ano xi - n° 428 - distribuição gratuita socorro, 07 de ... · página 02 socorro, 07 de outubro...

12
ANO XI - N° 428 - Distribuição Gratuita Socorro, 07 de outubro de 2016 2ª Feira Municipal de Saúde acontece neste domingo A exemplo do que ocorreu na primeira edição, que alcançou êxi- to absoluto e teve participação expressiva de munícipes, a II Feira Municipal de Socorro está agenda- da para o próximo domingo (09), na Praça do Fórum, centro de Socorro, no período das 10h as 15h, com a pretensão de alcançar sucesso ain- da maior que a anterior. De acordo com a informação da Secretaria Municipal de Saúde que promove o evento, serão 12 Tendas, distribuídas para atendimento da população nos itens; Dengue, Exa- me de Glicemia, Aferição de Pres- são Arterial, Dicas sobre Alimenta- ção e Exercícios Físicos, Prevenção contra DSTs, Primeiros Socorros com o SAMU, Curso “Como Parara de Fumar” em 5 dias (inscrição no local), Conhecimento sobre os 08 remédios da Saúde e Idade Biológi- ca. Ainda na pauta brincadeiras com as crianças. Sabe-se que pouco mais de 100 colaboradores da Prefeitura entre médicos, enfermeiros, agentes co- munitários e voluntários da Igreja Adventista, estarão envolvidos com mais essa ação de saúde destinada aos socorrenses. No ano passado foram atendidas perto de 900 pes- soas, a expectativa para esse ano é passar de 1000 atendimentos. A convocação é geral! A neces- sidade de saber sobre a saúde é de cada um. Aproveitar é preciso! Feira do Livro de Socorro está sediada no Moda Shopping A proposta da Secretaria Munici- pal de Educação de Socorro na abor- dagem da 13ª. Edição da Feliso Feira do Livro de Socorro, desenvolvendo o tema: “Conhecendo o passado, re- fletindo o presente, sou agente trans- formador do futuro de Socorro”, buscou no decorrer deste ano letivo aproximar-se da história socorrense. Arte, música, cultura, personali- dades, meio ambiente, foram temas retratados nas páginas de livros e, principalmente nas vivências de cada unidade escolar, por intermé- dio dos passeios, pesquisas, entre- vistas que resultaram em muitos dos alunos da Rede Municipal, des- cobertas que ficarão para sempre guardadas na memória de cada um”. Afirmam os educadores da Secreta- ria de Educação. Na verdade o tema de 2016 foi mesmo uma viagem ao passado, a vivência do presente e as expecta- tivas para o futuro de uma cidade que possa ser cada vez melhor.

Upload: others

Post on 06-Sep-2019

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO XI - N° 428 - Distribuição Gratuita Socorro, 07 de outubro de 2016

2ª Feira Municipal de Saúde acontece neste domingoA exemplo do que ocorreu na

primeira edição, que alcançou êxi-to absoluto e teve participação expressiva de munícipes, a II Feira Municipal de Socorro está agenda-da para o próximo domingo (09), na Praça do Fórum, centro de Socorro, no período das 10h as 15h, com a pretensão de alcançar sucesso ain-da maior que a anterior.

De acordo com a informação da Secretaria Municipal de Saúde que promove o evento, serão 12 Tendas, distribuídas para atendimento da população nos itens; Dengue, Exa-me de Glicemia, Aferição de Pres-são Arterial, Dicas sobre Alimenta-ção e Exercícios Físicos, Prevenção contra DSTs, Primeiros Socorros com o SAMU, Curso “Como Parara de Fumar” em 5 dias (inscrição no local), Conhecimento sobre os 08 remédios da Saúde e Idade Biológi-ca. Ainda na pauta brincadeiras com as crianças.

Sabe-se que pouco mais de 100 colaboradores da Prefeitura entre médicos, enfermeiros, agentes co-munitários e voluntários da Igreja Adventista, estarão envolvidos com mais essa ação de saúde destinada aos socorrenses. No ano passado foram atendidas perto de 900 pes-soas, a expectativa para esse ano é passar de 1000 atendimentos.

A convocação é geral! A neces-sidade de saber sobre a saúde é de cada um. Aproveitar é preciso!

Feira do Livro de Socorroestá sediada no Moda Shopping

A proposta da Secretaria Munici-pal de Educação de Socorro na abor-dagem da 13ª. Edição da Feliso Feira do Livro de Socorro, desenvolvendo o tema: “Conhecendo o passado, re-fletindo o presente, sou agente trans-formador do futuro de Socorro”, buscou no decorrer deste ano letivo aproximar-se da história socorrense.

Arte, música, cultura, personali-dades, meio ambiente, foram temas retratados nas páginas de livros e, principalmente nas vivências de

cada unidade escolar, por intermé-dio dos passeios, pesquisas, entre-vistas que resultaram em muitos dos alunos da Rede Municipal, des-cobertas que ficarão para sempre guardadas na memória de cada um”. Afirmam os educadores da Secreta-ria de Educação.

Na verdade o tema de 2016 foi mesmo uma viagem ao passado, a vivência do presente e as expecta-tivas para o futuro de uma cidade que possa ser cada vez melhor.

Página 02 Socorro, 07 de outubro de 2016

PORTARIA N.º 7373/2016

Composição da Comissão Coordenadora de Avaliação do Plano Municipal de Educação - PME 2015/2024.

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO

MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE:

Art. 1º - Ficam designados os servidores municipais abaixo descritos para integrarem a composição da Comissão Coordenadora de Avaliação do Plano Municipal de Educação - PME 2015/2024, que será a responsável por promover reuniões para estudos e debates, de forma a emitir relatórios sobre a evolução das metas contidas no plano, a cada ano, por meio de Relatórios Anuais de Monitoramento.

- Denise Aparecida Sartori Gonçalves- Fernanda Aparecida de Lima - Selma Aparecida Lucindo - Viviane Cristina Casagrande Ribeiro- Neusenice Borim Martins- Roberta Zucato Fundelo ZanescoArt.2º. Os trabalhos de que trata esta Portaria serão prestados sem ônus aos

cofres municipais, porém considerados de relevância pública.Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as

disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 28 de Setembro de 2016.

Publique-seAndré Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado e Afixado em igual data no mural da Prefeitura. Darleni Domingues GigliProcuradora Jurídica

Portarias

PORTARIA Nº 7374/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE:

Art. 1° - Desligar do Serviço Público Municipal, a pedido: - Rosana Vaz Assoni - CTPS 05781 - Série 00244-SP, contratada temporariamente para

o ano letivo de 2016 no emprego de Professor Adjunto I, a partir de 21 de Setembro de 2016.- Débora Regina Ramalho Vieira - CTPS 13980 - Série 00282-SP, ocupante

do emprego em comissão de Chefe do Serviço de Saúde da Família, a partir de 30 de Setembro de 2016.

Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de Outubro de 2016. Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues Gigli Procuradora Jurídica

PORTARIA Nº 7375/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE:

Art. 1º - Prorrogar por 60 (sessenta) dias a Licença Maternidade de Eliana Dini de Oliveira - CTPS 86359 - Série 00244-SP, ocupante do emprego em comissão de Chefe do Serviço da Central de Agendamentos a partir de 11 de Outubro de 2016, nos termos da Lei Municipal nº 3295/2009.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de Outubro de 2016. Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues Gigli Procuradora Jurídica

PORTARIA Nº 7376/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE:

Art. 1º - Contrato por tempo determinado conforme Lei Municipal nº 3.077/2005 e Lei nº 3422/2010 obedecendo à ordem de classificação do concurso público Edital nº 01/2012 com término previsto para o último dia letivo do ano de 2016 no emprego de Professor de Educação Básica I – PEB I:

Nome Nível Início:

Stephanie Costa Albuquerque - CTPS 084982 - Série 290-SP. Nível II - ref. 1 24/09/2016

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de Outubro de 2016. Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues Gigli Procuradora Jurídica

PORTARIA Nº 7377/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE:

Art. 1º - Conceder licença sem vencimentos ou remuneração para tratar de interesses particulares por 02 (dois) anos de acordo com a Lei Complementar nº 197/2012 - Capítulo XII - Artigo 100 para a servidora abaixo descrita:

- Darci Benedita Bressan de Godoi portadora do R.G. Nº 20.944.855-6, ocupante do emprego permanente de Atendente, durante o período de 01 de Junho de 2016 a 31 de Maio de 2018.

Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor nesta data, revogadas, as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de Outubro de 2016.

Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues GigliProcuradora Jurídica

PORTARIA Nº 7378/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS; RESOLVE:

Art. 1º - Nomear kelli Cristina da Silva Xavier - CTPS 78737 - Série 00296-SP, para ocupar o emprego em comissão de Chefe do Serviço de Saúde da Família - referência 35, a partir de 03 de Outubro de 2016.

Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de Outubro de 2016.

Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues GigliProcuradora Jurídica

PORTARIA Nº 7379/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS; RESOLVE:

Art. 1º - Conceder nos termos da L.C. nº 216/2014 - Seção II artigo 161 e alterações posteriores o ADICIONAL POR TÍTULOS a partir de 01 de Setembro de 2016 para os servidores abaixo relacionados:

Nome Emprego (%)

Carlos Augusto de Camargo - CTPS 35115 - Série 00263-SP. G.C.Mun. Seg. Classe 1

Danylo de Araújo Paulo - CTPS 77252 - Série 00335-SP. G.C.Mun. Seg. Classe 2

José Ademar Pires de Souza - CTPS 62897 - Série 00263-SP. G.C.Mun. Seg. Classe 3

Sonia Regina Brolezi - CTPS 38098 - Série 00196-SP. G.C.M.Fem. Seg. Classe 2

Art. 2º - Os percentuais lançados na planilha do artigo 1º obedecem ao limite

máximo de 5%, estabelecido pelo artigo 161, II, da Lei Complementar 231/2015.Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as

disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de Outubro de 2016.

Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues GigliProcuradora Jurídica

Página 03Socorro, 07 de outubro de 2016

PORTARIA Nº 7380/2016ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO

MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE:

Art. 1º - Designa por necessidade dos serviços à servidora Vânia Patrícia Zanesco, matrícula 2224, ocupante atualmente do emprego em comissão de Chefe da Coordenadoria de Administração e Expediente, para responder por Paulo Reinaldo de Faria, Chefe de Supervisão de Licitações, durante o período de gozo de sua férias no período de 03/10/2016 a 02/112016 - 30 (trinta) dias, fazendo jus à diferença entre as respectivas referências de seus empregos em comissão.

Art. 2º - Designa também Vânia Patrícia Zanesco, para responder pela presidência da Comissão de Licitações, no lugar de Paulo Reinaldo de Faria, que foi designado através da Portaria nº7122/2016, no período de suas férias.

Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 04 de outubro de 2016.

Publique-se.André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues GigliProcuradora Jurídica

DecretosDECRETO Nº 3620/2016

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, Considerando a Lei nº 2.079/1987 que criou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e alterações posteriores, Leis nºs 3.317/2009 e 3.345/2010; Considerando o art. 4º da referida Lei 3.317/2009 que dispõe que o COMDEMA será composto por 18 (dezoito) membros, DECRETA:

Art. 1º - Fica assim constituído o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, para o biênio de 2016 a 2017:

DIRETORIA:

Presidente: Jorge Luís NieroVice-Presidente: Marcelo Mantovani Fratini1ª Secretária: Andressa Maria da Rocha Bonfá2º Secretário: Lourenço Luís do Prado

Conselheiros:

Departamento Municipal de Meio Ambiente:Titular: Andressa Maria da Rocha BonfáSuplente: Marcelo Tavares de Oliveira

Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo:Titular: Douglas Mucciacito MachadoSuplente: Mayara Domingues Gigli

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento:Titular: Paulo Eduardo LorensiniSuplente: Alexandre Moreira de Souza

Secretaria Municipal de Educação:Titular: Roberta de Souza PintoSuplente: Telma de Faria Assoni

Secretaria Municipal de Tributação, Arrecadação e Fiscalização:Titular: Marcelo Mantovani FratiniSuplente: Anaise de Souza Godoy

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura:Titular: Acácio José ZavanellaSuplente: Deise Formágio Cavazan

Defesa Civil:Titular: Lourenço Luís do PradoSuplente: Benedito Aparecido Godoi

Associação de Repovoamento e Limpeza do Rio do Peixe Projeto Piracema:Titular: Roberto Domingues de SouzaSuplente: Luiz Antônio da Silva Pinto

Associação Ambiental Conexão Joboti:Titular: Walter de Oliveira da SilvaSuplente: Tiago Ariboni

Ordem dos Advogados do Brasil:Titular: Rosineide Seraggioto Borin SanchezSuplente: Luciana Rosendo Vancini

Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia:Titular: Jorge Luís NieroSuplente: Otávio L. de Oliveira Camargo

Associação Comercial e Empresarial de Socorro - ACE:Titular: Maria Inês Toledo OliveiraSuplente: Paulo Rogério Fazoli

Associação Rural do Bairro dos Cubas:Titular: Sebastião Rafael TerraSuplente: Vandercílio Vicente Sacco

União de Moradores do Jardim Santa Cruz:Titular: Carlos Antonio de Souza VidoSuplente: Assis de Lima

Associação Rural da Microbacia do Jaboticabal:Titular: Oralina Mosso AriboniSuplente: João Rafael Machado

Associação Rural da Micro Bacia do Bairro do Jaboticabal: Titular: Oralina Mosso AriboniSuplente: João Rafael Machado

Art. 2º - Este Decreto entra em vigor nesta na data, revogadas as disposições em contrário, especialmente os Decretos nºs 3561/2016 e 3617/2016, retroagindo seus efeitos a 09 de junho de 2016.

Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 06 de outubro de 2016.

Publique-seAndré Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito MunicipalPublicado no Jornal oficial de Socorro e afixado no mural da Prefeitura.Darleni Domingues GigliProcuradora Jurídica

EDITAL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2013

ANDRÉ EDUARDO BOZOLA DE SOUZA PINTO, Prefeito Municipal da Estância de Socorro, no uso de suas atribuições, dando cumprimento a decisão judicial nos autos do Processo de Cumprimento de Sentença nº 0001528-56.2016.8.0601 (Processo Principal 0002677-58.2014.8.26), torna público a reclassificação do concurso Monitor de Transporte Escolar, conforme segue. Ressalva que, nos termos do Edital, I, 1.2., “o prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo a critério da PREFEITURA DA ESTANCIA MUNICIPAL DE SOCORRO-SP, ser prorrogado uma vez por igual período”. Considerando que o Concurso não foi prorrogado, EXPIROU em 24/04/2016.

Candidato Documento Dt.Nasc Av.Psic Total Class

0700706-0 DIEGO BARADEL MAIORINO 40.809.803-X 07/11/1984 Recomendado 75,00 1

0700712-4 SUELEN CRISTINA DE SOUZA 45046137-3 28/11/1985 Recomendado 67,50 2

0700125-8 IAGO PEREIRA DE LUNA 490733612 11/09/1992 Recomendado 65,00 3

0700802-3 IVANILDA JUCILENI DA SILVA 32.266.570-X 10/09/1979 Recomendado 60,00 4

0700169-0 BRUNA HELENA MENDROT 473569127 01/04/1991 Recomendado 57,50 5

0701107-5KAREN CRISTINA BENEDETTI DE ALMEIDA

408096871 31/03/1987 Recomendado 55,00 6

0701144-0J U R E M A A P A R E C I D A CASAGRANDE

32.221.682-5 06/09/1975 Recomendado 52,50 7

0701138-5DAIANE PEREIRA DO NASCIMENTO BROLEZE

408098533 03/01/1984 Recomendado 52,50 8

0700512-1LILIAN APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS

41.784.344-6 04/02/1983 - 50,00 9

Prefeitura da Estância de Socorro, 04 de outubro de 2016.

André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito Municipal

Meio AmbienteLISTA PRESUMIDA DA FAUNA VERTEBRADA SILVESTRE

DO MUNICÍPIO SOCORRO-SP - 2016I - INTRODUÇÃO

O Departamento Municipal de Meio Ambiente da Estância de Socorro, considerando o conhecimento da fauna e da flora silvestres locais como ponto de partida para a elaboração de políticas públicas ambientais e como indicadores da qualidade ambiental do município, auxiliando nas tomadas de decisões e nas ações do poder público municipal, institui a presente lista, em caráter preliminar, da fauna vertebrada silvestre do município de Socorro-SP.Devido à inexistência de inventários e/ou levantamentos da fauna silvestre existente no município, realizados pelo poder público municipal, e ao relativamente baixo número de dados publicados referentes ao município de Socorro, a presente lista foi elaborada exclusivamente com dados secundários obtidos de diversos sítios de internet, periódicos e artigos científicos, Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental e acervos dos museus zoológicos das Universidades Estaduais Paulistas, sendo as principais fontes de dados listadas abaixo:• Sistema de Informação Distribuído para Coleções Biológicas – SpeciesLink (http://splink.cria.org.br);• Sistema de Informação do Programa Biota – SinBiota – Fapesp (http://sinbiota.cria.org.br);• Banco de Dados da Comissão Técnico-Científica do Instituto Florestal – Cotec;• Base de dados integrado das bibliotecas das três universidades estaduais pau-listas (USP, UNESP e UNICAMP) – CRUESP - Unibibliweb (http://bibliotecas-cruesp.usp.br/unibibliweb);• Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (http://www.teses.usp.br);• Banco Digital de Teses e Dissertações da UNESP (http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/25964);• Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAMP (http://www.biblioteca-digital.unicamp.br/document/list.php?tid=7);• Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSCar (http://200.136.241.56/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/index.php);• Scientific Electronic Library Online – Scielo (http://www.scielo.org);• Portal de Periódicos da CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br);• Banco de Dados Georreferenciado das Localidades de Ocorrência de Primatas Neotropicais – BDGEOPRIM (http://www.icb.ufmg.br/zoo/primatas/home_bdgeoprim.htm);• Base de dados ISI Web of Knowledge – Thomson Reuters (http://isiwebofknowl-edge.com/translations/portugues-brasil/);• Base de dados Scirus (www.scirus.com);• Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/);• Coleções do Museu de Zoologia da USP – MZUSP;• Biblioteca da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB;• Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/);• Banco do Portal de Teses da CAPES (http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses);• Centro de Estudos Ornitológicos (http://www.ceo.org.br);• Banco de dados Táxeus (http://www.taxeus.com.br/);

Página 04 Socorro, 07 de outubro de 2016

• Coleções da Universidade Estadual de Campinas (ZUEC);• Coleções do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual Paulista, campus São José do Rio Preto (DZSJRP).

