ano xii • nº 124 • julho/2012 jesus está aqui! · mas é sempre bom reforçar que o mês de...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xii • Nº 124 • julho/2012 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração O mês que passou é popularmente recordado pelos Santos Juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Mas é sempre bom reforçar que o mês de junho, na Igreja Católica, é principalmente marcado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Sim! Jesus está na vida da nossa Igreja o tempo todo, em cada milisegundo, mas em junho pudemos fortalecer o exercício da nossa fé em Sua presença no dia de Corpus Christi e na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Corpus Christi foi celebrado em 07 de junho e, pela manhã a Santa Missa da Arquidiocese de São Paulo, foi marcada pela superação de todo o povo presente que orou no meio de uma intermitente tempestade. Aqui no Santuário, a celebração aconteceu à noite com o sempre emocionante momento de Adoração ao Santís- simo Sacramento, que também acontece em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês. A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi ce- lebrada, neste Santuário, em 15 de junho e foi mar- cada pelo lançamento da Campanha Vocacional dos Missionários do Sagrado Coração, com o lema "Mi- nha vocação é ser MSC". E, falando em nossos missio- nários, recordamos que o Santuário das Almas (sede da Província MSC de São Paulo) celebrou no dia 17 a Grande Festa do Sagra- do Coração de Jesus, no bairro da Ponte Pequena. Jesus está aqui! É sempre bom celebrar Jesus, e neste mês que passou foi muito bom fazer isso! Que em julho, mês de férias para muitas pessoas, você venha participar de nossas missas e atividades paroquiais. Afinal, Jesus está aqui! Um bom Jornal Santuário para você! Ewerton Costa (radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré Crisma)

Upload: vudieu

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xii • Nº 124 • julho/2012

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

O mês que passou é popularmente recordado pelos Santos Juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Mas é sempre bom reforçar que o mês de junho, na Igreja Católica, é principalmente marcado por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sim! Jesus está na vida da nossa Igreja o tempo todo, em cada milisegundo, mas em junho pudemos fortalecer o exercício da nossa fé em Sua presença no dia de Corpus Christi e na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Corpus Christi foi celebrado em 07 de junho e, pela manhã a Santa Missa da Arquidiocese de São Paulo, foi marcada pela superação de todo o povo presente que orou no meio de uma intermitente tempestade. Aqui no Santuário, a celebração aconteceu à noite com o sempre emocionante momento de Adoração ao Santís-simo Sacramento, que também acontece em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi ce-lebrada, neste Santuário, em 15 de junho e foi mar-cada pelo lançamento da Campanha Vocacional dos Missionários do Sagrado Coração, com o lema "Mi-nha vocação é ser MSC". E, falando em nossos missio-nários, recordamos que o Santuário das Almas (sede da Província MSC de São Paulo) celebrou no dia 17 a Grande Festa do Sagra-do Coração de Jesus, no bairro da Ponte Pequena.

Jesus está aqui!

É sempre bom celebrar Jesus, e neste mês que passou foi muito bom fazer isso! Que em julho, mês de férias para muitas pessoas, você venha participar de nossas missas e atividades paroquiais. Afinal, Jesus está aqui!

Um bom Jornal Santuário para você!Ewerton Costa

(radialista e membro das pastorais da Comunicaçãoe do Pré Crisma)

2 • Santuário • julho/2012

Fatos políticos e administrativos, que contrariam a ética pública e o bem comum, têm sido fartamente divulgados pela Imprensa, provocando uma reação de indignação e perplexidade na socieda-de brasileira. Chega-se mesmo a colocar em xeque a credibilidade das institui-ções, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade, que alimenta tal prática.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, solidária a este senti-mento que inquieta a população, vem, através do Conselho Permanente reu-nido em Brasília de 20 a 22 de junho, manifestar, mais uma vez, sua grave preocupação com estas suspeitas de violação aos princípios da moralidade e da legalidade consubstanciados na Constituição Federal.

Já em 1993 a CNBB questionava: “Como não denunciar a grande crimi-nalidade dos que desviam, em proveito pessoal, enormes somas dos órgãos pú-blicos, provocando escândalo e revolta, muitas vezes impotentes, da parte dos humildes, a quem estavam destinados esses bens? Como não solicitar que os crimes mais graves sejam punidos e que a lei não seja severa apenas com os pequenos infratores, sem jamais atingir os poderosos e espertos? Como tolerar que a um grande número de denúncias comprovadas de corrupção e prejuízo dos cofres públicos não corresponda igual número de punições

Nota da CNBB sobre a ética pública“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam ao chão” (Am 5,7)

Fé e Compromisso Social

Corações sarados

Ave MariaSalve! Eu e toda a corte celeste nos

curvamos diante de ti e te saudamos Maria, pérola, princesa, senhora!Cheia de Graça

Sim, eu, o Mensageiro de Deus, curvo-me diante de ti porque te re-conheço escolhida, inteiramente pura, límpido reflexo da glória de Deus!O Senhor é contigo!

