antioxidantes

5
Um átomo ou molécula torna-se altamente reativo agindo compulsivamente”na busca de seu equilíbrio ( pareamento ) o que é absolutamente normal e ocorre na natureza a todo momento . Quando 2 radicais se encontram , os elétrons ficam pareados e o átomo se torna estável , decorrência de uma união covalente : A* + A* A - A Um Radical Livre (RL) pode buscar seu pareamento em outro RL ou em outra molécula que se encontre em estado de estabilidade físico-química . Quando isso ocorre, vai haver uma cadeia de reações = um radical livre toma elétrons de um elemento, que se torna radical, que toma elétron de outro elemento e assim sucessivamente ... Os Radicais Livres naturalmente formados são neutralizados pelos antioxidantes naturais que evitam que os RL causem danos aos demais tecidos e orgãos. Portanto, a formação e neutralização de RL é contínua e absolutamente normal. Durante a neutralização dos RL, ocorre um “escape”contínuio de pequena quantidade desses elementos. Esses RL que escapam, de forma gradual e acumulativa vão causando lesões celulares e teciduais, contribuindo para o desenvolvimento de várias doenças. Repito : os Radicais só se tornam nocivos quando, num processo de “escape”ou de alta produção, vão lesar tecidos sadios. Apesar de que esta definição possa nos fazer pensar em estranhos produtos tóxicos industriais, os Radicais Livres mais comuns e perigosos são os derivados do oxigênio, produzidos constantemente em nossas células. Portanto, o oxigênio, um elemento imprescindível para a vida, pode converter-se em um poderoso veneno por um simples intercâmbio de elétrons ao oxidar ( roubar

Upload: ana-lucia-consolim-azevedo

Post on 25-Jul-2015

23 views

Category:

Health & Medicine


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Antioxidantes

 

Um átomo ou molécula torna-se altamente reativo agindo “compulsivamente”na busca de seu equilíbrio ( pareamento ) o que é absolutamente normal e ocorre na natureza a todo momento . Quando 2 radicais se encontram , os elétrons ficam pareados e o átomo se torna estável , decorrência de uma união covalente :

 

A* + A* A - A

 

            Um Radical Livre (RL) pode buscar seu pareamento em outro RL ou em outra molécula que se encontre em estado de estabilidade físico-química . Quando isso ocorre, vai haver uma cadeia de reações = um radical livre toma elétrons de um elemento, que se torna radical, que toma elétron de outro elemento e assim sucessivamente ...

 

            Os Radicais Livres naturalmente formados são neutralizados pelos antioxidantes naturais que evitam que os RL causem danos aos demais tecidos e orgãos. Portanto, a formação e neutralização de RL é contínua e absolutamente normal. Durante a neutralização dos RL, ocorre um “escape”contínuio de pequena quantidade desses elementos. Esses RL que escapam, de forma gradual e acumulativa vão causando lesões celulares e teciduais, contribuindo para o desenvolvimento de várias doenças.

 

            Repito : os Radicais só se tornam nocivos quando, num processo de “escape”ou de alta produção, vão lesar tecidos sadios. Apesar de que esta definição possa nos fazer pensar em estranhos produtos tóxicos industriais, os Radicais Livres mais comuns e perigosos são os derivados do oxigênio, produzidos constantemente em nossas células. Portanto, o oxigênio, um elemento imprescindível para a vida, pode converter-se em um poderoso veneno por um simples intercâmbio de elétrons ao oxidar ( roubar elétrons ) importantes moléculas biológicas. Desta forma se produzem alterações do D.N.A. ( portador da formação genética ). Isso leva à formação de muitas e graves enfermidades chamadas degenerativas , e é também importante causa de envelhecimento.

