apresentação -  · 2013-02-04 · avaliações substitutivas: as provas de 2ª chamada são...

19
[Digite texto] Apresentação Senhores Pais ou Responsáveis, Prezados Estudantes, Sejam bem-vindos ao La Salle. Com a finalidade de facilitar o processo de comunicação entre a família, o aluno e a escola, estamos entregando-lhes o Guia de Orientações Gerais 2013 com informações sobre a estrutura e o funcionamento da nossa escola. A escola La Salle Águas Claras é uma instituição educacional privada e temos como finalidade oferecer uma educação plena e humana. O eixo que conduz o processo pedagógico em nossa instituição é inspirado na pedagogia de La Salle é profundamente marcado pelo conceito de pessoa humana, que não se limita, apenas, a corpo e intelecto. A Escola Lassalista adota o conceito de ser humano constituído de corpo, instrumento para expressão de afetos; inteligência, faculdade que possibilita aprendizagem e expressão do pensamento, e alma, realidade espiritual que promove a construção do ser humano em sua totalidade. É sobre essa fé e sobre esse conceito de pessoa humana que La Salle construiu o seu projeto pedagógico. FILOSOFIA LASSALISTA: “Os exemplos causam impressão muito maior que as palavras nas mentes e nos corações.” (São João Batista de La Salle aos mestres) Todo o processo educativo preconizado pela escola La Salle orienta-se pela visão cristã do ser humano. O centro do processo educativo é o indivíduo em sua totalidade, visando à liberdade do indivíduo. Temos como finalidade oferecer uma educação plena. A finalidade da Educação Lassalista é o desenvolvimento do aluno, assegurando-lhe a formação integral, indispensável ao exercício da cidadania, progressão no trabalho e nos estudos posteriores, capacitando os estudantes a se relacionarem com a natureza, consigo mesmos, com outro ser humano e com Deus, de forma que sempre saibam amar, pensar, refletir, criar, optar, decidir e agir à luz dos valores humanos no Evangelho.

Upload: nguyennhan

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

[Digite texto]

Apresentação

Senhores Pais ou Responsáveis, Prezados Estudantes, Sejam bem-vindos ao La Salle.

Com a finalidade de facilitar o processo de comunicação entre a família, o aluno e a escola, estamos entregando-lhes o Guia de Orientações Gerais 2013 com informações sobre a estrutura e o funcionamento da nossa escola.

A escola La Salle Águas Claras é uma instituição educacional privada e temos como finalidade oferecer uma educação plena e humana. O eixo que conduz o processo pedagógico em nossa instituição é inspirado na pedagogia de La Salle é profundamente marcado pelo conceito de pessoa humana, que não se limita, apenas, a corpo e intelecto.

A Escola Lassalista adota o conceito de ser humano constituído de corpo, instrumento para expressão de afetos; inteligência, faculdade que possibilita aprendizagem e expressão do pensamento, e alma, realidade espiritual que promove a construção do ser humano em sua totalidade. É sobre essa fé e sobre esse conceito de pessoa humana que La Salle construiu o seu projeto pedagógico.

FILOSOFIA LASSALISTA:

“Os exemplos causam impressão muito maior que as palavras nas mentes e nos corações.” (São João Batista de La Salle aos mestres)

Todo o processo educativo preconizado pela escola La Salle orienta-se pela

visão cristã do ser humano. O centro do processo educativo é o indivíduo em sua totalidade, visando à liberdade do indivíduo. Temos como finalidade oferecer uma educação plena.

A finalidade da Educação Lassalista é o desenvolvimento do aluno, assegurando-lhe a formação integral, indispensável ao exercício da cidadania, progressão no trabalho e nos estudos posteriores, capacitando os estudantes a se relacionarem com a natureza, consigo mesmos, com outro ser humano e com Deus, de forma que sempre saibam amar, pensar, refletir, criar, optar, decidir e agir à luz dos valores humanos no Evangelho.

[Digite texto]

Orientações Pedagógicas

ENSINO FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO

Este ciclo enfatiza os saberes das áreas curriculares que promovem à interdisciplinaridade e a contextualização aliada à construção do conhecimento e à aquisição de valores. Baseando-se na busca do desenvolvimento, a competência pessoal (aprender a ser), a competência social (aprender a conviver), a competência produtiva (aprender a fazer) e a competência cognitiva (aprender a aprender).

As mudanças físicas, comportamentais, psicológicas e sociais são perceptíveis devido à adolescência, os alunos enfrentam o desafio de conciliar as demandas crescentes de estudo com os interesses pessoais e sociais. Há um aumento de componentes curriculares, de conteúdos e de professores.

Então, os pais ainda devem acompanhar de perto os filhos, mesmo que não sejam solicitados, no que diz respeito ao desenvolvimento acadêmico, bem como a atitudes e hábitos, que sofrem influência direta de seus pares e devem ser observados diariamente, de maneira que os pais e a escola possam interferir, quando houver necessidade.

