ano 3 – nº 35 – região da costa da mata atlântica – fevereiro 2013

8
ANO 3 – Nº 35 – REGIÃO DA COSTA DA MATA ATLÂNTICA – PRAIA GRANDE – FEVEREIRO 2013 Perfil Social Orçamento Municipal, cenário econômi- co, saúde, educação, segurança, geração de emprego e transporte público, foram al- guns dos temas abordados pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que abriu a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal, quarta-feira (20). Página 5 Segurança Faça-nos uma visita! Venha conhecer a Casa de Repouso Renascer do Litoral www.casaderepousorenascer.amawebs.com Prefeito Mourão destacou situação do Município e metas de governo em Sessão da Câmara A encenação contou com 7 mil espectadores no ano passado.Para esta edição,que acontece em março, as inscrições estão abertas. Página 2 Secretário Fernando Grella Vieira reúne comando civil e militar da Baixada e Vale do Ribeira em trabalho conjunto. Página.2 Presidente anuncia propostas que beneficiam funcionários públicos municipais. Página 3 Página 7 Paixão de Cristo Sindicato oferece cursos de informática básica, inglês e espanhol Unidade I: Av. Paris, 661 Boqueirão - Praia Grande (13) 3473-9170 - ID 96*2099 Unidade II: Rua Fco. Pereira Coutinho, 59 - Aviação (13) 3481-1075 - ID 96*2093 UNIDADE III EM BREVE MAIS UM RENASCER

Upload: renato-cassio

Post on 19-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Diagramação: www.cassiobueno.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Ano 3 – nº 35 – Região dA CostA dA MAtA AtlântiCA – PRAiA gRAnde – FeVeReiRo 2013

Perfil Social

Orçamento Municipal, cenário econômi-co, saúde, educação, segurança, geração de emprego e transporte público, foram al-guns dos temas abordados pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que abriu a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal, quarta-feira (20). Página 5

Segurança

Faça-nos uma visita!Venha conhecer a Casa de Repouso

Renascer do Litoral

www.casaderepousorenascer.amawebs.com

Prefeito Mourão destacou situação do Município e metas de governo em Sessão da Câmara

A encenação contou com 7 mil espectadores no

ano passado.Para esta edição,que

acontece em março, as inscrições estão abertas. Página 2

Secretário Fernando Grella Vieira reúne comando civil e militar da Baixada e Vale do Ribeira em trabalho conjunto. Página.2

Presidente anuncia propostas que

beneficiam funcionários públicos municipais. Página 3

Página 7

Paixãode Cristo

Sindicato oferece cursos de informática básica, inglês

e espanhol

Unidade I: Av. Paris, 661 Boqueirão - Praia Grande(13) 3473-9170 - ID 96*2099

Unidade II: Rua Fco. Pereira Coutinho, 59 - Aviação(13) 3481-1075 - ID 96*2093

unidAde iii

EM BREVE MAISUM RENASCER

Page 2: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 2

[email protected] [email protected]

Orgulho de ser Brasileiro!

Rodrigão participa de evento que reúne vôlei e ecologia

Saúde e metas fiscais são temas de Audiências Públicas na Câmara

EDITORIAL

DESTAQUE AnA HUTz

Secretário reúne comando civil emilitar da Baixada e Vale do Ribeira

Encenação da Paixão de Cristo tem inscrições abertas em Praia Grande

SEgURAnçA

AgEnDA

E X P E D I E N T E JorNal lIToral Sul PaulISTa - Prop. e Editor responsável - Jonas Maciel. MTB. 58.730 e-mail – [email protected][email protected] Fones: 13. 9155-1462 e 3596-3659 - Depto. Comercial: Clodoaldo lagrotta - Fone: 13. 9172-1962 Colaboradores: amauri Pinilha, Jairo Marques, assessoria de Comunicação Distribuição: Jl. Trans. S.Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruibe. Periodicidade quinzenal -10.000 exs. - Editora Marques Viana – aMMVH - CNPJ 13722117/0001-20Diagramação: www.cassiobueno.com.br / Impressão: Diário do litoral

Jonas Maciel

O povo brasileiro nestes últimos tempos vem sofrendo tragédias que estão ceifando a vida de nossos irmãos. En-chentes, desmoronamentos, fenômenos naturais, as cha-madas fatalidades.

Não estou aqui para criti-car quem quer que seja , mas sim falar desse povo, cuja miscigenação deu a origem a um ser digno de ser chamado de HUMANO.

A solidariedade é a marca registrada do povo brasileiro, não importa em que região do Brasil tenha acontecido o problema, lá estarão presen-tes e solidários enviando rou-pas, alimentos e seu carinho para amenizar a dor dos que estão em desespero, sem me-dir consequências, inclusive arriscando a própria vida em prol de quem necessite.

