“educação não muda o mundo. · elaborar o pdi é garantir que o aluno terá eliminadas as...

53

Upload: others

Post on 05-Jan-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário
Page 2: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

“Educação não muda o mundo.

Educação muda pessoas.

Pessoas mudam o mundo.”

Paulo Freire

Page 3: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

SUMÁRIOApresentação

Público Alvo da Educação Especial

Responsáveis pelo planejamento

O Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno:A. Quem é o aluno?

B. Perspectiva Médica / Diagnóstico

C. Avaliação Diagnóstica Inicial- Função Cognitiva: Percepção- Função Cognitiva: Atenção- Função Cognitiva: Linguagem- Função Cognitiva: Raciocínio Lógico- Aspectos Motores e Psicomotores- Aspectos Interpessoais / Afetivos / Sociais

D. Plano Pedagógico Especializado- Organização do atendimento- Ações necessárias- Organização do atendimento: O que? e Como?- Conteúdo escolar- Organização do atendimento: Atividades Diferenciadas/Adaptadas- Organização do atendimento: Metodologia do trabalho

E. Estratégias para avaliação formativa- Procedimentos de avaliação: Prova- Procedimentos de avaliação: Observação e registro- Procedimentos de avaliação: Trabalhos e provas operatórias- Procedimentos de avaliação: Autoavaliação e Avaliação compartilhada- Procedimentos de avaliação: Variáveis

F. Adequações curriculares- No projeto político pedagógico- No currículo da classe- No nível individual- De acesso ao currículo- Na temporalidade- De Pequeno Porte e Grande Porte

Considerações finais

Bibliografia consultada

Page 4: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

Olá educador!Eu sou a Ana Paula Patente edurante os mais de 10 anos quetrabalho com a inclusão escolartenho notado uma grandedificuldade em tornar a inclusãoefetiva nos ambientes escolares.

Ao analisar essas dificuldades deimplantação do atendimentopercebi que o maior problemanão está em não fazer, mas emnão saber como fazer!

São 10 anos de conversa com osprofissionais da escola e todos sãounânimes, tanto diretores, comosupervisores, especialistas eprofessores em relatar adificuldade de colocar emprática o que precisa ser feitopara atender aos alunos.

Page 5: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

Notei também que asinformações e orientações quedeveriam ser repassadas, nãochegavam de forma íntegra aosque precisavam delas.

Então tomei duas decisões. Aprimeira seria que as formaçõesdeveriam ser direcionadas aosprofissionais em sala de aula e asegunda que deveríamos focar otrabalho em ensinar o como fazer.

O resultado destas mudançasforam excelentes e começamos anotar uma mudança muitosignificativa na atuação doprofessor, no entanto, era precisomais.

Sendo assim, decidi estruturarworkshops onde mais pessoaspodem se reunir e juntas aprenderde forma coletiva e acelerada.

O Plano de DesenvolvimentoIndividual do aluno, é umdocumento obrigatório e defundamental importância para

Page 6: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

garantir o percurso escolar doaluno público alvo da educaçãoespecial.

Ele deve ser elaborado desde oinício da vida escolar e seratualizado conforme os avanços,progressos e aprendizado ouconforme necessidades derevisão do que foi ensinado e nãofoi aprendido.

Um dos principais objetivos aoelaborar o PDI é garantir que oaluno terá eliminadas as barreirasatitudinais, curriculares earquitetônicas, e para isso, seránecessário elaborar umdocumento único epersonalizado à necessidade eparticularidade de cada aluno.

É por isso que o PDI não pode servisto como um documentofechado, rígido e inalterável, masuma ferramenta que acompanhao progresso em tempo real.

Page 7: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

A ideia dessa proposta é oferecera você um roteiro que garanta olevantamento de informaçõespara organização e conduçãoda prática educacional doprofissional do AtendimentoEducacional Especializado.

Portanto, utilize esta ferramentade forma consciente, planejada,intencional, estruturada, ética epolítica. Avance quando precisaravançar, interrompa quando fornecessário, recomece, façaescolhas e trace novos caminhos.