Sem dúvida, vejo-o refletido em ti. Teu rosto transparece o Seu, a Sua presença transborda de todo o teu ser.Bendita és tu entre as mulheres!

Eu, Maria, tua prima, e mulher como tu, te reconheço e proclamo bendita entre todas as mulheres de todas as gerações. Ninguém como tu foi escolhida para ser Mãe de Deus! Ninguém é e nem será tão plenamente feliz e agraciada como és!Bendito é o Fruto do teu ven-tre, Jesus!

Jesus, o Filho do Deus Vivo é Também fruto do teu ventre. Tens na gestação de sua vida papel único e in-substituível. Ele é também fruto teu,

A oração Ave-Maria

e ressarcimentos? A impunidade é um incentivo constante para novos crimes e novas violências” (CNBB, Ética, Pes-soa e Sociedade, n. 143, 1993).

O senso de justiça, sempre presen-te na consciência da nação brasileira, é incompatível com as afrontas ao bem comum que logram escapar às penas previstas, contribuindo para a generalizada sensação de que a justiça não é a mesma para todos. Todo cidadão tem o direito à correta gestão de assuntos e serviços públi-cos, afastando-se a deletéria, porque corrupta, conduta dos governantes de tratar a coisa pública, o patrimônio e negócios públicos, como objetos pessoais postos a usufruto particular e partidário, e à satisfação de capri-chos egoístas.

A sociedade brasileira espera e exi-ge a investigação de toda suspeita de corrupção bem como a consequente punição dos culpados e o ressarcimen-to dos danos. O que temos assistido, no entanto, parece apontar em dire-ção oposta quando muitos fatos, no passado e no presente, ficam sem solução e caem no esquecimento. Isso explica o crescente desencanto da sociedade com as instituições públicas. Os mecanismos que têm a responsabilidade de passar a limpo as corrompidas estruturas do país caem no descrédito e ficam desmoralizados se não cumprem o papel a que se

passagem, traz o teu Jesus para ser pás-coa conosco, dá-nos o arrependimento perfeito. Como boa Mãe, livra-nos de estar longe do Pai para sempre. Acolhe-nos nos teus braços como acolheste, nesta hora, o teu José em sua hora.Amém

Sim! Assim seja! Como Jesus, como tu. Seja feita a vontade de Deus. A ela dizemos amém, como Igreja, como servos do Senhor. Faça-se também em nós seja cumprido o amém eterno de Jesus ao Pai

Também por nossa vida se cumpra este amém até que nada mais importe senão o Cristo Crucificado, até que em nós se cumpra em favor do Seu Corpo o que nos cabe cumprir. Cumpra-se em nós, Igreja, o amém eterno que repetiste.

Repitam nossas almas este “sim” que jamais passará até que no céu, contigo, possamos arder em caridade e servir às pessoas que tanto amas colocando-as contigo, diante de Deus.

Comunidade Shalomhttp://www.comshalom.org/formacao/

maria/avemaria.html

no ventre e na formação, na carne e no sangue, na docilidade irrestrita a Deus que Ele mesmo gerou em ti.Santa Maria

Sim, eu, Igreja reconheço tua santidade incomparável e em tudo superior ao mais santo dos filhos de Deus, por tua eleição e pelo teu sim.Mãe de Deus

Maria, Mãe do meu Senhor, Mãe do Deus feito carne, Mãe do Deus que ado-ro e sirvo, Mãe de Deus e mãe minha.Rogai por nós, pecadores

Tu, intercessora a serviço da Igreja, pede a Deus por nós os pecadores que a formamos. Sustenta-nos nas provas, ensina-nos teu exemplo, coloca-te entre a nossa miséria e a Onipotência Perfeitíssima, sê em nosso favor, Vir-gem Soberana! Ouve o nosso clamor!Agora

Ora por nós neste tempo que se chama hoje. Lembra-te de nós e não nos desampare enquanto seguimos, peregrinos, as pegadas do Caminho.E na hora de nossa morte

Na hora da derradeira e definitiva

destinam. Nenhum outro interesse pode subjugá-los senão o do resgate da ética no trato com a coisa pública.