O mais recente aconte-cimento no sul do país vem corroborar com o que aqui me expressei, o socorro veio de todo os rincões desse con-

tinente chamado Brasil. Os moradores do local do

sinistro colocaram suas mo-radias, automóveis, até ali-mentos aos que não residem na região, aos que voluntaria-mente estão prestando seus serviços , independente de sua dor pela perda. E quan-to às autoridades, não fazem mais do que a sua obrigação, pois pagamos pelos seus ser-viços, muitas das vezes ine-xistentes ou de péssima qua-lidade e também de políticos quadrilheiros, hipócritas, la-drões condenados usurpan-do o poder.

Somos duros na queda, envergamos mais não que-bramos, temos a força e a co-ragem dos negros Africanos, o discernimento do Europeu ,a paciência do Oriental e a garra dos nossos Índios.

A fusão destes a que fo-mos forjados, podem chamar de como quiserem, Negro, Branco, Vermelho, Amarelo e até de Pardo, sou é...

BRASILEIRO COMMUITO ORGULHO!

O secretário de Seguran-ça Pública de São Paulo, Fer-nando Grella Vieira, realizou em Praia Grande, reunião de trabalho com todo o coman-do das polícias Militar e Civil dos municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Grella é ex-procurador-geral de Justiça e tomou pos-se como secretário no final de novembro último após a saí-da de Antônio Ferreira Pinto. É sua primeira visita oficial à região.

No encontro participaram os comandantes de todas as unidades da PM e os delega-dos titulares das cidades das duas regiões. O secretário concedeu entrevista coletiva para a Imprensa , após a qual teve início a reunião de traba-lho, fechada ao público.

Para o Secretário Grella, essas reuniões se fazem ne-cessárias todas as vezes que houver mudança na cúpula da Secretaria da Segurança Pública, para que os coman-

Interessados em participar de espetá-culo que encenará últimos dias de Cristo podem se inscrever gratuitamente no Pa-lácio das Artes, em Praia Grande. Muníci-pes e moradores da região podem integrar as apresentações da III Encenação da Pai-xão de Cristo, que ocorrerão nos dias 29 e 30 de março. O espetáculo, que será rea-lizado ao ar livre, deve envolver cerca de 200 atores e figurantes.

Os interessados devem ter idade mí-nima de 7 anos as inscrições vão de se-gunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para participar não é necessária experiência prévia em atua-ção e as vagas são limitadas. No ato da inscrição, é preciso levar duas fotogra-fias atuais, uma de rosto e uma de corpo inteiro, e preencher um cadastro.

De acordo com a chefe da Seção de Ação Cultural de Praia Grande, Lourdes Marszolek ainda há muitas vagas. “As ins-crições continuam abertas até o preenchi-mento das vagas. Porém, a procura é sem-pre muito grande e as pessoas costumam deixar para se inscrever na última hora”, disse.

Como no ano anterior, as apresen-tações serão realizadas na Praça Ce-ferino Gonzales Vegas, entre a Avenida Guilhermina e a Rua Embaré, no Bairro

Guilhermina, nos dias 29 e 30 de mar-ço, a partir das 21 horas. Segundo Lour-des Marszoleck, a próxima edição da apresentação será a mais inovadora de todas. “Em 2013 a encenação terá uma roupagem nova, mais jovem, que deve atrair um público mais diversificado. Te-nho certeza que todos vão adorar”, con-cluiu.

Histórico - A II Encenação da Pai-xão de Cristo foi realizada em abril de 2012 na Praça Ceferino Gonzales Vegas, no Bairro Guilhermina, e contou com a participação de cerca de 200 atores en-tre protagonistas e figurantes. As apre-sentações totalizaram público de 7 mil espectadores. A peça contou com 22 ce-nas, mostradas sequencialmente ao re-dor da praça. Devido a este formato, o público teve como interagir com a ence-nação seguindo a peregrinação durante a via crúcis de Jesus.

Na primeira edição, em 2011, a ence-nação envolveu pelo menos 70 atores, to-dos munícipes e voluntários, além de es-trutura de som e iluminação, que mobi-lizou mais de 50 profissionais. O evento atraiu público de mais de 2.500 pessoas.

Para inscrições, o Palácio das Artes fi-ca na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

dantes e delegados estejam a par das novas diretrizes e que fiquem afinados com o novo programa operacional.

Serão efetuadas reuniões co-mo esta em todo o estado, mesmo onde não houve mu-dança do comando regional.

Praia Grande vai receber uma competição que une esporte e ecologia. No dia 2 de março, a partir das 12h, Rodrigão, cam-peão olímpico e mundial de vôlei, vai participar de uma das partidas do evento, que ocorre na praia do Canto do Forte. A iniciativa, que é denominada Rotavolei 3.0, ainda vai promover o Slackline (equilíbrio sobre fita), uma oficina de tsurus (origa-mi), além de animações com DJ e Coreografias.

O projeto, na verdade, é um campeonato de vôlei amador para conscientizar as pessoas sobre práticas sustentáveis, chamando a atenção de turistas e moradores sobre a impor-tância do cuidado com o meio ambiente.

Ao decorrer das partidas haverá distribuição de brindes co-mo lixeirinhas biodegradáveis para carro, abanadores com dicas de economia de água e até cinzeiros descartáveis de praia.

