ano 20, nº 876 embrapa clima temperado 29/09 a 05/10/2014 ... · de 25 plantas de sete espécies...

4
Ano 20, nº 876 Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho, Clima e Comprometimento Organizacional Embrapa Clima Temperado 29/09 a 05/10/2014 Entre os dias 29 de setembro e 17 de outubro todos os empre- gados das UDs estão convida- dos a participar da Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho, Clima e Comprometimento Or- ganizacional. Através das res- postas, poderão ser identificadas as percepções dos embrapianos sobre diversos fatores que afe- tam o desempenho profissional. Circulação interna de infor- mações, ambiente de trabalho, a maneira como é gerida a UD, bem como a Percepção de Justiça e Reconhecimento Profissional, são os fatores analisados pela Pesquisa e, após seu término, as respostas obtidas são transfor- madas em Planos de Ação para a gestão estratégica da UD. Este ano, o Comprometimento Orga- nizacional, que é o que articula o vínculo dinâmico do empre- gado com a empresa, foi acres- centado na pesquisa. Então, o nível de dedicação com a empre- sa e seus valores será, também, um dos tópicos de pesquisa. No ano anterior, cerca de 220 empregados da UD responde- ram ao questionário. Uma das organizadoras, Eliana Mariete, explica que apesar da não obri- gatoriedade da participação dos embrapianos na pesquisa, é fundamental o seu envolvimen- to para o seu sucesso. “Quanto mais pessoas responderem me- lhor”, fala. Como a pesquisa é desenvolvida via e-mail e nem todos os empregados têm con- tato diário com o meio virtual, a comissão organizadora estará nos auditórios das três bases fí- sicas, em data a ser anunciada, com o formulário impresso para preenchimento dos interessados. Reconhecimento Dentro dos tópicos analisados Paulo Lanzetta está a satisfação dos empregados quanto ao reconhecimento dado ao seu trabalho. Na pesquisa re- alizada em 2009, esta era uma das categorias com menor favo- rabilidade. Somente 51% dos empregados estavam satisfeitos com seu reconhecimento profis- sional. Mesmo aumentando 8% na pesquisa realizada em 2011, esta ainda é a categoria de me- nor satisfação entre os empre- gados, mesmo que, de acordo com a pesquisa, ainda estejam 10% mais satisfeitos na UD em relação à média da Embrapa. Relações Sociais A categoria com maior favora- bilidade é a de Relações Sociais, que apresenta 82,97%, um núme- ro que aumenta a cada pesquisa realizada. Na UD, os níveis de favorabilidade em todos os fato- res são acima da média nacional.

Upload: vuongdang

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano 20, nº 876

Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho, Clima e Comprometimento Organizacional

Embrapa Clima Temperado 29/09 a 05/10/2014

Entre os dias 29 de setembro e 17 de outubro todos os empre-gados das UDs estão convida-dos a participar da Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho, Clima e Comprometimento Or-ganizacional. Através das res-postas, poderão ser identificadas as percepções dos embrapianos sobre diversos fatores que afe-tam o desempenho profissional.

Circulação interna de infor-mações, ambiente de trabalho, a maneira como é gerida a UD, bem como a Percepção de Justiça e Reconhecimento Profissional, são os fatores analisados pela Pesquisa e, após seu término, as respostas obtidas são transfor-madas em Planos de Ação para a gestão estratégica da UD. Este ano, o Comprometimento Orga-nizacional, que é o que articula o vínculo dinâmico do empre-gado com a empresa, foi acres-centado na pesquisa. Então, o

nível de dedicação com a empre-sa e seus valores será, também, um dos tópicos de pesquisa.

No ano anterior, cerca de 220 empregados da UD responde-ram ao questionário. Uma das organizadoras, Eliana Mariete, explica que apesar da não obri-gatoriedade da participação dos embrapianos na pesquisa, é fundamental o seu envolvimen-to para o seu sucesso. “Quanto mais pessoas responderem me-lhor”, fala. Como a pesquisa é desenvolvida via e-mail e nem todos os empregados têm con-tato diário com o meio virtual, a comissão organizadora estará nos auditórios das três bases fí-sicas, em data a ser anunciada, com o formulário impresso para preenchimento dos interessados.

Reconhecimento

Dentro dos tópicos analisados

Pau

lo L

anze

tta

está a satisfação dos empregados quanto ao reconhecimento dado ao seu trabalho. Na pesquisa re-alizada em 2009, esta era uma das categorias com menor favo-rabilidade. Somente 51% dos empregados estavam satisfeitos com seu reconhecimento profis-sional. Mesmo aumentando 8% na pesquisa realizada em 2011, esta ainda é a categoria de me-nor satisfação entre os empre-gados, mesmo que, de acordo com a pesquisa, ainda estejam 10% mais satisfeitos na UD em relação à média da Embrapa.