Considerando ainda que os municípios circunvizinhos apresentam características topográficas, hidrológicas e fitofisionômicas semelhantes ao município de Socorro e o fato das populações animais poderem interligar as áreas de entorno, foram considerados os dados relativos às faunas destes como de ocorrência presumida no município; para tanto se utilizou como fonte de dados o Plano de Manejo da APA Piracicaba/Juqueri-Mirim Área II (disponível em: http://cgapapiracantareira.blogspot.com.br/p/plano-de-manejo.html, acesso em 03/07/2016, as 08h45min.). Revisões posteriores serão efetuadas à medida que Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental forem apresentados, Levantamentos e/ou Inventários de Fauna forem realizados pelo poder público municipal ou ainda quando constatados acréscimos de espécies nos bancos de dados consultados.As informações ora apresentadas deverão ser utilizadas para subsidiar o manejo da fauna silvestre que ocorre no município, bem como a elaboração e a análise de estudos e relatórios de impacto ambiental - EIA/RIMAs, diagnósticos, programas e ações de educação ambiental.As listas apresentadas reúnem cinco diferentes classes de vertebrados: Mamíferos (Mastofauna), Aves (Ornitofauna), Anfíbios (Herpetofauna), Répteis (Herpetofauna) e Peixes (Ictiofauna).As listas contêm o táxon, o nome popular, a indicação de espécies endêmicas do Bioma Mata Atlântica, a indicação das espécies exóticas/invasoras, as espécies sinantrópicas, as espécies cinegéticas (Instrução Normativa IBAMA n° 169 de 2008 e Anexos), as espécies migratórias, o nível trófico que ocupam, o porte, o grupo a que pertencem, a sensibilidade às perturbações ambientais segundo Stotz e colaboradores (1996) e as categorias de ameaça segundo a Lista Nacional das Espécies de Peixes Sobreexplotadas ou Ameaçadas de Sobreexplotação (MMA, 2004), o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008), a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção (Portaria n° 444, de 17 de dezembro de 2014), a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos (Portaria MMA n° 445, de 17 de dezembro de 2014), a Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Decreto Estadual–SP n° 56.031 de 2010), a Lista da União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN (Red List of Threatened Species – disponível em: http://www.iucnredlist.org) e os apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Flora and Fauna - disponível em: http://www.cites.org).A Lista da União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN evidencia o grau de ameaça a uma determinada espécie em âmbito global, considerando todas as populações desta existentes no mundo. A Lista Nacional das Espécies de Peixes Sobreexplotadas ou Ameaçadas de Sobreexplotação (MMA, 2004), o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008), a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção (Portaria n° 444/2014) e a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos (Portaria MMA n° 445/ 2014) consideram somente as populações das espécies que ocorrem em território nacional. Por sua vez, o Decreto Estadual–SP n° 56.031 de 2010 reflete o grau de ameaça às populações daquelas espécies que ocorrem na área territorial do Estado de São Paulo. Assim espécies listadas como ameaçadas em nível regional podem apresentar graus de ameaça variáveis nos níveis nacional e/ou global.

II - GLOSSÁRIO

1. - Táxon – unidade taxonômica essencialmente associada a um sistema de classificação hierárquica dos seres vivos, podendo estar em qualquer nível dentro deste (Reino, Filo ou Divisão, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie). As espécies listadas apresentam o autor que a descreveu pela primeira vez, bem como o ano de sua publicação;

2. - Nome popular – denominação pela qual a espécie é conhecida pela população, que pode variar de acordo com a região do país, nomes vernáculos;

3. – Nome científico – denominação formal dada a um ser vivo, universalmente aceita para a identificação de uma determinada espécie. Utiliza-se da nomenclatura binominal onde um dos termos refere-se ao nome do gênero ao qual a espécie pertence enquanto o descritor específico identifica alguma característica típica da espécie em questão;

4. - Espécies - agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isolados de outros grupos com as mesmas características;

5. - Espécies cinegéticas – espécies que se encontrem em estado de liberdade natural, quer as que sejam sedentárias no território local, quer as que migram através deste, ainda que provenientes de processos de reprodução em meios artificiais ou de cativeiro, e que figurem em lista oficial de espécies constante de legislação reguladora de caça, considerando o seu valor cinegético, em conformidade com as convenções internacionais e as diretivas comunitárias aplicáveis;

6. - Espécies endêmicas – espécies animais ou vegetais cujas ocorrências naturais se dão em uma determinada área geográfica ou ecossistema, não ocorrendo naturalmente fora destes;

7. - Espécies exótico-invasoras – espécies animais ou vegetais introduzidos em um ecossistema do qual não fazem parte originalmente, mas onde se adaptam e passam a exercer dominância, prejudicando processos naturais e espécies nativas, além de causar prejuízos de ordem econômica e social;

8. - Espécies sinantrópicas - animais de espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória em seu deslocamento, como via de passagem ou local de descanso; ou permanente, utilizando-as como área de vida;

9. - Espécies Migratórias – conjunto da população ou qualquer parte geograficamente separada da população de qualquer espécie ou grupo taxonômico inferior de animais silvestres, cuja proporção significativa ultrapassa, ciclicamente e de maneira previsível, um ou mais limites de jurisdição nacional;

10. - Nível trófico - conjunto biótico que integra um mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares, ou seja, o nível de nutrição a que pertence um indivíduo ou uma espécie, que indica a passagem de energia entre os seres vivos presentes, na cadeia ou teia alimentar num ecossistema;

11. - Status – indica se a espécie é endêmica na Mata Atlântica, se é exótica ou nativa introduzida e o grau e categoria de ameaça no mundo (IUCN e CITES) no Brasil (MMA) e no Estado de São Paulo (Decreto Estadual–SP n° 56.031 de 2010), conforme legenda abaixo:

Grau e categoria de ameaçaForam consideradas as espécies mundialmente ameaçadas segundo a International Union for Conservation of Nature IUCN (2010).CR: Criticamente em Perigo. Enfrenta um risco de extinção na natureza extremamente elevado.EN: Em Perigo. Enfrenta um risco de extinção na natureza muito elevado.EX: Extinto. Quando o táxon é presumidamente extinto uma vez que não são observados naturalmente nos locais e períodos de ocorrência histórica.LC: Pouco Preocupante. Quando populações abundantes são conhecidas e não se enquadram nas demais categorias de ameaça.VU: Vulnerável. Enfrenta um risco de extinção na natureza elevado.

NT: Quase Ameaçada. Não é qualificada como Criticamente Ameaçada, Ameaçada ou Vulnerável agora, mas provavelmente será enquadrada em alguma categoria de ameaçada no futuro próximo.DD: Informação Insuficiente. Quando há insuficiência de informações para uma avaliação direta ou indireta de sua extinção – falta de dados sobre abundância e distribuição. Não é considerada uma categoria de ameaça, mas mostra a necessidade de mais informações sobre a espécie e reconhece a possibilidade de que futuras pesquisas venham a indicar que a classificação de ameaçada é a mais apropriada.Foram consideradas espécies mundialmente ameaçadas segundo a Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora– CITES (2009).Ap I: espécies listadas no Apêndice I: espécie ameaçada de extinção que é ou pode ser afetada pelo tráfico.Ap II: espécies listadas no Apêndice II: espécie que, embora atualmente não se encontre necessariamente em perigo de extinção, poderá vir a esta situação a menos que o comércio de espécimes de tal espécie esteja sujeito à regulamentação.Ap III: espécies listadas no Apêndice III: espécie cuja exploração e/ou comercialização é regulamentada por acordos internacionais de cooperação, os quais visam evitar a exploração insustentável ou ilegal. Foram consideradas espécies ameaçadas no Brasil segundo o Ministério do Meio Ambiente-MMA (2008, Portarias MMA n° 444/ 2014 e n° 445/2014, respectivamente).Ameaçada: espécie que enfrenta um risco alto de extinção na natureza.Foram consideradas as espécies ameaçadas no Estado de São Paulo segundo o Decreto Estadual - SP 56.031/2010. Lista da Fauna Silvestre Ameaçada de Extinção e Provavelmente Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo.VU: ameaçada de extinção na categoria Vulnerável (alto risco de extinção em médio prazo), listada no anexo I.EP: espécie ameaçada de extinção na categoria Em Perigo (risco de extinção no futuro próximo), listada no anexo I.CP: espécie ameaçada de extinção na categoria Criticamente em Perigo (alto risco de extinção em futuro muito próximo), listada no anexo I.QA: Quase Ameaçada. Não é qualificada como Criticamente Ameaçada, Ameaçada ou Vulnerável agora, mas provavelmente será enquadrada em alguma categoria de ameaçada no futuro próximo.DD: Deficiente em Dados. Não é considerada uma categoria de ameaça, mas mostra a necessidade de mais informações sobre a espécie. III - SINONÍMIAS

Denominação antiga Denominação atual

Aratinga aurea Eupsittula aureaAratinga leucophthalma Psittacara leucophthalmaAratinga pertinax Eupsittula pertinaxBasileuterus flaveolus Myiothlypis flaveolusBasileuterus hypoleucus Basileuterus culicivorusBasileuterus leucoblepharus Myiothlypis leucoblepharusBothrops alternatus Rhinocerophis alternatusBothrops jararaca Bothropoides jararacaBothrops neuwiedi Bothropoides neuwiediBothrops pauloensis Bothropoides pauloensisCrotalus durissus Caudisona durissaCyanoloxia moesta Amaurospiza moestaDendroica striata Setophaga striataLiophis almadensis Erythrolamprus almadensisLiophis frenatus Erythrolamprus frenatusLiophis jaegeri Erythrolamprus jaegeriLiophis miliaris Erythrolamprus miliarisLiophis poecilogyrus Erythrolamprus poecilogyrusLiophis reginae Erythrolamprus reginaeLiophis typhlus Erythrolamprus typhlusMabuya dorsivittata Aspronema dorsivittataMyrmotherula gularis Rhopias gularisParula pitiayumi Setophaga pitiayumiPhilydor lichtensteini Anabacerthia lichtensteiniSalminus hilarii Brycon nattereriTangara cyanoptera Thraupis cyanopteraTangara ornata Thraupis ornataTangara palmarum Thraupis palmarumTangara sayaca Thraupis sayacaTupinambis merianae Salvator merianaeTyto alba Tyto furcata

IV – DADOS NUMÉRICOSNúmero total de espécies: 878Número de espécies de Mamíferos: 116Número de espécies de Mamíferos exótico-invasores: 03Número de espécies de Mamíferos cinegéticos: 36Número de espécies de Mamíferos sinatrópicos: 48Número de espécies de Anfíbios: 67Número de espécies de Anfíbios exótico-invasores: 00Número de espécies de Anfíbios cinegéticos: 02Número de espécies de Anfíbios sinatrópicos: 01Número de espécies de Répteis: 91Número de espécies de Répteis exótico-invasores: 01Número de espécies de Répteis cinegéticos: 01Número de espécies de Répteis sinatrópicos: 01Número de espécies de Peixes: 182Número de espécies de Peixes exótico-invasores: 11Número de espécies de Peixes migratórios: 17Número de espécies de Aves: 422Número de espécies de Aves exótico-invasoras: 04Número de espécies de Aves cinegéticas: 22Número de espécies de Aves sinantrópicas: 04

André Eduardo Bozola de Souza PintoPrefeito Municipal da Estância de Socorro

Página 05Socorro, 07 de outubro de 2016

TÁXON NOME POPULAR GRUPO End Exó Sin Cin SP-2010 MMA 2008 MMA 2014 IUCN CITESCLASSE MAMMALIAORDEM DIDELPHIMORPHIA

Família DidelphidaeCaluromys philander (Linnaeus, 1758) Cuíca-Lanosa P ... ... ... ... ... ... ... LC ...Chironectes minimus (Zimmermann, 1780) Cuíca-D’Água P ... ... ... ... QA ... ... LC ...Didelphis albiventris (Lund, 1841) Gambá-de-Orelha-Branca P ... ... X ... ... ... ... LC ...Didelphis aurita (WiedNeuwied, 1826) Gambá-de-Orelha-Preta P X ... X ... ... ... ... LC ...Gracilinanus microtarsus (Wagner, 1842) Cuíca P X ... ... ... ... ... ... LC ...Lutreolina crassicaudata (Desmarest, 1804) Cuíca-de-Cauda-Grossa P ... ... ... ... ... ... ... LC ...Marmosops incanus (Lund, 1841) Cuíca P ... ... ... ... QA ... ... LC ...Metachirus nudicaudatus (É. Geoffroy, 1803) Cuíca-de-Quatro-Olhos P ... ... ... ... QA ... ... LC ...Micoureus paraguayanus (Tate, 1931) Catita, Cuíca P ... ... ... ... ... ... ... LC ...Monodelphis americana (Müller, 1776) Catita-de-Três-Listras P ... ... ... ... QA DD ... LC ...Monodelphis dimidiata (Wagner, 1847) Catita, Cuíca P ... ... ... ... ... DD ... LC ...Monodelphis sp nov.* Catita P X ... ... ... * * ... * *Philander frenatus (Olfers, 1818) Cuíca-de-Quatro-Olhos P ... ... ... ... ... ... ... LC ...ORDEM CINGULATA

Família Dasypodidae ...Cabassous tatouay (Desmarest, 1804) Tatu-de-Rabo-Mole-Grande MG ... ... ... X DD DD ... LC Ap IIIDasypus novemcinctus (Linnaeus, 1758) Tatu-Galinha MG ... ... X X ... ... ... LC ...Dasypus septemcinctus (Linnaeus, 1758) Tatu-Molita MG ... ... ... X ... ... ... LC ...Euphractus sexcinctus (Linnaeus, 1758) Tatu-Peba MG ... ... X X ... ... ... LC ...ORDEM PILOSA

Família BradypodidaeBradypus variegatus (Schinz, 1825) Preguiça, Bicho-Preguiça MG ... ... ... ... ... ... ... LC Ap II

Família MyrmecophagidaeTamandua tetradactyla (Linnaeus, 1758) Tamanduaí-Tamanduá-Mirim MG ... ... ... ... ... ... ... LC ...ORDEM PRIMATES

Família AtelidaeAlouatta guariba clamitans (É. Geoffroy, 1812) Bugio MG X ... ... X QA * VU * *

Família CallithrichidaeCallithrix aurita (E. Geoffroy, 1812) Sagui-da-Serra-Escuro MG X ... ... X VU VU EP VU Ap ICallithrix jacchus (Linnaeus, 1758) Sagui-de-Tufos-Brancos MG ... X X X * ... ... LC Ap IICallithirx penicillata (É. Geoffroy, 1812) Mico-Estrela, Sagui MG ... ... X X ... VU ... LC Ap II

Família CebidaeSapajus libidinosus (Spix, 1823) Macaco-Prego MG ... ... ... X DD ... ... LC Ap IISapajus nigritus (Goldfuss, 1809) Macaco-Prego MG X ... ... X QA ... ... NT Ap II

Família Phiteciidae ...Callicebus nigrifrons (Spix, 1823) Saá, Guigó MG X ... ... X QA ... ... NT Ap IIORDEM LAGOMORPHA

Família LeporidaeLepus europaeus (Pallas, 1778) Lebre-Européia-Coelho MG ... X X X * * ... LC ...Sylvilagus brasiliensis (Linnaeus, 1758) Tapeti, Coelho-do-Mato MG ... ... ... X ... ... ... LC ...ORDEM CHIROPTERA

Família MolossidaeEumops auripendulus (Shaw, 1800) Morcego V ... ... X ... DD ... ... LC ...Eumops perotis (Schinz, 1821) Morcego V ... ... X ... DD ... ... LC ...Molossops neglectus (Williams & Genoways, 1980) Morcego-de-Cauda-Livre V ... ... X ... DD DD ... DD ...Molossus molossus (Pallas, 1766) Morcego-de-Cauda-Livre V ... ... X ... ... ... ... LC ...Molossus rufus (É. Geoffroy, 1805) Morcego-Cauda-de-Rato V ... ... X ... ... ... ... LC ...Nyctinomops laticaudatus (É. Geoffroy, 1805) Morcego V ... ... X ... DD ... ... LC ...Promops nasutus (Spix, 1823) Morcego V ... ... X ... DD ... ... LC ...

Família NoctilionidaeNoctilio leporinus (Linnaeus, 1758) Morcego-Pescador V ... ... X ... ... ... ... LC ...

Família PhyllostomidaeSub-família Carolliinae

Carollia perspicillata (Linnaeus, 1758) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Sub-família Desmodontinae

Desmodus rotundus (É. Geoffroy, 1810) Morcego-Vampiro V ... ... X ... ... ... ... LC ...Diphylla ecaudata (Spix, 1823) Morcego-Vampiro V ... ... X ... VU ... ... LC ...

Sub-família GlossophaginaeAnoura caudifer (É. Geoffroy, 1818) Morcego-Beija-Flor V ... ... X ... ... ... ... LC ...Anoura geoffroyi (Gray, 1838) Morcego-Beija-Flor V ... ... X ... ... ... ... LC ...Glossophaga soricina (Pallas, 1766) Morcego-Beija-Flor V ... ... X ... ... ... ... LC ...

Sub-família StenodermatinaeArtibeus fimbriatus (Gray, 1838) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Artibeus lituratus (Olfers, 1818) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Artibeus obscurus (Schinz, 1821) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Platyrrhinus lineatus (É. Geoffroy, 1810) Morcego-das-Frutas V ... ... X ... ... ... ... LC ...Pygoderma bilabiatum (Wagner, 1843) Morcego V ... ... ... ... ... ... ... LC ...Sturnira lilIum (É. Geoffroy, 1810) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Sturnira tildae (De la Torre, 1959) Morcego-Nariz-de-Folha V ... ... ... ... ... ... ... LC ...Vampyressa pusilla (Wagner, 1843) Morcego V ... ... ... ... ... ... ... DD ...

Sub-família PhyllostominaeChrotopterus auritus (Peters, 1856) Morcego-Orelhudo V ... ... X ... ... ... ... LC ...Micronycteris megalotis (Gray, 1842) Morcego-Orelhudo V ... ... X ... ... ... ... LC ...Phyllostomus discolor (Wagner, 1843) Morcego V ... ... ... ... ... ... ... LC ...Phyllostomus hastatus (Pallas, 1767) Morcego V ... ... ... ... ... ... ... LC ...

Família VespertilionidaeEptesicus brasiliensis (Desmarest, 1819) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Eptesicus diminutus (Osgood, 1915) Morcego V ... ... X ... ... ... ... DD ...Eptesicus furinalis (d’Orbigny, 1847) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Histiotus velatus (I. Geoffroy, 1824) Morcego V ... ... X ... ... ... ... DD ...Lasiurus blossevillii (Lesson & Garnet, 1826) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Myotis albescens (É. Geoffroy, 1806) Morcego V ... ... X ... DD ... ... LC ...Myotis levis (I. Geoffroy, 1824) Morcego V ... ... ... ... DD ... ... LC ...Myotis nigricans (Schinz, 1821) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Myotis riparius (Handley, 1960) Morcego V ... ... X ... ... ... ... LC ...Myotis ruber (É. Geoffroy, 1906) Morcego V ... ... ... ... ... VU ... NT ...ORDEM CARNIVORA

Família CanidaeCerdocyon thous (Linnaeus, 1766) Cachorro-do-Mato, Raposinha MG ... ... ... X ... ... ... LC Ap IIChrysocyon brachyurus (Illiger, 1815) Lobo-Guará MG ... ... ... X VU VU VU NT Ap IISpeothos venaticus (Lund, 1842) Cachorro-do-Mato-Vinagre MG ... ... ... X VU VU VU NT Ap II

Família FelidaeLeopardus pardalis (Linnaeus, 1758) Jaguatirica MG ... ... ... X VU VU ... LC Ap ILeopardus tigrinus (Schreber, 1775) Maracajá, Gato-do-Mato-Pequeno MG ... ... ... X VU VU ... LC Ap IPuma concolor (Lacépède, 1809) Onça-Parda, Suçuarana MG ... ... ... X VU VU VU LC Ap IIPuma yagouaroundi (Lacépède, 1809) Gato-Mourisco MG ... ... ... X ... ... ... LC Ap II

Família MephitidaeConepatus semistriatus (Boddaert, 1785) Jaritataca, Cangambá MG ... ... ... X DD ... ... LC ...

