ano janeiro/fevereiro/marÇo sÃo paulo - o m e n s … · 3 tema “fraternidade e juventude”...

8
O M E N S A G E I R O PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA Diocese de São Miguel Paulista - Setor Vila Esperança - São Paulo - SP Site: www.saojoaoevangelista.org E-mail: [email protected] Nesta edição Página 02 Editorial Mensagem do Pároco Habemus Papa! (Temos um Papa!) Página 03 O Brasão do Papa Francisco Campanha da Fraternidade 2013 - Tema: Fraternidade e Juventude - Lema: “Eis- me aqui, envia-me” (Is 6,8). Página 04 Espaço Jovem: Obrigado Bento XVI A Páscoa e seus Símbolos Página 05 Comunidade Santa Rita de Cássia: Construção da Capela e fotos das missas no terreno Página 06 Cantinho da Saúde: Osteoporose Aconteceu na Paróquia...: Fotos. Aniversariantes Dizimistas de Janeiro, Fevereiro e Março Página 07 Agenda da Comunidade Quadro de Avisos Página 08 Nossos Patrocinadores do Jornal “O Mensageiro” Habemus Papa! Temos um Papa ! "Cristo Ressuscitou, Aleluia,Aleluia !" "... acolhemos o Papa Francisco que assume a sede de São Pedro. Rezemos pelo seu pontificado..." Leia a mensagem do nosso querido pároco, Pe. Névio, na página 02. E Deus falou: ‘‘Vá e reconstrói a minha Igreja...’’ Coragem, meus jovens! 13 de março Sede guardiões dos dons de Deus! 19 de março Na solenidade de São José, Papa Francisco dedicou toda a sua homilia às virtudes do patrono da Igreja e como os fiéis podem se inspirar em suas qualidades. Página 02 ANO 13 SÃO PAULO - 2013 JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

Upload: lytruc

Post on 07-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O M E N S A G E I R OPARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTAC O M U N I D A D E S A N T A R I T A D E C Á S S I ADiocese de São Miguel Paulista - Setor Vila Esperança - São Paulo - SPSite: www.saojoaoevangelista.org E-mail: [email protected]

Nesta edição

Página 02

Editorial Mensagem do Pároco Habemus Papa! (Temos um

Papa!)

Página 03

O Brasão do Papa Francisco

Campanha da Fraternidade 2013 - Tema: Fraternidade e Juventude - Lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Página 04

Espaço Jovem: Obrigado Bento XVI

A Páscoa e seus Símbolos

Página 05

Comunidade Santa Rita de Cássia: Construção da Capela e fotos das missas no terreno

Página 06

Cantinho da Saúde: Osteoporose

Aconteceu na Paróquia...: Fotos.

Aniversariantes Dizimistas de Janeiro, Fevereiro e Março

Página 07

Agenda da Comunidade Quadro de Avisos

Página 08

Nossos Patrocinadores do Jornal “O Mensageiro”

Habemus Papa! Temos um Papa !

"Cristo Ressuscitou, Aleluia,Aleluia !"

"... acolhemos o Papa Francisco que assume a sede de São Pedro. Rezemos pelo seu pontificado..."

Leia a mensagem do nosso querido pároco, Pe. Névio, na página 02.

E Deus falou:‘‘Vá e reconstrói a minha Igreja...’’Coragem, meus jovens!

13 de março

Sede guardiões dos dons de Deus!19 de março

Na solenidade de São José, Papa Francisco dedicou toda a sua homilia às virtudes do patrono da Igreja e como os fiéis podem se inspirar em suas qualidades.

Página 02

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

2

EditorialHabemus Papa!

E mais um ano começou... Um ano para crescer na fé. Aceitar, crer, ouvir e fazer o que o Espírito Santo mandar.

Mu i to se v i veu e v i ve rá . Corações novos, novidades de Deus. Com renovação começa um tempo de restaurações.

Neste ano da fé, caminhemos, somos peregrinos, sempre a caminho. Nos fortalecemos da Palavra e da Eucaristia é esse o caminho. Mais que nunca neste ano precisamos ter fé, esperança e muito trabalho com o Espírito Santo.

E s s a q u a r e s m a f o i t o d a especial. Não podemos nos esquecer que somos humanos, mas somos de Deus. Então vamos pedir a Ele que tome conta de nossos medos, acalma e socorra nossos corações aflitos, fortaleça nossa confiança, amém!

Queremos agradecer a Bento XVI, por ter caminhado conosco.

Temos Papa! Francisco seja bem vindo! Sim não estamos sós! Temos um lider. O Pai nunca nos abandona. Vamos rezar por Francisco!

Páscoa, festa da ressurreição, renovação e renascimento da Igreja e de todos nós.

Nos miremos no exemplo de Santa Rita, exemplo de amor e força a esta comunidade que esta surgindo no meio de nós.

A Jornada Mundial da Juventude é mais um sinal da presença, força, esperança e fé no mundo, no futuro da Igreja.

Com Maria, em Maria que está sempre a nossa frente. Amém!

Boa Páscoa!