Ana Paula PatentePedagoga

Personal Coach 3.0

Idealizadora do Inclusão na Prática

WWW.INCLUSAONAPRATICA.COM.BR

Page 8: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A legislação vigente considera público-alvo da educaçãoespecial os alunos que apresentam quadros deDeficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento eAltas Habilidades / Superdotação.

O Atendimento Educacional Especializado - AEEoferecido ao público alvo da educação especial nãosubstitui a escolarização realizada em classe comum,mas tem a função de viabilizar uma melhoriasignificativa na qualidade da educação oferecida a estesalunos.

O AEE tem como função também trazer um norteorientação na organização da oferta educacional que osistema de ensino demanda.

É importante compreender que alunos que não seencaixam no perfil do público alvo devem ser atendidosatravés de intervenções pedagógicas ou outrosprogramas estabelecidos para vencer dificuldades deaprendizagem ou alunos que não foram alfabetizados.

Page 9: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

DEFICIÊNCIAS:

+ CEGUEIRA:Ausência total de visão atéa perda da percepçãoluminosa.

+ BAIXA VISÃO:Comprometimento dofuncionamento visual deambos os olhos, após amelhor correção.Possui resíduos visuais quepermitem a leitura detextos impressosampliados ou com o uso derecursos ópticos.

+ SURDOCEGUEIRA:Trata-se de deficiênciaúnica, caracterizada peladeficiência auditiva evisualconcomitantemente.

+ DEFICIÊNCIA AUDITIVA:Consiste na perdabilateral, parcial ou total,de 41 dB até 70 dB, aferidapor audiograma.

PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIALO estudante queapresenta uma perda leveou moderada terádificuldade de perceberigualmente todos osfonemas das palavras.Poderá utilizar a línguaoral, apresentandodificuldades na articulaçãodas palavras, na leitura ena escrita.

+ SURDEZ:Consiste na perda auditivaacima de 71 dB, aferida poraudiograma nasfrequências de 500Hz,1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.O estudante queapresenta este nível deperda auditiva nãoconsegue entender a vozhumana, bem comoadquirir a língua oral. Emgeral, utiliza a LínguaBrasileira de Sinais –Libras, como forma decomunicação. A línguaportuguesa será utilizadacomo segunda língua.

Page 10: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

+ DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:Incapacidade caracterizadapor limitações significativasno funcionamento intelectuale no comportamentoadaptativo, e está expressanas habilidades práticas,sociais e conceituais,originando-se antes dosdezoito anos de idade. (AAMR,2006).

+ DEFICIÊNCIA FÍSICA:Consiste na alteraçãocompleta ou parcial de umou mais segmentos do corpohumano, acarretando ocomprometimento da funçãofísica, apresentando-se sob aforma de paraplegia,paraparesia, monoplegia,monoparesia, tetraplegia,tetraparesia, triplegia,triparesia, hemiplegia,hemiparesia, ostomia,amputação ou ausência demembro, paralisia cerebral,

nanismo, membros comdeformidade congênitaou adquirida, exceto asdeformidades estéticas eas que não produzemdificuldades para odesempenho das funções.

+ DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA:Consiste na associação,de dois ou mais tipos dedeficiência (intelectual /visual / auditiva / física).

TRANSTORNO GLOBAL DODESENVOLVIMENTO (TGD)

A. AUTISMO INFANTIL:Caracteriza-se por umcomprometimento dasrelações interpessoais ediversas alterações decomunicação, delinguagem e decomportamento, inclusiveestereotipias motoras.

PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Page 11: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

+ B. SÍNDROME DE RETT:Ausência de atividadefuncional com as mãos,isolamento, regressão da falae das habilidades motorasadquiridas,comprometimento dasrelações sociais, dodesenvolvimento mental emicrocefalia progressiva.

+ C. SÍNDROME DE ASPERGER:Está relacionada com oautismo, diferenciando-sedesse por apresentaralterações formais dalinguagem e na interaçãosocial.

