apostila crianÇas - pmde.com.brpmde.com.br/downloads-2017/infantil/gratidao/apostila...

16
APOSTILA CRIANÇAS

Upload: vokhuong

Post on 10-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

APOSTILA CRIANÇAS

GUIA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo seguem algumas sugestões.

As atividades podem acontecer de forma aleatória de acordo com a percepção de cada professor dentro de sala de aula.

Aproveitar um dia bonito de sol e fazer o momento da história ao ar livre em meio a natureza.

A Utilizar o bimestre como para preparar uma programação especial de Natal para crianças carentes. Nesse dia pode ser feita a distribuição dos brinquedos feitos pelas crianças durante o ano, bem como dos alimentos e roupas recolhidos.

B

Escolher uma história bíblica para mostrar como podemos espalhar alegria nas situações mais simples. O nascimento de Jesus fica como sugestão.

C

Valor Estudado

GRATIDÃO

MOMENTO DA HISTÓRIA

A Iniciar o momento da história cantando com as crianças. Se tiver alguém que pode levar um instrumento para tocar e cantar com as crianças melhor ainda.

Contar apenas uma parte da história para que as crianças se sintam estimuladas a continuar a ouvi-la durante as semanas seguintes. A de que os trechos da história de acordo com o tempo disponível em sala de aula, lembrando apenas que essa é a parte mais importante do programa. Por isso, reserve tempo suficiente para envolver as crianças e tornar esse momento bem esperado e agradável.

B

A última aventura no Instituto Cantinho da Alegria havia sido incrível. As crianças estavam muito animadas com as próximas vezes que voltariam lá e poderiam brincar os novos amigos. E, como combinaram, puderam voltar muitas vezes e, a cada visita, elas se sentiam mais felizes e animadas a voltar. Como o Natal estava próximo, a professora Lívia combinou que faria algo especial para as crianças do instituto naquele ano. A intenção era que aquelas crianças tivessem um Natal inesquecível. Para isso, precisaria combinar algumas coisas com a turminha. – Pessoal, tenho uma ideia para fazermos um Natal especial para as crianças do instituto. O que acham de fazermos uma linda festa para elas e contarmos um pouco sobre o verdadeiro sentido do Natal?– Podemos fazer uma apresentação sobre o nascimento de Jesus – Dani sugeriu. – Acho que eles vão gostar muito. Podemos montar um presépio do lado de fora da casa e conheço alguém que pode nos ajudar trazendo animais de verdade – Lívia concluiu. Todos se animaram muito com a ideia e a professora Lívia começou a preparar os detalhes da apresentação. Como não tinham muito tempo, passaram a fazer ensaios todos os dias para deixar tudo pronto. Fizeram convites e se dedicaram a caprichar no cenário. Todos na escola ficaram sabendo e muitas crianças quise-ram participar da programação. Seria uma noite inesquecível.– Pessoal, nossa peça é amanhã. Vocês acham que vai dar certo? – Bia pergun-tou com um tom de preocupação.– Claro, Bia! Nós ensaiamos muito para que tudo saia perfeito – Dani complemen-tou. Ela estava segura de que tudo aconteceria como o planejado, afinal, preparam-se muito para aquele momento. Dani tinha razão, o programa foi um sucesso. As crianças do Cantinho da Alegria ficaram muito felizes com aquela festa de Natal linda e inesquecível. Nunca

O MAIOR

PRESENTE

haviam participado de uma festa tão bonita e com tantos convidados. Além disso, aprenderam um significado diferente sobre o Natal e descobriram seu verdadeiro sentido. A professora Lívia ficou muito orgulhosa dos seus alunos e decidiu fazer ali mesmo uma surpresa para eles, que já estava planejando há algum tempo: – Pessoal, cheguem aqui. Tenho uma surpresa para vocês. Ela trouxe consigo uma caixa grande e a turminha mal podia esperar para ver o que tinha lá dentro. – É com muita alegria que a partir de hoje vocês são oficialmente membros do Clube da Aventura. E eu tenho um presente para vocês. Este é o chapéu oficial do nosso clube. Sempre que estiverem dispostos a viver uma boa aventura podem usá-lo e, mesmo que não estejamos juntos, representarão o nosso clube e a nossa missão, que é a de espalhar alegria aonde quer que forem. Aquele ano não poderia ter um fim melhor. As crianças foram embora para casa ra-diantes de tanta alegria e a professora Lívia, dedilhando seu violão, tinha a certeza de que aquele seria só o início de uma vida cheia de novas aventuras.

FIM!

A turminha gostou tanto da última vez que estiveram no Instituto Cantinho da Alegria que não viam a hora de voltar para brincar com os novos amigos. Não demorou muito e puderam voltar e passar momentos incríveis naquele lugar.

Como o Natal estava chegando, a professora Lívia combinou com a turmi-nha que fariam algo especial para as crianças do instituto naquele ano. Eles queriam tornar o Natal daquelas crianças, inesquecível.

A professora Lívia teve um plano e combinou com Bia, Leandro, Dani e Lu-cas que faria uma linda festa para as crianças do Cantinho da Alegria e con-taria a história do verdadeiro sentido do Natal.

Todos se animaram muito com os preparativos da programação e se de-dicaram para fazer bonito no dia da festa. Eles montaram um presépio de Natal e capricharam no figurino.

O programa foi um sucesso. As crianças do Cantinho da Alegria ficaram muito felizes com aquela festa de Natal linda e inesquecível. Eles nunca ha-viam participado de uma festa tão linda e com tantos convidados. Além dis-so, aprenderam um significado diferente sobre o Natal e descobriram seu verdadeiro sentido.

A professora Lívia aproveitou aquele momento especial para fazer uma sur-presa para a turminha. Ela entregou para cada um o chapéu oficial do Clube da Aventura e, a partir daquele momento, eles estavam oficialmente prepa-rados para representar o clube sempre que estivessem dispostos a espalhar alegria e amor por toda parte.

VERSÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

FIM!

O MAIOR

PRESENTE

Ilustração 1

Ilustração 2

Ilustração 3

Ilustração 4

Ilustração 5

Ilustração 6

Ilustração 7

Ilustração 8

Ilustração 9