ano 2009 • nº 6 • edição dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das...

6
AMR inaugura nova Oficina Ortopédica Página 6 Obra em Juiz de Fora recebe ministros Página 4 Info Ações reforçam os conceitos de qualidade nas obras e na sede ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro Colaboradores da obra de Santana do Deserto

Upload: lelien

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro! Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito

AMR inaugura nova Oficina OrtopédicaPágina 6

Obra em Juiz de Fora recebe ministros

Página 4

Info

Ações reforçamos conceitos de qualidade nas obras e na sede

ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro

Colaboradores da obra de Santana do Deserto

Page 2: ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro! Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito

José Carlos Belém

Diretor-Presidente

EXPEDIENTE

É natural chegarmos ao final de um ano e pensar em tudo que realizamos ou deixamos de realizar ao longo de 12 meses. Considero isso muito importante para direcionar as ações do período que vai começar. É por isso que, ao es-crever para o último Empa Info de 2009, preferi fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro!

Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito crítico, a avaliar as tarefas e os sonhos não realizados, as metas não alcançadas, os esforços aparentemente inúteis, a energia mal direcionada, enfim, tudo aquilo que não funcionou como proje-tamos. Como gestores, é claro que é importante fazer essa avaliação, mas não como um fim e sim como um instrumento orientador rumo ao futuro.

Em um primeiro instante, podemos ser tocados por uma frustração diante do não cumprimento em sua plenitude das nossas expectativas. No entanto, prefiro ver de outra forma: estamos em um processo de recriação e readaptação das nossas atividades, atitudes e, por que não dizer, dos nossos anseios.

Ao refletir sobre este contexto, concluí que an-damos muito. Demos passos importantes que nos permitiram estar hoje muito melhores do que on-tem. Contudo, devemos continuamente buscar o nosso aprimoramento e nosso desenvolvimento, para que, amanhã, estejamos melhores que hoje.

Em 2010, estaremos mais integrados com o Grupo Teixeira Duarte e mais bem preparados para alçar voos mais altos e atingir os nossos objetivos. O ano que se aproxima já se revela como de muito trabalho, muitos desafios e mui-tas oportunidades de crescimento para a EMPA e para cada um de nós.

Aproveito a oportunidade para desejar boas festas a todos, colaboradores e familiares, parcei-ros e amigos da EMPA. E que, no ano que chega, todos os nossos projetos pessoais e profissionais possam ser concretizados. Publicação Interna da EMPA

Rua Major Lopes, 800 – B. São PedroBelo Horizonte (MG) – Tel.: (31) 3311.4788Coordenação: Departamento de Recursos HumanosProdução: Prefácio ComunicaçãoRedação: Geisa Brito (10660/JP)Jornalista Responsável: Cristina Mota (8071/JP)

EMPA Info

EDITORIAL

Um ano que termina ouum ano que se inicia?

2009: ano de investimento em pessoas

EsPAçO RH

2

O ano de 2009 foi muito importante para o Recursos Humanos da EMPA, pois foram realizadas várias ações que permitiram a construção de uma base sólida no crescimento das equipes e da empresa. Dentre essas ações, destacamos a realização dos Programas de Desenvolvimento dos Construtores do Resultado – PDCR – e dos Responsáveis pelo Apoio Funcional – RAF, que envolveram um grupo de aproximadamente 80 pessoas. Esses programas, juntamente com o Programa de Capacitação das Equipes de Operação de algumas obras, demonstram que a EMPA se prepara para abraçar as novas oportunidades que se apresentam e alcançar um novo patamar no mercado brasileiro.

Além disso, consolidamos neste ano o programa de Comunicação, promovendo maior aproximação da EMPA com seus colaboradores e com o público externo. Concluímos este ano a migração do sistema de folha de pagamento da RM Folha para o RM Labore, que nos possibilitará ter informações mais detalhadas e gerenciar de forma mais eficaz os números gerados no processamento da folha, que hoje já conta com 2 mil colaboradores.