Queridos Irmãos e Leitores do Boletim Informativo "Mensageiro"

"Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)Celebrando o "Ano da Fé" proclamado pelo Papa

Emérito Bento XVI, com início no dia 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013, solenidade de CRISTO REI; vivemos nestes últimos dias dois grandes acontecimentos na Igreja: a Renúncia do Papa Bento XVI, anunciada no dia 11 de Fevereiro e oficializada no dia 28 do mesmo mês. Lembro as palavras de nosso bispo diocesano Dom Manuel Parrado Carral em sua mensagem na voz diocesana; Março de 2013: "Rezemos por ele que, durante o seu pontificado procurou nos indicar a essência de nossa fé, Deus que é Amor. Acompanhamos o conclave, e no último dia 13 de Março, acolhemos o Papa Francisco que assume a sede de São Pedro. Rezemos pelo seu pontificado iniciado sob a proteção de São José. Que seja um pontificado marcado pela ternura e bondade de Deus, pela verdade e seriedade, pelo encontro e acolhida a todos, pelo ardor missionário e especialmente pela evangelização dos pobres e jovens. É tempo de renovação e esperança a luz da Palavra e Deus.

Encerramos a quaresma em preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor, mas não encerramos a Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Juventude e o lema: Eis-me aqui, envia-me ( Is 6,8).

Podemos afirmar que o ápice da Campanha da Fraternidade acontece na quaresma, tempo de forte conscientização e sensibilização que irá se desdobrar em gestos concretos ao longo do ano..., especialmente porque em Julho ( 23 à 28) acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude, com o lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Cf Mt 28, 19).

Envolvidos pela graça destes acontecimentos, colocamos em suas mãos a primeira edição do nosso boletim informativo "Mensageiro" deste ano histórico 2013.

Unidos na amizade e oração, desejo a você Feliz e Santa Páscoa. Que a luz de Cristo Ressuscitado o ilumine hoje e sempre! Abraço Fraterno, Pe. Névio.

MENSAGEM DO PÁROCO

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de novembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina e é agora o primeiro Papa Jesuíta.

Bergoglio estudou química, mas decidiu ser sacerdote e entrou para o seminário de “Villa Devoto”. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus.

Estudou sobre a humanidade no Chile e, em 1960, voltou para Buenos Aires, onde fez licenciatura em Filosofia no colégio “Maximo San José”, na cidade de “San Miguel”. Estudou Filosofia e Teologia, tornando-se, mais tarde, professor teológico. Considerado entre muitos como um líder nato, não demorou para que a Sociedade dos Jesuítas o promovesse como provincial da Argentina.

Bergoglio foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969; em 20 de maio de 1992, João Paulo II nomeou-o Bispo Titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em junho desse mesmo ano, recebeu, na Catedral Primada, a ordenação episcopal. Foi promovido a Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires em três de junho de 1997.

O atual Pontífice de Roma foi criado cardeal presbítero, em 21 de fevereiro de 2001, e recebeu o barrete vermelho e o título de São Roberto Belarmino. Como purpurado, Bergogl io tornou-se conhecido pela humildade pessoal, pelo conservadorismo doutrinário e pelo compromisso com a justiça

social. Um estilo de vida simples contribuiu para s u a r e p u t a ç ã o d e humildade. Ele morava e m u m p e q u e n o apartamento, em vez de residir na residência do b ispo de palaciana. A g o r a c o m o P a p a , Francisco residirá no Vaticano.

O Novo Papa é um dos c i n c o f i l h o s d e u m casamento italiano de classe média, formado p o r M á r i o , u m trabalhador ferroviário, e

Regina Sívori, uma dona de casa.É autor de várias obras, entre as quais

“Reflexões sobre a vida apostólica”, de 1986; “Meditações para Religiosos”, de 1982, e “Reflexões de Esperança”, de 1992. É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família.

É apaixonado leitor de Dostoievski, Borges e autores clássicos. Gosta de tango e é aficionado por futebol.

Em contrapartida, é contra o casamento homossexual e o aborto. Durante a discussão do projeto que legalizou, na Argentina, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o agora Papa Francisco enviou uma carta de repúdio dirigida aos quatro monastérios de Buenos Aires, na qual dizia: “Não sejamos ingênuos. Não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus”.

“Jesus nos ensina o outro caminho: sair para dar testemunho, sair para cuidar do próximo, sair para repartir, sair para

perguntar”, disse Bergoglio, ainda cardeal, comparando o conceito do catolicismo com os fariseus do tempo de Jesus.

Tradução: Thais Azevedo Fonte: Site Canção Nova.

Missa InauguralLogo após o fim da missa de inauguração

de seu pontificado, nesta terça-feira (19), o Papa Francisco postou uma mensagem em sua conta no Twiiter. “Guardemos Cristo na nossa vida, cuidemos uns dos outros, guardemos a criação com amor”, dizia o pontífice.

"O verdadeiro poder é o serviço. O Papa deve servir a todos, especialmente aos mais pobres, aos mais f racos, aos mais pequeninos", disse Francisco em uma nova postagem, cinco minutos depois. Na homília da missa, Francisco pediu respeito "a todas as criaturas vivas e ao ambiente que nos cerca" e discursou pela defesa dos pobres, dos idosos, dos mais fracos e do meio ambiente. Ele afirmou que a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana e de seus 1,2 bilhão de fiéis deve ser um "serviço humilde", acolhendo a todos, e principalmente aos mais pobres.

"Peço a todos aqueles que ocupam papel de responsabilidade nos meios econômicos, político e social, a todos os homens e mulheres de boa vontade, para que cuidem da criação. Do desenho de Deus na Natureza. Cuidem um do outro, do meio ambiente", disse.

