, cujos contactos são: Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Morada: Rua Júlio Dinis, 931 - 3.º Esquerdo, 4050-327 Porto E-mail: [email protected] União das Misericórdias Portuguesas União das Mutualidades Portuguesas Nota: As instituições que não sejam associadas ou representadas por nenhuma das referidas entidades representativas, devem entregar o seu processo na Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

No site http://www4.seg-social.pt/fundo-de-reestruturacao-do-setor-solidario,poderá encontrar

os seguintes documentos, formulários e outras informações:

• Fluxograma do processo (Documentos institucionais) • Estrutura organizacional (Documentos institucionais) • Bolsa de Gestores de Processo (Documentos institucionais) • Guia da candidatura (Guias práticos) • Formulário de pré-candidatura (Formulários) • Formulário de candidatura (Formulários) • Codificação da candidatura (Documentos institucionais) • Minuta 1 – Requerimento de pré-candidatura (Formulários) • Minuta 2 – Requerimento de candidatura (Formulários) • Minuta 3 – Declaração de cumprimento da alínea c) no n.º 1 do art. 2.º da Portaria n.º 31/2014 (Formulários) • Minuta 4 – Declaração de cumprimento da alínea d) no n.º 1 do art. 2.º da Portaria n.º 31/2014 (Formulários) • Minuta 5 – Declaração de cumprimento da alínea f) no n.º 1 do art. 2.º da Portaria n.º 31/2014 (F

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

2

1. No dia 22 de Março, em Fátima, a CNIS realizou duas Assembleias-gerais (uma

ordinária e outra extraordinária), tendo sido aprovado o Relatório de Actividades com 129 votos a favor e 14 abstenções, enquanto as Contas foram aprovadas com 138 votos a favor e apenas cinco abstenções. A aceitação de um edifício na zona histórica do Porto, que dentro em breve passará a ser a sede da CNIS, foi aprovada com um forte apaluso.

2. No dia 24 de Março, em Fátima reuniu o Centro de Estudos Sociais da CNIS.

3. No dia 24 de Março, a Plataforma Social do Território reuniu tendo como objectivo

primordial o lançamento da direcção da Plataforma, a discussão sobre aqueles que devem ser os primeiros temas/projectos e as possíveis fontes de financiamento.

A CNIS fez-se representar nesta reunião na pessoa de José Casaleiro.

4. No dia 27 de Março a APPACDM de Santarém inaugurou dois novos equipamentos,

no Cartaxo, que irão acolher 17 pessoas com deficiência, distribuídas pelo Lar Residencial e Residência Autónoma “João Manuel”, com um custo total de um milhão de euros.

Assistiram a esta cerimónia, entre outras individualidades o presidente do CDSS, da Câmara, o Ordinário da Diocese que benzeu as instalaçaões e Eduardo Mourinha, em representação da CNIS.

5. No dia 27 de Março, com a participação de 21 IPSS associadas, nas instalações da

Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, realizou-se a Assembleia Geral da UIPSSDB, que aprovou, por unanimidade, o Relatório de Atividades e Conta de Gerência do ano 2013.

6. No dia 28 de Março, em Fátima, a CNIS iniciou as sessões de trabalho para a

elaboração e implementação de um programa de melhoria definido com as IPSS.

Esta reunião, orientada por Filomena Bordalo, com os 13 representantes dos quatro LIJ do distrito de Santarém, foi um momento muito prático, de partilha e de fornecimento de instrumentos/normas/ideias/contributos com vista a um melhor acolhimento das crianças e jovens. A preparação da sessão, teve como base o questionário realizado previamente e nas questões do RAD-Relatório de avaliação diagnóstica, que foi assinado pelas respetivas Direções das IPSS. Foram apresentadas algumas sugestões, como a definição de canais de comunicação regulares, a definição, vertida em “papel”, das funções das equipas técnicas e educativas e a construção de uma rede de malha com todos os parceiros (CPCJ, tribunais, escola, etc.) que deve funcionar regularmente e não apenas quando há problemas.

7. No dia 31 de Março em Aveiro e Coimbra, as IPSS destinatárias do projeto FAS3

reúnem-se com a Comissão Distrital de Acompanhamento do projeto para uma última reunião de avaliação.

8. No dia 2 de Abril, realizam-se as reuniões de avaliação do projeto FAS3 com as

respetivas IPSS de Leiria e Santarém.

9. No dia 2 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, o CESIS - Centro de Estudos

para a Intervenção Social leva a efeito uma Mesa Redonda sobre "Solidariedade entre Gerações e Envelhecimento Activo".