Nessa fase, os alunos precisam crescer na capacidade de gerenciar os compromissos pessoais e escolares para alcançar melhores resultados acadêmicos. Comprometendo-se com a formação do cidadão, de uma nova sociedade num mundo globalizado pelo conhecimento, além da capacidade de compreender textos, criar hipóteses, resolver problemas, exercer sua autonomia e dominar os conteúdos programáticos, traçados para essa etapa escolar. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

A proposta da Escola La Salle – Águas Claras defende uma concepção de educação que forme estudantes que pensem, participem e argumentem.

Utilizamos indicadores de aprendizagem em cada componente curricular, valorizando as competências e habilidades dos estudantes:

SR (sem rendimento) Não participou e não compreendeu o componente curricular respectivo.

I (insatisfatório) Dificuldade nos conteúdos. Mostra que o estudante possui grandes dificuldades no processo de aprendizagem.

P (em processo) Demonstra que o estudante tem a capacidade para desenvolver seu potencial cada vez mais.

S (satisfatório) O estudante demonstra que tem tudo o que necessita para continuar crescendo.

[Digite texto]

O (ótimo) O desenvolvimento do estudante está em um nível acadêmico muito bom.

E (excelente) O estudante alcançou o nível máximo da aquisição de conteúdos.

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: A escola prioriza a avaliação processual (valorização do estudante em todos os aspectos pedagógicos que demonstre crescimento, empenho e comprometimento com as atividades acadêmicas) abrangendo a avaliação formal, tarefas de sala e casa, desenvolvimento de projetos, trabalhos individuais e em grupo e participação do estudante considerando os aspectos atitudinais. Concebemos a avaliação como um processo integral, contínuo e sistemático, devendo ser objeto de análise constante pelo corpo docente e técnico, buscando o compromisso pleno do estudante, resguardando as diferenças individuais.

Ressaltamos que o objetivo das avaliações é o de evidenciar os avanços e as conquistas do estudante, estimulando-o como sujeito capaz de compreender a importância de se estabelecer ações educativas diárias.

Avaliação Formal: Constam de questões diversificadas, priorizando as questões subjetivas. Abrangendo conteúdos significativos, acumulados por proporcionalidade a cada trimestre do ano letivo (previsto na Agenda do Estudante).

Avaliação Multicurricular: Tem como princípio a junção dos componentes curriculares na área de humanas, exatas e linguagens num processo que estabelece medidas coordenadas dos educadores em função dos estudantes.

Tarefas de Casa e Sala: São atividades, resumos, seminários solicitados regularmente pelos educadores como complemento e fixação dos conteúdos explanados em sala. É fundamental a sua realização para que a aprendizagem seja significativa considerando a interação casa-escola.

Recuperação Paralela: Tem como objetivo, oportunizar a recuperação dos estudantes que, por algum motivo, não obtiveram êxito nos componentes curriculares propostos durante o trimestre letivo. Por meio deste processo, o educador obterá informações básicas sobre as dificuldades dos estudantes, proporcionando-os Estudos Dirigidos e Avaliações de Recuperação Trimestral para atingir as metas curriculares.

Apoio Pedagógico (contra turno): São encontros que ocorrem sempre em horários contrários às aulas, auxiliando os estudantes em suas dúvidas e dificuldades pedagógicas pertinentes aos componentes curriculares de português, matemática, língua estrangeira e ciências(9°Ano). Esta atividade é ministrada pelo professor regente do componente curricular.

Avaliações Substitutivas: As provas de 2ª chamada são realizadas ao final de cada período letivo. O calendário é divulgado no site e/ou entregue ao aluno no inicio de cada trimestre. Para que o estudante possa fazer essas provas, os pais/responsáveis deverá(ão) requerê-las ao SAE até três dias

[Digite texto]

úteis após a realização das avaliações formais, em formulário próprio, ANEXANDO ATESTADO MÉDICO. A falta justificada por atestado médico entregue à Orientação ficará isenta do Ônus.

A avaliação Substitutiva é destinada a alunos que faltam por motivo de doença, luto, serviço militar e competição desportiva da qual é atleta federado. Além do requerimento, será cobrada uma taxa por componente curricular para remuneração dos professores e para despesas de natureza administrativa, conforme convenção coletiva.

Obs.: Não há 2º chamada da Avaliação Substitutiva, como também da

Avaliação de Recuperação Paralela, Final ou Exercícios Avaliativos ministrados em sala de aula.

OUTRAS ATIVIDADES:

Língua Inglesa: Aborda os aspectos da gramática e conversação com 02

aulas semanais. CHR: Ciências, Humanas e Religiosas é um componente curricular que

engloba valores éticos, filosóficos e humanistas. Esportes: Além da educação física que consta na grade curricular,

ofereceremos mais uma modalidade a ser escolhida pelo próprio estudante e realizada no contra turno. (Maiores informações procurar o Centro Esportivo).

Língua Espanhola: Esta atividade será desenvolvida no contra turno aos estudantes do 9° Ano que desejarem dar continuidade ao trabalho já iniciado nos anos anteriores e que se interessarem em acrescentar o estudo de mais uma língua estrangeira – Espanhol. Será ministrada em 02 aulas semanais aos estudantes. Este componente curricular contará com a adoção do livro - Conecta, Ed. SGEL, Autores: Soraia Osman; Neide Elias e Priscila Reis - Volume 4, além do acompanhamento da presença do estudante (diário de classe) e avaliações quanto ao rendimento.

