ano x | nº 56 | passos/mg | outubro de 2011 anastasia confirma … · a ginástica laboral...

8
Anastasia confirma estadualização e recebe projeto do curso de Medicina Em visita a Passos no mês de agosto, o governador de Minas Gerais, Antonio Anas- tasia, anunciou durante a inauguração da sede da Associação dos Municípios da Mi- crorregião do Médio Rio Grande (AMEG) que a estadualização da FESP irá acontecer no ano de 2014. Durante a cerimônia o presidente do Conselho Curador, Fábio Kal- las, entregou ao governador o projeto de criação do curso de Medicina. Página 05 Projeto elege as Sete Maravilhas de Passos Página 03 Ano X | Nº 56 | Passos/MG | outubro de 2011 Festival de Hip Hop promove cultura e diversão Página 08 Sabor de Passos 2011 movimenta a cidade Página 08 FOTO: MARCELO BARROSO

Upload: dohanh

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Anastasia confirma estadualização e recebe

projeto do curso de Medicina

Em visita a Passos no mês de agosto, o governador de Minas Gerais, Antonio Anas-tasia, anunciou durante a inauguração da sede da Associação dos Municípios da Mi-crorregião do Médio Rio Grande (AMEG) que a estadualização da FESP irá acontecer no ano de 2014. Durante a cerimônia o presidente do Conselho Curador, Fábio Kal-las, entregou ao governador o projeto de criação do curso de Medicina. Página 05

Projeto elege as Sete Maravilhas de Passos

Página 03

Ano X | Nº 56 | Passos/MG | outubro de 2011

Festival de Hip Hop promove cultura e diversão Página 08

Sabor de Passos 2011 movimenta a cidade

Página 08

FOT

O: M

ARC

ELO

BA

RRO

SO

0202

É necessário dizer o quanto a FESP tem atuado junto à nossa comunidade com seus cursos de gradua-ção, de pós-graduação, com seus projetos de pesquisa e de extensão em todas as áreas do conhecimento.

Este envolvimento é devido principalmente ao ambiente de democratização do ensino, de popularização do conhecimento criado em nossa escola. Uma universida-de precisa estar agindo e con-tribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento de um povo.

Vocação para realizarAssim, as nossas ações

são mantidas ano a ano e ou-tras novas surgem a cada ins-tante. A FESP é sempre pro-curada para ser viabilizadora de projetos, pois criou-se uma imagem de seriedade, de compromisso, de eficiência e de responsabilidade.

Estamos aguardando o momento histórico da apro-vação de nossos dois mestra-dos institucionais, que levarão a FESP ao patamar de grande Universidade. Estamos com o curso de Medicina pronto para o cadastro junto ao MEC. Estamos com a construção de nosso Campus para ser inicia-da e tantas outras ações que fazem com que o dia-a-dia de nossa escola seja curto em tempo para execução de tan-to que se faz por aqui.

Cumprimento a todos os professores e funcionários da FESP que dedicam a maior parte de sua vida a esta esco-la. Boa leitura a todos.

Fábio Pimenta Esper KallasPresidente do Conselho

Curador da FESP

Uma universidade precisa estar

agindo e contri-buindo de manei-ra efetiva para o desenvolvimento

de um povo.

Atendendo pedidos...

Ele coloca a FESP na rede

Com o avanço da in-ternet e o advento das redes sócio-técnicas toda instituição precisa seguir as novas ten-dências da comunicação e se adequar com o uso das novas tecnologias. A FESP já faz parte desse cenário e para isso, con-ta com a grande contribuição do funcionário Marcos Paulo Anard Botrel Sarno, que atua no Núcleo de Ensino a Distân-cia (NEaD) e é moderador do portal FESP na internet. É atra-vés dele que a FESP se mantém em rede, com um site bonito e atualizado, além da presença nas redes sociais como o Face-

book e ainda através da news-letter Fesp em Ação Notícias.