Horas antes de começar a solenidade, quebrando o protocolo, o Papa passeou pela Praça São Pedro e por algumas ruas ao redor para saudar a multidão de fiéis que o aguardavam para a missa.

Fonte: Revista Época, Site Globo

H a b e m u s P a p a !H a b e m u s P a p a !H a b e m u s P a p a !

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

3

Tema“Fraternidade e Juventude”

Lema“Eis-me aqui, envia-me”

(Is 6,8)

Para além da quaresmaA quaresma é o caminho que nos leva

ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, que se dá num processo e x i s t e n c i a l , m u d a n ç a d e v i d a , transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição.

Apresentação da CFA CNBB nos apresenta a Campanha

da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social; E ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, re-apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e missão.

Propostas da CF20131. A Campanha da Fraternidade de

2013, que retoma o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas d i v e r s i d a d e s , p r o p o s t a s e potencialidades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social; reavivar-lhes o potencial de participação e transformação.

2. Esta Campanha deseja, no contexto do Ano da Fé, mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com estes jovens, favorecer-lhes espaços, projetos e políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria vida a partir de escolhas fundamentais e de uma construção sólida do projeto pessoal, a se c o m p r e e n d e r e m c o m o f o r ç a d e transformação para os novos tempos, a d e s e n v o l v e r e m s e u p o t e n c i a l

comunicativo pelas redes sociais em vista da ética e do bem de todos, a assumirem seu papel específico na comunidade eclesial e no exercício do protagonismo que deles se espera, nas comunidades e na lu ta por uma soc iedade que proporcione vida a todos.

3. Evangelizar, hoje, é uma via de mão dupla. Saem de cena os “públicos” ou “destinatários” da evangelização para dar l u g a r a o s “ i n t e r l o c u t o r e s ” . O s interlocutores da evangelização são pessoas que, numa relação dialogal, se enriquecem pela troca de experiências. Portanto, “escutando e compreendendo os gritos e clamores dos jovens, a Igreja é chamada não somente a evangelizar, mas t a m b é m a s e r e v a n g e l i z a d a n a atualidade”. Torna-se imprescindível, cada vez mais, caminhar com os jovens e refazer com eles a experiência de Jesus. Na prática, isso significa que “nas atividades pastorais com a juventude, faz-se necessário oferecer canais de participação e envolvimento nas decisões, que possibi l i tem uma experiência autêntica de corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens nos conselhos, reuniões de grupo, assembleias, equipes, processo de avaliação e planejamento”.

4. Para atingir tal intuito, são estes os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2013:

Objetivo geralAcolher os jovens no contexto de

mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos1. Propiciar aos jovens um encontro

pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2. Possib i l i tar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada , para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3. Sensibilizar os jovens para serem

agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

O Cartaz da CF 2013A Igreja, ao iniciar esta caminhada

quaresmal, tem os olhos fitos na cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que Nele tenhamos a Vida (cf Jo 10,10).

A Igreja com esta Campanha, cujo tema é “Fraternidade e Juventude”, chama atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do con tex to de mudança de época ( i n s t a b i l i d a d e d o s c r i t é r i o s d e compreensão e dos valores).

A jovem, de braços abertos em forma de cruz , representa os que são t r a n s f o r m a d o s p e l a j o v i a l i d a d e comunicada pela ressurreição de Jesus, a Boa Nova por excelência, que nos fortalece. É com este vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaias: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Fonte: site Cf2013http://www.cf2013.org.br

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

O Brasão do Papa FranciscoA Rádio Vaticano divulgou na manhã desta

segunda-feira (18), o brasão do Papa Francisco. O símbolo possui a mensagem "Miserando atque eligendo" - "Com misericórdia o chamou".

No Escudo, em seus traços, essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade.

O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiande

e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo, encontram-se a estrela e a flor de nardo. A estrela, de acordo com a antiga tradição araldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo indica São José, patrono da Igreja. Na tradição da iconografia hispânica, de fato, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e São José.

Fonte: www.bonde.com.br – 18/03/2013

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

4

Com a notícia de renúncia do nosso amado Papa os temas da Coluna Jovem só poderiam ser as palavras do próprio com relação a sua decisão e claro um agradecimento dos Jovens para o Papa.

"Como sabem, decidi (aplausos)... obrigado por vossa simpatia. Decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Eu o fiz em plena liberdade pelo bem da Igreja, depois de muito rezar e examinar diante de Deus a minha consciência, bem

consciente da gravidade deste ato, mas, ao mesmo tempo, consciente de não ser mais capaz de desempenhar o ministério petrino com aquela força física e de espírito que isso requer. Ampara e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o Qual jamais a faltará sua guia e seu cuidado. Agradeço a todos pelo amor e pela oração com os quais me acompanharam. Obrigado, senti quase fisicamente nesses dias para mim nada fáceis, a força da oração que o amor da Igreja, a vossa oração, me oferece. Continuem a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor nos guiará."

Após ler isso só podemos agradecer a esses 8 anos de dedicação e amor a igreja e reforçar que apesar dessa “perda” a igreja não está sem líder porque nosso líder maior é Jesus Cristo.