Incentivo à Leitura e a Escrita: Visamos inserir nossos estudantes no mundo da leitura e da escrita, fazendo com que os mesmos valorizem e apreciem momentos, em que será estimulada a leitura de livros paradidáticos, já inseridos na lista de material. Atividades de produção de textos (redação) em diferentes contextos, ressaltando a gramática e a criatividade.

[Digite texto]

Orientações Disciplinares

O início do ano letivo é sempre um período de adaptação. Para que possamos

realizar com êxito e de forma eficaz o nosso trabalho, seguem algumas orientações/informações: Compromisso: O estudante que se matricular assume, juntamente com seus pais e/ou responsáveis, o compromisso de acatar as normas do Regimento Escolar, assim como as determinações estabelecidas por informativos, circulares e outros instrumentos de comunicação da Escola com as famílias, elaboradas pela Direção e/ou Serviço de Coordenação Pedagógico e Serviço de Orientação Escolar. Ficha de Avaliação Individual: É o instrumento que retrata o aproveitamento escolar do estudante (boletim). Ele estará à disposição ao final de cada período letivo (trimestre), através do Sistema Plug Escola para verificação por parte dos pais/responsáveis e os estudantes. Estaremos enviando aos pais ou responsáveis um Informativo, avisando da disposição da Ficha Individual na internet e a data da Reunião de Pais e Mestres. Comemorações: No segmento do Ensino Fundamental II não será permitida a comemoração de aniversário e outros eventos em sala, nem outras formas de comemorações no pátio da escola. Endereços: A Direção da Escola La Salle não autoriza ninguém a fornecer telefone e/ou endereço de estudante, educador ou funcionário. Agenda Escolar : A agenda escolar é um instrumento importante de comunicação entre a família e a escola e o seu uso é obrigatório (disponível na tesouraria). É por meio dela que todos os comunicados são encaminhados. Pedimos a gentileza de que verifiquem diariamente estreitando assim, a relação escola e família. Site: O objetivo do site é facilitar o acesso as tarefas e trabalhos de casa, em caso de faltas, não registro na agenda ou dúvidas. Os professores disponibilizam semanalmente, basta acessar www.escolalasalle.com.br e o link Ensino Fundamental II onde constam as tarefas respectivas as séries por turma. Plug Escola: Meio de comunicação virtual onde a família acompanha o desenvolvimento do estudante, como: ficha individual trimestral, boletim financeiro, não realização de atividades obrigatórias, atitudes comportamentais e biblioteca.

Circulares e Comunicados: São disponibilizados no site, e entregues impressos aos estudantes.

Manual - Agenda do Estudante: No início de cada trimestre letivo, é disponibilizado para os alunos um manual de conteúdos curriculares, em que constam os conteúdos a serem trabalhados em todos os componentes curriculares, seguidos dos objetivos de aprendizagem e a data de todas as avaliações. Entretanto, os calendários poderão sofrer alterações de datas. Uniformes/Materiais Pessoais: O uso do uniforme da escola (calça ou bermuda, camiseta, casaco, tênis ou sandália presa aos pés) é obrigatório em todos os períodos

[Digite texto]

de permanência do estudante nas dependências da escola. Ao estudante que não estiver trajando o uniforme completo e sem os materiais necessários não será permitida sua entrada nas dependências da escola.

Faltas e Atestados Médicos: Os atestados médicos dos estudantes deverão ser entregues ao SAE, no prazo máximo de 72 horas,para justificativa das faltas. Achados e Perdidos: A escola não se responsabiliza por objetos perdidos ou esquecidos em suas dependências. Solicita-se encarecidamente aos estudantes que não tragam para a escola objetos de valor e que identifiquem seus pertences. O uso de aparelhos eletrônicos não é permitido em sala de aula. Os objetos perdidos ou esquecidos nas dependências do La Salle, quando encontrados e entregues, são guardados no SAE. Pede-se aos alunos e aos pais/responsáveis que entreguem à Coordenação/Direção qualquer objeto encontrado na escola. Ao final do ano letivo, os objetos perdidos ou esquecidos e não procurados serão doados a uma instituição carente. Proibição do uso de aparelhos celulares e eletrônicos em sala de aula:

A escola La Salle segue a determinação expressa na Lei nº 4.131, de 02 de maio de 2008, DODF de 09.05.2008, que: “Proíbe o uso de aparelhos celulares, bem como de aparelhos eletrônicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de áudio do tipo MP3, CDs e jogos, pelos estudantes das escolas públicas e privadas de Educação Básica do Distrito Federal e dá outras providências. Parágrafo único. A utilização dos aparelhos previstos no caput somente será permitida nos intervalos e horários de recreio, fora da sala de aula. Caberá ao professor encaminhar ao SAE ou, caso julgue necessário, à direção da instituição de ensino os alunos que descumprirem o disposto nessa Lei, que entrou em vigor na data de sua publicação, em 02 de maio de 2008, para que sejam aplicadas as sanções disciplinares cabíveis.” HORÁRIO DAS AULAS: Ensino Fundamental II Turno Matutino - 7h30 às 12h00. Turno Vespertino - 13h45 às 18h15.