Formado em Sistemas de Informação pela FESP em 2009, Marcos Paulo começou como estagiário. Hoje a rotina de tra-balho é diversificada, ele presta esclarecimentos, soluciona dú-vidas de professores e alunos referentes à plataforma virtual e ainda posta notícias encami-nhas pelo Departamento de Co-municação no site da FESP.

Dinâmico e prestativo Marcos Paulo atende com bom humor e simpatia a todos que o procuram. Com uma criati-vidade imensa ele tem olhos

perspicazes e consegue sugerir trabalhos em equipe que cola-boram para a divulgação das ações da FESP, principalmente na internet. Atualmente, está pensando em cursar Publici-dade e Propaganda para au-mentar ainda mais o seu co-nhecimento e poder também atuar na área de criação. “Tra-balhar na FESP é um apren-dizado, e aqui estou sempre rodeado de pessoas dispostas a ensinar, o ambiente é super descontraído, trabalho com gente com um nível profissio-nal excelente. Tenho liberdade para dialogar com meus cole-gas”, fala com entusiasmo.

Marcos Paulo é caris-mático e cultivador dos bons valores, como a família. O amor pela mãe Olga, pelo pai Paulo e pelo irmão Ri-cardo é evidente e ele com-partilha com os colegas de trabalho as alegrias e desa-fios vivenciados em família. É por isso que Marcos Paulo ajuda a cultivar a FESP como uma segunda família.

... o projeto de ginástica labo-ral “Academia Escola” voltou aos blocos da FESP em uma animada proposta de incen-tivo ao esporte e hábitos que promovam a qualidade de vida. O trabalho, criado em 2007, é coordenado pela professora Cláudia Arouca Queiroz e tem tantos fãs que durante um pequeno perío-do em que esteve parado, foi amplamente solicitado de vol-ta pelos funcionários da FESP. Além de ser um momento de descontração e entrosamento, a ginástica laboral promo-ve muitos benefícios para a saúde. “Há um aumento da satisfação, melhora a dispo-

sição, a relação interpessoal entre os trabalhadores, evita a instalação de vícios posturais”, destaca a professora. “Esclare-cemos dúvidas e discutirmos

os desconfortos que ainda per-sistem” conta a estudante do 7º período de Educação Física, Bruna de Oliveira Pimenta, es-tagiária do projeto.

0303

Terminou em agosto o projeto Sete Maravilhas de Passos com a eleição dos sete patrimônios arquitetônicos mais importantes da cidade: Avenida da Moda, Capelinha da Penha, Igreja da Matriz, FESP, Praça da Matriz, Santa Casa e Santuário da Penha. O projeto é uma parceria da FESP e o jornal Folha da Manhã, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) e das empresas Alvorada Pneus, Auto Passos, Homeopassos, Maipú, Plano Bompasso, Ponto 10 Outdoor, Revista Foco, Sicoob Crediacip e o Colégio Imaculada Conceição. Foram 100 dias de votação na internet e 50 de votação nas urnas, a apuração foi fei-ta pelo IPFESP (Instituto de Pesquisas de Opinião Pública da FESP). Os sete bens eleitos serão decretados e institucionalizados pela Câmara Municipal de Passos como as Sete Maravilhas de Passos. O projeto também vai resultar na produção de cartões-postais com as fotos dos bens eleitos e um pequeno histórico de cada um deles.

Projeto elege as Sete Maravilhas de Passos

1º Bazar Beneficente da UNABEM estreia com sucesso

O 1º Bazar Beneficente realizado pelo projeto Universida-de Aberta para a Maturidade da FESP foi um sucesso. Cartões artesanais, produtos em tricô e crochê, potes encantados e muitas outras delicadezas feitas pelos alunos arrecadaram cerca de R$ 1 mil para a Associação Sagrada Família que mantém um importan-te trabalho de recuperação de dependentes químicos na região.

