aprendizes do fingir

16

Upload: camara-municipal-de-vila-franca-de-xira

Post on 07-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Teatro pelos Núcleos de Teatro das Escolas EB 2, 3 e Secundárias do Concelho 27 e 28 de Maio de 2011 Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, Alverca do Ribatejo

TRANSCRIPT

Page 1: Aprendizes do Fingir
Page 2: Aprendizes do Fingir

27 de Maio – 6ª feira

15h00 – “O Principezinho”, 40’Escola EB 1,2,3 do Bom Sucesso

15h55 – “Por Mares”, 30’Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes

16h25 – Intervalo

16h45 – “A Cinderela do Séc. XXI”, 30’Escola EB 2,3 D. António de Ataíde

17h30 – “D. Quixote e Sancho Pan-ça”, 45’Escola EB 2,3 de Vialonga

18h30 – Entrega dos diplomas pelo Vereador Fernando Paulo

28 de Maio - Sábado

15h00 – “Um Novo Princípio”, 30’Escola EB 2,3 Pedro Jacques de Magalhães

15h45 – “Os (Nossos) Lusíadas”, 35’Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes

16h35 – “10 Mandamentos de Sobre-vivência à Escola”, 45’Escola Básica de Padre José Rota - Forte da Casa

17h20 – Intervalo 17h40 – “Mãe Não Faças Cenas”, 45’Escola EB 2,3 D. Martinho Vaz de Castelo Branco“Os Martinhos”

18h40 – “O Veredicto”, 45’Escola Secundária de Gago Coutinho “O Pancadinhas”

Page 3: Aprendizes do Fingir

Na décima sétima edição do Programa “Os Aprendizes do Fingir”, é com grande satisfação que o Município de Vila Franca de Xira verifica a participação entusiasta dos alunos nos Núcleos de Teatro das Escolas EB 2,3 e Secundárias do Concelho, sendo que, continuam a aderir à iniciativa novos núcleos, símbolo do seu êxito junto da comunidade educativa.

“Os Aprendizes do Fingir” continua, assim, a estimular e a alimentar o gosto pela arte da representação, promovendo a curiosidade pela literatura, nomeadamente, pela interpretação de textos e pela compreensão das personagens, o que não só influencia positivamente as demais aprendizagens de âmbito curricular, como também contribui para a aquisição e aperfeiçoamento de competências tão importantes como a imaginação, criatividade, improvisação e comunicação.

Citando Albert Einstein, “A imaginação é mais importante que o conhecimento” e, de acordo com Gianni Rodari, jornalista, escritor e poeta italiano, “se quisermos ensinar a pensar, devemos primeiro ensinar a inventar”.

A experiência da representação proporciona, através do contacto com as suas diversas componentes – a expressão corporal, o movimento, a palavra, a música, entre outras – vivências afectivas, invocadoras das próprias experiências de vida dos actores e, que por vezes, convidam à vivência de condições distintas. Assim, esta arte, aliada ao pensamento do jovem em crescimento, fomenta a reflexão sobre os seus comportamentos e atitudes.

Jovens felizes e bem formados não são aqueles que apresentam apenas bons resultados escolares, razão pela qual o Município de Vila Franca de Xira, assente na perspectiva global da educação, e na valorização da escola pública como meio facilitador da igualdade de oportunidades, tem a preocupação de dotar as suas crianças e jovens, futuros adultos deste Município, com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da adultícia.

“Os Aprendizes do Fingir”, enquanto experiência colectiva, aprimora a comunicação, a solidariedade e o espírito de grupo, capacidades essenciais para uma melhor adaptação social e para uma utilização de estratégias mais eficientes para lidar com os desafios futuros.

Por todas as razões supramencionadas, congratulo desde já o óptimo trabalho e incentivo prestado por todos os professores envolvidos, bem como o envolvimento das Direcções dos respectivos Equipamentos Escolares, fulcrais para a motivação dos alunos, bem como os apoios concedidos pelos estabelecimentos comerciais do Concelho, tanto mais importantes quanto maiores as dificuldades resultantes da conjectura sócio-económica actual. A todos, muito obrigada!