Reafirme-se que a força dos três poderes da República está na sua harmonia, no pleno respeito a sua correspondente independência e auto-nomia. Os que respondem diretamente por seu funcionamento, no entanto, nunca se esqueçam de que o poder que exercem provém da sociedade. Da mesma forma, o agente político se recorde de que é seu dever ultrapassar as fronteiras político-partidárias, as condicionantes de oposição-situação, para colocar-se a serviço do Estado e da sociedade, sem confundir jamais o público com o privado, o que cons-tituiria grave ofensa à legislação e desrespeito à sociedade.

No compromisso de construir uma sociedade justa e solidária, inspire a todos a palavra de Jesus Cristo: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno” (Mt 5,37).

Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe nosso povo e anime sua esperança!

Brasília, 22 de junho de 2012Cardeal Raymundo Damasceno Assis,

Arcebispo de Aparecida, Presidente da CNBBDom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís do Maranhão, Vice-Presidente da CNBBDom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar

de Brasília, Secretário Geral da CNBB

Santuário • julho/2012 • 3Notícias da Igreja

No dia 27 de maio foi lançado oficialmente o hot site da Pré-Jornada Mundial da Juventude pela Arquidiocese de São Paulo. A Pré-Jornada ocorrerá entre os dias 17 e 21 de julho de 2013.

Tradição em todas as Jornadas Mundiais a pré-Jornada visa, em São Paulo, preparar os jovens para a Jornada Oficial, que acontecerá no Rio de Janeiro. Em São Paulo esse período será chamado de Semana Missionária e receberá cerca de 30 mil jovens brasileiros e estrangeiros na cidade.

No site da instituição foi lembrado que o pedido ao Papa Bento XVI para que a Jornada ocorresse em solos brasileiros foi em São Paulo, durante a vinda do santo padre ao Pacaembu, em 2007. A Pré- Jornada, assim como a Jornada Oficial, é também um evento grandioso por isso, no site estão abertas as inscrições para voluntários e para famílias que desejam acolher estrangeiros em seus lares no período de Pré-Jornada.

Aline Rodrigues ImercioFonte: prejmjsp.com

Pré-Jornada em São Paulo

tes veio na comemoração dos 30 anos do Pontifício Departamento de Cultura, e também no início da Eurocopa e na proximidade dos jogos olímpicos.Os objetivos principais do novo conselho são de identificar a conjunção da Igreja e a conjuntiva juvenil, promover novos caminhos de evangelização e desenvol-ver o valor moral do esporte.

Em entrevista ao grupo ACI, Monse-nhor Melchor, ressaltou a importância desse projeto: "Para onde vai o mundo do esporte, por que surgem continua-

O Pontíficio Conselho de Cultura apresentou no dia 14 de junho à imprensa um novo departamento: o de Cultura e Esporte. O mesmo será dirigido pelo sacerdote Mons. Melchor Sánchez de Toca y Alameda, que irá trabalhar em conjunto com o Padre Kevin Luxey. Sua atuação será em conjunto com o Pontíficio Conselho para Leigos e a Fundação João Paulo II para o esporte.

A ideia de se criar um departamento próprio do Vaticano dedicado aos espor-

Vaticano lança Departamento Esportivomente fenômenos de violência entre os aficionados do futebol, fenômenos de corrupção nas partidas, ou o do-ping? Um mundo que ficou saturado pelo mercado e que está asfixiando todos os valores próprios do esporte. E acredito que isto é de interesse de toda a sociedade e queremos iniciar um debate". Um dos objetivos do Departamento é também o de formar educadores esportivos católicos.

Aline Rodrigues ImercioFonte: Acidigital.com e cancaonova.com

Igrejas brasileiras começou do sonho de Dom Antônio dos Santos Cabral, em 1936. Na época Dom Cabral aspirava que a catedral fosse uma réplica da Basílica de São Pedro, localizada em Roma. Porém dos desafios enfrentados por essa construção, e das necessida-des mais urgentes teve-se que adiar o projeto.

Durante muitos anos o projeto não foi muito bem lem-brado, porém em 2004 o arcebispo me-tropolitano de Belo Horizonte Dom Wal-mor Oliveira de Aze-vedo começou nova-mente a analisar o projeto da Catedral. Em 2005, resolveu fazer contato com o

A Catedral de Cristo Rei, locali-zada em Belo Horizonte, vem sendo construída desde março deste ano, e promete arcar com um dos maio-res projetos arquitetônicos da Igreja brasileira, contando até mesmo com a participação de Oscar Niemayer.

