aniversário da smdc simpósio de paz em londres 136 anos ao...

16
Distribuição Gratuita | Ano 3 | Edição nº 121 2016 | Quinta-feira | 24 de Março Director: Francisco Godinho | Director Adjunto: Henrique Ribeiro Tempo Max. 15° Min. 9° PUB Aniversário da SMDC 136 anos ao serviço da cultura e desporto PUB Págs. 8 e 9 PUB. Pág. 6 PUB. PUB. PUB. Simpósio de Paz em Londres Ahmadia condena terrorismo

Upload: doannhan

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Distribuição Gratuita | Ano 3 | Edição nº 1212016 | Quinta-feira | 24 de Março

Director: Francisco Godinho | Director Adjunto: Henrique Ribeiro

TempoMax. 15° Min. 9°

PUB

Aniversário da SMDC136 anos ao serviço da cultura e desporto

PUB

Págs. 8 e 9

PUB.

Pág. 6

PUB.

PUB.

PUB.

Simpósio de Paz em LondresAhmadia condena terrorismo

Portugal é mesmo diferente. Nes-ta quarta-feira em que me sento a escrever esta crónica o sol entra forte pela janela da sala e parece que os seus raios me vêm afagar a barba grisalha que a minha neta mais nova adora também afagar. Mas, ainda na segunda-feira Odi-velas ficou mais branquinha com a neve que cobriu estradas e via-turas. Pois, e os efeitos destas va-riações certamente que se farão sentir nos homens e mulheres, habitantes neste Portugal que por vezes é também dos peque-ninos.

Antes de escrever esta crónica fui dar uma vista de olhos pelos jor-nais, através do meu Tablet. No Diário de Notícias vi uma peça com este título: «Padre ligado à gestão da Casa do Gaiato tinha vida de luxo». Segundo a notícia, «O sacerdote, constituído arguido esta manhã pela PJ, terá adquirido casas e carros de luxo com desvio de ver-bas. Uma das cinco IPSS a que esteve ligado é a Casa do Gaiato. Estão a decorrer dez buscas». Segundo apurou o DN com fonte

policial, «O sacerdote ostentava sinais de riqueza que terá sido adquirida com milhares de euros desviados: terá comprado casas e carros de luxo». E, o giro da coisa e deste país é que «O padre não virá a ser detido, apenas identifi-cado e constituído arguido». Pois é se o Zé roubasse uma carcaça se calhar não ficaria em liberda-de. Critérios…

Esta semana foi semana de de-zenas de missivas por correio eletrónico vindas da freguesia da Pontinha, desde a vila ao Vale Grande, passando por Santo Eloy, Casal do Rato, Casal da Perdiguei-ra e Vale Pequeno. Segundo essas missivas, já noite dentro, entre as 20h00 e as 21h30, dois indivíduos batem à porta de pessoas idosas dizendo ser da EDP e que preci-savam de ver o quadro. Pelo me-nos as pessoas que mandaram as missivas foram inteligentes e não abriram a porta, mas não sabe-mos se alguém mais incauto não o terá feito e sofrido as consequ-ências desse ato menos cauteloso e irrefletido. Aqui fica o alerta e o conselho: Não abram a porta sem

primeiro haver uma certeza de quem está do outro lado. Em caso de desconfiança peçam ajuda às autoridades. O Zé é assim que faz.