Este é apenas o começo de um longo caminho que temos pela frente. “A construção do nosso futuro já começou e há muito não temos tantas oportunidades de crescimento profissional: porém, é preciso investir no auto-desenvolvimento, na busca do aperfeiçoamento dos processos internos de gestão e da operação e de novas soluções e tecnologias que nos permitam executar os nossos serviços com cada vez mais qualidade, excelência e menor custo”, ressalta Zélia Vieira, Gerente de Recursos Humanos.

Page 3: ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro! Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito

PELOs CANTEIROs

Melhoria para o trânsito de Juiz de Fora

EMPA Info 3

A obra de implantação da BR-440 – ligação en-tre as BRs 267 e 040 –, em Juiz de Fora, está em pleno andamento. Os trabalhos foram iniciados em setembro e estão sendo executados serviços de terraplenagem; desmatamento, remoção de so-lo-mole, corte e transporte de material de primei-ra categoria e aterro compactado; enrocamento de pedra e solo envelopado para drenagem e suporte do aterro das pistas; e de drenagem, com execução de aproximadamente 650 me-tros de canalização do córrego São Pedro, além de drenos longitudinais e bueiros tu-bulares de concreto.

De acordo com Oyama Navarro Mayu-mi, Gerente de Contrato, “a obra é de grande importância para a cidade de Juiz de Fora e para a EMPA, pois irá desafogar a malha viária urbana da cidade, criando uma ligação entre as duas BRs”. A conclusão da obra está prevista para fevereiro de 2011

Em agosto de 2008, a EMPA iniciou suas atividades em Linhares para o cliente Petro-bras, em contrato cujo escopo é o de prestador de serviços de infraestrutura na região Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Esse contrato consiste principalmente na construção de pla-taformas para posicionamento de equipamen-to de perfuração de poços de petróleo. Fazem parte desse conjunto os acessos às bases.

O contrato preconiza a mobilização de um determinado número de recursos à disposição da Petrobras. Nos períodos de chuva e/ou de menor necessidade de poços, os recursos fi-cam disponíveis, e esta baixa atividade preju-dicou os resultados do contrato. A EMPA e a Petrobras encontraram uma solução para esta dificuldade ao assinar um aditivo contratual, estendendo a área de atuação para a região de

Pojuca, no Recôncavo Baiano. Nesta região, o período de chuvas ocorre somente de maio a setembro e, dessa forma, conseguiu-se conci-liar a disponibilidade que afetava os resultados esperados.

Para esta nova frente, foram deslocadas seis equipes de terraplenagem e pavimen-tação desde o mês de outubro. Os trabalhos estão decorrendo a contento e, segundo ava-liação, esta extensão contratual, inicialmente prevista para cinco meses, pode se estender por um período maior, haja vista o grande vo-lume de trabalhos existentes na frente.

“Avaliamos, ainda, que a assinatura do adi-tivo é clara demonstração de reconhecimento da Petrobras à qualidade dos serviços presta-dos por nossas equipes”, destaca Marco Auré-lio Diogo, Superintendente da EMPA.

Aditivo de contrato com a Petrobras

Page 4: ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro! Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito

PELOs CANTEIROs TEIXEIRA DUARTE

EMPA Info 4

Reunião das Centrais de Equipamentos

Caseiros: obra de grande responsabilidade

No dia 6 de novembro aconteceu uma reunião no Lagoas Park, Comple-xo Empresarial do Grupo Teixeira Duar-te, em Oeiras – Portugal, para a apre-sentação da situação das Centrais de Equipamentos à alta administração do Grupo. Representantes das Centrais de vários países onde o grupo opera apre-sentaram um balanço geral dos equi-pamentos, das estruturas, dos investi-mentos realizados, do estado geral das frotas, das performances obtidas, das dificuldades e das necessidades atuais. “Tivemos que apresentar tudo o que realizamos em dois anos, comparado com o que havia sido proposto. A Admi-nistração da Teixeira Duarte queria ter mais conhecimento de como está sua frota, o grau de rejuvenescimento/en-velhecimento, como está sendo gerida e utilizada”, destaca José Valter Gontijo Aguiar, Superintendente de Equipa-mentos, responsável pela apresenta-ção da EMPA.