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

3

Publicação Descrição

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social - Redação em vigor

Redação em vigor

Do programa faz parte a apresentação do documento «Solidariedade entre Gerações e Envelhecimento Activo”.

10. No dia 2 de Abril, na sala do Senado na Assembleia de República, decorrerá a

sessão de lançamento das publicações “Promover a compreensão entre Crianças e Jovens do PFPC - Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo à instituição de um Procedimento de Comunicação” das Nações Unidas e da “Convenção do Conselho da Europa para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais (Convenção de Lanzarote).

11. No dia 3 de Abril, a Comissão de Acompanhamento do FAS3 reúne com as IPSS destinatárias dos distritos de Castelo Branco e Guarda.

12. No dia 4 de Abril, em Viseu, decorrerá a reunião de avaliação final do projeto FAS3

com as duas IPSS destinatárias.

13. No dia 8 de Abril, em Faro, decorrerá a 2ª sessão de trabalho com os LIJ.

Relatório Único

Ano 2013

A entrega do Relatório Único, para dados referentes a 2013, vai decorrer entre 16 de

Março a 15 de Abril de 2014, de acordo com o previsto na Portaria n.º 55/2010 de 21 de

Janeiro.

Informamos que a resposta ao Anexo F – Prestadores de Serviço manterá o seu carácter

opcional.

Todos os documentos de apoio ao preenchimento serão disponibilizados, previsivelmente, a

3 de Março de 2014.

INFORMAÇÃO

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

4

PARCERIA ZON OPTIMUS

No contexto económico e social atual, as IPSS desempenham um papel fundamental na

comunidade, promovendo e difundindo a solidariedade e justiça junto de um conjunto cada

vez maior de grupos na sociedade portuguesa.

As tecnologias de informação e comunicações (TIC) ajudam as IPSS a proporcionar uma

melhor resposta social à comunidade, melhorando o funcionamento das organizações e

aumentando a eficiência dos seus processos.

No sentido de promover a modernização tecnológica das IPSS, a CNIS e a ZON Optimus

estão a desenvolver uma parceria no domínio das TIC, que permitirá simplificar processos

administrativos, contribuir para a respetiva redução de custos e agilizar o relacionamento

com os utentes e a comunidade.

Bolsa de Audit ores Int ernos do Project o FAS

No âmbito do Projecto FAS2, foi criada uma Bolsa de Auditores Internos que tem permitido às Instituições associadas na CNIS, gratuitamente, realizar auditorias internas cruzadas entre IPSS, que pretendam implementar ou manter o sistema de gestão de qualidade. As Instituições que quiserem usufruir desta Bolsa, devem contactar o Departamento de Cooperação/Formação da CNIS, por telefone 226068614/226065932, ou por email: [email protected]

Emprego A Garantia Jovem ajuda-te a encontrar uma

proposta de emprego. Também podes conhecer apoios e

incentivos para criares o teu próprio emprego.

Educação A Garantia Jovem ajuda-te a concluir o teu

percurso escolar através de cursos profissionais com

uma grande componente prática.

Formação A Garantia Jovem ajuda-te a encontrar a

formação certa para ti, incluindo uma oferta

com equivalência escolar. Valoriza-te através de formação.

Estágio Com a Garantia Jovem podes realizar um

estágio remunerado que te permite adquirir competências fundamentais para o mercado de trabalho.

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

5

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. PORTO

Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social 3.ª edição

Estão abertas as inscrições para a 3.ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social da Católica Porto que incluirá as seguintes unidades curriculares e disciplinas:

Sustentabilidade das Organizações de Economia Social o Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação Social o Estratégia 2020, Mudanças no Estado Social e Sustentabilidade das Organizações de

Economia Social o Marketing Social e de Causa Social o Gestão da Angariação de Fundos em Organizações de Economia Social o Transparência e Prestação de Contas na Gestão das Organizações de Economia Social o Planeamento Estratégico das Organizações de Economia Social o Métodos Participativos de Planeamento, Gestão e Avaliação do Impacto Social de

Projectos

Gestão Estratégica de Pessoas o Dimensões Estratégicas e Organizacionais da Gestão de Pessoas o Análise e Transformação do Comportamento Humano nas Organizações

Contabilidade, Fiscalidade e Enquadramento Jurídico o Contabilidade Financeira das Organizações de Economia Social o Contabilidade Orçamental das Organizações de Economia Social o Regime Fiscal das Organizações de Economia Social o Regime Laboral das Organizações de Economia Social e Principais Questões do Código

Contributivo

Formação de Auditores Internos da Qualidade o Sistemas de Gestão da Qualidade: ISSO 9001:2008 o Modelos de Avaliação das Respostas Sociais do Instituto da Segurança Social o Metodologias de Auditoria

A duração da pós-graduação é de 270 horas lectivas.