Muito antes d e s e r considerada a f e s t a d a ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a c h e g a d a d a p r imavera . A p a l a v r a "Páscoa" – do h e b r e u " p e s c h a d " –

significa "passagem". Sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isso mui to antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a Sua crucificação. É comum em todas as Igrejas cristãs, o d o m i n g o s e r u m d i a d e s t i n a d o à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada pela Eucaristia, contudo, o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição de Cristo, a festa da vida.

Essa festa faz referência à última Ceia de Jesus com os discípulos, Sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia-se no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como Semana Santa. É uma das festas mais antigas existentes, e a principal festa do ano litúrgico cristão.

Símbolos da PáscoaAs luzes, velas e fogueiras são uma

marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". Ainda temos como símbolos:

Cordeiro - que simboliza Cristo,

sacrificado em favor do seu rebanho; O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, pois relembra o sacrifício realizado pelos israelitas, no primeiro dia pascal, como símbolo da libertação do Egito.

No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus que se sacrificou pela salvação de toda a humanidade. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Cruz - que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo; Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade. Sendo Filho de Deus, Ele morreu da forma mais humilhante que havia em Seu tempo. A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.

Pão e Vinho - simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos; Foi na Última Ceia, na Quinta-feira Santa, que Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao Seu amor. Transformados em Seu Corpo e Sangue, os alimentos foram oferecidos a Seus discípulos.

Óleos Santos - É na Quinta-feira Santa que se celebra a Missa do Crisma. A cerimônia ocorre nas catedrais, onde os óleos sacramentais usados no batismo, na crisma e na unção dos enfermos são abençoados pelo bispo e os sacerdotes.

O óleo simboliza o Espírito Santo, aquele que nos dá forças para viver o Evangelho de Jesus Cristo.

O fogo - No início da cerimônia da Vigília Pascal, na noite do Sábado Santo, a celebração é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo", símbolo da vida nova, da realidade da criação renovada pela morte e ressurreição de Jesus.

O Círio Pascal - É uma vela grande e grossa, que deve ser acesa todos os anos, pela primeira vez, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Nela, é feita a inscrição dos quatro algarismos do ano em curso, depois se cravam cinco grãos de incenso para lembrar as cinco chagas de Jesus, além de duas letras gregas "Alfa" e "Ômega" - a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio; o ômega, o fim.

Durante a cerimônia, reza-se: “Por Suas santas chagas, Suas chagas gloriosas, Cristo Senhor nos proteja e nos guarde.

Amém”. O sacerdote acende, depois, o Círio, que é a Luz de Cristo. Entoa-se o refrão: “Eis a Luz de Cristo”. E todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Na porta da igreja, canta-se pela segunda vez. Todos acendem as velas no fogo do Círio Pascal e a procissão entra pela nave da igreja, que está às escuras. Chegando no altar, canta-se, novamente; então, todas as luzes da igreja são acesas.

Após a so lene en t ron i zação e incensação do Círio, o sacerdote entoa a proclamação solene da Páscoa, cantando o Exultet, que são as maravilhas da libertação do Senhor, vindo em socorro da humanidade e protegendo seu povo eleito. É um canto de louvor em ação de graças à vitória de Cristo que realizou a passagem, a Páscoa para a vida do amor e da fraternidade.

O Círio, simbolizando o Cristo vivo e ressuscitado é a luz que ilumina e guia a vida do cristão, pois o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!", "Eu sou o princípio e o fim".

A água - No Sábado Santo, durante a celebração da Vigília Pascal, o sacerdote faz a bênção da água batismal que será utilizada nos bat ismos durante todo o ano, mergulhando o Círio Pascal na água, invocando a força do Espírito Santo havendo ou não batismos.

Na aspersão da água benta no povo, realiza-se a renovação das promessas batismais. A água simboliza a pureza, a purificação e a renovação.

Coelhos - É o símbolo d a f e r t i l i d a d e . S ã o animais que reproduzem com faci l idade e em g r a n d e q u a n t i d a d e . Representam, portanto, a capacidade que a Igreja

tem de produzir novos discípulos e espalhar, pelo mundo, a mensagem de Cristo.

Ovos de Páscoa - Simbolizam uma nova v i d a . O s c r i s t ã o s primit ivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa, s i m b o l i z a n d o a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida.

Fonte: internet

A Páscoa e seus símbolos

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

A Comunidade Santa Rita de Cássia: Campanha da Construção da CapelaAgradecimentos

Em nossa Campanha da Construção da capela de Santa Rita de Cássia, iniciada em 22 de dezembro do ano passado, mais de 85 benfeitores já aderiram a campanha.

Nossos profundos agradecimentos aos benfeitores listados abaixo. Deus vos abençoe e sua família ! Adélia Capelli Altair Aparecido Resende Antonio Senkiio - Camila Gomes Palmeira

Senkiio Aparecida Fachina Romani Apostolado da Oração Berenice Rigueira de Castro Carlos Joaquim Batista de Oliveira Carolina Martines de Oliveira Célio e Amélia Louzano Cleonice Inácio Conferência São João Evangelista

(Vicentinos) Daniel Cyrillo Pereira e Aurea Maria

Fernandes Cyrillo Pereira Dilermanda Gesteira Souza Domingas Aparecida de Souza Domingos Felix Scarcella Edinalva Farias Andrade Dias Edmilce Santos Fernandes Eloá Ramos Elza Henrique de Almeida Emelina e Bernardete Gomes Enerina Moreira Pereira Ercília Barbosa de Oliveira Esperança Lopes e Família

