ano dos - chrys chrystello,jornalista, tradutor · mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de...

20
Diário Açores PUB PUB PUB dos O quotidiano mais antigo dos Açores Ano 149º 0,70 € Fundado em 1870 por M. A. Tavares de Resende Director Paulo Hugo Viveiros | Director Executivo Osvaldo Cabral Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018 | Ano 149 | N.º 41.737 Osvaldo Cabral Sandra Furtado regional|Pág. 7 regional|Pág. 8 o governo bipolar como posso ajudar uma vítima de violência? 4 2 2 PONTA DELGADA PORTAS DA CIDADE 460 174 259 174 2 3 1 1 - 1 32 79 58 124 regional|Pág. 5 Marcelo sai em defesa do Presidente do Governo ex-embaixador dos eua: vasco cordeiro é alguém que “mostrava muito pouco respeito” ‘Oriana’ traz hoje 1.720 passageiros ‘AIDAcara’ vai passar a noite das montras em p. delgada regional|Pág. 2 Artistas locais nas ruas de P. Delgada na quadra de natal Ribeira Grande com pontuação máxima na qualidade da água regional|Pág. 6 regional|Pág. 3 Ma do

Upload: others

Post on 11-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

Diário Açores

PUB

PUB PUB

dosO quotidiano mais antigo dos Açores

Ano

149º

0,70 € Fundado em 1870 por M. A. Tavares de ResendeDirector Paulo Hugo Viveiros | Director Executivo Osvaldo Cabral

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018 | Ano 149 | N.º 41.737

Osvaldo Cabral Sandra Furtado

regional|Pág. 7 regional|Pág. 8

o governo bipolar

como posso ajudar uma vítima de violência?

4 2 2

PONTA DELGADA

PORTAS DA CIDADE

460 174259 174 23 11 -1 3279 58124

regional|Pág. 5

Marcelo sai em defesa do Presidente do Governo

ex-embaixador dos eua: vasco cordeiro é alguém que “mostrava muito pouco respeito”

‘Oriana’ traz hoje 1.720 passageiros‘AIDAcara’ vai passar a noite das montras em p. delgadaregional|Pág. 2

Artistas locais nas ruas de P. Delgada na quadra de natal

Ribeira Grande com pontuação máxima na qualidade da águaregional|Pág. 6

regional|Pág. 3

Mado

Page 2: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptREGIONAL2

Oriana traz hoje 1.720 passageiros

AIDAcara vai passar a noite das montras em Ponta Delgada

O último mês do ano é normal-mente um dos meses de menor mo-vimento de navios de cruzeiros no arquipélago, pois praticamente todos os navios que fazem a época de Inver-no nas Caraíbas e na Florida já se en-contram naquelas paragens.

Assim o mês de Dezembro trará somente 12 escalas aos Açores, com seis escalas em Ponta Delgada, qua-tro na Praia da Vitória e duas na ci-dade da Horta.

Em Ponta Delgada as escalas de-viam iniciar-se no último sábado, com a paragem no terminal de cru-zeiros das Portas do Mar do ARCA-DIA, mas à última da hora cancelou.

1.720 passageiros hoje em Ponta Delgada

Hoje será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a visita do elegante paquete ORIANA, da P&O Cruises, com 1.720 passagei-ros a bordo, no âmbito dum itinerá-rio denominado Caribbean & Azores Cruise e teve inicio a 11 de Novembro em Southampton, em que a escala em Ponta Delgada é a última deste interessante itinerário.

Para além da cidade do Funchal contemplou escalas nos principais portos da Caraíbas.

Inaugurado em 1995, o ORIANA foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg.

Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulan-tes.

Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores sim-ples.

Este ano foi sujeito a um significa-tivo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações.

O mais rápido navio de cruzeiros

Talvez a mais evidente destas trans-formações é visível à popa, onde lhe foram acrescentados estabilizadores.

Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós.

Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.

No final do próximo este paquete deixará a frota desta operadora britâ-nica e rumará para a Ásia, em virtude de ter sido adquirido por um opera-dor daquele continente.

AIDAcara Sábado em Ponta Delgada

No próximo Sábado será a vez de Ponta Delgada receber novamente a paragem do AIDAcara, que inicia nesta cidade a primeira escala do seu segundo cruzeiro de Inverno, que contempla 3 escalas nos Açores, Ma-deira e Canárias.

Neste itinerário, para além de Ponta Delgada, em que pernoitará de 8 para 9, o cruzeiro contempla esca-las na Horta no dia 10 e Praia da Vi-tória no dia 11.

De salientar que este mesmo iti-nerário se irá repetir pelo Natal, com escalas em Ponta Delgada nos dias 22 e 23, Horta no dia 24 e Praia da Vitória no dia 25.

Inaugurado em Junho de 1996, o AIDAcara foi construído na Finlân-

dia pelos estaleiros Kvaerner Masa-Yards, em Turku.

Foi o primeiro navio a integrar a jovem operadora alemã, então com a designação AIDA.

Com 193 metros de comprimento, 28 metros de boca e os 6 metros de calado, possui 38,557 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 1180 hóspe-des e 420 tripulantes.

Queen Victoria na Terceira dia 9

No dia 9 a cidade da Praia da Vi-tória receberá a escala do luxuoso e renovado paquete QUEEN VICTO-RIA, da conhecida operadora ingle-sa Cunard, que naquela cidade fará a última escala de um cruzeiro transa-tlântico de 24 noites ás Caraíbas, que contemplaram escalas no Funchal, em St Maarten, St John nas Anti-quas, Martinique, St Vicent e Bridge-town.

Viking Sun em P. Delgada no dia 19

No dia 19 teremos a escala do VI-KING SUN, um dos mais recentes navio de cruzeiros da luxuosa com-panhia Viking Cruises, que acaba de ser inaugurado, no passado dia 18, em Veneza.

É a segunda vez que os Açores re-cebem um navio de cruzeiros desta operadora sediada em Los Angeles, na Califórnia, e que até à poucos anos se dedicava exclusivamente ao mer-cado de cruzeiros fluviais mas que a partir de 2015 estendeu as suas ope-rações para os cruzeiros marítimos.

Esta escala faz parte de um cru-zeiro transatlântico que se inicia em Civitavecchia no dia 4 de Dezembro e que contempla diversas escalas em

alguns dos principais portos do Me-diterraneo, Lisboa, Ponta Delgada, Hamilton, nas Bermudas, antes de terminar o itinerário em Miami.

Construido nos estaleiros de Fin-cantiari, em Itália, em 2017, o VI-KING SUN desloca 47.800 tonela-das, sendo as suas dimensões de 227 metros de comprimento e 28,8 me-tros de boca.

Tem capacidade para alojar 930 passageiros, todos em camarotes com varanda e 602 tripulantes.

Saga Saphire no dia 23

As escalas de 2018 em Ponta Del-gada terminam no dia 23 com a pas-sagem no terminal de cruzeiros das Portas do Mar do SAGA SAPPHIRE, da companhia britânica Saga Cruises, que fará em Ponta Delgada a primei-ra escala de um interessante itinerá-rio transatlântico de 33 noites, e que levará aquele paquete ás Bermudas e a diversos portos das Caraíbas, onde fará um conjunto muito abrangente de escalas antes do seu regresso ao seu porto base de Southampton a 21 de Janeiro do próximo ano

Possui 37.301 toneladas de arque-ação bruta, sendo as suas dimensões de 199,6 metros de comprimento, 28,5 metros de boca e um calado de 8,30 metros.

Tem capacidade para alojar 706 passageiros e 416 tripulantes.

Recordemos que o SAGA SA-PPHIRE, construido em 1981 nos estaleiros de Bremen Vulkan, na Ale-manha, para a Hapag Lloyd, e bap-tizado como Europa, foi considerado na altura como o melhor navio de cruzeiros do mundo pelo conceituado “Berlitz Guide”.

jornal@diariodosacores/com o Azores Cruise Club

O Oriana chega hoje a Ponta Delgada com 1.720 passageiros, na última escala do itinerário

O AIDAcara passa a noite de Sábado para Domingo no Dia das Montras em Ponta Delgada

Page 3: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt REGIONAL/PUBLICIDADE 3

Publicidade

Antigo embaixador dos EUA descreve Vasco Cordeiro como alguém que “mostrava muito pouco respeito”

O Presidente da República, Mar-celo Rebelo de Sousa, saiu em defesa do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, durante a apresentação de um livro do anti-go embaixador dos EUA em Portu-gal, Robert Sherman, que ocorreu no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

No livro - intitulado “Dez milhões e Um”, editado pela Atual, o diplo-mata americano conta algumas pas-sagens do seu trabalho no nosso país enquanto embaixador e refere-se a Vasco Cordeiro como alguém que “mostrava muito pouco respeito” pe-los seus interlocutores nas reuniões e que tinha um comportamento “mui-to pouco adequado” -, porque os dois “nunca se compreenderam um ao ou-tro, nunca”.

Robert Sherman recordava encon-tros relacionados com o dossier da Base das Lajes.

Marcelo saíu em defesa de Vasco Cordeiro, dizendo que o autor do li-vro “foi um pouco injusto em relação ao Presidente Vasco Cordeiro”.

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Robert Sherman “exagera nos créditos do Presidente da República português”.

“Mas esses são pequenos detalhes num livro inesquecível”, declarou.

Na sua opinião, este livro é tam-bém uma maneira de lembrar que as relações luso-americanas são “uma prioridade estratégica” para ambos os países e, por isso, agradeceu ao autor Bob Sherman e à sua mulher, Kim.

“Vocês são uma prioridade para Portugal e nós somos, ou pelo menos devíamos ser, uma prioridade para os Estados Unidos da América. Mas, ao mesmo tempo, é uma maneira de

inspirar uma aliança ainda mais for-te, uma amizade ainda mais forte”, afirmou.

O Presidente da República defen-deu ainda que os Estados Unidos da América “são uma prioridade para Portugal” e considerou que os dois países podiam “ter na área da ener-gia novas ligações, no futuro, quem sabe”.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou Portugal como “um dos muito pou-cos” países na Europa que “conse-guem compreender plenamente” os Estados Unidos da América e “que são realmente transatlânticos”.

Num discurso quase todo em in-glês, o chefe de Estado afirmou: “Nós,

portugueses, adoramos os Estados Unidos da América”.

De acordo com o Presidente da Re-pública, “não há mudança de regime, não há mudança de chefe de Estado, de governo ou de embaixadores que possa abalar esta amizade tão pode-rosa”.

O ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi um dos presentes nesta cerimónia, em que Marcelo Rebelo de Sousa re-correu à canção “Grândola, Vila Mo-rena” para observar: “Em cada esqui-na um amigo. É o caso de hoje”.

O Presidente da República tratou Robert Sherman como “português honorário”, pelo “amor que vota à história e maneira de ser” portugue-

sas, e como “um dos melhores amigos de Portugal” que já conheceu.

“É um amigo muito, muito, muito próximo de nós. É um dos melhores amigos de Portugal que já conheci”, reforçou.

Sobre o período em que convive-ram em funções, Marcelo Rebelo de Sousa disse que foi curto, porque só se conheceram em Outubro de 2015, quando “já estava em campanha” para as presidenciais de Janeiro de 2016.

“E foi um dos poucos que com-preendeu porquê aquela campanha e porquê este modo de actuar como Presidente da República, o significa-do desta Presidência”, considerou.

Rua Diário dos Açores, 35 - 9500-178 Ponta Delgada

Buffet 7.50€Prato Económico 6,50€

ao almoço todos os dias c/ ementa variada

inclui: bebida, pão e café

reservasencomendas

296287062

aceita-se encomendas de refeições para o seu dia-a-dia!

...só existe 2 maneiras de comer bem...em casa e no Giro

Gráfi

ca A

çore

ana,

lda.

Aberto de 2ª a Sáb. das 11h às 22h - Domingos e Feriados: encerrado

O Presidente do Governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, vai ser ouvido na Comissão de In-quérito ao Sector Público Empresarial Regional e Associações Sem Fins Lucrativos, na Delegação da Assembleia Regional em Ponta Delgada no próximo dia 20 de Dezembro pelas 17h30m.

O Presidente da referida Comissão, o deputado social-democrata Bruto da Costa, divulgou ontem a agenda das audições marcadas para 19 e 20 des-te mês, e que são as seguintes:

Dia 19 de Dezembro09h00 - Audição do Senhor Presidente do

Conselho de Administração da LOTAÇOR.11h30 - Audição do Senhor Presidente do Con-

selho de Administração da SPRHI.

15h00 - Audição do Senhor Presidente do Con-selho de Administração da ATA.

17h30 - Audição do Senhor Dr. Luís Parreirão.Dia 20 de Dezembro09h00 - Audição da Senhora Secretária Re-

gional da Solidariedade Social (incidindo sobre a SPRHI).

11h30 - Audição do Senhor Secretário Regio-nal do Mar, Ciência e Tecnologia (incidindo sobre a LOTAÇOR).

15h00 - Audição da Senhora Secretária Regio-nal da Energia, Ambiente e Turismo (incidindo sobre a ATA).

17h30 - Audição do Senhor Presidente do Go-verno Regional.

Vasco Cordeiro ouvido no dia 20 na Comissão de Inquérito

Marcelo Rebelo de Sousa saiu em defesa do Presidente do Governo

Robert Sherman critica postura de Vasco Cordeiro nas negociações sobre a Base das Lajes e Marcelo Rebelo de Sousa saiu em sua defesa

Page 4: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptREGIONAL4

Projectos-piloto para inserção socioprofissional de pessoas com deficiência avançam em 2019

A Secretária Regional da Solidarie-dade Social revelou, na Ribeira Grande, que o Governo dos Açores irá iniciar, já em 2019, a implementação de projec-tos-piloto no âmbito das actividades socialmente úteis e da empregabilidade de pessoas com deficiência.

Numa primeira fase, estes projectos serão desenvolvidos em parceria com a Cáritas da Ilha Terceira e com a Casa de Saúde de São Rafael, estando planeado

o seu alargamento a outras instituições e ilhas, nomeadamente ao Faial, com a colaboração da APADIF, e, em São Miguel, com o apoio da Kairós.

Andreia Cardoso, que falava segun-da-feira na apresentação do resultado da avaliação dos centros de activida-des ocupacionais da Região, realizado no âmbito do programa AQI – Avaliar, Qualificar e Inserir, considerou que esta aposta constitui já uma resposta do

Executivo às necessidades identificadas com a realização deste estudo de carac-terização.

“É verdade que as infraestruturas existem, estão a disponibilizar um con-junto importante de respostas e activi-dades ocupacionais que são importan-tes, mas temos agora de evoluir para outro patamar”, afirmou.

Para a Secretária Regional, “evoluir para esse patamar passa também pela qualificação dos técnicos e dos profis-sionais que estão nos centros de activi-dades ocupacionais, exactamente para que possamos corresponder a essa ne-cessidade das famílias e dos próprios utentes, que nos parece imprescindí-vel”.

Assim, para 2019, está prevista a implementação de um plano formativo dirigido a auxiliares e técnicos que de-senvolvem a sua actividade nos centros de actividades ocupacionais com base nas necessidades identificadas com a realização daquele estudo.

Regimes que regulam empregabilidade de pessoas

com deficiência vão ser revistos

Andreia Cardoso adiantou ainda outras iniciativas que surgem como resposta às questões sinalizadas pelas

instituições, nomeadamente a revi-são dos regimes legais que regulam a empregabilidade de pessoas com defi-ciência, uma vez que foi identificada a necessidade de melhorar estes mecanis-mos jurídicos no sentido de passarem a espelhar, de forma mais adequada, as necessidades específicas destas pessoas.

