appaixonados - relacionamentos amorosos em um mundo conectado

7
 Appaixonados

Upload: jc

Post on 22-Feb-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 1/7

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 2/7

 Introdução

O verso da música “Vamos fazer um filme”, da saudosa

banda Legião Urbana, será eternamente válido conforme

pessoas mudam as formas e ferramentas de interação e,

consequentemente, como se relacionam umas com as

outras.

A principal consequência de um mundo conectado é o

crescimento exponencial da quantidade de informação

disponível. Incontáveis pontos de geração de conteúdo;

textos, fotos, vídeos, histórias, personalidades expostas em

uma rede onde a privacidade é uma preocupação

distante em detrimento da formação da opinião pública a

respeito de cada um de nós.

E HOJE EM DIA,

COMO É QUE SE DIZ“EU TE AMO.”?

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 3/7

  Mas, mais informação disponível não significa maistempo para consumi-la. E a alternância entre asincronicidade e a assincronicidade da comunicação é umequilíbrio interessante de ser mantido. A conversacara-a-cara (síncrona) versus bilhetes enviados através demensageiros a cavalos (assíncrona), do primeiro email (em1971) aos mensageiros instantâneos (IRC, ICQ , MSNMessenger), que se tornaram não tão 'instantâneos' (Seen onxx:xxh).

 

Em tempos de Tinder, Happn,OkCupid e afins, os relacionamentospessoais e amorosos também lutam

para encontrar o equilíbrio entre ainteração imediata, demandandomaior velocidade de raciocínio, e oprudente tempo de resposta que nospermitem as ferramentas decomunicação digital.

O medo da rejeição e a redução da capacidade em selidar com o processamento e resposta instantâneos transpôspara os meios digitais assíncronos boa parte das relaçõeshumanas.

 

Como no diálogo abaixo, entre um casal de adolescentesque havia acabado de se conhecer, descompromissadamenteescutado em um corredor de shopping:

- Qual seu celular?

- Ah, é 98455-xxxx...

- Tá bom, te mando um WhatsApp.

  O que haveria de tão urgente neste shopping que osimpediriam de se comunicar ali, frente à frente, olho noolho?

 

A comunicação em duas vias e imediata é muito maisarriscada. Exige um grau de concentração/foco, capacidadede raciocínio e agilidade de pensamento linear (paraconstrução da melhor resposta a um questionamento, porexemplo) que estão cada vez mais raros hoje em dia,

 justamente pelo pensamento agora funcionar comohyperlinks, onde as conexões não necessariamente pertencemao mesmo grupo repertorial. A jornalista Carol Nogueiracunhou o apelido "geração DDA" para ilustrar a perda destacapacidade argumentativa em função da incrível quantidadede estímulos simultâneos a que cada um de nós está expostohoje em dia.

 

2

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 4/7

  Obviamente esta reconfiguração do cérebro nãopassaria incólume na maneira como as pessoas secomunicam e, sobretudo, nos relacionamentos amorosos. Eisto abriu uma avenida de oportunidades para sites eaplicativos que promovem o matchmaking pessoal.

 

A questão aqui não é criticá-los ou subverter o que jáestá consolidado, mas atentar a como seu funcionamento estáadaptado à forma de consumo de qualquer conteúdo hojeem dia.

 

Pensar de maneira sociológica é cultivar nossaimaginação e nossa curiosidade pela vida humana; eenxergar além do nosso cotidiano pessoal, que inclui, porexemplo, nossa família ou pequenos círculos de convivência.

Não há nada mais belo do que estudar nossa próprianatureza humana e entender a maneira como nosrelacionamos uns com os outros. Quando usamos aimaginação, deixamos de lado a opinião pessoal sobredeterminada situação ou assunto e adquirimos, então, umacapacidade analítica mais ampla. A partir desta reflexãoinicial, estamos aptos a olhar para os relacionamentosamorosos de outra forma, com uma visão mais analítica einteressante do tema em questão.

Sabemos que estamos inseridos em uma sociedade cadavez mais conectada. O uso da tecnologia, como ossmartphones e computadores pessoais, mudou a maneira

como nos relacionamos. Se nos dirigimos a um determinadoestabelecimento social, como restaurantes e bares, eobservamos que a maioria das pessoas está com suas cabeçasbaixas digitando mensagens ou vendo fotos em seusrespectivos aparelhos celulares, logo criticamos.

