apresentação cema - cap05_as redes do capitalismo global

21
Diec – Campus Natal – Central Disciplina: CEMA Professor: Samir Conexões Ocultas – Fritjof Capra As Redes do Capitalismo GlobalParticipantes: Áltera Maria Araújo Edcarmem M. F. Leonez Elineide Isidoro da Silva Maria Magnólia Priscila Silva

Upload: edcarmem-leonez

Post on 17-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

Diec – Campus Natal – Central Disciplina: CEMAProfessor: Samir

Conexões Ocultas – Fritjof Capra

“As Redes do Capitalismo Global”

Participantes: Áltera Maria AraújoEdcarmem M. F. Leonez

Elineide Isidoro da SilvaMaria MagnóliaPriscila Silva

Page 2: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

Para Compreender a Globalização

$ Dois livros publicados em 1996 ofereceram as primeiras análises da Globalização: The Case Against the Global Economy de Jerry Mander e Edward Goldsmith e o The Rise o f the Network Society de Manuel Castells.

$ Para Castells a revolução das tecnologias de informação e comunicação está trazendo mudanças significativas nas diferentes atividades humanas dando origem a chamada “Sociedade da Informação” ou “Sociedade em Redes”.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 3: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

Para Compreender a Globalização

$ Outro motivo para compreender o fenômeno da globalização é a queda da URSS e o crescimento do modelo capitalista, organizando o mundo em torno de um mundo similar de política econômica.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 4: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Revolução da Informática$ A globalização passa a

ser suportada por um conjunto de tecnologias novas dentro de uma rede global e informática. O crescimento dessas novas tecnologias iniciou na década de 1970 com a invenção do microcomputador. A aplicação da microeletrônica permitiu a popularização dos computadores.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 5: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Revolução da Informática$ O crescimento das

telecomunicações, tanto no espaço, com lançamento de satélites, quanto na terra, com a fibra óptica, contribuiu para a revolução das tecnologias.

$ O maior exemplo dessa fusão é a INTERNET, que na década de 60 e 70 tinha-se ao mesmo tempo inovações revolucionárias e o surgimento da contra-cultura (mudanças sociais e culturais nos USA e na Europa).

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 6: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Ascensão do Capitalismo Global

$ O processo de reestruturação do capitalismo foi marcado pela gradativa anulação do contrato social entre o capital e o trabalho, pela desregulamentação e liberalização do mercado financeiro e por muitas mudanças empresariais criadas para incentivar a flexibilidade e a capacidade de adaptação.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 7: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Ascensão do Capitalismo Global

$ Esse novo capitalismo tem três características fundamentais: suas principais atividades econômicas são globais; seus principais fatores de produtividade e competitividade são a inovação, a geração de conhecimentos e o processamento de informações; e ele se estrutura, em grande medida, em torno de redes de fluxos financeiros.

$ Esse novo capitalismo global também é chamado de “nova economia” ou simplesmente de “globalização”"As Redes do Capitalismo

Global"

Page 8: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Nova Economia$ Na nova economia, o capital acompanha passo

a passo os acontecimentos e se desloca rapidamente de uma opção para outra numa busca global incansável pelas melhores oportunidades de investimento.

$ As novas empresas criadas para a internet, as famosas “ponto.com”, são exemplos marcantes da dissociação entre ganhos financeiros e ganhos produtivos na nova economia.

$ O processamento rápido de informações e o conhecimento necessário para a inovação tecnológica são elementos essenciais para a competitividade na rede mundial de fluxos financeiros.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 9: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

Complexidade e Turbulência

$ A nova economia consiste numa meta-rede global de interações tecnológicas e humanas complexas, que envolve múltiplos anéis e elos de realimentação que operam do equilíbrio e produzem uma variedade infinita de fenômenos emergentes.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 10: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

Complexidade e Turbulência$ As economias grandes, dotadas de bancos

fortes, geralmente são capazes de suportar uma turbulência financeira, sofrendo somente danos limitados e temporários. Mas já os chamados “mercados emergentes”, cujas economias são pequenas ficam sendo alvos preferenciais para os jogadores do cassino global, que fazem investimentos gigantescos nos mercados emergentes mas retiram esses investimentos com a mesma rapidez ao menor sinal de enfraquecimento da economia.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 11: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

Complexidade e Turbulência

“O novo capitalismo, que é uma das forças motrizes da globalização, é até certo ponto, um mistério. Até agora não sabemos exatamente como ele funciona.”