De acordo com ele, a iniciativa da Tei-xeira Duarte ao promover esse encontro é de extrema importância, pois demons-tra o interesse pelo item “Equipamen-tos” e incentiva todos a se preocuparem com ele. “É uma área que requer muitos investimentos, contribui diretamente para a imagem da empresa e para a sua capacidade produtiva, e, consequente-mente, potencializa a competitividade no mercado”, completa.

Além da Central do Brasil, fizeram a apresentação os responsáveis pelas Centrais de Portugal, Argélia, Angola, Geotécnia e Fundações e Tecnologias. O Diretor de Equipamentos do Grupo, Edgar Gomes, finalizou a reunião com um balanço desde 1998, evidenciando o alto nível de investimento internacional da Teixeira Duarte de 2006 a 2008.

A obra da BR-285, em Caseiros, no Rio Grande do Sul, foi iniciada em agosto de 2009 e é uma das ações incluídas no pro-grama do DNIT para recuperação de rodovias, o Programa de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema). A ação abrange trechos de estradas diversas na região Norte do Estado, entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha e entre Vacaria e Bom Jesus, e também faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Crema tem duas etapas e a EMPA participa da primeira, com previsão de conclusão para agosto de 2010. Os principais serviços a serem executados são frisagem, com a troca do revestimento atual, e microrrevestimento, com a colocação de uma camada sobrepos-ta ao revestimento atual e lama asfáltica. Paralelo a essa ações, a EMPA também deve cuidar da manutenção, capina, roçada, desobs-trução de dispositivo e recuperação da queda de corpo de ponto até o período de um ano após o fim de toda a recuperação.

Para Isaac Ferraz, Gerente de Contrato, “toda a atenção deverá estar voltada para um perfeito controle da qualidade. E o bom de-sempenho traz a expectativa positiva de participação também na segunda etapa da obra, no segundo semestre de 2010”.

No dia 14 de outubro, a obra da BR-440 recebeu a visita dos Ministros das Comunicações e dos Transportes, Hélio Costa e Alfredo Nascimento, respectivamente. A ocasião marcou o lan-çamento oficial da obra e, além dos Ministros, estiveram pre-sentes a Diretoria da EMPA, o Prefeito de Juiz de Fora, Custódio Antônio Mattos, o Superintendente Regional do DNIT, Sebastião Donizete de Souza, e o Engenheiro Supervisor, Edson Vander Ruffo, entre outros.

Visita solene

Page 5: ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro! Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito

qUALIDADE

Mobilização para melhores resultados

EMPA Info 5

Colaboradores de todas as obras e da sede da EMPA participaram, entre os dias 9 e 13 de novembro, da Semana da Qualidade. O evento teve o objetivo de enfatizar os prin-cípios da gestão da qualidade na empresa, em busca de melhores resultados. “Queríamos reforçar os conceitos básicos da qualidade para atingir um público imprescindível para a manutenção desse sistema, os colaboradores das obras”, con-ta Marcelo Monteiro, Coordenador das áreas de Qualidade e Auditoria Interna.

Várias estratégias foram usadas nesse trabalho de conscientização e mobilização: uma cartilha informati-va foi especialmente elaborada e distribuída na sede e nas obras; o tema foi abordado nos Diálogos Diários de Segurança (DDS); e, a cada dia, foi enviado um e-mail aos colaboradores, relembrando alguns dos principais conceitos de qualidade. Em 12 de novembro, Dia Mundial da Qualidade, foi ministrada, na sede, a palestra “Reci-clagem – meio de sobrevivência do planeta e das pes-

A EMPA patrocinou, no mês de outubro, o 1º Cur-so de Solda da cidade de Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro. A atividade teve também o patrocínio da Prefeitura da cidade, da IEMMA – Serviços Ambientais, do Colégio Santa Mônica e da

Nicrosol, com o objetivo de capacitar a mão de obra local para atuar nos empreendimentos da região e nas obras do Complexo do Rio Grande, da Energisa. Doze colaboradores que atuam na obra participaram das atividades.

