apresentação da e. e.vale do guaporé

26
CONHECENDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DOS JOGOS

Upload: weleslima

Post on 25-Jul-2015

184 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

CONHECENDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DOS JOGOS

CONHECENDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DOS JOGOS

Discentes: Ana Paula Eunice Iara Janece

Laura Maria Cristina

Macilene RoseliSelma

Vilma

JUSTIFICATIVA:

As crianças dispersam com facilidade e o trabalho somente com a lousa e caderno cansa. Se já ficam cansadas de copiar a matéria imaginem ter que raciocinar para resolver um problema? Já com os jogos as crianças pensam e refletem sem cansar. Além disso, aprendem uns com os outros. Os jogos são importantes para as relações sociais. Segundo Vygotsky o desenvolvimento da criança se dá a partir do contato com o brinquedo, o jogo e brincadeira. Deixar o aluno participar da confecção de alguns jogos (aqueles feitos de matérias reciclados ou de outras matérias) também é um bom estímulo para que a prática de jogos em sala de aula fiquem mais interessante e significativa.O desenvolvimento do trabalho Conhecendo Geometria Através de Jogos buscará envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados. Os vários conteúdos matemáticos serão trabalhados de forma lúdica e prazerosa com os alunos do Ensino Fundamental. Os alunos perceberão que é possível aprender de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino.

O jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática. "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança" (Kishimoto, 1994, p. 22). Através do jogo, temos a possibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento. Muito mais do que um simples material instrucional, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Enfim, do prazer, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais. Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Partindo do princípio que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos e de que nosso objetivo não é ensiná-las a jogar, devemos acompanhar a maneira como as crianças jogam, sendo observadores atentos, interferindo para colocar questões interessantes (sem perturbar a dinâmica dos grupos) para, a partir disso, auxiliá-las a construir regras e a pensar de modo que elas entendam. Devemos escolher jogos que estimulem a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da prática diária, não nos esquecendo de respeitar as condições de cada comunidade e o querer de cada aluno. Essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação.

OBJETIVOS

Gerais:Operacionalizar a construção de jogos didáticos, objetivando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático;Analisar a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade de aprendizagem da geometria no Ensino Fundamental; Aplicar os conhecimentos adquiridos neste trabalho em futuras experiências de sala de aula;

Específicos:Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;Oportunizar contato com as figuras geométricas de modo divertido;Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela geometria;Desenvolvimento de estratégias de jogo, lateralidade, noções de espaço;Estimular a observação e concentração;Estabelecer estratégias na utilização de representações;

EIXO ESTRUTURANTE: espaço e forma/ geometria.

DIREITO DE APRENDIZAGEM: observar, experimentar e representar posições de objetos em diferentes perspectivas, considerando diferentes pontos de vista e por meio de diferentes linguagens.

AÇÕES Reunião entre professores para traçarem os passos do projeto e de confecção do jogo. Discussão entre os professores para escolher qual o tema da leitura deleite e o jogo que será confeccionado e usado em sala de aula pelos alunos enfocando o ensino de geometria em nível de Ensino Fundamental. Os professores deverão confeccionar o jogo e testá-lo em sala para apresentar no seminário. Cada professor ficará responsável por sua sala para confecção do jogo. O jogo escolhido para essa primeira etapa será: Tapetinho geométrico. Após a confecção e avaliação do jogo pelos professores, estes ficarão acondicionados nas salas de aula da escola para uso dos demais alunos da escola.

METODOLOGIA

Inicialmente será realizada uma reunião entre professores para traçar as metas e objetivos do trabalho. Os professores escolherão a leitura e o jogo que será confeccionado e atividades que serão desenvolvidas utilizando esse mesmo jogo; Após a confecção do jogo, estes serão entregues aos alunos para utilização, avaliação e divulgação e exposição na escola. Todo o trabalho será divulgado através de fotografias no site da escola de modo a chamar a atenção para a realização do mesmo, instigando os alunos a se interessarem pela realização e participação.

DESENVOLVIMENTO

Iniciamos com leitura deleite: Turma da Mônica e as FormasRealizamos o diálogo com os alunos sobre quais figuras geométricas aparecem no tapete e em que objetos do cotidiano as crianças percebem formatos similares. Em seguida solicitamos que retirassem os calçados para facilitar o equilíbrio e com vestimentas apropriadas para permitir a flexibilidade do corpo. Cada jogador escolheu uma ponta do tapete para iniciar a jogada. Um aluno lança os dados para verificar qual será a movimentação do corpo. Neste caso a parte do dado que cai virada para baixo é a sorteada. O aluno levanta o dado e lê a parte do corpo que ele deverá posicionar sobre o tapete. Ele deve mover os pés e as mãos conforme a identificação dos dados sem perder o equilíbrio ou cair. Quando um aluno não consegue equilibrar-se ou deixa qualquer parte do corpo que não seja pé ou mão tocar o tapete ele é eliminado do jogo. O último aluno que ficar no tapete é o vencedor do jogo.

OBRIGADA A TODOS

PELA PRESENÇA!!!