Etelvina e Angelina Geraldo Pereira de Oliveira Gessocasa Comércio de Gesso Ltda. Ihonatain da Silva Oliveira Ildete F. Matos de Almeida Irene Rocha Izabel Almeida da Silva Izaira Scanferla Piocente e Sergio Piocente Jaime Guimarães Joana Ferreira de Oliveira José Cirilo do Nascimento José Dartier Siqueira José João Pereira da Silva Josefa Meireles Bento Joselita Coelho Ribeiro Kátia Sylvestre Toninho Lázaro João da Rocha Lúcia Espalaor Luis Carlos e Erica Magalhães Luiz Augusto de Abreu Luiz Nakada e Neuza Luizia Timóteo de Almeida Magali Grinaldi Peres Marcelo de Freitas Duarte Margarida R Pombo Maria Amélia de Souza Lopes Maria Aparecida dos Santos Maria Aparecida Felício Maria Aparecida Pansini Maria Aparecida Silva Maria da Penha e Antonio Maria das Graças e Meire Angela Maria Geraldo de Souza

Maria Helena Pitondo Maria Joaquina M Souza (em memória) Maria José Lima Santos Maria Melo Rodrigues Mário Darcy B Bignchini Mercedes Basílio Mikio Moda Nair Martins Siqueira Nair Teruya Chiba Neide Yoneko Teruya Normelita da Silva Santos Odete Rodrigues Oneidi M Rodrigues Patrícia Ramos Sasso Justiniano Paulo Faxina Paulo Rogerio de Castro e Patrícia Prazeres de Almeida Ferreira Raimundo Nonato da Silva Ricardo de Jesus Gonçalves Ricardo Takeshi Moda Rosana Aparecida Rissati Oyama e Elio

Oyama Rafaella Lattieri Cordar Sandra Regina Martins da Silva Sandra Veleiro Silvania Aparecida Almeida Sonia Maira Abdalla Renkas Sueli Aparecida de Andrade Waldemar e Lia Wallace José Siqueira Walter Chico Yassuyoshi Nemoto Yolanda Siqueira da Silva

5

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

Refere-se a uma diminuição progressiva da densidade óssea e consequentemente o aumento do risco de fraturas por todo o corpo. Tornou-se nos últimos anos um problema perceptível para a saúde pública, já que proporcionou um aumento no número de internações ocasionadas por fraturas, principalmente as de fêmur.

Essas fraturas podem ocorrer por um simples trauma e a partir daí dar início a grandes transtornos, afinal uma internação para uma pessoa com a idade mais avançada acarreta o surgimento de outros problemas que não estavam sendo esperados.

Os ossos passam periodicamente por processos de renovação que acontecem quando as células ósseas jovens tem a função de absorver as células envelhecidas e assim produzir novos ossos. Esse processo é permanente até certa idade e possibilita aos indivíduos ossos renovados a cada 10 anos aproximadamente.

Com o passar do tempo a absorção das células velhas aumenta e a absorção das células jovens diminui, ocasionando a formação de ossos mais porosos e sem resistência.

Existem fatorem que levam facilitam o

surgimento da osteoporose e são basicamente dois: a senilidade e o período pós-menopausa. O ultimo citado está relacionado com a diminuição do hormônio estrógeno circulante no organismo das mulheres.

Assim o padrão das pessoas que podem adquirir osteoporose pode estar relacionado com uma diminuição hormonal ou com a involução óssea que normalmente ocorre nos adultos.

Algumas pessoas saem na frente, pois são predispostos a desenvolver o problema devido as condições citadas abaixo: Genética; Indivíduos de raça branca ou asiática;Histórico familiar;Indivíduos de baixa estatura e de baixo peso;Massa muscular mal desenvolvida;Baixa ingestão de cálcio;Sedentarismo;Excesso de exercício ao ponto de ocasionar a amenorreia;Pouca ou inadequada exposição ao sol;Problemas uterinos;Ingestão inconsequente de nutrientes em geral (proteínas, carboidratos etc);Menopausa precoce sem acompanhamento hormonal;

Imobilização e repouso prolongado;Menstruação tardia, entre outros.

Fraturas seguidas quase sempre sem explicação aparente e geralmente quando são percebidas trata-se de osteoporose, mas dores que se alternam em período e intensidade nos ossos deve ser motivo de atenção.

Exames como a densitometria óssea e estudos radiológicos são eficazes para diagnosticar o problema.

Consulte regularmente seu médico e exponha todas as suas duvidas porque o quanto antes você detectar qualquer alteração, melhor será para corrigi-la.

Ações como; melhorar a ingestão de cálcio e vitamina D, exposição ao sol regularmente, pratica de exercícios físicos contribuem para o não surgimento do problema e principalmente a osteoporose não é um problema exclusivo das mulheres, por tanto homens atenção.

Tatianne Machado VargasEnfermeira

Fonte: internet Fev/2013.

