aperfeiÇoamento do louvor - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · após isso...

19
APOSTILA PRATICA DE TEORIA DE TECLADO E PIANO PARA INICIANTES APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR ICM – ANCHIETA-ES ALUNO:_________________ _______________________ Autor/ Professor(a): Natália Layber Müller

Upload: ngocong

Post on 08-Feb-2018

227 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

APOSTILA PRATICA DE TEORIA DE

TECLADO E PIANO PARA INICIANTES

APERFEIÇOAMENTO

DO LOUVOR

ICM – ANCHIETA-ES

ALUNO:________________________________________ Autor/ Professor(a): Natália Layber Müller

Page 2: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

2

PIANO

TEORIA PARA INICIANTES

O primeiro passo para compreender qualquer assunto nesse instrumento, é saber onde estão localizadas as notas no teclado (Tanto o Piano quanto o Teclado ou o Cravo, Órgão, Clavicórdio, etc são instrumentos que possuem um teclado, que nesse sentido são um conjunto de teclas!).

Ao olharmos para o teclado podemos constatar facilmente que há dois tipos de teclas: Brancas e Pretas. Nosso guia para identificar as notas serão as teclas pretas.

Perceba que há um padrão na maneira como as teclas são organizadas, ora temos um agrupamento de 2 (duas) teclas pretas, ora temos um agrupamento de 3 (três) teclas pretas. Tomaremos como exemplo as teclas de um teclado de 5 oitavas:

Entendendo esse padrão, aprenderemos agora a dar nome para as teclas brancas, pois são as mais “famosas” no mundo da música.

Nosso sistema musical (ocidental de tradição européia) é organizado com o uso de 12 sons que constituem a escala cromática (em aulas futuras eu explicarei sobre ela). Mas para fins didáticos ou mesmo por uma tradição cultural que recebemos através da televisão, do cinema etc, 7 sons ficaram popularizados que são as notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Sí.

As teclas brancas são justamente esses sons, entretanto no começo de nosso aprendizado em instrumentos de tecla é extremamente comum decorarmos a localização da nota Dó e irmos contando uma por uma até encontrarmos a nota que queremos e isso nos confunde muitas vezes e “atrasa” um pouco nosso ritmo de aprendizado.

Sendo assim, proponho entendermos como funciona a organização das teclas brancas para que possamos assimilar isso rapidamente para podermos ganhar uma certa fluência e desenvoltura em nosso instrumento.

Page 3: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

3

Lembra que eu disse que iríamos nos orientar pelas teclas pretas? Pois bem, perceba que existem 3 teclas brancas que “encostam” no grupo de 2 teclas pretas ( Dó, Ré e Mi) e existem 4 teclas brancas que “encostam” no grupo de 3 teclas pretas (Fá, Sol, Lá e Si).

Perceber isso já nos ajuda a separar as teclas brancas em dois grupos: um de 3 teclas e outro de 4 teclas.

Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar esse processo precisamos entender os 3 formatos de tecla branca (que eu os nomeio: L,P e J) e quais as teclas semelhantes nesse sentido . Recomendo irem fazendo os exercícios sugeridos depois de cada explicação para não acumular no fim.

Formato L: São teclas cujo o formato nos lembram a letra L do nosso alfabeto. As teclas que possuem o formato de L são o Dó e o Fá. Perceba que o formato de L é a primeira tecla branca de um grupo de teclas pretas. Para diferenciar um do outro basta pensar que o Dó está “encostado” no grupo de 2 teclas pretas e o Fá está “encostado” no grupo de 3 teclas pretas.

Exercício: Toque as notas Dó e as notas Fá em seu teclado. Se oriente pela quantidade de teclas pretas e pelo formato das teclas brancas.

Page 4: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

4

Formato J: São teclas cujo o formato nos lembra a letra J do nosso alfabeto. As teclas que possuem o formato de J são o Mi e o Si. Perceba que o formato de J é a última tecla branca de um grupo de teclas pretas (Sempre depois de uma tecla J teremos uma tecla L, as teclas L servem como guia para começarmos um dos grupos das teclas brancas mencionados acima). Para diferenciar um do outro basta pensar que o Mí está “encostado” no grupo de 2 teclas pretas e o Si está encostado no grupo de 3 teclas pretas.