+ D. TRANSTORNO DESINTE-GRATIVO DA INFÂNCIA:Caracteriza pela perda defunções e capacidadesanteriormente adquiridaspela criança. Apresentacaracterísticas sociais,comunicativas ecomportamentais tambémobservadas no Autismo.

Inclui Demência Infantil,Psicose Desintegrativa,Síndrome de Heller ePsicose Simbiótica.

ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃOCaracteriza-se pelopotencial elevado nasdiferentes áreas de seuinteresse, isoladas oucombinadas entre si, taiscomo: realização deoperações lógicas,talento nas artesplásticas e na música,habilidades de liderança ecomunicação, capacidadede autopercepção eempatia, entre outras.Também apresentaelevada criatividade,grande envolvimento naaprendizagem erealização de tarefas emáreas de seu interesse.

PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Page 12: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PROFISSIONAL

DO AEE

PROFESSOR REGENTE

ESPECIALISTA

FAMÍLIA

RESPONSÁVEIS PELO PLANEJAMENTO

Quando o aluno é matriculado na escola ele éautomaticamente associado a uma sala de aula eprofessor. Não é mesmo? Não é diferente com o alunopúblico alvo da educação especial. O caminho éexatamente o mesmo.

E porque estou dizendo isso? Porque desde já é importantecompreender e deixar claro que todos são responsáveispela escolarização do aluno. Inclusive o responsável peloconteúdo/disciplina, que é o professor da turma.

Page 13: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO

As informações prestadas aqui devem prezar pelafidedignidade das fontes, uma vez que elas vão contribuir naelaboração de uma intervenção efetiva.

Aqui vamos descobrir todos os fatores orgânicos, psíquicose sociais que influenciam no desenvolvimento da criança.

Para iniciar um trabalho pedagógico especializado eindividualizado é importante que o professor entenda comoele funciona e para que serve cada sessão que ele vaipreencher no planejamento.

Isso porque, desenvolver um Planejamento Individual paraacompanhamento do desenvolvimento educacional doaluno não é simplesmente elaborar um documento à partirde um roteiro.

E é importante chamar a atenção para esse fato, pois nãopodemos permitir que ele seja um documento elaboradoapenas para cumprir uma obrigação.

Portanto, não o faça por fazer, não o faça apenas paracumprir uma exigência ou obrigação. Faça comcompromisso e responsabilidade profissional, sabendo queé através dele que o aluno terá acesso a um desempenhoeducacional de qualidade e que o permitirá alcançar osníveis mais elevados de educação.

Page 14: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

A. QUEM É O ALUNO?

Pode ser que esse seja o primeiro contato que vocêprofessor terá com o aluno e com seu familiar (mãe, pai,cuidador/tutor) e é de extrema importância criar um climade conforto e ambiente acolhedor para que todos se sintamaceitos.

Talvez esse também seja o primeiro contato do aluno com oambiente escolar ou ainda, ele venha de uma experiênciaruim com a escola anterior e é nossa responsabilidadeprofissional.

Por isso é importante mostrar, tanto para o aluno comopara a família, que apensar da deficiência ou da condiçãoem que ele se encontre, é possível que ele possa pensarnum futuro educacional melhor e mais acessível.

Page 15: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

DADOS PESSOAIS DO ALUNO+ Nome da escola:

___________________________________

+ Endereço da escola:

___________________________________

+ Nome Completo do Aluno:

___________________________________+ Endereço: Completo:

___________________________________

+ Data de Nascimento: ____/____/____

+ Ano de escolaridade: ________ Turno: ______

+ Idade que iniciou a escolarização: ___________

+ Responsável legal

___________________________________

Page 16: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

DADOS FAMILIARES+ Nome da mãe / cuidadora / Responsável legal:

___________________________________

+ Profissão: ____________________________

+ Escolaridade: _____________ Idade: ______

+ Nome do pai / cuidador / Responsável legal::

___________________________________

+ Profissão: ____________________________

+ Escolaridade: _____________ Idade: ______

+ Tem irmãos? _______ Quantos? ________

+ Algum possui deficiência? _____

+ Qual? _______________________________

Page 17: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

DADOS PESSOAIS DO ALUNOHISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO

+ Descreva brevemente a história de vida do aluno e atualize sempre que necessário.