CANTINHO DA SAÚDE - Osteoporose

6

JANEIROANA CAROLINA I. DA SILVA .............................. 07ANDERSON RUSSO SANCHES........................ 26APARECIDA DE LOURDES MENDES ............... 22APARECIDA NUNES PIRES .............................. 03CLARISSE MARIA LOURDES............................ 08CLEICY AGUIAR DE ARRUDA........................... 20EDSEL MIRANDA............................................... 29GUIOMAR .......................................................... 24ELENICE FERREIRA DE C. NUNES.................. 18ENERINA MOREIRA PEREIRA.......................... 11IRENE CESMIK MOZAS..................................... 15JOAO DE DEUS BRAGA.................................... 08MARIA ALVES..................................................... 24MARCIANA RODRIGUES PEREIRA.................. 19MARIA APARECIDA OLIVEIRA .......................... 15MARIA DAS GRAÇAS R. OLIVEIRA .................. 26MARIA DE CARVALHO ...................................... 06MARIA DE FATIMA PEREIRA............................. 14MARIA IZABEL DE SOUZA ................................ 01MEIRE ANGELA R. DE OLIVEIRA ..................... 12MIKIO MODA ...................................................... 18OSVALDO TURETA............................................ 02PRISCILLA SOUZA OLIVEIRA ........................... 07SANDRA REGINA A . DOS SANTOS .................16

FEVEREIROADALBERTO TROMBINI.................................... 06ADELAIDE SARACENE ..................................... 05CARLOS ALBERTO CORREIA SILVA ................ 27CONCEIÇÃO AP. DE SOUZA............................. 22DARCY CABRAL JORDANO.............................. 20ELOA RAMOS .................................................... 26ESPERANÇA LOPES ......................................... 06ESTER SILVA ..................................................... 01FATIMA AP. LACORTE AMADEU ....................... 10GUILHERMINA PEREIRA MELO........................ 07ISABEL CRISTINA S. ORTUNES ....................... 01JAIME RIBEIRO ARAUJO .................................. 06JOSE CESAR P. DE OLIVEIRA.......................... 20JOSE ARAUJO ................................................... 09JOSEFA MEIRELES BENTO.............................. 05LAURINHA A PANTANO ..................................... 07LUPERCIA BERNARDO SANTOS ..................... 13MARGARETE FERNANDA MONTEIRO ............ 08MARIA AUXILIADORA SILVA ............................. 05MARILENE L. CRECENTE................................. 14MARLENE SILVA NOGUEIRA ............................ 05MAURICIO BELITARDO DA SILVA.................... 10MIRNA MARTINS LOURENÇO .......................... 12NEUZA GREPALDI SABA................................... 20

NEUZA MARIM TREVELIM ................................ 13TEREZINHA AGUIAR SANTOS.......................... 26

MARÇOAMELIA MARTINES LOUSANO......................... 06ANTONIO DOS PASSOS ................................... 24DR. CARLOS J. B. OLIVEIRA ............................ 02CIBELE APARECIDA MINA MORENO ...............12DOLORES SALQUEIRO D ARO ........................ 06EVERTON LUIZ ORTUNES................................ 15FRANCISCA CABRAL LOURENÇO................... 10IRENE ALICE SPERATI...................................... 22JOAO FERREIRA DE LIMA................................ 08JOSE VENANCIO DA SILVA NETO.................... 18JULIO DOMENINE ............................................. 18LUCIANO ALVES MACIEL.................................. 12MARIA APARECIDA PANSANE.......................... 12MARIA DO CARMO DE AZEVEDO .................... 04MARTA CONDINI MINA...................................... 19VANDA MARCONDES AMORIM ........................ 14WANDERLEI PACHECO .................................... 20

Aniversariantes Dizimistas

Pe. Névio e a Pastoral do Dízimo reiteram os sinceros parabéns aos aniversariantes dizimistas.

Aconteceu na Paróquia ...17 de fevereiro - Cf2013 em São MiguelParticipação das jovens Bruna e Natália

MãePeregrina

24 de março - Início da Semana Santa

17 de março - MEJ

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

7

QUADRO DE AVISOS - AGENDA DA COMUNIDADEAs datas e horários podem sofrer modificações sem aviso prévio devido a vários fatores.

ABRILDias 05 à 07: 9º E.C.C.Dia 18: Conselho - Comunidade Santa

Rita de CássiaDia 20: Encontro de Formação - CF 2013 -

JMJ Rio de JaneiroDias 20 e 21: Encontro de NoivosDia 26: Vigília (R.C.C.)

MAIODia 04: Ta r d e d e E s p i r i t u a l i d a d e

(Catequese)Dia 09: Conselho São João EvangelistaDia 11: Encontro de FormaçãoDia 18: 1ª Eucaristia (Catequese)Dias 19 à 22: Tríduo e Festa de Santa Rita

de CássiaDia 25: Casamento ComunitárioDia 26: Romaria ao Santuário da Mãe

PeregrinaDia 30: Festa de Corpus Christ

JUNHODias 04 à 07: Tríduo e Festa do Sagrado

Coração de JesusDias 08 e 09; 15 e 16; 22 e 23: Festa

JuninaDia 20: Conselho - Comunidade Santa

Rita de CássiaDia 28: Vigília (R.C.C.)Dia 30: Festa de São Pedro e São Paulo

(Missa Sertaneja)

JULHODia 06: Jantar de Confraternização

(Equipe Festa Junina)Dias 09 à 11: Semana CatequéticaDias 23 à 28: Jornada Mundial da

Juventude - Rio de Janeiro

AGOSTODia 01: Conselho - Santa Rita de CássiaDia 08: Conselho - São João Evangelista

Dia 10: Encontro de FormaçãoDias 11 à 18: Semana Nacional da FamíliaDia 17: Cinema na Paróquia (Pastoral

Familiar)Dia 30: Vigília (R.C.C.)