A Secretária Regional manifestou a sua satisfação geral com os resultados apresentados, os quais, na sua opinião, revelam não apenas a qualidade dos serviços prestados, como a sua dissemi-nação.

Além dos avanços registados ao nível dos CAO, também os lares residenciais, objecto dos trabalhos de caracterização previstos para o próximo ano, no âmbi-to do AQI, registaram avanços.

“Ao nível dos lares residenciais, ti-vemos a oportunidade de ver crescer as unidades residenciais para pessoas com deficiência”, salientou Andreia Cardos, destacando o aumento de qua-tro para 12 unidades, “triplicando não só o número de respostas, como a ca-pacidade”.

O programa, assim como os resulta-dos agora conhecidos serão apresenta-dos nas restantes ilhas da Região, sendo que ambos os documentos serão igual-mente divulgados através do Portal do Governo até ao final desta semana.

PSD/Açores quer clarificar se escalões do complemento salarial serão actualizados

Os social-democratas açorianos con-sideram que o Governo regional cedeu aos parceiros sociais e ao PSD/Aço-res na actualização da Remuneração Complementar (RC), mas não escla-receu os açorianos se os escalões deste complemento salarial também vão ser actualizados. “É preciso falar a verda-de”, defende o deputado Bruno Belo.

“Congratulamo-nos com este recuo e esta cedência do Governo aos Parceiros Sociais e ao PSD/Açores, confirmada com o anúncio da actualização em 12% da Remuneração Complementar, em 2019, mas é preciso falar a verdade e clarificar se os respectivos escalões se-rão actualizados”, exige o deputado do PSD/Açores.

Segundo o parlamentar, “este recuo e esta cedência” do executivo traduzem-se na “correcção de uma injustiça para com os funcionários públicos”, embora essa injustiça “só tenha sido reconheci-da pela governação socialista depois de o PSD/Açores propor a actualização da Remuneração Complementar”, rejeita-da no parlamento pelo PS.

“O Governo e o PS sentiram que, pe-rante a nova liderança do PSD/Açores, que defendeu e propôs essa medida, não podiam ficar para trás. Faz lembrar aquele aluno que está todo o ano sem estudar e a faltar às aulas, mas quando percebe que pode chumbar, vê-se obri-gado a dar tudo por tudo para o exame final”, frisa.

Bruno Belo sublinha que a cedência

do Governo e do PS “confirmam o modo de estar e de governar do Partido Socia-lista que, através da sua maioria abso-luta, rejeita no parlamento as propostas da oposição para depois as apresentar como sendo da sua autoria, o que confi-gura um desrespeito pela Democracia”.

“Com esta nova liderança do PSD/Açores, o Partido Socialista entrou de-finitivamente em campanha eleitoral”, acrescenta.

Os deputados do PSD/Açores apre-sentaram no Parlamento açoriano uma recomendação ao Governo para que fosse aberto um processo negocial com vista à actualização da Remuneração Complementar e respectivos escalões, recomendação essa que acabou rejeita-da pela maioria absoluta socialista

O Vice-presidente do Governo regio-nal assumia então que não era possível aplicar esta medida na Região, acaban-do por dar o dito por não dito depois de o líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, defender a actualização da Remuneração Complementar atribuída aos funcionários públicos dos Açores.

PS: PSD está “refém de si próprio”

O PS, por sua vez, condenou as de-clarações de Bruno Melo, afirmando tratar-se de “mais um exercício políti-co revelador do estado a que chegou o maior partido da oposição, para quem o mais importante, a verdadeira prova de vida, resume-se a criticar o PS e a governação”.

Em comunicado, os socialistas di-zem que o PSD/Açores está “refém de si próprio”, e “satisfaz-se a fazer uma fra-ca oposição, sem ideias e sem conteúdo, que parece mais empenhada em des-truir do que, efectivamente, apresen-tar alternativas concretas e palpáveis que durem e sejam mais úteis do que a mera tentativa de preencher a agenda mediática”.

Semicolcheias promovem concerto de Nataleste Sábado

O coro infanto-juvenil da Vox Cordis – Associação Musical, os Se-micolcheias, levam a efeito no próxi-mo sábado, dia 8 de Dezembro, pelas 20h30, um concerto de Natal, junto à igreja Matriz de Ponta Delgada.

A iniciativa surge com o intuito de dinamizar o comércio tradicio-nal, no âmbito do Programa Muni-cipal de Animação Cultural de Natal do Município Ponta Delgada.

Neste concerto, cantado por crianças e jovens para todas as ida-des, os elementos dos Semicolcheias pretendem “espalhar a alegria e o espírito de Natal por todos quantos se encontrem no centro histórico de Ponta Delgada nesta noite”.

A direcção musical estará a car-go da maestrina Paula Campos, com Svetlana Pascoal no teclado.

Page 5: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt REGIONAL 5

Governo implementa quatro novos programas de reforço à competitividade das empresas

O Vice-presidente do Governo desta-cou, em Ponta Delgada, a importância para as empresas regionais de quatro no-vos programas que, associados à criação do ‘Cluster Digital Açores’, considerou “essenciais no caminho de um maior crescimento económico”, através da criação de apoios inovadores ao reforço da competitividade do tecido empresarial da Região.

“Consolidar ainda mais a nossa economia é, para além das medidas existentes, apresentar novas medidas para responder a novos desafios”, frisou Sérgio Ávila, que falava Segunda-feira na apresentação da revista ‘As 100 Maiores Empresas dos Açores – 2017’.

Nesse sentido, adiantou o titular da pasta da Competitividade Empresarial, o Governo dos Açores vai proceder a uma alteração do sistema de incentivos Competir+ e “criar um reforço do apoio não reembolsável às despesas elegíveis no âmbito da inovação tecnológica, par-ticularmente da desmaterialização de processos e da indústria 4.0”.

Sérgio Ávila salientou que esta medi-da visa “reforçar o apoio para as empresas que queiram inovar do ponto de vista tecnológico” e pretendam fortalecer “a sua integração num mundo cada vez mais global, em termos de competitividade”.

O segundo programa determinado pelo Governo dos Açores destina-se a incentivar o empreendedorismo desde o final da frequência universitária, a potenciar a aplicação de conhecimento e a criação de novas empresas, sustentadas na investigação.

“Vamos criar o programa Star-tUp Universitário, que visa criar uma interligação entre os alunos que estão a terminar a formação e os investigadores” da Universidade dos Açores”, de forma a que “o conhecimento da investigação possa ser aplicado” e se possam “criar

novas empresas em que a investigação seja um elemento fundamental da sua competitividade”, salientou Sérgio Ávila.

“A terceira linha fundamental dos novos desafios é o que chamamos Desafio StartUp”, com o objectivo de “criar condi-ções para que as novas empresas criadas, as ‘startups’, tenham um mercado mais consolidado”, adiantou o governante.

O Vice-presidente defendeu a neces-sidade de “conjugar e apoiar a prestação de serviços inovadores por parte dessas [novas] empresas às empresas tradicio-nais”, que têm menos apetência por áreas ao nível, por exemplo, “da percepção dos novos hábitos de consumo, de novas tecnologias de acesso aos consumidores e de valorização dos seus produtos”.

“Um quarto vector fundamental é, sem dúvida, o novo programa Exportar Açores”, afirmou Sérgio Ávila, conside-rando que, apesar da “muita valorização”

dos produtos açorianos e do crescimento da produção regional, através da Marca Açores, “importa fazer mais e melhor”.

O Vice-presidente adiantou que este programa “permitirá reforçar o apoio a todas as empresas exportadoras” nos cha-mados factores de competitividade, “quer seja conhecimento de novos mercados, quer seja na qualificação da sua compo-nente comercial” ou em investimentos para esse efeito.

Para Sérgio Ávila, se se associar o desenvolvimento de um cluster digital nos Açores a estas quatro novas medidas, estão criadas “as componentes essenciais para que - aperfeiçoando todos os pro-gramas já existentes de apoio ao investi-mento, ao emprego e à criação de novos postos de trabalho - as empresas açoria-nas possam vencer novos desafios”.

O governante destacou ainda que, também em 2019, vão ser implementados novos programas de apoio à contratação

por parte das empresas, assim como um programa de formação de trabalhadores no activo.

O Vice-presidente considerou na sua intervenção que a iniciativa ‘As 100 Maiores Empresas dos Açores’, promovi-da anualmente pela Açormedia e em que, além da publicação do ranking, se dis-tingue o desempenho de empresas e de empresários e projectos de investimento, permite “sintetizar o que foi o esforço, a concretização e, particularmente, a ca-pacidade empreendedora das empresas e dos empresários açorianos ao longo do último ano”.

“2017 foi, sem dúvida e de acordo com todos os indicadores macroeconómicos existentes – quer sejam indicadores de produção, quer sejam indicadores de rendimento ou indicadores de valores de consumo -, um ano que consolidou a retoma da nossa actividade económica”, afirmou Sérgio Ávila.

“O crescimento acentuado de todos esses indicadores fez com que o Produto Interno Bruto tivesse ultrapassado, pela primeira vez, os quatro mil milhões de euros”, acrescentou.

Segundo o governante, o investimento privado, “sem precedentes” na Região, foi o factor decisivo nesse crescimento económico, com mais de 1.000 projectos já apresentados ao sistema de incentivos Competir+, que representam 440 mi-lhões de euros de novos investimentos privados e mais de 2.300 novos postos de trabalho directos.

O titular da pasta da Competitividade Empresarial revelou ainda que 85% do investimento desses 440 milhões de euros foram apresentados ao Subsistema de Fomento da Base Económica de Ex-portação, que “associa o turismo, as no-vas tecnologias, o sector agro-industrial e a produção de bens e serviços transa-cionáveis”.

Natal em Ponta Delgada promove artistas locais e dinamiza comércio tradicional

O Programa Municipal de Animação Cultural de Natal do Município Ponta Delgada começa no próximo dia 8 de Dezembro e estende-se até à passagem de ano, sendo que, no período que medeia entre 8 e 22 de Dezembro, haverá eventos todos os dias na cidade.

Conforme se pode ler na nota enviada

pela autarquia, “o programa privilegia a animação infantil e a música de Natal e prima pela multiplicidade de palcos colo-cados estrategicamente em vários pontos da cidade: Praça do Município, Largo Norte do Largo da Matriz, Rua Hintze Ribeiro, Jardim Sena Freitas, Rua dos Mercadores, Rua Machado dos Santos,

Rua Diário dos Açores, Igreja do Colégio Jesuítas, Igreja de São Sebastião, Coliseu Micaelense e Mercado da Graça”.

Outro aspecto a relevar é o facto do programa, incluindo, o réveillon, con-templar apenas artistas locais.

Para o Presidente da Câmara Muni-cipal de Ponta Delgada, “sob o ponto de vista da promoção para a família e para as diferentes gerações, o programa compor-ta eventos que promovem o espírito de família, mas também impulsiona o con-sumo”, adiantando que os “empresários do comércio, hotelaria e restauração são também actores principais na valorização de Ponta Delgada em todos os dia do ano, mas em particular nesta quadra”, reconheceu.

O edil lembrou algumas medidas que a Câmara tomou com vista a incentivar o consumo na baixa de Ponta Delgada como é o caso do parqueamento gratuito em todos os Sábados do mês de Dezem-bro e no dia 24 de Dezembro e o funcio-

namento das linhas C e D dos mini bus nos feriados de 1 e 8 de Dezembro.

Ademais, no dia 15 de Dezembro, em que se realiza a 55.ª Corrida de São Silves-tre da Cidade de Ponta Delgada, as ruas só serão fechadas ao trânsito às 18h00, uma hora antes da prova e uma hora mais tarde do que nos anos anteriores.

O programa de Natal da autarquia inclui seis animações infantis, 15 anima-ções itinerantes que percorrerão o centro histórico de Ponta Delgada, um espectá-culo de dança e mais de 30 concertos e actuações de vários coros.

Durante esta época irá também estar a decorrer o Mercadinho de Natal, que estará aberto todos aos dias entre 8 e 22 de Dezembro, entre as 10h00 e as 19h00, na Rua Manuel da Ponte.

Também a 8 de Dezembro, tradicio-nal Dia das Montras em Ponta Delgada, estão previstos duas dezenas de eventos, durante todo o dia, em mais de dez pal-cos.

Page 6: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptREGIONAL6

O Presidente do Governo, Vasco Cor-deiro, participa entre amanhã e Quinta-feira, em Bruxelas, na sessão plenária do Comité das Regiões, órgão consultivo das instituições europeias que vai debater e aprovar vários pareceres sobre o futuro das políticas de Coesão e Agrícola Comum e sobre o próximo Quadro Financeiro Plu-rianual.

Esta 132.ª reunião plenária do organis-mo que representa as entidades regionais e locais da União Europeia contará tam-bém com a participação da Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Crețu, e do negociador principal da União Europeia para a saída do Reino Unido (Brexit), Michel Barnier.

Da agenda de trabalhos destes dois dias de plenário consta o debate e a vo-tação de cerca de duas dezenas de pare-ceres, a maioria dos quais sobre matérias de relevância para a Região Autónoma dos Açores, como a Política de Coesão, a Política Agrícola Comum e os próxi-mos fundos comunitários para o período 2021-2027.

Nesse contexto, os Açores apresenta-ram um conjunto de propostas de altera-ção, individuais e colectivas, visando a de-fesa dos interesses regionais e das Regiões Ultraperiféricas, no âmbito dos diferentes programas e regulamentos que estão atu-almente em discussão.

Depois de aprovados, estes pareceres

serão enviados às instituições europeias, nomeadamente à Comissão, ao Conselho e ao Parlamento Europeu.

Recorde-se que estas três instituições têm de consultar o Comité das Regiões quando elaboram textos legislativos sobre matérias em que as autoridades regionais e locais têm uma palavra a dizer, como é o caso do emprego, da política social, da co-esão económica e social, dos transportes, da energia e das mudanças climáticas.

Os Açores têm assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros - desde a sua criação, sendo actualmente representada pelo Pre-sidente do Governo, Vasco Cordeiro.

Comité das Regiões vai tomar posição sobre Coesão e Fundos Comunitários

O Projecto “Haja Saúde”, desenvol-vido pela Associação Crescer em Con-fiança, em Rabo de Peixe, foi um dos vencedores do Donativo Missão Conti-nente 2017/2018, que apoia projectos de âmbito social nas áreas de alimen-tação saudável, desperdício alimentar e inclusão social.

A cerimónia de entrega do diploma do donativo decorreu na passada Sex-ta-feira dia 30 de Novembro, na sede da associação.

A Associação Crescer em Confiança

actua na vila de Rabo de Peixe, conce-lho da Ribeira Grande, e apresentou um projecto de capacitação e sensibilização da comunidade para uma alimentação saudável.

Através de formações teóricas e prá-ticas em contexto de cozinha, procura modificar os hábitos alimentares ca-racterizados pelo consumo excessivo de alimentos processados ricos em açúcar refinado e sal. O projecto “Haja Saúde” promove formações teórico-práticas para os pais, ateliers de culinária para as crianças e workshops para os adultos.

O apoio do Donativo Missão Con-tinente, no valor de 18.373,97€, servi-rá, assim, para equipar a cozinha com mobiliário e utensílios e comprar os alimentos que serão utilizados nas vá-rias formações. O Donativo é uma das diversas iniciativas de responsabilida-de social da Missão Continente, que concretiza o seu compromisso para a construção de um futuro mais sus-tentável. Na edição 2017/2018, foram apoiados 22 projectos, pelos quais fo-ram distribuídos 330 mil euros a nível nacional.

