ano xv nº 630 - janeiro de 2009 eleições sindicais 2009: … · em seu programa semanal de...

4
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC - Filiado à Fetec SP/CUT e Contraf/CUT ANO XV Nº 630 - JANEIRO DE 2009 Acesse a página do Sindicato: www.bancariosabc.org.br Eleições sindicais 2009: assembléia dia 22 Neste ano haverá eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC. Na próxima quinta-feira será realizada assembléia para decidir a formação da Comissão Eleitoral. Compareça! Dia: 22 de janeiro Horário: 18h30 Local: Associação dos Aposentados – rua 24 de Fevereiro, 554, Casa Branca – Santo André Pág. 2 Retratos das lutas e conquistas da atual gestão

Upload: vuminh

Post on 21-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC - Filiado à Fetec SP/CUT e Contraf/CUT

ANO XV Nº 630 - JANEIRO DE 2009Acesse a página do Sindicato: www.bancariosabc.org.br

Eleições sindicais 2009:assembléia dia 22Neste ano haverá eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC. Na próximaquinta-feira será realizada assembléia para decidir a formação da Comissão Eleitoral. Compareça!

Dia: 22 de janeiro

Horário: 18h30

Local: Associação dos Aposentados – rua 24 de Fevereiro, 554, Casa Branca – Santo André

Pág. 2

Retratos das lutas econquistas da atual gestão

2 Nº 630 - JANEIRO DE 2009

Eleições sindicais

Assembléia definirá nomespara a Comissão EleitoralParticipação dos bancários sócios é fundamental para o bom andamento do processo

Notas

GM demite quase 800 emSão José; CUT protesta

Após a General Motors anunciar,na semana passada, a demissão de744 funcionários e as férias coleti-vas de quase 900 trabnalhadores emSão José dos Campos, a CUT reali-zou, no último dia 13, protesto emfrente à montadora. O ato, organizadopela Oposição Metalúrgica da CUT,teve como objetivo a defesa do empre-go, a redução da jornada de trabalhosem redução dos salários e o protestocontra a retirada de direitos.

O grupo de oposição se posicionacontra a flexibilização dos direitos de tra-balho e considera que o empresariadoquer aproveitar o argumento da criseeconômica mundial para obter aindalucros, fazendo com que a classe tra-balhadora seja prejudicada.

Com informações da CUT

Precisamos garantirempregos, salário erenda , diz Lula

A estratégia da Contraf e da CUTpara enfrentar a crise econômica ini-ciada nos Estados Unidos e que sealastra pelo planeta foi endossada noúltimo dia 12 pelo presidente LuizInácio Lula da Silva: garantir empre-gos, salários e o poder de compra dostrabalhadores.

Em seu programa semanal de rá-dio Café com o Presidente, Lula voltoua defender a manutenção dos investi-mentos como resposta aos efeitos ne-gativos na economia brasileira.

“Nós vamos ter um trimestrepreocupante, mas o governo tomará to-das as medidas necessárias para queessa crise afete menos o povo brasilei-ro. Nós precisamos garantir empregos,garantir salário e garantir renda. Essessão três componentes extraordináriospara que a economia brasileira conti-nue a crescer e o povo não seja vítimade uma crise que não foi causada peloBrasil”, avaliou o presidente.

A garantia de emprego, dos salári-os e do poder de compra da popula-ção foram os eixos centrais da V Mar-cha da Classe Trabalhadora, organi-zada em dezembro passado pela CUTe outras centrais sindicais.

Confira o texto na íntegra no sitewww.bancariosabc.org.br.

EDITAL ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIASindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC, inscrito noCNPJ/MF sob o nº 43.339.597/0001-06, por sua presidenta abaixo assinada, convoca todosos sócios da base deste Sindicato para a Assembléia Geral Ordinária que se realizará dia 22de janeiro de 2009, às 18h30 em primeira convocação, ou às 19h, em segunda convocação,com maioria simples dos associados presentes, no endereço à rua Vinte e Quatro deFevereiro, 554, Bairro Casa Branca, Santo André, São Paulo, para discussão e deliberaçãoacerca da seguinte ordem do dia:

Eleição da comissão para coordenar e conduzir o processo eleitoral da entidade.

Neste primeiro semestre a atu-al gestão do Sindicato será finali-zada para dar início à que condu-zirá a entidade pelos próximos trêsanos (2009-2012). O término domandato ocorrerá em 30 de junhodeste ano.

Em 22 de janeiro haverá assem-bléia para a escolha dos integran-tes da Comissão Eleitoral. Esse é oprimeiro e fundamental passorumo à definição da nova direto-ria da entidade.

Somente com a participaçãoativa dos bancários o processo po-derá ser democrático. O Sindicatoexiste em função da categoria e,quanto maior representatividadetiver, mais força terá para fazercom que as reivindicações dosfuncionários sejam atendidas pe-las instituições financeiras.