Família MustelidaeEira barbara (Linnaeus, 1758) Irara, Papa-Mel MG ... ... ... X ... ... ... LC ...Galictis cuja (Molina, 1782) Furão MG ... ... ... X DD ... ... LC ...Lontra longicaudis (Olfers, 1818) Lontra MG ... ... ... X QA ... ... DD Ap I

Família ProcyonidaeNasua nasua (Linnaeus, 1766) Quati, Coati MG ... ... ... X ... ... ... LC ...Procyon cancrivorus (G. Cuvier, 1798) Mão-Pelada MG ... ... ... X ... ... ... LC ...ORDEM ARTIODACTYLA

Família CervidaeMazama americana (Erxleben, 1777) Veado-Mateiro MG ... ... ... X VU ... ... DD ...Mazama gouazoubira (G. Fischer, 1814) Veado-Catingueiro MG ... ... ... X ... ... ... LC ...ORDEM RODENTIA

Família CricetidaeAkodon cursor (Winge, 1887) Rato-Chão P ... ... X ... ... ... ... LC ...Akodon montensis (Thomas, 1913) Rato-Chão P ... ... X ... ... ... ... LC ...Akodon paranaensis (Christoff, Fagundes, Sbalqueiro, Mattevi & Yonenaga-Yassuda,2000) Rato-Chão P ... ... X ... DD ... ... LC ...Bibimys labiosus (Winge, 1887) Rato-Chão P X ... ... ... ... ... ... LC ...Blarinomys breviceps (Winge, 1887) Rato-do-Mato P X ... ... ... DD ... ... LC ...Brucepattersonius cf. soricinus (Hershkovitz, 1998) Rato-Chão P X ... ... ... QA ... ... DD ...Calomys tener (Winge, 1887) Rato-Chão P ... ... X ... ... ... ... LC ...Delomys dorsalis (Hensel, 1872) Rato-do-Mato P X ... ... ... QA ... ... LC ...Delomys sublineatus (Thomas, 1903) Rato-do-Mato P X ... ... ... QA ... ... LC ...Euryoryzomys russatus (Wagner, 1848) Rato-do-Mato P X ... ... ... VU ... ... LC ...Holochilus brasiliensis (Desmarest, 1819) Rato-D’Água P ... ... X ... DD ... ... LC ...Hylaeamys laticeps (Lund, 1840) Rato-do-Mato P X ... ... ... * ... ... LC ...Juliomys ossitenuis (Costa, Pavan, Leite & Fagundes, 2007) Rato-do-Mato P X ... ... ... DD ... ... * ...Juliomys pictipes (Osgood, 1933) Rato-do-Mato P X ... ... ... DD ... ... LC ...Necromys lasiurus (Lund, 1841) Rato-do-Mato P ... ... X ... ... ... ... LC ...Nectomys squamipes (Brants, 1827) Rato-D’Água P ... ... X ... ... ... ... LC ...Oecomys catherinae (Thomas, 1909) Rato-da-Árvore P ... ... ... ... DD ... ... LC ...Oligoryzomys nigripes (Olfers, 1818) Rato-do-Mato P ... ... X ... ... ... ... LC ...Oligoryzomys flavescens (Waterhouse, 1837) Rato-do-Mato P ... ... X ... ... ... ... LC ...Oxymycterus dasytrichus (Schinz, 1821) Rato-do-Brejo P X ... ... ... ... ... ... LC ...Rhagomys rufescens (Thomas, 1886) Rato-Vermelho P X ... ... ... DD VU ... NT ...Rhipidomys cf itoan (Costa, Geise, Pereira & Costa, 2011) Rato-da-Árvore P X ... ... ... * * ... * *Thaptomys nigrita (Lichtenstein, 1829) Rato-do-Mato P X ... ... ... VU ... ... LC ...

Família CaviidaeCavia aperea (Erxleben, 1777) Preá P ... ... X X ... ... ... LC ...Cavia fulgidae (Wagler, 1831) Preá P ... ... ... X ... ... ... LC ...Hydrochaeris hydrochaeris (Linnaeus, 1766) Capivara MG ... ... X X ... ... ... LC ...

Família CuniculidaeCuniculus paca (Linnaeus, 1766) Paca MG ... ... ... X QA ... ... LC ...

Família DasyproctidaeDasyprocta azarae (Lichtenstein, 1823) Cutia MG ... ... ... X ... ... ... DD ...

Família EchimyidaeClyomys laticeps (Thomas, 1909) Rato-de-Espinho P ... ... ... ... DD DD ... LC ...Euryzygomatomys spinosus (G. Fischer, 1814) Guirá, Guiara P ... ... ... ... DD ... ... LC ...Kannabateomys amblyonyx (Wagner, 1845) Rato-da-Taquara P ... ... ... ... DD ... ... LC ...Myocastor coypus (Molina, 1782) Ratão-do-Banhado P ... X X X * ... ... LC ...Phyllomys nigrispinus (Wagner, 1842) Rato-da-Árvore P X ... ... ... ... ... ... LC ...

Família ErethizontidaeCoendou prehensilis (Linnaeus, 1758) Ouriço, Porco-Espinho MG ... ... ... X * ... ... LC ...Coendou spinosus (F. Cuvier, 1823) Ouriço-Cacheiro MG ... ... X X ... ... ... LC ...

Família SciuridaeGuerlinguetus ingrami (Thomas, 1901) Caxinguelê, Esquilo P X ... ... ... ... ... ... * *Tabela 1 – Lista das espécies de mamíferos levantadas: Grupo – MG: mamíferos de médio e grande porte, P: pequenos mamíferos não voadores, V: pequenos mamíferos voadores (morcegos); End: espécie endêmica ao bioma Mata Atlântica; Exó: espécie exótica/invasora; Sin: espécie sinantrópica; Cin: espécie cinegética; SP 2010: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Decreto Estadual - SP 56.031/2010); MMA 2008: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008); MMA 2014: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Portaria n° 444, de 17 de dezembro de 2014); IUCN: Lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (http://www.iucnredlist.org); CITES: apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (http://www.cites.org).*Não existe dado disponível.

ANEXO I - MASTOFAUNA

Página 06 Socorro, 07 de outubro de 2016

TÁXON NOME POPULAR End Exó Sin Cin SP-2010 MMA 2008 MMA 2014 IUCN CITES

CLASSE AMPHIBIAORDEM ANURA

Família BrachycephalidaeBrachycephalus ephippium (Spix, 1824) Sapo-Pingo-de-Ouro X ... ... ... ... ... ... ... ...Brachycephalus nodoterga (Miranda-Ribeiro, 1920) Sapo-Pingo-de-Ouro X ... ... ... DD ... ... DD ...Ischnocnema guentheri (Steindachner, 1864) Rãzinha X ... ... ... ... ... ... ... ...Ischnocnema juipoca (Sazima & Cardoso, 1978) Rãzinha-do-Capim. ... ... ... ... ... ... ... ... ...Ischnocnema parva (Girard, 1853) Rãzinha X ... ... ... ... ... ... ... ...Ischnocnema randorum (Heyer, 1985) Rãzinha X ... ... ... ... ... ... DD ...Ischnocnema spanios (Heyer, 1985) Rãzinha X ... ... ... ... ... ... DD ...

Família BufonidaeRhinella icterica (Spix, 1824) Sapo-Cururu ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhinella ornata (Spix, 1824) Sapo-Cururu X ... ... ... ... ... ... ... ...Rhinella schneideri (Werner, 1894) Sapo-Boi, Sapo-Cururu ... ... ... ... ... ... ... NE ...

Família CraugastoridaeHaddadus binotatus (Spix, 1824) Rã-da-Mata ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família HylidaeAplastodiscus arildae (Cruz & Peixoto, 1987) Perereca-Verde ... ... ... ... ... ... ... ... ...Aplastodiscus leucopygius (Cruz & Peixoto, 1985) Perereca-Verde ... ... ... ... ... ... ... ... ...Aplastodiscus perviridis (A. Lutz in B. Lutz, 1950) Perereca-Verde ... ... ... ... ... ... ... ... ...Bokermannohyla circumdata (Cope, 1871) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Bokermannohyla hylax (Heyer, 1985) Perereca-do-Riacho X ... ... ... ... ... ... ... ...Bokermannohyla luctuosa (Pombal & Haddad, 1993) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Bokermannohyla sp.* Perereca ... ... ... ... ... ... ... ... ...Dendropsophus elegans (Wied-Neuwied, 1824) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Dendropsophus microps (Peter, 1872) Pererequinha X ... ... ... ... ... ... ... ...Dendropsophus minutus (Peters, 1872) Pererequinha ... ... ... ... ... ... ... ... ...Dendropsophus nanus (Boulenger, 1889) Pererequinha ... ... ... ... ... ... ... ... ...Dendropsophus sanborni (Schmidt, 1944) Perereca ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas albopunctatus (Spix, 1824) Perereca ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas bischoffi (Boulenger, 1887) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas faber (Wied-Neuwied, 1821) Sapo-Ferreiro ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas pardalis (Spix, 1824) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas polytaenius (Cope, 1870) Perereca-de-Pijama X ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas prasinus (Burmeister, 1856) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas pulchellus (Duméril & Bibron, 1841) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Hypsiboas semilineatus (Spix, 1824) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Phasmahyla cochranae (Bokermann, 1966) Perereca-Verde X ... ... ... ... ... ... ... ...Phrynomedusa fimbriata (Miranda-Ribeiro, 1923) Perereca-Verde X ... ... ... EX ... EX EX ...Phyllomedusa burmeisteri (Boulenger, 1882) Perereca-Verde X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax brieni (De Witte, 1930) Perereca X ... ... ... DD ... ... ... ...Scinax crospedospilus (A. Lutz, 1925) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax eurydice (Bokermann, 1968) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax fuscomarginatus (A. Lutz, 1925) Pererequinha-do-Brejo ... ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax fuscovarius (A. Lutz, 1925) Perereca-de-Banheiro ... ... X ... ... ... ... ... ...Scinax hayii (Barbour, 1909) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax hiemalis (Haddad & Pombal, 1987) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax obtriangulatus (B. Lutz, 1973) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax perereca (Pombal, Haddad & Kasahara, 1995) Perereca ... ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax rizibilis (Bokermann, 1964) Perereca X ... ... ... ... ... ... ... ...Scinax sp.* Perereca ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família HylodidaeCrossodactylus sp.* Rãzinha-de-Riacho X ... ... ... ... ... ... ... ...Hylodes sazimai (Haddad & Pombal, 1995) Rãzinha-de-Riacho X ... ... ... ... ... ... DD ...Hylodes sp.* Rãzinha-de-Riacho X ... ... ... ... ... ... ... ...Hylodes sp. (aff. phyllodes)* Rãzinha-de-Riacho X ... ... ... ... ... ... ... ...Hylodes sp. (grupo lateristrigatus)* Rãzinha-de-Riacho X ... ... ... ... ... ... ... ...Megaelosia boticariana (Giaretta & Aguiar, 1998) Rã-de-Riacho X ... ... ... ... ... ... DD ...

Família LeptodactylidaeAdenomera bokermanni (Heyer, 1973) Rãzinha ... ... ... ... ... ... ... ... ...Leptodactylus fuscus (Schneider, 1799) Rã-Assobiadora ... ... ... ... ... ... ... ... ...Leptodactylus labyrinthicus (Spix, 1824) Rã-Pimenta ... ... ... X ... ... ... ... ...Leptodactylus latrans (Steffen, 1815) Rã-Manteiga ... ... ... X ... ... ... ... ...Leptodactylus mystacinus (Burmeister, 1861) Rã ... ... ... ... ... ... ... ... ...Leptodactylus notoaktites (Heyer, 1978) Rã-Goteira X ... ... ... ... ... ... ... ...Leptodactylus sp.* Rã ... ... ... ... ... ... ... ... ...Physalaemus bokermanni (Cardoso & Haddad, 1985) Rãzinha X ... ... ... ... ... ... DD ...Physalaemus cuvieri (Fitzinger, 1826) Rã-Cachorro ... ... ... ... ... ... ... ... ...Physalaemus olfersii (Lichtenstein & Martens, 1856) Rãzinha ... ... ... ... ... ... ... ... ...Physalaemus sp.* Rãzinha ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família MicrohylidaeChiasmocleis sp.* Rãzinha ... ... ... ... ... ... ... ... ...Elachistocleis sp.* Sapo-Guarda ... ... ... ... ... ... ... ... ...Myersiella microps* Rãzinha X ... ... ... ... ... ... ... ...

Família OdontophrynidaeOdontophrynus americanus (Duméril & Bibron, 1841) Sapo ... ... ... ... ... ... ... ... ...Proceratophrys boiei (Wied-Neuwied, 1825) Intanha, Sapo-de-Chifres X ... ... ... ... ... ... ... ...Tabela 2 -- Lista das espécies de anfíbios levantadas: End: espécie endêmica da Mata Atlântica, Exó: espécie exótica introduzida, Sin: espécie sinantrópica, Cin: espécie cinegética; SP 2010: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Decreto Estadual – SP 56.031/2010); MMA 2008: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008); MMA 2014: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Portaria n° 444, de 17 de dezembro de 2014); IUCN: Lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (http://www.iucnredlist.org); CITES: apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (http://www.cites.org). Abreviaturas: DD: Deficiente em dados, EX: Extinto, NE = Não avaliado, *: Espécie cuja identificação não foi possível.

ANEXO II - HERPETOFAUNA – AMPHIBIA

TÁXON NOME POPULAR GRUPO End Exó Sin Cin SP-2010 MMA 2008 MMA 2014 IUCN CITESCLASSE REPTILIAORDEM SQUAMATASub-ordem Amphisbaenia

Família AmphisbaenidaeAmphisbaena alba (Linnaeus, 1758) Cobra-de-Duas-Cabeças A ... ... ... ... ... ... ... ... ...Amphisbaena roberti (Gans, 1964) Cobra-de-Duas-Cabeças A ... ... ... ... ... ... ... ... ...Sub-ordem Sauria

Família AnguidaeOphiodes fragilis (Raddi, 1826) Cobra-de-Vidro L ... ... ... ... ... ... ... ... ...Ophiodes striatus (Spix, 1824) Cobra-de-Vidro L ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família GekkonidaeHemidactylus mabouia (Moreau De Jonnès, 1818) Lagartixa-de-Parede, Osga L ... X X ... ... ... ... ... ...

Família GymnophthalmidaeCercosaura ocellata (Wagler, 1830) Lagartixa L ... ... ... ... ... ... ... ... ...Colobodactylus taunayi (Amaral, 1933) Lagartixa L X ... ... ... ... ... ... ... ...Heterodactylus imbricatus (Spix, 1825) Calango-Que-Vira-Cobra L X ... ... ... ... ... ... ... ...

Família LeiosauridaeAnisolepis grilli (Boulenger, 1891) Papa-Vento L ... ... ... ... ... ... ... ... ...Enyalius iheringii (Boulenger, 1885) Camaleãozinho, Lagartixa-Verde L X ... ... ... ... ... ... ... ...Enyalius perditus (Jackson, 1978) Camaleãozinho, Lagartixa-Verde L X ... ... ... ... ... ... ... ...Urostrophus vautieri (Duméril & Bibron, 1837) Calanguinho L ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família PolychrotidaePolychrus acutirostris (Spix, 1825) Lagarto-Preguiça, Papa-Vento L ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família ScincidaeAspronema dorsivittata (Cope, 1862) Lagartixa-Lisa L ... ... ... ... ... ... ... ... ...Notomabuya frenata (Cope, 1862) Lagartixa-Lisa L ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família TeiidaeAmeiva ameiva (Linnaeus, 1758) Calango-Verde, Jacaré-Pinima L ... ... ... ... ... ... ... ... ...Salvator merianae (Duméril & Bibron, 1839) Teiú, Tiju, Teiuaçu L ... ... ... X ... ... ... ... Ap II

Família TropiduridaeTropidurus itambere (Rodrigues, 1987) Calango-de-Pedra, Calanguinho L ... ... ... ... ... ... ... ... ...Sub-Ordem Serpentes

Família AnomalepididaeLiotyphlops beui (Amaral, 1924) Cobra-Fio, Cobra-Cega S ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família BoidaeBoa constrictor (Linnaeus, 1758) Jibóia S ... ... ... ... ... ... ... ... Ap IIEpicrates cenchria crassus (Cope, 1862) Salamanta, Boa-Arco-Íris S ... ... ... ... ... ... ... ... Ap II

Família ColubridaeChironius bicarinatus (Wied, 1820) Cobra-Cipó S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Chironius exoletus (Linnaeus, 1758) Cobra-Cipó S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Chironius foveatus (Bailey, 1955) Cobra-Cipó S X ... ... ... ... ... ... ... ...Chironius quadricarinatus (Boie, 1827) Cobra-Cipó S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Mastigodryas bifossatus (Raddi, 1820) Jararacuçu-do-Brejo, Jararaca-do-