Porém em alguns instantes cometemos a mesma atitudee somos criticados por alguém do nosso convívio próximo.Existe hoje uma reflexão diária, observada em diferentesgrupos socioeconômicos e em gerações distantes umas dasoutras, sobre o excesso da conectividade na vida das pessoas.A presença expressiva desses aparelhos e recursostecnológicos afeta, hoje, positiva e negativamente orelacionamento amoroso do indivíduo pós-moderno:

3

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 5/7

 

O problema está na natureza da comunicação humana.Pensamos nela como produto da mente, mas ela é feita com ocorpo: rostos se mexem, vozes entoam, corpos balançam,mãos fazem gestos... Na internet, a mente está presente, maso corpo sumiu. Os receptores têm poucas pistas dapersonalidade e do humor da pessoa [...] A confiança estávirtualmente na janela. É um negócio arriscado.

 

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), no período de 2005 à 2011observou-se, na população brasileira, um crescimento de107,3% no uso de celulares e de 140% no acesso à internet.Estes números endossam ainda mais a presença crescente de

novas tecnologias no nosso cotidiano, refletindo diretamentena maneira como nos comunicamos e nos relacionamos.

Em pesquisa também realizada pelo IBGE, porém desteano de 2015, dados comprovam que metade da população

brasileira está conectada à internet diariamente. Atravésdestes números expressivos, concluímos que com a mudançado ambiente tecnológico onde realizamos nossas conexõespessoais, ou melhor, de nossos meios de comunicação com omundo, veio também a mudança na maneira como nosrelacionamos amorosamente. Para atender aos solteiros àprocura de um relacionamento amoroso, sites derelacionamento e aplicativos de paquera surgiram nos

últimos anos como uma solução rápida e fácil de conhecernovas pessoas. Em entrevista recente para o Estadão, ofundador do Tinder, um dos aplicativos de maispopularidade no mundo, fala sobre o tema: “É o fim darejeição”.

Com a utilização de aplicativos em smartphones e sitesde relacionamento que proporcionem conexões com outraspessoas, tanto a oferta quanto a demanda de usuários temcrescido consideravelmente, o que nos leva a refletir sobre asociedade em que vivemos e sobre nós enquanto indivíduosemocionais e existenciais.

4

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 6/7

1  Baseado nesta reflexão, o primeiro capítulo deste livro sepropõe a entender o contexto sócio-cultural em que estamosinseridos e a analisar nossas características pessoais enquantoindivíduos sociais. Sendo assim, o primeiro capítulo se divideem três principais análises: um estudo da passagem doperíodo moderno para o pós-moderno, abordando asprincipais características de cada tempo; um estudoaprofundado e detalhado sobre o contexto socialpós-moderno, o qual estamos atualmente inseridos; e umestudo sobre o indivíduo contemporâneo.

2  Após a análise realizada no primeiro capítulo, dasociedade como um todo e do indivíduo contemporâneo, osegundo capítulo explora as distintas facetas do que é o amor,ou, dos diferentes tipos de atração que podem ser entendidas

como 'amor'.

3  A terceira parte tem como propósito refletir sobre oimpacto das redes sociais digitais na dinâmica dos

relacionamentos amorosos contemporâneos. Para estaanálise, o capítulo se divide em dois principais momentos deestudo: os relacionamentos amorosos contemporâneos comoum todo, e os relacionamentos amorosos no contextoespecífico das redes sociais na internet.

4  O quarto capítulo explora os artifícios utilizados porferramentas de matchmaking para estimular seu usoconstante e recorrente.

O quinto e último capítulo traz algumas históriastragicômicas de usuários destas ferramentas, ilustrando suasexperiências e percepções sobre todo o processo de encontrode seus pares e o desenrolar destes relacionamentos.

5

7/24/2019 Appaixonados - Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

http://slidepdf.com/reader/full/appaixonados-relacionamentos-amorosos-em-um-mundo-conectado 7/7

Com isto, as questões que norteiam este livro:

Como as ferramentas digitais

impactaram a dinâmica dos

relacionamentos amorososcontemporâneos?

Como as ferramentas digitais

para busca de relacionamento

capturam e mantém o interessede seus usuários?

6