O projeto deste templo não é novo. A história de se criar uma das maiores

Futura Catedral em BH promete ser uma das maiores do Brasilarquiteto brasileiro Oscar Niemayer, que aceitou desenhar a catedral.

Após discussões entre governantes e autoridades e a entrega do projeto, realizado por Niemayer, de 103 anos, as obras da Catedral de Cristo Rei foram inciadas. A maquete do projeto foi inclusive apresentada em setembro do ano passado durante uma missa em Belo Horizonte, e o projeto promete ter traços modernos e inovadores.

Segundo o site da futura catedral, o projeto promete ser um templo para muitos brasileiros “no seu sentido mais genuíno, a catedral é o lugar da espi-ritualidade que alimenta o sentido da vida”. A catedral de Cristo Rei, segue suas obras também com a ajuda de doadores, e pelo visto será um templo majestoso como o de Aparecida.

Aline Rodrigues Imercio Fonte: www.catedralcristoreibh.com.br

www.catedralcristoreibh.com.br/images/fotos-catedral/catedral-Cristo-rei-05.jpg

4 • Santuário • julho/2012

Espaço PastoralEntre pais e filhos

Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra (Atos 3,25 e Gn 12,3)

Estudos confirmam que o fato de ser como somos na fase adulta está diretamente relacionado com o ambiente familiar no qual nos desenvolvemos, apesar de muitas pessoas negligenciarem isto. Se procurarmos na internet a palavra “família” encontraremos, dentre outros, os significados seguintes: “Grupo social fundamental na so-ciedade, constituído basicamente de um homem e uma mulher e seus descendentes. E ainda: uni-dade do crime organizado.”

Ou seja, a verdadeira essência desta palavra é certamente práti-ca e não teórica. A base familiar começa em casa, no convívio entre pais e filhos, ou, quando isto não é possível, no convívio com pessoas de boa índole que dedica-se com muito amor a criar uma criança. Daí a importância do tratamento dos pais para com os filhos. Do cuidado, da presença, da coragem, do amor, e é claro, da responsabilidade que se apre-senta, incondicionalmente, desde o nascimento de uma criança.

Há por outro lado a neces-sidade de dosar esta proteção. Como muito se ouve, “os filhos são criados para o mundo”, e há também explicações científicas para o vazio deixado quando os filhos, por qualquer motivo, saem de casa. No entanto, os pais pre-cisam ter a consciência de que como parte do amadurecimento, os filhos podem e devem fazer suas próprias escolhas, cometer os erros que lhes são necessários, e acertar por si sós.

O medo de ver o filho sofrer faz com a vontade dos pais seja mantê-lo sempre por perto, e muitas vezes, mesmo após adulto, interferem diretamente em todas as suas decisões, e acabam não se dando conta que além de sufocá-lo torna-o inseguro, pois este certa-mente, não se sentirá capaz de tomar suas próprias decisões. Ser pai e mãe não é tarefa fácil, já ouvi, inclusive, mulheres dizerem que o trabalho mais difícil de exercer é o de ser mãe, mas ao mesmo tempo o mais gratificante!

Kamila Eduarda Rios Araujo

Tão antiga quanto a própria comunida-de de Nossa Senhora do Sagrado Coração, a pastoral da cate-quese é fundamental e essencial. A partir dela se formam os jovens cristãos que são o futuro, não só da paróquia, mas de nossa igreja.

"Sem a catequese não existe a igreja", diz Débora, que co-meçou como catequista este ano de 2012 e está aprendendo muito com as crianças e colegas de equipe. Além dela, a pastoral da catequese é composta por mais 21 catequistas que trabalham na sua maioria em dupla, divididos em 11 turmas que totalizam cerca de 200 catequizandos com idade entre 9 e 11 anos, que

terão sua formação religiosa durante 2 anos, para depois realizarem sua primeira comunhão.

É impressionan-te ver o amor e a dedicação da equi-pe ao trabalho e às crianças. Silva-na, que participa da pastoral há mais de 20 anos, afirma que ser catequista envolve tanto ensinar quanto aprender: "É saber que você tem que colocar o outro à frente, é passar o pouco que você sabe

Pastoral da Catequese

para as crianças e também aprender com elas. Catequese é estar a serviço. Não pela leitura, pela prática."

Já Ana Claudia que esteve duran-te 11 anos em missão como cate-quista no Japão, e está na pastoral da catequese de nossa comunidade desde seu retorno ao Brasil em 2009, se emociona ao falar da expe-riência de ser catequista. "Eu pen-

sava que ensinar crianças não era pra mim, mas hoje sinto que sou co-roada a cada ano. Posso dizer que foi a catequese que me trouxe à vida", diz Ana.