“Convocamos todos os bancá-rios sindicalizados [ativos, licenci-ados e aposentados] a estarem pre-sentes na assembléia para quepossamos iniciar o processo queantecede as eleições da forma maistransparente possível, a fim deque tudo ocorra da melhor ma-

neira”, afirma Maria Rita Serrano,presidenta do Sindicato.

Comissão eleitoral

A assembléia definirá os nomesdos responsáveis pela condução detodo o processo que irá envolver

as eleições.Os escolhidos terão de coorde-

nar prazos, editais, datas, roteirode coletas de votos, composiçãodas mesas coletoras e apuração,sempre baseados nas determina-ções do estatuto do Sindicato.

Santo André, 16 de janeiro de 2009.Maria Rita Serrano

Presidenta

3Nº 630 - JANEIRO DE 2009Acesse a página do Sindicato: www.bancariosabc.org.br

Gestão 2006/2009

Inovação e muito trabalhoAtual direção do Sindicato trouxe avanços importantes e significativos em benefício de toda a categoria

2006 a 2008

Mais sindicalização – Cercade 3 mil novos sócios até o final de2008. Lançamento do selo “Agên-cia 100% Sindicalizada”, conquis-tado por mais de 50 locais de tra-balho.

Modernização da comunica-ção – Reformulados o jornal dacategoria, site e outros canais dediálogo, como newsletters e tor-pedos.

Educação – Criação de curso deMBA com a Fundação Santo Andrévoltado para o trabalhador bancá-rio e com concessão de desconto.Extensão de convênios nesta e emoutras áreas para o associado.

fotográfica e concurso cultural defrases.

Informação para a sociedade– Parceria com outros sindicatosno lançamento da Revista do Bra-sil, de circulação nacional, e apoioao jornal regional ABCD Maior.Produção de jornais específicospara os clientes de bancos.

Ação social - Realização de jor-nadas contra o trabalho infantil eações pela formação de jovens embusca de seu primeiro emprego,por intermédio da ACV, a Associ-ação Cidadania e Vida, em parce-ria com o Sindicato e outras enti-dades.

Solidariedade - Debates sobrea segurança nos bancos, apoio àluta dos vigilantes e de funcionári-

os das financeiras e participaçãoem movimentos nacionais ampli-aram a solidariedade entre as cate-gorias.

Cultura e Lazer – Show musi-cal em homenagem às mulheres,com discussão da temática de gê-nero em busca de igualdade. Par-ceria com o Clube de Campo dosMetalúrgicos.

Conquistas nacionais - Avan-ços na PLR e abertura de vagas deemprego. Inclusão da 13ª cesta naconvenção coletiva. Ampliação debolsas de estudo nas instituiçõesbancárias foram algumas das con-quistas nacionais dos bancários noperíodo.

De olho no site

Lançado selo “Rumo aos 50Anos” e novo design para a cartei-ra de associado.

Nova sede – Com a compraaprovada no final de 2006, o espa-ço se tornou realidade em abril de2008.

2009

Término das obras na antigasede, com inauguração de biblio-teca, centro de memória, cursosde formação e espaço para realiza-ção de eventos. Lançamento devídeo e revista comemorativos dos50 anos. A previsão é de que tudoesteja pronto no primeiro semes-tre deste ano.

Além das reivindicações espe-cíficas, intensificação da luta peloemprego e pela contratação demais trabalhadores no setor ban-cário.

Memória institucional – Res-gate da história dos 50 anos doSindicato já resultou em mostra

Dezembro registra 29assaltos a bancos no país

Em dezembro de 2008, houve 29assaltos a agências bancárias no país,com quatro sequestros e três mortes,segundo levantamento realizado pe-los sindicatos de bancários ligados àCUT. Com isso, eleva-se a 153 o nú-mero de assaltos, a 30 o de sequestrose a 17 o de mortes desde agosto de2008, quando o movimento sindicalpassou a fazer a pesquisa.

“Os dados demonstram a falta desegurança a que são submetidos ostrabalhadores e clientes das instituiçõesfinanceiras”, afirma Carlos Cordeiro,secretário-geral da Contraf/CUT. “A se-gurança nos bancos não pode ter comofoco principal o patrimônio das empre-sas, como ocorre hoje. É preciso colo-car a vida de vigilantes, bancários, cli-entes e usuários como prioridade”.

Os bancos campeões de ocorrên-cias foram Banco do Brasil, Itaú eBradesco. Na divisão por Estados, SãoPaulo, Rio Grande do Sul e Pará sedestacam pelo grande número de as-saltos e sequestros.

Desde agosto 2008, 152 assal-tos e 17 mortes

Assaltos Sequestros MortesAgosto 36 8 3Setembro 41 10 4Outubro 15 1 1Novembro 32 7 6Dezembro 29 4 3Total 153 30 17

Fonte: Contraf/CUTLeia matéria na íntegra no site

www.bancariosabc.org.br.

