app.plurall.net · web viewo comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades...

12
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 O conjunto de práticas econômicas que vigorou em países da Europa ocidental entre os séculos XV e XVIII recebeu o nome de mercantilismo e teria sido empregado pela primeira vez pelo economista escocês Adam Smith. Sobre o mercantilismo é incorreto afirmar que a) As práticas mercantilistas tinham como objetivo fortalecer a Igreja, em aliança com os setores comerciais. b) O metalismo era uma das práticas mercantilistas relacionadas à obtenção de metais preciosos, como ouro e prata. c) Manter uma balança comercial favorável era um dos princípios mercantilistas, ou seja, fazer com que o valor das exportações de um país superasse as importações, gerando superávit. d) O protecionismo era uma prática mercantilista que visava incentivar a produção interna e dificultar a entrada de alguns produtos estrangeiros. Questão 2 Texto 1 História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

Upload: others

Post on 11-Feb-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1

O conjunto de práticas econômicas que vigorou em países da Europa ocidental entre os séculos XV e XVIII recebeu o nome de mercantilismo e teria sido empregado pela primeira vez pelo economista escocês Adam Smith. Sobre o mercantilismo é incorreto afirmar que

a) As práticas mercantilistas tinham como objetivo fortalecer a Igreja, em aliança com os setores comerciais.

b) O metalismo era uma das práticas mercantilistas relacionadas à obtenção de metais preciosos, como ouro e prata.

c) Manter uma balança comercial favorável era um dos princípios mercantilistas, ou seja, fazer com que o valor das exportações de um país superasse as importações, gerando superávit.

d) O protecionismo era uma prática mercantilista que visava incentivar a produção interna e dificultar a entrada de alguns produtos estrangeiros.

Questão 2

Texto 1Passados os primeiros tempos das notícias desencontradas e de tantos boatos foi preciso garantir o achado e impedir os ataques estrangeiros.[...] Além de papagaios e macacos, havia à disposição apenas uma “madeira de tingir”, conhecida no Oriente como boa especiaria, e que poderia alcançar altos preços na Europa.

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p.31

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

1

Page 2: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

Texto 2As primeiras mudas chegaram ao Brasil na expedição de Martim Afonso de Sousa, que saiu de Portugal em dezembro de 1530. Foram plantadas no litoral de São Vicente, em 1532.[...]

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 54

Os textos acima descrevem duas das principais riquezas exploradas pelos europeus em terras brasileiras durante a colonização. Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome dessas especiarias:

a) Texto 1 – guaraná; Texto 2 – milhob) Texto 1 – pau-brasil; Texto 2 – cana-de-açúcar c) Texto 1 – cana-de-açúcar; Texto 2 – pau-brasild) Texto 1 – pau-brasil;Texto 2 – guaraná

Questão 3

Fonte: ALBUQUERQUE, Manoel Maurício de et al. Atlas histórico escolar. 8 ed.

Rio de Janeiro: MEC/Fename, 1986. p. 14.

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

2

Page 3: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

Sem recursos para manter e investir na colonização do Brasil, o governo português transferiu essa tarefa para particulares. Em 1534, o rei D. João III ordenou a divisão do território colonial em 15 capitanias, conforme indicado no mapa. Os capitães ou donatários, contudo, mantinham vínculos com o rei de Portugal. Relacione alguns direitos e deveres dos donatários.

Questão 4

Quando as capitanias hereditárias começaram a dar problemas, a Coroa portuguesa instituiu o governo-geral e nomeou um funcionário do governo português para ajudar os donatários e interferir diretamente no processo de colonização do Brasil. Sobre o governo-geral é correto dizer (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) A capitania de Ilhéus foi retomada pela Coroa e escolhida como sede do governo-geral. Ali foi erguida a primeira capital do Brasil, Salvador.

02) O primeiro governador-geral foi Tomé de Sousa que trouxe com eles jesuítas chefiados pelo padre português Manuel da Nóbrega.

08) Durante o segundo governo-geral, de Duarte da Costa, o Colégio de São Paulo foi fundado pelos jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.