A pontualidade é questão de disciplina pessoal e de respeito aos compromissos assumidos. Os atrasos são controlados pelo SAE. Nossa tolerância é de 5 (cinco) minutos, após este período o estudante assistirá somente ao próximo horário. Os atrasos serão lançados na ficha individual e no sistema PLUG ESCOLA, no qual os pais e/ou responsáveis acompanharão a ficha diária do

estudante. Para acesso à sala de aula no segundo horário, os alunos deverão

[Digite texto]

chegar à escola até o final do primeiro horário, após o início do segundo horário, para ter acesso à sala de aula para o terceiro horário, os alunos deverão estar acompanhados de seus responsáveis ou portar justificativa por escrito. EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS:

DDE Dia do Encontro: Evento no qual apresentamos a proposta pedagógica e a equipe de educadores/serviços, oferecidos pela escola. Este encontro promove a interação família e escola, proporcionando atividades lúdicas, oficinas e dinâmicas.

Superação: É uma grande “gincana” que envolve várias atividades nas quais todos - estudantes, professores e funcionários – participam, organizados em equipes mistas, com estudantes desde o 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, organizados por meio de sorteio. Cada equipe realiza provas/desafios durante todo o dia. No término desta grande “brincadeira organizada”, a equipe vencedora será premiada.

Festa Junina: Momento de confraternização escola-família-comunidade. Festa da Família: Encontro onde estreitamos nossos laços para o êxito no

desenvolvimento de nossos estudantes com palestras, fóruns e oficinas. Mostra Cultural: Este evento reúne todos os trabalhos desenvolvidos nas

áreas de Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas, Informática, Dança e Literatura, os quais são apresentados no mês de Novembro.

Projetos e Atividades

Cidades Históricas: O projeto existe desde 2001, onde o maior objetivo é

oportunizar aos estudantes da Escola La Salle, contato com atrações culturais e artísticas de regiões onde as heranças culturais e naturais do Brasil se encontram ainda preservada, aplicando na prática conteúdos ministrados em sala de aula.

Projeto de Transição: Visa minimizar as dificuldades encontradas pelos estudantes, oferecendo suporte afetivo, informações mais seguras sobre a fase que estão vivenciando, preparamos também os educadores para receberem as crianças cheias de dúvidas e expectativas buscando estabelecer novas estratégias de ação para os estudantes, a fim de desenvolver um trabalho que contribua na superação das suas ansiedades, proporcionando autoconfiança para assumir os novos desafios exigidos nesta etapa de ensino.

[Digite texto]

Projeto Eleitor do Futuro: Desperta a cidadania por intermédio de atividades intercurriculares que envolve todo o processo eleitoral desde a formação dos partidos a votação(parametriza) em urnas eletrônicas.

Identidade Lassalista: Trabalho desenvolvido pelo componente curricular CHR, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica objetivando a história e a trajetória didática e humanista de São João Batista de La Salle.

Projeto Liderança: O Projeto Liderança é desenvolvido pelo SOE com a finalidade de orientar os alunos a analisar, de forma crítica, os vários modelos de liderança estudantil em sala de aula e de ensiná-los a desenvolvê-la positivamente.

Momento Cívico: Atividade quinzenal resgatando os valores vinculados aos símbolos cívicos (hino, bandeira, brasão) desenvolvido no horário de entrada matutino/vespertino

Projeto Mãos Unidas: Desenvolvemos com os estudantes o Projeto Mãos Unidas, que por sua ação solidária resgata valores cooperativos de união e amor ao próximo. O trabalho envolve todos os conceitos e se complementa nos indicadores de aprendizagem com ênfase na Declaração dos Direitos da Criança e do Idoso.

Concurso Letra por Letra: É uma proposta de incentivo e orientação à leitura, visando tanto o aprimoramento da língua como a formação de leitores na biblioteca, abrangendo os componentes curriculares de Português, Inglês e Espanhol. Propomos com este projeto, despertar o gosto pela leitura, além de ampliar a compreensão do mundo garantindo o sucesso ao longo de toda a trajetória escolar. É um desafio, no qual o estudante deverá soletrar letra por letra, receber o significado da palavra e sua aplicação na frase. Além da contribuição pedagógica, ocorrem as premiações para aqueles que se destacarem no concurso.

Sudoku: É uma competição organizada pela equipe de educadores de matemática aberta a todos os estudantes. Em torno desta competição visamos desenvolver em nossos estudantes o raciocínio lógico matemático, empregando-o como veículos para a melhoria e habilidades do ensino de maneira lúdica.

Oscar 2013: Durante o ano letivo os componentes curriculares de artes e português desenvolvem curtas metragens significativas voltados a temas culturais. A culminância acontece com a apresentação no auditório da escola com premiações de melhor atriz, ator, edição e vídeo.

Valorizando a Vida: Trabalho desenvolvido durante o ano letivo, onde são discutidos os valores morais nas intervenções da Orientação Educacional com o componente curricular de CHR. São elaboradas atividades pertinentes e importantes para que os estudantes convivam melhor uns com os outros, sejam mais felizes e capazes de ajudar a construir uma sociedade mais justa e mais ética.