A Câmara Municipal de Praia Gran-de recebe duas Audiências Públicas do Executivo. Na segunda-feira (25), às 15h30, haverá demonstração de metas fiscais atingidas no terceiro quadrimes-

tre de 2012 (setembro, outubro, novem-bro e dezembro).

Já na terça-feira (26), às 15 horas, haverá prestação de contas relativas ao terceiro quadrimestre de 2012, pela Se-

cretaria de Saúde Pública (Sesap).Os eventos são abertos ao público, que

assim como os parlamentares, poderão ti-rar dúvidas, fazer comentários e questio-namentos sobre os dados apresentados.

JULIANAVIEIRA

Page 3: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 3

[email protected] [email protected]

Confiança e otimismona ação sindical

Sindicato oferece cursos de informática básica, inglês e espanhol

PALAvRA DO PRESIDEnTE

QUALIfIcAçãO

Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande

OSindicato já mobiliza a categoria rumo a mais uma campanha por melhores salá-rios e benefícios. Durante o pe-ríodo eleitoral tivemos a opor-tunidade de apresentar uma pauta básica de reivindicações ao, então, candidato a prefei-to, Alberto Mourão. As propos-tas foram avaliadas e incluídas no plano de governo. Isto facili-ta as negociações com a Admi-nistração Municipal, uma vez que as reivindicações já são conhecidas pelo prefeito elei-to. Ao longo da história, o Sin-dicato sempre buscou o diálo-go. As pautas são condizentes com as demandas do funciona-lismo, a situação orçamentária da Prefeitura e a Lei de Res-ponsabilidade Fiscal. Traba-lhamos com bom senso, com os pés no chão.

Fora a questão salarial, a diretoria executiva está atenta às necessidades de cada gru-po de trabalhadores que com-

põe a categoria. A nossa da-ta base é no mês de maio. Até lá, vamos continuar ouvindo os servidores para avaliar a necessidade de incluir outros itens na pauta que será nego-ciada até maio. Neste proces-so, a união e a participação são fundamentais para fortalecer a entidade. E que as conquistas obtidas durante nossa trajetó-ria de lutas sirvam de estímu-lo para continuarmos atuando com determinação e respon-sabilidade no sentido único de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, com salá-rios dignos, benefícios e, prin-cipalmente, com respeito às leis trabalhistas.

Esta edição traz informa-ções sobre os serviços de saú-de e cursos oferecidos pelo Sindicato. Disponibilizamos, aos trabalhadores sindicaliza-dos e seus dependentes, vários atendimentos de saúde (odon-tologia, fisioterapia, fonoaudio-

logia, acupuntura), cursos de artesanato, inglês, espanhol e informática, assistência jurídi-ca, planos de saúde com des-conto, seguro de vida a todos os trabalhadores, entre outros benefícios. Entrem em con-tato com o Sindicato para ob-ter mais informações sobre a estrutura disponibilizada aos servidores e saiba como se sin-dicalizar. O Departamento Ju-rídico também aborda dois as-suntos atuais - a violência con-tra a mulher e o assédio moral no ambiente de trabalho. Mui-tas vezes as vítimas, sentin-do-se ameaçadas ou constran-gidas, sofrem, sozinhas em si-lêncio. Por isso, vamos continu-ar expondo os temas para infor-mar e incentivar as denúncias. Os advogados sindicais estão à disposição para prestar esclare-cimentos e orientações sobre os temas.

Quero aproveitar este espa-ço para fazer uma menção de

pesar pelo falecimento de nos-so querido companheiro e dire-tor do Sindicato, Domingos Le-ôncio Cavalcante, no dia 29 de dezembro do ano passado. Ain-da estamos muito consternados, mas buscando voltar à rotina de trabalho e ação sindical, sem a presença dele. Lamentamos a morte do nosso amigo, presta-mos condolências aos familia-res e seguimos em frente, levan-do as lembranças de um sindi-calista atuante, amigável e res-peitoso com todos.

Esperamos que 2013 se-ja um ano repleto de boas no-tícias e muitas conquistas pa-ra toda categoria. Acreditamos nos compromissos assumidos pelo atual governo, ainda na época da campanha eleitoral, e vamos lutar para que, senão todos, a maior parte das reivin-dicações sejam atendidas ain-da neste ano. Vamos em fren-te, com confiança e otimismo na ação sindical.Presidente Givanildo Berto da Silva, o Gil

As atividades do Departa-mento de Informática e Idio-mas já começaram, mas ain-da há vagas para os cursos. O curso básico de informática tem duração de seis meses. Para a terceira idade, o conte-údo programático é concluído em três meses. São duas au-las por semana, com duração de uma hora e meia, de se-gunda a quinta-feira. As sa-las são climatizadas e há um computador por aluno.