16) Durante o governo de Duarte da Costa, os holandeses invadiram a baía de Guanabara, no atual Rio de Janeiro, com apoio de grupos indígenas.

32) O terceiro governador-geral foi Mem de Sá que entre outras ações lutou contra os indígenas que resistiam à conquista colonial portuguesa.

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

3

Page 4: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

Questão 5

Engenho de Itamaracá, de Frans Post para o mapa de Gaspar Barléu, 1647

No Brasil Colonial, as propriedades rurais, como os engenhos, eram verdadeiros núcleos sociais, administrativos e culturais. Os proprietários ficaram conhecidos como senhores de engenho. Observe a imagem e com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, indique a resposta correta.

I. No alto, no lado esquerdo da imagem aparece a casa-grande, centro administrativo do engenho e local em que moravam o senhor de engenho e sua família.

II. Além da casa-grande havia a senzala, em que viviam os escravos e seus descendentes.

III. Em primeiro plano na imagem está representada a casa de engenho, com instalações como a moenda e as fornalhas.

IV. Além dessas instalações, nos engenhos havia outras construções como os galpões, a capela e a casa de purgar, onde o açúcar era branqueado.

Estão corretas:

a) Apenas II.b) Apenas I e II.c) Apenas I e III.

d) Apenas II e IV.e) I, II, III e IV.

Questão 6

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

4

Page 5: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

Durante mais de três séculos de escravidão, os responsáveis pelo tráfico negreiro trouxeram ao Brasil cerca de 4 milhões de africanos.

O comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

1. O tráfico negreiro fez com que milhões de africanos acabassem desterrados e escravizados. Isso dificultou o crescimento da população africana até o século XX.

2. O maior número de escravos chegou ao Brasil no século XVI, no primeiro da colonização. Os primeiros escravos se estabeleceram nas capitanias da Bahia e Pernambuco.

3. No século XVIII, com as descobertas de jazidas de ouro no interior da colônia, além de escravos africanos, foi necessária a contratação de mineiros para trabalhar nas minas.

4. No século XIX, o comércio negreiro ganhou novo impulso com a expansão das lavouras de café no sudeste do Brasil. Em 1850 o tráfico negreiro foi extinto, mas até 1855 permaneceu o contrabando de escravos africanos.

5. Os africanos eram trazidos ao Brasil em navios negreiros e devido às péssimas condições do transporte e aos maus-tratos muitos africanos morriam durante a viagem. Os navios eram considerados verdadeiros túmulos flutuantes.

a) V-F-V-F-Vb) F-F-V-V-Vc) V-V-F-V-V

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

5

Page 6: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

d) V-F-V-V-Ve) V-F-F-V-V

Questão 7

Os africanos não aceitaram passivamente a condição de escravos. Eles reagiram à escravidão de várias maneiras. Uma delas foi a formação de grupos de escravos fugidos que receberam o nome de quilombos. Assinale a alternativa incorreta:

a) As comunidades quilombolas tinham uma organização social própria e a vida ali estava ligada a atividades ligadas à agricultura, caça, criação de animais, mineração e comércio.

b) O quilombo mais importante da história, Palmares, situava-se na capitania de Pernambuco, onde hoje fica o atual estado de Alagoas. Ele recebeu esse nome porque ocupava uma vasta área de palmeiras.

c) Dois grandes líderes se destacaram em Palmares: Ganga Zumba e Zumbi. Mas foi a memória de Zumbi que permaneceu como símbolo de resistência negra. Hoje ele é lembrado com o Dia da Consciência Negra.

d) Depois de várias tentativas, o quilombo de Palmares foi destruído por militares enviados pela Coroa portuguesa, em 1750 e a população foi massacrada,

Questão 8

Os holandeses ocuparam parte do nordeste brasileiro no século XVII. Por meio da Companhia das Índias Ocidentais, fundada em 1621, os holandeses romperam o embargo espanhol e reativaram as rotas comerciais entre a Europa e possessões da África e a América, como o Brasil. Foi a Companhia das Índias Ocidentais quem enviou ao Brasil o conde Maurício de Nassau.

a) Qual foi a principal missão de Nassau no Brasil?

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

6

Page 7: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

b) Quais foram as principais características do governo de Nassau?

Questão 9

A ocupação territorial do Brasil Colonial, a partir do século XVII, tinha como objetivo o povoamento do interior e o litoral norte, área em que se encontram atualmente os estados do Rio Grande do Norte e do Amapá. Sobre esse período é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) O governo português organizou expedições militares para lutar contra estrangeiros, principalmente franceses e espanhóis. Foi a expansão oficial que deu origem a cidades como a atual Fortaleza.

02) Compostas por brancos, mestiços e indígenas, as bandeiras foram expedições organizadas pelo governo português para ocupar o interior, ou sertão, do território colonial. A maioria delas partiu do Rio de Janeiro.

08) Os estudiosos identificaram três tipos de bandeirismo: de apresamento; sertanismo de contrato e de prospecção. Mas havia também as bandeiras de comércio, chamadas de monções.

16) Os jesuítas missionários fundaram aldeamentos para preservar a cultura indígena e manter as riquezas naturais do sertão em poder dos índios. Com os índios, eles trabalhavam na extração de guaraná, pimenta e castanha.

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

7

Page 8: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

32) O governo português incentivou a criação de gado no interior da colônia para abastecer a população de carne e couro e também para ocupar uma faixa de 80 quilômetros a partir da costa.

Questão 10

Portugueses e espanhóis não respeitaram o Tratado de Tordesilhas, por isso foi necessário renegociar as novas fronteiras por meio de novos acordos. Assinale a resposta que traz a indicação correta dos tratados assinados a partir do século XVIII.

Fonte: ALBUQUERQUE, Manoel Maurício de et al. Atlas histórico escolar. 8 ed. Rio de Janeiro: MEC/Fename, 1986. p. 26

a) Tratado de Madri, Tratado de Versailles, Tratado de Verdun, Tratado de Santo Idelfonso.

b) Tratado de Utrecht, Tratado de Madri, Tratado de Santo Ildefonso, Tratado de Badajós.

c) Tratado de Utrecht, Tratado de Verdun, Tratado de Badajós, Tratado de Madri.

d) Tratado de Santo Idelfonso, Tratado de Utrecht , Tratado de Verdun, Tratao de Versalhes.

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

8

Page 9: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

Questão 11

Gravura representando a extração de ouro de aluvião em Itacolomi (MG), de Johann Moritz Rugendas, séc. XIX.

A imagem mostra a extração de ouro no século XVIII, em Minas Gerais. Observe a imagem e explique de onde os garimpeiros retiravam o ouro e como a extração era feita.

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

9

Page 10: app.plurall.net · Web viewO comércio negreiro foi uma prática que desorganizou muitas sociedades africanas. Observe o quadro, analise as proposições a seguir e indique se são

Questão 12

Com a intensa exploração do ouro, ao longo do século XVIII, as jazidas foram se esgotando e a produção do metal diminuiu. No entanto, o período da mineração deixou várias marcas na colônia. Sobre as consequências da exploração do ouro é correto afirmar que:

I. A corrida pelo ouro provocou a expansão territorial e da população, pois atraiu muitas pessoas para o interior do território brasileiro em busca do metal.

II. Por causa da mineração, Minas Gerais estava no centro da corrida do outro e por isso o governo português decidiu mudar a capital da colônia que foi transferida em 1763 de Salvador para Vila Rica, atual Ouro Preto.

III. Com a riqueza gerada pelo ouro, observou-se o desenvolvimento das artes durante esse período. Entre os destaques, as grandes figuras do Barroco, como as obras de Aleijadinho, e o movimento literário do Arcadismo.

Estão corretas:

a) Apenas I. b) Apenas I e II.c) Apenas I e III.d) Apenas II e III.e) I, II e III.

História | História Global | Volume 2 | 1º Bimestre | Editora Saraiva

10