Missão Continente apoia projecto “Haja Saúde” em Rabo de Peixe

O município da Ribeira Grande foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo, com o Galardão ECOXXI 2018 – Municí-pios Sustentáveis, programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Composto por vinte e um indicadores de sustentabilidade local, a Ribeira Gran-de alcançou uma pontuação que permitiu alcançar o objectivo máximo, ou seja, re-ceber o Galardão ECOXXI 2018 – Muni-cípios Sustentáveis, repetindo o sucesso alcançado nos três anos anteriores.

Na linha dos anos anteriores, a Ribeira

Grande destacou-se no parâmetro “Qua-lidade da água para consumo humano”, obtendo a pontuação máxima (3 pontos), conseguindo subir 0,6 pontos em compa-ração com o ano anterior.

O concelho obteve também “pontua-ção relevante” (4 pontos em 5 possíveis) no indicador “Turismo Sustentável” e, à semelhança dos anos anteriores, conti-nua a ser o único município da ilha de São Miguel galardoado.

O autarca Alexandre Gaudêncio real-çou que “é por via destas medidas que va-mos tornando a Ribeira Grande um con-celho sustentável para todos, seja através da utilização eficiente dos recursos que te-mos à disposição, seja através da promo-ção de medidas para manter o município limpo.”

Entre os indicadores avaliados contam-se a implementação de boas práticas, po-líticas e acções em torno de alguns temas considerados chaves, educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, so-ciedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.

Ribeira Grande com pontuação máxima na qualidade da água

Mónica Martins reconduzida comoPresidente do Núcleo Regional da LPCC

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) elegeu, na Terça-feira, em Assem-bleia-Geral ordinária, os órgãos sociais responsáveis pela instituição no triénio 2019/2021.

Mónica Martins, anterior Presidente, dá continuidade ao projecto, mantendo-se como presidente da direcção do NRA da LPCC, tendo encabeçado a única lista concorrente às eleições que foi aprovada por maioria.

Na semana em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, a presi-dente eleita deixou o seu reconhecimen-to “aos novos e antigos voluntários que, por livre escolha, assumem um com-promisso com os outros, com as pesso-as com doença oncológica, familiares e cuidadores”.

Os novos órgãos sociais eleitos para o triénio 2019/2021 na Assembleia-Ge-ral são Luís de Brito de Azevedo (Presi-dente), Carlos Lima (Vice-presidente), Duarte Costa (Primeiro-secretário) e Ma-ria Beatriz Brasil (Segunda-secretária).

A Direção do NRA é composta por Mónica Martins (Presidente), Bruno Borges (Secretário-geral), Fernando (Te-soureiro), Rosa Azevedo (Vogal), Maria Cristina Abrantes (Vogal), Manuel Silva (Vogal), Maria Dias (Vogal), Rui Miguel Gonçalves Santo e Eduardo Marques (Vogal). O Conselho Fiscal é composto por Valter Braga (Presidente), Paulo Soa-res (Vogal) e João Paulo Carreira Mendes (Vogal).

As eleições para os novos órgãos so-ciais do NRA/LPCC decorreram durante o dia 3 de Dezembro, na Sede do Núcleo Regional dos Açores da LPCC, na ilha Terceira, e nas delegações de São Miguel e do Faial.

Vasco Cordeiro participa na sessão plenária do Comité das Regiões, que decorre em Bruxelas

Page 7: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt OPINIÃO 7

O governo bipolar

O governo de Vasco Cordeiro sofre de uma doença grave: é bipolar, com sintomas agudos.

Num dia está irritado com toda a gente, no outro está de bom hu-mor e cede onde jurou que nunca cederia.

Nunca se viu tamanha desorientação política num governo nestes 40 anos de Autonomia.

O último governo de Carlos César tinha sido o pior de todos.Quando Vasco Cordeiro tomou conta do barco, renascia muita es-

perança e, por isso, teve o resultado eleitoral mais vistoso que o PS poderia obter.

O primeiro mandato foi uma desilusão. O eleitorado não perdoou e castigou bem o PS nas eleições de

2016.Quando se esperava que Vasco Cordeiro tivesse aprendido a lição

e fosse corrigir a trajectória, eis que temos o pior governo de todos os tempos, com a agravante de lá se manterem os mesmos que apoiaram os governos de Carlos César, sem pestanejarem.

O caso, agora ocorrido, do descongelamento das carreiras dos pro-fessores é de bradar.

Levaram um ano a empatar com aquela obsessão inútil, manifes-tamente maníaca, de que iriam esperar pela decisão do governo da República.

Prejudicaram professores, pais e alunos, estragaram a credibilidade de um Secretário Regional - que já andava nas ruas da amargura - e de vários deputados que defenderam, com unhas e dentes, a posição governamental, para agora darem uma imensa cambalhota, deixando toda a gente estupefacta.

O principal sintoma da doença bipolar é isso mesmo, segundo os especialistas: “um estado de humor elevado e expansivo, eufórico ou irritável. Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre, sociável, activa, faladora, auto-confiante, inteligente e criativa”.

Com a elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica po-dem surgir outros sintomas, como “irritabilidade extrema”, “zan-ga-se quando os outros não acatam os seus desejos e vontades”, “grandiosidade, aumento do amor próprio”, “alterações emocionais súbitas e imprevisíveis” e, não menos importante, “perda da noção da realidade”.

Está tudo diagnosticado: há muito que este governo vive em estado de negação e dá-se muito mal com a realidade.

Não entende os sinais da sociedade e, pior de tudo, tem manifesta falta de autoridade perante os cidadãos.

O próprio líder perdeu toda a autoridade no governo e no partido.Quis demitir o Secretário da Saúde naquela triste história do heli-

cóptero desviado e não conseguiu, porque o lóbi político da Terceira não deixou.

Fez uma remodelação de Directores Regionais desconhecidos, subs-tituindo-os por outros que ainda nem se deram a conhecer, para pare-cer que mandava.

Agora, matou politicamente o Secretário da Educação e, indirec-tamente, deixou mal Sérgio Ávila, mas não consegue a demissão de nenhum deles.

É, nitidamente, um Presidente sem autoridade e sem apoio público de ninguém.

Sinceramente, este governo não tem as mínimas condições para re-solver coisa nenhuma nesta região.

São trapalhadas a seguir de trapalhadas.A mais preocupante é a da SATA, com uma incapacidade e incom-

petência governativas que nunca se viu em tantos anos.Depois do estrondoso falhanço da privatização da Azores Airlines,

já estamos a caminho do fim do ano e ninguém sabe qual é a estratégia

que já devia estar implementada como alternativa.Estão a definhar a SATA de forma deliberada, porque têm o medo

eleitoral de aceitar a única alternativa em que vamos desembocar: pe-dir ajuda à União Europeia, através do governo da República.

Enquanto isso, a SATA vai estar com a manutenção não programada e demorada de alguns aviões, porque não tem dinheiro, como o A320 CS-TKK, vão-se perdendo tripulações (novos pilotos que aguardavam type rating foram para a TAP e outros mais antigos vão seguir o mes-mo caminho), são precisos mais de 90 milhões até meio de Dezembro para pagar leasors, combustíveis, bancos e vencimentos.

Estamos metidos num grande sarilho e há por aí muita gente que nem faz ideia da dimensão do desastre.

A carga negativa que a SATA transporta todos os dias é um sofri-mento confrangedor que devia levar este governo ao crucifixo.

Sabem o que são mais de 200 milhões de euros de passivo?Então aqui vai:É o trabalho de um ano de cerca de 14.300 pessoas a ganhar 1.000

euros por mês;É o orçamento de um ano completo dos custos com pessoal de to-

das as escolas da Região (mais do que o vencimento anual de todos os professores juntos);

É o valor de cerca de 14 escolas novinhas em folha (a 15 milhões de euros cada uma);

É todo o valor gerado em todas as actividades do turismo durante um ano;

São todas as contribuições feitas para a segurança social nos Açores durante um ano (2015);

São todos os pagamento de prestações sociais feitos ao longo de dois anos;

São 7 anos de subsídios de desemprego pagos ao valor de 2015;São mais de dez anos das transferências para o RSI (cerca de 18

milhões por ano);São 8 anos de complemento regional de pensões.Veja-se só este dado aterrador: os prejuízos da SATA estão a “co-

mer”, todos anos, o valor acrescentado do turismo, a nossa maior ri-queza neste momento, que serve apenas para sustentar a gestão gover-namental ruinosa da transportadora.

Se em 2018 se confirmarem os resultados negativos de cerca de 45 milhões de euros, isto equivale a metade do trabalho facturado duran-te um ano inteiro com o labor de todos os trabalhadores do sector!

Este governo precisa urgentemente do Natal.Para pedir ao Menino Jesus que lhe cure desta doença depressiva e

nos salve a todos desta solene imolação...

****

MAIS UM “BIGODE” - O Governo dos Açores acaba de levar mais um “bigode” de um privado da Madeira, ao conseguir iniciar a opera-ção de carga com um avião próprio, sem ajudas de ninguém, quando competia ao Estado - Governo da República e Governo Regional - re-solverem este assunto, que se arrasta há anos, com a carga de vergonha que deve assolar a cara dos nossos governantes.

****

E O RELATÓRIO? - O relatório da Comissão de Transparência sobre a privatização da Azores Airlines já foi entregue ao governo, ao que parece, há uma semana.

Quando é que vai ser divulgado?Ou o governo tem algo a esconder?

Osvaldo [email protected]

Page 8: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptOPINIÃO/REGIONAL8

Como posso ajudar uma vítima de violência?

Sandra Furtado*

Numa era em que pouco choca, continua a provocar algum incómodo, uma história de vio-lência na intimidade entre um casal que deita por terra a imagem que tínhamos de quem agride, in-dependentemente do género. Não raras vezes, a pessoa agressora consegue manter uma imagem imaculada em diferentes contextos. A mácula, normalmente roxa, ou de outra cor qualquer que faça padecer o coração, tem origem em contextos restritos, que dificultam o pedido de ajuda.

Como é possível que este tipo de crime, em concreto, o da violência contra mulheres em re-lações de intimidade, tenha continuidade na atu-alidade?

As razões são muitas e mais fortes do que o im-pacto das ameaças ou o medo das reincidências. Cada caso é único e tem as suas próprias razões, mas há algumas que são mais frequentes. É sobre alguns exemplos mais comuns que aqui me pro-nuncio.

Para as vítimas que têm filhos e/ou filhas, o medo das consequências para os mesmos, de como a sua vida pode ser alterada em termos de rotina diária, o acesso aos habituais bens de con-sumo, o receio de serem culpabilizadas pelos me-nores pelas suas escolhas, leva muitas mulheres a escolher permanecer numa situação que, apesar de tudo, conhecem. Como posso ajudar uma víti-ma que apresenta este argumento para se manter numa relação abusiva? Dizendo que as crianças têm o direito a viver sem violência e que cabe, neste caso, à sua mãe protegê-las.

O medo das represálias pelo facto de pedir aju-da, sejam estas a reincidência da violência, ou a perda de um emprego, faz com que muitas mu-lheres duvidem da perspectiva de uma vida sem violência. Como posso ajudar? Informando que a violência, uma vez iniciada, dificilmente cessa, e que a reincidência da violência será mais prová-vel, a longo prazo, se se mantiver na relação.

A culpa. Para algumas mulheres, fica sempre a dúvida. Será que se eu me tivesse calado, fizesse o que ele queria, ou resolvesse aquele problema, ele não me tinha gritado e empurrado? A auto-culpa-bilização é uma característica comum em vários tipos de vitimação. Não é excepção na violência em relações de intimidade. O que posso dizer nes-sa situação? Que a única pessoa responsável pela agressão é quem agride e não a vítima.

Ainda associada à culpa, está a ideia de muitas vítimas de que houve lugar a um comportamento agressivo, porque se esqueceu ou se enganou ou partiu um prato. Que mensagem pode ser dirigida a uma vítima que assim pensa? Que independen-temente dos seus erros, ela não é responsável pelo comportamento agressivo de outra pessoa. Todos/as nós erramos e isso não dá o direito às outras pessoas de nos agredirem.

Vítimas há que temem o desconhecido, se pe-direm ajuda. O que vai acontecer? Como me posso proteger? Quem pode ajudar a responder a estas perguntas? Encaminhar a vítima para procurar ajuda junto de profissionais que a possam infor-mar sobre os seus direitos, é um bom início. Ter

acesso à informação, torna-nos mais capazes.A crença de que a família, amigos/as e insti-

tuições nada podem fazer para ajudar, imobi-liza alguns pedidos de ajuda. Informar a vítima que só o poderá saber se contar a sua história de vitimação, é uma forma de ajudar a vítima. Em algumas situações, começam a receber mais apoio de familiares e amigos, quando estes recebem in-formação sobre o seu sofrimento. Até esse mo-mento, dificilmente se apercebem que a vítima precisa de ajuda.

A certeza de que não há nada a fazer para re-solver a sua situação, leva muitas mulheres a não pedirem ajuda. Como posso ajudar uma vítima que verbaliza este pensamento? Partilhando in-formação.

Outra razão que leva muitas vítimas a manter-se numa relação violenta é a esperança na mu-dança de quem a agride. Que mensagem pode apoiar a vítima? Não consegue controlar o com-portamento de quem a agride, mas pode mudar o seu, protegendo-se, procurando uma vida sem violência.

Somos muito rápidos a apontar o dedo e a cri-ticar quem ainda não encontrou forças dentro de si para escolher um novo caminho. Todos e todas nós podemos marcar a diferença, denunciando junto das autoridades e agindo com compaixão perante uma situação de violência doméstica, pois o seu comportamento pode incentivar a vítima a procurar ajuda.

*Socióloga

Uma vida sem violência é um direito das mulheresCampanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres - 2018

“Somos muito rápidos a apontar o dedo e a criticar quem ainda não encontrou forças dentro de si para escolher um novo caminho. Todos e todas nós podemos marcar a diferença, de-nunciando junto das autoridades e agindo com compaixão perante uma situação de violên-

cia doméstica, pois o seu comportamento pode incentivar a vítima a procurar ajuda.”

O Teatro Ribeiragrandense acolhe esta Sex-ta-feira, 7 de Dezembro, as I Jornadas de Rea-bilitação da Ribeira Grande, organizadas pelo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Gran-de.

Com o título “Somos indivíduos em (des)envolvimento – Mais saber para melhor in-tervir”, a iniciativa irá contar com a partici-pação de especialistas “de referência nacional e internacional”, tais como Vítor da Fonse-ca, psicomotricista, Carlos Neto, professor de Educação Física, Fernando Barbosa, psicólo-go, Paulo Fernandes, terapeuta ocupacional, e David Rodrigues, professor de Educação Es-pecial.

Segundo adianta a organização, o objecti-vo das jornadas passa por “pensar a prática da

estimulação e da reabilitação”, sendo de “extre-ma importância a reflexão acerca do indivíduo, o seu desenvolvimento, as bases biológicas e psicológicas do desenvolvimento e os motivos que levam o indivíduo a agir como age, a apre-ender como apreende, a aprender como apren-de e os motivos que o impedem de o fazer”.

A comissão organizadora das I Jornadas de Reabilitação pretende “dotar todos os partici-pantes de conhecimento que permitam reco-nhecer aspectos importantes como: compre-ensão do indivíduo como um todo e deste em contextos específicos; análise e reflexão das situações para melhor intervir fazendo-o de uma forma adaptada (não apenas ao indivíduo e ao contexto em que o mesmo se encontra), mas também considerando todo um passado genético e antropológico que o condiciona”.