Enquanto hou-ver tanto carinho e disposição para aprender e ensinar, continuaremos for-mando a cada ano mais e mais cristãos que levarão nossa fé adiante.

Mayara MarimAgente PasCom

Silvana Moronte

Silvana Moronte

Silvana Moronte

Santuário • julho/2012 • 5

Encontro de casais mudou nossa participação na igrejaA maioria da po-

pulação brasileira se diz católica. Uma boa parte fre-quenta as missas. “Nós sempre fo-mos a missa. Nunca deixamos de ir. In-clusive quando nos casamos, em 12 de junho de 1954, no domingo seguin-te já estávamos participando das missas novamente, agora como casa-dos. Somente após participarmos do encontro de casais, em 1983, é que co-meçamos a exercer alguma atividade: primeiro ajudando nas quermesses, especialmente na barraca da foga-zza, e nos encontros de casais e FORMAR. Depois como ministros da eucaristia”, contam o casal senhor João Joaquim Parolina e senhora Leonilda Tegge Parolina.

Com exceção do último entrevista-do desta coluna, também eles vieram do interior: “Nasci em Piracicaba em 1928. Na década de 1940 resolvemos mudar. Primeiro fomos para a cidade vizinha, Santa Bárbara do O’este onde moramos por volta de um ano e meio. Porém, devido a idade militar um de meus irmãos, veio para a capital para possível convocação para guerra. Gra-ças a Deus isto não aconteceu. Certo veio até o Belém e viu um caminhão vindo para Vila Formosa. Embarcou nele e encontrou uma casa para alugar na Rua Osvaldo, atual Alves de Almei-da. Pouco tempo depois foi nos buscar. Apenas minha irmã caçula ficou lá no interior. No início éramos 14 pessoas morando nesta casa e somente o que foi nos buscar trabalhava”, rememora emocionado o Sr. João.

Ela também veio de um pouco mais longe: “Nasci em Bareri em 1931, pró-ximo a Ribeirão Preto. Pouco depois viemos para São Paulo e fomos morar na Casa Verde. Eu não conhecia aqui.

Somente depois de casada é que come-cei a ir à missa no santuário. Era mui-to difícil de chegar. Quando da coloca-ção dos sinos, o carrilhão, em 1951, uma amiga minha e eu tentamos vir. Mas não consegui-mos, pois a fila era enorme para pegar condução e quase impossível chegar até aqui de tanta gente”, relembra dona Leonilda.

A infra-estru-tura era precária: “Quando cheguei, não havia asfalto

por aqui. Somente a partir da Álvaro Ramos. Usávamos lamparina para iluminar. Água en-canada não havia também. Nosso pri-meiro contato com Nossa Senhora do Sagrado Coração foi por meio de uma correspondência que minha mãe recebeu em Piracicaba para participar de uma campanha em vista da construção do Santuário. Para nos-sa surpresa, viemos morar exatamente ao lado deste San-tuário. Por sinal, quando chegamos continuamos parti-cipando das campa-nhas. Primeiro íamos à missa na capelinha na praça onde hoje é o banco Bradesco. Com a construção da primeira parte do santuário as missas passaram a ser celebradas aqui. Por sinal, onde hoje é a praça Sampaio Vidal, era um morro onde sempre havia um parque ou um circo. Eles

se alternavam como única atração de lazer para nós” conta com saudade o Sr. João.

Diante das dificuldades, com tanta gente chegando ao mesmo tempo, não faltou ajuda de amigos: “pouco depois de nossa chegada, com tanta gente em casa, começamos a trabalhar numa serraria. Era um serviço muito pesado. Logo depois o Sr. Germano,

pai do Seu Elias (que já foi entrevista nes-ta coluna) arrumou emprego para nós em um empresa de fundição que fazia torneiras. Fazíamos a modelagem delas na terra. Tanto que faz pouco tempo que elas são polidas por dentro e por fora. Até pouco tempo isso não era possível. Ela ficava cheia de areia e depois do metal liquido so-lidificar batíamos para soltar a areia misturada com óleo que estava dentro. Depois fui traba-lhar numa fábrica de tecelagem, na rua Catumbi. Foi lá que nos conhecemos

e depois nos casamos. Depois de apo-sentado, ainda trabalhei profissional-mente, por cerca de 20 anos na casa paroquial”, relembra o Sr. João.