Exercício: Toque as notas Mí e as notas Sí em seu teclado. Se oriente pela quantidade de teclas pretas e pelo formato das teclas brancas.

Formato P: São teclas cujo o formato nos lembra um Picolé quadrado de cabeça para baixo ou aqueles Pirulitos macios de cabeça para baixo( na minha época chamávamos de pirulito do zorro!) Logo a letra P serve para ilustrar a semelhança de tais teclas com a primeira letra do objeto que ela nos lembra. As teclas que possuem o formato P são o Ré, o Sol e o Lá. Perceba que o formato P fica entre uma tecla L e uma tecla J, sendo no primeiro grupo de teclas brancas uma tecla P e no segundo conjunto de teclas brancas duas teclas P.

Para diferenciar um do outro basta pensar que o Ré está “encostado” no grupo de 2 teclas pretas e que o Sol e o Lá são vizinhos e estão encostados no grupo de 3 teclas pretas(o Sol é a tecla da esquerda).

Page 5: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

5

Exercício: Toque as notas Ré, Sol e Lá em seu teclado. Se oriente pela quantidade de teclas pretas e pelo formato das teclas brancas. Após estudar bem esses 3 formatos de tecla, podemos ainda para facilitar nosso raciocínio pensar da seguinte maneira:

Temos dois grupos de teclas brancas separados pela quantidade de teclas pretas.

Um possui 2 teclas pretas e o outro possui 3 teclas pretas.

o O que possui 2 teclas pretas tem 3 teclas brancas e o que possui 3 teclas pretas possui 4 teclas brancas.

Ambos grupos de teclas brancas possuem teclas no formato L, P e J.

o Pense em separar os dois grupos de tecla branca e “decore” cada um deles separado (primeiro grupo de 3 teclas brancas depois o grupo de 4 teclas brancas).

A sequência do grupo 1 de teclas brancas é LPJ, e a sequência do grupo 2 de teclas brancas é LPPJ.

GRUPO 1 GRUPO 2

Pratiquem bastante o nome das teclas brancas (Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si) e não se esqueçam que

brincar com as notas é um fator fundamental para ganharmos intimidade com o instrumento.

Não se acanhem pelo resultado sonoro, apenas se expressem sem medo para ganharem

confiança para tocar. Entender o nome das notas os ajudará a localizá-las de maneira mais

eficiente o que facilita a execução de uma música (quando você sabe quais notas tocar) e serve

como referência para aprendermos acordes, escalas e boa parte dos assuntos relacionados ao

nosso instrumento.

Page 6: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

6

ACORDES:

No Acorde, você tocará várias notas (teclas) de uma vez. O Acorde é uma sequência de notas

tocadas ao mesmo tempo.

Vamos fazer os acordes de Dó Maior, Fá Maior e Sol Maior. Em uma outra aula, aprenderemos

também porque os acordes tem esses nomes.

Para acordes iniciais, utilizamos a mão esquerda.

O primeiro acorde será o Dó Maior. Para fazer esse acorde, posicione os dedos nas notas Dó –

Mi – Sol, e toque todas as notas juntas:

Depois vamos fazer o acorde de Fá Maior. Para fazer esse acorde, posicione os dedos nas

notas Fá – Lá – Dó, e toque todas as notas juntas.

DEDOS:

Mão esquerda: 5 – 3 – 1

Mao direita: 1 – 3 -5

Page 7: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

7

E para terminar, vamos fazer o acorde de Sol Maior. Para fazer esse acorde, posicione os dedos

nas notas Sol – Si – Ré, e toque todas as notas juntas.

Agora, toque a sequência dos 3 acordes: Dó Maior, Fá Maior e Sol Maior. Como você pode

perceber, um acorde traz uma sensação de preenchimento e de base. E é exatamente essa a

função dos acordes, de criar uma base para que a melodia possa ser tocada com a mão direita.