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

MARIA DA LUz ROSINhA

Page 4: Aprendizes do Fingir

É missão do Departamento de Educação e Juventude do Município de Vila Franca de Xira qualifi-car a sua população, tendo em vista o empowerment e a melhoria da qualidade de vida, dando, para o efeito, especial atenção às condições em que decorrem as aprendizagens dos alunos do Concelho e à promoção de experiências que fomentem a curiosidade pelo conhecimento, o gosto pela cultura e a participação no meio em que estão inseridos.

Nesta medida, muito nos orgulhamos do desempenho obtido pela comunidade educativa ao longo dos 16 anos d’ Os Aprendizes do Fingir, e congratulamo-nos por mais uma edição desta iniciativa.

Ao celebrar 17 anos, esta actividade cultural encontra-se em plena adolescência, expressando as características que lhe são próprias: a alegria da juventude, a irreverência, originalidade e inovação na interpretação e adaptação dos textos, o espírito crítico na abordagem de temas da actualidade e a inquietude de quem anseia alargar horizontes e descobrir outras realidades.

É este o espírito que pretendemos nos nossos jovens, facilitador da construção de um projecto de vida alicerçado na confiança das suas capacidades, imbuído de esperança e motivação, para que possam contribuir para o progresso da comunidade, tendo sempre presente um sentido de pertença e suporte.

Acreditamos que Os Aprendizes do Fingir constitui uma verdadeira experiência de partilha e inter-câmbio, em que Escola, Família e Comunidade se encontram, disponibilizando os seus recursos e beneficiando dos resultados obtidos.

E porque uma sociedade só se torna mais justa e inclusiva através de uma participação con-certada de todos os seus elementos, com predomínio da comunicação, da cooperação e en-treajuda, consideramos indispensável a promoção deste tipo de actividades enquanto agentes formadores dos nossos cidadãos.

O Vereador dos Pelouros da Educação e Juventudeda Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

FERNANDO PAULO FERREIRA

Page 5: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Teresa Abran-tes, Célia Batista e Miguel Dantas

duração: 40’

encenação: Teresa Abrantes

Cenografia: Alunos, Célia Batista e Teresa Abrantes

adereços: Alunos, Célia Batista e Teresa Abrantes

figurinos: Alunos e Teresa Abrantes

Música: Alunos de Teatro

Som e Luzes: Bruno Nogueira e Jessica Lopes

Computador: Gedson Júnior

actores | Personagens:david espanhol | Aviador Leonor Monteiro | Principezinho Johny alencar | Vaidoso Sara Marvão | Raposa Telma Cardoso | Mulher de Negócios e Rosa ricardo Miguel | Bêbedo e Serpente raquel Valentim | Rosa e Flor Tiago Caeiro | Geógrafo e Rei alexandre Lourenço | Acendedor de Candeeiros frederico Silva | Narrador

“O Principezinho”De Antoine de Saint-Éxupéry

(adaptação de Teresa Abrantes)

NúCLeo de TeaTro da eSCoLaeb 1,2,3 do boM SuCeSSo

Sinopse: O Principezinho vivia no asteróide B-612 onde existiam três vulcões e uma flor pela qual ele tinha uma grande estima. Um dia decidiu fa-zer uma viagem para conhecer outros mundos. Visita os planetas de um Rei, de um Bêbedo, de um Vaidoso, de um homem de Negócios, de um Acendedor de Candeeiros e de um Geógrafo. O último planeta visitado foi a Terra e foi parar ao deserto do Sahara onde falou com uma serpente, que lhe disse que com o seu veneno o podia levar até às estrelas. Falou também com a raposa que lhe ensinou o significado da palavra cativar (que quer dizer criar laços). Ele tornou-se amigo da raposa, mas começou a sentir saudades da sua flor. Passou um ano no deserto com o aviador que estava ali a tentar consertar uma avaria no seu avião. Passado esse tempo, voltou às estrelas de-vido à mordedura da serpente.

