apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

8
DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO Taxa Taxa Adilson João Pereira Adilson João Pereira Enio Volmar da Rosa Enio Volmar da Rosa Carla Juliana Paiva Carla Juliana Paiva

Upload: ariela

Post on 23-Jun-2015

960 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

DIREITO TRIBUTÁRIODIREITO TRIBUTÁRIO

TaxaTaxa

Adilson João PereiraAdilson João Pereira

Enio Volmar da RosaEnio Volmar da Rosa

Carla Juliana PaivaCarla Juliana Paiva

Page 2: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

TAXA:TAXA:

“ “ Taxa, deverbal de ‘taxar’ também figura nos dicionários Taxa, deverbal de ‘taxar’ também figura nos dicionários como sinônimo de tributo. Vem do latim como sinônimo de tributo. Vem do latim taxare taxare (avaliar,estimar, determinar o valor); confiram-se as (avaliar,estimar, determinar o valor); confiram-se as expressões“ taxa de juros” , “ taxa de câmbio” , “ expressões“ taxa de juros” , “ taxa de câmbio” , “ taxímetro” (aparelho que mede valor). taxímetro” (aparelho que mede valor). Etimologicamente, taxa é sinônimo de preço(de um Etimologicamente, taxa é sinônimo de preço(de um serviço ou de um bem) traduzindo, pois, a idéia de serviço ou de um bem) traduzindo, pois, a idéia de comutatividade ou de contraprestacionalidade.comutatividade ou de contraprestacionalidade.

O inglês O inglês fax fax (do mesmo étimo) é empregado na linguagem(do mesmo étimo) é empregado na linguagemjurídica, no sentido de imposto.jurídica, no sentido de imposto.

Page 3: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

TAXA:TAXA:No nosso direito, taxa é espécie de tributo,

exatamente a figura na qual está presente de acordo com o sentido etimológico da expressão, a idéia de contraprestação, dado que taxa se caracteriza pela conexão a um serviço ou utilidade que o Estado propicia ao contribuinte (por exemplo, a prestação de um serviço público). É o tributo que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização, efetiva ou potencial,de serviço público específico e divisível prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

Logo, é tributo vinculado a uma atividade estatal específica.

“ O Estado age e eu pago”.

Page 4: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

TAXA:TAXA:

A taxa pressupõe ação estatal. De que forma?A taxa pressupõe ação estatal. De que forma?1.1. Disponibiliza ao contribuinte serviço Disponibiliza ao contribuinte serviço

público específico e divisível (taxa de público específico e divisível (taxa de serviço);Poder de polícia estatal (taxa de serviço);Poder de polícia estatal (taxa de polícia).polícia).

Serviço Serviço específico específico e e divisíveldivisível:É aquele :É aquele prestado em unidades autônomas de prestado em unidades autônomas de utilização, podendo ser quantificável utilização, podendo ser quantificável (=divisível),diferentemente dos impostos. (=divisível),diferentemente dos impostos. Ex: coleta de lixo, taxa de vacinação.Taxa Ex: coleta de lixo, taxa de vacinação.Taxa de vacinação X Imposto para saúde.de vacinação X Imposto para saúde.

Page 5: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

TAXA:TAXA:

PODER DE POLÍCIAPODER DE POLÍCIADireito TributárioDireito TributárioArt. 78 do CTNArt. 78 do CTN: “Considera-se poder de polícia : “Considera-se poder de polícia

atividadeatividadeda administração pública da administração pública que, limitando ou que, limitando ou

disciplinando direito, interesse ou liberdade, disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse públicoem razão de interesse público

Concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos Concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranqüilidade pública ou ao poder público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e os direitos individuais ou respeito à propriedade e os direitos individuais ou coletivos.coletivos.

Page 6: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

TAXA:TAXA:

TAXA EM RAZÃO DO PODER DEPOLÍCIA OU DE FISCALIZAÇÃOPrestação do poder de polícia em favor

deum contribuinte: Concessão de licença; Alvarás; Autorização;

Page 7: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

TAXA:TAXA:

Por fim, base de cálculo....Segundo o art. 145, § 2º da

constituição Federal, as taxas não podem ter base de cálculo de imposto, os quais deverão ter fatos geradores diferentes,

para não caracterizar a duplicidade.

Page 8: Apresenta%80%a0%a6%e7%e3o de taxa

Referências Bibliográficas:Referências Bibliográficas:

AMARO, Luciano. AMARO, Luciano. Direito tributárioDireito tributário

BrasileiroBrasileiro.12.ed.rev. e atual. São Paulo: .12.ed.rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.Saraiva, 2006.

FABRETTI, Laúdio Camargo. FABRETTI, Laúdio Camargo. Direito Direito Tributário para os cursos de Tributário para os cursos de Administração e Ciências ContábeisAdministração e Ciências Contábeis. . 2.ed. São Paulo, Atlas, 2003.2.ed. São Paulo, Atlas, 2003.

SABBAG, Eduardo de Moraes. SABBAG, Eduardo de Moraes. Direito Direito tributáriotributário. 8.ed. SãoPaulo: Premier . 8.ed. SãoPaulo: Premier Máxima, 2006.Máxima, 2006.