O Sindicato também ofe-rece cursos de inglês e es-

panhol. Os cursos são divi-didos em dois níveis (básico e intermediário), sendo que cada etapa dura, em média, seis meses. Com turmas de 10 pessoas, o curso é bastan-te dinâmico, com foco na con-versação. Além dos exercí-cios contidos na apostila, os estudantes testarão os co-nhecimentos, navegando em sites selecionados pelos pro-fessores.

O curso de espanhol tem turmas de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h. O in-

glês, por panhol. Os cursos são divididos em dois níveis (básico e intermediário), sen-do que cada etapa dura, em média, seis meses. Com tur-mas de 10 pessoas, o curso é bastante dinâmico, com fo-co na conversação. Além dos exercícios contidos na apos-tila, os estudantes testarão os conhecimentos, navegan-do em sites selecionados pe-los professores. O curso de espanhol tem turmas de se-gunda à sexta-feira, das 13h às 19h. O inglês, por enquan-

to, só é ministrado aos sába-dos, no período das 8 às 14h (cada aula tem duração de duas horas).

Em fevereiro, o Sindicato planeja abrir turmas do cur-so de inglês, terças e quintas-feiras, a partir das 17 horas. Inscrição - Para se matricu-lar, no ato da inscrição, é ne-cessário apresentar a cédu-la de identidade, CPF, cartei-ra de sócio (no caso de fun-cionário sindicalizado), com-provante de endereço. Infor-mações: 3499-1300. Sindicato oferece aulas de informática para a terceira idade

Page 4: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 4

[email protected] [email protected]

Fone: 13. 3467.2611www.fotolog.com/santapaztattoo

[email protected] - Facebook: Santa PazPça da Bandeira, 20 - Centro - São Vicente -SP

POLITícA MOngAgUá II

MOngAgUá

O prefeito de Mon-gaguá, prof. Artur Para-da Prócida (PSDB), apro-veitou a visita do deputa-do estadual Luciano Ba-tista (PSB) para solici-tar apoio, junto ao gover-no estadual, para a ins-talação de um Ambulató-rio Médico de Especiali-dades (AME). O encontro ocorreu na quarta-feira (30), no Paço Municipal,

e contou com a presença dos vereadores Carlos Silva Santos Neto (Car-lão da Imobiliária/PDT) e Rodrigo Cardoso Biagio-ni (Rodrigo Casabranca/PSDB).

O prof. Artur expôs ao parlamentar a situ-ação crítica herdada do governo passado. "Rece-bemos uma Prefeitura com muitas dívidas, com

total desorganização dos serviços públicos. Tra-balhamos com muito empenho para colocar a casa em ordem e atender as demandas da popula-ção. A saúde é priorida-de. Portanto, lutamos pa-ra ter, no Município, uma unidade do AME e mais recursos para o atendi-mento hospitalar", res-saltou o prefeito.

“Fé, Amor e Esperança” foi a tônica do discurso de Campos Machado na filiação de Marcelo Teixeira

Deputado Luciano Batista assume compromissos com Mongaguá

O ex-presidente do Santos Futebol Clube, pró-Reitor da UNISAN-TA e atual presidente do Grupo Santa Cecília de Comunicações aceitou o convite do deputado Campos Machado, pre-sidente estadual do PTB, para se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro.

A cerimônia contou com a presença de lide-ranças políticas e do es-porte, como Dep. Federal Arnaldo Faria de Sá, do eterno petebista Gasto-ne Righi e do vice-prefei-to eleito de Santos, Eus-tázio Alves Pereira Pin-to (PTB) que compare-ceram a solenidade pa-ra dar as boas-vindas ao

novo integrante.Marcelo Teixeira, o

mais novo filiado do PTB disse que se sentiu hon-rado com o convite. “En-tendemos que esse é o momento adequado pelo amadurecimento e o ob-jetivo é fortalecer esse partido”.

Para o presidente es-tadual e secretário-geral nacional do PTB, deputa-do Campos Machado, es-sa parceria é a primeira realização do ano, den-tre muitas outras que es-tão por vir. “É quase uma volta ao passado receber o Marcelo Teixeira por toda a história da família com o partido e eu sem-pre acreditei que o pas-

sado é a ponte para o fu-turo. PTB tem 68 anos de história, o mais tradicio-nal partido que existe, é muita alegria e muito or-gulho recebê-lo. Seu in-gresso no PTB vai valo-rizar muito o partido na Baixada Santista e tam-bém no país, já que Tei-xeira tem um currículo invejável para um futuro homem público” - desta-cou.

Presentes no even-to, a executiva do Dire-tório Municipal de Praia Grande, alguns filiados e amigos puderam ou-vir no discurso de Cam-pos Machado as seguin-tes palavras: “Estamos juntos com meu amigo

O prefeito de Mongaguá, prof. Artur Parada Prócida (PSDB), reivindica ao governo estadual o aumento do efe-tivo da Polícia Militar. O assunto foi discutido, na quin-ta-feira (31), durante a visita do tenente coronel Robson Bianchi, novo comandante do 29º Batalhão da Polícia Mi-litar. A reunião foi acompanhada pelo capitão Jean de Morais, responsável pela 1ª Companhia da Polícia Militar de Mongaguá, e o diretor municipal de Segurança, Ma-jor Roberto Ojima.