(Considere informações como: Gestação,nascimento, hospitalizações, cirurgias, doenças,histórico familiar, terapias e atendimentos querecebe, etc.)

Page 18: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

É importante destacar que embora a perspectiva médica/ diagnóstico tenha fundamental importância para adefinição da deficiência ou do transtorno, não é ele quedefine se vai haver aprendizado ou não.

Seu foco está em conhecer o diagnóstico para buscarmosa intervenção que seja mais adequada à necessidadeeducacional do aluno em decorrência do diagnóstico.

Por isso, não supervalorize o diagnóstico em detrimentodo potencial que o aluno pode alcançar ao propormospara ele uma intervenção eficiente e que promova o seudesenvolvimento.

B. PERSPECTIVA MÉDICA / DIAGNÓSTICO

Page 19: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PERSPECTIVA MÉDICA / DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO CLÍNICO:

Transtornos Globais do desenvolvimento+ ( ) Transtorno do Espectro do Autismo+ ( ) Síndrome de Asperger+ ( ) Síndrome de Rett+ ( ) Transtorno Desintegrativo da Infância

+ Deficiência+ ( ) Cegueira+ ( ) Baixa Visão+ ( ) Surdez+ ( ) Deficiência Auditiva+ ( ) Deficiência Física+ ( ) SurdoCegueira+ ( ) Deficiência Intelectual (inclui Síndrome de Down)

+ Origem das Informações+ ( ) Médico+ ( ) Psiquiatra+ ( ) Psicólogo+ ( ) Fonoaudiólogo+ ( ) Outro Profissional _________________

Page 20: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

FAZ USO DE MEDICAMENTOS+ ( ) Sim ( ) Não+ QUAL: _____________________________+ O medicamento interfere no processo de

aprendizagem? Explique.

TEM OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE+ ( ) Sim ( ) Não+ QUAL: _____________________________

OUTRAS NECESSIDADES+ ( ) Faz uso de cadeira de rodas+ ( ) Tem comunicação verbal/oral+ ( ) Dependente na alimentação+ ( ) Dependente na higiene+ ( ) Faz uso de fraldas+ ( ) Outro tipo de dependência: ___________

PERSPECTIVA MÉDICA / DIAGNÓSTICO

Page 21: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

Aqui apresentamos umasequência de referênciaspara a elaboração de umaAvaliação Diagnóstica Inicial.

Elas servem apenas comoparâmetro para a avaliaçãodiagnóstica e pode seracrescentadas a elas outrasinformações que foremnecessárias.

Esse é o momento em que oprofessor terá paraaprofundar no conhecimentosobre o aluno, sobre suasnecessidades de adaptação,suas limitações e suaspotencialidades.

Os quadros apresentadosforam elaborados de formadidática para facilitar a

compreensão doselementos importantesde serem descritos nessemomento.Sendo assim, use essaferramenta comosubsídio para aelaboração do texto quevai amparar a avaliaçãopedagógica do aluno.

Por meio dos dadoscoletados nesse processoinicial de avaliação épossível identificar quaisserão os melhoresrecursos, estratégias emetodologias adequadosà necessidadeeducacional especial decada aluno e favorecer oseu desenvolvimentoescolar.

C. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 22: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

+ Analise os conhecimentos e capacidades doaluno com base no roteiro abaixo:

FUNÇÃO COGNITIVA: PERCEPÇÃO

Considere os seguintes aspectos ao avaliar o aluno: percepção

visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.

PERCEPÇÃO DIFICULDADES POTENCIALIDADES COMO VENCÊ-

LAS

VISUAL

AUDITIVA

TÁTIL

CINESTÉSICA

ESPACIAL

TEMPORAL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 23: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

+ Conhecimento e capacidades do aluno:

FUNÇÃO COGNITIVA: ATENÇÃO

Considere os seguintes aspectos ao avaliar o aluno: Manutenção do

foco, concentração e compreensão de ordens.