[Digite texto]

Intervalo Cultural: É um espaço aberto para manifestação da Cultura em suas variadas formas: música, poesia, teatro, dança, enfim, um espaço para que as pessoas divulguem seus trabalhos ligados à arte e a cultura, sendo uma oportunidade para que os nossos estudantes desfrutem de atrações artísticas. Seu objetivo é despertar a importância da cultura na vida dos nossos jovens, ao mesmo tempo em que proporciona um momento de lazer integrando os estudantes com as produções culturais da nossa cidade e da região.

Projeto de Observação das Aves: A escola destaca-se pela grande área verde, o que explica a diversidade da avifauna residente. O Projeto Observadores das Aves na Escola tem como objetivo implantar a prática de observação de aves como forma de reinterpretar o ambiente da própria escola pela comunidade escolar. A atividade de observação de aves é uma atividade desenvolvida em todo o mundo, mas, no Brasil, mesmo com cerca de 20% da biodiversidade das espécies de aves do planeta, essa atividade ainda permanece incipiente, este projeto conta com a parceria da USP (Universidade São Paulo).

Projeto Hábitos de Estudo: Tem por objetivo tratar, de forma dinâmica a importância da construção de hábitos de estudo, que possam sistematizar o interesse pelas disciplinas, e consequentemente aumentar o processo de construção do conhecimento e aprendizagem de maneira natural.

Projeto Bullying: O projeto bullying ocorre ao longo de todo o ano letivo, sob a coordenação da Orientação Educacional e sempre em parceria com as famílias.

Semana do Meio Ambiente: Tem a finalidade de conscientizar alunos sobre a importância da preservação ambiental e efetiva-se por meio de atividades em sala de aula, passeios ecológicos, coleta seletiva de lixo, apresentações, aulas de campo e ecoturismo.

Semana de Arte e Cultura: Projeto referente às manifestações cultural com enfoque literário, histórico e artístico.

Equipe Pedagógica

SCOP – SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A Coordenação Pedagógica é responsável pela Proposta Pedagógica, os projetos, os eventos e pelo bom desempenho do corpo docente. Realizar a integração entre família e escola, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo e social do estudante.

Coordenadora Pedagógica – Tânia Pagano J. Payne Assistente Pedagógica – Alba Rejane Lunguinho E- mail: [email protected]

[Digite texto]

SOE – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

O SOE orienta o corpo docente e discente, incorporando seus projetos ao

processo educativo global da aprendizagem dos estudantes, estabelecendo uma parceria com a família, a fim de melhorar o aproveitamento escolar e a adaptação cognitiva, afetiva e social do alunos nas relações intra e interpessoal.

Orientadora Educacional – Brianda Muniz E- mail: [email protected] SAE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

O SAE atende os estudantes quanto ao controle de atrasos e saídas antecipadas, orientação disciplinar (trabalhar conflitos comportamentais, aplicar as sanções disciplinares e suas devidas notificações), encaminhar os estudantes ao SOE quando necessário, entrar em contato com os pais nas situações de incidentes, faltas, buscar os estudantes nas salas, entre outros. Responsável pelo SAE – Gislane Santos POSTO DE ATENDIMENTO A atuação consiste em realizar primeiros socorros básicos desenvolvendo atividades de assistência e prevenção à saúde dos estudantes. Responsável– Enfermeira Suelen

Comunicação Família e Escola

Atendimento – Precisando falar com alguém da nossa equipe, marque horário (junto ao SAE) para que possamos sempre atendê-los da melhor maneira possível. Conversas na porta da sala ou no momento da oração causam atropelos e tumulto. Contato via e-mail: [email protected], ou pelo telefone: 3435-5858 Ramal 121.

[Digite texto]

Lista de Materiais 2013

Material Coletivo: 02 Resmas de papel A4 (Que deverão ser entregues no 1° dia de aula do SAE

do bloco C).

Material Individual:

Estojo contendo lápis ou lapiseira, caneta azul, preta e vermelha, régua, cola

bastão, borracha; caneta marca texto, tesoura sem ponta.

01 Pasta catálogo com 30 plásticos.

Calculadora (8º e 9º ano);

Cadernos Universitários para cada Componente Curricular 96fl;

Jaleco branco de manga comprida e punhos cerrados, obrigatório para as aulas

de laboratório;

Luvas cirúrgicas (serão solicitadas no decorrer das aulas de laboratório);

Dicionário da Língua Portuguesa (Sugestão: Soares Amora Editora- Saraiva) e

Dicionário de Língua Estrangeira (Sugestão: Land Mark Ed. Richmond)

Obs.: Os materiais individuais de artes serão solicitados ao longo do ano letivo

conforme o desenvolvimento das atividades.