“A população de Mongaguá cresce ano a ano, mas a estrutura da Polícia Militar não evolui na mesma propor-ção. Além disso, existe outro fator que deve ser levado em consideração, que é o presídio semiaberto. Não justi-fica termos uma unidade prisional, sem a contrapartida do Estado. Existe uma grande defasagem na tropa da PM. Contamos com a sensibilidade do comando do 29º BPM-I e, claro, do governador Geraldo Alckmin para dar o res-paldo necessário à Mongaguá”, disse o prof. Artur.

O tenente coronel Bianchi destacou três metas - a ampliação do Programa Atividade Delegada, na região, para que a corporação auxilie no patrulhamento de res-ponsabilidade municipal nos dias de folga do policial, ga-nhando salário extra para isso; uma sede definitiva, no Município (atualmente, a Polícia Militar ocupa prédio municipal e inúmeros gastos com manutenção, contas de luz, telefone e outras despesas, são pagos pela Prefeitu-ra) e a gestão compartilhada da segurança pública, com a Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Seguran-ça e Trânsito e a Guarda Municipal, para otimizar os re-cursos humanos e materiais. Além disso, o comandan-te Bianchi destacou os planos para implantar uma esco-la de formação de policiais militares, nas dependências do 29º BPM-I (sediado em Itanhaém), a ampliação do Pro-grama Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e parcerias com a Prefeitura para a realização de ativi-dades educativas e esportivas. “Estamos abertos às par-cerias com o governo municipal”, ressaltou.

Semiaberto - Inaugurado em 1988, o Centro de Pro-gressão Penitenciária (CPP) Dr. Rubens Aleixo Sendin tem capacidade para 960 presos, em regime semiaber-to. No entanto, conforme informação da Secretaria Esta-dual de Administração de Penitenciária, a unidade abri-ga atualmente 1.568.

Alberto Mourão e com o vereador eleito pelo PTB Carlos Eduardo Barbo-sa, a cidade poderá con-tar com o partido pa-ra ajudar no seu desen-volvimento, tanto na es-fera Estadual como Fe-

deral compromisso que firmamos durante as úl-timas eleições. Meu ob-jetivo é fazer do diretó-rio de Praia Grande, que possui mais de 2500 filia-dos, um dos mais impor-tantes do estado de SP”.

O deputado assumiu o compromisso de buscar, através de emendas par-lamentares, atender aos pedidos dos dois verea-dores: a reforma de seis praças, com instalação de equipamentos para ginás-

tica, uma ambulância e equipamento para o Hos-pital Municipal de Monga-guá. "Coloco-me à disposi-ção do prefeito prof. Artur para ajudar a Cidade na-quilo que estiver ao meu alcance", disse.

Prof. Artur reivindica aumento do efetivo

da Polícia Militar

Produto de limpezaNossa Missão:

Qualidade e segurança com melhores preços

BasarR$ 1,99

Tel: (13) 3506-3866Av. Monteiro Lobato nº 9.950 - Agenor de Campos - Mongaguá - SP

Juvenal

Fones: 3506-3636 / 9750-1273Av. Monteiros Lobato, 9912

Agenor de Campos - Mongaguá - SP

ChaveiroFazemos abertura de porta de carro

Fazemos cópias na horaTrocamos segredo

Dr. Paulo Rogerio R. AbreuOAB/SP 328.272-SP

LAVAMOS O SEUCARRO POR BAIXO!

Page 5: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 5

[email protected] [email protected]

ESPORTES- PRAIA gRAnDE cÂMARA

cÂMARA REcEbE PREfEITO MOURãO

Comitê Olímpico Brasileiro reconheceu qualidade das áreas esportivas da Cidade

Três ginásios da Cidade (Falcão, Magic Paula e Rodrigão) foram escolhidos para rece-ber delegações internacionais e sediar treina-mentos (pré-jogos) visando a Olimpíada e Pa-raOlimpíada de 2016, que ocorre no Rio de Ja-neiro, no Brasil. A escolha foi feita pelo Comitê Olímpi-co Brasileiro (COB), que va-lorizou e atestou o padrão de excelência com o qual os espaços foram construídos.

Desde 2005, a Prefei-tura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Es-portes e Lazer (SEEL), in-vestiu mais de R$ 35 milhões na infraestrutu-ra esportiva da Cidade. Foram construídos gi-násios, pistas de atletismo, kart, motocross e skate; campo de futebol society, piscina, apa-relhos para a prática esportiva na praia, re-formas dos campos de futebol amador, além

dos ginásios cobertos localizados em cada es-cola municipal. A qualidade dos espaços es-portivos locais foi reconhecida pela entidade máxima do desporto nacional.

São áreas com salas multiesportivas, am-plo espaço (para aquecimento das equipes antes das partidas, por exemplo), vestiários,

quadras de pisos de madei-ras que possuem sistema de amortecedor (para evi-tar lesões nos atletas), ar-quibancadas, iluminação, estacionamento, bebedou-ro, áreas para refeição dos desportistas, passagens pa-ra deficientes físicos, etc.