Relações Sociais

A categoria com maior favora-bilidade é a de Relações Sociais, que apresenta 82,97%, um núme-ro que aumenta a cada pesquisa realizada. Na UD, os níveis de favorabilidade em todos os fato-res são acima da média nacional.

Linha Aberta nº 876, de 29/09 a 05/10/2014

CASEMBRAPA - Novo modelo de custeio

A presidência da Casembrapa vem divulgando a real situação financeira do plano médico, com base na realização de auditorias. Existe a necessidade de mudança do custeio atual do plano médico para sua manutenção. A empre-sa contratada apresentou duas alternativas: a primeira, de per-centuais por grupo familiar vari-áveis por faixa etária e número de beneficiários; e a segunda alter-nativa, de percentuais por bene-ficiário variáveis por faixa etária.

A Casembrapa solicitou aos comitês consultivos locais a dis-cussão com os associados das no-vas propostas, com sugestões para sua viabilidade, e o surgimento de ideias para outros modelos. Para auxiliar no processo de discussão, foi encaminhado um questionário, com 12 perguntas.

Foram realizadas nos dias 10 e 11 de setembro, reuniões na Sede e na ETB, respectivamen-

te, para mostrar aos associados essa nova proposta de contri-buição, a aplicação do questio-nário e registro de sugestões.

Em função do pedido de al-guns comitês, da solicitação do SINPAF Nacional e do gru-po de trabalho constituído pelo Sindicato para discutir o novo modelo do plano de saúde, a Diretoria Executiva da Casem-brapa alterou o cronograma de envio das informações dos Co-mitês para o dia 3 de outubro.

Está previsto para o dia 1° de outubro uma reunião, com to-dos empregados da UD, organi-zado pelo Sinpaf-Seção Sindical local. Após, o comitê consultivo local irá novamente apresentar o questionário e colher as informa-ções para um novo envio à Ca-sembrapa. O comitê já encami-nhou a todos os associados, via e-mail, as informações necessá-rias para subsidiar as discussões.

Sugestão: Avalie sua rotina e identifique ações pendentes. Diante do que encontrar, faça as 7 perguntas a seguir:

1. O quê? Tenha cla-ro qual(is) a(s) atividade(s) pendente(s). 2. Quando? In-dique a data exata para que o plano entre em ação. Faça cro-nograma, se for o caso.

3. Quem? Pessoas estarão envolvidas no processo? Iden-tifique competências e quem (realmente) pode fazer o quê. 4. Por quê? Qual(is) a(s) sua(s) motivação(ões) para realizar esta ação? 5. Onde? A ação pode ser desenvolvida de forma virtual? Dentro da empresa? Em casa? O importante é você ter claro se o desenvolvimento destas ações depende do fator ambiente. 6. Como? De que forma as atividades serão exe-cutadas? Dê espaço para ideias, desenvolva a criatividade.

7. Quanto custará? A con-clusão de suas atividades de-pende de dinheiro? Talvez nem todas.

Qualquer planejamento precisa ser fragmentado para uma ampla compreensão e, a partir deste conceito, é possível estruturar uma simples ideia e transformá-la em um plano preparado para a sua execução.

www.cursomarketing.com.br/

2

O que está faltando para fechar 2014 se sentindo satisfeito com o resulta-do do seu trabalho?

Embrapa ocupa 24º lugar em ranking espanhol

O portal da Embrapa ocupa a 24ª posição do ranking do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC). De seis em seis meses, a relação entre cem portais mundiais de centros de pesquisa é atualizada. Critérios como visibilidade, quantidade de arquivos e impacto no Goo-gle School são fatores decisivos para classificação. A Embrapa

ainda ocupa o 1º lugar de acessos entre os países da América Lati-na e 11º entre os do continente Americano. Apenas quatro insti-tutos brasileiros fizeram parte do ranking, dentre eles o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 33º lugar, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), em 57º e o Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) em 76º.

Linha Aberta nº 876, de 29/09 a 05/10/2014

Um estande da UD na Agrotecno Leite 2014, em Passo Fundo/RS, montado em parceria com a Pecuária Sul, Gado de Leite e Trigo, buscou di-fundir as inovações técnicas, produtos e ser-viços voltados para a cadeia produtiva leiteira. Foram divulgadas as forrageiras BRS Kurumi e BRS Ponteio, além de boas práticas para o ma-nejo da ordenha, os Laboratórios de Qualida-de do Leite e de Reprodução Animal e o Certon.