Há pouco tempo devido a idade e a saúde, não exercem mais o ministério extraordinário da Eucaristia: “infeliz-mente não podemos mais continuar com o ministério. Mas não deixamos de ir à missa. Para nós é inesquecível a coroação papal em 1954. Era tanta gente e tanto carro que não havia mais lugar para estacionamento. Também não esquecemos da grande graça que Nossa Senhora do Sagrado Coração nos concedeu que é a construção desta casa que moramos. Apesar de sempre ganhar o suficiente para vivermos, conseguimos isto e educar nossas três filhas: Isabel, Sandra e Selma” finali-zam emocionados.

As fotos são do arquivo da família.Miguel Mota

Santuário 74 anos

Isabel (segurando o cartaz, à esquerda) filha primogênita do casal participa do desfile de sete de setembro do colégio Orville Derby em 1964 ou 65. Foto logo após a praça Sampaio Vidal, descendo a rua Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Celebração das bodas de prata (25), presidida por Pe. Victório, MSC, em 12/06/1979

O casamento foi celebrado na primeira parte construída do Santuário em 12/06/1954, em cerimônia comunitária

50 anos de

casados em 12

de junho de 2004

6 • Santuário • julho/2012

Dizimistas aniversariantes de julho/201201 Ana P. Fabrício01 Antonia de Oliveira Carrasco01 Evânia Ribeiro da Silva01 Fernando Ignácio Ferreira01 Maria do Socorro G. Medeiros01 Rondnê Prado dos Santos02 Belmira E. Luiz Novais02 Charmene Lafayete02 Evandro Negrisoli02 Maria Dalva Costa02 Maria Mendoza Gasques Rufino02 Roberto de Barros Ramires03 Eliene Pereira da Silva03 Penha Maria de Godoy03 Severino Pereira da Silva04 Irene Mori Molinari04 Luciene Santos de Souza04 Magali Alves Ponce04 Malvina Borielo Afonso04 Rafael Vendramil Coca04 Reinaldo Marcelino Pereira da Silva04 Wilson Roberto Pires05 Cicera Holanda Pedrosa05 Miriam Nascer Nogueira05 Rosemary Vendramel Coca05 Solange Martins05 Yoshio Saito05 Ricardo da Silva Soares06 Flaviane Miron Corda de Oliveira06 Maria da Glória Pires Claro Pereira06 Maria de Fátima Marques da Silva06 Maria Helena Teixeira Tapias07 Cacilda Rodrigues Almeida Diniz07 Maria Alba Pinheiro07 Rodolfo Nascimento da Silva08 Nelson Arnut Rodrigues09 Eder Pereira da Silva09 Joana Bezerra da Silva09 Maria Benedita Alves de Campos09 Maria da Conceição M. da Silva09 Maria do Socorro C. Pinheiro09 Marilda dos Santos Sueksessair09 Raquel Matias de Oliveira10 Givanildo Moura dos Santos10 Josefa Francisca dos Santos10 Osvaldo Verdi10 Valdomiro Camarão de Oliveira11 Antonia do Rego M. Gonçalves11 Darlene Cristina dos Santos Ramos11 João Lopes de Oliveira

11 Maria da Penha de Paula Pultrini11 Roselena Silva Teixeira12 Denise V. H. Serrano12 Edvaldo Rodrigues de Souza12 Elisabete Maria Xavier Luz12 João Ponce de Oliveira13 Ângela Servilha13 Esperança da Glória Pereira13 Roselene Lopes da Silva14 Antonio Carlos Parente14 Cleusa da Silva14 Elvira Aparecida Píton Curse14 Mara Rubia de Almeida14 Maria das Dores Silva Milagres14 Maria Renilda de Souza15 Donizete Adalberto Besson15 Eduardo Coca15 Felipe Menezes Besson15 Jailton Joeb Nogueira da Silva15 Nair Pereira15 Paulo Corrêa Santos16 Aline Moretto da Silva16 Carla Espósito16 Gorete Andreozzi17 Amanda Feitosa Duarte17 Anderson Antonio Abá17 Isaura Rosalina de Jesus17 José Dias de Melo17 Reinaldo Pereira17 Undina Gonçalves B. Bezerra18 Isabel R. Crusca18 Maria Aparecida Leonildo18 Odete Gonçalves dos Santos18 Rosilene Felipe Avante 19 Aparecido Alves de Lima19 Carla Favotto Oliveira19 Caroline Menezes Besson19 Elias Carnevalli19 Helena F. Ciccone19 Ivone Viana Romão19 José Eduardo B. Matos19 Luiz Antonio dos Reis20 João Grotto20 Laerte Rolim20 Linaldo Balbino Alves20 Priscila Aparecida Maximiano21 Alessandra Belchior Silva21 Aparecida Trevisan da Rocha21 Josefina Silva de Melo21 Maria da Conceição Lacerda Miranda