Há cerca de quatro anos e meio nasceu em Caneças o Grupo Cénico e Coral Os Vocálise, no âmbito da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças. Ficámos agora a saber, pelo Facebook do grupo (pois é sabe-se tudo pelo Face), que durante esse tempo já fizeram 75 atuações, o que por contas feitas pelo grupo dá «Uma média de 2 espetáculos por mês, cerca de 24 por ano, vários mi-lhares de espectadores que, em nenhuma circunstância, regatea-ram o aplauso, quase sempre de pé no final, para além de muitos convites que tiveram de rejeitar por absoluta impossibilidade de agenda. Atuações e convites que surgiram, o que é surpreendente e diz muito, pelo “passa-palavra” pois nunca o grupo se publicitou ou se promoveu. Foi a sua dife-rença, humildade e qualidade que deram a notoriedade que já tem». Como devem calcular não posso reproduzir aqui, por falta de es-

paço, todo o conteúdo da publi-cação, que podem ver no Face-book do grupo, mas não resisto a mais um excerto: «Nunca pediu um cachet ou um subsídio. Nunca cedeu aos seus princípios e valo-res. Nunca mudou a sua imagem de grupo irrequieto, diferente, di-vertido e atrevido. E assim conti-nuará!». Parabéns Vocálise. Parabéns pelo trabalho feito e pela postura. Que mais projetos assim surjam neste concelho com valores.

Quem está também de parabéns é a velhota Sociedade Musical e Desportiva de Caneças com a proveta Idade de 136 primave-ras, verões, outonos e invernos. Conseguir este feito não terá sido fácil e por isso o Zé parabeniza to-dos quantos, aos longo dos anos, contribuíram para isso.

Em abril, com dois meses de an-tecipação, vão realizar-se elei-ções para a concelhia de Odivelas da Juventude Social Democrata. Tanto quanto o Zé sabe vão con-correr duas listas, uma encabeça pela estreante Daniela Duarte, que pela primeira vez se candida-ta à liderança da jota laranja do reino da marmelada branca e ou-tra pelo repetente David Castro que aos 23 anos já vai na terceira candidatura. Sim senhor o Zé gos-ta quando há mais que uma lista porque acha que é bom sinal ha-ver concorrência. Mas, fico a pen-sar: Se a Daniela perder será que desanima e nunca mais concorre? Se o David perder isso significa que é o eterno candidato? Pois. A ver vamos…

E prontos, não se zanguem comi-go, mas não me apetece escrever mais. Com um tempo tão bonito vou dar um passeio que também preciso de arejar as cruzes. Volto para a semana, ou não.

Gambuzino ao saco.

Gambuzino ao saco.

24 de Março 2016

[email protected]

Crónica Satírica2

FICHA TÉCNICADiretor: Francisco Godinho [email protected] Telm: 96 200 1300 Diretor adjunto: Henrique Ribeiro [email protected] Telm: 962 646 230 Subdiretor: Marina Leonardo; Conceção Gráfica: Luís Rodrigues, Paginação: Cláudio Silva; Ilustrações: Hugo Mestre; Informática: Edgar Cardeira; Cronistas: Vítor Cacito (Desporto) José Maria Finório; Andreia Fernandes; Colaboradores Voluntários: António Mota; Redação e Administração: Rua do Pomarinho, armazém JMF, 2675-428 Odivelas, Tel: 219 318 827 E-mail: [email protected] Site: www.odivelasnoticias.pt Propriedade: Absolutnectar, Lda. NIF: 510 353 630 Registo nas ERC 126 396 Depósito Legal: 363 966/13 Impressão: Gráfica Funchalense, Rua da Capela da Nossa Senhora da Conceição, nº 50 Morelena, 2715-029 Pêro Pinheiro Tiragem desta edição: 5.000 exemplares. Os artigos assinados são da responsabilidade dos seus autores e não comprometem a linha editorial do jornal. É permitida a reprodução de imagens e textos desde que seja mencionado o seu autor e a fonte.

89

Patrono da edição deste ano do Torneio Internacional de Futebol Infantil da Pontinha merece também ser cromado na nossa caderneta.

Manuel Fernandes

5€

H E DA N L AC AI D U . ISRESTAURANTE MEXICANO

Hacienda D. Luisa haciendadluisa

Rua Fernando Namora nº 24 Loja C - Colinas do Cruzeiro 21 933 0019

2SEGUNDASFEIRAS LOUCAS

TODOS OS PRATOS

PUB.