Banhado S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Simophis rhinostoma (Schlegel, 1837) Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Spilotes pullatus (Linnaeus, 1758) Caninana, Cainana S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Tantilla melanocephala (Linnaeus, 1758) Cobra-da-Terra S ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família DipsadidaeApostolepis assimilis (Reinhardt, 1861) Cobra-da-Terra S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Apostolepis dimidiata (Jan, 1862) Cobra-da-Terra S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Atractus guentheri (Wucherer, 1861) Cobrinha S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Atractus reticulatus (Boulenger, 1885) Cobrinha S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Atractus sp.* Cobrinha S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Boiruna maculata (Boulenger, 1896) Muçurana, Muçurana-Preta S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Clelia sp.* Muçurana S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Dipsas indica (Laurenti, 1768) Cobra-Dormideira, Dormideira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Echinanthera melanostigma (Wagler, 1824) Corredeira S X ... ... ... ... ... ... ... ...Echinanthera undulata (Wied, 1824) Cobrinha, Papa-Rã S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Elapomorphus quinquelineatus (Raddi, 1820) Cobrinha-Listrada S X ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus aesculapii venustissimus (Wied, 1821) Falsa-Coral S X ... ... ... ... ... ... ... ...Gomesophis brasiliensis (Gomes, 1918) Cobra-D’Água, Cobra-do-Lodo S X ... ... ... ... ... ... ... ...Helicops angulatus (Linnaeus, 1758) Cobra-D’Água S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Helicops gomesi (Amaral, 1921) Cobra-D’Água S X ... ... ... ... ... ... ... ...Helicops modestus (Günther, 1861) Cobra-D’Água S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Imantodes cenchoa (Linnaeus, 1758) Cobra-Cipó S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus almadensis (Wagler, 1824) Cobra-do-Campo, Jararaquinha S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus frenatus (Werner,1909) Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus jaegeri (Günther 1858) Cobra-D’Água-Verde S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus miliaris (Linnaeus, 1758) Cobra-D’Água S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus poecilogyrus (Wied, 1825) Cobra-de-Capim S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus reginae (Linnaeus, 1758) Cobra-do-Campo S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus sp.* Cobra S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Erythrolamprus typhlus (Linnaeus, 1758) Cobra-Verde S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Lygophis meridionalis (Schenkel, 1902) Cobrinha-Listrada S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Oxyrhopus clathratus (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Oxyrhopus guibei (Hoge & Romano, 1978) Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Oxyrhopus petola (Linnaeus, 1758) Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Oxyrhopus trigeminus (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Phalotris mertensi (Hoge, 1955) Cobra-Vermelha, Falsa-Coral S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Philodryas aestiva (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Cobra-Verde S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Philodryas nattereri (Steindachner, 1870) Corre-Campo, Corredeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Philodryas olfersii (Lichtenstein, 1823) Cobra-Verde S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Philodryas patagoniensis (Girard, 1858) Cobra-Cipó S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pseudoboa nigra (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Muçurana S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhachidelus brazili (Boulenger, 1908) Muçurana S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Sibynomorphus mikanii (Schlegel, 1837) Dormideira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Sibynomorphus sp.* Dormideira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Sibynomorphus turgidus (Cope, 1868) Dormideira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Taeniophallus affinis (Günther, 1858) Cobrinha S X ... ... ... ... ... ... ... ...Taeniophallus bilineatus (Fischer, 1885) Cobrinha S X ... ... ... ... ... ... ... ...Taeniophallus occipitalis (Jan, 1863) Cobrinha S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Taeniophallus persimilis (Cope, 1869) Cobrinha S X ... ... ... ... ... ... ... ...Thamnodynastes cf. hypoconia (Cope, 1860) Corre-Campo, Corredeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Thamnodynastes cf. nattereri (Mikan, 1828) Corre-Campo, Corredeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Thamnodynastes strigatus (Günther, 1858) Corre-Campo, Corredeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Tomodon dorsatus (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Cobra-Espada, Corre-Campo S X ... ... ... ... ... ... ... ...Tropidodryas serra (Schlegel, 1837) Cobra-Cipó S X ... ... ... ... ... ... ... ...Tropidodryas striaticeps (Cope, 1869) Cobra-Cipó S X ... ... ... ... ... ... ... ...Xenodon merremi (Wagler, 1824) Boipeva, Cobra-Chata S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Xenodon neuwiedii (Günther, 1863) Boipeva, Boipeva-Serrana S ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família ElapidaeMicrurus corallinus (Merrem, 1820) Cobra-Coral, Coral-Verdadeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Micrurus decoratus (Jan, 1858) Cobra-Coral, Coral-Verdadeira S X ... ... ... ... ... ... ... ...Micrurus frontalis (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Cobra-Coral, Coral-Verdadeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Micrurus lemniscatus (Linnaeus, 1758) Cobra-Coral, Coral-Verdadeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família ViperidaeBothropoides jararaca (Wied, 1824) Jararaca S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Bothropoides neuwiedi (Wagler, 1824) Jararaca-Pintada S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Bothropoides pauloensis (Amaral, 1925) Jararaca-Pintada S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Caudisona durissa (Linnaeus, 1758) Cascavel, Boiçininga S ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhinocerophis alternatus (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) Urutu, Urutu-Cruzeiro, Cruzeira S ... ... ... ... ... ... ... ... ...ORDEM TESTUDINESSub-ordem Pleurodira

Família ChelidaeHydromedusa tectifera (Cope, 1869) Cágado-Pescoço-de-Cobra, Cágado-

Chato T ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Tabela 3 - Lista das espécies de répteis levantadas: Grupo – A: Anfisbena, L: Lagarto, S: Serpente, T: Tartaruga; End: espécie endêmica da Mata Atlântica, Exó: espécie exótica introduzida, Sin: espécie sinantrópica, Cin: espécie cinegética; SP 2010: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Decreto Estadual – SP 56.031/2010); MMA 2008: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008); MMA 2014: Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção (Portaria n° 444, de 17 de dezembro de 2014); IUCN: Lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (http://www.iucnredlist.org); CITES: apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (http://www.cites.org). Abreviaturas: NE = Não avaliado, Ap II: Apêndice II.

ANEXO III - HERPETOFAUNA – REPTILIA

Página 07Socorro, 07 de outubro de 2016

ANEXO IV - ORNITOFAUNATÁXON NOME POPULAR End Exó/Sin Cin Sensibilidade SP-2010 MMA 2008 MMA 2014 IUCN CITES CLASSE AVESORDEM TINAMIFORMES

Família TinamidaeTinamus solitarius (Vieillot, 1819) Macuco ... ... X Média VU ... ... NT Ap ICrypturellus obsoletus (Temminck, 1815) Inhambu-Guaçu ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Crypturellus parvirostris (Wagler, 1827) Inhambu-Chororó ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Crypturellus tataupa (Temminck, 1815) Inhambu-Chintã ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Nothura maculosa (Temminck, 1815) Codorna-Amarela ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM ANSERIFORMES

Família AnatidaeDendrocygna viduata (Linnaeus, 1766) Irerê ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Dendrocygna autumnalis (Linnaeus, 1758) Asa-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Amazonetta brasiliensis (Gmelin, 1789) Pé-Vermelho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM GALLIFORMES

Família CracidaePenelope superciliaris (Temminck, 1815) Jacupemba ... ... X Média QA ... CR ... ...Penelope obscura (Temminck, 1815) Jacuaçu ... ... X Média QA ... ... ... ...

Família OdontophoridaeOdontophorus capueira (Spix, 1825) Uru ... ... ... Alta ... ... ... ... ...ORDEM PODICIPEDIFORMES

Família PodicipedidaeTachybaptus dominicus (Linnaeus, 1766) Mergulhão-Pequeno ... ... ... Média ... ... ... ... ...Podilymbus podiceps (Linnaeus, 1758) Mergulhão-Caçador ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM SULIFORMES

Família PhalacrocoracidaePhalacrocorax brasilianus (Gmelin, 1789) Biguá ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família AnhingidaeAnhinga anhinga (Linnaeus, 1766) Biguatinga ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM PELECANIFORMES

Família ArdeidaeTigrisoma lineatum (Boddaert, 1783) Socó-Boi ... ... ... Média ... ... ... ... ...Ixobrychus exilis (Gmelin, 1789) Socoí-Vermelho ... ... ... Média ... ... ... ... ...Ixobrychus involucris (Vieillot, 1823) Socoí-Amarelo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Nycticorax nycticorax (Linnaeus, 1758) Socó-Dorminhoco, Savacu ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Butorides striata (Linnaeus, 1758) Socozinho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Bubulcus ibis (Linnaeus, 1758) Garça-Vaqueira ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Ardea cinerea (Linnaeus, 1758) Garça-Real-Européia ... ... ... SI ... ... ... ... ...Ardea alba (Linnaeus, 1758) Garça-Grande-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Syrigma sibilatrix (Temminck, 1824) Maria-Faceira ... ... ... Média ... ... ... ... ...Egretta thula (Molina, 1782) Garça-Branca-Pequena ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família ThreskiornithidaePlegadis chihi (Vieillot, 1817) Caraúna-de-Cara-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Mesembrinibis cayennensis (Gmelin, 1789) Coró-Coró ... ... ... Média ... ... ... ... ...Theristicus caudatus (Boddaert, 1783) Curicaca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Platalea ajaja (Linnaeus, 1758) Colhereiro ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM CATHARTIFORMES

Família CathartidaeCathartes aura (Linnaeus, 1758) Urubu-de-Cabeça-Vermelha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Coragyps atratus (Bechstein, 1793) Urubu, Urubu-de-Cabeça-Preta ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM ACCIPITRIFORMES

Família AccipitridaeLeptodon cayanensis (Latham, 1790) Gavião-de-Cabeça-Cinza ... ... ... Média QA ... ... ... ...Chondrohierax uncinatus (Temminck, 1822) Caracoleiro ... ... ... Baixa QA ... ... ... ...Gampsonyx swainsonii (Vigors, 1825) Gaviãozinho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Elanus leucurus (Vieillot, 1818) Gavião-Peneira ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Harpagus diodon (Temminck, 1823) Gavião-Bombachinha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Accipiter striatus (Vieillot, 1808) Gavião-Miúdo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Ictinia plumbea (Gmelin, 1788) Sovi, Gavião-Pombo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Rostrhamus sociabilis (Vieillot, 1817) Gavião-Caramujeiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Geranospiza caerulescens (Vieillot, 1817) Gavião-Pernilongo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Heterospizias meridionalis (Latham, 1790) Gavião-Cabloco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Amadonastur lacernulatus (Temminck, 1827) Gavião-Pombo-Pequeno ... ... ... Alta VU VU ... VU ...Urubitinga coronata (Vieillot, 1817) Águia-Cinzenta ... ... ... Média CR VU EP EN ...Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788) Gavião-Carijó ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Parabuteo unicinctus (Temminck, 1824) Gavião-Asa-de-Telha ... ... ... Baixa VU ... ... ... ...Parabuteo leucorrhous (Quoy & Gaimard, 1824) Gavião-de-Sobre-Branco ... ... ... Baixa DD ... ... ... ...Geranoaetus albicaudatus (Vieillot, 1816) Gavião-de-Rabo-Branco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pseudastur polionotus (Kaup, 1847) Gavião-Pombo-Grande ... ... ... Alta VU ... ... NT ...Buteo brachyurus (Vieillot, 1816) Gavião-de-Cauda-Curta ... ... ... Média ... ... ... ... ...Spizaetus tyrannus (Wied, 1820) Gavião-Pega-Macaco, Gavião-de-Penacho ... ... ... Média VU ... ... ... ...Spizaetus melanoleucus (Vieillot, 1816) Gavião-Pato ... ... ... Alta CR ... ... ... ...ORDEM FALCONIFORMES

Família FalconidaeCaracara plancus (Miller, 1777) Carcará, Caracará ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Milvago chimachima (Vieillot, 1816) Carrapateiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Herpetotheres cachinnans (Linnaeus, 1758) Acauã ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Micrastur ruficollis (Vieillot, 1817) Gavião-Caburé, Falcão-Caburé ... ... ... Média ... ... ... ... ...Micrastur semitorquatus (Vieillot, 1817) Gavião-Relógio, Falcão-Relógio ... ... ... Média ... ... ... ... ...Falco sparverius (Linnaeus, 1758) Quiriquiri ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Falco femoralis (Temminck, 1822) Gavião-de-Coleira, Falcão-de-Coleira ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM GRUIFORMES

Família Rallidae ...Micropygia schomburgkii (Cabanis, 1848) Maxalalagá ... ... ... Alta CR ... ... ... ...Aramides cajaneus (Statius Müller, 1776) Saracura-de-Três-Potes ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Aramides saracura (Spix, 1825) Saracura-do-Mato ... ... ... Média ... ... ... ... ...Laterallus leucopyrrhus (Vieillot, 1819) Sanã-Vermelha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Porzana albicollis (Vieillot, 1819) Sanã-Carijó ... ... ... Média ... ... ... ... ...Pardirallus nigricans (Vieillot, 1819) Saracura-Sanã ... ... ... Média ... ... ... ... ...Gallinula galeata (Lichtenstein, 1818) Frango-D’Água ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Gallinula melanops (Vieillot, 1819) Frango-D’Água-Carijó ... ... ... Média VU ... ... ... ...Porphyrio martinicus (Linnaeus, 1766) Frango-D’Água-Azul ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM CARIAMIFORMES

Família CariamidaeCariama cristata (Linnaeus, 1766) Siriema ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM CHARADRIIFORMES

Família CharadriidaeVanellus cayanus (Latham, 1790) Batuíra-de-Esporão ... ... ... Média CR ... ... ... ...Vanellus chilensis (Molina, 1782) Quero-Quero ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família ScolopacidaeGallinago paraguaiae (Vieillot, 1816) Narceja ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família JacanidaeJacana jacana (Linnaeus, 1766) Jaçanã ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM COLUMBIFORMES

Família ColumbidaeColumbina talpacoti (Temminck, 1811) Rolinha-Roxa ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Columbina squammata (Lesson, 1831) Fogo-Apagou ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Claravis geoffroyi (Temminck, 1811) Pararu-Espelho ... ... ... SI ... ... CR CR ...Columba livia (Gmelin, 1789) Pombo-Doméstico ... X ... Baixa ... ... ... ... ...Patagioenas speciosa (Gmelin, 1789) Pombo-Trocal ... ... ... Média EP ... ... ... ...Patagioenas picazuro (Temminck, 1813) Pombão ... ... ... Média ... ... ... ... ...Patagioenas cayennensis (Bonnaterre, 1792) Pomba-Galega ... ... ... Média ... ... ... ... ...Patagioenas plumbea (Vieillot, 1818) Pomba-Amargosa ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Zenaida auriculata (Des Murs, 1847) Pomba-de-Bando ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Leptotila verreauxi (Bonaparte, 1855) Juriti-Pupu ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Leptotila rufaxilla (Richard & Bernard, 1792) Juriti-Gemedeira ... ... ... Média ... ... ... ...Geotrygon violacea (Temminck, 1809) Juriti-Vermelha ... ... ... Alta EP ... ... ... ...Geotrygon montana (Linnaeus, 1758) Pariri ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM PSITTACIFORMES

Família PsittacidaeDiopsittaca nobilis (Linnaeus, 1758) Maracanã-Pequena ... ... X Média CR ... ... ... Ap IIPsittacara leucophthalma (Statius Müller, 1776) Periquitão-Maracanã ... ... ... Baixa ... ... ... ... Ap IIAratinga auricapillus (Kuhl, 1820) Jandaia-de-Testa-Vermelha ... ... ... Média ... ... ... NT Ap IIEupsittula aurea (Gmelin, 1788) Jandaia-Coquinho, Periquito-Rei ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIEupsittula pertinax (Linnaeus, 1758) Periquito-de-Bochecha-Parda ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIPyrrhura frontalis (Vieillot, 1817) Tiriba-de-Testa-Vermelha ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIForpus xanthopterygius (Spix, 1824) Tuim ... ... ... Baixa ... ... ... ... Ap IIBrotogeris tirica (Gmelin, 1788) Periquito-Verde, Periquito-Rico ... ... ... Baixa ... ... ... ... Ap IIBrotogeris chiriri (Vieillot, 1818) Periquito-de-Encontro-Amarelo ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIPionopsitta pileata (Scopoli, 1769) Cuiú-Cuiú ... ... X Média ... ... ... ... Ap IPionus maximiliani (Kuhl, 1820) Maitaca-Verde, Maritaca ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIAmazona vinacea (Kuhl, 1820) Papagaio-de-Peito-Roxo ... ... X Média EP EP VU EN Ap IAmazona aestiva (Linnaeus, 1758) Papagaio-Verdadeiro ... ... X Média QA ... ... ... Ap IIORDEM CUCULIFORMES

Família CuculidaePiaya cayana (Linnaeus, 1766) Alma-de-Gato ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Coccyzus melacoryphus (Vieillot, 1817) Papa-Lagarta-Acanelado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Coccyzus americanus (Linnaeus, 1758) Papa-Lagarta-de-Asa-Vermelha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Coccyzus euleri (Cabanis, 1873) Papa-Lagarta-de-Euler ... ... ... Média ... ... ... ... ...Crotophaga ani (Linnaeus, 1758) Anu-Preto ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Guira guira (Gmelin, 1788) Anu-Branco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tapera naevia (Linnaeus, 1766) Saci ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Dromococcyx pavoninus (Pelzeln, 1870) Peixe-Frito-Pavonino ... ... ... Alta ... ... ... ... ...ORDEM STRIGIFORMES

Família TytonidaeTyto furcata (Scopoli, 1769) Coruja-de-Igreja, Coruja-das-Torres ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família StrigidaeMegascops choliba (Vieillot, 1817) Corujinha-do-Mato ... ... ... Baixa ... ... ... ... Ap IIMegascops atricapilla (Temminck, 1822) Corujinha-Sapo ... ... ... Baixa ... ... ... ... Ap IIPulsatrix koeniswaldiana (Bertoni & Bertoni, 1901) Murucututu-de-Barriga-Amarela X ... ... Alta ... ... ... ... Ap IIBubo virginianus (Gmelin, 1788) Jacurutu, Coruja-Orelhuda ... ... ... Baixa VU ... ... Ap IIStrix hylophila (Temminck, 1825) Coruja-Listrada ... ... ... Alta ... ... ... NT Ap IIStrix virgata (Cassin, 1849) Coruja-do-Mato ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIAthene cunicularia (Molina, 1782) Coruja-Buraqueira ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIAsio clamator (Vieillot, 1808) Coruja-Orelhuda ... ... ... Baixa ... ... ... ... Ap IIAsio stygius (Wagler, 1832) Mocho-diabo ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIORDEM CAPRIMULGIFORMES

Família NyctibiidaeNyctibius griseus (Gmelin, 1789) Mãe-da-Lua, Urutau ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família CaprimulgidaeNyctiphrynus ocellatus (Tschudi, 1844) Bacurau-Ocelado, Cariaponga ... ... ... Média ... ... ... ... ...Antrostomus sericocaudatus (Cassin, 1849) Bacurau-Rabo-de-Seda ... ... ... Média CR ... ... ... ...Lurocalis semitorquatus (Gmelin, 1789) Tuju ... ... ... Média ... ... ... ... ...Hydropsalis albicollis (Gmelin, 1789) Bacurau ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Hydropsalis maculicaudus (Lawrence, 1862) Bacurau-de-Rabo-Maculado ... ... ... Média VU ... ... ... ...Hydropsalis torquata (Gmelin, 1789) Bacurau-Tesoura ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Hydropsalis forcipata (Nitzsch, 1840) Bacurau-Tesoura-Gigante ... ... ... Média QA ... ... ... ...Chordeiles nacunda (Vieillot, 1817) Corucão ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM APODIFORMES

Família ApodidaeCypseloides fumigatus (Streubel, 1848) Taperuçu-Preto ... ... ... Média DD ... ... ... ...Streptoprocne zonaris (Shaw, 1796) Taperuçu-de-Coleira-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Chaetura cinereiventris (Sclater, 1862) Andorinhão-de-Sobre-Cinzento ... ... ... Média ... ... ... ... ...Chaetura meridionalis (Hellmayr, 1907) Andorinhão-do-Temporal ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família TrochilidaePhaethornis squalidus (Temminck, 1822) Rabo-Branco-Pequeno ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phaethornis pretrei (Lesson & Delattre, 1839) Rabo-Branco-Acanelado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Phaethornis eurynome (Lesson, 1832) Rabo-Branco-de-Garganta-Rajada ... ... ... Média ... ... ... ... ...Eupetomena macroura (Gmelin, 1788) Beija-Flor-Tesoura ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Aphantochroa cirrochloris (Vieillot, 1818) Beija-Flor-Cinza ... ... ... Média ... ... ... ... ...Florisuga fusca (Vieillot, 1817) Beija-Flor-Preto ... ... ... Média ... ... ... ... ...Colibri serrirostris (Vieillot, 1816) Beija-Flor-de-Orelha-Violeta ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Anthracothorax nigricollis (Vieillot, 1817) Beija-Flor-de-Veste-Preta ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Lophornis chalybeus (Vieillot, 1823) Topetinho-Verde ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Chlorostilbon lucidus (Shaw, 1812) Besourinho-de-Bico-Vermelho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Thalurania glaucopis (Gmelin, 1788) Beija-Flor-de-Fronte-Violeta ... ... ... Média ... ... ... ... ...Leucochloris albicollis (Vieillot, 1818) Beija-Flor-de-Papo-Branco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Amazilia versicolor (Vieillot, 1818) Beija-Flor-de-Banda-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Amazilia fimbriata (Gmelin, 1788) Beija-Flor-de-Garganta-Verde ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Amazilia lactea (Lesson, 1832) Beija-Flor-de-Peito-Azul ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Clytolaema rubricauda (Boddaert, 1783) Beija-Flor-Rubi ... ... ... Média ... ... ... ... ...Heliomaster longirostris (Audebert & Vieillot, 1801) Bico-Reto-Cinzento ... ... ... Média ... ... ... ... ...Heliomaster squamosus (Temminck, 1823) Bico-Reto-de-Banda-Branca ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM TROGONIFORMES