Livro relata realidade do esporte regional

O livro “A realidade pública do esporte nos mu-nicípios da região médio Rio Grande do Estado de Minas Gerais” foi lançado em agosto para grande público, na bilblioteca da FESP. O trabalho é resul-tado de uma pesquisa so-bre gestão esportiva nos municípios da AMEG e foi realizada através de convê-nio entre o Ministério do Esporte e a FESP. Assinam

a pesquisa os professores Claudia Arouca Queiroz, Liane Mendes Santos e Marcelo Campos Macha-do com a participação dos estudantes Marlean Kelli Aparecida Silveira e Wal-quiria Paiva Costa, ambas do curso de Educação Fí-sica, Miriele Gracini, do curso de Serviço Social e Victor Henrique dos Reis, do curso de Sistemas de In-formação.

Estão abertas até o dia 21 de novembro as ins-crições para o vestibular da FESP. Ao todo são ofereci-das 1200 vagas para 22 cursos. Conforme o registro dos três últimos vestibulares da instituição os cursos mais concorridos foram Engenharia Civil, Direito (no-turno), Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Pedagogia. A prova acontece no dia 27 de novembro no Bloco 1 (Prédio Principal).

O candidato pode se inscrever no setor de ves-tibular à Avenida Juca Stoclker, 1130 ou pelo Portal FESP na Internet – www.fespmg.edu.br, onde também está o edital completo.

Todos os anos a FESP faz uma divulgação diferen-ciada visitando escolas e apresentando não só as orien-tações sobre o processo seletivo mas também os proje-tos desenvolvidos envolvendo estudantes e professores.

O resultado do exame estará disponível a partir do dia 30 de novembro, no site da FESP, no Bloco 1 e no Setor de Vestibular.

Vestibular de novembro oferece 1200 vagas

0404

PARCERIA COM O SENAC - Em parce-ria com o Serviço Nacional de Aprendi-zagem Comercial está sendo oferecido curso profissionalizante gratuito de Au-xiliar Administrativo com carga horária de 160 horas/aula.

CURSO “ATENDENDO COM QUALI-DADE” - Quarenta funcionários técnico-administrativos da FESP participaram em junho do curso à distância “Atendendo com Qualidade”, que valoriza o atendi-mento como diferencial em empresas e instituições. O curso também foi aberto para a população.

EMPRESA EM INCUBADORA - O CVT da FESP é o primeiro em Minas Gerais a ter uma empresa incubada. A “Inova Social”, empresa de marketing digital irá receber - durante pelo menos um ano - todo o suporte necessário para que o investimento se estabeleça no mercado.

PREPARATÓRIO PARA O ENEM - O projeto “ENEM na sua Comunidade” consiste em oferecer cursinho preparató-rio para alunos do Ensino Médio e de-mais interessados.

PARCERIA COM A UPA - Buscando inte-ragir com a comunidade, o CVT da FESP iniciou um ciclo de cursos e palestras na Unidade de Pronto Atendimento de Pas-sos (UPA) com o objetivo de promover o resgate e a valorização da cidadania, descobrindo potenciais e capacidades com o intuito de promover a autonomia da população atendida na UPA.

COMUNICAçãO E CIDADANIA - Em parceria com o Departamento de Co-municação e Marketing, o CVT está de-senvolvendo videoconferência para dis-cussões educativas com as cidades que formam a rede CVT, em todo o estado. Vários temas como saúde, direito e ci-dadania estão sendo abordados com a exibição de reportagens em vídeo pro-duzidas pela equipe do programa de TV Fesp em Ação.

Estudantes de Jor-nalismo e Publicidade e Pro-paganda participaram do programa de TV Altas Horas, produzido pela Rede Globo de Televisão e ancorado por Serginho Groismam. Os alu-nos puderam vivenciar toda a dinâmica de um programa de TV com audiência nacio-nal. “O grande contato com

O Centro Vocacional Tecnológico da FESP está de vento em popa com vários projetos e parcerias levando inovação, tecnologia e oportu-nidade de capacitação para a comunidade de Passos, sem custo algum. Confira algumas destas conquistas:

Estudantes da FESP participam do programa global Altas Horas

a produção do programa, nos permitiu compreender a real função de cada um dentro de um estúdio de grande porte. Fizemos perguntas para os convidados e até operamos uma câmera do programa através do uso de um boné”, contou o estudante Allan Thalles um dos organizadores da excursão.