 

Equilíbrio oxidativo :

 

 

Page 2: Antioxidantes

 

Estresse oxidativo : Sistemas de defesa :  

Radicais livres Enzimas “scavenger” (enzima

varredora) Oxidação de proteínas e lipídios Regulação de metais

Degradação do DNA Reparação do DNA Glicação Antioxidantes

Metais de transição                 

 

 

 

 

                                                  

         Observamos na figura acima o equilíbrio entre os RL e o sistema de defesa “antirradicais” . Verifica-se que do lado esquerdo teremos as consequências danosas dos RL . Deste lado da balança temos o estresse oxidativo enquanto do outro teremos o sistema de defesa : as enzimas varredoras (“scavanger”) . Frequentemente quando a balança oscila para o prato esquerdo ( formação aumentada de RL ) temos que aumentar a ingestão de antioxidantes para promover o equilíbrio oxidativo .

 

            Portanto , quando temos um desequilíbrio na balança e consequente formação aumentada de RL , temos o que chamamos de estresse oxidativo .

 

Citarei a seguir os principais antioxidantes até agora conhecidos :

 

      Vitamina A - Destroem os carcinógenos ( substâncias que produzem câncer ) .

 

      Vitamina C - Aumenta a produção de Interferon . É um poderoso estimulante da atividade das células-T ( defesa imunológica ) e poderosíssimo antioxidante .

 

      Vitamina E  - Evita a gordura e a rancidêz da membrana celular e protege o revestimento em volta de cada célula . Melhora a utilização de oxigênio e aumenta a

Page 3: Antioxidantes

resposta imunológica . Há necessidade do Zinco para manter concentrações normais de vitamina E no sangue .

 

      Ácido Gama-Linoléico ( GLA ) - Pode ser produzido a partir do ácido linoléico , que é encontrado em óleos vegetais , mas se houver deficiência de Zinco , Magnésio e das vitaminas C , B6 , B3 e A , a conversão pode ser bloqueada .Óleos vegetais hidrogenados , margarina ou uma dieta com alto teor de gordura também podem inibir essa importante conversão ao GLA . Óleo de prímula , óleo de semente de cassis e óleo de borragem são as principais fontes de GLA pré-formado .

      L-Cisteína - Esse aminoácido que contém enxôfre é necessário para a produção de Glutationa.  É utilizado pelo fígado para desintoxicar o corpo de substâncias químicas e germes . É um poderoso desintoxicante de álcool , tabaco e poluentes ambientais , todos supressores da imunidade .

 

      L-Glutationa - Tira do organismo os Radicais Livres protegendo-o dos efeitos nocivos de metais , medicamentos , fumaça de cigarro e álcool .

 

      Selênio - Atua em parceria e em forma sinérgica com a vitamina E . É essencial à enzima-chave , a glutationa peroxidase . Estimula uma maior resposta dos anticorpos à infecção por germes .

 

      Superóxido-dismutase ( SOD ) - É uma enzima . Um corpo saudável produz diariamente cêrca de 5 milhões de unidades de SOD e da sua enzima parceira , a Catalase.  O SOD também ajuda a utilização de zinco , cobre e manganês . A produção de RL aumenta com a idade , ao passo que os níveis de SOD diminuem .Atualmente está se estudando o potencial do SOD retardar o processo de envelhecimento . O SOD ocorre naturalmente no capim-cevada , brócolis , couve-de-bruxelas , repolho , capim-do-campo e na maioria das plantas verdes .

 

            Procurei neste capítulo passar um resumo sobre Radicais Livres para que possamos ao menos saber o que são e quais são seus efeitos ao organismo . A pesquisa , identificação e combate aos Radicais Livres é uma das propostas da Medicina Ortomolecular . Acreditamos que a partir do momento que tenhamos meios e informações para combater e até, por que não, evitá-los, estaremos dando um grande passo na melhoria da nossa qualidade de vida .

 

            Não temos a audácia de rejuvenescer e nem darmos a vida eterna às pessoas pois isso cabe ao Criador, porém, batalhamos para que tenhamos uma qualidade de vida

Page 4: Antioxidantes

satisfatória e que possamos envelhecer com saúde e dignidade .