apresentação concreto

14
CONCRETO Tecnologia da construção

Upload: yazaby-souza

Post on 25-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Trabalho academico

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação concreto

CONCRETO

Tecnologia da construção

Page 2: Apresentação concreto

HISTÓRIA DO CONCRETO O concreto surge em Roma por volta do ano 312 a.C. e é muito utilizado nas estradas

e obras públicas;

Via Apia (estrada), alvéolos do Pantheon

Concreto romano = Caementum Romano (Mistura que envolvia as pedras das estradas e foi chamado de concretus ou concretum);

O concreto romano foi esquecido durante a idade média e somente no século XVIII foi resgatado o seu uso e estudos

Via Apia Pantheon

Page 3: Apresentação concreto

Surgimento do concreto armado

O ano de 1849 é considerado como a data do descobrimento do concreto armado

Joseph Louis Lambot – agricultor – Construía tanques de cimento reforçado com ferros e construiu também um barco usando o mesmo sistema e o expôs na feira de Paris;

Page 4: Apresentação concreto

Surgimento do concreto armado

Joseph Monier – Comerciante de plantas ornamentais – Interessa-se pela técnica utilizada na construção do barco e aplica na produção de vasos substituindo os vasos de madeiras e cerâmica. Em seguida ele patenteia várias criações como: painéis decorativos, reservatórios e até pontes em arco.

Page 5: Apresentação concreto

o concreto

O concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia. Podendo também ter outras adições. No preparo deve-se ter cuidado com a qualidade da água e a quantidade utilizada.

• Se for pequena: a reação não ocorrerá por completo;• Se for superior a ideal: a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

Cada material a ser agregado ao concreto deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT)

Page 6: Apresentação concreto

AGREGADOS PARA CONCRETO

Agregados são materiais que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa do cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de 80% do peso.

O tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto, como também beneficiar na resistência e retração.

Devemos ter em mente que um bom concreto não é o mais resistente, mas o que atende as necessidades da obra com relação a peça que será molhada.

Page 7: Apresentação concreto

AGREGADOS PARA CONCRETO

Divisão: grãos graúdos e grãos miúdos;• Graúdos: são considerados graúdos, todo o agregado que fica retido na peneira de nº 4 (malha quadrada com 4,8mm de lado)• Miúdos: são todos que passam por esta malha

Classificação: Artificiais, naturais, leves, normais e pesados.• Artificiais: são as areias e pedras provenientes do britamento de rochas;• Naturais: não são alterados pelo homem como areia extraída dos rios ou barrancos e os seixos rolados (pedras dos leitos dos rios);• Leves: argila expandida, pedra-pomes, vermiculita;• Normais: pedras britadas, areias, seixos• Pesadas: hematita, magnetita, barita.

Nas Centrais Dosadoras os agregados devem ser separados em baias e são colocados nas balanças ou caixas com o auxílio de uma pá carregadeira. 

Page 8: Apresentação concreto

ADITIVOS PARA CONCRETO

Os aditivos são figuras de fundamental importância para sua composição. Sua utilização é diretamente proporcional à necessidade de se obter concreto com características especiais.

Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou solidificado.

Os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seu pontos fracos.

Melhora nos seguintes aspectos:-Trabalhabilidade - Resistência- Compacidade - Durabilidade- Bombeamento - Fluidez (auto adensável)

Diminui nos seguintes:- Permeabilidade - Retração- Calor de hidratação - Absorção de água- Tempo de pega (retardar ou acelerar)

Cuidados a serem observados: Validade, conservação, momento certo da aplicação, dosagem e a forma de se colocar.

Page 9: Apresentação concreto

Adições PARA CONCRETO

Podemos dizer que no concreto, tudo que nãi é cimento, agregados, água ou aditivo, pode ser chamado de adições.

As adições servem para aumentar a resistência, colorir o concreto, diminuir o calor de hidratação, reduzir fissuras, etc..

Como materiais de adição temos: as fibras de nylon ou polipropileno que evita fissuras, os pigmentos para colorir, as fibras de aço que substituem armaduras, o isopor para enchimentos, a sílica ativa e o metacaulim que aumentam a resistência e diminuem a permeabilidade, entre outros.

Page 10: Apresentação concreto

FORMAS PARA CONCRETO

As formas são utilizadas para moldar o concreto e dar agilidade nas obras.

Com o surgimento das formas deixa-se de trabalhar de maneira artesanal e com isso diminui a geração de resíduos e desperdícios da obra.

Existem hoje formas de compensados de reflorestamento, formas metálicas, de plástico e até de plástico reciclado.

Page 11: Apresentação concreto

Tipos de CONCRETO

Page 12: Apresentação concreto
Page 13: Apresentação concreto
Page 14: Apresentação concreto