TEORIA MUSICAL:

Música é a arte de expressar os diversos afetos (sentimentos) da nossa alma através dos sons. Divide-se em três partes:

1. Melodia - é a combinação de sons sucessivos, dados uns após os outros, isto é, a parte musicada sem letra, somente tocando-se as notas;

2. Harmonia - é a combinação de sons simultâneos, dados de uma só vez

3. Ritmo - é a combinação dos valores, nos mostrando a velocidade da melodia. Conforme foi visto, a música nada mais é que a arte do som. Propriedades do Som O som, por sua vez, possui quatro propriedades, as quais sero descritas a seguir:

1. Duração - é o tempo de produção do som. Está diretamente relacionada com o tempo e com o valor das figuras musicais (notas) que a representa. De acordo com o tempo que se prolongam, sons mais longos ou mais curtos.

2. Intensidade - é a propriedade de o som ser mais forte ou mais fraco, ou seja, se empregamos maior ou menor força na execução de uma música.

Page 8: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

8

3. Altura - é a propriedade de o som ser mais grave ou mais agudo. Ex: quando indicado sobre o pentagrama de acordo com o seu número de vibrações, é dividida em três registros; grave, médio e agudo.

4. Timbre - é a qualidade do som. Que nos permite reconhecer sua origem. É através do timbre que sabemos se o som foi produzido por um piano, um cavaquinho, uma flauta ou uma voz humana.

Veja mais algumas definições básicas:

·Escalas - São oito notas tocadas sucessivamente, ascendente ou descendente, onde a oitava nota é a repetiçãoo da primeira. ·Intervalo - Segundo Aristójenes, filósofo grego Intervalo é a distância entre dois sons. ·Semitom - É a menor distância entre duas notas. ·Tom - É a soma de dois semitons. ·Acidente - É? o nome que se dá a qualquer alteração das notas. •Bequadro - Anula o efeito tanto do sustenido (#) quanto do Bemol (b) As teclas pretas são representadas pelos sinais:

Sustenido (#) - aumenta a nota em ½ (meio) tom.

Bemol (b) - abaixa a nota em ½ (meio) tom.

"Acidentes ocorrente" -? é quando no decorrer de uma música em determinado compasso aparecem sustenido (#) ou bemol (b). Vale a alteração para qualquer nota igual ? alterada durante aquele compasso.

"Acidentes fixo" - é quando o sustenido (#) ou o bemol (b) aparece logo depois da clave, no início da música, indicando que todas as notas iguais ? alterada o serão também, a menos que venha um bequadro (? ) que valera apenas por um compasso.

A escrita de uma música é feita em cima da Pauta, que é formada por 5 linhas e 4 espaços.

PAUTA

Page 9: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

9

PAUTA Cada uma dessas linhas e desses espaços vai representar uma nota musical. Veja:

Assim, se você ver uma figura musical em cima da linha 1 (primeira de baixo) você deve saber

que deverá tocar a nota Mi no teclado. Se encontrar uma figura musical em cima do 2º espaço,

deverá tocar a nota Lá. E assim por diante.

Para entender um pouco melhor, veja a figura abaixo:

Conforme a partitura, você deverá tocar as notas: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Fá – Mi – Ré – Dó

É bem simples, mas como na escrita e na leitura convencional, precisa de um pouquinho de

prática. Mas acredite, você acostumará muito rápido.

Você lembra dos acordes tocados com a mão esquerda que aprendemos.

Então, eles também serão representados na Pauta. Eles aparecem como Cifras.

CIFRAS

Cifras são símbolos usados para a leitura dos acordes de uma música. Esses símbolos na

verdade são letras do alfabeto. Vamos substituir as notas musicais por letras do alfabeto: Dó = C

Ré = D Mi = E Fá = F Sol = G Lá = A Si = B Dessa forma, ao invés de escrevermos o acorde de

Dó Maior como: “Dó Maior”, vamos escrever como: “C”.

As Cifras ficarão acima da pauta (GERALMENTE)

Page 10: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

10

Com isso, na Pauta encontraremos: Figuras Musicais: representam as notas musicais tocadas

com a mão direita. Cifras: representa os acordes tocados com a mão esquerda.

Nem sempre a pauta é suficiente para conter todas as notas, acrescentam-se então outras

linhas e espaços que denominamos SUPLEMENTARES superiores e inferiores:

Observação: As linhas e espaços superiores contam-se de baixo para cima e quando inferiores,

contam-se de cima para baixo. Não existe limites para as linhas suplementares superiores e

inferiores, mas geralmente só se costuma usar 5 linha.