Livros Didático e Paradidáticos

Série Disciplina Título Autor(es) Editora

6º Ano

Artes Radix Béa, Meira Scipione

CHR Todos os Jeitos de Crer

Volume 1 Edição Renovada

Ática

Ciências O Planeta Terra - Projeto Teláres

Fernando Gewandsznajder

Ática

[Digite texto]

6º Ano

Geografia

Espaço e Vivência

Levon Boligian Wanessa Garcia Rogério Martinez Andressa Alves

Atual

Português

Português Linguagens 6º ano – Obs.: Com o selo acompanha a aprendizagem

Cereja e Thereza Cochar

Atual

Paradidáticos

Português

Os Três Mosqueteiros

Alexandre Dumas (Tradução José Angeli)

Scipione Coleção Reencontro

Fábulas Monteiro Lobato

Brasiliense

As Aventuras de Tom Sawyer Em Quadrinhos

Mark Twain (Tradução Edy Lima)

Scipione Coleção Reencontro

Gramática Gramática Faraco Moura- Maruxo Ática

História Sociedade e Cidadania

Alfredo Boulos Junior FTD

Inglês Login 1 Richmond

Paradidáticos

Inglês

Alissa C. J. Moore Macmillan

Ice Age Richmond

Matemática Matemática Compreensão e Prática 6º ano

Enio Silveira e Claudio Marques

Moderna

Série Disciplina Título Autor (es) Editora

7 º Ano

Artes Radix Béa, Meira Scipione

CHR Todos os Jeitos de Crer

Volume 2 Edição Renovada

Ática

Ciências A Vida na Terra -

Projeto Teláres

Fernando Gewandsznajder

Ática

Geografia

Espaço e Vivência Levon Boligian Wanessa Garcia Rogério Martinez Andressa Alves

Atual

[Digite texto]

7 º Ano

Português

Português Linguagens 7º ano Obs.: Com o selo acompanha a aprendizagem

Cereja e Thereza Cochar

Atual

Paradidáticos

Português

Rangers Ordem dos Arqueiros 01 – Ruinas de Gorlan

John Flanagan Fundamento

O labirinto dos Ossos

Rick Riordan Ática

Varal de Poesia

Ática

Gramática Gramática Faraco Moura- Maruxo Ática

História Sociedade e Cidadania

Alfredo Boulos Junior FTD

Inglês Login 2 Richmond

Paradidáticos

Inglês

Blog Love Richmond

Summer at the Zoo Marcia Wuest Cambridge

Matemática Matemática Compreensão e Prática 7º ano

Enio Silveira e Claudio Marques

Moderna

Série Disciplina Título Autor(es) Editora

8º Ano

Artes Radix Béa, Meira Scipione

CHR Todos os Jeitos de Crer

Volume 3 Edição Renovada

Ática

Ciências Nosso Corpo -

Projeto Teláres

Fernando Gewandsznajder

Ática

Geografia

Espaço e Vivência

Levon Boligian Wanessa Garcia Rogério Martinez Andressa Alves

Atual

[Digite texto]

8º Ano

Português

Português Linguagens 8º ano Obs.: Com o selo acompanha a aprendizagem

William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Atual

Paradidáticos Português

Vida Crônica

Ana Miranda e Outros

Cia das Letras

O Menino do Pijama Listrado

John Boyne

Companhia das Letras

Viagem ao Centro da Terra

Júlio Verne

Ática

Gramática

Gramática da Língua Portuguesa

Roberto Melo Mesquita

Saraiva

História Sociedade e Cidadania

Alfredo Boulos Junior FTD

Inglês Login 3 Richmond

Paradidáticos Inglês

Swallow Valley Eduardo Amos, Elizabeth Prescher e Ernesto Pasqualin

Richmond

Let’s Do It Together Luiz H. Rose/Maiza Fatureto/Tereza Sekiya

Cambridge

Matemática Matemática Compreensão e Prática 8º ano

Enio Silveira e Claudio Marques

Moderna

Série Disciplina Título Autor(es) Editora

9º Ano

Artes Radix Béa, Meira Scipione

CHR Todos os Jeitos de Crer

Volume 4 Edição Renovada

Ática

Ciências Matéria e Energia -

Projeto Teláres

Fernando Gewandsznajder

Ática

Espaço e Vivência Levon Boligian Atual

[Digite texto]

9º Ano

Geografia

Wanessa Garcia Rogério Martinez Andressa Alves

Português

Português Linguagens 9º ano Obs.: Com o selo acompanha a aprendizagem

Cereja e Thereza Cochar

Atual

Paradidáticos Português

Armadilha Wellington Lavareda Edição do Autor

Dom Casmurro Machado de Assis Scipione

Capitães da Areia Jorge Amado Companhia de Bolso

Gramática Gramática da Língua Portuguesa

Roberto Melo Mesquita

Saraiva

História Sociedade e Cidadania

Alfredo Boulos Junior FTD

Inglês Login 4 Richmond

Paradidáticos Inglês

The Turning Point Veronica Teodorov Richmond

The Phantom of the Opera

Gaston Leroux Macmillan

Matemática Matemática Compreensão e Prática 9º ano

Enio Silveira e Claudio Marques

Moderna

[Digite texto]

Normas Disciplinares 2013 Estão previstas em nosso regimento as seguintes sanções disciplinares, por ordem:

1ª Conversa formal com o estudante. 2ª Advertência oral - Notificando na agenda ou via Plug Escola. 3ª Advertência – Formulário padrão. 4ª Suspensão – O número de dias é conforme a gravidade do caso.