Família TrogonidaeTrogon surrucura (Vieillot, 1817) Surucuá-Variado ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM CORACIIFORMES

Família AlcedinidaeMegaceryle torquata (Linnaeus, 1766) Martim-Pescador-Grande ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Página 08 Socorro, 07 de outubro de 2016

Chloroceryle amazona (Latham, 1790) Martim-Pescador-Verde ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Chloroceryle americana (Gmelin, 1788) Martim-Pescador-Pequeno ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...ORDEM GALBULIFORMES

Família BucconidaeNystalus chacuru (Vieilloy, 1816) João-Bobo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Malacoptila striata (Spix, 1824) Barbudo-Rajado ... ... ... Média ... ... ... ... ...ORDEM PICIFORMES

Família RamphastidaeRamphastos toco (Statius Müller, 1776) Tucano-Toco, Tucanuçu ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIRamphastos vitellinus (Lichtenstein, 1823) Tucano-de-Bico-Preto ... ... ... Alta ... ... ... ... Ap IIRamphastos dicolorus (Linnaeus, 1766) Tucano-de-Bico-Verde ... ... ... Média ... ... ... ... Ap IIISelenidera maculirostris (Lichtenstein, 1823) Araçari-Poca ... ... ... Média QA ... ... ... Ap IIIPteroglossus bailloni (Vieillot, 1819) Araçari-Banana ... ... ... Alta VU ... ... NT Ap III

Família PicidaePicumnus cirratus (Temminck, 1825) Pica-Pau-Anão-Barrado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Picumnus temminckii (Lafresnaye, 1845) Pica-Pau-Anão-de-Coleira ... ... ... Média ... ... ... ... ...Melanerpes candidus (Otto, 1796) Pica-Pau-Branco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Melanerpes flavifrons (Vieillot, 1818) Benedito-de-Testa-Amarela ... ... ... Média ... ... ... ... ...Veniliornis spilogaster (Wagler, 1827) Picapauzinho-Verde-Carijó ... ... ... Média ... ... ... ... ...Piculus aurulentus (Temminck, 1821) Pica-Pau-Dourado ... ... ... Média ... ... ... NT ...Colaptes melanochloros (Gmelin, 1788) Pica-Pau-Verde-Barrado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Colaptes campestris (Vieillot, 1818) Pica-Pau-do-Campo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Celeus lugubris (Malherbe, 1851) Pica-Pau-Louro ... ... ... Média ... ... ... ... ...Celeus flavescens (Gmelin, 1788) Pica-Pau-de-Cabeça-Amarela ... ... ... Média ... ... ... ... ...Dryocopus lineatus (Linnaeus, 1766) Pica-Pau-de-Banda-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Campephilus robustus (Lichtenstein, 1818) Pica-Pau-Rei ... ... ... Média QA ... ... ... ...Campephilus melanoleucos (Gmelin, 1788) Pica-Pau-de-Topete-Vermelho ... ... ... Média VU ... ... ... ...ORDEM PASSERIFORMES

Família ThamnophilidaeHypoedaleus guttatus (Vieillot, 1816) Chorão-Carijó ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Batara cinerea (Vieillot, 1819) Matracão ... ... ... Média ... ... ... ... ...Mackenziaena leachii (Such, 1825) Borralhara-Assoviadora ... ... ... Média ... ... ... ... ...Mackenziaena severa (Lichtenstein, 1823) Borralhara ... ... ... Média ... ... ... ... ...Thamnophilus doliatus (Linnaeus, 1764) Choca-Barrada ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Thamnophilus ruficapillus (Vieillot, 1816) Choca-de-Chapéu-Vermelho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Thamnophilus caerulescens (Vieillot, 1816) Choca-da-Mata ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Dysithamnus stictothorax (Temminck, 1823) Choquinha-de-Peito-Pintado X ... ... Média QA ... ... NT ...Dysithamnus mentalis (Temminck, 1823) Choquinha-Lisa ... ... Média ... ... ... ... ...Rhopias gularis (Spix, 1825) Choquinha-de-Garganta-Pintada X ... ... Média ... ... ... ... ...Herpsilochmus rufimarginatus (Temminck, 1822) Chorozinho-de-Asa-Vermelha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Drymophila ferruginea (Temminck, 1822) Trovoada ... ... ... Média ... ... ... ... ...Drymophila ochropyga (Hellmayr, 1906) Choquinha-de-Dorso-Vermelho X ... ... Média QA ... ... NT ...Drymophila malura (Temminck, 1825) Choquinha-Carijó ... ... ... Média ... ... ... ... ...Pyriglena leucoptera (Vieillot, 1818) Papa-Taoca-do-Sul ... ... ... Média ... ... ... ... ...Myrmoderus squamosus (Pelzeln, 1868) Papa-Formiga-da-Grota X ... ... Média ... ... ... ... ...

Família ConopophagidaeConopophaga lineata (Wied, 1831) Chupa-Dente ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família GrallariidaeGrallaria varia (Boddaert, 1783) Tovacuçu, Boca-da-Noite ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Hylopezus nattereri (Pinto, 1937) Pinto-do-Mato ... ... ... Alta ... ... ... ... ...

Família RhinocryptidaeEleoscytalopus indigoticus (Wied, 1831) Macuquinho ... ... ... Média ... ... ... NT ...Scytalopus speluncae (Ménétriès, 1835) Macuquinho-Murino, Tapaculo-Preto ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família FormicariidaeChamaeza campanisona (Lichtenstein, 1823) Tovaca-Campainha ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Chamaeza meruloides (Vigors, 1825) Tovaca-Cantadora X ... ... Alta ... ... ... ... ...

Família ScleruridaeSclerurus caudacutus (Vieillot, 1816) Vira-Folha-Pardo ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Sclerurus scansor (Menetries, 1835) Vira-Folha ... ... ... Alta ... ... ... ... ...

Família DendrocolaptidaeDendrocincla turdina (Lichtenstein, 1820) Arapuçu-Liso ... ... ... Média ... ... ... ... ...Sittasomus griseicapillus (Vieillot, 1818) Arapuçu-Verde ... ... ... Média ... ... ... ... ...Xiphocolaptes albicollis (Vieillot, 1818) Arapuçu-de-Garganta-Branca ... ... ... Média ... ... ... ... ...Dendrocolaptes platyrostris (Spix, 1825) Arapuçu-Grande ... ... ... Média ... ... ... ... ...Xiphorhynchus fuscus (Vieillot, 1818) Arapuçu-Rajado ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Lepidocolaptes angustirostris (Vieillot, 1818) Arapuçu-de-Cerrado ... ... ... Média ... ... ... ... ...Lepidocolaptes squamatus (Lichtenstein, 1822) Arapuçu-Escamado ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Lepidocolaptes falcinellus (Cabanis & Heine, 1859) Arapuçu-Escamado-do-Sul ... ... ... SI ... ... ... ... ...Campylorhamphus falcularius (Vieillot, 1822) Arapuçu-de-Bico-Torto ... ... ... Alta ... ... ... ... ...

Família FurnariidaeFurnarius rufus (Gmelin, 1788) João-de-Barro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Leptasthenura setaria (Temminck, 1824) Grimpeiro X ... ... Baixa ... ... ... ... ...Synallaxis ruficapilla (Vieillot, 1819) Pichororé ... ... ... Média ... ... ... ... ...Synallaxis cinerascens (Temminck, 1823) Pi-Puí ... ... ... Média ... ... ... ... ...Synallaxis frontalis (Pelzeln, 1859) Petrim ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Synallaxis spixi (Sclater, 1856) João-Teneném ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Cranioleuca pallida (Wied, 1831) Arredio-Pálido ... ... ... Média ... ... ... ... ...Certhiaxis cinnamomeus (Gmelin, 1788) Curutié ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phacellodomus rufifrons (Wied, 1821) João-de-Pau ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phacellodomus erythrophthalmus (Wied, 1821) João-Botina-da-Mata X ... ... Média ... ... ... ... ...Phacellodomus ferrugineigula (Pelzeln, 1858) João-Botina-do-Brejo ... ... Média ... ... ... ... ...Anabacerthia amaurotis (Temminck, 1823) Limpa-Folha-Miúdo X ... ... Alta ... ... ... NT ...Syndactyla rufosuperciliata (Lafresnaye, 1832) Trepador-Quiete ... ... ... Média ... ... ... ... ...Anabacerthia lichtensteini (Cabanis & Heine, 1859) Limpa-Folha-Ocráceo ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Philydor atricapillus (Wied, 1821) Limpa-Folha-Coroado ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Philydor rufum (Vieillot, 1818) Limpa-Folha-de-Testa-Baia ... ... ... Média ... ... ... ... ...Anabazenops fuscus (Vieillot, 1816) Trepador-Coleira ... ... ... Média ... ... ... ... ...Cichlocolaptes leucophrus (Jardine & Selby, 1830) Trepador-Sobrancelha X ... ... Alta ... ... ... ... ...Automolus leucophthalmus (Wied, 1821) Barranqueiro-de-Olho-Branco ... ... ... Média ... ... ... ... ...Lochmias nematura (Lichtenstein, 1823) João-Porca ... ... ... Média ... ... ... ... ...Heliobletus contaminatus (Berlepsch, 1885) Trepadorzinho ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Xenops minutus (Sparrman, 1788) Bico-Virado-Miúdo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Xenops rutilans (Temminck, 1821) Bico-Virado-Carijó ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família RhynchocyclidaeTolmomyias sulphurescens (Spix, 1825) Bico-Chato-de-Orelha-Preta ... ... ... Média ... ... ... ... ...Tolmomyias flaviventris (Wied, 1831) Bico-Chato-Amarelo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Poecilotriccus plumbeiceps (Lafresnaye, 1846) Tororó ... ... ... Média ... ... ... ... ...Todirostrum poliocephalum (Wied, 1831) Teque-Teque ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Todirostrum cinereum (Linnaeus, 1766) Ferreirinho-Relógio ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Hemitriccus diops (Temminck, 1822) Olho-Falso ... ... ... Média ... ... ... ... ...Hemitriccus obsoletus (Miranda-Ribeiro, 1906) Catraca X ... ... Média ... ... ... ... ...Hemitriccus orbitatus (Wied, 1831) Tiririzinho-do-Mato ... ... ... Média ... ... ... NT ...Hemitriccus nidipendulus (Wied, 1831) Tachuri-Campainha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Myiornis auricularis (Vieillot, 1818) Miudinho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Leptopogon amaurocephalus (Tschudi, 1846) Cabeçudo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Mionectes rufiventris (Cabanis, 1846) Abre-Asa-de-Cabeça-Cinza ... ... ... Média ... ... ... ... ...Corythopis delalandi (Lesson, 1830) Estalador ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phylloscartes eximius (Temminck, 1822) Barbudinho ... ... ... Média VU ... ... NT ...Phylloscartes ventralis (Temminck, 1824) Borboletinha-do-Mato ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phylloscartes oustaleti (Sclater, 1887) Papa-Moscas-de-Olheiras X ... ... Alta ... ... ... NT ...Phylloscartes sylviolus (Cabanis & Heine, 1859) Maria-Pequena ... ... ... Média QA ... ... NT ...

Família TyrannidaePhyllomyias virescens (Temminck, 1824) Piolhinho-Verdoso ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phyllomyias fasciatus (Thunberg, 1822) Piolhinho ... ... ... Média ... ... ... ... ...Phyllomyias griseocapilla (Sclater, 1862) Piolhinho-Serrano X ... ... Média ... ... ... NT ...Myiopagis caniceps (Swainson, 1835) Guaracava-Cinzenta ... ... ... Média ... ... ... ... ...Myiopagis viridicata (Vieillot, 1817) Guaracava-de-Crista-Alaranjada ... ... ... Média ... ... ... ... ...Elaenia flavogaster (Thunberg, 1822) Guaracava-de-Barriga-Amarela ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Elaenia spectabilis (Pelzeln, 1868) Guaracava-Grande ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Elaenia mesoleuca (Deppe, 1830) Tuque ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Elaenia obscura (d’Orbigny & Lafresnaye, 1837) Tucão ... ... ... Média ... ... ... ... ...Camptostoma obsoletum (Temminck, 1824) Risadinha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tyranniscus burmeisteri (Cabanis & Heine, 1859) Piolhinho-Chiador ... ... ... Média ... ... ... ... ...Serpophaga subcristata (Vieillot, 1817) Alegrinho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Capsiempis flaveola (Lichtenstein, 1823) Marianinha-Amarela ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Platyrinchus mystaceus (Vieillot, 1818) Patinho ... ... ... Média ... ... ... ... ...Myiophobus fasciatus (Statius Müller, 1776) Filipe ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Hirundinea ferruginea (Gmelin, 1788) Gibão-de-Couro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Lathrotriccus euleri (Cabanis, 1868) Enferrujado ... ... ... Média ... ... ... ... ...Cnemotriccus fuscatus (Wied, 1831) Guaracavuçu ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Contopus cinereus (Spix, 1825) Papa-Moscas-Cinzento ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pyrocephalus rubinus (Boddaert, 1783) Príncipe ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Knipolegus cyanirostris (Vieillot, 1818) Maria-Preta-de-Bico-Azulado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Knipolegus lophotes (Boie, 1828) Maria-Preta-de-Penacho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Knipolegus nigerrimus (Vieillot, 1818) Maria-Preta-de-Garganta-Vermelha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Satrapa icterophrys (Vieillot, 1818) Suiriri-Pequeno ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Xolmis cinereus (Vieillot, 1816) Primavera ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Xolmis velatus (Lichtenstein, 1823) Noivinha-Branca ... ... ... Média ... ... ... ... ...Gubernetes yetapa (Vieillot, 1818) Tesoura-do-Brejo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Muscipipra vetula (Lichtenstein, 1823) Tesoura-Cinzenta ... ... ... Média ... ... ... ... ...Fluvicola nengeta (Linnaeus, 1766) Lavadeira-Mascarada ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Arundinicola leucocephala (Linnaeus, 1764) Freirinha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Colonia colonus (Vieillot, 1818) Viuvinha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Machetornis rixosa (Vieillot, 1819) Suiriri-Cavaleiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Legatus leucophaius (Vieillot, 1818) Bem-Te-Vi-Pirata ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Myiozetetes similis (Spix, 1825) Bentevizinho-de-Penacho-Vermelho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pitangus sulphuratus (Linnaeus, 1766) Bem-Te-Vi ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Myiodynastes maculatus (Statius Müller, 1776) Bem-Te-Vi-Rajado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Megarynchus pitangua (Linnaeus, 1766) Neinei ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Empidonomus varius (Vieillot, 1818) Peitica ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Griseotyrannus aurantioatrocristatus (d’Orbigny e Lafresnaye, 1837) Peitica-de-Chapéu-Preto ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tyrannus melancholicus (Vieillot, 1819) Suiriri ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tyrannus savana (Vieillot, 1808) Tesourinha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Rhytipterna simplex (Lichtenstein, 1823) Vissiá ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Sirystes sibilator (Vieillot, 1818) Gritador ... ... ... Média ... ... ... ... ...Myiarchus swainsoni (Cabanis & Heine, 1859) Irré ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Myiarchus ferox (Gmelin, 1789) Maria-Cavaleira ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Myiarchus tyrannulus (Statius Müller, 1776) Maria-Cavaleira-de-Rabo-Enferrujado ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Attila rufus (Vieillot, 1819) Capitão-de-Saíra ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família CotingidaePhibalura flavirostris (Vieillot, 1816) Tesourinha-da-Mata ... ... ... Média QA ... ... NT ...Procnias nudicollis (Vieillot, 1817) Araponga ... ... ... Média VU ... ... VU ...Lipaugus lanioides (Lesson, 1844) Tropeiro-da-Serra ... ... ... Alta VU ... ... NT ...Pyroderus scutatus (Shaw, 1792) Pavó ... ... ... Média VU ... ... ... ...

Família PipridaeNeopelma chrysolophum (Pinto, 1944) Fruxu X ... ... Média ... ... ... ... ...Ilicura militaris (Shaw & Nodder, 1809) Tangarazinho ... ... ... Média ... ... ... ... ...Manacus manacus (Linnaeus, 1766) Rendeira ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Antilophia galeata (Lichtenstein, 1823) Soldadinho ... ... ... Média QA ... ... ... ...Chiroxiphia caudata (Shaw & Nodder, 1793) Tangará ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família TityridaeOxyruncus cristatus (Swainson, 1821) Araponga-do-Horto ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Myiobius barbatus (Gmelin, 1789) Assanhadinho ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Myiobius atricaudus (Lawrence, 1863) Assanhadinho-de-Cauda-Preta ... ... ... Média ... ... ... ... ...Schiffornis virescens (Lafresnaye, 1838) Flautim ... ... ... Média ... ... ... ... ...Laniisoma elegans (Thunberg, 1823) Chibante ... ... ... Alta VU ... ... ... ...Tityra inquisitor (Lichtenstein, 1823) Anambé-Branco-de-Bochecha-Parda ... ... ... Média ... ... ... ... ...Tityra cayana (Linnaeus, 1766) Anambé-Branco-de-Rabo-Preto ... ... ... Média ... ... ... ... ...Pachyramphus rufus (Boddaert, 1783) Caneleiro-Cinzento ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pachyramphus castaneus (Jardine & Selby, 1827) Caneleiro ... ... ... Média ... ... ... ... ...Pachyramphus polychopterus (Vieillot, 1818) Caneleiro-Preto ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pachyramphus marginatus (Lichtenstein, 1823) Canleiro-Bordado ... ... ... Alta QA ... ... ... ...Pachyramphus validus (Lichtenstein, 1823) Caneleiro-de-Chapéu-Preto ... ... ... Média ... ... ... ... ...Xenopsaris albinucha (Burmeister, 1869) Tijerila ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família VireonidaeCyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789) Pitiguari ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Vireo olivaceus (Linnaeus, 1766) Juruviara ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Hylophilus poicilotis (Temminck, 1822) Verdinho-Coroado ... ... ... Média ... ... ... ... ...Hylophilus amaurocephalus (Nordmann, 1835) Vite-Vite-de-Olho-Cinza ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família CorvidaeCyanocorax caeruleus (Vieillot, 1818) Gralha-Azul ... ... ... Média QA ... ... NT ...Cyanocorax cristatellus (Temminck, 1823) Gralha-do-Campo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Cyanocorax chrysops (Vieillot, 1818) Gralha-Picaça ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Cyanocorax cyanopogon (Wied, 1821) Gralha-Cancã ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família HirundinidaePygochelidon cyanoleuca (Vieillot, 1817) Andorinha-Pequena-de-Casa ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Alopochelidon fucata (Temminck, 1822) Andorinha-Morena ... ... ... Média ... ... ... ... ...Stelgidopteryx ruficollis (Vieillot, 1817) Andorinha-Serradora ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Progne tapera (Vieillot, 1817) Andorinha-do-Campo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Progne chalybea (Gmelin, 1789) Andorinha-Doméstica-Grande ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Página 09Socorro, 07 de outubro de 2016