Assim, completamos a escritas das duas mãos: As figuras musicais escritas na Pauta vão

representar as notas que tocaremos com a mão direita, e as Cifras escritas acima da Pauta,

serão os acordes que tocaremos com a mão esquerda.

Quando você tocar a primeira Dó com a mão direita, você tocará o acorde de C (Dó Maior) com

a mão esquerda.

Depois disso, você seguirá tocando as notas da pauta com a mão direita, e quando você chegar

na nota Sol, você tocará o acorde G (Sol Maior) com a mão esquerda:

O teclado é um dos instrumentos mais FÁCEIS DE SE APRENDER a tocar. Basta, por exemplo,

entender se como se acordes e conhecer alguns conceitos básicos para conseguir acompanhar

muitas músicas que ouve todos os dias. No entanto, o teclado é um dos instrumentos mais

difíceis de se dominar. Nos grupos musicais, é frequente a expressão “é muita tecnologia na

Page 11: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

11

mão de uma pessoa só”. Ou seja, é muito raro encontrar tecladista que utilizem todos os

recursos do instrumento com técnica e bom gosto.

A sequencia DO, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI é repetida varias vezes no teclado. Cada vez que se

repete a mesma nota na sequencia. Ex.: de DÓ a DÓ essa repetição é chama de oitava,

portanto um teclado de 61 teclas possui 5 oitavas, que começam com sons graves e terminam

com sons agudos.

ACIDENTES ( teclas pretas)

As teclas pretas do teclado representam uma alteração nos sons das teclas brancas, aumento

ou diminuindo sua tonalidade

SUSTENIDOS (#)

Aumenta a nota em meio (1/2) tom ( da esquerda pra direita)

Chama-se DÓ SUSTENIDO nota dó aumentada meio (1/2) tom

Chama-se DÓ BEMOL diminui a nota em meio (1/2) com ( da direita pra esquerda)

Então : o DÓ SUSTENIDO é o mesmo que RÉ BEMOL / e o DÓ BEMOL é o mesmo que SI.

... e assim funciona em todas as notas!! E assim vai-se montando os acordes de acordo com as notas de base, as teclas

brancas!!!

CLAVE

Clave é um sinal que se coloca no princípio da Pauta para dar nome ? s notas.

Nas músicas de piano e usam-se duas claves a de Sol e Fá e nas músicas para teclado usa-se

apenas a Clave de Sol por que a clave de fá é substituída pelas cifras.

Page 12: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

12

Vamos conhecer agora essas claves:

Clave de Sol

A Clave de Sol é usada para os sons agudos e alguns dos instrumentos, cujos sons são

anotados na Clave de Sol são: clarinete, flauta, harmônica (gaita).. No teclado e piano ela é

usada geralmente para tocar a melodia.

Clave de Fá

A clave de fá por sua vez é utilizada por instrumentos graves como contrabaixo, trombone,

fagote, tuba etc...No piano ela é usada para mostrar as notas mais graves da música, que no

teclado é substituído por cifras.

Veja agora aonde estão localizadas todas as notas nessas claves:

Observe que a localização das notas nas claves de SOL e FA modificam , de acordo com a

clave usada. Ou seja, onde é DÓ na clave de sol, será a nota MI na clave de fá, etc.

Page 13: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

13

Notas ou figuras musicais

As figuras musicais são sinais que estabelecem a duração do som e do silêncio. Chamam-se

também Valores. Os valores podem ser Positivos e Negativos.

Valores positivos - São as figuras das notas, que representam ? duração do som.

Valores negativos - São as figuras de pausas que representam ? duração do silêncio.

Veja abaixo o diagrama que mostras as principais figuras e seus valores:

Compasso

Um trecho musical consta de partes iguais chamadas compassos, que são separados por linhas

verticais denominadas Barras ou Travessões.

No final de um trecho usa-se colocar 2 Travessões: Travessão duplo

Signos de compassos

Quase sempre compassos são representados por frações ordinárias, sendo que o numerador

indica ? quantidade dos valores que entram no compasso e o denominador a qualidade.

Os compassos podem ser Binários, Ternários e Quarternários, e os mais usados são:

Valores das Notas e Pausas

Vamos aprender agora os valores das notas e pausas. As notas representam o Som, e as

Pausas o silêncio. Elas tem o mesmos valores.