Falcão – O Ginásio Fal-cão (esquina da Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim) foi inau-gurado em 23 de março de 2007 e recebe es-te nome em homenagem ao craque (eleito me-lhor do mundo) da seleção brasileira de futsal Alessandro Rosas Vieira. No local, houve in-

vestimento de R$ 3,5 milhões. Paula - O Ginásio Magic Paula (esquina da

Rua do Trabalhador com a Rua Leila Maria de Barros Monteiro, Bairro Antártica) foi inaugu-rado em 01 de outubro de 2005 e homenageia a ex-jogadora de basquete, Maria Paula Gon-çalves da Silva, campeã mundial com a Sele-ção Brasileira em 1994. No local, houve inves-timento de R$ 2,1 milhões.

Possui quatro vestiários, duas salas mul-tiesportivas, sala de imprensa, quadra de 20 por 40 metros e tabelas de basquete móveis, além de campo de futebol anexo.

Rodrigão - O Ginásio Rodrigão (esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Ara-ri, s/nº, Bairro Tupi) foi inaugurado em 24 de julho de 2005 e tem o nome do meio-de-rede da Seleção Brasileira de Vôlei Rodrigo Santa-na, que entre tantas conquistas, foi campeão olímpico em 2004. No local, houve investimen-to de R$ 2,3 milhões. Possui quadra de 20 por 40 metros, cinco salas multiesportivas, quatro vestiários e sala adminsitrativa.

O prefeito de Praia Gran-de, Alberto Mourão (PSDB), participou da 3ª Sessão Ordi-nária, em 20 de fevereiro.Na oportunidade, o chefe do Exe-cutivo falou sobre integração entre os poderes, gestão or-çamentária e investimentos em áreas como educação, se-gurança e ações preventivas para evitar que jovens ingres-sem na criminalidade.

O presidente da Câmara, Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB), deu bo-as vindas ao visitante, enalte-cendo a necessidade de se manter uma relação harmô-nica e respeitosa, porém in-dependente, entre Executivo e Legislativo.

“A independência dos po-deres é um preceito constitu-cional e base do regime de-mocrático. Essa independên-cia deve ser harmônica e res-peitosa para que os anseios da sociedade sejam observa-dos e as ações políticas re-sultem em progresso social e melhores condições de vida para toda a população”, des-tacou o presidente.

O parlamentar ainda fa-lou sobre a função dos vere-adores de legislar e fiscali-zar, sempre em benefício da população de Praia Grande. “Não há dúvidas quanto às intenções positivas dos ve-readores quando se trata da prosperidade do Município. A

autoridade política do prefei-to Mourão foi reafirmada pelo voto da população praiagran-dense com a confiança de que realizará, em mais esta ges-tão, as obras e serviços que a população necessita e dese-ja”, finalizou.

O prefeito disse que sua visita teve o objetivo de es-treitar o relacionamento com o Legislativo. “Toda uma so-ciedade só existe se houver harmonia. Minha vinda aqui busca esta harmonia. Procu-ro vir às sessões, sempre no início de cada legislatura, em respeito aos vereadores, co-mo uma forma de reverenciar o voto dado a cada um. Ainda é uma forma de estreitar esta

relação, para que possamos prosseguir na busca da solu-ção dos problemas da comu-nidade, deixando de lado os problemas pessoais, partidá-rios e metas políticas”, disse.

Mourão ainda falou sobre responsabilidade fiscal e ges-tão orçamentária. “Neste co-meço de governo, estou agin-do com cautela. Houve que-da no tamanho da reserva de contingência e capacidade de investimento. Por conta dis-to, estou readequando con-tratos, a juros mais baixos. Realinhando, sem mexer na qualidade dos serviços”, ex-plicou.

O prefeito pediu a cola-boração do Legislativo. “Que-

O vereador Ro-berto Andrade e Sil-va, o Betinho da Edu-cação (PMDB), foi ofi-cializado como lí-der do prefeito Alber-to Mourão, na Câma-ra de Praia Grande. A posição foi anunciada na noite desta quar-ta-feira (20), durante a 3ª Sessão Ordinária. O vereador Ednaldo San-tos Passos, o Reco (PDT), é o vice-líder.

Ambos irão representar o poder Executi-vo, atuando como interlocutores entre a Casa de Leis e a Prefeitura. “Esta é uma posição desafia-dora. Tive vivencia durante anos na Administra-ção e agora estou na Câmara. Acredito que inde-pendente de situação e oposição, todos são praia-grandenses e querem o melhor para o Municí-pio”, ressaltou Betinho.