Tachycineta albiventer (Boddaert, 1783) Andorinha-do-Rio ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tachycineta leucorrhoa (Vieillot, 1817) Andorinha-de-Sobre-Branco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família TroglodytidaeTroglodytes musculus (Naumann, 1823) Corruíra ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família DonacobiidaeDonacobius atricapilla (Linnaeus, 1766) Japacanim ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família TurdidaeCatharus fuscescens (Stephens, 1817) Sabiá-Norte-Americano ... ... ... SI ... ... ... ... ...Catharus swainsoni (Tschudi, 1845) Sabiá-de-Óculos ... ... ... SI ... ... ... ... ...Turdus flavipes (Vieillot, 1818) Sabiá-Uma ... ... ... Média ... ... ... ... ...Turdus rufiventris (Vieillot, 1818) Sabiá-Laranjeira ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Turdus leucomelas (Vieillot, 1818) Sabiá-Barranco ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Turdus amaurochalinus (Cabanis, 1850) Sabiá-Poca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Turdus subalaris (Seebohm, 1887) Sabiá-Ferreiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Turdus albicollis (Vieillot, 1818) Sabiá-Coleira ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família MimidaeMimus saturninus (Lichtenstein, 1823) Sabiá-do-Campo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família MotacillidaeAnthus lutescens (Pucheran, 1855) Caminheiro-Zumbidor ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família CoerebidaeCoereba flaveola (Linnaeus, 1758) Cambacica ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família ThraupidaeSaltator fuliginosus (Daudin, 1800) Pimentão ... ... ... Média ... ... ... ... ...Saltator similis (d’Orbigny & Lafresnaye, 1837) Trinca-Ferro-Verdadeiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Orchesticus abeillei (Lesson, 1839) Sanhaço-Pardo ... ... ... Média QA ... ... NT ...Nemosia pileata (Boddaert, 1783) Saíra-de-Chapéu-Preto ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Orthogonys chloricterus (Vieillot, 1819) Catirumbava X ... ... Média ... ... ... ... ...Thlypopsis sordida (d’Orbigny & Lafresnaye, 1837) Saí-Canário ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pyrrhocoma ruficeps (Strickland, 1844) Cabecinha-Castanha ... ... ... Média ... ... ... ... ...Tachyphonus coronatus (Vieillot, 1822) Tiê-Preto ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Ramphocelus bresilius (Linnaeus, 1766) Tiê-Sangue ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Ramphocelus carbo (Pallas, 1764) Pipira-Vermelha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Lanio pileatus (Wied, 1821) Tico-Tico-Rei-Cinza ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Lanio cucullatus (Statius Müller, 1776) Tico-Tico-Rei ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Lanio melanops (Vieillot, 1818) Tiê-de-Topete ... ... ... Média ... ... ... ... ...Tangara seledon (Statius Müller, 1776) Saíra-Sete-Cores ... ... ... Média ... ... ... ... ...Tangara cyanoventris (Vieillot, 1819) Saíra-Douradinha X ... ... Média ... ... ... ... ...Tangara desmaresti (Vieillot, 1819) Saíra-Lagarta X ... ... Média ... ... ... ... ...Thraupis sayaca (Linnaeus, 1766) Sanhaço-Cinzento ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Thraupis cyanoptera (Vieillot, 1817) Sanhaço-de-Encontro-Azul X ... ... Baixa ... ... ... NT ...Thraupis palmarum (Wied, 1821) Sanhaço-do-Coqueiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Thraupis ornata (Sparrman, 1789) Sanhaço-de-Encontro-Amarelo ... ... ... Média ... ... ... ... ...Tangara preciosa (Cabanis, 1850) Saíra-Preciosa ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tangara cayana (Linnaeus, 1766) Saíra-Amarela ... ... ... Média ... ... ... ... ...Stephanophorus diadematus (Temminck, 1823) Sanhaço-Frade ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Schistochlamys ruficapillus (Vieillot, 1817) Bico-de-Veludo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Paroaria dominicana (Linnaeus, 1758) Cardeal-do-Nordeste ... X X Baixa ... ... ... ... ...Pipraeidea melanonota (Vieillot, 1819) Saíra-Viúva ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Tersina viridis (Illiger, 1811) Saí-Andorinha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Dacnis cayana (Linnaeus, 1766) Saí-Azul ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Hemithraupis ruficapilla (Vieillot, 1818) Saí-Ferrugem ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Conirostrum speciosum (Temminck, 1824) Figurinha-de-Rabo-Castanho ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família EmberizidaeZonotrichia capensis (Statius Müler, 1776) Tico-Tico ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Ammodramus humeralis (Bosc, 1792) Tico-Tico-do-Campo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Haplospiza unicolor (Cabanis, 1851) Cigarra-Bambu ... ... ... Média ... ... ... ... ...Sicalis flaveola (Linnaeus, 1766) Canário-da-Terra-Verdadeiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Emberizoides herbicola (Vieillot, 1817) Canário-do-Campo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Emberizoides ypiranganus (Ihering & Ihering, 1907) Canário-do-Brejo ... ... ... Média VU ... ... ... ...Embernagra platensis (Gmelin, 1789) Sabiá-do-Banhado ... ... ... Baixa VU ... ... ... ...Volatinia jacarina (Linnaeus, 1766) Tiziu ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Sporophila frontalis (Verreaux, 1869) Pixoxó X ... X Média CR VU VU VU ...Sporophila falcirostris (Temminck, 1820) Cigarra-Verdadeira X ... X Média CR VU VU VU ...Sporophila plumbea (Wied, 1830) Patativa ... ... X Média EP ... ... ... ...Sporophila lineola (Linnaeus, 1758) Bigodinho ... ... X Baixa ... ... ... ... ...Sporophila nigricollis (Vieillot, 1823) Baiano ... ... X Baixa ... ... ... ... ...Sporophila caerulescens (Vieillot, 1823) Coleirinho ... ... X Baixa ... ... ... ... ...Sporophila leucoptera (Vieillot, 1817) Chorão ... ... X Baixa ... ... ... ... ...Sporophila melanogaster (Pelzeln, 1870) Cabloquinho-de-Barriga-Preta ... ... X Média CR VU VU NT ...Sporophila angolensis (Linnaeus, 1766) Curió ... ... X Baixa VU ... ... ... ...Tiaris fuliginosus (Wied, 1830) Cigarra-do-Coqueiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Arremon semitorquatus (Swainson, 1838) Tico-Tico-do-Mato ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família CardinalidaePiranga flava (Vieillot, 1822) Sanhaço-de-Fogo, Sangue-de-Boi ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Habia rubica (Vieillot, 1817) Tiê-do-Mato-Grosso ... ... ... Alta ... ... ... ... ...Amaurospiza moesta (Hartlaub, 1853) Negrinho-do-Mato ... ... ... Média VU ... ... NT ...Cyanoloxia brissonii (Lichtenstein, 1823) Azulão ... ... X Média VU ... ... ... ...

Família ParulidaeSetophaga pitiayumi (Vieillot, 1817) Mariquita ... ... ... Média ... ... ... ... ...Setophaga striata (Forster, 1772) Mariquita-de-Perna-Clara ... ... ... SI ... ... ... ... ...Geothlypis aequinoctialis (Gmelin, 1789) Pia-Cobra ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Basileuterus culicivorus (Deppe, 1830) Pula-Pula ... ... ... Média ... ... ... ... ...Basileuterus hypoleucus (Deppe, 1830) Pula-Pula-de-Barriga-Branca ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Myiothlypis flaveolus (Baird, 1865) Canário-do-Mato ... ... ... Média ... ... ... ... ...Myiothlypis leucoblepharus (Vieillot, 1817) Pula-Pula-Assoviador ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família IcteridaePsarocolius decumanus (Pallas, 1769) Japu ... ... ... Média ... ... ... ... ...Cacicus chrysopterus (Vigors, 1825) Tecelão ... ... ... Média ... ... ... ... ...Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766) Guaxe ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Icterus cayanensis (Linnaeus, 1766) Inhapim ... ... ... Média ... ... ... ... ...Icterus pyrrhopterus (Vieillot, 1819) Encontro ... ... ... SI ... ... ... ... ...Gnorimopsar chopi (Vieillot, 1819) Graúna ... ... X Baixa QA ... ... ... ...Agelasticus cyanopus (Vieillot, 1819) Carretão ... ... ... Média QA ... ... ... ...Chrysomus ruficapillus (Vieillot, 1819) Garibaldi ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Pseudoleistes guirahuro (Vieillot, 1819) Chopim-do-Brejo ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Agelaioides badius (Vieillot, 1819) Asa-de-Telha ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Molothrus bonariensis (Gmelin, 1789) Vira-Bosta ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Sturnella superciliaris (Bonaparte, 1850) Polícia-Inglesa-do-Sul ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...

Família FringillidaeSporagra magellanica (Vieillot, 1805) Pintassilgo ... ... X Baixa ... ... ... ... ...Euphonia chlorotica (Linnaeus, 1766) Fim-Fim ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Euphonia violacea (Linnaeus, 1758) Gaturamo-Verdadeiro ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Euphonia cyanocephala (Vieillot, 1818) Gaturamo-Rei ... ... ... Baixa ... ... ... ... ...Euphonia pectoralis (Latham, 1801) Ferro-Velho ... ... ... Média ... ... ... ... ...Chlorophonia cyanea (Thunberg, 1822) Gaturamo-Bandeira ... ... ... Média ... ... ... ... ...

Família EstrildidaeEstrilda astrild (Linnaeus, 1758) Bico-de-Lacre ... X ... SI ... ... ... ... ...

Família PasseridaePasser domesticus (Linnaeus, 1758) Pardal ... X ... Baixa ... ... ... ... ...

Tabela 4 – Lista das espécies de aves levantadas: End: espécies endêmicas segundo o critério de distribuição restrita utilizado por Stattersfield e colaboradores (1998); Exó/Sin: espécies exóticas e sinantrópicas; Cin: espécies cinegéticas; Sensibilidade a perturbações ambientais segue critério proposto por Stotz e colaboradores (1996): SI – Sem Informação; SP 2010: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Decreto Estadual – SP 56.031/2010); MMA 2008: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008); MMA 2014: Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção (Portaria n° 444, de 17 de dezembro de 2014); IUCN: Lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (http://www.iucnredlist.org); CITES: apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (http://www.cites.org). Abreviaturas: NE = Não avaliado, Ap I: Apêndice I; Ap II: Apêndice II, Ap III: Apêndice III.

ANEXO V - ICTIOFAUNATÁXON NOME POPULAR Mig End Exó Amb Tro SP 2010 MMA 2004 MMA 2008 MMA 2014 IUCN CITESCLASSE OSTEICHTHYESORDEM CHARACIFORMES

Família AcestrorhynchidaeAcestrorhynchus lacustris (Lütken, 1875) Peixe-Cachorro ... ... ... ... C ... ... ... ... ... ...

Família AnostomidaeLeporellus vittatus (Valenciennes, 1850) Piau X ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus copelandii (Steindachner, 1875) Piau-Vermelho ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus elongatus (Valenciennes, 1850) Piau X ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus friderici (Bloch, 1794) Piau-de-Três-Pintas X ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus lacustris (Amaral Campos, 1945) Piau ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus macrocephalus (Garavello & Britski, 1988) Piau ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Leporinus obtusidens (Valenciennes, 1847) Piapara ... ... ... ... In ... ... ... ... ...Leporinus octofasciatus (Steindachner, 1915) Piau X ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus paranensis (Garavello & Britski, 1987) Piau ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Leporinus striatus (Kner, 1858) Piau-Listrado ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Schizodon nasutus (Kner, 1858) Taguara X ... ... ... H ... ... ... ... ... ...Schizodon sp.* Taguara ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família CharacidaeAstyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000) Lambari ... ... ... P O ... ... ... ... ... ...Astyanax bockmanni (Vari & Castro, 2007) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Astyanax eigenmanniorum (Cope, 1894) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) Lambari-de-Rabo-Vermelho ... ... ... P O ... ... ... ... ... ...Astyanax paranae (Eigenmann, 1914) Lambari ... ... ... P In ... ... ... ... ... ...Astyanax scabripinnis (Jenyns, 1842) Lambari ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Astyanax schubarti (Britski, 1964) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Astyanax cf. fasciatus (Cuvier, 1819) Lambari-de-Rabo-Vermelho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Astyanax cf. eigenmaniorum (Cope, 1894) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Astyanax sp. * Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Aphyocharax dentatus (Eigenmann & Kennedy, 1903) Lambarizinho ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Aphyocheirodon sp. * Lambarizinho ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Bryconamericus stramineus (Eigenmann, 1908) Lambari ... ... ... P O ... ... ... ... ... ...Bryconamericus turiuba (Langeani, Lucena, Pedrini & Tarelho-Pereira, 2005) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Bryconamericus aff. exodon (Eigenmann, 1907) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Bryconamericus cf. iheringi (Eigenmann, 1907) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Bryconamericus sp. * Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Brycon amazonicus (Spix & Agassiz, 1829) Piracanjuba ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Brycon nattereri (Günther, 1864) Tabarana X ... ... ... C QA ... VU VU ... ...Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1850) Piracanjuba X ... ... ... H CR EP EP ... ... ...Cheirodon notomelas (Eigenmann, 1915) Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Cheirodon sp.* Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Galeocharax knerii (Steindachner, 1879) Bocarra X ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Gymnocorymbus ternetzi (Boulenger, 1895) Tetra-Preto ... ... X ... In ... ... ... ... ... ...Hemigrammus marginatus (Ellis, 1911) Lambarizinho-do-Rabo-Vermelho ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Hyphessobrycon anisitsi (Eigenmann, 1907) Tetra ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hyphessobrycon bifasciatus (Ellis, 1911) Lambari-Limão ... ... ... P C ... ... ... ... ... ...Hyphessobrycon eques (Steindachner, 1882) Tetra-Serpae ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Hyphessobrycon sp. * Tetra ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Moenkhausia sanctaefilomenae (Steindachner, 1907) Lambari ... ... ... M In ... ... ... ... ... ...Moenkhausia intermedia (Eigenmann, 1908) Lambari-Corintiano ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Knodus sp. * Lambari ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Odontostilbe stenodon (Eigenmann, 1915) Pequira ... ... ... ... P ... ... ... ... ... ...Odontostilbe sp.* Pequira ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Oligosarcus paranensis (Menezes & Géry, 1983) Peixe-Cachorro ... ... ... P In ... ... ... ... ... ...Oligosarcus sp.* Peixe-Cachorro ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Piabina argentea (Reinhardt, 1867) Pequira ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816) Tabarana X ... ... ... C QA ... ... ... ... ...Serrapinnus heterodon (Eigenmann, 1915) Lambarizinho ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Serrapinnus notomelas (Eigenmann, 1915) Lambarizinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Serrapinnus sp.* Lambarizinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Spintherobolus papilliferus (Eigemann, 1911) Lambarizinho ... ... ... ... ... CR ... EP CR ... ...Triportheus angulatus (Spix & Agassiz, 1829) Sardinhão ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Triportheus signatus (Garman, 1890) Sardinhão ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Página 10 Socorro, 07 de outubro de 2016

Triportheus sp.* Sardinhão ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Família Crenuchidae

Characidium fasciatum (Reinhardt, 1866) Charutinho ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Characidium gomesi (Travassos, 1956) Charutinho ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Characidium zebra (Eigenmann, 1909) Charutinho ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...

Família CurimatidaeCyphocharax modestus (FernándezYépez, 1948) Saguiru ... ... ... ... Il ... ... ... ... ... ...Cyphocharax nagelii (Steindachner, 1881) Saguiru-Branco ... ... ... ... Il ... ... ... ... ... ...Cyphocharax vanderi (Britski, 1980) Saguiru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Cyphocharax sp. * Saguiru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Steindachnerina elegans (Steindachner, 1876) Saguiru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Steindachnerina insculpta (Fernández-Yépez, 1948) Saguiru X ... ... ... Il ... ... ... ... ... ...Curimata sp.* Saguiru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família ErythrinidaeErythrinus erythrinus (Bloch & Schneider, 1801) Peixe-Lobo-Vermelho, Traíra-Vermelha ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...Hoplerythrinus unitaeniatus (Spix & Agassiz, 1829) Jeju ... ... X ... C ... ... ... ... ... ...Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) Traíra ... ... ... M C ... ... ... ... ... ...Hoplias sp. * Traíra ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família ParodontidaeApareiodon affinis (Valenciennes in Cuvier & Valenciennes, 1847) Bananinha ... ... ... ... P ... ... ... ... ... ...Apareiodon ibitiensis (Campos, 1944) Bananinha ... ... ... ... P ... ... ... ... ... ...Apareiodon piracicabae (Eigenmann, 1907) Bananinha ... ... ... ... P ... ... ... ... ... ...Parodon nasus (Kner, 1859) Bananinha ... ... ... ... P ... ... ... ... ... ...Parodon tortuosus (Eigenmann & Norris, 1900) Bananinha ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Parodon sp.* Bananinha ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família ProchilodontidaeProchilodus lineatus (Valenciennes, 1836) Curimba, Curimbatá X ... ... ... Il ... ... ... ... ... ...Prochilodus vimboides (Kner, 1859) Curimba, Curimbatá ... ... ... ... Il VU ... ... ... ... ...

Família SerrasalmidaeMetynnis maculatus (Kner, 1858) Pacu-Prata ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Metynnis sp.* Pacu ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Myleus tiete (Eigenmann & Norris, 1900) Pacu-Prata X ... ... ... H EP ... VU EP ... ...Piaractus brachypomus (Cuvier, 1817) Pacu ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) Pacu ... ... ... ... O CR ... ... ... ... ...Serrasalmus maculatus (Kner, 1858) Pirambeba, Piranha ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Serrasalmus marginatus (Valenciennes, 1847) Pirambeba, Piranha ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Serrasalmus spilopleura (Kner, 1858) Pirambeba, Piranha-Doce ... ... ... ... C ... ... ... ... ... ...ORDEM SILURIFORMES

Família AspredinidaeBunocephalus sp.* Peixe-Banjo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família AuchenipteridaeTatia neivai (Ihering, 1930) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Trachelyopterus sp.* Cumbaca ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família CallichthyidaeCallichthys callichthys (Meuschen, 1778) Tamboatá, Tamuatá,Caborja ... ... ... P ... ... ... ... ... ... ...Callichthys aff. callichthys (Meuschen, 1778) Tamboatá, Tamuatá,Caborja ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Corydoras aeneus (Gill, 1858) Coridora-Bronze, Limpa-Fundo ... ... ... B In ... ... ... ... ... ...Corydoras cochui (Myers & Weitzman, 1954) Coridora, Limpa-Fundo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Corydoras difluviatilis (Britto & Castro, 2002) Coridora, Limpa-Fundo ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Corydoras paleatus (Jenyns, 1842) Coridora-Pimenta, Limpa-Fundo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Corydoras flaveolus (Ihering, 1911) Coridora, Limpa-Fundo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Corydoras sp.* Coridora, Limpa-Fundo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hoplosternun littorale (Hancock 1828) Tamboatá ... ... ... P C ... ... ... ... ... ...Megalechis thoracata (Valenciennes, 1840) Dianema-TigreLepthoplosternum pectorale (Boulenger, 1895) *

Família CetopsidaeCetopsis gobioides (Kner, 1858) Candiru-Açu ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família HeptapteridaeCetopsorhamdia iheringi (Schubart & Gomes, 1959) Bagrinho ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Imparfinis borodini (Mees & Cala, 1989) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Imparfinis mirini (Haseman, 1911) Bagrinho ... ... ... B P ... ... ... ... ... ...Imparfinis piperatus (Eigenmann & Norris, 1900) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Imparfinis cf. minutus (Lütken, 1874) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Phenacorhamdia tenebrosa (Schubart, 1964) Bagrinho ... ... ... B In ... ... ... ... ... ...Pimelodella avanhandavae (Eigenmann, 1917) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pimelodella gracilis (Valenciennes, 1836) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pimelodella meeki (Eigenmann, 1910) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pimelodella sp.* Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhamdella sp.* Bagre ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhamdia hilarii (Valenciennes, 1840) Bagre ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824) Bagre ... ... ... E In ... ... ... ... ... ...Rhamdia cf. quelen (Quoy & Gaimard, 1824) Bagre ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rhamdia sp. * Bagre ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Taunayia bifasciata (Eigenmann & Norris, 1900) Bagre ... ... ... ... ... VU ... VU VU ... ...