21 Olívio Massonetto22 Antonio Bernardo22 Mônica Aparecida das Mercês23 Gracia Carmem Hodas Belmonte23 Thainan Nara Bonadio24 Carlos André Souza Lima24 Francisco do Espírito Santo24 Jorge Luiz25 Ilda Cuenca Perez25 Fábio Ricardo Francisco25 Hersilha Almeida Gimenes 25 Laiz Scrovi25 Marco Aureliuo Simitan26 Ana de Almeida Santos26 Aparecida Gonçalves Rodrigues26 Fernando de Azevedo Moreira27 José Antonio Pelinson27 Maria Domingas Miron Esteves Corda27 Giuseppina Anna Ciccone27 Helena Castilho27 Osvaldo Farias Sala28 Ana Maria dos Santos Ferreira29 Arsênio Barreira Barrio28 José Ferreira de Carvalho29 Tiago Ferreira Maciel29 Victor Rocha dos Santos30 Ana Paula Cardoso30 Maria das Graças Vilela30 Maria de Lourdes Rui30 Solange de Oliveira Hashimoto30 Sueli Fernandes Simão30 Valderez Martins dos Reis31 Eugenia Dorotéa de Castilho31 Iracema Pereira da Silva31 Maria Aparecida da Silva Carioca31 Thiago Santos de Oliveira

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

01 Vicentina Maria Reis da Silva 09 Iracy Carobresi Lopes11 Oreste Luiz de Souza13 Maria das Dores de Oliveira18 Jurandir de Lima20 Edméia Socorro Santos de Souza30 Maria Diniz Campos

Santuário • julho/2012 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado

da Oração julho/2012

Geral: Para que todos tenham trabalho e possam desempenhar suas tarefas em condições de estabilidade e segurança.

Missionária: Para que os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.

VicentinosBazar da Solidariedade

Data: 26 e 27 - das 8h às 16hLocal: Rua Angá, 962Domingo do Quilo

Dia: 15 de julhoContamos com sua doação!

Agenda de julho/2012Dia Hora Descrição Local

01 Todas as missas - Domingo do Dizimista Igreja S.Pedro e S.Paulo Dia do Papa 9h Reunião da Liga Católica - Sala Vicentinos 10h15/12h - Festa Julina da Catequese Quadra02/05 Retiro dos Padres MSC 03 14h Encontro Pastoral da Criança Sala06 07h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 08h30 Reunião do Apostolado Salão I07 14h Reunião Pastoral do Menor Quadra 14h Reunião Pastoral do Menor Quadra 17h30 Encontro de Batismo Salão I08 15h Reunião da Legião de Maria Salão I09 Santa Paulina 8h Reunião Pastoral da Criança Sala15 Domingo da Caridade Igreja16 Nossa Senhora do Carmo 17 15h Reunião do CPP Salão I 19 15h Missa dos Enfermos Igreja20 14h30 Hora Santa Apostolado Igreja21 7h30 Início da Novena de N. Sra. do Sagrado Coração Igreja26 São Joaquim e Ana 26 8h Bazar Vicentino - Sala Vicentinos26 20h15 Terço dos Homens Igreja27 8h Bazar Vicentino - Sala Vicentinos28 12h Jantar Pastoral da Solidariedade Salão I29 15h Festa dos Avós Salão I Retiro dos Catequistas A definir

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salasCrisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – salão II

Todas as quintas-feirasTarde de oração da Legião de Maria – 15h – igreja c/exceção da 3ª quinta feiraCongregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salasPastoral do Menor – 13h – QuadraVicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinos

08 • Santuário • julho/2012

[email protected]

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 9839-4005Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

A comunidade em açãoRecado importante: Pelo motivo do parcial desabamento do Ginásio

de Esportes da Rua Angá nº 918, em junho, a Defesa Civil interditou este local e também nossa Quadra Paroquial e salas adjacentes a mesma. Em nome da paróquia, pedimos sinceras desculpas ao público e aos agentes de pastoral pelo transtorno ocorrido neste período, informando que a Quadra Paroquial e salas adjacentes já estão liberadas novamente.

Semana com Formação de Liturgia - Agradecimentos: Aconteceu, de 25 a 28 de junho, uma semana formativa trazendo palestras e dinâmicas sobre assuntos importantes referentes à liturgia. A Pastoral da Liturgia agradece a todos que compareceram neste evento.