Ribeira Grande acolhe I Jornadas da Reabilitação

Page 9: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt PUBLICIDADE 9

PUB

PUB

PUB

PUB PUB

Page 10: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018. www.diariodosacores.ptNACIONAL10

Tribunal devolve a título definitivo todos os quadros a Sócrates, menos “Salomé”

Ao fim de quatro anos, desde que foi detido e alvo de buscas, José Sócrates pode voltar a pendurar na parede de casa cinco de um total de seis quadros de pintores portugueses que tinham sido apreendidos em Novembro de 2014 pelo Ministério Público no seu antigo apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, e na residência de uma empre-gada doméstica em Santo António dos Cavaleiros.

A única obra de arte que vai con-tinuar retida pela Justiça é “Salomé”, de Júlio Pomar, a mais valiosa das seis pinturas em causa, de acordo com um despacho assinado Segunda-feira por Ivo Rosa, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) que é o responsável pela fase de instrução da Operação Marquês, o processo em que o ex-Primeiro-ministro está acusado de três crimes de corrupção passiva, 16 de branqueamento de capitais, oito de fal-sificação de documento e três de fraude fiscal qualificada. A restituição dos ou-tros cinco quadros é feita a título defi-nitivo.

O Ministério Público tinha pedido ao tribunal para que Sócrates fosse ques-tionado se estaria disponível para ser nomeado “fiel depositário das obras de arte apreendidas”. Já em Novembro, em resposta a essa notificação do tribunal, o ex-Primeiro-ministro defendeu que não havia qualquer fundamento para ser nomeado fiel depositário, alegando que, além do mais, a única obra de arte apontada no despacho de acusação da Operação Marquês para ser sujeita a de-claração de perda a favor do Estado em caso de condenação era “Salomé”.

Sócrates explicou ao tribunal que a obra de Júlio Pomar foi adquirida por si em 2012 a Carlos Santos Silva, seu amigo e também acusado na Operação Marquês de ser o seu principal testa de

ferro. Segundo o ex-Primeiro-ministro, a obra de Pomar foi trocada por qua-tro quadros (de Ricardo Hogen, Jorge Barradas, Roque Gameiro e Cezariny) que tinham sido comprados por si na década de 1990. Na sua resposta ao juiz, o arguido pedia que lhe fossem simples-mente devolvidos todos os bens apreen-didos em 2014.

O procurador Rosário Teixeira, res-ponsável pela Operação Marquês no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), aceitou entre-tanto que os quadros fossem restituídos a título definitivo a Sócrates, excepto no caso de “Salomé” e de outros dois quadros, dos pintores Jorge Martins e António Soares, a não ser que o arguido apresentasse prova de que como foi ele a adquiri-los. Esses dois quadros tinham

sido apreendidos juntamente com a obra de Júlio Pomar no apartamento da rua Braancamp, enquanto os restantes três (dos pintores Manuel Bentes e Stu-art Carvalhais) tinham sido encontrados em casa da empregada doméstica.

No despacho de Segunda-feira, o juiz de instrução dispensou Sócrates de apresentar quaisquer comprovativos de que tinha sido ele a comprar os quadros do Jorge Martins e de António Soares e decidiu pela devolução definitiva dessas e das outras obras de arte excepto a de Júlio Pomar. “A sua apreensão, dado que estas já foram devidamente analisadas e identificadas nos autos, com recolha das suas dimensões, autores e fotografias, deixou manifestamente de se mostrar necessária para efeitos probatórios”, ar-gumentou.

“Quanto à obra de arte «Salomé», identificada no auto de busca 47, man-tém-se a decisão de apreensão atento o pedido de perda a favor do Estado, pelo que se indefere, nesta parte, a preten-são do arguido”, escreveu o magistrado. “Uma vez que o arguido não aceitou ser nomeado fiel depositário da obra em causa, a mesma ficará guardada à or-dem destes autos”.

Ivo Rosa indeferiu ainda o pedido do ex-Primeiro-ministro para que lhe fossem devolvidos também todos os do-cumentos e um disco externo apreendi-dos durante as operações de busca de há quatro anos. “Uma vez que os mesmos foram indicados pelo MP como meio de prova na acusação, continua a verificar-se a necessidade em manter a sua apre-ensão”, justificou o juiz.

Relatório indica Portugal com elevada taxa de presos

O relatório do Conselho da Europa ‘Prisões na Europa 2005-2015’, que foi divulgado ontem, indicou que Portugal entre essa década apresentou elevadas taxas de presos.

Segundo o relatório, em 2005 o nú-mero de reclusos estava a diminuir, à excepção de Portugal, Espanha, País de Gales, Inglaterra e Escócia.

Dez anos depois, o panorama man-teve-se igual: a população de presos em Portugal cresceu 12%. Os números in-dicam ainda que a média de idades dos reclusos no nosso país subiu 4%, bem como a sobrelotação (11%), o ratio de presos por guardas prisionais (11%) e as penas mais longas ou número de dias de reclusão (13%). Já a taxa de liberta-ção baixou 2%.

A Albânia, Geórgia, Lituânia, Mon-tenegro, Turquia e a antiga República jugoslava da Macedónia, foram os paí-ses que entre 2005 e 2015 aumentaram mais o número de presos. À Estónia e

Letónia – países com número mais bai-xo de reclusos – juntaram-se a Alema-nha e a Holanda – que viram a taxa de população reclusa baixar entre 2005 e 2015.

O relatório foi elaborado pela Uni-versidade de Lausana, na Bélgica e con-tou com o apoio financeiro da União Europeia e do Conselho da Europa, ten-do englobado 47 países europeus.

Foram restituídas cinco pinturas que tinham sido apreendidas em 2014

Acidentes rodoviárioscausaram 460 mortos

Os acidentes rodoviários aumenta-ram nos primeiros 11 meses do ano e provocaram a morte a 460 pessoas, se-gundo o último relatório da Autorida-de Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

O documento, que abrange o perío-do entre 1 de Janeiro e 30 de Novem-bro, regista 120.698 acidentes, mais do que no período homólogo do ano passa-do (118.290), 460 vítimas mortais (sem

variação) e 1905 feridos graves (menos 94).

Só na última semana de Novembro morreram nas estradas portuguesas 14 pessoas e 40 ficaram gravemente feri-das.

Nos primeiros 11 meses do ano, o distrito que mais acidentes registou foi o de Lisboa (24.090), seguido do Porto (21.897), Braga (10.243), Faro (9890) e Aveiro (9892).

Já o distrito onde se registaram mais vítimas mortais foi o de Setúbal (62), seguido do Porto (50), Lisboa (46), Faro (37) e Leiria (36).

Segundo o relatório da ANSR, que reúne dados da PSP e da GNR, Lisboa foi o distrito onde se registaram mais fe-ridos graves (247), seguido de Santarém (191), Faro (186), Porto (170) e Setúbal (149).

Os dados da ANSR dizem respeito às vítimas cujo óbito foi declarado no local do acidente ou a caminho do hospital.

Page 11: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt NACIONAL 11

Superiores hierárquicos obrigados a denunciar espancamentos ao Ministério Público

Se tiverem tido conhecimento dos es-pancamentos, os superiores hierárquicos dos formadores do módulo de “bastão extensível” do 40.º curso de formação da GNR, que ocorreu entre 1 de Outubro e 9 de Novembro – em particular, o coman-dante do centro de formação da GNR de Portalegre e o comandante do batalhão escolar, responsável por aquilo que se ensi-na no centro de formação – tinham de ter denunciado a situação ao Ministério Pú-blico (MP). É isso que determina o Código Penal.

“O superior hierárquico que, tendo conhecimento da prática, por subordina-do, de facto descrito nos artigos 243.º ou 244.º, não fizer a denúncia no prazo má-ximo de 3 dias após o conhecimento, é punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos”, faz saber o artigo 245, referindo-se aos artigos 243 e 244, que dão conta de que “quem, tendo por função a prevenção, perseguição, investigação ou conhecimen-to de infracções criminais, contraordena-cionais ou disciplinares” empregar “meios ou métodos de tortura particularmente graves, designadamente espancamentos, eletrochoques, simulacros de execução ou substâncias alucinatórias” é “punido com pena de prisão de 3 a 12 anos”.

O alerta é dado ao i pela Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR). O coordenador da Delegação Sul da associa-ção sindical, António Barreira, mostrou-se especialmente preocupado com essa pos-sibilidade, questionando o motivo pelo qual, “as hierarquias superiores, que se estiveram presentes, não denunciaram as agressões ao MP”.

Ao i, um jurista que não quis ser iden-tificado confirmou que à luz do Código Penal os superiores eram obrigados a de-nunciar a situação. Assinala, contudo que, muitas vezes, nestas áreas, as chefias não estão no campo, ao lado dos formadores, pelo que admite que os comandantes po-dem não ter tido conhecimento das agres-sões continuadas.

Por sua vez, o responsável da associação sindicalista – que assinala que, depois da

notícia do “Jornal de Notícias”, a entidade tomou diligências para verificar a gravida-de das agressões, tendo-as confirmado – defende que “quando algo corre mal, não se pode só apontar o dedo aos instrutores, temos de ver quem está a supervisionar”.

Para António Barroso, a gravidade dos actos cometidos pelos formadores no cur-so é incontornável. “A pessoa que está a receber formação, levar pontapés e murros ao ponto de ter de ser intervencionada no nariz, não é normal”, afirma, explicando que a falta de experiência dos formadores neste tipo de módulo é um elemento a ter em conta.

“Quem administra estes cursos devem ser militares com mais tempo de serviço e mais conhecedores do terreno, porque um alferes que acabou de sair da academia militar não tem ainda a experiência que é precisa. Uma coisa é termos a teoria, outra coisa é termos a teoria, a prática e o tempo que nos ensina a lidar com a formação – a

experiência. Os escolhidos para dar forma-ção devem saber dá-la”, considera.

O fundamento do módulo em questão, explica o militar ao i, é que os formandos percebam em que partes do corpo podem desferir pancadas com o bastão extensível. “A pressão é muita: o formador (red man) que está a formar o formando é quem o avalia, e ele tem de estar atento e não ba-ter nos pontos ditos ‘vermelhos’ (sensíveis, em linguagem comum), como o pescoço, a cabeça ou as partes laterais do crânio. Quando o formando se engana e bate em zonas proibidas, mais agredido é pelo red man”. A situação, na sua visão, é de clara desvantagem, uma vez que “o formando tem consciência de que o agressor, que é o formador, é a pessoa que o avalia e que pode chumbá-lo. Além disso, o red man está protegido, equipado, e os alistados estão com a farda normal de instrução, tendo apenas um bastão PVC enrolado em esponja”, afirma. “Os alistados têm de

aprender a usar o bastão extensível, mas isso é diferente de se partir para uma coisa sem nexo, que é a agressão”.

O responsável sindical mostra-se sa-tisfeito por “as instituições estarem a fun-cionar”. Anteontem, o Ministério Público confirmou ao i que “determinou a instau-ração de inquérito” relacionado com o caso dos espancamentos no curso de formação da GNR, em Portalegre. No Domingo, a notícia do “Jornal de Notícias” deu origem à abertura de um inquérito pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), ordenado pelo Ministério da Adminis-tração Interna. Eduardo Cabrita quer o “apuramento dos factos e a determinação de responsabilidade”, explicou em comu-nicado. Para o ministério, as agressões “não são toleráveis numa força de seguran-ça num Estado de Direito democrático”. O ministério fez ainda saber que “pediu es-clarecimentos ao Comando Geral da GNR sobre os factos descritos na notícia”.

78% dos emigrantes qualificados querem regressar a Portugal

Deixaram Portugal por falta de oportunidades de trabalho ou à procu-ra de melhores condições salariais e de progressão profissional e agora querem voltar. 78% dos portugueses a trabalhar no estrangeiro ponderam um regresso ao país e 43% poderá mesmo fazê-lo nos próximos dois anos. Os números constam do Guia do Mercado Laboral, o estudo global anual de tendências de emprego e recrutamento realizado pela consultora Hays, que foi ontem divul-gado.

Segundo o relatório, os benefícios fiscais propostos pelo Governo no Orça-mento de Estado para 2019 - que pos-sibilitam aos profissionais que queiram voltar ao país pagar apenas metade do IRS até 2023 -, terá pouco ou nenhum impacto nesta decisão.

84% dos profissionais portugueses

que se encontram a trabalhar no es-trangeiro não se arrependem da deci-são que tomaram, mas a esmagadora maioria (78%) entende agora que é al-tura de regressar. São qualificados, em áreas como as engenharias, tecnologias de informação e telecomunicações, con-tabilidade e finanças, marketing ou tu-rismo e saíram ora porque receberam melhores ofertas de trabalho no estran-geiro (27%), porque não encontraram oportunidades de emprego em Portugal (22%) ou porque ambicionavam uma oportunidade de carreira internacional (22%). São cada vez menos, mostram os números compilados pela Hays, num inquérito realizado junto de 3.136 pro-fissionais qualificados (203 dos quais a trabalhar no estrangeiro) e 603 empre-gadores em Portugal.

A maior estabilidade da economia

nacional e o consequente efeito no mer-cado de trabalho português está não só a atrair de volta os talentos qualificados que partiram, como a estancar a fuga de cérebros dos últimos anos. Entre 2013 (o período mais crítico da crise nacio-nal e em que o desemprego superou os 16%) e este ano, a percentagem de profissionais com interesse ou disponi-bilidade para trabalhar no estrangeiro passou de 80% para 37%. Uma redu-ção de 43% que para Paula Baptista, directora-geral da Hays em Portugal, estará relacionada também “questões salariais mais atractivas em Portugal”. A líder da Hays realça que 2018 foi um ano de aumentos salariais em 74% das empresas, de benefícios (28%) e de pro-moções (48%). Um claro sinal da apos-ta das empresas na captação e retenção de talento.

Page 12: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptPUBLICIDADE12

IMOBILIÁRIAS Compra e venda de imóveis, serviços

e soluções para sua casa!

CAMPO DE SÃO FRANCISCO, 12-13 R/C Dto - P. DELGADA

SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Tel. 296 099 368 / 916 158 245E-mail: [email protected] | Web: www.houseclose.pt

Lice

nça

AM

I nº

1201

7

PUBPUB PUB PUB

PUBPUBPUB

Impermeabilização de telhados e fachadas

p çp ç

comércio ou habitação

916 410 [email protected]

Contactos:

Vila Franca do Campo

25 anos de experiência. Satisfação garantida.Peça o seu orçamento

Pintura de construção civilRestauração de todo o tipo de madeira

çç

PUB

ARRENDA-SE apartamento novo T2, mobilado, junto à praia dasMílicias, em condomínio privado.

Moradia T4 na Fajã Baixo, muito perto de escolas comércio e serviços.

Livramento - Pópulo

P.Delgada

PREÇO: 950.00€

PREÇO: 258.500€

Refª C00192

Refª C00194

Apartamento T4, vista privilegiada sobre o mar e centro urbano de Ponta Delgada.

São Sebastião

PREÇO: 270.000€

Refª C00201

Moradia T4 muito perto docentro de Ponta Delgada.

Moradia T2 remodelada, perto de Ponta Delgada.

P.Delgada

Fajã Baixo

PREÇO: 260.000€

PREÇO: 175.000€

Refª C00197

Refª C00196

PONTA DELGADA

PORTAS DA CIDADE

2 2 4 131

220

120

460

522

2 1 - 73

Licença AMI 7727

A. C. SAMPAIOMediação Imobilária, Soc. Unipessoal, Lda.

Rua Dr. Gil Mont Alverne Sequeira nº18 A9500-199 Ponta Delgada

(ao lado do Srº Santo Cristo)

296 286 444 966 265 628

www.acsampaio.com

(Ref. 1027) Moradia T5 em Ponta Delgada

(Ref.1028) Terreno nas Feteiras

(Ref.1029) Terreno em Água de Alto

(Ref.1032) Moradia na R. Grande

(Ref.1031) Prédio em Ponta Delgada

(Ref.1030) Moradia na Fajã de Baixo

Page 13: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt INTERNACIONAL 13

Governo francês recua e suspende aumento dos preços dos combustíveis

O Primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, confirmou ontem, durante uma reunião com deputa-dos, uma suspensão do aumento dos impostos sobre os combustíveis, uma grande reivindicação dos “coletes amarelos”.