Projetos de mestrado são enviados para aprovação da CAPES

A FESP enviou em julho dois projetos de mestrado para aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), autarquia vinculada ao MEC que regu-lamenta os programas de pós-graduação – lato e stricto sensu – em todo o Brasil. O Mestrado em Atenção à Saúde e o Mestrado em Ciências Ambientais são direcionados a um público multi-profissional de áreas afins. “O Mestrado coloca a FESP no nível das grandes universidades. O ensino superior é formado não só da graduação, mas também das pós-graduações lato sensu e stricto sensu. A FESP está no rol de universidades que formam pesquisadores e a pesquisa alavanca a tecnologia e o desenvol-vimento regional”, destacou o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Kallas.

0505

FESP apresenta projeto do curso de MedicinaO presidente do Conse-

lho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas saiu na frente em busca de mais uma grande conquista para a nossa região: o curso de Medicina na FESP.

A proposta foi apresen-tada à equipe da Santa Casa de Misericórdia de Passos, que abraçou a ideia e já integra o Núcleo Estruturante, o grupo de trabalho que está elaboran-do o projeto pedagógico a ser submetido ao MEC. A vinda do curso para Passos tem o apoio importante do médico Dr. Ge-raldo Brasileiro Filho, atuante em Belo Horizonte, professor da UFMG e avaliador do MEC, que está acompanhando o processo e ajudando a dar as diretrizes necessárias para a aprovação do curso.

A equipe da FESP rea-lizou um estudo intenso sobre os requisitos de qualidade exi-gidos pelo MEC. Os cursos de Psicologia e Direito também figuram como cursos que se exigem critérios mais rigorosos para sua abertura. “A partici-pação do Dr. Geraldo Brasilei-ro vem somar esforços na ela-boração da proposta do curso pelo profundo nível de conhe-cimento em relação às Diretri-zes Curriculares e pelo acom-panhamento de solicitações

para autorização, reconheci-mento e recredenciamento de cursos de Medicina em nível estadual e nacional. De agora em diante precisamos formar um grupo de trabalho. Que-remos lembrar que o projeto não é da FESP, não é do Estado e sim de toda a comunidade que será beneficiada”, afirma Fábio Kallas.

Durante visita do Go-vernador Antônio Augusto Junho Anastasia, o presidente da FESP entregou o projeto de criação do curso e recebeu o sinal de apoio do governa-dor. Em seu pronunciamento, Anastasia afirmou que o pro-jeto será tratado pelo governo como prioridade e que, se de-pender dele, o curso virá para a FESP devido a sua importância no desenvolvimento de Passos e região. “O projeto do curso de Medicina da FESP vem sen-do construído pela equipe de saúde da FESP há mais de dois anos. Este curso vem suprir uma necessidade de profissio-nais da área de saúde viabili-zando mais atendimento para a população de Passos e região e ainda pesquisas na área mé-dica. A FESP visa buscar com este projeto pedagógico ino-vador melhoria de vida para a população de Passos e região”, disse Fábio.

O governador de Minas Ge-rais, Antonio Anastasia, visitou a região e anunciou durante a inau-guração da sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) que a estadualização da FESP irá aconte-cer no ano de 2014.

O presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas fez parte da comitiva que recebeu o governador

e foi elogiado publicamente por Anastasia. “O subsecretário pro-fessor Fábio Kallas desempenha com brilhantismo e eficiência esta importante integração na educação de Minas Gerais, que é a esta-dualização das unidades associadas e garantimos que a FESP será estadualizada até 2014”, declarou o governador.