Os valores das notas e pausas abaixo, referem-se ao compasso quartenário (4/4, C ou 4).

Page 14: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

14

Duração das notas

Tempo é a unidade usada para determinar a duração de uma nota. Por exemplo: 1 tempo, 2

tempos, 2 tempos e meio, meio tempo, etc... Cada música possui um tipo de andamento típico.

Por exemplo, quando se dança uma valsa conta-se 1, 2, 3,? pois esse é o andamento da valsa:

3 tempos. Na maioria das músicas, o andamento típico é de 4 tempos.

O sinal localizado acima da colcheia e semicolcheia é chamado de bandeirola. Cada sinal

desses faz com que a nota seja dividida pela metade. Por exemplo: semínima (sem bandeirola)

1 tempo.

Colcheia (1 bandeirola) 0,5 tempo.

Semicolcheia (2 bandeirolas) 0,25 tempo.

As notas com bandeirolas só são simbolizadas da forma mostrada acima quando estão próximas

a outras notas com bandeirola (ficam ligadas para facilitar a visualização). Só se pode ligar as

notas quando a primeira nota está numa das cabeças do compasso (ex: 1, 2, 3, 4). As

bandeirolas só podem ser ligadas de 2 em 2 ou de 4 em 4.

Sabendo que uma semibreve equivale 4 tempos, a mínima terá a metade do valor da semibreve

e a semimínima terá metade do valor da mínima e assim por diante. Veja o exemplo no desenho

abaixo:

Page 15: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

15

Lembrando o Dó central está no centro do seu teclado. É uma tecla branca antes de duas teclas

pretas. Este Dó serve de ponto de partida para nomear e localizar as notas tanto da mão direta

quanto da mão esquerda.

Agora que você já sabe ler partituras, podemos iniciar a parte prática do curso.

TREINE nomeie as notas abaixo – E identifique no inicio da pauta a duração das notas:

Page 16: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

16

ACORDES GERAIS PARA TREINAR:

Acorde é um conjunto de notas, tocadas juntas ou arpejadas (tocando uma nota após a outra),

seguindo alguns princípios para a sua formação.

Acorde Maior - é representado pena nota apenas . EX: C, D, E, F...

Acorde Menor (m)

O acorde menor é representado pela letra? "m" minúscula (Exemplo Cm, Dm, Em, Bm, e muitos

outros

Dica : memorize os acordes básicos ( compostos pelas teclas brancas do piano) e mude a

posição do dedo 3, aumentando ou diminuindo ½ tom onde localiza-se esse dedo DO MAIOR

: diminui uma tecla (1/2 tom) da posição do dedo 3!!

Acorde Sustenido (#)

É um acorde normal apenas elevando-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde – ½ é o

mesmo que uma tecla do piano!

Acorde Bemol (b)

É um acorde normal apenas diminuindo-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde.

Page 17: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

17

Acorde Maior Com Sétima (7)

É apenas o acréscimo de uma quarta nota no acorde.

Dica: identifique a oitava do acorde e diminue 1 tom da quarta nota!! EX.: DÓ a DÓ, diminuindo

um tom da quarta nota ela irá para Bb.

Acorde Menor Com Sétima (m7)

É apenas o acréscimo de uma quarta nota no acorde menor. – funciona igual ao acorde maior.

PS.: O que diferencia um acorde maior de um acorde menor é a terça (3a nota do acorde), no

acorde menor ela é diminuída meio tom.

Page 18: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

18

TODOS OS ACORDES:

ACORDES MAIORES

ACORDES MENORES

ACORDES COM SETIMA (7)

Page 19: APERFEIÇOAMENTO DO LOUVOR - icmanchieta.com.bricmanchieta.com.br/arquivos/piano.pdf · Após isso vamos entender a organização em cada um desses grupos e para facilitar ... toque

19

ACORDES COM INVERSÃO

Mão Direita (acorde na 1a inversão)

A mão direita tocará o mesmo acorde, no caso C, na primeira inversão, arpejado ou batido.

TOCANDO EM DÓ:

Tocando em F

DICA: É SÓ IR COMPLETANDO O ACORDE COM A MAO DIREITA ATÉ

TERMINAR COM A NOTA INICIAL DO ACORDE, esse acorde não é uma oitava

pois apresenta 6 notas, e não quatro!