Família LoricariidaeCorumbataia cuestae (Britski, 1997) Cascudinho ... ... ... ... ... VU ... ... ... ... ...Hisonotus depressicauda (Miranda Ribeiro, 1918) Cascudinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hisonotus insperatus (Britski & Garavello, 2003) Cascudinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus albopunctatus (Regan, 1908) Cascudo X ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus ancistroides (Ihering, 1911) Cascudo ... ... ... B P ... ... ... ... ... ...Hypostomus hermani (Ihering, 1905) Cascudo ... ... ... ... P ... ... ... ... ... ...Hypostomus iheringi (Regan, 1908) Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus margaritifer (Regan, 1908) Cascudo X ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus nigromaculatus (Schubart, 1964) Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus paulinus (Ihering, 1905) Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus regani (Ihering, 1905) Cascudo X ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus strigaticeps (Regan, 1908) Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus cf. ancistroides (Ihering, 1911) Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus cf. margaritifer (Regan, 1908) Cascudo X ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Hypostomus sp. * Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Loricaria lentiginosa (Isbrücker, 1979) Acari, Cascudo-Avião ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Microlepidogaster sp.* Cascudinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Neoplecostomus granosus (Valenciennes, 1840) Cascudinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Neoplecostomus paranensis (Langeani, 1990) Cascudinho ... ... ... P ... VU ... ... ... ... ...Pseudotocinclus tietensis (Ihering, 1907) Cascudinho ... ... ... ... ... VU ... VU EP VU ...Pterygoplichthys sp.* Cascudo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rineloricaria latirostris (Boulenger, 1900) Cascudo-Chicote, Cascudo-Espada ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Rineloricaria sp.* Cascudo-Chicote ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família PimelodidaeIheringichthys labrosus (Lütken, 1874) Mandi-Beiçudo, Mandi ... ... ... ... C ... ... ... ... ... ...Pimelodus fur (Lütken, 1874) Mandi-Branco, Mandi-Anão ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pimelodus maculatus (Lacepède, 1803) Mandi-Chorão, Mandi X ... ... P C ... ... ... ... ... ...Pimelodus cf. fur (Lütken, 1874) Mandi ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pimelodus sp.* Mandi ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família PseudopimelodidaePseudopimelodus pulcher (Boulenger, 1887) Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Pseudopimelodus cf. mangurus (Valenciennes, 1835) Bagre, Bagre-Sapo ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Microglanis sp.* Bagrinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família DoradidaeRhinodoras cf. dorbignyi (Kner, 1855) Mandi-Serra, Mandi ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Família TrichomycteridaeItuglanis proops (Miranda Ribeiro, 1908) Maria-Mole ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Paravandellia oxyptera (Miranda Ribeiro, 1912) Candiru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Parastegophilus paulensis (Miranda Ribeiro, 1918) Candiru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Trichomycterus sp. * Cambeva ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...ORDEM GYMNOTIFORMES

Família HypopomidaeBrachyhypopomus pinnicaudatus (Hopkins; Comfort; Bastian and Bass, 1990) Tuvira ... ... X ... P ... ... ... ... ... ...

Família SternopygidaeEigenmannia trilineata (López and Castello, 1966) Tuvira-Amarela ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Eigenmannia virescens (Valenciennes, 1847) Tuvira ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...Eigenmannia sp. * Tuvira ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Sternopygus macrurus (Bloch and Schneider, 1801) Tuvira ... ... ... ... In ... ... ... ... ... ...

Família GymnotidaeGymnotus carapo (Linnaeus, 1758) Tuvira ... ... ... P O ... ... ... ... ... ...Gymnotus cf. sylvius (Albert & Fernandes-Matioli, 1999) Tuvira ... ... ... P ... ... ... ... ... ... ...Gymnotus sp. * Tuvira ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...ORDEM PERCIFORMES

Família CichlidaeAustraloheros sp. [aff. facetus]* Cará, Cará-Peva ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Cichla ocellaris (Bloch & Schneider, 1801) Tucunaré ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...Crenicichla britskii (Kullander, 1982) Jacundá ... ... ... M In ... ... ... ... ... ...Crenicichla jaguarensis (Haseman, 1911) Jacundá ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Geophagus brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824) Cará ... ... ... ... O ... ... ... ... ... ...Laetacara sp. [aff. araguaiae] (Ottoni & Costa, 2009) Carazinho ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) Tilápia-do-Nilo ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...Tilapia rendalli (Boulenger,1897) Tilápia ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...Tilapia sp. * Tilápia ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...ORDEM CYPRINODONTIFORMES

Família PoeciliidaePhalloceros caudimaculatus (Hensel, 1868) Guaru ... ... ... M O ... ... ... ... ... ...Phalloceros harpagos (Lucinda, 2008) Guaru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Phalloceros sp.* Guaru ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...Poecilia reticulata (Peters, 1860) Guaru ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...Poecilia vivipara (Bloch & Schneider, 1801)ORDEM CYPRINIFORMES

Família CyprinidaeCtenopharyngodon idella (Valenciennes, 1844) Carpa-Capim, Carpa-Mirim ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...Cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) Carpa, Carpa-Comum ... ... X ... ... ... ... ... ... ... ...ORDEM SYNBRANCHIFORMES

Família SynbranchidaeSynbranchus marmoratus (Bloch, 1795) Mussum ... ... ... M ... ... ... ... ... ... ...Synbranchus sp.* Mussum ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Tabela 5 - Lista de espécies de peixes levantadas: Mig: espécie migratória; End: espécie endêmica ao bioma Mata Atlântica; Exó: espécie exótica/invasora; Amb: ambiente de vida (B: espécies bentônicas; P: espécies planctônicas; M: espécies de superfície que ficam junto às margens e E: espécies euritópicas); Tro: categoria trófica (C: Carnívoros; H: herbívoros; Il: iliófagos; In: invertívoros; O: onívoros; P: perifitívoro): SP 2010: Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (Decreto Estadual - SP 56.031/2010); Lista Nacional das Espécies de Peixes Sobreexplotadas ou Ameaçadas de Sobreexplotação (MMA, 2004); MMA 2008: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2008); MMA 2014: Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos (Por-taria MMA n° 445, de 17 de dezembro de 2014); IUCN: Lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (http://www.iucnredlist.org); CITES: apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (http://www.cites.org); CR: Criticamente ameaçada; VU: vulnerável.

Página 11Socorro, 07 de outubro de 2016

EXTRATO DE ADITAMENTOLOCATÁRIO: Município de Socorro. LOCADOR: Senhor José Luiz de Oliveira e Eva de Faria Oliveira. OBJETO: aditamento ao contrato de locação de imóvel situado a Rua Capitão Joaquim De Souza Pinto, Nº 303 e 313 – Centro – Socorro/SP, onde será instalado o centro de reabilitação e o nasf, através da secretaria de saúde. VIGÊNCIA: 12 meses. VALOR: R$ 26.154,00. ASSINATURA: 28/09/2016. PROCESSO Nº 106/2015/PMES - DISPENSA Nº 009/2015.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: TEREZINHA PINTO BUENO TRANSPORTE - ME. OBJETO: Aditamento à contratação de empresa especializada para prestação de serviços de locação de caminhão prancha, com capacidade de carregamento de máquinas pesadas do tipo escavadeira hidráulica, retroescavadeira, trator esteira e outros, pelo período de 12 meses, conforme especificações constantes no anexo II do edital. VIGÊNCIA: 12 meses. VALOR: R$ 95.515,20. ASSINATURA: 02/09/2016. PROCESSO Nº 134/2014/PMES – PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2014.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: TRIVALE ADMINISTRAÇÃO LTDA. OBJETO: Aditamento a Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de sistema de Gerenciamento do Abastecimento de Combustíveis de Veículos, por meio de implantação e operação de um sistema informatizado, integrado com a utilização de cartão de controle de pagamento magnético ou micro processado que possam ser utilizados na Rede de Postos de Combustível particulares credenciados, para a distribuição de combustíveis – álcool hidratado (etanol), gasolina comum, óleo diesel comum S-500 e S-10 aos veículos que compõem a frota de veículos desta municipalidade, conforme especificações descritas no anexo II – Projeto Básico. VIGÊNCIA: 12 meses. VALOR: R$ 1.996.512,24. ASSINATURA: 21/09/2016. PROCESSO Nº 041/2015/PMES – PREGÃO PRESENCIAL Nº 016/2015.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: EMPRESA JORNALÍSTICA JORNAL REGIONAL LTDA. – EIRELI. OBJETO: Aditamento a Contratação de empresa Gráfica para impressão do “Jornal Oficial de Socorro”, conforme especificações contidas no anexo II Termo de referência do Edital. VIGÊNCIA: 12 MESES. VALOR: R$ 76.650,00. ASSINATURA: 16/09/2016. PROCESSO Nº 148/2014/PMES – PREGÃO PRESENCIAL Nº 077/2014.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: BERNARDI & SOUZA CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO LTDA – EPP. OBJETO: Aditamento a Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de obras de engenharia/arquitetura visando a Construção de uma Unidade Básica de Saúde para o Jardim Santa Cruz, com fornecimento de materiais, a ser financiada pelo Ministério da Saúde, Proposta SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras) nº 11728059000115002, conforme especificações contidas no Anexo III do edital – Memorial Descritivo. ASSINATURA: 30/09/2016. VALOR: R$ 83.560,87. PROCESSO Nº 042/2016/PMES – TOMADA DE PREÇOS Nº 012/2016.

EXTRATO DE CONTRATOCONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: BERNARDI & SOUZA CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO LTDA. – EPP. OBJETO: Contratação de empresa especializada para a execução de serviços de obras de engenharia e arquitetura visando a construção de uma creche municipal no Bairro do Oratório, Município de Socorro/SP, com fornecimento de materiais, que será financiada através de convênio firmado entre a Prefeitura do Município de Socorro e o Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, termo de compromisso PAC2 10042/2014. VIGÊNCIA: 12 (doze) meses. VALOR: R$ 1.369.299,55. ASSINATURA: 15/09/2016. PROCESSO Nº 035/2016/PMES – CONCORRÊNCIA Nº 001/2016.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: IRACEMA APARECIDA TASCA MAZOLINI – ME. OBJETO: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção em equipamentos de rádio difusão da Torre de TV do Município de Socorro, conforme especificações constantes no anexo II do edital. VIGÊNCIA: 12 (doze) meses. VALOR: R$ 30.960,00. ASSINATURA: 15/09/2016. PROCESSO Nº 083/2016/PMES – PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2016.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: RENASCER CONSTRUÇÕES ELÉTRICAS EIRELI. OBJETO: Contratação de empresa especializada para execução de projetos e serviços de engenharia elétrica, com fornecimento de materiais, das instalações de conjunto de iluminação pública com luminárias integradas com kit removível, lâmpadas vapor de sódio de 100W, 150W, 250W/220V, BRAÇO CURTO, MÉDIO E LONGO E ACESSÓRIOS PARA FIXAÇÃO, MS100I, MS150I E MS250I em diversas ruas do município, conforme especificações descritas no anexo II – memorial descritivo do edital.. VIGÊNCIA: 90 (noventa) dias. VALOR: R$ 100.000,04. ASSINATURA: 23/09/2016. PROCESSO Nº 090/2016/PMES - CONVITE Nº 015/2016.

CONTRATANTE: Município de Socorro. CONTRATADO: I.C.A.N.P. INSTITUTO CAMPINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS LTDA. – EPP. OBJETO: Contratação de empresa especializada para gerenciamento dos recursos viabilizados, incluindo suas prestações de contas junto aos agentes financeiros (BNDES, Caixa Econômica Federal e Desenvolve/SP), bem como capacitação dos servidores municipais, conforme especificações contidas no anexo II - Projeto Básico do Edital. VIGÊNCIA: 12 meses. VALOR: R$ 85.500,00. ASSINATURA: 30/09/2016. PROCESSO Nº 082/2016/PMES – PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2016.

Vânia Patrícia Zanesco – Chefe da Supervisão de Licitação - respondendo.

Licitação

TERMO DE HOMOLOGAÇÃOEu, André Eduardo Bozola de Souza Pinto, Prefeito Municipal, em cumprimento ao disposto no inciso VI, do Art. 43 da Lei Federal de Licitações Nº 8.666/93 e demais alterações posteriores, e art. 9º, letra “a”, inc. XXVI do Decreto Municipal nº 2914/2011, HOMOLOGO o resultado do PROCESSO Nº 092/2016/PMES - PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇO Nº 040/2016, cujo objeto é o Registro de preços para Aquisição de materiais de laboratório para o aparelho Lab Max Plenno, pelo período de 12 (doze) meses, conforme especificações descritas no anexo II – Termo de Referência do edital, conforme Ata de Julgamento de 26/09/2016 e adjudicação da pregoeira de 05/10/2016, disponibilizadas na íntegra no sítio eletrônico da municipalidade (www.socorro.sp.gov.br), e Informação, datada de 03/10/2016, da Chefe de Supervisão de Laboratório confirmando que os Registros da Anvisa encontram-se regulares e vigentes, a saber: HF DIAGNÓSTICA E EQUIPAMENTOS LTDA - ME, para os lotes abaixo relacionados:

Lote 01, pelo valor total de R$ 885,00 (oitocentos e oitenta e cinco reais);Lote 02, pelo valor total de R$ 534,98 (quinhentos e trinta e quatro reais e noventa e oito centavos);Lote 03, pelo valor total de R$ 2.499,84 (dois mil, quatrocentos e noventa e nove reais e oitenta e quatro centavos);Lote 04, pelo valor total de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais);Lote 05, pelo valor total de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais);Lote 07, pelo valor total de R$ 3.153,96 (três mil, cento e cinquenta e três reais e noventa e seis centavos);Lote 08, pelo valor total de R$ 24.249,90 (vinte e quatro mil, duzentos e quarenta e nove reais e noventa centavos);Lote 10, pelo valor total de R$ 1.015,00 (um mil e quinze reais);Lote 11, pelo valor total de R$ 435,00 (quatrocentos e trinta e cinco reais);Lote 13, pelo valor total de R$ 1.000,00 (um mil reais);Lote 14, pelo valor total de R$ 996,00 (novecentos e noventa e seis reais);Lote 15, pelo valor total de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais);Lote 16, pelo valor total de R$ 106,00 (cento e seis reais);Lote 17, pelo valor total de R$ 4.400,00 (quatro mil e quatrocentos reais);Lote 18, pelo valor total de R$ 1.397,90 (um mil, trezentos e noventa e sete reais e noventa centavos);Lote 19, pelo valor total de R$ 160,00 (cento e sessenta reais);Lote 20, pelo valor total de R$ 298,40 (duzentos e noventa e oito reais e quarenta centavos);Lote 21, pelo valor total de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais);Lote 22, pelo valor total de R$ 12.999,95 (doze mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e cinco centavos);Lote 24, pelo valor total de R$ 13.499,95 (treze mil, quatrocentos e noventa e nove reais e noventa e cinco centavos);

Assim sendo, RATIFICO o respectivo julgamento proferido pela Pregoeira, HOMOLOGANDO o presente processo de Pregão Presencial.

Socorro, 06 de outubro de 2016.

André Eduardo Bozola de Souza Pinto - Prefeito Municipal

Vânia Patrícia Zanesco – Chefe da Supervisão de Licitação – respondendo

RESUMO DE EDITAL

O Município de Socorro comunica a todos os interessados que se encontra aberto na Divisão de Licitações o seguinte processo:

(Republicação, devido ata deserta)PROCESSO Nº 086/2016/PMES – CONCORRÊNCIA Nº 003/2016. Objeto Concessão de Direito de Uso para exploração comercial, pelo período de 24 meses, prorrogável por igual período até o limite previsto em lei, exclusivamente das instalações de um imóvel de alvenaria, pertencente ao Município de Socorro, neste Estado, edificado no terreno matriculado no CRI local sob nº 17.841 realizado no Belvedere Felippe Jorge Feres (Mirante do Cristo Redentor), com endereço no caminho turístico do Mirante do Cristo, KM2, sem prejuízo da manutenção do centro de informações turísticas no local, conforme informações descritas no Anexo II – Memorial Descritivo do edital. Tipo: Maior Lance. Encerramento para a entrega dos envelopes Nº 01 – Habilitação e Nº 02 – Proposta até às 9h e 30min do dia 11/11/2016, e reunião de Licitação às 9h e 40min. Período de Disponibilização do Edital: 10/10/2016 a 10/11/2016. Socorro, 30 de setembro de 2016.

O Edital completo está disponível no site www.socorro.sp.gov.br e maiores informações poderão ser obtidas junto à Divisão de Licitações do Município de Socorro, pessoalmente, das 8:30 as 17:00 horas, na Avenida José Maria de Faria, 71, salto, Socorro, São Paulo, ou pelo telefone (19) 3855-9655, no horário comercial, exceto aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

Paulo Reinaldo de Faria – Chefe da Supervisão de Licitação

Câmara MunicipalCÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO

Sessão Ordinária de 03 de outubro de 2016.Presidência do Vereador: Lauro Aparecido de ToledoVereadores presentes: João Henrique Meira Sousa, João Pinhoni Neto, José Carlos Tonelli, Lauro Aparecido de Toledo, Luís Benedito Alves de Oliveira, Pedro Sábio Nunes, Tarcísio Francisco Sartori Junior, Maria Bernadete Moraes Rodrigues de Paula e Thiago Bittencourt Balderi.

EXPEDIENTEEm votação: Ata da Sessão Ordinária de 05 de setembro de 2016 e Atas da Sessão Ordinária e da Sessão Extraordinária de 19 de setembro de 2016:. Deliberação do Plenário: aprovadas por unanimidade.

Expediente encaminhado pelo Executivo MunicipalOfício n.º 136/2016: encaminha o Projeto de Lei n.º 37/2016 que “dispõe sobre o Plano Municipal de Ar-borização Urbana da Estância de Socorro/SP” para apreciação em regime de urgência. Deliberação do senhor Presidente: Deliberação do senhor Presidente: encaminhe-se às Comissões Permanentes para apreciação e elaboração de pareceres;Ofício n.º 137/2016: encaminha o Projeto de Lei n.º 38/2016 que “disciplina o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo existente na área urbana do município de Socorro e dá outras providências” para apreciação em regime de urgência. Deliberação do senhor Presidente: Deliberação do senhor Presidente: encaminhe-se às Comissões Permanentes para apreciação e elaboração de pareceres;Ofício n.º 141/2016: informa o número sequencial para promulgação de Lei como sendo n.º 4.014, tendo em vista a rejeição do veto total apresentado ao Projeto de Lei n.º 24/2016. Deliberação do senhor Presidente: encaminhe-se ao Departamento de Assistência Legislativa para as providências cabíveis; Ofício n.º 310/2015: encaminha o Projeto de Lei n.º 39/2016 que “estima a receita e fixa as despesas do mu-nicípio de Socorro para o exercício de 2017”. Deliberação do senhor Presidente: em atendimento ao disposto no artigo 253 do Regimento Interno deste Legislativo, publique-se o referido Projeto de Lei determinando-se, ainda, que a íntegra do referido projeto permaneça afixado no átrio da Câmara e sua cópia fique à disposição da população e dos Vereadores pelo prazo de 10 (dez) dias após sua publicação e posteriormente, encaminhe-se à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento;Ofício n.º 778/2016 da Secretaria Municipal de Saúde: encaminha relatório referente à Audiência Públi-ca realizada em 29-9-2016 para demonstração do funcionamento das ações da saúde no 2.º quadrimestre de 2016. Deliberação do senhor Presidente: à disposição dos vereadores.