É possível a inscrição só nalgumas unidades curriculares, conforme o interesse do aluno.

A frequência desta pós-graduação poderá permitir a obtenção de créditos para a parte escolar do Mestrado em Economia Social da Católica Porto.

A aprovação na unidade curricular de gestão da qualidade permitirá o acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade a emitir pela APCER para os alunos que o requerem e que tiverem a experiência profissional necessária para o efeito.

A taxa de inscrição é de 250€ e o custo das propinas para a totalidade das unidades curriculares é de 2000€, com a possibilidade de pagamento mensal.

Contactos: o Secretariado da Pós-Graduação: Cristina Crava ([email protected]; Tel. 226196243) o Direcção da Pós-Graduação: Prof. Américo Mendes ([email protected])

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

6

O projeto ‘VIDAS – Valorização e Inovação

em Demências’ visa identificar a população

com demência que já se encontra a receber

cuidados em apoio domiciliário ou lar,

estabelecendo padrões de boas práticas

com os recursos existentes, adequando o

nível de cuidados a estas necessidades

específicas.

O objetivo passa por desenvolver modelos de intervenção que possam ser disseminados, de

modo a assegurar no país a existência de cuidados especializados e de capacidade de resposta

profissional, nos locais onde as pessoas com demência já vivem.

Com financiamento do POPH, o projeto VIDAS contará com a parceria da Associação Alzheimer

de Portugal, da Direção Geral da Saúde, da CNIS, do Hospital Residencial do Mar e do Hospital

de Magalhães Lemos.

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

7

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

8

Aumentar a angariação de fundos: técnicas, formas e casos de

sucesso. Um dia de formação, networking e inspiração..

Não perca o seu lugar! Inscreva-se aqui!

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

9

Encontra-se em curso o processo de candidatura à segunda edição do Prémio Maria José

Nogueira Pinto em responsabilidade social, uma distinção instituída pela MSD em

2012, destinada a reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas,

que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, em

território nacional.

Submissão Candidaturas até 6 de maio de 2014

Este prémio pretende ser um incentivo ao reconhecimento do que se faz de bem em Portugal na área da Responsabilidade Social. Ligá-lo ao nome de Maria José Nogueira Pinto é recordar quem

dedicou uma importante parte da sua vida a defender uma intervenção socialmente responsável, que mantivesse a coesão e a persistência nos valores da solidariedade e da

equidade social.

CANDIDATURAS

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

10

Programa de Acção para a Sustentabilidade das IPSS

Dando seguimento à divulgação de Boas Práticas das IPSS, partilhamos hoje o estudo

de caso da Horta Social do Centro Social e Paroquial de Bucos, cujo folheto síntese

pode ser consultado e/ou descarregado em http://pasipss.cnis.pt/images/pdf/EstudoCaso-

HortaSocial_CentroSocParoqBucos.pdf.

Na origem da iniciativa estiveram os

preços elevados dos produtos agrícolas,

o acesso a terrenos da Igreja Paroquial e

a disponibilidade de voluntários para os

cultivar.

Para o Centro Social e Paroquial de

Bucos, o impacto económico-financeiro

desta iniciativa é extremamente

positivo, uma vez que conseguem ser

auto-suficientes em praticamente todo o

ano em relação à hortaliça e em mais de

meio ano no que diz respeito à batata.

Para o Centro a diferença nas facturas é

notória entre os meses em que não

conseguem manter essa auto-suficiência

e os meses em que conseguem.

Visite o site do PASIPSS em http://pasipss.cnis.pt/ onde encontrará estes e outros temas

muito úteis para a sua IPSS.

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

11

EVENTOS

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

12

O Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) do Instituto da Segurança

Social, I.P., tem o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de divulgação da

publicação "Acolhimento Familiar de Crianças: Evidências do Presente,

Desafios Para o Futuro”,coordenada por Paulo Delgado.

Paulo Delgado, professor com doutoramento e agregação em Educação naEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. As suas áreas de investigação/interesse são os Direitos da Criança, Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, Acolhimento Familiar e Tomada de decisão nos sistemas de protecção.

A sessão terá lugar no próximo dia 2 de abril, pelas 16h00, no

Auditório da Inspeção Geral do MSESS, sito na Av. Elias Garcia, nº 12, em

Lisboa.

A entrada é gratuita, com inscrição obrigatória.

Confirmação de Presença:Tel. 21 844 56 71 | E-mail: [email protected]

NOTÍCIAS À SEXTA 28.03.2014

13

Lino Maia