5ª Transferência determinada pela Direção, conforme o previsto no Regimento Escolar.

1 – OBSERVAÇÕES GERAIS

São consideradas condutas inaceitáveis (sujeitas imediatamente a sanções mais graves): Agressão

física ou verbal; fumar ou distribuir cigarros; portar, usar, distribuir, vender, comprar, exibir ou

ajudar a ocultar qualquer tipo de arma ou droga e furtar ou causar danos materiais à outrem.

De acordo com a gravidade do ato cometido, podem ser aplicadas as sanções independentemente da

ordem das mesmas. Utilizaremos todos os instrumentos necessários para favorecer o processo de

maturidade dos estudantes e a boa convivência em todos os espaços da escola.

Ao estudante que sofrer a sanção de Suspensão e perder avaliações ou trabalhos, com prejuízos na

avaliação final e nas mensais, será dada a oportunidade de realizá-las, sem quaisquer ônus.

É vedada aplicação de castigos físicos ou de qualquer natureza que aviltem ou desmoralizem o estudante.

Quando da necessidade de aplicação das penalidades, os pais ou responsáveis devem estar cientes e a

Escola garante ao estudante direito de defesa, que pode ser exercido por eles ou pelos responsáveis.

As notificações realizadas pelo SAE serão arquivadas na pasta do estudante (Plug Escola).

Todas as sanções aplicadas aos estudantes serão registradas pelo SOE/SAE em instrumento próprio.

2 – DIREITOS DOS ESTUDANTES

2.1. Ser respeitado em sua dignidade como pessoa por todos os funcionários da escola e pelos próprios colegas

independente de sua convicção religiosa, política, filosófica, grupo social, etnia e nacionalidade.

2.2. Ser ouvido em suas queixas ou reclamações.

2.3. Ser orientado em suas dificuldades, sendo sempre assistido pelo Educador e/ou encaminhado a especialistas

em educação, visando o melhor desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades.

2.4. Receber suas avaliações devidamente corrigidas, no prazo de 10 dias corridos após a avaliação. Prazo

estabelecido pela Coordenação Pedagógica

2.5. Participar das aulas e de todas as atividades promovidas pela Escola, de acordo com o Calendário Escolar.

2.6. Ter educadores para todas as disciplinas constantes na organização curricular.

2.7. Requerer a 2ª chamada de avaliações, mediante justificativa, de acordo com as normas do regimento escolar.

[Digite texto]

3 – DEVERES DOS ESTUDANTES

3.1 - Ser assíduo, pontual e aplicado às aulas, estudos e outras atividades propostas pela Escola, como solenidades

cívicas, religiosas e esportivas.

Turno Matutino:

Segmento Horário das Aulas

- Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I...................................... das 08h às 12h20;

- Ensino Fundamental I (2º ao 5°ano).................................................................. das 08h às 12h20;

- Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)................................................................. das 7h30 às 12h;

- Ensino Médio (1ª a 3ª série)............................................................................... das 7h10 às 12h30.

Turno Vespertino:

Segmento Horário das Aulas

- Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I ...................................... das 13h40 às 18h;

- Ensino Fundamental I (2º ao 5°ano) .................................................................. das 13h40 às 18h;

- Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ................................................................. das 13h45 às 18h15.

3.2 - Haverá tolerância de atraso, para o início da 1ª aula tanto do período parcial como do integral:

Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I – 15 minutos;

Ensino Fundamental I (2º ao 5°ano) – 10 minutos;

Ensino Fundamental II (6° ao 9º ano) – 5 minutos;

Ensino Médio – 5 minutos.

O estudante do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio:

Ao chegar atrasado à escola, deve se encaminhar ao SAE para as devidas notificações (na Agenda e no

Plug Escola) e orientações;

Deve aguardar o início do segundo horário de aula para entrar em sala;

Não é permitida a entrada do estudante que chegar atrasado após a entrada do segundo horário, salvo

quando apresentar atestado de comparecimento médico/hospitalar ou laboratorial para exames;

Serão admitidos somente 02(dois) atrasos por mês, a partir do 3º atraso mensal o estudante receberá uma

advertência. Após a 3ª advertência por atraso o estudante só entrará na escola mediante a presença dos

pais/responsáveis para assinatura de um termo de compromisso ou o estudante será suspenso das

atividades letivas do dia.

Os pais e/ou responsáveis deverão justificar, via agenda, até o dia seguinte, o motivo da impontualidade

do estudante;

Não haverá tolerância para saídas de sala na troca de educadores, salvo quando autorizadas por eles;

Ao término do intervalo será dada a tolerância de 02 minutos, após este período o educador fechará a porta

o estudante deverá ir até o SAE para os devidos encaminhamentos;

Após o intervalo, o estudante que chegar atrasado pela 3ª vez, ficará suspenso das atividades escolares por

01 (um) dia.

3.3 - Apresentar justificativa escrita à Coordenação Pedagógica quando precisar ausentar-se antes do término das

atividades escolares.

3.4 - Acatar a autoridade do corpo docente, diretoria e demais funcionários da Escola com cortesia e respeito.