ATENÇÃO DIFICULDADES POTENCIALIDADES COMO VENCÊ-LAS

MANUTENÇÃO DE

FOCO

CONCENTRAÇÃO

COMPREENSÃO

DE ORDENS

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 24: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

+ Conhecimento e capacidades do aluno:

FUNÇÃO COGNITIVA: LINGUAGEM

Considere os aspectos relacionados com a expressão e

compreensão da língua portuguesa.

LINGUAGEM DIFICULDADES POTENCIALIDADES COMO VENCÊ-LAS

ORALIDADE

LEITURA

ESCRITA

Considere ainda conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais

e uso de outros recursos de comunicação, como Braille e Sistemas

de Comunicação Alternativa e Suplementar.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 25: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

+ Conhecimento e capacidades do aluno:

FUNÇÃO COGNITIVA: RACIOCÍNIO LÓGICO

Considere os seguintes aspectos ao avaliar o aluno: capacidade de

conclusões lógicas; compreensão de enunciados; resolução de

problemas cotidianos; resolução de situações-problema,

compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e de

enunciados, causalidade, sequência lógica etc.

RACIOCÍNIO

LÓGICO

DIFICULDADES POTENCIALIDADES COMO VENCÊ-LAS

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 26: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

+ Conhecimento e capacidades do aluno:

ASPECTOS MOTORES E PSICOMOTORES

Considere os seguintes aspectos ao avaliar o aluno: postura,

locomoção, manipulação de objetos e combinação de movimentos,

lateralidade, equilíbrio, orientação espaço temporal, coordenação

motora, flexibilidade, tonicidade, movimentos involuntários, domínio

de esquema corporal.

DESCRIÇÃO DIFICULDADES POTENCIALIDADES COMO VENCÊ-LAS

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 27: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

+ Conhecimento e capacidades do aluno:

ASPECTOS INTEREPSSOAIS / AFETIVOS / SOCIAIS

Considere os seguintes aspectos ao avaliar o aluno: Auto-imagem,

auto-estima, empatia, persistência para atingir objetivos, controle

das emoções, reação à frustração, isolamento, medos, fobias,

delírios.

DESCRIÇÃO DIFICULDADES POTENCIALIDADES COMO VENCÊ-LAS

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Page 28: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

O Planejamento Pedagógico Especializado é elaboradocom a intenção de definir recursos e atividadesnecessários para o atendimento das necessidadeseducacionais específicas do aluno.

Ao pensar no planejamento pedagógico nossapreocupação principal deve focar em organizar o espaço, otempo, os materiais, as atividades, as estratégias detrabalho e propor novas ações a partir da reflexão dotrabalho diário.

O planejamento deve ser flexível, aberto a uma análisecrítica, ao aperfeiçoamento das práticas metodológicas epedagógicas e à contribuição das crianças. Ele deve servirpara o educador desenvolver uma análise crítica do seutrabalho.

D. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

Page 29: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

Tipo de AEE( ) Sala de Recursos Multifuncional( ) Professor Intérprete de Libras( ) Professor de Apoio( ) Outro: ______________________

Frequência do atendimento em Sala de Recursos( ) 2 vezes por semana( ) 3 vezes por semana( ) 4 vezes por semana( ) 5 vezes por semana

Tempo do atendimento( ) 50 minutos( ) acima: ______________________

Composição do atendimento( ) Atendimento Individual( ) Atendimento grupal( ) Outro: ______________________

Page 30: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

AÇÕES NECESSÁRIAS

+ Faça um levantamento das ações que já são/foramtrabalhadas e das que precisam ser desenvolvidas com oaluno no que diz respeito à aprendizagem e aodesenvolvimento global do aluno.

ÂMBITOS

AÇÕES

NECESSÁRIAS JÁ

EXISTENTES

AÇÕES NECESSÁRIAS

QUE PRECISAM SER

DESENVOLVIDAS

ESCOLA

SALA DE AULA

FAMÍLIA

SAÚDE

Page 31: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: O QUE? E COMO?