Anthony Giddens

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 12: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

O Mercado Global - Um Autômato

$ A nova economia é moldada e determinada por máquinas, sendo isso uma característica alarmante. O chamado “mercado global” é uma rede de máquinas programadas para agir segundo um único valor.

$ A maioria das fusões empresariais não fazem aumentar a eficiência nem os lucros das empresas, mas provocam mudanças estruturais rápidas e dramáticas para as quais as pessoas encontram-se totalmente despreparadas, causando, assim, uma tensão enorme e tempos difíceis para todos os envolvidos. "As Redes do Capitalismo

Global"

Page 13: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

O Impacto Social

$ As mudanças pela “economia em rede”afetaram também as relações laborais. Os empregados são admitidos através de contratos individuais, e assim o trabalho como elemento coletivo perdeu seu poder. Assim também, o trabalho não especializado de castells não requer conhecimento e informação, fazendo com que uma grande massa de empregados não-especializados possa ser admitido e demitido rapidamente.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 14: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

O Impacto Social

$ Os trabalhadores especializados por outro lado, são muito valorizados. As empresas tentam assegurar a lealdade deles, evitar a fuga do capital humano, e garantir que seu conhecimento seja transferido pra outra empresa.

$ Por outro lado o capitalismo tem agravado a situação de países pobres e incrementado o efeito exclusão social.

 "As Redes do Capitalismo

Global"

Page 15: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

O Impacto sobre a Ecologia$ Ao invés de reduzir a pobreza, o novo modelo

econômico tem trazido efeitos negativos sobre a biosfera. Exemplos interessantes são os casos da Coreia do Sul e do Taiwan, que experimentaram crescimentos econômicos impressionantes na década de 1990. Ao mesmo tempo, os impactos ambientais por ambos os países foram devastadores.

$ Os impactos da nova economia no meio ambiente são produzidos pelo crescimento das atividades humanas. Os países desenvolvidos deslocam suas industrias mais poluentes para os países pobres."As Redes do Capitalismo

Global"

Page 16: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Transformação do Poder

$ A Revolução da Informática originou uma nova economia.

$ A ascensão da sociedade em rede foi acompanhada pelo declínio do Estado nacional como entidade soberana.

$ A corrupção do processo democrático e a desintegração do Estado.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 17: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Transformação do Poder

$ O surgimento de uma enorme economia criminosa globalizada.

$ O tráfico de drogas é a operação mais importante das redes criminosas globais.

$ No mundo humano da riqueza e do poder, grandes segmentos da população são excluídos das redes globais e se tornam insignificantes do ponto de vista econômico

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 18: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Transformação da Cultura$ O mundo dos meios de

comunicação é dominado por uns poucos conglomerados de multimídia, como a AOL, Time-Warner ou a ABC-Disney, que são enormes redes de empresas menores ligadas por vínculos e alianças estratégicas de várias espécies.

$ A presença dos meios de comunicação para os políticos é tão essencial quanto é para as empresas e seus produtos.

"As Redes do Capitalismo Global"

Page 19: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Transformação da Cultura

$ A Revolta da Informática.

$ “O surgimento de um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo alcance global, pela integração de todos os veículos de comunicação e pelo potencial de interatividade, está mudando e mudará para sempre a nossa cultura.” Manuel Castells.

$ A propaganda não comanda apenas perturba.

$ Segundo Castells, a tendência atual é de um aumento dos meios dirigidos a públicos específicos."As Redes do Capitalismo

Global"

Page 20: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Questão da Sustentabilidade

$ Os efeitos sociais e ecológicos da nova economia têm sido discutidos à exaustão por acadêmicos e líderes comunitários.

$ A insustentabilidade econômica do capitalismo global atual e a necessidade de reestruturação desde as bases. "As Redes do Capitalismo

Global"

Page 21: Apresentação CEMA - Cap05_As Redes Do Capitalismo Global

A Questão da Sustentabilidade

$ O ressentimento contra a globalização econômica está crescendo rapidamente em todas as partes do mundo.

$ Pode ser que o destino último do capitalismo global seja, nas palavras de Manuel Castells, “a rejeição social, cultural e política, por parte de um grande número de pessoas no mundo inteiro, como um Autômato cuja lógica ignora ou desvaloriza a humanidade dessas pessoas”. É muito provável que essa rejeição já tenha começado.

"As Redes do Capitalismo Global"