Page 6: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Cândida Miranda e Manuela Sena Gomes

duração: 30’

encenação: Cândida Miranda e Manuela Sena Gomes

Cenografia: Cândida Miranda

adereços: Cândida Miranda

figurinos: Cândida Miranda

Música: Cândida Miranda e Manuela Sena Gomes

actores:Ana SampaioAna Sofia CastelãoAndreia PintoÂngelo JesusCristiana OliveiraEliana PiedadeJessica NoqueJoão BrazLorrane SilvaMariana FerreiraRita FernandesSara RochaSara Santos Sónia CardosoTatiana TitoVanessa Lopes

“Por Mares”De Maria Manuela Sena Gomes (poemas de Fernando Pessoa,Luís de Camões e recolhas do “Cancioneiro” de Almeida Garrett)

NúCLeo de TeaTro da eSCoLaeb 2,3 Soeiro Pereira GoMeS

Sinopse: O Rei do Mar lamenta que o seu domínio sobre os oceanos esteja a ser posto em causa pela invasão do homem. Convoca, então, vários seres fabulosos e várias personagens históricas que, de uma forma ou de outra, estão relaciona-das com o declínio do seu poder.

Page 7: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Ana Mangas e Olga Figueiredo

duração: 30’

encenação: Ana Mangas e Olga Figueire-do

Cenografia: Fernando Adelino e Antonieta Carmo

adereços: Ana Mangas e Olga Figueiredo

figurinos: Ana Mangas e Olga Figueiredo

Música: David Rua e Cláudia Machado

actores | Personagens:flávia félix da Silva | Cinderelafábio Lobo | PríncipeJoão Santos | Reibárbara Moraes | AnastáciaMariana figueiredo Laranja| GiselaMárcia Castanho | Madrastaricardo Jorge Valente Cação | PajemMarta amador de oliveira | CãoJoão duarte e Tatiana Henriques | Ratinhosana Catarina rodrigues | Fada-Madrinhaana rodrigues | Gato Malvado

“A Cinderela do Séc. XXI”

de Núcleo de Teatro

NúCLeo de TeaTro da eSCoLaeb 2,3 d. aNTóNio de aTaíde

Sinopse: A acção desenrola-se nos tempos mo-dernos, Cinderela tem os mesmos problemas que qualquer adolescente. Recontado com base no conto da tradição popular mas com um elevado teor cómico, leva o espectador a um encontro com o seu imaginário infantil em pleno confron-to com o quotidiano de qualquer adolescente em pleno séc. XXI.

Page 8: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Sandra Filipe, Paulo Antunes e Ângela Ferreira

duração: 45’

encenação: Professores do núcleo de tea-tro

Cenografia: Professores do núcleo de tea-tro

adereços: Alunos e professores e do nú-cleo de teatro

figurinos: Alunos e professores e do nú-cleo de teatro

Música: (mix)

actores | Personagens: Guilherme Gomes | D. QuixoteJoão Pedroso e aloísio Nazaré | BarbeiroMarlene Taúnde | Ama/Mulherinês fonseca | SobrinhaVladyslav onyschenko | Sancho PançaMarisa Lopes | Teresa PançaCarina Silva | Filha e SaloiaTiago ribeiro | Escrivão 1Giorgianna baciu | Fidalgaruben Santos | DiaboJoão Negreira | homem 1fábio rodrigues | homem 2flávio filipe | Escrivão 2

“D. Quixotee Sancho Pança”De António José da Silva (o Judeu) - adaptação

NúCLeo de TeaTro da eSCoLa eb 2,3 de ViaLoNGa

Sinopse: D. Quixote, fidalgo, leitor de livros de cavalaria, vive sob a alucinação de que está a vi-ver na época áurea da cavalaria e imaginou-se ele próprio “ um Cavaleiro Andante”. Depois de muitas aventuras e desventuras, situações humilhantes e engraçadas, promete ao seu fiel escudeiro San-cho Pança uma ilha para governar. homem rude, sem educação e trapalhão, será Sancho Pança um bom governador?