PUB.4 Atualidade 3 de Setembro 2015Atualidade 24 de Março 2016

PUB.

1 – Terrorismo: Na sequência de um novo e dramático atentado terroris-ta em Bruxelas, em plena Europa, perpetrado pelo movimento radical islâmico (Daesh), quero manifestar a minha total solidariedade para com o povo belga e para com todas as vítimas e seus familiares. O cora-ção da Europa foi atacado através de ataques cegos, cobardes e soe-zes realizados por alguns que pre-tendem criar uma cultura do medo e do terror. No entanto, o mundo livre e tolerante tem de conseguir resistir e fazer prevalecer a cultura dos direitos, liberdades e garantias.2 – Terrorismo 2: O Parlamento aprovou por unanimidade o Voto de Condenação e Pesar alusivo a estes atentados, apresentado pelo PS, onde é reafirmado que “Estes ataques não farão imperar o medo ou o preconceito, nem esmorecer a coragem no combate ao terro-rismo e às suas causas, um esforço persistente que envolve múltiplas dimensões. Dure o que durar esse combate, o que importa é que as sociedades abertas nunca se dei-xem fechar e se mantenham sem-pre fiéis aos valores do Estado de Direito Democrático”.3 - Educação: O Ministério da Edu-cação (ME) após auscultar os seus órgãos consultivos, as escolas e os parceiros educativos, decidiu criar um “ano zero” para o novo sistema de avaliação e aferição no ensino básico e secundário. Ou seja, face às reservas manifestadas pelos agentes educativos (ainda que uma minoria) quanto à sua capacidade para implementar o novo sistema de avaliação/aferição já este ano letivo, o ME definiu que, este ano, cada escola deverá adotar o siste-ma que considerar mais adequado à sua condição. Esta capacidade de ouvir quem está no terreno e de conferir aos agentes educativos a responsabilidade e a autonomia para assumirem as opções que melhor julgam servir às respetivas comunidades, causou estranheza à oposição, mas a meu ver revela con-fiança no sistema e uma postura de diálogo com as escolas.

Notícias do Parlamento

Susana [email protected]

Deputada à Assembleia da República Vice Presidente do GP/PS

4 – Sociedade Musical e Desportiva de Caneças: Tal como tinha anuncia-do na última crónica, tive a honra e a satisfação de participar na sessão comemorativa do 136º aniversário da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças (SMDC), que teve lugar no passado fim-de-semana. Ao lon-go da sua vida, a SMDC demonstrou grande capacidade para vencer as adversidades e de se afirmar como o coração cívico, desportivo e cul-tural de Caneças. Foi um momento de festa e celebração sempre reno-vada que contou com a excelência musical da banda da SMDC, sempre superiormente dirigida pelo seu en-volvente maestro. Mais uma vez os Vocálise semearam alegria e qua-lidade vocal. Como demonstração do meu reconhecimento e amizade de sempre (e para sempre) ofereci à Sociedade um instrumento musical, um tamborim, depositado no Pre-sidente da Sociedade, Rui Simões. Parabéns renovados.5 – Pólo Cívico do Vale do Forno: E, também por cá (pelo concelho de Odivelas), regressei, uma vez mais, ao Pólo Cívico do Bº. Vale do Forno. Para além de (re)visitar as instala-ções, tive oportunidade de almoçar com dezenas de utentes do equipa-mento social, acompanhada pelo Presidente da Câmara Hugo Martins e pela Vereadora Fernanda Franchi. Além do convívio, o encontro serviu para, agora como deputada, atua-lizar as preocupações e conhecer os novos anseios, quer da própria instituição, quer dos utentes e da comunidade residente na Vertente Sul. Este Pólo Cívico, acolhe tam-bém 58 crianças em idade pré-es-colar, a quem ofereci os (devidos) “Coelhinhos da Páscoa” de choco-late, claro, o que causou uma onda de alegria e de carinho que me fez revitalizar o ânimo e, sobretudo, re-dobrar a confiança quanto ao futuro deste nosso Concelho.Em vésperas de mais um período festivo, quero desejar a todos(as), uma santa e feliz Páscoa, fazendo votos de que cada um(a) de vós te-nha também a capacidade de renas-cer e se aperfeiçoar a cada dia.