ID.: 85*230380Tel.: (13) 3506-2029

E-mail: [email protected]. Monteiro Lobato, nº 10.100 - Sala 03

Agenor de Campos - CEP 11730-000 - Mongaguá/SP

Crea 5061614916

Tema principal foi integração entre os poderes

Ginásios vão receber pré-jogos para Olimpíadas de 2016 Betinho é o novo líderdo governo na Câmara

ro caminhar para a execução orçamentária objetivada nos anseios da sociedade. Sabe-mos que é possível transpor estas dificuldades, com a paz

entre os poderes e a compre-ensão de que ambos devem achar saídas e colaborar pa-ra a solução de problemas”, finalizou.

13. 3427.2789 13. 8853.9234Av. Almeida Júnior, nº 331 - Bela Artes - Itanhaém / SP

Rua João Mariano Ferreira, nº 597 - Centro - Itanhaem / SPAv. Nsa. Sra. de Fátima, nº 597 - Ag. de Campos Mongaguá / SP

Page 6: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 6

[email protected] [email protected]

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

saudáveisMente e corpo

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS E LIVRARIAS

BANCO 83

EAVPMNLE

IAUREARECONTAGEMEOODOSEDIVIDI

DOTRDOLARRARC

EUAMENDOAISSOEII

ADGA

MOINTERNOBRONSONUCAINAVOCE

MENOSGELAN

RAVELETEGIMOURDEURAPINA

CODIGOPENAL

Quesitosdo desfilede escolasde samba

Caio (?)Junior,escritor

paulistano

Instânciapsíquicaligada à

realidade

Profissãode VonKarajan

Pontoturístico de Belo

Horizonte

Queproduzengano

Emoçãoque

suscita averdade

ThelmaReston,

atrizgoiana

Pronome demons-trativo

masculino

Sementeusada emdoces esalgados

Forma de venda de anti-ácidos

O popular"cangote"

Ruminanteasiáticoanálogo ao veado

Bradoouvido nastouradas

Charles (?), atordos EUA

(Cin.)

Primatapequenode cauda

longa

"Por (?)",sucesso do BarãoVermelho

Neil Armstrong, astronautados EUA

Vontade; disposição

(fr.)

Objeto deestudo doornitólogo

Mapa, em inglês

A últimaregênciabrasileira

(Hist.)EdgarDegas,pintor

francês

Âmago;íntimo

Cidadenatal deAbraão(Bíblia)

Ave de (?), classi-

ficação da águia

Moeda deBelize e daAustrália

(?)-mail:correio

eletrônicoSeparadoem partes

Indicaçãoda bússola

(abrev.)Polêmicoprocessona eleiçãode 2000nos EUA

Depósitomineral(Geol.)

Proprie-tária

(?) divino:o anjo

Indicação posológicaOpõe-se

ao "dever"

Forma dalantejoulaO "I", nasigla PIB

Rio a-fluente doDanúbio

Quarto decasal

Feito daPrincesa

Isabel que desagra-

dou os ca-feicultores

Retardar;prorrogarArco, emfrancês

Significadodo símbolo"-" (Mat.)

EntregouO ante-projeto

que subs-tituirá o de1940, que foi elabo-rado por

15 juristas

3/arc — inn — map. 4/élan. 5/prado. 7/amêndoa — bronson. 10/recontagem.

A Elétrica R.P.B tem em OFERTATorneira de maquina de lavar $ 28,00

Oferta Fios a preço de custo 2,5 mm 4.0mm/ 6,0 mm TinTa aMPLiLaR É $ 64,90

Materiais elétricos, Hidráulicos e Utilidades, com o melhor preço da região.

av. nossa Senhora de Fátima, 1309 - agenor de Campos - Mongaguá - SP

Tel.: 13. 3446-1094

fILMES

LincolnLincoln é um filme de drama e biográfico dirigido

por Steven Spielberg com Sally Field como Mary Todd Lincoln e Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln.

paz. A visão é comemorada pelos republicanos, que que-rem o fim imediato da guer-ra extremamente violenta e partir para o segundo gover-no do reeleito, reintegrando a nação.

As coisas ficam complica-das quando o presidente tem uma visão mais ampla que a de seus aliados. Ele nota que o fim da guerra leva necessa-riamente ao fim do seu proje-to político principal, o de aca-bar com a escravatura no pa-ís. Ele entende que as Procla-mação da Emancipação dos escravos, assinada em 1863, só é levada a sério pelos es-tados confederados por cau-sa da guerra. Ao assinar-se o tratado para a paz, os es-tados oposicionistas ao abo-licionismo poderiam voltar a explorar a escravatura, pois ele não possui nenhum me-canismo jurídico para forçá-los a aceitar a emancipação dos negros. Sua única saída é aprovar uma emenda cons-titucional, antes da declara-ção do fim da guerra civil. São necessários os votos de dois terços dos parlamentares pa-ra aprovar o novo projeto. E apesar de Lincoln ter a maio-ria no congresso, faltam 20 votos. Para aprovar a emenda até o fim de janeiro de 1865, antes do final da primeira le-gislatura, é preciso conseguir

estes votos dentro da oposi-ção, do partido democrata.