Édoard Philippe tentou chegar a acordo com os manifestantes mas es-tes cancelaram as negociações, dizen-do estarem a ser alvo de ameaças de morte de extremistas.

Os protestos dos “coletes amare-los” assumiram grandes proporções e reflectem agora uma revolta mais ge-neralizada contra o Governo. O mo-vimento cresceu através das redes so-ciais e tem adeptos em todo o espectro político francês.

A violência resultante e o vandalis-mo, designadamente depois de está-tuas terem sido destruídas no Arco do Triunfo, em Paris, foram amplamente condenados.

O Presidente Emmanuel Macron acusa os seus opositores políticos de sequestrarem o movimento dos “co-letes amarelos” para bloquearem as suas reformas.

Quatro pessoas já morreram na se-quência dos confrontos entre a polícia francesa e os manifestantes do movi-mento “coletes amarelos”. A última foi uma idosa de 80 anos. A mulher, que vivia num apartamento em Marselha, no sul de França, morreu ao ser atin-

gida por uma granada de gás lacrimó-geneo enquanto fechava os estores de uma das janelas da sua casa.

Segundo escreve o i, a idosa ainda foi transportada para o hospital, mas acabou por falecer no bloco operatório, juntando-se a outras três vítimas mor-tais desde que os protestos contra o au-mento dos impostos dos combustíveis começaram há três semanas atrás.

A primeira vítima mortal foi re-gistada no primeiro dia de protestos,

há duas semanas atrás. Uma mulher levava os filhos ao médico quando, subitamente, se deparou com uma barricada na estrada e entrou em pâ-nico, acelerando e atropelando uma pessoa em Pont-de-Beauvoisin. Mar-cou o tom dos protestos, que, por essa altura, ainda se mantinham no geral pacíficos. A segunda vítima mortal teve uma morte similar. Um condu-tor de mota foi contra uma barricada, na região de Drome, no sul do país.

As barricadas nas estradas são uma das principais práticas dos manifes-tantes, principalmente no interior do país, com o objcetivo de bloquearem a economia e, assim, obrigarem o pre-sidente francês, Emmanuel Macron, a recuar no imposto. Por fim, a outra morte ocorreu no distrito de Arles, no departamento de Bocas do Ródano, entre Montepellir e Marselha, quando uma carrinha embateu num camião parado por causa das barricadas.

O Governo inglês tem o poder de suspender unilateralmente o proces-so do Brexit. Quem o diz são os prin-cipais consultores jurídicos da União Europeia (UE) numa avaliação tor-nada ontem pública.

No relatório preparado para o Tribunal Europeu em Estrasburgo, o advogado-geral disse que o Reino Unido poderá suspender a conta-gem decrescente legal de dois anos, invocada nos termos do artigo 50 do Tratado de Lisboa.

O Reino Unido tinha argumenta-

do que o artigo só poderia ser inter-rompido com o acordo dos restan-tes 27 Estados-membros da UE. Os juízes devem agora decidir se acei-tam o conselho do advogado-geral. Se aceitarem, o Parlamento inglês dispõe de mais um instrumento para pressionar o Governo. Com menos de quatro meses antes do prazo estabe-lecido para a saída do Reino Unido da UE, 29 de Março de 2019, as op-ções escasseiam em caso de chumbo parlamentar do acordo da Primeira-ministra Theresa May para o Brexit.

Reino Unido pode suspender unilateralmente processo do Brexit

As autoridades israelitas lançaram ontem o que apelidam de “operação para expor e neutralizar” túneis entre o Líbano e Israel, alegadamente esca-vados pelo grupo armado Hezbollah. A operação foi anunciada pelos militares israelitas via Twitter.

O tenente-coronel Jonathan Conri-cus disse à agência Reuters que a ope-ração só aconteceria no lado israelita da fronteira e que não iria estender-se ao Líbano. “Vemos as actividades do Hezbollah como uma violação flagran-te e grosseira da autoridade israelita”, acrescentou, cita o Expresso.

O porta-voz militar israelita, Avichay Adraee, acusou o Governo libanês de ser responsável pela construção dos túneis, dizendo que eles põem em risco os ci-dadãos do Líbano. No entanto, o portal de notícias online Tayyar noticiou que o exército israelita estava a escavar áreas opostas às aldeias libanesas de Kfarkela e Adaisseh, na fronteira sul.

Na noite passada, o Primeiro-minis-tro de Israel, Benjamin Netanyahu, via-jou até Bruxelas inesperadamente para se encontrar com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e in-forma-lo sobre a operação que arrancou na manhã desta terça-feira.

Muitos analistas relacionam a ope-

ração com as novas acusações de cor-rupção de que Netanyahu foi alvo, ar-gumentando que se destina a desviar as atenções dos mais recentes problemas com a justiça.

No Domingo, a polícia disse que a sua investigação tinha estabelecido uma base suficiente de provas para acusar o Primeiro-ministro e a sua esposa, Sara, de aceitação de suborno, fraude e que-bra de confiança.

O caso está relacionado com a gi-gante das telecomunicações do país, Bezeq. Pessoas próximas de Netanyahu terão promovido regulamentações no valor de centenas de milhões de dólares para a empresa em troca de uma cober-tura positiva do Primeiro-ministro no “site” de notícias subsidiário da Bezeq, o Walla.

Israel lança “operação para expor e neutralizar” túneis escavados pelo Hezbollah

Page 14: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptSAÚDE14

Um estudo recente, publicado na “BMJ”, confirmou que as bebidas com frutose podem aumentar o risco de dia-betes de tipo 2, mais do que outros ali-mentos que contenham também fructo-se.

O estudo, que foi liderado por John Sievenpiper, investigador no Hospital St. Michael, em Toronto, Canadá, pre-tendia analisar o impacto de diferentes alimentos com fructose sobre o controlo glicémico de pessoas com e sem diabe-tes.

Para a sua análise, a equipa de John Sievenpiper examinou os resultados de 155 estudos sobre o efeito de diferentes fontes de alimentos sobre os níveis de açúcar no sangue dos participantes. Os investigadores seguiram os participan-tes, alguns deles diabéticos, durante um período de até três meses.

Durante o período de acompanha-mento a equipa avaliou a hemoglobi-na glicada (quantidade de açúcar nos glóbulos vermelhos) e ainda os níveis de glicose e de insulina em jejum.

Os investigadores apuraram que a maioria dos alimentos que contêm fruc-tose não danificam os níveis de açúcar no sangue, se não tiverem calorias em exces-so. Alguns dos estudos tinham, contudo, evidenciado um efeito prejudicial sobre os níveis de insulina em jejum.

Com efeito, a equipa observou que a fruta e o sumo da mesma, que são ricos em fructose, poderão até beneficiar os níveis de açúcar no sangue e de insulina nos doentes com diabetes, desde que es-ses alimentos não contribuam para o ex-cesso de calorias.

Por sua vez, os alimentos pobres em

nutrientes e que somam um excesso de calorias, como bebidas e sumos com adi-ção de açúcar, exercem um efeito meta-bólico prejudicial.

Os investigadores especulam que o conteúdo mais elevado de fibra na fru-ta, por exemplo, poderá explicar par-cialmente esta diferença, pois tornam a

libertação da glicose mais lenta. A fruc-tose tem também um índice glicémico mais baixo do que o de outros hidratos de carbono. “Estes achados poderão aju-dar a orientar recomendações relativas a fontes alimentares importantes de fruc-tose na prevenção e gestão da diabetes”, concluiu John Sievenpiper.

Bebidas com fructose associadas a maiorrisco de diabetes de tipo 2

O antibiótico minociclina pode au-mentar a longevidade de nematodas e evitar a acumulação de proteínas, indi-cou um novo estudo, publicado na revis-ta “eLife”.

A acumulação de proteínas causa do-enças cerebrais associadas ao envelheci-mento, como Alzheimer e Parkinson.

Conduzido por uma equipa de inves-tigadores liderados por Gregory Solis, do Instituto de Investigação Scripps, EUA, o estudo revela um mecanismo protector que pode culminar em tratamentos para ajudar a prevenir as doenças neurodege-nerativas.

Para o estudo, a equipa testou 21 moléculas diferentes que prolongam a longevidade de nematodas C. elegans, tanto jovens como idosos. Apesar de todas as moléculas prolongarem a vida dos nematodas jovens, apenas uma, a minociclina, demonstrou prolongar a longevidade dos nematodas idosos.

Os investigadores procuram perceber a razão para apenas a minociclina fun-cionar nos C. elegans idosos. Para o efei-to, trataram vermes jovens e idosos com minociclina ou água e mediram, poste-riormente, as proteínas alfa-sinucleína e beta amiloide, que se acumulam com a doença de Parkinson e Alzheimer.

Independentemente da idade dos ne-matodas, os que tinham sido tratados com minociclina apresentavam uma me-nor agregação de ambas as proteínas à

medida que foram envelhecendo, mesmo sem a activação de respostas ao stress.

Ao tentarem perceber os mecanismos subjacentes aos achados, os investigado-res descobriram que a minociclina afecta directamente a maquinaria produtora de proteínas da célula, conhecida como ri-bossoma. Isto foi observado nos nemato-das e em células de ratinhos e humanas.

Finalmente, a equipa verificou se o efeito da minociclina alterava os níveis de proteínas e longevidade em nemato-das com maior ou menor actividade de produção de proteínas.

Os achados sugerem que a minocicli-na faz aumentar a longevidade através do controlo da produção de proteínas no ribossoma. “Identificámos a minociclina como um fármaco que pode aumentar a longevidade e melhorar o equilíbrio pro-teico em vermes”, concluiu Michael Pe-trascheck, autor sénior do estudo.

Minociclina pode proteger de doenças neurodegenerativasno envelhecimento Uma equipa de investigadores conse-

guiu fazer voltar a crescer pêlo em pele que tinha sido lesionada.

O achado de uma equipa de investiga-dores da Faculdade de Medicina da Uni-versidade de Nova Iorque Langone, EUA, permite também perceber melhor a razão pela qual o pêlo ou cabelo normalmente não volta a crescer em pele que tenha sido lesionada.

Adicionalmente, a descoberta pode ain-da conduzir, potencialmente, ao desenvol-vimento de melhores fármacos para resta-belecer o crescimento de pelo/cabelo.

Num estudo liderado por Mayumi Ito, os investigadores estudaram os efeitos de diferentes vias de sinalização sobre pele lesionada de ratinhos. Os ensaios tiveram como enfoque os fibroblastos, células se-gregadoras de colagénio, que é a proteína mais importante na manutenção da forma e força da pele e cabelo.

A equipa activou a via de sinalização so-nic hedgehog (SHH) que é utilizada pelas células para comunicarem entre si. Esta via de sinalização é muito activa durante as primeiras fases do crescimento humano intrauterino que é quando se formam os folículos de pêlo.

Contudo, a via de sinalização SHH permanece estanque na pele lesionada de adultos saudáveis. Os investigadores espe-culam que este facto poderá explicar a ra-zão pela qual não voltam a crescer folículos de pelo em pele nova, após uma lesão ou intervenção cirúrgica.

Mayumi Ito avançou que “os nossos resultados demonstram que a estimulação

dos fibroblastos através da via de sinaliza-ção SHH pode desencadear o crescimento de pelo nunca antes visto em cicatrizes”.

A investigadora explicou que conseguir voltar a fazer crescer cabelo em pele lesio-nada é uma necessidade sem resposta por parte da medicina devido à desfiguração causada por queimaduras, traumas e ou-tras lesões em milhares de pessoas.

Considerava-se que a cicatrização e acumulação do colagénio, durante o pro-cesso de cicatrização da pele lesionada, eram responsáveis pela impossibilidade de recuperação do pelo/cabelo.

“Agora sabemos que é um problema de sinalização em células que são muito acti-vas à medida que nos desenvolvemos no útero, mas menos em pele madura à me-dida que envelhecemos”, afirmou Mayumi Ito, acrescentando que não se evidencia-ram sinais de crescimento de pelo em pele não tratada.

Sucesso no crescimento de pêlo em pele lesionada

Page 15: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

Mecanismo Europeu de Estabilidade autoriza Portugal a reembolsar 4,7 mil milhões ao FMI

CLASSIFICADOS

1 EUR em EURArgentine Peso 41.319496 0.024202Australian Dollar 1.568079 0.637723Bahraini Dinar 0.428377 2.334394Botswana Pula 12.055616 0.082949Brazilian Real 4.307930 0.232130British Pound 0.891563 1.121626Bruneian Dollar 1.563857 0.639445Bulgarian Lev 1.955830 0.511292Canadian Dollar 1.511852 0.661440Chilean Peso 760.034673 0.001316Chinese Yuan Renminbi 7.892165 0.126708Colombian Peso 3637.048162 0.000275Croatian Kuna 7.430697 0.134577Czech Koruna 26.002229 0.038458Danish Krone 7.461308 0.134025Emirati Dirham 4.184078 0.239001Hong Kong Dollar 8.923657 0.112062Hungarian Forint 321.743966 0.003108Icelandic Krona 141.207083 0.007082Indian Rupee 81.003063 0.012345Indonesian Rupiah 16636.464197 0.000060Iranian Rial 47850.168285 0.000021Israeli Shekel 4.249065 0.235346Japanese Yen 128.765684 0.007766Kazakhstani Tenge 419.778731 0.002382Kuwaiti Dinar 0.346421 2.886661Libyan Dinar 1.596164 0.626502Malaysian Ringgit 4.762865 0.209958Mauritian Rupee 39.363590 0.025404Mexican Peso 23.005611 0.043468Nepalese Rupee 130.212424 0.007680New Zealand Dollar 1.665975 0.600249Norwegian Krone 9.710827 0.102978Omani Rial 0.438061 2.282789Pakistani Rupee 153.024668 0.006535Philippine Peso 59.457512 0.016819Polish Zloty 4.302413 0.232428Qatari Riyal 4.147051 0.241135Romanian New Leu 4.663602 0.214427Russian Ruble 74.751207 0.013378Saudi Arabian Riyal 4.272373 0.234062Singapore Dollar 1.563857 0.639445South African Rand 15.821817 0.063204South Korean Won 1285.002830 0.000778Sri Lankan Rupee 203.561025 0.004913Swedish Krona 10.291959 0.097163Swiss Franc 1.133110 0.882527Taiwan New Dollar 35.156189 0.028444Thai Baht 37.468011 0.026689Trinidadian Dollar 7.675912 0.130278Turkish Lira 6.039133 0.165587US Dollar 1.139300 0.877732Venezuelan Bolivar 11.378755 0.087883

O Mecanismo Europeu de Estabilida-de (MEE) anunciou ontem que Portugal tem autorização para proceder ao paga-mento antecipado ao FMI.

“O Conselho de Administração do Fundo Europeu de Estabilidade Finan-ceira (FEEF) decidiu hoje [Terça-feira] dispensar a obrigatoriedade de reembol-so dos empréstimos do FEEF, permi-tindo a Portugal proceder ao reembolso antecipado do seu empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI)”, lê-se no comunicado do mecanismo, citado pelo jornal Económico.

A instituição liderada por Klaus Re-gling dá assim luz verde para que Portu-gal reembolse os 4,7 mil milhões que ain-da deve ao FMI.

“O pagamento antecipado ao FMI irá gerar um benefício financeiro para Por-tugal, substituindo a dívida ao FMI por empréstimos no mercado de capitais a preços mais baixos”, disse Klaus Regling, CEO do FEEF.