Descreva os objetivos que deseja alcançar com o aluno em cadaárea, levando em consideração as dificuldades e potencialidadesanteriormente levantadas.

ÁREA DIFICULDADE O QUE SERÁ

DESENVOLVIDO?

COMO SERÁ

DESENVOLVIDO?

COGNITIVA /

METACOGNI

TIVA

MOTORA /

PSICOMOTORA

INTEREPSSOAL

/ AFETIVA /

SOCIAL

COMUNICA

CIONAL

Page 32: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADOCONTEÚDO ESCOLAR

Para falar de um Planejamento Pedagógico mais efetivo, talvezseja interessante considerar as necessidade de AdaptaçõesCurriculares, porém nada disso pode ser pensado se nãoconsiderarmos o aluno como um todo. Por isso é fundamentalconhecer o aluno de forma integral.

No entanto, ao se preparar para elaborar o PlanejamentoPedagógico o professor deve ter em mente que o currículo aser desenvolvido é o mesmo da turma. O que varia, serealmente houver necessidade, é a abordagem, a metodologia,as adaptações, sejam elas de Pequeno ou de Grande Porte.

Assim, o que não pode acontecer, de maneira alguma, é aproposição de um currículo diferente ou paralelo ao que osdemais alunos estão recebendo.

Só assim será possível garantir o acesso igualitário para todos,evitando assim a segregação e a discriminação em função dadeficiência.

Page 33: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

CONTEÚDO ESCOLAR

Defina quais serão as estratégias metodológicas a serem utilizadaspara elaborar o planejamento da ação pedagógica e garantir aparticipação do aluno em todas as atividades relacionadas aosconteúdos escolares.

CONTEÚDO ESCOLAR DIFICULDADE...O QUE SERÁ

DESENVOLVIDO?

COMO SERÁ

DESENVOLVIDO?

LÍNGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS / BIOLOGIA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Page 34: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: ATIVIDADES DIFERENCIADAS / ADAPTADAS

Descreva as atividades que pretende desenvolver:

( ) Comunicação Alternativa( ) Tecnologia Assistiva( ) Informática Acessível( ) Libras( ) Adequação de material escolar( ) Adequação de equipamentos( ) Outras: ____________________________________

Page 35: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: METODOLOGIA DE TRABALHO

Agora que foram levantadas as necessidadeseducacionais especiais que o aluno necessita paradesenvolver o aprendizado, descreva o plano de açãometodológico que será elaborado para o aluno.

Page 36: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

E. ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA

A avaliação formativa considera as peculiaridades, osritmos, as potencialidades, as limitações e outras barreirasque possam limitar o acesso ao processo de escolarização.

Avaliação de monitoramento tem a ver com considerar odesenvolvimento do aluno no processo de construção doconhecimento e avaliar continuamente os avanços eprogressos alcançados.

Ao tornar contínuo o processo de avaliação o professor serácapaz de acompanhar o desenvolvimento e o aprendizado eassim recalcular a rota de aprendizagem caso o alunoapresente sinais de que não está avançando.

Page 37: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

PROVA

As adaptações relativas ao processo de avalição formativaabrangem, entre outros:

+ Dilação do tempo destinado à prova;

+ Prova oral;

+ Uso de materiais concretos ou recursos pedagógicos quefacilitam o raciocínio;

+Uso de recursos tecnológicos (lupa eletrônica, calculadora,gravador, computadores com softwares leitores de telas, etc.);

+ Uso de recursos humanos (ledor ou intérprete de Libras);

+ Adaptações na forma da prova (ampliação da fonte, uso dedesenhos, ou pictogramas, provas em braile ou em outrosmeios de comunicação);

+ Adaptações no conteúdo da prova ou até mesmo supressãode conteúdos conforme a necessidade especial do aluno.

Page 38: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÃO E REGISTRO+ A observação do processo de aprendizagem feita peloprofessor deve ser devidamente registrada. Portfólio,maquetes, fotos, gravações em áudio e em vídeos, fichasdescritivas, relatórios individuais, caderno ou diário decampo podem ser utilizados com a finalidade avaliativapara comprovar a participação e o desenvolvimento doaluno.

ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Page 39: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

TRABALHOS E PROVAS OPERATÓRIAS(INDIVIDUAIS E/OU EM GRUPOS)

+ São atividades e instrumentos importantes no processode aprendizagem de alunos com deficiência, poismaximizam a participação e as trocas de conhecimento.Nesses casos, a mediação do professor estimula aaprendizagem.

ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Page 40: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO COMPARTILHADA+ Ouvir o próprio aluno e os seus colegas sobre as suasfacilidades e dificuldades na aprendizagem propicia aoprofessor refletir sobre o processo de ensino.

+ Compartilhar suas considerações com a família e atémesmo com outros profissionais que ofertam oatendimento traz ao professor a possibilidade deconhecer a opinião de atores externos ao processo que,somada ao parecer dos profissionais da educação, ajudaa construir um processo educacional mais próximo àrealidade e necessidade dos alunos.

ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Page 41: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

VARIÁVEIS+ A avaliação educacional da aprendizagem é uminstrumento que permite à escola intervir, rever e refazer,sempre que necessário, o percurso escolar de modo que oaluno passe por um processo avaliativo condizente comsuas possibilidades.

+ Identifica se o aluno aprendeu o conteúdo;

+Identifica se o aluno não aprendeu e estabelece novosprocessos, novas estratégias e traça novas rotas quelevem o aluno ao aprendizado.

ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Page 42: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

F. ADEQUAÇÕES CURRICULARES

As adequações curriculares estão relacionadas àspossibilidades educacionais de atuar diante dasdificuldades de aprendizagem dos alunos.

Elas pressupõem adequações ao currículo regular,quando necessário, para torná-lo apropriado àspeculiaridades dos alunos com necessidadeseducacionais especiais.

A sala de aula é o principal lugar onde se verifica aocorrência do ensino aprendizado. Paralelamente, é nelatambém que acontece a convivência entre alunos eprofessores. É por isso, que a escolarização não podeacontecer aleatoriamente, mas deve ser mediada porprocessos que envolvem organização da rotina, dosmétodos, das estratégias e dos recursos pedagógicosque vão garantir que o aprendizado realmente vaiacontecer.

Page 43: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

Elas devem ocorrem em três níveis do planejamentoeducacional:

1. No Projeto Político Pedagógico (currículo escolar);

2. No currículo desenvolvido na sala de aula;

3. No nível individual.

ADEQUAÇÕES CURRICULARES

Page 44: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

1. NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

+ São ações que flexibilizam o currículo para que elepossa ser desenvolvido em sala de aula e atender àsnecessidades de cada aluno;

+ A escola favorece e estimula a diversificação detécnicas, metodologias, procedimentos e estratégiasde ensino, organização dos recursos materiais, formasde agrupamento, etc.

ADEQUAÇÕES CURRICULARES

Page 45: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

2. NO CURRÍCULO DA CLASSE

+ As adequações aqui são as realizadas pelo professorna sala de aula.. Tem como foco a organização e osprocedimentos didático-pedagógicos que serãoadotados para que o aluno participe de forma efetiva.

ADEQUAÇÕES CURRICULARES

Page 46: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

3. NO NÍVEL INDIVIDUAL+ Aqui as adequações tem foco na atuação do professor

que identifica os fatores que interferem no processo deaprendizagem do aluno.

+ Devem ser considerados os seguintes aspectos:+ O nível de competência curricular do aluno;+ As alterações graduais e processuais no aprendizado

ADEQUAÇÕES CURRICULARES

Page 47: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

DE ACESSO AO CURRÍCULO

+ Correspondem ao conjunto de modificações nos elementosfísicos e materiais do ensino;

+ Recursos pessoais do professor para preparar as atividadescom os alunos;

+ Podem ser materiais, espaciais ou de comunicação;

+ São alteráveis para atender às necessidades educacionaisespeciais.

Exemplos:

+ Favorecer a participação nas atividades escolares;

+ Propiciar o mobiliário específico necessário;

+Adaptar materiais de uso comum em sala de aula;

+ Adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos que não possuem comunicação oral.