• Trabalhar conforme as especificações dos proje-tos e com fornecedores qualificados, contribuindo com ideias para melhorar o ambiente de trabalho.• Inspecionar, armazenar e identificar os mate-riais adquiridos.• Verificar sempre os serviços em execução.• Identificar e cuidar dos equipamentos de monito-ramento e medição.• Satisfazer as necessidades do cliente.

• Seguir a Política da Qualida-de da empresa; seguir as nor-mas de segurança e nunca se esquecer de utilizar os EPIs.• Manter o ambiente de traba-lho limpo e organizado.• Trabalhar conforme as Instruções de Trabalho da Qualidade; e registrar as não conformidades (RNC) como parte dos processos de melhoria contínua.

Conceitos reforçados na Semana da Qualidade

CURsO

qualificação de soldadores

soas que nele habitam”, por um integrante da Asmare – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte. A atividade destacou a importância do reaproveitamento de materiais.

Para Marcelo Monteiro, o resultado correspondeu às expectativas. “Foi apenas uma das diversas ações ado-tadas para fortalecer o Sistema da Qualidade, de forma que ele funcione como uma ferramenta de gestão, tra-zendo resultados positivos e mensuráveis”, destaca.

Semana da Qualidade

Ações destacam que a qualidade só é atingida com a participação de todos

Page 6: ANO 2009 • nº 6 • Edição Dezembro - empa.com.br · fazer uma reflexão sobre os impactos das nossas ações para o futuro! Somos sempre tentados, com esse nosso es-pírito

Desde 2008, a EMPA é parceira da Associação Minei-ra de Reabilitação (AMR) na ampliação da Oficina Orto-pédica. A obra foi concluída e, no dia 5 de outubro, a nova Oficina foi inaugurada, possibilitando que mais crianças portadoras de deficiência física sejam beneficiadas com órteses fabricadas pela associação. “Com a re-estrutu-ração, a expectativa é estimular também a demanda ex-terna, que gera receita totalmente revertida para a asso-ciação. Assim, ampliaremos o atendimento às crianças”, afirma Roberto Zanasi, Superintendente-geral da AMR.

A participação da EMPA no projeto realizou-se por meio de doações de equipamentos. No evento de inauguração, a empresa esteve representada pelo Diretor Administrativo-financeiro, Ricardo Nogueira, que ressaltou o importante papel das empresas na realização de projetos sociais como o desenvolvido pela AMR.

A Associação existe há 44 anos em Belo Horizon-te e oferece um centro especializado em tratamento de reabilitação física e neurológica, com assistência gratuita a cerca de 650 crianças. As órteses são fa-bricadas pela associação desde 1972.

Prontos para mais atendimentos

EMPA Info 6

REsPONsAbILIDADE sOCIAL

PARA TODOs

3Rs: palavras de ordem

Ricardo Nogueira (à direita) representou a EMPA na inauguração

Reduzir• Evite o uso exagerado das sacolinhas de plástico.• Não valorize as embalagens em excesso, que fazem grande volume e são difíceis de reciclar.

Reutilizar• Use as duas faces das folhas para escrever ou imprimir.• Reaproveite envelopes, sacolas e papéis de embrulho.• Conserte aparelhos antes de comprar novos.

Reciclar• Lave a embalagem reciclável antes de jogá-la no lixo seletivo.• Os restos de alimentos também podem ser recicla-dos. Com poucos recursos é possível transformá-los em adubo.• Não jogue as baterias de celular no lixo comum. As empresas produtoras já estão se responsabilizando pelo recolhimento.

Os 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – são palavras de ordem atualmente, quando todos se preocupam com a preservação ambiental. São conceitos que fazem uma grande diferença quando implantados na rotina dos

trabalhos e também na casa de cada um. É simples: confira algumas dicas e faça a sua parte!

201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010201020102010 Renove suas esperanças, enfrente novos desafios e construa grandes caminhos.

Boas festas!