3.5 - Manter a atitude de respeito e cooperação no convívio com as pessoas de seu relacionamento.

[Digite texto]

3.6 - Apresentar-se trajando corretamente (decência, asseio, e correção) o uniforme solicitado para as aulas

regulares e específicas, pois o seu uso é obrigatório.

Educação Infantil:

Camiseta do uniforme da Escola La Salle branca/vermelho;

Calça ou bermuda vermelha, do uniforme da Escola La Salle;

Agasalho do uniforme da Escola La Salle;

Tênis ou sandália presa ao pé.

Ensino Fundamental I (1º ao 5°ano):

Camiseta do uniforme da Escola La Salle branca/amarelo;

Calça ou bermuda azul marinho, do uniforme da Escola La Salle;

Agasalho do uniforme da Escola La Salle;

Tênis ou sandália presa ao pé.

Ensino Fundamental II (6° ao 9º ano):

Camiseta do uniforme da Escola La Salle branca/azul marinho;

Calça ou bermuda azul marinho, do uniforme da Escola La Salle;

Agasalho do uniforme da Escola La Salle;

Tênis ou sandália presa ao pé.

Ensino Médio:

Camiseta do uniforme da Escola La Salle branca;

Calça ou bermuda azul marinho, do uniforme da Escola La Salle;

Agasalho do uniforme da Escola La Salle;

Tênis ou sandália presa ao pé.

3.7 - Trazer e usar adequadamente a agenda da Escola, bem como livros, cadernos e demais materiais escolares

solicitados pelos professores.

3.8 - Ocupar em sala de aula o lugar que lhe for designado.

3.9 - Zelar pela ordem, limpeza, e conservação das instalações e dependências da Escola, bem como equipamentos

e material escolar, cabendo aos pais ou responsáveis, ressarcir ou reparar o dano causado à escola ou a objetos dos

colegas, professores e funcionários.

3.10 - Contribuir com atitudes morais e sociais, zelando pelo bom nome e imagem do próprio estudante, dos

colegas, educador, funcionários e/ou imagem da escola.

3.11 - Participar adequadamente da aula, segundo orientação do educador.

3.12 – Realizar e entregar as atividades pedagógicas, de todos os componentes curriculares, na data solicitada pelo

educador.

3.13 - Cumprir os demais regulamentos internos da Escola, emitidos pela Direção, Coordenação de Área, Serviço

de Orientação Educacional ou outros departamentos (laboratórios, centro esportivo, biblioteca e refeitório).

4 – PROIBIÇÕES (VEDADO AO ESTUDANTE)

4.1 - Entrar ou sair de sala durante a aula ou de atividades escolares propostas, a não ser com a autorização do

educador.

4.2 – Retirar-se da Escola sem a devida autorização da família. (Por meio do registro na agenda)

[Digite texto]

4.3 - Dirigir-se ao lago, outras dependências da escola (teatro, biblioteca, estacionamento, centro esportivo,

banheiros, guarita, pomar, residência dos Irmãos e aos consultórios) sem autorização ou acompanhamento de um

responsável.

4.4 - Ocupar-se durante as aulas, com atividades estranhas ou portar material não adequado aos estudos.

4.5 - Promover atividades extraclasses, campanhas ou comércio de qualquer natureza dentro da Escola, salvo

quando autorizado pela Direção.

4.6- Trazer para o interior da Escola celular, aparelhos sonoros e fones de ouvido, jogos eletrônicos, máquinas

fotográficas, jogos de cartas e materiais pornográficos, bem como, promover sua distribuição ou amostragem.

Esses, quando usados, serão recolhidos e devolvidos somente aos responsáveis.

4.7 - Trazer e ingerir medicamentos sem receita e/ou autorização por escrito da família, sendo este ministrado

somente pelos educadores, SOE/SAE ou Coordenação após a análise da possibilidade da escola, em assumir a

responsabilidade do mesmo.

4.8 - Namorar e/ou ter atitudes que demonstrem intimidades físicas nas dependências da Escola.

4.9 - Usar o nome ou as iniciais da Escola em peças de roupa não indicadas pela Direção.

4.10- Jogar bola no pátio interno.

4.11 - Empregar meios escusos, fraudulentos ou ilícitos para realizar avaliações ou outras atividades escolares.

4.12 - Ausentar-se das atividades escolares ou incitar os colegas à ausência das mesmas.

4.13 – É vedado ao estudante apropriar-se de bens materiais de outros.

4.14 – Fazer algazarra, brincadeiras inadequadas e/ou agredir fisicamente os colegas, funcionários, pais ou outras

pessoas nas dependências da Escola, que possam acarretar danos pessoais, físicos ou psicológicos.

4.15 – Fazer apologia, portar, utilizar ou traficar em qualquer recinto da Escola drogas lícitas ou ilícitas.

4.16 – Portar armas ou objetos cortantes e pontiagudos nas dependências da Escola.

“A Escola presta exclusivamente serviço de educação escolar. Portanto

não lhe cabe a vigilância e indenização sobre objetos de uso pessoal,

como: celulares, aparelhos de som, equipamentos de informática, entre

outros, cujos cuidados são de única e exclusiva responsabilidade do

portador.”