ADEQUAÇÕES CURRICULARES

Page 48: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

NA TEMPORALIDADE

As adequações curriculares na temporalidade podem ser dedois tipos:

A. No tempo previsto para a realização das atividades ouconteúdos

Constituem estratégias necessárias quando os alunosapresentam sérias dificuldades para aprender ou quando asdemandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecera inclusão do aluno.

B. No percurso escolar (Flexibilização do tempo escolar)

Ajuste no tempo de escolaridade para que o aluno adquiraconhecimentos e habilidades que dependem do ritmopróprio ou do desenvolvimento de um conhecimento prévioque seja indispensável para novas aprendizagens.Essa flexibilização prevê a possibilidade de permanência deaté 50% no tempo escolar, conforme previsto em lei.

ADEQUAÇÕES CURRICULARES

Page 49: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

ADEQUAÇÕES DE

PEQUENO PORTE

Essas adaptações sãoaquelas derepsonsabilidade doprofessor executar paraque todos os alunostenham oportunidades deaprendizagem.

Elas constituem emmodificações que oprofessor realiza nocurrículo, com o objetivo defavorecer a participaçãoativa e o aprendizado doaluno.

ADEQUAÇÕES DE

GRANDE PORTE

As Adaptações de GrandePorte dizem respeito àsmodificações que envolvemações de natureza política,administrativa, financeira eburocrática, etc.

Isso significa que muitasdessas adaptações, emborapossam ser observadas eregistradas pelo professor,ele talvez não tenhaautonomia para executá-las.

ADEQUAÇÕES CURRICULARESAs adequações curriculares podem também ser classificadascomo sendo de pequeno porte e grande porte. Cada umadelas tem um papel importante no processo deescolarização e permitem que o acesso ao currículo aconteçade forma a garantir o desempenho educacional de cadaaluno.

Page 50: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

Que bom quechegamos ao fim, mas este éo fim apenas deste guia poisestamos apenas começandoa jornada rumo a umaeducação especial dequalidade para nossosalunos.

Acredito queneste momento você jáconsegue compreenderporque o aluno comNecessidades EducacionaisEspeciais precisa que nospreocupemos em elaborarum PDI para ela.

Em poucaspalavras, podemos dizer quequando não elaboramos oPDI nosso aluno não sai dolugar onde “não consegue”,“não aprende” ou “não vaialcançar”.

Quando o PDI éconstruído à partir dasparticularidade e neleconsideramos o potencial, ashabilidades, as necessidades,

as experiências e aslimitações, podemoscompreender o quanto éimportante oferecer aosnosso alunos adaptações eflexibilizações curriculares,recursos e materiaisadaptados, suportestecnológicos e outrostantos recursos que sãopossíveis de seremofertados.

Assim, estamosgarantindo o acesso, apermanência , o percurso ea continuidade nos níveismais elevados de ensino.

Então agora éhora de mãos à obra.Vamos lá!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Page 51: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

+ Caderno de textos para formação deprofessores da rede pública de ensino de MinasGerais Belo Horizonte, 2006.

+ Diretrizes nacionais para a educação especialna educação básica / Secretária de EducaçãoEspecial. MEC/SEESP. Brasília, 2001.

+ Estratégias para a educação de alunos comnecessidades educacionais especiais;organização: Maria Salete Fábio Aranha. Brasília:MEC/SEESP. Brasília, 2003.

+ Guia de Orientação da Educação Especial narede estadual de ensino de Minas Gerais – Versão3. SEEMG. (atualizada em junho-2014).

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Page 52: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário

Obrigada!Dúvidas? Entre em contato:

Ana Paula Patente+ [email protected]+ www.inclusaonapratica.com.br+ www.anapaulapatente.com.br+ www.facebook.com/praticandoinclusao

Page 53: “Educação não muda o mundo. · elaborar o PDI é garantir que o aluno terá eliminadas as barreiras atitudinais, curriculares e arquitetônicas, e para isso, será necessário