Page 9: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Graça Cortez Vaz

duração: 30’

encenação: Graça Cortez Vaz

Cenografia: Clube de Teatro

adereços: Clube de Teatro

figurinos: Clube de Teatro

actores | Personagens: afonso domingues | BatuquePedro Gonçalves | AventureiroMarília Moiralinho | Animadorarita Silva | RebeldeJéssica Penedo | SonhadorCatarina Moita | Sabe-Tudodavid fernandes | Bluerita duarte | TristeTatiana Cabrita | Alegriarita Paiva | Pazandreia oliveira | Leitorainês raposo | Velha Terrainês rito | Esperança

“Um Novo Princípio”De Graça Cortez Vaz

NúCLeo de TeaTro da eSCoLaeb 2,3 Pedro JaCqueS de MaGaLHãeS

Sinopse: A história é simples. Imaginem que, num futuro distante, o nosso Planeta Terra foi destruí-do pelas alterações climáticas e pela poluição. O Planeta é escuro e a água é negra. Sobreviveram alguns jovens que passam os seus dias à procura de coisas do Mundo Antigo. Um mundo que eles não conheceram, mas que ouviram falar, pela Ve-lha Terra, uma personagem que lidera este grupo de jovens, tentando que eles possam iniciar uma nova forma de vida… sem esquecer o que de bom existia neste Planeta Azul.

Page 10: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Carla Serra, Margarida Cardoso e Beatriz Felício

duração: 35’

encenação: Carla Serra e Margarida Cardoso

Cenografia: Beatriz Felício

adereços: Alunos e professores responsáveis

figurinos: Alunos e professores responsáveis

Música: Margarida Cardoso

actores | Personagens: Soraia esteves | Professora irene Gonçalves | NavegadorMara Costa | Aluna Miguel Matos | JúpiterHelena batista | Aluna Gil Carvalho | Mercúrio e PilotoPatrícia Gomes | Aluna ana rita Silva| VénusProf. anabela Lopes | Aluna adriana rodrigues | MarteGonçalo Lourenço | Luís de Camões bruno Gomes | BacoSara arruda | Velho do Restelo Prof. M.ª Conceição Saramago | Gigante Adamastorrenata Coelho | Mulher de navegador beatriz alves | Tétisinês Gomes | Mulher de navegador Mariana Santos | Rei de MelindeTatiana Palmeiro | Mulher de navegador Prof. Sónia Machado | D. Afonso IVMadalena Neves | Vasco da Gama Catarina Matias | Conselheiro e Filho de navegador

“Os (Nossos) Lusíadas”De Carla Serra

NúCLeo de TeaTro da eSCoLaeb 2,3 ariSTideS de SouSa MeNdeS

andré Gomes | Paulo da Gama rita duarte | Conselheirofábio oliveira | Navegador Tânia Pereira | ConselheiroJoão Mota | Navegador Prof. Joana Sousa | D. Inês de Castroana rita Costa | Navegador

Sinopse: Tendo por base a obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões, propõe-se uma pequena viagem a alguns dos episódios deste poema épico, mas à nossa maneira. A aventura começa numa aula de Língua Portu-guesa, na qual a leitura de um poema servirá de mote para a viagem até ao Oriente. Das despedidas em Belém até à Ilha dos Amores, os portugueses irão viver muitas aventuras e su-perar alguns obstáculos…