Estadualização será em 2014

A FESP promove entre os dias 24 e 28 de outubro o I FESP INOVA, um grande evento científico que marca a participação na Semana Nacional de Ciência e Tecno-logia nos debates pertinentes aos desafios das mudanças climáticas e aplicação de tecnologia que acontecerão em todo o país no período.

Pesquisadores, docentes, estudantes e toda a co-munidade poderão conhecer os projetos da FESP que podem contribuir para o desenvolvimento regional, em uma oportunidade para troca de experiência e conheci-mento.

Dentro do FESP INOVA, vários outros eventos pa-ralelos vão fomentar as discussões acerca de tecnologia e sustentabilidade. Muitos trabalhos serão apresentados pelos próprios estudantes, envolvendo pesquisas e pro-jetos de extensão.

O local principal será o Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, mas os eventos paralelos terão atividades em outros locais, que serão divulgados pre-viamente.

São parceiros neste evento: O SINRURAL (Sindi-cato dos Produtores Rurais de Passos), Jornal Folha da Manhã e Revista FOCO.

I FESP INOVA marca participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

0606

A FESP, por ser uma instituição de pesquisa cre-denciada junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimen-to Científico e Tecnológico (CNPq) irá participar do Pro-grama Ciência sem Frontei-ras do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa disponibiliza uma cota de bolsas “sandwich” na graduação que promove o intercâmbio do aluno com diversos países inseridos com universidades participantes. O objetivo é apoiar alunos for-

malmente matriculados em cursos de graduação no Brasil nas áreas de prioridades do programa.

O Programa Ciência sem Fronteiras tem 18 áreas prioritárias e a FESP parti-cipará dentro das áreas de: Engenharia e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Com-putação e Tecnologias da In-formação; Produção Agrícola Sustentável; Energias Renová-veis e Tecnologia Mineral.

FESP terá cota de bolsas de intercâmbio no exterior

A FESP está aguardando aprovação do MEC para o início do curso de Engenharia de Alimentos já no primeiro semestre de 2012. O curso pertencerá ao Núcleo Acadêmico de Tecnologia e Engenharia, coordenado pelo professor Manoel Reginaldo Ferreira e será coordenado pelo mestre em Engenharia de Alimentos, Lucas Silveira Tavares.

Enfermagem ganha Selo Estrelas do Guia do Estudante

O curso de Enferma-gem e o Ambulatório Escola (AMBES) da FESP promove-ram o IV Encontro Regional de DST/AIDS e Hepatites Vi-rais, destinado para os pro-fissionais que atuam na área de saúde de Passos e região. O encontro faz parte das me-tas de capacitação dos profis-sionais que atuam na área de saúde.

Engenharia de Alimentos pode ser oferecido em 2012

IV Encontro Regional de DST, AIDS e Hepatites Virais

O V Festival de Poesia realizado no dia 16 de setembro no Auditório Professor Armando Righetto, teve como ganhadores a aluna Gabriela Marques, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza (Polivalente), que representou o poema “O Canga-ceiro”, de autoria de Catulo da Paixão Cearense e o aluno Gilberto da Silva Lemos da Escola Municipal Jalile Barbo-sa Calixto com a “Canção do Africano”, de Castro Alves. Participaram 13 escolas entre elas instituições públicas e particulares.

O objetivo principal do Festival de Poesia é des-pertar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio de redes públicas e privadas ao mundo da lite-ratura e da poesia. Além disso, há a ênfase aos poetas brasileiros e portugueses e ainda no desenvolvimento da leitura oral e interpretação de texto.

V Festival de Poesia emociona público

Pela segunda vez con-secutiva, o curso de Enferma-gem da FESP ganhou o Selo Estrelas do Guia do Estudante, uma publicação nacional sob a responsabilidade da Editora Abril, que indica os melhores cursos superiores do Brasil. O curso estará na publicação Melhores Universidades “GE Profissões Vestibular 2012”, que circula nas bancas no mês de outubro.