Fapodivel - Com luta conseguem-se os resultados Em nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Odivelas (Fapodivel) dá conta de que reuniu com a vereação da Educação da Câmara Municipal de Odivelas «Tendo verificado que as suas contestações foram ouvidas, nomeadamente na questão do parque escolar, em que a Câmara de Odivelas informou que irá fazer obras nas Escolas EB1 da Amoreira; Ramada; EB2/3 Carlos Paredes, Povoa Santo Adrião e EB 2/3 D. Dinis, Pombais». A nota acrescenta que «A Fapodivel informou à verea-ção da Educação, de que existem ainda outras escolas com problemas igualmente de fundo, tendo sido re-feridos os casos das Escolas EB2/3 Avelar Brotero, de Odivelas; da EB283 dos Castanheiros, de Caneças e da EB1 Mário Madeira na Pontinha, sendo ainda assina-ladas as diversas questões e problemas detetados por todas as Associações de Pais, que foram levantados via e-mail ou nas reuniões alargadas que a Fapodivel efetuou no presente ano».Segundo anota «Foram debatidos ainda os temas da necessidade de implementação de um plano para a remoção das placas de fibrocimento revestidas com amianto, da falta de auxiliares, das despesas de edu-cação, dos refeitórios e da necessidade da monitoriza-ção da comida servida, da segurança e indisciplina nas Escolas, das AEC’s e do Programa de Apoio ao Movi-mento Associativo Parental que a Fapodivel conseguiu que a Câmara de Odivelas implementasse este ano».

Construção do Centro de Saúde de Odivelas e acesso em transporte público ao HospitalO Movimento + Saúde e a Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas reuniram, dia 16 de março, para apreciar a situação em que se encontra o cumprimento do protocolo estabelecido entre a Câ-mara Municipal de Odivelas e a ARSLVT para a cons-trução do Centro de Saúde de Odivelas e os acessos ao Hospital Beatriz Ângelo, em transporte público, infor-mam estas estruturas em nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias. A nota diz que em setembro de 2015 uma delegação de utentes reuniu com o presidente da Câmara de Odivelas, Hugo Martins. «Nesta reunião foi afirmado pelo presidente da câmara que a construção do Centro de Saúde de Odivelas ia avançar e que as verbas iriam ser inscritas nos orçamentos do município e do Minis-tério da Saúde para 2016. Também foi afirmado que os acessos ao Hospital Beatriz Ângelo em transporte público iriam melhorar, nomeadamente com a entrada dos autocarros no espaço interior para deixar os uten-tes próximo das entradas». Como depois disso não receberam nenhuma outra in-formação sobre a concretização desse protocolo estas organizações de utentes decidiram solicitar reuniões aos presidentes da Câmara de Odivelas, da Adminis-tração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e da da Área Metropolitana de Lisboa «Para esclarecer a situação e exigir a concretização das promessas feitas antes da realização das eleições».

JSD Odivelas promove Saúde Oral em escola do ConcelhoNo âmbito do projeto Odivelas a Sorrir, a JSD Odive-las realizou no passado dia 14 de Março uma ação de promoção e de sensibilização de hábitos em Saúde Oral no Instituto de Ciências Educativas (ICE), com a realização de uma formação, em colaboração com alunos do curso de medicina dentária, para uma pla-teia de alunos entre os 10 e os 13 anos, informa esta estrutura partidária em nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias.