SETEMBRODia 08: Tarde de Louvor e Missa (R.C.C.)Dias 09 à 11: Semana Bíblica (Tema:

Evangelho de São Lucas)Dia 14: Chá Bingo (Comunidade Santa Rita

de Cássia)Dia 15: Romaria AparecidaDias 21 e 22: Encontro de Noivos

OUTUBRO01 à 07: Semana Nacional da Vida (Pastoral

Familiar)Dia 08: Dia do Nascituro (Aniversário do Pe.

Névio)Dia 10: Conselho - São João EvangelistaDia 12: Festa de Nossa Senhora Aparecida

e Festa das CriançasDia 18: Encontro de FormaçãoDia 25: Vigília (R.C.C.)Dia 26: Passeio (Paróquia)

NOVEMBRODias 07 à 10: Tríduo e Festa de São João

EvangelistaDia 10: Celebração da Crisma às 18h30.Dia 21: Conselho - Comunidade Santa Rita

de CássiaDia 24: Festa de Cristo Rei - Concentração

Diocesana de MinistrosDia 30: Encontro de Formação

DEZEMBRODia 07: Jantar - Confraternização de NatalDia 25: NatalDia 27: Dia de São João EvangelistaDia 31: Missa de Ano Novo

Paróquia São João EvangelistaRua Sinanduva, 223 - Vila Marieta - Penha

São Paulo - SP - Tel.: (11) 2957-3924E-mail: [email protected]

Site: www.saojoaoevangelista.org

HORÁRIOS DAS MISSASDominicais:

Manhã: 7:30h e 10:00h, Tarde: 18:30h.Missa das Almas:

Todas as segundas-feiras, 20:00h.Missa Aliança do Amor:

Todo último domingo do mês,18:30h.Missa dos Casais:

Todo terceiro domingo do mês, 10h.Missa da Família:

Todo primeiro domingo do mês, 18:30h.Celebração Eucarística

com Bênção ao Santíssimo Sacramentoe Missa em Louvor

ao Sagrado Coração de Jesus:Todas as primeiras sextas-feiras, 19h.

Missa em honra a Santa Rita de Cássia:Todo o dia 22, 20h.

Missa com o Grupo de OraçãoNossa Senhora das Graças

e Bênção ao Santíssimo Sacramento:Todo segundo domingo do mês, 18:30h.

Missa naComunidade Santa Rita de Cássia

Todos os sábados, 17h.Rua Dona Cecília Santana, 375 - Vila Marieta.

Missas de Casamento, Sétimo dia,Bodas de Casamento etc:

Marcar horário na Secretaria Paroquial.

Bazar Vicentino: Toda Quinta-Feira das 14h às 17h. Sexta-Feira das 09h às 12h.

Celebração na COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA: Todo Sábado às 17h, na Rua Dona Cecília Santana, 375. Convidem seus amigos e familiares, pois a sua participação será muito preciosa para o crescimento da comunidade. Deus nos abençoe.

BATISMO: Cursos: todo 1º Sábado do mês, das 18h às 20h, para os pais e padrinhos. Batismo: todo 2º Domingo do mês, as 11:30h, após a missa.

GRUPO DE ORAÇÃO: Convidamos a todos a participarem todas as quartas-feiras, às 20h, em nossa paróquia. Vamos partilhar juntos momentos profundos de

oração, cantando e estudando a palavra de Deus. Desta forma, nos aproximamos de Jesus, que nos cura e liberta com o seu infinito amor. Venha e traga sua família e amigos para experimentar essa maravilhosa graça!!

TERÇO com os HOMENS: Toda terça-feira às 20h. A LOJINHA da PARÓQUIA: aceita encomendas de Bíblias,

Livros, Documentos da Igreja e do Papa, terços, lembranças etc. Falar com Sr. Irineu ou responsável na loja.

Este jornal é feito com muito carinho e dedicação por voluntários, doação e patrocínio, pensando na importância em passar as informações da melhor maneira possível. Portanto, agradecemos a compreensão e pedimos desculpas por nossos erros.

Pastoral da Comunicação

Presidente: Pe. Névio de Freitas Duarte

Coordenador: Mikio ModaComunicação: Anselmo de Freitas Duarte

Bernadete G. de SouzaYassuyoshi Nemoto

Marta R. de Castro NascimentoAdilson Assahiro Taminato

Yumi Fujita TaminatoPriscilla Souza de OliveiraTatianne Machado Vargas

Roseli de Camargo

ACESSE O SITE DA PARÓQUIA:

www.saojoaoevangelista.orgDivulgue! Envie textos e sugestões para o e-mail:

[email protected]

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS "A CAMINHO DA LUZ"

O A.A. é uma irmandade que não está ligada a nenhuma seita religiosa, movimento político, organização ou instituição beneficente.

Por intermédio das reuniões de ajuda mútua, aprende-se a resolver os problemas pela modificação interior.

Há reuniões realizadas em sala do salão paroquial cedida pela Paróquia São João Evangelista.

As reuniões do A.A. realizam-se às terças e quintas-feiras sempre das 20 às 22 horas.

Seja bem vindo!

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

CASARÃO DA SOGRACHURRASCARIA E COMIDA POR KILO

Self Service Completo, sendo 23 pratos quentese uma variedade de mais de 20 tipos de saladas.