O coordenador do Nú-cleo de Assistência, Ensino e Pesquisa da Hanseníase (NA-EPH), professor Carlos Alber-to Rodrigues foi convidado para participar da estrutura-ção de uma agência no Brasil da ONG NLR (Netherlands

Núcleo de Hanseníase apoia ONG Holandesa no Brasil

Leprosy Relief) que terá o nome de NHR (Netherlands Hansen Relief). O represen-tante da FESP foi uma das 20 pessoas convidadas para participar da oficina que de-terminará o andamento da nova ONG no Brasil.

0707

Mestrado em Portugal

O professor Marcelo Campos Machado, do curso de Educação Física da FESP conquistou uma vaga no cur-so de Mestrado em Gestão Desportiva pela Universidade do Porto, em Portugal. Mar-celo foi indicado pelo Con-selho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF 6), o qual tem um convênio com a Universidade do Porto. A cada ano é indicado um professor do Estado de Minas para o curso. O currículo de Marcelo foi analisado e classi-ficado em 12º lugar entre to-das as vagas do programa de mestrado que são 25 no total mais a indicação do CREF.

Escola Viva FESP no Nazle Jabur e Colégio Del Rey

Duas escolas passenses já receberam o projeto Escola Viva, organizado pelo curso de Educação Física FESP. A Escola Estadual Nazle Jabur, no bairro Santa Luzia e o Colégio Del Rey, no centro da cidade, foram as primeiras a participar do pro-jeto que consiste em oferecer atividades de esporte e lazer para crianças e adolescentes. Entre as atrações, brinquedos infláveis como tobogãs, futebol de sabão, escalada e também as recreações como dança e exercícios de lutas de combate,

FESP Mountain Bike promove esporte e lazer no CIRE

O V FESP Mountain Bike realizado pela FESP em junho no Centro Integrado de Recrea-ção e Esportes (CIRE-FESP) reuniu ciclistas de diversas localidades e de diferentes idades.

3ª Festival Selton Mello de Vídeo

A equipe do Festival Sel-ton Mello de Vídeo, promovi-do pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FESP está finalizando a ter-ceira edição do bem sucedido projeto de produção de vídeos

FESP promove 3º Encontro Técnico em Produção Leiteira

Aconteceu entre os dias 1º e 2 de setembro o 3º Encontro Técnico em Produção Leiteira, o FESP Tecno Leite, promovido através do curso de Agronomia, sob coordenação dos professo-res Ricardo Godinho e Rita Carvalho. O encontro discutiu temas atuais e de grande importância para o segmento do leite.

FESP participa da 3ª SINAGROA FESP participou da terceira edição da SINAGRO

– Feira Regional de Agronegócios do SinRural de Passos, realizada no Parque de Exposição Adolpho Coelho Lemos, com a temática “Bons negócios no campo”. A FESP levou stands temáticos relacionados aos diversos núcleos acadê-micos, com prestação de serviços e distribuição de material educativo em diversas áreas e apresentação de projetos de pesquisa e extensão e de grande contribuição para o desen-volvimento regional.

xadrez, jogos de mesa e recrea-ção, oficina de arte com pintura facial, desenho livre e máscara de gesso.

“As atividades são pla-nejadas pelos alunos de Edu-cação Física e isso é muito importante. Dentro das aulas teóricas discutimos e avalia-mos e eles colocam em prá-tica, criam e recriam as ativi-dades. É um benefício muito grande para o acadêmico”, avalia o organizador do pro-jeto, professor Itamar José de Oliveira Júnior Itamar.

em curta-metragem que neste ano terá nove finalistas.

A mostra competiti-va, na qual são apresenta-dos os resultados do pro-jeto, será realizada no mês de novembro.