“O projeto Odivelas a Sorrir nasce de uma vontade de proporcionar aos jovens estudantes em Odivelas um dia diferente. Ajudámos a desmistificar alguns mitos sobre o médico dentista e esclarecer de forma correta, indo ao encontro de um maior cuidado com a Saúde no seu todo e da cavidade oral em específi-co, por parte dos jovens nesta faixa etária, que mais propensão têm para se desleixar com hábitos como a escovagem correta ou o uso do fio dentário, sendo uma área que me é muito próxima, assumi com mui-ta honra este projeto.” refere Filipe Leitão Moreira, membro da Comissão Política da JSD Odivelas e Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária do Instituto Superior de Ciências da Saú-de Egas Moniz, o impulsionador deste projeto.Para a realização desta iniciativa, a JSD Odivelas contou com a colaboração de quatro Estudantes de Medicina Dentária, «Que voluntariamente se asso-ciaram a esta nobre causa para ensinarem a escovar, a identificar possíveis doenças e a preveni-las. No final, distribuíram-se pastas dentífricas para agrado de todos os alunos que participaram e que encheram o auditório do ICE». A nota termina dizendo que «A JSD Odivelas, uma vez mais, mostra que os jovens conseguem realmen-te ter um efeito sobre a sociedade, promovendo a for-mação e responsabilizando-se por manter um padrão de qualidade de vida entre aqueles que no futuro fa-rão a diferença num Portugal mais saudável».

JP de Odivelas no Concelho Municipal de JuventudeEm nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias a 21 de março, a Juventude Popular de Odivelas dá conta de que o seu presidente João Pedro Galhofo representou esta estrutura na reunião do Conselho Municipal de Juventude realizado a 09 de março, tendo apresentado uma recomendação sobre o alargamento do horário de funcionamento da Casa da Juventude de Odivelas para depois das 20h00 durante os dias de semana «Para que este espaço municipal possa funcionar como local privilegiado de estudo em horário pós- laboral satisfazendo as necessidades dos milhares de jovens estudantes odivelenses e em particular a dos cerca de seis cen-tenas de estudantes universitários que frequentam o ensino superior em Odivelas». A JP Odivelas «Apresentou também um conjunto de 12 medidas concretas a serem acolhidas no pro-grama “Maio Jovem 2016”, que contempla a reali-zação de um CMJ extraordinário descentralizado e aberto à participação pública dos jovens, a realiza-ção de uma sessão de esclarecimento sobre a abs-tenção na juventude, um encontro com os jovens “Os Jovens e o Futuro” com a presença de um de-putado da Assembleia da República e jovens talen-tos do Odivelas, a implementação de uma “Noite de Fados e Tunas” para fomentar um sarau cultural intergeracional no concelho, uma Feira de volunta-riado Jovem em colaboração com a “Refood Odi-velas” para sensibilizar os jovens para os problemas sociais, um Fórum da juventude com a participação das juventudes partidárias e das associações jo-vens- académicas, culturais, cívicas e desportivas a realizar num Escola do Concelho, um workshop de simulação de entrevista de emprego com respon-sáveis de recursos humanos de empresas implan-tadas e bem sucedidas em Odivelas, a realização de uma sessão de Stand-Up Comedy sobre os pro-blemas dos jovens no Centro Cultural Malaposta, a organização de sessões de cinema noturnas gra-tuitas no Centro de Exposições de Odivelas e um dia aberto de visitas gratuitas ao Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, monumento histórico em-blemático do Concelho de Odivelas».

PUB.

Sociedade Musical e Desportiva de Caneças

136 anos ao serviço da cultura e desporto

PUB.6 Atualidade 3 de Setembro 2015Atualidade 24 de Março 2016

PUB.

No dia 19 de Março A Sociedade Musical e Desportiva de Caneças assinalou o seu 136º aniversário com uma sessão solene que con-tou com a presença de muitas dezenas de associados e convi-dados. Para além dos habituais discursos o evento contou com atuações do Grupo Cénico e Co-ral Vocálise e da Banda Filarmó-nica da coletividade, bem como a entrega dos emblemas aos asso-ciados com 25 e 50 anos e uma pequena homenagem aos que mais se distinguiram no apoio e colaboração com a SMDC.