Revista do Brasil:exclusividade dos sócios

A Revista do Brasil é distribuída gra-tuitamente aos bancários sindicaliza-dos. Para recebê-la mensalmente emsua casa, é necessário que você man-tenha sempre seus dados atualizados,como endereço, e-mail e telefone.

Envie mensagem para a SecretariaGeral ([email protected]) ouligue para o Sindicato (4993-8299) e in-forme quais dados necessita alterar.Você também pode fazer a atualizaçãopor meio do site da entidade – clique em“Sindicalize-se” e escolha “Atualização”.

4 Nº 630 - JANEIRO DE 2009

Presidente: Maria Rita Serrano. Diretor de Imprensa: Ageu Ribeiro. Jornalista responsável, redação e revisão: Roberta Alves (MTB 42.757).Redação: Maria Angélica Ferrasoli (MTB 17.299). Estagiário: Fábio Munhoz. Sede: Rua Cel. Francisco Amaro, 87, Centro, Santo André, SP. CEP:09020-250. Fone: (11) 4993-8299. Fax: (11) 4993-8290. Projeto gráfico: Interarte Comunicação. Impressão: NSA. Editado em 16/01/2009. Tiragem:8 mil. Site: www.bancariosabc.org.br. E-mail: [email protected].

Organização

Ano novo, planejamento novoEspecialista em organização pessoal dá dicas para que sejam atingidos os objetivos traçados: persistência é fundamental

Foram disputadas no último sábado(17) as duas partidas da semifinal do ICampeonato de Futebol Society do Sin-dicato. O Sem Chance, que terminou aprimeira fase na liderança do grupo A,enfrentou o Revolucionários. O outroconfronto foi entre Bradesco Taboão e109%. Para conferir quem vai disputar agrande final, que será realizada no dia 24,acesse o site www.bancariosabc.org.br.As equipes derrotadas se enfrentam,também no próximo sábado, para dispu-tar a terceira colocação.

Desde o início da competição, osartilheiros demonstraram fome de gol: a

rede balançou mais de 260 vezes, e amédia de gols por partida é de aproxi-madamente 7,64.

Emagrecer, parar de fumar,trocar de carro. Os objetivos sãovariados, mas a intenção de mu-dar o modo de vida é comum nosdias que encerram o ano e iniciamo próximo período. Mas comopersistir e seguir, durante todos osmeses, os planos traçados, semdesistir ou relaxar?

Especialista em organizaçãopessoal, o consultor do InstitutoMVC Carlos Legal adverte que énecessário ter disciplina para quese atinja o que foi estipulado. “Noinício do ano é comum as pessoasficarem entusiasmadas, quereremrealizar muitas coisas, mas com opassar do tempo, os objetivos vãose perdendo”. De acordo com oespecialista, é importante pensartodos os dias no que se almeja,“definir um tempo para se dedi-car cotidianamente às ações defi-nidas e jamais adiar”.

Legal enfatiza que, para alcan-

çar o que se busca, “é preciso terpequenas ações no cotidiano, umpasso após o outro numa trilha atéseu objetivo”. O consultor, queatua em condução de grupos empalestras e seminários e comocoach (treinador, em inglês), con-

sidera que a principal causa para onão cumprimento do que foi esti-pulado é a falta de planejamento.“Ele nos ajuda a definir um cami-nho, ações, custos, prazos. A metaé o destino. O planejamento é omapa e a força de vontade é a ação

para caminhar rumo ao que sequer realizar”, completa.

Apesar da importância da or-ganização, Legal considera que apessoa necessita ter liberdade ecriatividade para improvisação.“O planejamento não deve seralgo estanque, inflexível. Ele éapenas um mapa, podemos terque escolher outros caminhos,definir outras ações ou substituí-las. Cada ação precisa sermensurada e acompanhada deperto”, finaliza.

Ajuda profissional - A pessoaque tiver dificuldade para man-ter-se motivada na obtenção doobjetivo pode procurar orienta-ção. “Atualmente há a figura docoach: profissional que estruturaum processo de desenvolvimentoindividualizado que ajuda a pes-soa a efetuar mudança em seucomportamento pessoal e profis-sional”, explica Carlos Legal.

50 anos

CEF: agência Magnólia recebe exposiçãoA partir desta semana a mostra foto-

gráfica que resgata a história dos 50anos do Sindicato pode ser vista naagência Magnólia da Caixa Federal

(rua Marechal Deodoro, 1605, SãoBernardo do Campo). A exposição per-correrá todas as cidades do GrandeABC.

Terminou no último dia 8 o curso preparatório para certificação profissional da Anbid, realizadono Sindicato (foto dos alunos). Neste ano haverá a abertura de inscrições para novas turmas. Aguarde.

Seeb ABCAnbid: encerrado curso preparatório

Campeonato

Definidas as equipesfinalistas do torneio