DELICIOSA FEIJOADA todas as quartas e sábadosPICANHA NA BRASA - ESPETO MISTO

FRANGO ATROPELADO com deliciosa farofaVÁRIOS TIPOS DE MASSAS todos os dias

SABOROSOS PEIXES

Aberto também aos Sábados, Domingos e FeriadosRua José Jorge Ribeiro, 25 - Vila Salete - Tel: 2791-4463

Fone: 2684.1238Av. São Miguel, 625/635

Panificadora Ltda.

Fazemos salgadinhos, docinhos,bolos de aniversários,baguetes de metroe tudo maispara sua festa.

Fazemos exames Médicos ePsicotécnicos para Motoristas

- DETRAN -

Fone: 2682.6254Av. Amador Bueno da Veiga, 2339 altosentrada pela Rua Anita Sabá, 34

Casa do Óleo Almeida

Av. Dom Helder Camara, 374(em frente a Churrascaria São Judas Tiquatira)

Fone: 2791-9768

Selenia Magnatec Motcraf Castrol GTX Acdelco Lubrax VSPlus Elaion

Havoline Shel Super Shel Helix Promax Top Turbo Turbo Max URSA

HD. 40

Massagem Shiatsu e Reflexologia (nos pés)

RPG (Reeducação postural Global)

Tel: 3895-7699 e 9602-8583

Crefito: 69617 - FAtendimento local ou em domicílio

aos sábados e domingos, c/ hora marcada

BAZAR E PAPELARIABAZAR E PAPELARIA

KATAYAMAKATAYAMAArtigos p/ Presentes,Artigos p/ Presentes,

Av. Itinguçu, 625 - Vila RéAv. Itinguçu, 625 - Vila Ré

São Paulo - Fone: 2957-4241São Paulo - Fone: 2957-4241

Informática, XeroxInformática, Xerox

Encadernação,Encadernação,

Plastificação,Plastificação,

Escolar, Escritório,Escolar, Escritório,

Carimbos etc.Carimbos etc.

Tel.: 2791-1661

´

´

- Prestamos serviços para gráficas e parceiros

Produções e EventosProduções e Eventos

Tradiçãoem servir

com qualidade!

Tradiçãoem servir

com qualidade!

Rua Evans, 764 - PenhaFones: (11) 2958-9698/2958-8521E-mail: [email protected]

www.villasbuffet.com.br

Rua Evans, 764 - PenhaFones: (11) 2958-9698/2958-8521E-mail: [email protected]

www.villasbuffet.com.br

C E N T R O A U T O M O T I V O

M I T S U E

(Estacionamento coberto)

Av. Amador Bueno da Veiga, 2521Tel. (11) 2685-0820

RESTAURANTEQUASI TUTTOAlmoço Self-Service por quilo com churrascode Segunda à Sábado das 11:30 às 14:30

ENTREGAMOS MARMITEX2798-3024 / 3431-3871R. Maria Carlota, 560 - Vl. Esperançae-mail: [email protected]

CRECI 95559

Lallo ImóveisLallo ImóveisLallo ImóveisLallo ImóveisLallo ImóveisLallo ImóveisAssessoria Imobi l iár ia , Administração e AdvocaciaAssessoria Imobi l iár ia , Administração e AdvocaciaAssessoria Imobi l iár ia , Administração e Advocacia

Anderson LafusaCel.: 98279-3263

e-mail: [email protected]

www.lalloimoveis.com.br

Fone : 20 4 8 -1 0 7 2 /9 7 8 4 0 -4 9 8 1Fone : 20 4 8 -1 0 7 2 /9 7 8 4 0 -4 9 8 1Ma t r i z : Av. Ja im e Tor r e s , 13 2 5 - Jd . Popu la r - Sã o Pa u loMa t r i z : Av. Ja im e Tor r e s , 13 2 5 - Jd . Popu la r - Sã o Pa u lo

Fone : 20 4 8 -1 0 7 2 /9 7 8 4 0 -4 9 8 1Ma t r i z : Av. Ja im e Tor r e s , 13 2 5 - Jd . Popu la r - Sã o Pa u lo

CiCALACiCALACiCALACASA & CONSTRUÇÃO

Material Básico, Elétrica, Hidráulica, Laje,Ferramentas, Tintas, Pisos, Esquadrias

Tel.: 2798-2656/3791-2216 | Tel/Fax: 2682-0676

Av. Dom Helder Camara, 700 - Penha - 03623-140 - [email protected]

Pacotes Nacionais e InternacionaisPassagens AéreasCruzeiros Marítimos

2023-0659 / 2409-5417

99112-6444 / 97992-0054

[email protected]

www.galeriaturismo.com.br

L A F U Z A & L A F U Z AAdvogados Associados

Av. Jaime Torres, 174 - Jardim Popular Penha - São Paulo - SPPABX: (11) 2043.0493

Selita S. LafusaAdvogada

Cel.: (11) 7736.3073E-mail: [email protected]

Maria do SocorroCorretora de Planos de Saúde

Temos também Planos Odontológicos a partir de R$ 21,90

Tel.: 2052-7315 / 99239-8773 / 97989-2770Tel.: 2052-7315 / 99239-8773 / 97989-2770

E-mail: [email protected]: [email protected]

Tel.: 2052-7315 / 99239-8773 / 97989-2770

E-mail: [email protected]

“Deus é Fiel”

Segurode Carro

ANO 13 SÃO PAULO - 2013JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO