app.plurall.net · web viewdizem que, quando conhecemos alguém, deixamos algo nosso com a pessoa e...

17
Material Digital do Professor Geografia – 3º ano 1º bimestre – Avaliação Escola: Professor: Nota: Aluno: 1. Todas as crianças gostam é de brincar, mas as brincadeiras podem ser diferentes devido ao espaço para brincar e à cultura da região onde as crianças moram. Algumas brincadeiras ficam mais divertidas em um lugar do que em outro, ou, ainda, algumas nem são possíveis de ser realizadas. Por exemplo, não é aconselhável brincar de “mãe da rua” nas ruas onde passam muitos carros, já que haveria o risco de atropelamento. Nas praças que ficam perto das ruas muito movimentadas, é preciso tomar muito cuidado com os carros e com os fios de eletricidade ligados aos postes. Qual brincadeira é adequada para o último espaço mostrado no texto? a) Soltar pipa. b) Pular corda. c) Jogar videogame. d) Brincar de pega-pega.

Upload: others

Post on 22-Apr-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

Escola:

Professor: Nota:

Aluno:

1. Todas as crianças gostam é de brincar, mas as brincadeiras podem ser diferentes devido ao espaço para brincar e à cultura da região onde as crianças moram. Algumas brincadeiras ficam mais divertidas em um lugar do que em outro, ou, ainda, algumas nem são possíveis de ser realizadas. Por exemplo, não é aconselhável brincar de “mãe da rua” nas ruas onde passam muitos carros, já que haveria o risco de atropelamento. Nas praças que ficam perto das ruas muito movimentadas, é preciso tomar muito cuidado com os carros e com os fios de eletricidade ligados aos postes.

Qual brincadeira é adequada para o último espaço mostrado no texto?

a) Soltar pipa.

b) Pular corda.

c) Jogar videogame.

d) Brincar de pega-pega.

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

2. Qual imagem abaixo está representada por uma visão vertical?

a)

Fotos: pixabay/<pixabay.com>

b)

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

3. A cultura brasileira é o resultado da mistura de muitos povos. Como sabemos, nossa terra, em princípio, era habitada pelos índios. Depois chegaram os portugueses, os negros escravizados e muitos imigrantes, entre eles os holandeses, os italianos, os alemães, os espanhóis e os japoneses. Cada um desses povos contribuiu com a construção do que hoje é o Brasil.

Uma contribuição da cultura dos negros escravizados na formação do Brasil pode ser encontrada

a) no esporte, com os jogos olímpicos.

b) na música, com os tambores.

c) na culinária, com a pizza.

d) na arte, com o circo.

4. Os povos indígenas no Brasil são diversos. Assim como qualquer outra comunidade, cada povo indígena tem sua cultura e seu modo de vida.

Um ponto comum entre os povos mostrados no texto é a relação com a natureza, que para eles é fonte de

a) problemas.

b) alimento.

c) dinheiro.

d) doenças.

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

5. Amigos, olhem o mapa, sigam as minhas orientações e me encontrem. Saí da minha casa, virei à direita, passei em frente ao “Armazém do Sr. José” e virei à esquerda. Parei na “Farmácia” para dar bom-dia à Dona Henriqueta, a farmacêutica, que é sempre muito gentil, passei em frente ao “Hospital” e entrei na “Padaria”. Comprei alguns doces e agora estou sentado em frente ao “Hospital”, ao lado da “Farmácia”.

Ilustra Cartoon/Arquivo da editora

Paulinho saiu de casa, mas deixou para os amigos a representação vertical do entorno de sua casa e indicações por escrito que, se seguidas, levarão seus amigos para onde ele está. Onde está Paulinho?

a) Na praça.

b) Na sorveteria.

c) Na casa do Luiz.

d) No posto de combustível.

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

6. Foi pedido a alguns alunos que desenhassem suas casas na visão vertical e que escrevessem um pequeno texto descrevendo-as.

Ilustra Cartoon/Arquivo da editora

O desenho acima foi feito pela Laurinha. Qual é a melhor descrição da casa dela?

a) “Minha casa tem banheiro, sala, cozinha e dois quartos. Meus pais dormem no quarto da frente e minha irmã e eu dormimos no quarto dos fundos. O meu banheiro é pequeno, e na cozinha minha mãe faz bolos deliciosos!”

b) “A minha casa é grande. Eu acho! Ela tem três quartos e o quarto da minha mãe tem seu próprio banheiro. A sala é espaçosa e a cozinha também. Eu durmo com meu irmão em um dos quartos e minha vó dorme no outro.”

c) “A casa onde moro é bem pequena. Tem um quarto só e nele dormem meus pais, meus irmãos menores, que são gêmeos, e eu. Às vezes é muito chato, porque os bebês choram e eu não consigo dormir direito.”

d) “Eu adoro minha casa. Ela tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Eu durmo no meu quarto com mais dois irmãos, cada uma na sua cama. À noite, sento na sala com meus pais e assistimos TV juntos. ”

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

7. Você já notou que as pessoas vivem juntas, que dependem de alguma forma umas das outras para sobreviver. E você já deve ter notado também que as pessoas se organizam em grupos, e esses grupos apresentam características próprias. Vamos imaginar dois grupos que se reúnem aos fins de semana para se divertir, porém a faixa etária deles é diferente. Um grupo é formado por crianças de 8 a 10 anos e o outro, por mulheres com mais de 65 anos.

Quais seriam as principais atividades realizadas por cada um desses dois grupos para se divertir? Escreva qual é a diferença entre essas formas de diversão.

8.Imagem 1

Banco de imagens/Arquivo da editora

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

Imagem 2

Banco de imagens/Arquivo da editora

Qual é o provável motivo da diferença entre as brincadeiras das crianças em cada imagem?

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

9.Fotos: pixabay/<pixabay.com>

Qual é a diferença referente à representação gráfica de cada uma das imagens?

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

10. Dizem que, quando conhecemos alguém, deixamos algo nosso com a pessoa e levamos algo dela conosco, ou seja, no contato com o outro nos modificamos de alguma forma. O nosso país recebeu muitos grupos de origens diferentes e por isso nossa cultura é tão rica e diversificada. Os africanos escravizados, durante quase 400 anos, contribuíram significativamente para a construção da economia brasileira e para a formação de nossa cultura.

Escreva três elementos da nossa cultura que são contribuições desse grupo mostrado no texto.

11. Leia o texto:A lenda da mandioca

Contam os nossos antepassados que um índio tinha uma linda filha. Todos da aldeia gostavam dela; algumas índias ficavam com inveja. Mas é normal. Ela chamava Mandi. Tinha cabelos longos e pretos, olhos esticados, pele morena. Então, um dia, Mandi ficou doente, seus pais ficaram preocupados sem saber o que fazer. Não conheciam o que ela tinha, mas mandaram chamar o pajé para vir vê-la. Quando chegou já era tarde. Mandi não resistiu. Todos da aldeia vieram ver e choraram por sua partida. Mas até hoje acreditam que Mandi não morreu, e está aqui, fazendo parte da nossa cultura. Por Mandi ser uma pessoa boa, que respeitava todos da aldeia, o cacique e o pajé decidiram enterrar seu corpo dentro de uma oca de religião. Não enterraram fundo, apenas num buraco raso. Após uns dias notaram que havia no lugar do seu corpo, nascendo, uma linda planta. Deixaram a planta crescer com tempo, tiraram-na e tinha raiz (longa, casca morena, e por dentro era branca). Então o pajé e o cacique reuniram a aldeia e apresentaram a planta. E falaram: − Aqui está a Mandi. Ela não morreu; nem quis que seu povo passasse fome, pois todos podem provar dessa raiz, que é um delicioso alimento. Foi aí que deram o nome de Mandioca, porque enterraram Mandi dentro da oca. Por isso deram o nome de Mandioca.

A lenda da mandioca. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001793.pdf>.

Acesso em: 5 nov. 2017.

O texto que você acabou de ler é uma lenda indígena das tribos tupis, conhecida em todo o Brasil. Escreva quatro elementos típicos da cultura desse povo que estão presentes no texto.

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

12. Leia a fábula, que representa o estilo de vida de algumas pessoas que vivem no campo e de algumas que vivem na cidade:

O rato do mato e o rato da cidade

Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele: — Tenho muita pena da pobreza em que você vive — disse. — Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil. Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita. Foram logo à despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo. Os dois ratos correram espavoridos para se esconder. — Eu vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou. — Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.

Fábulas de Esopo.Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017

(Adaptado).

Escreva um pequeno texto com as características relativas ao modo de vida em cada um desses lugares.

13. Leia o texto:Em 1991, me mudei para este bairro junto com meus pais. [...] Ao redor da

casa tinha um metro de concreto, o muro era baixo e tinha um portão. O quintal era de terra e dentro da casa também era só concreto, não tinha piso. O lado externo da casa não tinha reboco. As ruas não tinham asfalto e em épocas de chuva, o ônibus não chegava até aqui. A gente tinha que andar mais de 2 km no barro para poder pegar o ônibus. No bairro tinha umas 20 casas e bem na frente da minha casa tinha muito mato e um riozinho, onde brincávamos.

Agora no ano de 2017 esta casa está inteira pintada, rebocada, tem piso dentro de casa e no quintal, os muros são altos e o portão é fechado. Temos cerca

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

elétrica, por causa da segurança. As ruas estão todas asfaltadas e hoje não se tem mais terrenos vazios, agora todos estão preenchidos com casas e comércio. Onde tinha a mata e o riozinho, hoje tem um parque construído para lazer.

J. Ajala. Original cedido pela autora.

O texto acima é o depoimento de uma moradora de um bairro numa cidade do interior do estado de São Paulo. As transformações ocorridas foram de ordem natural ou apresentam interferência humana? Explique sua resposta citando os elementos que sofreram transformações mostrados no texto.

14.Imagem 1

pixabay/<pixabay.com>

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

Imagem 2

Wikipedia/Wikimedia Commons

A imagem número 1, acima, retrata um cenário após a passagem de um furacão e a número 2 é uma foto de Dubai. Nesse local havia um deserto e hoje é uma das cidades mais luxuosas do mundo, onde se encontram o maior prédio e o maior shopping do mundo, além dos hotéis mais modernos e luxuosos.

Ambas as imagens retratam uma realidade que sofreu mudanças. Quem é o responsável por tais mudanças em cada uma das imagens? O homem ou a natureza? Justifique sua resposta.

Material Digital do ProfessorGeografia – 3º ano

1º bimestre – Avaliação

15.Banco de imagens/Arquivo da editora

As imagens acima podem estar representando muitos lugares do Brasil (e até do mundo) que por volta de 1700 eram repletos de florestas naturais, foram se transformando e, atualmente, tornaram-se centros urbanos.

Quem são os principais responsáveis por essas mudanças? Na sua opinião, por que elas ocorreram?