O Governo português já tinha anun-ciado que queria pagar a totalidade do empréstimo do FMI até final do ano.

Esta autorização vem no entanto com um compromisso acoplado: Portugal terá de fazer pagamentos antecipados aos cre-dores institucionais europeus no montan-te de 2.000 milhões entre 2020 e 2023.

Portugal compromete-se a reembol-sar antecipadamente ao FEEF até dois mil milhões de euros entre 2020 e 2023, “após o pagamento integral do emprésti-mo ao FMI”.

Este compromisso está sujeito às condições de mercado e ao impacto na sustentabilidade da dívida nesse período.

Yves Rocher Quer ganhar dinheiro extra? Part time ou full time? Então contacte-me, estou a recrutar.Vendedora? Ou Consumidora? Você escolhe. Margem lucros atractivas + programas de boas vindasAproveita o catálogo de Natal =)TLM: 935218436

Moradia no Pico da Pedra, com quintal grandeTel: 296628003

Lote em Rabo de Peixe com projecto

de construção para moradia aprovadoTelf 296628001

Apartamento T1 bem localizado, perto P. Atlântico e escolas. Óptimo estado de conservação. Só particulares Tel. 915200237

Smart Fortwo Passion cdi Combustível: Diesel Cilindrada: 799 Cor da Carroçaria: Preto Ano: 2007 Km: 10490 Ar Condicionado, Caixa Automática e Vidros Eléctricos Tel: Júlio Reis - 967270315

Alugam-se Ao dia, quartos de luxo sitos à Estrada Regional da Ribeira Grande, Livramento Contactar: 910 038 400 / 296 703 773

Massagens terapêuticas e relaxantes Faço massagens terapêuticas e relaxantes num espaço agradável no núcleo urbano de Ponta Delgada. Sou massagista diplomado, com experiência, profissional, sério. Atendimento por marcação prévia. Para mais informa-ções visite o meu site da internet em www.ofinlandes.com, ou ligue-me, tlm 969587307

BEPA - Bolsa Emprego Público dos Açores (M/F) As ofertas de emprego/mobilidade disponibilizadas pelos departamentos da Administração Pública Regional

BEPA - Bolsa Emprego Público dos Açores (M/F) As ofertas de emprego/mobilidade disponibilizadas pelos departamentos da Administração Pública Regional

BEPA - Bolsa Emprego Público dos Açores (M/F) As ofertas de emprego/mobilidade disponibilizadas pelos departamentos da Administração Pública Regional

BEPA - Bolsa Emprego Público dos Açores (M/F) As ofertas de emprego/mobilidade disponibilizadas pelos departamentos da Administração Pública Regional

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt ECONOMIA/CLASSIFICADOS 15

Para mais informações www.bepa.azores.gov.pt

Psicologia Oferta nº 10140 - Contrato a termo resolutivo in-certo com vista ao provimento de 2 lugares de Técnico Superior afecto ao Hospital do Divino Espírito Santo - Ponta Delgada, EPE para a área Psicologia, publicitada a 2018-11-30

Recepcionista Oferta nº 10139 - Contrato por tempo indeterminado com vista ao provimento de 1 lugar de Assis-tente Técnico do quadro de Ilha das Flores afecto ao Posto de Turismo das Flores para a área Recepcionista de turismo da Direcção Regional do Turismo da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, publicitada a 2018-11-30

Direito Oferta nº 10138 - Contrato por tempo indeterminado com vista ao provimento de 2 lugares de Técnico Superior do quadro de Ilha do Faial para a área Direito afecto à Direcção Regional do Turismo da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, publicitada a 2018-11-30 (Retifica a oferta nº10137)

Radiologia Oferta nº 10136 - Contrato a termo resolutivo incerto com vista ao provimento de 1 lugar de Técnico de 2ª Classe afecto ao Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde para a área Radiologia do Serviço Regional de Saúde da Secretaria Regional da Saúde, publicitada a 2018-11-28 (Retifica a oferta nº9926)

Docente Francês Oferta nº 10135 - Contrato a termo resolu-

tivo com vista ao provimento de 1 lugar para Pessoal Docente, do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Cod. 320 - Francês, afecto à Escola Secundária da Lagoa para a área da Direcção Regional da Educação da Secretaria Regional da Educação e Cultura, publicitada a 2018-11-27

Docente Inglês Oferta nº 10134 - Contrato a termo resolutivo com vista ao provimento de 1 lugar para Pessoal Docente, do 2º Ciclo do Ensino Básico Cod. 220 - Português e Inglês, afecto à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico para a área Inglês da Direcção Regional da Educação da Secretaria Regional da Educação e Cultura, publicitada a 2018-11-26

Docente Informática Oferta nº 10133 - Contrato a termo resolutivo com vista ao provimento de 1 lugar para Pessoal Docente, do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Cod. 550 - Informática, afecto à Escola Secundária Manuel de Arriaga para a área Docência da Direcção Regional da Educação da Secretaria Regional da Educação e Cultura, publicitada a 2018-11-26

Docente Francês Oferta nº 10132 - Contrato a termo resolutivo com vista ao provimento de 1 lugar para Pessoal Docente, do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Cod. 320 - Francês, afecto à Escola Básica e Secundária da Povoação para a área Do-cente da Direcção Regional da Educação da Secretaria Regional da Educação e Cultura, publicitada a 2018-11-26

Terapia da Fala Oferta nº 10131 - Contrato por tempo indeterminado com vista ao provimento de 2 lugares de Técnico de 2ª Classe do quadro de Não aplicável afecto ao Hospital do Divino Espírito Santo - Ponta Delgada, EPE para a área Terapia da Fala da Empresas - EPE da Empre-sas - EPE

Enfermeiro Oferta nº 10130 - Contrato a termo resolutivo incerto com vista ao provimento de 1 lugar de Enfermeiro do quadro de Não aplicável afecto ao Hospital do Divino Espírito Santo - Ponta Delgada, EPE para a área da Empresas - EPE da Empresas - EPE, publicitada a 2018-11-23

Economia ou Gestão Oferta nº 10129 - Contrato a termo resolutivo certo com vista ao provimento de 2 lugares de Técnico Superior afecto à Fundação Gaspar Frutuoso para a área Economia ou Gestão, publicitada a 2018-11-22

Docente Educação Especial Oferta nº 10127 - Contrato a termo resolutivo com vista ao provimento de 1 lugar para Pes-soal Docente, de Educação Especial e/ou Apoios Educativos Cod. 700 - 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Se-cundário, afecto à Escola Básica e Secundária das Velas da Direcção Regional da Educação da Secretaria Regional da Educação e Cultura, publicitada a 2018-11-21

Page 16: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

Diário dos Açores137ANOS

Membro Honorárioda Ordem de Mérito

Governo dos AçoresEsta publicação tem o apoio do PROMEDIA - Programa Regional de Apoio à Comunicação Social Privada

Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Ponta Delgada

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptINFORMAÇÕES16

Propriedade: Empresa do Diário dos Açores, Lda.Editor: Empresa Diário dos Açores - Rua Dr. João Francisco de Sousa, nº 16 - 9500-187 Ponta Delgada São Miguel - AçoresRegisto na ERC n.º 100552 – NIPC: 512003300Conselho de Gerência: Américo Natalino Pereira Viveiros e Paulo Hugo Falcão Pereira de ViveirosSócio com mais de 5% do capital da empresa: Gráfica Açoreana, Lda.Sede e redacção: Rua Dr. João Francisco de Sousa nº.16, 9500-187 Ponta Delgada - Telefones: 296 709 887/ 888

Director: Paulo Hugo ViveirosDirector Executivo: Osvaldo CabralRedacção: Alexandra Narciso, Olivéria SantosPaginação: João Sousa, Flávio CordeiroDesign gráfico: Luís CraveiroRevisão: Rui Leite MeloFotografia: Pedro MonteiroServiços Administrativos: Lúcia MoreiraImpressão: Gráfica Açoreana, Lda. Rua Dr. João Francisco de Sousa nº. 16, 9500-187 Ponta Delgada

Internet: http://www.diariodosacores.ptE-mail geral: [email protected]: [email protected]

Preço avulso: 0.60 Euros – Assinatura mensal: 12 Euros - IVA incluído Tiragem desta edição: 3.350 exemplaresTiragem do mês anterior: 3.250 exemplares

Estatuto Editorial disponível na página da internet em www.diariodosacores.pt

INFORMAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA

TABELA DAS MARÉSBaixa-mar:

06:01 – 18:17Preia-mar:

12:04

FARMÁCIAS

INFORMAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA

Ponta Delgada - 296 282 022, 296 205 500 e 296 629 630Trânsito - 296 284 327R. Grande 296 472 120, 296 473 410Lagoa - 296 960 410Vila Franca - 296 539 312Furnas - 296 549 040, 296 540 042Povoação - 296 550 000, 296 550 001, 296 550 005 e 296 550 006Nordeste - 296 488 115, 296 480 110, 296 480 112 e 296 480 118Maia - 296 442 444, 296 442 996R. Peixe - 296 491 163, 296492033Capelas - 296 298 742, 296 989 433Santa Maria - 296 820 110, 296 820 111, 296 820 112 e 296 820 110

Ponta Delgada - Urgência 296 301 301Normal 296 301 313Ginetes - 296950950Nordeste - 296488111Vila Franca - 296539900Ribeira Grande: 296 472318, 296 470100Lomba da Maia - 296446017, 296446175Povoação - 296 550050, 296 550052Centro de Enfermagem Bombeiros de Ponta DelgadaTodos os dias das 17h00 – 20h00Incluindo Sábados, Domingos e Feriados

HOSPITAISPonta Delgada - 296 203 000 Nordeste - 296 488 318 - 296 488 319Vila Franca - 296 539 420R. Grande - 296 472 128 - 296 472727Povoação - 296 585 197 - 296 585 155

POLÍCIA

296 285 399 (número regional)707 20 00 77 (número único)[email protected].ª a 6.ª das 9:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30

GABINETE DE APOIO À VÍTIMA

BIBLIOTECAS

POLÍCIA MUNICIPALRua Manuel da Ponte, n.º 349500 – 085 Ponta DelgadaTel. 296 304403/91 7570841Fax: 296 304401 E-Mail: [email protected]

MARINHACentro de Coordenação de Busca e Salvamento Ma-rítimo (MRCC Delgada)Tel. 296 281 777Polícia Marítima de Ponta Delgada (PM Delgada)Tel. 296 205 246

MUSEUS

MISSAS

SERVIÇOS CULTURAIS

Ponta Delgada Museu Carlos Machado

Inverno (de 1 de outubro a 31 de março)Terça a domingo, das 9h30 às 17h

Verão (de 1 de abril a 30 de setembro)Terça a domingo, das 10h às 17h30

Museu Hebraico Sahar Hassamaim de Ponta Delgada - Portas do Céu (Sinagoga)

Segunda a Sexta, das 13h00 às 16h30Museu Militar dos AçoresDias úteis: 10h00 - 18h00

Fim-de-semana: 10h00 - 13h30 / 14h30 - 18h00Encerra aos feriados

Museu Municipal do NordesteAberto de 2.ª a 6.ª das 09h00

às 12h00 e das 13h00 às 16h00

Ponta Delgada

Centro Municipal de CulturaHorário das Exposições

2.ª feira - das 09h00 às 17h003.ª à 6.ª feira das 9h00 às 19h00 Ao Sábado das 10h00 às 17h00

Aos Domingos e Feriados abertura condicionada à programação

Ribeira Grande

Centro Comunitário e de Juventudede Rabo de Peixe

Teatro RibeiragrandenseHorário da 2ª a 6ª das 9h às 17h

PORTO DE ABRIGOEstação Costeira Porto de AbrigoTel. 296 718 086

Ribeira Grande Museu Municipal

Museu “Casa do Arcano”Museu da Emigração AçorianaMuseu Vivo do Franciscanismo

Casa Lena GalAberto de 2ª a 6ª - 09.00/17.00H

BOMBEIROS

Ponta Delgada De 2.ª a 6.ª das 9h00 às 19h00 Sábado das 14h00 às 19h00

Biblioteca Municipal Ernesto do CantoRua Ernesto do Canto s/n 9500-313 Tel: 296 286 879; Fax: 296 281 139

Email: [email protected]ário: 2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h00

Horário de verão (durante as férias escola-res): 2ª a 6ª feira das 8h30 às 16h3

Ribeira GrandeArquivo Municipal; Biblioteca Municipal

De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 17h00

ASSOCIAÇÃO DE TÁXIS DE SÃO MIGUEL

(INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA)

Central 296 30 25 30296 20 50 50

296 38 200096 29 59 25591 82 52 777

TÁXIS

JOGOS SANTA CASA

Semana >> 08h00 – Santuário do San-to Cristo 08h30 – Matriz de 2ª a 6ª feira 09h30 – Fajã de Cima (3ª a 6ª) 12h30 – Matriz 17h30 - Casa Saúde Nossa Se-nhora da Conceição (excepto segunda e sexta-feira). 18h00 – Igreja do Imaculado Coração de Maria 18h30 - Matriz; São José; 19h00 – São Pedro; Igreja Nª Sra. de Fátima -Lajedo; Santa Clara; Fajã de Baixo (3ª e 5ª); Saúde - Arrifes - (3ª e 5ª); Milagres - Arrifes - (4ª e 6ª).

Sábado >> 12h30 - Matriz 17h – Clínica do Bom Jesus 17h30 – Igreja do Cora-ção Imaculado de Maria; Capela de São João de Deus -Fajã de Baixo; Casa Saú-de Nossa Senhora da Conceição. 18h00 – São José; Sete Cidades, Feteiras, Saúde - Arrifes. 18h30 – Matriz; Santa Clara; Fajã de Baixo. 19h00 - Igreja Nª Sra. de Fátima; Mosteiros, São Pedro; Relva; São Roque, Candelária; Ginetes 19h30 - Fajã de Cima; Milagres - Arrifes. 20h00 - Covoada.