Retiro dos sacerdotes MSC: Em virtude do retiro dos Missionários do Sagrado Coração, de 02 a 06 de julho, acontecerão Celebrações da Palavra no horário das 19h30, no lugar das Santas Missas. A Celebração da Palavra é um momento de oração e contemplação da Palavra de Deus que culmina com a distribuição da Eucaristia. Ela presidida por um ministro da eucaristia.

Link com as Férias Escolares: As pastorais da Catequese, Crisma e Pré Crisma não realizarão encontros em julho. Os encontros voltarão em seus dias e horários habituais, no primeiro final de semana de agosto.

Pré Crisma precisa de novos voluntários: o Pré Crisma tem 3 vagas abertas para novos monitores voluntários. Para ser monitor, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, ter vocação para a Catequese, tempo disponível aos domingos, responsabilidade, espiritualidade e conteúdo para ajudar a preparar encontros para adolescentes. Pessoas interessadas devem procurar o coordenador Ewerton, após a missa das 9h, na Sala 95.

Terço dos homens: Todas as últimas quintas-feiras de cada mês, pais de família e jovens se encontram neste importante momento de oração e contemplação do Terço. Neste mês de julho, acontece no dia 26 após a missa das 19h30 no Santuário.

Festival de Inverno da Juventude: A Pastoral da Juventude está se preparando para mais um evento teatral e musical. Aguarde mais infor-mações com a Pastoral da Comunicação na próxima edição do Jornal, nos avisos das missas, em nossos murais, no site www.santuariodemaria.com.br e em www.facebook.com/pascom.santuariodemaria. Fique ligado!

Palestras sobre saúde e bem estar no Colégio NSSC: Nas primeiras sextas-feiras de cada mês, o Colégio N. Sra. do Sagrado Coração realiza palestras com profissionais abordando temas de interesse para nossa saúde. No próximo dia 06 de julho, o tema será Saúde Bucal e, em 03 de agosto, sobre Fisioterapia e Acupuntura. O local das palestras é no Auditório do Colégio NSSC, na Rua Planalto nº15, é das 20h às 22h.

Santuário nas Casas: O Projeto Santuário nas Casas está acontecendo nas redondezas paroquiais de nosso Santuário. E destacamos que, em junho, aconteceram mais Santas Missas nas casas de nossos paroquia-nos. Agradecemos a todos que já acolheram estas visitas orantes e fazemos um convite especial àqueles que ainda não receberam nossas equipes - que sua casa seja a nossa casa, também, nestas vibrantes e motivadoras visitas.

Seja Dizimista: Para que todos os esforços para a preservação do Santuário sejam concretizados, convidamos todos os amigos da comunidade a serem dizimistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajudam a igreja a se manter bonita, or-ganizada e aconchegante para você e sua família. Procure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na entrada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhes pague com bênçãos infinitas!

Violência, para quê?

Muito se lê nos jornais sobre a violência. Temos sido bombarde-ados com esta

questão. Uma rápida passagem pelas folhas do jornal, dia desses, e a brutali-dade contra a vida humana, fisicamente falando, me assustou muito. Não posso aqui fazer um minucioso estudo sobre a crueldade humana. Não é possível mensurar tudo isso em poucas linhas, mas noto que a violência contra a vida de alguém, até mesmo dentro da própria família é um dado que precisa ser estudado e debatido.

O que há por detrás de tanta violência? O que motiva? Até então, as motivações que se apresentam para brutais assas-sinatos são fúteis: alguém que buzinou mais alto, outro que se esqueceu de dar o troco como deveria, o pai que foi mais enérgico, o professor que resolver fazer valer o seu papel e assim a lista vai aumentando assustadoramente. Não quero, ao mesmo tempo, dizer que se existe uma motivação mais séria tem-se o direito de ceifar a vida de alguém. É claro que não.

O mundo não está de ponta a cabeça, o fim do mundo não está por vir e to-das as catástrofes já estavam previstas por causa do desgoverno nas atitudes humanas para com a natureza e para com os semelhantes. A violência de hoje não se justifica como a violência de ontem. Esse desequilíbrio de com-portamento precisa ser analisado com a ciência, com a religião e com todos os mecanismos possíveis e necessários, porque o ser humano não pode ser ví-tima dele mesmo. Precisa haver alguma coisa que impeça tais atitudes.

Como católicos acreditamos que a oração é fonte de tudo e que ela nos insere numa capacidade de discernir e agir. Rezemos de maneira particular para que tenhamos mais respeito ao outro. Que todas as ciências, ao que lhes competem, procurem o melhor modo de tornar o ser humano mais sadio, coerente e feliz. Deus estará sempre ao nosso lado.

Pe. Air José, MSC