Expediente encaminhado por diversosComunicado do Ministério da Educação: informa a liberação de recursos financeiros destinados a ga-rantir a execução de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no valor total de R$ 212.788,91. Deliberação do senhor Presidente: à disposição dos vereadores;Ofício AF/DERES/GLICO200215/2016 do BNDES: informa a liberação de recursos financeiros para o município de Socorro no valor total de R$ 204.339,63. Deliberação do senhor Presidente: à disposição dos vereadores;Ofício n.º 23/2016 do Conselho Municipal de Cultura: solicita que esta Câmara Municipal nomeie um representante titular e um representante suplente para integrar o referido Conselho. Deliberação do senhor Presidente: à disposição dos vereadores;Convite da Secretaria Municipal de Educação: convida para a premiação do 11.º Concurso Literário Estudantil de Socorro – FELISO-2016 que será realizado em 06 de outubro de 2016, às 19h no Auditório da Prefeitura Municipal. Deliberação do senhor Presidente: à disposição dos vereadores;

Expediente apresentado pelos senhores VereadoresParecer favorável da Comissão Permanente de Justiça e Redação: manifesta apoio a Moção de Apelo enviada pela Câmara Municipal de Serra Negra que solicita ao senhor Governador do Estado de São Paulo que atenda a reivindicação da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo concedendo reajuste salarial e correção da inflação aos salários dos militares nos anos de 2015 e 2016. Delibe-ração do senhor Presidente: em votação. Deliberação do Plenário: aprovado por unanimidade;Projeto de Lei n.º 40/2016 do Vereador Lauro Aparecido de Toledo: denomina logradouro público como “Rua Paulo Montanheiro” conforme especifica. Deliberação do senhor Presidente: encaminhe-se às Comissões Permanentes para elaboração de pareceres;Projeto de Decreto Legislativo n.º 04/2016 do Vereador Thiago Bittencourt Balderi: dispõe sobre a concessão de honraria. Deliberação do senhor Presidente: encaminhe-se às Comissões Permanentes para elaboração de pareceres;Requerimento da Vereadora Maria Bernadete Moraes Rodrigues de Paula: n.º 102/2016, requer seja oficiado à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, solicitando providências visando à instalação de rede de esgoto no Bairro do Oratório. Deliberação do Plenário: aprovado por unani-midade;Requerimento do Vereador Tarcísio Francisco Sartori Junior: n.º 98/2016, requer seja constado em Ata um Voto de Congratulação ao Grupo Escoteiro Cavaleiros da Paz pela realização do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária - MUTCOM em 17 de setembro. Deliberação do Plenário: aprovado por unanimidade;Requerimento de autoria conjunta dos Vereadores: n.º 104/2016, requerendo seja constado em Ata Votos de Profundo Pesar pelos falecimentos de: Nadyr Cardozo, ocorrido dia 14 de setembro; Geraldo Francisco Jacintho, ocorrido dia 15 de setembro; Ruther Gonçalves Sesso, ocorrido dia 25 de setembro; Aparecida Cardozo Felippin, ocorrido dia 25 de setembro; Alcides Modesto, ocorrido dia 25 de setembro; Benedicto Franco de Moraes, ocorrido dia 25 de setembro; Vivaldo Lopes Martins, ocorrido dia 26 de setembro; e Aparecida Franco, ocorrido dia 27 de setembro. Deliberação do senhor Presidente: atenda-se;Indicação da Vereadora Maria Bernadete Moraes Rodrigues de Paula ao senhor Prefeito: n.º 616/2016, indica a instalação de uma sirene no Cemitério Municipal com a finalidade de avisar o término do horário de funcionamento do recinto;Indicações do Vereador Lauro Aparecido de Toledo ao senhor Prefeito: n.º 617/2016, indica seja realizada a limpeza no acostamento da estrada Vicinal do Bairro do Visconde Soutelo, passando-se a máquina para nivelar o local; n.º 618/2016, indica a instalação de uma lombada ou placas de sinalização informando a entrada e saída de veículos no acesso para o Bairro Pedra Branca, na estrada do Bairro Visconde Soutelo; n.º 619/2016, indica a instalação de lombadas nas proximidades da Serraria Meg Castor Ltda. no bairro da Lagoa o recapeamento da Rua Cirino André de Lima, Jardim Araújo.Deliberação do senhor Presidente: determino o devido encaminhamento das proposituras.

ORDEM DO DIAEm 1.ª discussão e votação:

Projeto de Lei n.º 29/2016 do Poder Executivo Municipal: dispõe sobre a produção e comercialização de pescados (peixes, moluscos e crustáceos) no município de Socorro e dá outras providências. Deliberação do Plenário: aprovado por unanimidade de votos;Projeto de Lei n.º 36/2016 do Vereador Pedro Sabio Nunes: denomina logradouros públicos como Rua Alto da Boa Vista, Rua Boa Vista e Rua das Roseiras. Deliberação do Plenário: aprovado por unanimidade de votos;

A Câmara Municipal da Estância de Socorro, em atendimento ao disposto no artigo 253, do Regimento Interno deste Legislativo, faz publicar o projeto de lei que “Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Socorro para o Exercício de 2017”.

PROJETO DE LEI N.° 39/2016Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Socorro para o Exercício de 2017.

DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIOArt. 1.° - O Orçamento Geral do Município de Socorro para o exercício de 2017 estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 91.000.000,00 (Noventa e Um Milhões de Reais), descriminadas pelos anexos integrantes desta Lei.

DOS ORÇAMENTOS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVOArt. 2.° - O Orçamento do Poder Executivo para o exercício de 2017 estima a Receita em R$ 91.000.000,00 (Noventa e Um Milhões de Reais) e fixa a Despesa para o Poder Legislativo em R$ 2.496.000,00 (Dois Milhões e Quatrocentos e Noventa e Seis Mil Reais) e em R$ 88.504.000,00 (Oitenta e Oito Milhões e Quinhentos e Quatro Mil Reais) para o Poder Executivo.

Página 12 Socorro, 07 de outubro de 2016

§ 1.°- A Receita da Prefeitura será realizada mediante a arrecadação de tributos, rendas e outras Receitas Correntes e de Capital, na forma da legislação em vigor, discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento.

ESPECIFICAÇÃO VALOR1. RECEITAS CORRENTES 85.400.000,001.1. Receita Tributária 20.943.000,001.2. Receita de Contribuições 680.000,001.3. Receita Patrimonial 1.080.000,001.7. Transferências Correntes 59.753.700,001.9. Outras Receitas Correntes 2.943.300,002. RECEITAS DE CAPITAL 5.600.000,002.1. Operações de Crédito 1.000.000,002.2. Alienação de Bens 50.000,002.4. Transferências de Capital 4.550.000,00TOTAL 91.000.000,00§ 2. ° - As Despesas dos Poderes Executivo e Legislativo serão realizadas segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional-programática e natureza econômica, distribuídas da seguinte maneira:

I - CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONALESPECIFICAÇÃO VALOR

01.01 - CÂMARA MUNICIPAL 2.496.000,0002.01 - GABINETE DO PREFEITO E DEPENDÊNCIAS 4.374.854,2802.02 - SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO 5.461.395,3802.03 - SECRETÁRIA DA FAZENDA 2.679.348,5002.04 - SECRETÁRIA DE GESTÃO 5.935.046,3102.05 - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 30.252.464,5902.06 - SECRETÁRIA DE SAÚDE 24.294.620,3702.07 - SECRETÁRIA DE CIDADANIA 3.424.465,1202.08 - SECRETÁRIA DE CULTURA 1.512.942,2302.09 - SECRETÁRIA DOS NEGOCIOS JURIDICOS 755.163,9602.10 - SECRETÁRIA DE SERVIÇOS 9.813.699,26

TOTAL 91.000.000,00

II - CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃOESPECIFICAÇÃO VALOR

01. LEGISLATIVA 2.496.000,0004. ADMINISTRAÇÃO 8.292.099,2906. SEGURANÇA PUBLICA 2.892.343,6308. ASSISTÊNCIA SOCIAL 2.827.210,4310. SAÚDE 24.294.620,3712. EDUCAÇÃO 30.382.441,0013. CULTURA 1.512.942,2315. URBANISMO 7.434.483,1916. HABITAÇÃO 99.962,5618. GESTÃO AMBIENTAL 662.562,4720. AGRICULTURA 318.541,0422. INDÚSTRIA 200.409,5423. COMERCIO E SERVIÇOS 3.519.985,4326. TRANSPORTE 2.933.078,2827. DESPORTO E LAZER 416.308,2728. OPERAÇÕES ESPECIAIS 911.012,2799. RESERVA DE CONTINGÊNCIA 1.806.000,00

TOTAL 91.000.000,00

III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMAESPECIFICAÇÃO VALOR

0000 - ENCARGOS GERAIS DO MUNICIPIO 911.012,270001 - CONTROLE DO LEGISLATIVO 2.496.000,000002 - GESTAO GABINETE DO PREFEITO 743.708,610003 - GESTÃO E SUPORTE ADMINISTRATIVO 3.195.929,160004 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 550.451,900005 - EDUCAÇÃO EJA 813.312,750006 - ENSINO FUNDAMENTAL 2.228.004,650007 - FUNDEB 10.456.579,030008 - TRANSPORTE DE ALUNOS 4.158.531,550009 - CEMEP/SENAI 129.976,410010 - PRE-ESCOLAS EMEIS 6.876.310,600011 - CRECHES 1.224.314,810012 - MERENDA ESCOLAR 4.015.411,200013 - INVESTIMENTO NA SAÚDE 650.000,000014 -TURISMO 3.519.985,430015 - GESTÃO E APOIO DA ASSISTENCIA SOCIAL 823.293,590016 - CULTURA 1.512.942,230017 - INDÚSTRIA, COMERCIO E SERVICOS 360.123,550018 - OBRAS E SERV. URBANOS 2.754.294,760019 - CIDADE LIMPA 2.347.170,410020 - LOGRADOUROS PÚBLICOS 1.283.471,350021 - CEMITERIOS 95.107,420022 - SERVICOS DE TRANSITO 503.793,960023 - GUARDA CIVIL MUNICIPAL 2.892.343,630024 - AGRICULTURA E ABASTECIMENTO 318.541,040025 - ESPORTE E LAZER 416.308,270026 - SERV MUNICIPAIS DE ESTRADAS RURAIS 2.933.078,280027 - CIDADE VERDE - PAISAGISMO E URBANISMO 450.645,290028 - MEIO AMBIENTE E REC. HIDRICOS 662.562,470029 - ENSINO SUPERIOR 480.000,000030 - TRIBUTACAO, ARRECADACAO E FISCALIZACAO 1.804.861,290031 - DIREITOS DA PESSOA C/ DEFICIENCIA 102.140,000032 - ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL 324.036,310033 - PLANEJAMENTO E URBANISMO 623.188,530034 - NEGOCIOS JURIDICOS 655.201,400035 - COMUNICACAO SOCIAL 235.008,080036 - HABITACAO E REGULARIZACAO FUNDIARIA 99.962,560044 - PROTEÇÃO SOCIAL BASICA 1.480.463,460045 - PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MEDIA COMPLEXIDADE 377.313,380046 - PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE 44.000,000047 - ATENÇÃO BASICA 10.664.335,920048 - MEDIA E ALTA COMPLEXIDADE - MAC 11.651.990,950049 - -VIGILANCIA EM SAUDE 560.021,660050 - COMPONENTE MEDIC. BASICOS 182.472,000051 - COMPONENTE MEDIC. DISPENSAÇÃO EXCEPCIONAL 20.000,000052 - GESTÃO DO SUS 565.799,849999 - RESERVA DE CONTINGENCIA 1.806.000,00

TOTAL 91.000.000,00

IV - CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZAESPECIFICAÇÃO VALOR

3.0.00.00 – DESPESAS CORRENTES 82.253.066,083.1.90.00 – Pessoal e Encargos Sociais 41.719.926,643.2.90.00 – Juros e Encargos da Dívida 300.800,003.3.00.00 - Outras Despesas Correntes 40.232.339,443.3.40.00 - Transf. os Municípios 380.000,003.3.50.00 - Transf. a Inst. Privadas SFL 4.839.000,003.3.70.00 - Transf. a Inst. Multigover Nac 24.000,003.3.71.00 - Transf. os Consórcios Públicos 198.000,003.3.90.00 – Outras Despesas Correntes 34.791.339,444.0.00.00 – DESPESAS DE CAPITAL 6.940.933,924.4.90.00 – Investimentos 6.839.933,924.6.90.00 – Amortização da Dívida 101.000,009.9.99.00 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA 1.806.000,00TOTAL 91.000.000,00

Art. 3º Fica o Poder Executivo autorizado a:I - abrir créditos adicionais suplementares com os recursos provenientes de superávit financeiro, nos termos do artigo 43, § 1º, I, da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964;II – abrir créditos adicionais com recursos da Reserva de Contingência, nos percentuais e termos definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.III - abrir créditos adicionais suplementares, até o limite de 20% (vinte por cento) do total da despesa, provenientes do excesso de arrecadação, nos termos do art. 43, § 1º, inciso II, da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964; IV - abrir créditos adicionais suplementares com recursos financeiros não previstos na presente lei, provenientes

de convênios, contratos, repasses, transferências ou congêneres, até o limite dos valores conveniados.V – abrir créditos entre as atividades ou projetos de um mesmo programa na mesma natureza da despesa, no âmbito de cada órgão e, mantendo-se o valor do programa.Art. 4° Os Projetos, Atividades ou Operações Especiais priorizados nesta lei com recursos de transferências voluntárias da União e do Estado, Operações de Crédito, Alienação de Ativos e outras, só serão executados e utilizados a qualquer título, se ocorrer ou estiver garantido o seu ingresso no fluxo de caixa, respeitado ainda o montante ingressado ou garantido.Parágrafo único - A Apuração do excesso de arrecadação de que trata o art. 43, § 3º da Lei 4.320/64 será realizado em cada fonte de recursos e códigos de aplicações identificados nos orçamentos da Receita e Despesa para fins de abertura de créditos adicionais suplementares ou especiais, conforme exigência contida nos artigos. 8º, parágrafo único e 50, I da LRF.Art. 5º Durante o exercício de 2017 o Executivo Municipal poderá realizar Operações de Crédito para financiamento de programas priorizados nesta lei, ou antecipação da Receita até o limite estabelecido pela legislação em vigor.Art. 6º Ficam convalidados na Lei nº. 3753/2013 – PPA-2014/2017 e na Lei nº. 3999/2016 – LDO-2017, os valores das Ações ora contemplados na presente lei.Art. 7º A presente Lei vigorará durante o exercício de 2017, a partir de 1° de janeiro, revogadas as disposições em contrário, em especial as contidas na Lei nº. 3999/2016.Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, 30 de Setembro de 2016.a) André Eduardo Bozola de Souza Pinto – Prefeito Municipal

JUSTIFICATIVAExcelentíssimo Presidente, Encaminho por intermédio de Vossa Excelência, para apreciação dos Nobres Vereadores o incluso Projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2017, estimando as receitas e fixando as despesas.Como é de conhecimento de Vossas Excelências a Constituição Federal, no seu art. 167, inciso III e, por simetria, a Lei Orgânica do Município de Socorro, determinam que lei de iniciativa do Poder Executivo estabeleça o Orçamento Anual, sendo que a LOA é a norma legal que define o orçamento fiscal, e o orçamento de investimento estimando a receita e fixando a despesa do Ente Municipal.Cumpre-me destacar que para o exercício financeiro de 2017 foi estimada uma receita de R$ 91.000.000,00 (Noventa e Um Milhões de Reais), fixando-se a despesa no mesmo valor.Não é demais ressaltar a Vossas Excelências que o desempenho da economia de uma forma geral ainda sofre as conseqüências da crise que assolou o mundo capitalista anos atrás e que de alguma forma reflete na economia local, motivo que nos faz projetar para o ano de 2017 um orçamento significativamente austero.De qualquer modo, projetamos para o ano vindouro investimentos importantes nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento urbano, inclusive, com parcerias com o Governo Estadual, buscando sempre melhores condições de vida para a nossa população.Não obstante, outras ações deverão ser adotadas para fomentar o crescimento econômico de nosso Município. Saliento finalmente que, austeridade e contenção de gastos são imperativos, tendo a Lei Orçamentária à estratégia de recuperação da capacidade do Município de Socorro de desempenhar as suas funções de indutor do desenvolvimento social, econômico e de política institucional de cidadania.Assim, busco em Vossas Excelências o acolhimento necessário para aprovar o presente Projeto de Lei, por ser de interesse público.

A íntegra do projeto encontra-se à disposição da população, na secretaria da Câmara Municipal. A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação de emendas ao projeto, pelo prazo de dez dias, através de manifestação de, pelo menos, 5% (cinco por cento) do eleitorado do Município. João Pinhoni Neto – Presidente da Câmara MunicipalEdna Maria Preto Cardoso – Diretora do Dep, de Assistência Legislativa

LEI n.º 4.014 de 30-09-2016 “Dispõe sobre a obrigatoriedade do empreendedor de apresentação e implantação de projetos de arborização urbana em novos loteamentos ou parcelamentos e dá outras providências”.

(Projeto de lei de autoria da Vereadora Maria Bernadete Moraes Rodrigues de Paula)LAURO APARECIDO DE TOLEDO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SOCORRO, ESTADO DE SÃO PAULO,FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, NOS TERMOS DO ARTIGO 45, §6.º, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, PROMULGO A SEGUINTE LEI:Art. 1° - A aprovação de novos empreendimentos que parcelem o solo, sejam públicos ou privados, no Município de Socorro, fica condicionada à apresentação de projetos de arborização urbana para os locais de intervenção.Parágrafo único - O projeto de que trata o caput deste artigo deverá ser elaborado por profissional devidamente habilitado por seu conselho profissional.Art. 2° - A implantação do projeto de arborização urbana é de responsabilidade do empreendedor, e seu custo integra o valor total do empreendimento.Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Câmara Municipal da Estância de Socorro, 30 de setembro de 2016 Lauro Aparecido de Toledo - Presidente da Câmara MunicipalEdna Maria Preto Cardoso - Diretora do Departamento de Assistência Legislativa

C O N V I T EA Câmara Municipal da Estância de Socorro tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão Solene de Outorga do Título “Professor Dimas Silveira Costa” que será realizada no dia 19 de outubro, às 19h30, na Sala de Sessões da Câmara Municipal à Rua XV de Novembro, nº 18. Na cerimônia serão homenageados os professores atuantes no município de Socorro que se destacaram no exercício de suas funções durante o ano letivo de 2016.Socorro, outubro de 2016.

Lauro Aparecido de Toledo - Presidente da Câmara