Domingo >> 08h00 – Santuário Santo Cristo; Saúde – Arrifes, Mosteiros 09h00 – Igreja Senhora das Mercês; Clínica do Bom Jesus; Fajã de Baixo; Piedade - Arrifes. 09h30 - Piedade – Arrifes; 10h00 – Matriz; Igreja Coração Imaculado de Maria – São Pedro; Santa Clara; Mi-lagres – Arrifes 10h30 – Capela de São João de Deus - Fajã de Baixo; Covoada; Hospital Divino Espírito Santo; Várzea; Sete Cidades, Candelária, Milagres - Arrifes; Casa Saúde Nossa Senhora da Conceição. 11h00 – São José; São Pedro; Fajã de Cima 11h30 - Santa Clara; Fajã de Baixo; São Roque 12h00 – Santuário Santo Cristo; Matriz; Relva; Mosteiros; Ginetes, Feteiras; Saúde - Arrifes; Igreja Nª Sra. de Fátima Lajedo. 12h15 – Igreja de São Gonçalo - São Pedro 17h00 – Ma-triz 18h00 – São José 18h30 – Fajã de Baixo 19h00 – São Pedro

COLISEU MICAELENSE

TEATRO MICAELENSE

JOGOS SANTA CASA

Contactos Biblioteca e Museu do Trigo da PovoaçãoPrevistoFuncionamento:De Segunda a Sexta das 09h00 às 17h00

Museu do Trigo – Povoação – São Miguel Junto à Ribeira dos Bispos, entre as Lombas do

Loução e AlcaideHorário de FuncionamentoDe Segunda a Sexta das 09h00 às 17h00Sábados, Domingos e Feriados 11h00 às 16h00

CINEMACINEPLACE PARQUE ATLÂNTICO

GNRLargo Dr. Manuel Carreiro, 9504-514 Ponta DelgadaTelFixo: 296 306 580 / Fax: 296 306 598Email: [email protected]

Ponta Delgada – Farmácia Pacheco de MedeirosRua Açoreano Oriental 12Telefone: 296285062

Ribeira Grande - Farmácia CentralRua S. Francisco 19-23Telefone: 296473135

Sala 1Ralph vs Internet 2D (VP)

12:40**, 15:00, 17:20

Ralph vs Internet 3D (VP)19:40

Carga 2D22:00, 00:20*

Sala 2Grinch 2D (VP)

13:10**, 15:10, 17:10, 19:20

Bohemian Rhapsody 2D21:20, 00:10*

Sala 3O Quebra-Nozes e os Quatros Reinos

2D (VP)14:00**

Monstros Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald 2D

16:10, 18:50, 21:30, 00:05*

Sala 4Robin Hood

14:10**, 16:40, 19:10, 21:40, 00:10*

* Sessão Válida Sex, Sáb e Vésperas de Feriado ** Sessão Válida Sab, Dom e Feriado

EuromilhõesPróximo sorteio Terça-feira

€ 57.000.000Último sorteio 30/11/2018

3 10 12 23 26 + 1 12

M1lhãoPróximo sorteio Sexta-feira

€ 1.000.000Último sorteio 30/11/2018

JLR 23645

TotolotoPróximo sorteio Quarta-feira

€ 2.400.000Último sorteio 01/12/2018

12 17 22 40 47 + 9

Lotaria clássicaPróxima extração 10/12/2018

€ 600.000Última extração 26/11/2018

1º Prémio 08952

Lotaria popularPróxima extração 06/12/2018

€ 75.000Última extração 29/11/2018

1º Prémio 52193

TotobolaPróximo concurso Domingo

€ 12.000Último concurso 02/12/2018

211 221 211 X2X1 1

Totobola extraPróximo concurso Quarta-feira

€ 42.000Último concurso 29/11/2018

11X 221 11X X122 1

EFEMÉRIDES1492 - Cristovão Colombo, na sua pri-

meira viagem, descobre a ilha que os indí-genas chamavam Quisqueya, chamando-a La Spanhola.

1797 - Napoleão Bonaparte chega a Paris (França) para comandar o exército na tentativa de invadir a Grã-Bretanha.

1829 - Juan Manuel de Rosas assume o poder no país durante 17 anos, depois de vários anos de guerra civil Argentina.

1956 - Forças britânicas e francesas iniciam a retirada do território egípcio.

1985 - A Grã-Bretanha decide retirar-se da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

1989 - O antigo líder do partido comu-nista da República Democrática (RDA), Erich Honecker, e outros membros da direcção deposta do partido são colocados

sob prisão domiciliária. 1994 - Entra em vigor o tratado de

desarmamento estratégico Start 1, após a Ucrânia ter decidido tornar-se num estado não-nuclear. O Start-1 fora assinado em 1991, entre os EUA e a URSS.

2007 - Morre Karlheinz Stockhausen, compositor alemão.

2013 - Morre o Primeiro Presidente negro sul africano, Nelson Mandela, aos 95 anos de idade.

Pensamento do dia: “O que é viajar? Mudar de Lugar? De maneira nenhuma. Viajar é mudar de opinião e perder pre-conceitos” - Anatole France (1844-1924) - Escritor francês.

Tricentésimo trigésimo nono dia do ano. Faltam 26 dias para acabar 2018.

PASSAT – Em viagem de Lisboa para Leixões chegando hojeMONTE BRASIL – Nas Flores e Praia da

VitóriaPONTA DO SOL – Na Praia da Vitória largando para Ponta DelgadaS. JORGE – Na Graciosa largando para Ponta Delgada

INSULAR – Em Lis-boaLAURA S – Em Horta

largando para a Praia da Vitória

FURNAS - Na Praia da Vitória, saindo às 23 hrs para Vila do PortoCORVO - Em Leixões, saindo às 20hrs para Lisboa

BAÍA DOS ANJOS: Vila do Porto para Pon-ta Delgada

MOVIMENTO MARÍTIMONAVIOS DA

TRANSINSULAR

NAVIOS DA MUTUALISTA

AÇOREANA

Transporte Marítimo Parece Machado, Lda

Azores AirlinesChegadas a Ponta Delgada de:Lisboa: 07:55, 14:30, 23:20Porto: 14:10

Toronto: 06:15

Partidas de Ponta Delgada para:Boston: 15:45Lisboa: 07:30, 17:55Porto: 08:45Toronto: 16:00

Air AçoresChegadas a Ponta Delgada de:Horta: 17:00Pico: 11:00Santa Maria: 17:10Terceira: 07:40, 14:20, 14:35, 18:55

Partidas de Ponta Delgada para:Horta: 11:30Pico: 08:50Santa Maria: 15:50Terceira: 08:20, 08:30, 13:20, 18:15

TAPChegadas a Ponta Delgada de:Lisboa: 12h40 e 23h45Porto: 14h45

Partidas de Ponta Delgada para:Lisboa: 07h00 e 13h30Porto: 15h35

MOVIMENTO AÉREO

CLÁSSICOS DE NATAL9 DE DEZEMBRO - 17H00

CINEMA: “SÃO JORGE”5 DEZEMBRO - 21H30

Page 17: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt DESPORTO 17

Clube Naval de Ponta Delgada com bons resultados em Abrantes

A equipa feminina do Clube Naval de Ponta Delgada esteve presente no Cam-peonato Nacional de Clubes - 3.ª divisão em Abrantes, que se realizou no passado dia 1 de Dezembro. Neste campeonato

participaram 64 equipas, 32 masculinas e 32 femininas, num total de 429 nada-dores. O objectivo principal era a obten-ção de recordes pessoais, aliando se pos-sível a manutenção na 3.ª divisão.

Assim, pode ler-se na nota enviada pelo Clube Naval de Ponta Delgada, “o balanço foi muito positivo, pois nas 13 provas nadadas, foram batidos 11 recor-des pessoais e alcançado o 27.º lugar e correspondente manutenção por 2 luga-res”.

Com os resultados obtidos, a treina-dora Carolina Costa Matos faz um ba-lanço muito positivo, pois as nadadoras conjugaram os dois objectivos definidos antes do campeonato.

O Clube foi representado por Ana Marta Resendes, Ana Sofia Dias, Maria Isabel Gomes, Margarida Garcia, Marta Brites e Sofia Santos. As nadadoras Ma-ria Isabel Gomes e Marta Brites foram as nadadoras mais novas a participar nes-tes campeonatos, havendo apenas mais 5 nadadoras nascidas em 2006, num to-tal de 206 nadadoras inscritas, uma vez que este campeonato é absoluto. Estas nadadoras, bem como Sofia Santos es-trearam-se num Campeonato Nacional

de Clubes e revelaram imensa responsa-bilidade, ao alcançarem em todas as pro-vas que nadaram, recordes pessoais.

A nadadora Margarida Garcia alcan-çou recorde pessoal nos 100 metros Li-vres, ao realizar o primeiro percurso da estafeta 4x100m livres feminino, prova em que o CNPDL assegurou a manuten-ção, com o 22° lugar.

Lê-se na mesma nota que “para es-tes resultados, foi determinante a expe-riência transmitida pela nadadora Ana Marta Resendes, que contribuiu de for-ma determinada para a manutenção do CNPDL na 3.ª divisão”.

Em termos individuais, destaque para a classificação obtida por Marta Brites aos 50 metros Livres, que ficou em 6.º lugar com o tempo de 28”07, ficando a cerca de meio segundo do recorde nacio-nal de infantil A, que é de 27”56. Tam-bém mereceu destaque Ana Sofia Dias, pelo 8.º lugar alcançado aos 100 metros Bruços.

Mais de um milhar de atletas na 55ª Corrida São Silvestre da Cidade de Ponta Delgada

A 55ª Corrida São Silvestre da Cida-de de Ponta Delgada Santander Totta irá voltar a encher, no mês de Dezem-bro, a Cidade de Ponta Delgada, com mais de um milhar de atletas. A prin-cipal partida está marcada para dia 15 de Dezembro, Sábado antes do Natal, como tradicionalmente, para as 19h00.

Como tem vindo a ser habitual, e por ser uma forma que a organização encontrou para incluir todas as idades, pelas 18h30 irá decorrer a partida dos mais pequenos, onde atletas dos 0 aos 15 anos (benjamins A e B, infantis e ini-ciados) irão percorrer um percurso de 1300 metros e terminar na meta da São Silvestre de Ponta Delgada.

A maior corrida dos Açores já conta com mais de 1100 atletas inscritos, ten-do recebido até dia 20 de Novembro, data que terminava a inscrição para o dorsal personalizado, 952 inscrições. Homens e mulheres, mais velhos ou mais novos terão prémios iguais, assim como distâncias. Esta foi uma inovação da passada edição que a organização quer manter.

Este ano a Corrida São Silvestre da Cidade de Ponta Delgada Santander Totta irá ter como embaixadora a atleta de marcha Ana Cabecinha, atleta inter-

nacional que virá para o tiro da 55ª edi-ção da segunda São Silvestre mais anti-ga do país e falar, junto dos mais novos, nas escolas, sobre a sua carreira, os seus treinos e os valores do desporto.

A organização acredita que haverão mais inscrições à ultima da hora, mas chama a atenção que este ano as ins-crições fecham no dia 13 de Dezembro, Quinta-feira. No dia da prova apenas

será possível levantar dorsal, até uma hora e meia antes da partida. O custo da inscrição são 5 euros com direito a Dorsal, T-shirt e um lanche no final da prova.

Atletas reconhecidos na XIII Gala de Ciclismo 2018O Centro Cultural e Cívico de Santa

Clara, em Ponta Delgada, acolheu no passado dia 30 de Novembro a “XIII Gala do Ciclismo 2018”.

Como habitualmente, foram distin-guidos os atletas que foram ao pódio nas diversas categorias das Taças de São Miguel de XCO, Enduro, DHI e Estra-da. O programa Cycl’in Azores mereceu também destaque.

Um dos pontos altos desta gala pren-deu-se com a entrega das jerseys de cam-peão regional nas vertentes de XCO e DHI bem como o resumo do que foram as participações dos atletas desta asso-ciação nas provas nacionais deste ano.

A ocasião foi igualmente aproveitada pela Associação de Ciclismo dos Açores para enaltecer e agradecer publicamente as diversas pessoas e entidades (públi-

cas e privadas) que tornaram possível a concretização de todos os projectos e provas em 2018.

Como habitualmente, foi também anunciado o calendário de provas para 2019.

O ciclismo tem sido uma modalida-de que tem vindo a crescer nos Açores, contando, actualmente, com 536 atletas e 23 clubes federados.

Page 18: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.ptTELEVISÃO18

ESTATUTO EDITORIAL

O Diário dos Açores é um jornal centenário de edição diária, de informa-ção regional, independente, livre e regi-do por critérios de rigor.

O Diário dos Açores assume os princípios fundadores da Civilização Ocidental, perseguindo o ideal europeu.

O Diário dos Açores orienta-se pe-los valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.

O Diário dos Açores quer contri-buir para uma opinião pública informa-da e interveniente. Valoriza a discussão franca, considerando que a existência de uma opinião pública informada é a base essencial para o exercício dinâmico da democracia.

O Diário dos Açores dirige-se a um público de todos os meios sociais e de todas as profissões.

O Diário dos Açores procurará fór-mulas atrativas e pertinentes de apresen-tação da informação, mas dispensando o sensacionalismo.

O Diário dos Açores acompanha o processo de mudanças tecnológicas e está atento à inovação, promovendo a interação com os seus leitores.

O Diário dos Açores assume o compromisso de dar cumprimento rigo-roso aos princípios deontológicos e éti-cos respeitantes à actividade jornalística, fazendo valer os Direitos inerentes ao livre exercício da prática informativa num Estado de Direito Democrático, sendo veículo de transmissão de opi-nião, desde que tal expressão não viole o cumprimento rigoroso de normas legais aplicáveis à comunicação social.

Qualquer alteração à programação que publicamos é da responsabilidade das respectivas estações

CARNEIRO(21/03 a 20/04)

BALANÇA(23/09 a 23/10)

TOURO(21/04 a 20/05)

ESCORPIÃO(24/10 a 21/11)

GÉMEOS(21/05 a 20/06)

SAGITÁRIO(22/11 a 20/12)

CARANGUEJO(21/06 a 22/07)

CAPRICÓRNIO(21/12 a 19/01)

LEÃO(23/07 a 22/08)

AQUÁRIO(20/01 a 19/02)

VIRGEM(23/08 a 22/09)

PEIXES(20/02 a 20/03)

Nesta fase de grande prosperidade, po-derá ultrapassar qualquer mal-entendido e conseguirá reestabelecer relações im-portantes para a sua evolução.

Poderá haver tendência para alguma dis-persão, relativamente a assuntos ou acon-tecimentos, o que poderá constituir uma pequena preocupação para si.

É um período de grande energia, em que poderá sentir uma motivação especial para trabalhar. Mas procure, também, prestar atenção à vida familiar.

O regente Mercúrio influencia uma co-municação mais objetiva e poderá tirar beneficio desta situação para encontrar apoios valiosos para a carreira.

Aproveite a energia libertadora para conversar, entender as pessoas e ul-trapassar quaisquer mal-entendidos, de forma a harmonizar o seu inte-rior.

Contrarie qualquer eventual sinal de desmotivação ou cansaço e através do pensamento procure concentrar a sua energia para pensamentos otimistas.

Durante esta influência poderosa de Saturno, evite atitudes precipitadas ou impulsivas que poderão prejudicar esta fase de regeneração da sua vida.

O seu maior sentido de liberdade é manter-se leal aos seus pensamentos (originais) e procurar objetivamente contribuir para o progresso do mun-do.

Neste momento afirmativo e de maior autoconfiança, procure estabelecer prio-ridades de modo a poder finalmente ma-terializar os seus sonhos adiados.

Procure usar de alguma objetividade e discuta abertamente os problemas com os seus colegas de trabalho, de modo a evitar conflitos desnecessários.

É o momento adequado para iniciar um projeto ou estabelecer um contato, fun-damental para o desenvolvimento de ati-vidades que trazem crescimento.

É possível que experimente alguma in-decisão em relação ao caminho a seguir, mas unificando o pensamento e o senti-mento sairá da dualidade interior.

signos

Astrólogo Luís Monizsite:http://meiodoceu-com-sapo-pt.webnode.pt

21:45 - Vidas Opostas - Ep. 206 - TVI

03:17 Portugueses Pelo Mundo T4 - Ep. 8

04:01 Bem-Vindos A Beirais T3 - Ep. 32

04:49 Os Nossos Dias T1 - Ep. 196

05:32 Repórter África06:00 Espaço Zig Zag10:00 Música Maestro -

Ep. 1111:00 Magnífica Itália -

Ep. 5211:30 Literatura Aqui T4

- Ep. 3412:00 Bob´s Burgers T1

- Ep. 1013:00 Sociedade Civil

T14 - Ep. 16914:00 A Fé Dos Homens14:30 Magnífica Itália -

Ep. 5715:00 Abençoada pelos

Vulcões - A Vida Marinha das Ilhas Izu, Japão

16:00 Zig Zag20:30 Jornal 221:12 19-2 T2 - Ep. 422:10 Portugal Culto E

Oculto - Ep. 7Série de 10 episódios sobre espiritualidade retratada através da história e das estórias de algu-mas das ordens espirituais e reli-giosas existentes em Portugal. Uma viagem conduzida pelo historiador João Rodil e pela jornalista Rita Saldanha.

22:40 Cinemax T7 - Ep. 40

23:35 Sociedade Civil T14 - Ep. 169

00:35 Biosfera T16 - Ep. 39

01:05 Euronews

05:30 Diário Da Ma-nhã

09:10 Você Na TV!12:00 Jornal Da Uma13:00 À Flor da Pele13:30 Remédio Santo

- Ep. 2315:23 A Tarde É Sua18:00 Jornal Das 819:00 Liga Dos Cam-

peões21:00 A Teia - Ep. 14

António e Mar-garida entram no banco. António está impaciente, dispara para o ar várias vezes e gera-se o pâ-nico. Margarida revela que tem um colar-bomba e exige que lhe dêem o que eles querem ou vai tudo pelo ar.

22:15 Love On Top 5 - Directo

23:15 Love On Top 5 - Diário

23:30 1000 À Hora01:00 Anjo Meu - Ep.

31602:45 Amanhecer -

Ep. 3304:00 TV Shop

05:00 Edição Da Ma-nhã

08:00 Alô Portugal09:00 Queridas

Manhãs T5 - Ep. 194

12:00 Primeiro Jornal13:30 Mar Salgado T1 -

Ep. 18414:30 Coração D’Ouro

- Ep. 10615:30 Júlia T1 - Ep. 3917:00 Gabriela - Ep. 3718:00 Casados à

Primeira Vista - Diários T1 - Ep. 31

19:00 Jornal Da Noite20:45 Alma e Coração -

Ep. 70Visivelmente embriagado e drogado, Paulo vai à casa de Francisca e André e força-a a ter sexo. Francisca consegue esca-par mas ele agri-de-a com raiva. No entanto, o que Paulo não sabe é que Francisca faz uma chamada para o 112 e tudo o que se está a passar fica gravado.

21:45 Vidas Opostas - Ep. 206

22:45 Segundo Sol - Ep. 87

23:45 Passadeira Ver-melha T5 - Ep. 218

00:45 Vamos Jogar! T1 - Ep. 66

02:30 Investigação Criminal: New Orleans T2 - Ep. 7

03:30 Televendas

05:00 Manchetes 305:30 Bom Dia Portu-

gal09:00 Praça da Ale-

gria12:00 Jornal da Tarde13:15 Sinais De Vida -

Ep. 6814:00 Agora Nós16:30 Portugal em

Directo18:00 O Preço Certo18:45 Direito de Ante-

na18:59 Telejornal20:00 Parque Mayer -

Making OfMaking of do filme português, ‘Parque Mayer’, que estreia dia 6 de dezembro nos cinemas. Os bastidores, conversas com os actores sobre as suas perso-nagens e todo ambiente vivido nas filmagens.

20:30 Joker21:30 Cá Por Casa

com Herman José

22:45 Circo Paraíso T1 - Ep. 13

23:30 Segurança Nacional

00:30 Capitão Alatris-te T1 - Ep. 6

01:30 Janela Indiscre-ta

02:00 Grande Entre-vista

03:00 Televendas

18:00 - O Preço Certo - RTP1

Previsão do estado do tempo nos Açores

GRUPO ORIENTAL

Céu geralmente pouco nublado.

Vento fraco (05/10 km/h).

ESTADO DO MAR

Mar encrespado.

Ondas noroeste de 2 a 3 metros, diminuindo para 1 a 2 metros.

Temperatura da água do mar: 19ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Ponta Delgada: 12 / 18ºC

GRUPO OCIDENTAL

Períodos de céu muito nublado com boas abertas.Vento sudoeste moderado (20/30 km/h), tornando-se fresco (30/40

km/h) com rajadas até 50 km/h.ESTADO DO MAR

Mar cavado.Ondas norte de 2 a 3 metros, passando a oeste.

Temperatura da água do mar: 18ºCTEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Santa Cruz das Flores: 15 / 20ºC

GRUPO CENTRAL

Períodos de céu muito nublado com boas abertas.Vento fraco (05/10 km/h), bonançoso a moderado (10/30 km/h) de

sudoeste.ESTADO DO MAR

Mar encrespado, tornando-se de pequena vaga.Ondas noroeste de 2 a 3 metros, passando a oeste.

Temperatura da água do mar: 18ºCTEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Horta: 14 / 19ºCAngra do Heroísmo: 12 / 18ºC

I n f o r m a ç ã o d o I n s t i t u t o P o r t u g u ê s d o M a r e d a A t m o s f e r a

Frente fria Frente quente Frente Oclusa Frente EstacionáriaCentro de Alta Pressão

Centro de Baixa Pressão

05:40 Brainstorm06:20 Portugueses

pelo Mundo07:05 Maternidade08:00 Açores Hoje - T

0609:30 RTP3 / RTP

Açores13:00 Jornal da Tarde

- Açores13:20 RTP3 / RTP

Açores16:00 Notícias do

Atlântico- Aço-res

16:30 Paraíso17:00 Açores Hoje - T

0618:30 Madeira Natura19:10 As Receitas Lá

de Casa20:00 Telejornal Aço-

res20:45 Prova das 922:10 Brainstorm22:40 4Play23:00 Maternidade00:00 Notícias do

Atlântico- Aço-res

00:30 Paraíso01:00 Açores Hoje - T

0602:30 Madeira Natura03:10 As Receitas Lá

de Casa04:00 Telejornal Aço-

res04:45 Prova das 9

15 / 20ºC14 / 19ºC

12 / 18ºC12 / 18ºC

2 a 3 metros 2 a 3 metros 2/3 – 1/2 metros

20/30 km/h10/30 km/h

05/20 km/h

Page 19: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

5 de Dezembro 2018 . www.diariodosacores.pt REGIONAL/PUBLICIDADE 19

O índice depressivo de uma pes-soa após assistir a um Telejornal de cobertura nacional/internacional (os de abrangência local/regional respondem a directrizes menos fa-talistas) é igual ou mesmo superior ao de alguém que é acometido pela notícia da morte de um seu conhe-cido. Esta é a conclusão mais rele-vante do estudo “O impacto dos “Mass Media” na saúde mental do

Sec. XXI”, levado a cabo pela Universidade de Bergen, na Noruega.De forma consciente ou inconsciente, as tragédias que nos são impingidas

a todo o momento via televisão, rádio, redes sociais, jornais (etc.), deixam marcas emocionais profundas, geradoras de traumas que arrastamos para as nossas vidas pessoais, familiares e profissionais, aumentando dessa forma o índice de sofrimento colectivo da sociedade.

Segundo Keith Ablow, conceituado psiquiatra norte-americano, “os ór-gãos de comunicação transformaram-se em vampiros emocionais. Quando as populações entenderem quão manipuladas estão a ser, entraremos então numa nova era civilizacional!”.

Mais vale prevenir que remediar!Por Cristina Valverde

Estudante de Enfermagem

Minuto de Saúde “Mass Media”ou vampiros emocionais?

Género:ComédiaLançamento:6 de Novembro de 2014Classificação: +12

Seu Nazir (Otávio Augusto), um árabe há muitos anos radi-cado no Brasil, é dono da “Casa São Jorge”, uma loja onde se vende de tudo um pouco, mas que sofre uma forte quebra nos lucros quando na vizinhança começam a abrir Lojas de Chi-neses a um ritmo verdadeira-mente alucinante.

Ao constatar o facto, Francis (Regina Casé) - fiel funcioná-ria do estabelecimento - ten-ta ajudar o patrão a recuperar mercado e inicia uma investi-gação que visa descobrir por-que motivo consegue a concor-rência oriental vender a preços

tão mais acessíveis que os deles.Uma comédia leve e despretensiosa, mas com um grande sentido de opor-

tunidade no que toca à temática, que assola milhares de pequenos/médios comerciantes um pouco por todo o planeta.

Por Henrique Vasconcelos

Made in China

A urodeputada Sofia Ribeiro defen-deu mais fiscalização e a aplicação de sanções em casos irregulares de trans-porte animal com fins económicos. A so-cial democrata falava na apresentação do relatório sobre o transporte animal, do qual é relatora do Partido Popular Euro-peu (PPE), na reunião da Comissão par-lamentar de Agricultura, em Bruxelas.

Sofia Ribeiro começou por confessar que “preferia ler um documento mais equilibrado”. “Quem lê este documento não percebe que a União Europeia é, de longe, a entidade que melhor protege os seus animais”, sendo “um exemplo para o resto do mundo”.

No entanto, para a eurodeputada, a directiva “carece de ser reforçada ao ní-vel da sua implementação”. É necessá-rio apostar na “fiscalização e na aplica-ção de sanções e coimas, que devem ser dissuasoras”, dando nota que “são quase sempre os mesmos a prevaricar”.

“Por termos um animal doente no transporte, não quer dizer que todo o transporte seja mau; por termos um animal que morre no transporte, não podemos banir o transporte animal. Em termos proporcionais, se banirmos o transporte animal por mortes na estrada, então há muito tempo que não podiam circular seres-humanos nas auto-estra-das europeias”, advertiu a eurodeputada. “Este é um fundamentalismo que não

posso aceitar”.Em relação ao transporte marítimo, a

deputada açoriana afirmou “a necessida-de de dotar, quer as embarcações quer os portos, de melhores condições associa-das ao bem-estar animal”; a necessidade de aumentar os “meios e condições nos controlos fronteiriços”; bem como asse-gurar uma “maior e melhor cooperação entre a União Europeia e os países im-portadores de animais europeus”. “Te-mos de garantir que os nossos animais chegam ao seu destino, seja ele qual for, em boas condições de saúde e bem-es-tar”, frisou.

No que concerne ao transporte transfronteiriço, a eurodeputada defen-deu que “é fundamental uma melhor e mais célere troca de informações entre os Estados-Membros e países terceiros”, dispondo de recursos tecnológicos auxi-liares.

A terminar a intervenção, Sofia Ribei-ro pediu que não se continue “a sobrecar-regar os agricultores com mais burocra-cia nem com mais condicionalidades” e que não se exija para os animais “padrões superiores aos seres-humanos ou até aos dos próprios condutores”. “Gostaria de ver salvaguardado que os agricultores são quem melhor trata os animais”, sen-do esta uma “condição fundamental de um relatório da comissão de agricultu-ra”, finalizou Sofia Ribeiro.

Sofia Ribeiro defende boas condições de saúde e bem-estar no transporte animal

Missa do 7.º Dia

Roberto Filipe Dias MonizA família de Roberto Filipe Dias Moniz, comunica que manda celebrar uma missa no dia 6

de Dezembro, pelas 18H30, na Igreja de São José, em Ponta Delgada, assinalando a passagem do sétimo dia do seu falecimento.

A família agradece a quantos estiveram presentes no funeral daquele ente querido, bem como a quem se dignar participar na Celebração Eucarística.

Page 20: Ano dos - Chrys Chrystello,Jornalista, tradutor · Mede 260 metros de comprimen-to, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem

PublicidadePublicidade

Publicidade

Met

eoH

OJE

Gru

po

Ori

enta

l25º

19º

9UVM

eteo

HO

JEG

rup

o O

rien

tal

21º

17º

4UV

Fonte: https://www.ipma.pt/

Edição de 5 de Dezembro 2018

Diário Açoresdos

Ano146º

Última

Diário Açoresdos

Ano146º

Última

Xi Jinping recebidonos Jerónimosentre gritos de apoio

O Presidente chinês, Xi Jinping, foi recebido pelo homólogo por-tuguês, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia e desfile militar frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Ouviram-se gritos de apoio da comunidade chinesa em Portugal. É o início de uma visita de dois dias, com a qual preten-de reforçar os laços entre os dois países.

Itália anuncia detenção do líder supremo das famílias mafiosas de Palermo

Cristas diz que Governo deve indemnizar já famílias das vítimasde acidente de Borba

A líder do CDS, Assunção Cristas, defendeu ontem que o Governo deve indemnizar já as famílias das vítimas no acidente na pedreira de Borba (Évora), podendo “eventualmente ser ressarcido” quando forem apuradas as responsabilidades sobre o caso.

A polícia italiana anunciou ontem a detenção do novo chefe da máfia siciliana, Settimino Mineo, e de de-zenas de suspeitos, numa vasta ope-ração que decorreu na Sicília. A de-tenção de Mineo, um joalheiro de 80 anos, e de outras 45 pessoas, ocorreu antes da entrada para uma reunião da Cosa Nostra, segundo as autoridades policiais.

Dinamarca quer isolar migrantes “indesejados” numa ilha

O Director Regional dos Transportes manifestou a satisfação do Governo dos Açores pelo início da operação privada de transporte aéreo de carga que, desde ontem, liga os Açores e o continente portu-guês.

“É com grande satisfação que o Governo dos Aço-res encara esta operação do Consórcio Mais”, afir-mou o Director Regional Luís Filipe Melo, frisando que “vem complementar a capacidade de transporte de carga aérea de e para a Região”, aumentando o leque de opções à disposição das empresas e dos ci-dadãos para envio e recepção de bens.

O Director Regional manifestou ainda a convic-ção de que esta operação “vai servir certamente a economia local e, ainda mais, com a extensão à ilha Terceira”, que será servida três vezes por semana, complementando assim as cinco ligações semanais entre o continente e Ponta Delgada.

Luís Filipe Melo realçou também que o Gover-no dos Açores continua empenhado no processo de revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) de Carga Aérea, sendo que compete ao Governo da Re-pública definir, aprovar e impor essas obrigações.

“Mantém-se a intenção de definir OSP, porque, na perspectiva do Governo, são estas que dão garan-tia de previsibilidade em termos de continuidade, regularidade, frequência e capacidade de serviço”, frisou, adiantando que “são as OSP que garantem os encaminhamentos de carga e, portanto, uma igual-dade tarifária para todas as ilhas que compõem o arquipélago”.

GNR apreende peças de vestuário e bijuteriapor “uso ilegal de marca”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu nos Aço-res mais de oito dezenas de peças de vestuário e bijuteria “por contrafação e uso ilegal de marca”.

A informação foi avançada pela GNR no comunicado de acti-vidade operacional semanal, que adianta que as 84 peças apre-endidas tinham o “valor presumível de 7.220 euros”.

A apreensão ocorreu no âmbito de um conjunto de operações realizadas entre 26 de Novembro e 2 de Dezembro, “que visaram a prevenção, fiscalização e investigação de infracções tributárias e aduaneiras, a vigilância da costa e do mar territorial, a fiscali-zação das pescas e a protecção da natureza e do ambiente, entre outras”.

Neste período, foi ainda detida uma pessoa por “prática de acto venatório em terrenos de caça condicionada” e realizados 131 autos de contraordenação, no âmbito da fiscalização geral. Quanto ao trânsito, a GNR registou 47 autos de contraordena-ção, destacando-se 16 no âmbito da legislação sobre aluguer de veículos sem condutor.

Nesta semana foi ainda realizada uma acção de sensibilização, a propósito do “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”, que contou com a presença de 60 partici-pantes.

Operação privada no transporte aéreo de carga entre Açores e continente já arrancou

No próximo dia 16 de Dezembro, pelas 17h30, a igreja Matriz de Santa Cruz irá receber o concerto de Na-tal, que contará com a participação da Banda Militar dos Açores e do Orfeão de Nossa Senhora do Rosário, numa ocasião marcada por um presé-pio vivo, protagonizado pelo CATL “O Borbas” e pela queima do madeiro.

O Auditório do Ramo Grande será o palco do próximo espectácu-lo de Bruno Nogueira “Depois do Medo”, agendado para as 21h30 do dia 11 de Janeiro, Sexta-feira. Este evento marca o regresso do humorista ao stand up e à escrita de sinopses na terceira pessoa do singular.

Igreja Matriz de Santa Cruz recebe concerto de Natal

Bruno Nogueira na Praia da Vitória com o espectáculo “Depois do Medo”