Page 11: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Carlos Ale-xandre Pinto da Cunha

duração: 45’

encenação: Carlos Alexandre Pinto da Cunha

Cenografia: Carlos Alexandre Pinto da Cunha

adereços: Carlos Alexandre Pinto da Cunha

figurinos: Carlos Alexandre Pinto da Cunha

Música: Alunos do Núcleo de Teatro

actores | Personagens: ana Paula | Directora da Escoladiogo Vasconcelos | Aluno Danielruben Sequeira | Jesus Cristodjanira Costa | Aluna Lilianabruna almeida | Professora de PortuguêsCatarina Correia | Aluna Carinarita Pontinha | Professora de MatemáticaJoaquim fernandes | Aluno Luísrita Santos | Professora de MúsicaMarta Lopes | Auxiliar EducativaHelton Tavares | Professor de Inglêsrafael Peixinho | Deus Poseidonedmilson rodrigues | Professor de TICana rita | Deusa hephaestusálvaro Pais | Professor de Educação Física e MensageiroMiguel Veiga | Aluno João

“10 MANDAMeNTOS De

SObreVIVêNCIA à eSCOLA”De álvaro Pais (adaptação)

NúCLeo de TeaTro da eSCoLabáSiCa de Padre JoSé roTa – forTe da CaSa

Sinopse: Um grupo de alunos propõe-se a criar um conjunto de “regras de sobrevivência na es-cola”. A intervenção dos deuses do Olimpo, de Jesus Cristo e dos Professores na elaboração destas regras vai tornar complicada a tarefa…

Page 12: Aprendizes do Fingir

Professoras responsáveis: Nazaré Fran-co, Lurdes Leandro e Augusta Santos

duração: 45’

encenação: Nazaré Franco e Augusta Santos

Cenografia: Nazaré Franco, Lurdes Lean-dro e Augusta Santos

adereços: Lurdes Leandro

figurinos: Lurdes Leandro

Música: Elementos do Núcleo de Teatro

actores | Personagens: ana Carolina Monteiro | Xana Maria Helena Velez | Andrédaniela barreto | Guida Mariana Santos | Migueleva Pereira | Clara Marta Lourenço | GigiGonçalo Curado | João Nouhaila aneddame | Sumitainês Cardoso | Mário rafael franco | DavidJoana Gonçalves | Rute rita bernardo | AvóLúcia rodrigues | Laura Sofia Rodrigues | ChitritaMaria Carolina fonseca | Aurora ana Catarina Martins | Cantora

“Mãe Não Faças Cenas”De rosie rushton(adaptação de Nazaré Franco e Augusta Santos)

NúCLeo de TeaTro da eSCoLae.b. 2,3 d. MarTiNHo Vaz de CaSTeLo braNCo

Sinopse: ADOLESCENTES…O mundo parece estar contra eles! A relação entre pais e filhos durante a adolescência é, habitualmente, conflitu-osa. No entanto, poderá ter o seu lado cómico e menos “trágico”.

Page 13: Aprendizes do Fingir

Professores responsáveis: Clara Barros, Fátima Tomé, Fernanda Moreira

duração: 45’

encenação: Professoras Responsáveis

Cenografia: Núcleo de Teatro

adereços: Núcleo de Teatro

figurinos: Núcleo de Teatro

actores: Abigail SalgadoJoão PinheiroAna CatarinaMafalda RôloAndré MarujoNádia FerrerBianca BatemarqueSandra RamosEtifânio AfonsoSofia Amaralhugo AssisSónia SantosInês LourençoTiago GrossoJoana MartinhoDiogo Ventura

“O Veredicto”De reginald rose (adaptação)

NúCLeo de TeaTro da eSCoLaSeCuNdária de GaGo CouTiNHo

“o PaNCadiNHaS”

Sinopse: Doze jurados reúnem-se para decidir o destino de um jovem que foi acusado de ter assas-sinado o seu pai. Onze deles votam pela condena-ção do réu e apenas um acredita na sua inocência. Até ao veredicto final, traços da personalidade de cada um dos jurados vão sendo revelados e, por fim, o impensável acontece…

Page 14: Aprendizes do Fingir
Page 15: Aprendizes do Fingir
Page 16: Aprendizes do Fingir