Giro pela Unidade

O Dia de Campo Produção Integrada de Citros, em Ca-cequi/RS, contou com a participação de 80 produtores. Foram apresentadas duas estações simultâneas: o uso de coberturas verdes e o sistema integrado de citros sem sementes, feitas em parceria com a Embrapa Mandio-ca e Fruticultura, de Cruz das Almas/BA. “Ao usar as coberturas verdes nas entrelinhas dos pomares se re-duz o uso de herbicidas e roçadeiras, minizando a com-pactação do solo”, disse o analista Cícero de Lucena.

24/09 - Produção integrada

Sergio B

ender

23 a 25/09 - Agrotecno Leite

Pau

lo L

anze

tta

Car

mem

Pau

lett

o

3

O SGP e os supervisores da UD, participaram do en-contro promovido pela a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/RS), com o tema Avalia-ção de Desempenho com Foco na Entrega, realiza-do na AMRIGS, em Porto Alegre/RS. O objetivo foi mostrar como acontece o feedback entre outras ins-tituições públicas (TCU e TCE) e como estes órgãos trabalham a questão da avaliação de desempenho.

Divulgação

24/09 - Capacitação

A UD homenageou o Dia da Árvore em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ru-ral de Pelotas e com o Movimento Pedal Curticeira. A atividade foi uma pedalada de 25 km, do Centro da cidade até a Granja da Barragem. “Plantamos cerca de 25 plantas de sete espécies arbóreas, a maioria na-tivas da região”, contou o pesquisador Joel Cardoso. A ação colabora com o projeto dos SAFs, que prioriza a produção de alimentos via consórcios biodiversos.

21/09 - Plantio de árvores

Linha Aberta nº 876, de 29/09 a 05/10/2014

30/10- Edson Machado01/10- Gabriel Freitas03/10- Caroline Rosa03/10- Luiz Ferreira03/10- Mauro Pinto04/11- Osmar Ferreira05/10- Antonio Nino05/10- Anna Thaís Dias

Aniversários

Começa a estação das flores Agenda

Pé na estrada

30/09 - Dia de Campo RBS Ku-rumi (Canguçu/RS);3 a 13/10 - 88ª Expofeira de Pelotas (Associação Rural de Pelotas/RS);03/10 - Seminário de Desen-volvimento da Cadeia Produtiva Apícola da Região Sul e Inaugu-ração da Casa de Mel da Coo-melpol (Pedro Osório/RS);

Veja o calendário completo na Intranet em NCO/Eventos

Todos os dias são dias de Prima-vera na UD. Por isso, de segun-da a sexta-feira, Fabrício Ferrei-ra dedica seus dias aos cuida-dos das plantas da Sede. Com a ajuda de alguns e m p r e g a d o s , que acabam tomando con-ta de algumas plantinhas, ele rega, planta, re-planta, trata e cuida de cada um dos vários jardins externos e internos da UD. Há quatro anos trabalhando

4

na UD, Fabrício explica que cada uma das flores tem uma adapta-

ção melhor a uma época do ano. “Agora te-mos a flor de mel e boca de leão, logo va-mos trocar por cravos”, fala. Então, com o início da pri-mavera, que começou dia 23 de setem-bro e se esten-de até dia 21 de dezembro,

haverá uma renovação das flores dos jardins da Sede.

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Jair Nachtigal. Edição: Cíntia Franco (CONRERP3040/RS). Diagramação: Ariadne Siqueira. Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps (7418RS); Laco Afonso (15785RS); Ariadne Siqueira (estagiária). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

2 a 10/10 Gustavo Heiden Brasília/DFReunião com pesquisadores da CENARGEM sobre o Her-

bário e possibilidades de pesquisa conjunta.

Na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, às 13h30min, será realizado o encontro de PPA, no Centro de Convivên-cia da AEE. É um evento des-tinado a todos os aposentados e aos empregados com preten-são de se aposentar até 2018.

PPABlitz Cipa

O setor de Bem Estar da UD e a Cipa estarão distribuindo para os empregados e colaboradores das três bases físicas um kit conten-do material informativo referente às Doenças Sexualmente Trans-missíveis (DST’s). De acordo com a enfermeira Caroline Vargas, a campanha tem por finalidade in-

formar sobre a transmissão e pre-venção dessas doenças. “Esta é uma ótima oportunidade de falar sobre prevenção aos funcionários e colaboradores da unidade que serão propagadores de informa-ções nos seus locais de atuação e vivência”, declarou a integrante da Cipa Fernanda Quintanilha.

Ana Luiza Viegas