0808

FESP e Polícia Militar promovem I Festival Hip Hop pela Paz

IV Festival Sabor de Passos 2011

A 4ª edição do Festival Sabor de Passos promovido pela FESP em parceria com o Jornal Folha da Manhã está movimentando a noite pas-sense com um cardápio de dar água na boca. Dezenove pratos concorrem ao prêmio de melhor tira-gosto da cida-de. Até o dia 7 de novembro o público pode apreciar as indi-cações do festival e participar da votação do júri popular.

Com o objetivo de pro-mover a cultura regional, o

Festival Sabor de Passos mo-vimenta a economia e o turis-mo e estimula o desempenho de boas práticas comerciais e de alimentação.

O projeto tem a partici-pação de docentes e estudan-tes da FESP e promove uma ampla divulgação na mídia e em redes sociais na Internet. Coordenado pela professora dos cursos de Comunicação, Heliza Faria o festival ganha, ano após ano, maior partici-pação popular.

A FESP e o 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (12º BPM-MG) promoveram o I Festival Hip Hop da Paz, um con-curso de rap, dança de rua e gra-fite que promoveu um verdadei-ro resgate do movimento que há anos estava parado no município.

As apresentações sur-preenderam o público pela qualidade técnica e artística dos candidatos.

O projeto é também uma forma de aproximar FESP e PMMG - com todos os seus pro-jetos e ações - da comunidade. Além do concurso, os candida-tos realizaram uma visita ao 12º BPM-MG, onde conheceram um pouco do trabalho da polícia militar comunitária e participa-ram da gravação de vídeos com entrevistas e debate na FESP.

O presidente do Conse-lho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas res-saltou a importância do evento para valorizar a cultura de pe-riferia. “O hip hop é muito dis-criminado e os jovens temem em participar. É preciso que

Estudantes têm ótimo desempenho em exame da OABA Fundação de Ensino

Superior de Passos teve um ótimo desempenho no úl-timo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. No ranking nacional, entre 871 faculdades, a FESP ficou em 127º lugar, com 15 aprova-dos. Destes, seis ainda não concluíram a graduação.

A aprovação no exa-me da OAB é considerada um termômetro importante do ensino jurídico no país, o que comprova a qualida-de do ensino oferecido pela FESP. “Demonstra que temos um curso amadurecido, bem estruturado, sério e compro-metido com o aprendizado

O projeto tem o apoio cultural das empresas: Ponto 10 Outdoor, SignMaker Co-municação Visual, Rádio Jo-vem Pan, Revista Foco Maga-zine, Purali.com, Portal Passos News, Sênior Uniformes, Guia Paparazzo e da Polícia Militar.

Confira os sabores des-sa edição do Sabor de Pas-sos no site da FESP (www.fespmg.edu.br), no blog do festival (sabordepassos.wor-dpress.com) e nas redes so-ciais na internet.

esses potenciais artísticos sejam reconhecidos e valorizados e é isso que queremos fazer a partir deste primeiro festival”, disse Fábio. Para o Capitão Marcelo Coimbra essa é uma forma de atingir a comunidade, através da linguagem específica dos grupos ligados a cultura do hip hop. “A Polícia Militar teve a oportunidade de apresentar a instituição e o trabalho que vem realizando, voltado ao respeito dos Direitos Humanos e com a filosofia de Polícia Co-munitária”, destacou.

dos alunos”, avalia a direto-ra do curso de Direito, Ana Paula Coelho.

A estrutura do Cur-so de Direito da FESP conta com um Núcleo de Pesqui-sa e Extensão que monitora

RAPLuciano Batista dos ReisGrafiteWillian Carlos do CarmoDança de RuaGrupo B. Boys, liderado por Jean Carlo Ramos.

atividades de atendimento à comunidade através de pro-jetos de pesquisa e extensão, envolvendo o aluno no am-biente do conhecimento aca-dêmico científico integrado ao meio profissional em que irá atuar. “O resultado mos-tra que além da excelente es-trutura para a prática e pes-quisa, temos um curso que conta com um corpo docente altamente titulado, formado por mestres e doutores, com muita experiência profissio-nal e na área educacional”, comemora o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Es-per Kallas.