O famoso presidente, in-terpretado magistralmente por Daniel Day-Lewis, gosta de conversar com seus sol-dados no “front” de batalha e com os funcionários da Ca-sa Branca, sempre contando “causos” divertidos e agindo sempre depois de ouvir todos os lados, como quando come-ça a filosofar com seus fun-cionários responsáveis pelo telégrafo.

A reconstituição histórica é bastante fiel, tendo a produ-ção se preocupado em usar o som verdadeiro do relógio de bolso de Lincoln (que se encontra em um museu nor-te-americano). Sally Field no papel de Mary Todd Lincoln mostra que ainda é uma gran-de atriz dramática, assim co-mo Tommy Lee Jones esbanja humor sarcástico como Tha-ddeus Stevens, membro in-fluente do Partido Republica-no e um dos maiores apoia-dores da abolição da escra-vidão.

As partes mais engra-çadas do filme acontecem quando os agentes contra-tados pelo secretário de Es-tado William Seward (David Strathairn) vão atrás de cada parlamentar necessário para votar a emenda, oferecendo-lhes cargos e benefícios no 2º mandato, em troca de seus votos. A trilha sonora conta com muitas música regadas à banjo e as tradicionais mar-chinhas da época da guerra civil norte-americana, sem-pre com sonoridades bem pa-recidas com as originais.

A história deste gran-de presidente americano de-monstra que muitas práticas vistas na política moderna, se-ja no Brasil e nos próprios Es-tados Unidos, não começaram

recentemente. Os jogos da po-lítica sempre podem acabar funcionando com mecanismos mais obscuros e a obstinação de Abraham para aprovar a emenda que alforriava os es-cravos prova isto.

Todos sabem como Lin-coln foi assassinado por Jo-hn Wilkes Booth, um defensor

da escravatura que matou-o no Teatro Ford, enquanto ele assistia uma comédia, mas poucos conhecem o proces-so de votação da emenda no Congresso dos EUA. São es-ses momentos finais de ten-são que são o ápice da trama e fazem valer mais ainda o in-gresso.

Um Lincoln simplório, que gosta de contar histó-rias e não se preocupa com os luxos do importante cargo que ocupa é apresentado por Steven Spielberg, na obra ci-nematográfica inspirada em sua biografia escrita por Do-ris Kearns, "Time de triviais: O Gênio Político de Abraham Lincoln". A trama descreve os meses finais do primeiro mandato do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham

Lincoln, que havia sido reelei-to para um segundo manda-to. A Guerra Civil americana, que começou em seu primei-ro mandato, está chegando ao fim, com uma clara vitória da União, abolicionista, em cima dos 11 estados antiabolicio-nistas e, consequentemente, separatistas.

A União tinha noção que os confederados, praticamen-te derrotados, estavam pron-tos para assinar o tratado de

Page 7: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 7

[email protected] [email protected]

Perfil SocialJonas Maciel

Carn

aval

da F

amíli

a 20

13 P

raia

Gran

de

Posse deMarcelo Teixeira

Secretário de Segurança e Comando

Civil e Militar

2º Baile do Hawai Ocian Praia Clube

Page 8: Ano 3 – nº 35 – Região da Costa da Mata Atlântica –  FEVEREIRO 2013

Litoral Sul Paulista Região da Costa da Mata atlântiCa – PRaia gRande, JaneiRo/2013 • Página 8

[email protected] [email protected]

Avenida Presidente Kennedy, 13.177 – Vila Caiçara – Praia Grande – SP– site: www.beneadministracao.com.br

e-mail: [email protected]

Experiência e credibilidade a serviço de seu condomínio

(13. 3478-8800

Av. Presidente Kennedy, 13.169 – Vila Caiçara – Praia Grande – SPsite: e-mail: [email protected]

Compra - Vende - Troca e Financia

(13. 3478-8800

imóveis

CRECI 24047

pppppp pp ppppppp

Seja aSSociado do SINDNAPI

Nossa SEDE MUNICIPAL em PRAIA GRANDEAvenida Brasil, 600, 9º andar, sala 920,

Boqueirão- Tel.: (13) 3499-1309 - 3499-1300, ramal 1314.

venha noS conhecer e Ser noSSo aSSociado. eStamoS aguardando a Sua viSita.Documentos necessários: Carta de Concessão, CPF, RG e Comprovante de Residência, pagando pequenas mensalidades.

Contamos com atendimento jurídico especializado e estão aptos a tirar suas dúvidas sobre Aposentadorias, Revisão de Benefícios, Aposentadorias

Limitadas pelo Teto e outros assuntos relativos à Aposentadorias.

O ATENDIMENTO JURÍDICO É TODA 5ª FEIRA, NO PERÍODO DA TARDE

Temos parcerias com clínicas de Saúde, Odontológica, Consultoria e Psicologia. Curso de Informática, Artesanato, Corte e Costura. Temos nossa Colônia de Férias em Caraguatatuba, que está muito bem equipada para receber nossos associados, com ótimas acomodações.

ATENÇÃO APOSENTADOS PENSIONISTAS E IDOSOS

Comece o ano de casa nova, venha nos fazer uma visita, achar o imóvel dos seus sonhos