A mesa da cerimónia teve a se-guinte composição: presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins; substituto legal do presidente da Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças, Armindo Fernandes; tesoureiro da AFL, Ricardo Parreiras; vice--presidente da Federação Portu-guesa das Coletividades de Cul-tura Recreio e Desporto, Gustavo Estevães e o presidente da coleti-vidade aniversariante, Rui Simões.Entre os convidados estavam as deputadas na Assembleia da Re-pública Sandra Pereira e Susana Amador; a vereadora Fernanda

Mateus; o representante da As-sembleia Municipal de Odivelas, Afonso Simão; a representante da Assembleia de Freguesia, Olga Ta-borda; o comandante da esquadra da PSP de Caneças, Álvaro Marçal; vice-presidente da FCMP, Bárbara Brandão; presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas de Caneças, Júlio Franco; diretor do Agrupamento de Escolas de Caneças, Fernando Costa, coor-denadora do Agrupamento de Es-colas, Isabel Barbosa; presidente da Direção da AHBV Caneças, Do-mingos Tomé; comandante dos bombeiros de Caneças, Manuel Varela; deputados municipais, membros da assembleia de fre-guesia e do executivo da junta e representantes da Sociedade Musical Odivelense, Sociedade Recreativa Unidos do Botafogo, Associação Amigos de Caneças, Núcleo Sportinguista de Caneças e Comissão Unitária de Reforma-dos, Pensionistas e Idosos de Ca-neças. O presidente da CMO conside-rou que o trabalho realizado pela SMDC nos últimos anos se tem revelado «Como uma importan-te alavanca de desenvolvimento social, desportivo e recreativo no

Concelho de Odivelas e, em par-ticular, na vila de Caneças». Para Hugo Martins «A ação desta pres-tigiada coletividade no campo da instrução e da cultura tem sido determinante para preservarmos a nossa memória histórica e cultu-ral, e fortalecermos ainda mais a nossa identidade odivelense». Por isso, afirmou o edil, «A Câ-mara Municipal de Odivelas tem procurado cooperar financeira e logisticamente, com base nos seus recursos e disponibilidades, e não apenas através das medidas de apoio regular, todo este meritório trabalho que aqui é desenvolvido, em claro benefício da comunida-de».O presidente referiu a renovação do campo da Lapa em 2005, a beneficiação da sede em 2008 e vários apoios extraordinários. No que respeita à vila e freguesia de Caneças Hugo Martins referiu a emissão de 14 alvarás nas AUGI’s, o empenhamento municipal para garantir a construção do Centro Interpretativo das Águas de Ca-neças na Fonte das Piçarras, a re-modelação e ampliação da Escola Básica dos Castanheiros, a requa-lificação da Quinta das Águas Fér-reas, a renovação do mercado,

diversas intervenções no espaço público, o apoio aos bombeiros e coletividades. Hugo Martins sublinhou também a intervenção dos SIMAR de Lou-res/Odivelas na rede de distribui-ção de água na freguesia.Armindo Fernandes, substituto le-gal do presidente da junta, iniciou a sua intervenção dizendo: «A mensagem que vos trago é uma mensagem de esperança, num fu-turo melhor e, de agradecimento, pelo trabalho que veem realizan-do, aos mais variados níveis de in-tervenção, em especial, ao serviço da cultura, do desporto e da popu-lação de Caneças.Em tempos difíceis, como os que hoje atravessamos, dirigir uma co-letividade com esta grandeza, não será coisa fácil, também por isso, trago um sincero agradecimento para os atuais dirigentes, sempre empenhados em conseguir o me-lhor para a nossa SMDC». O autarca disse também que «Como eleito local, orgulho-me de ter uma centenária coletivida-de, com toda esta grandeza, na centenária Freguesia de Caneças» e que a autarquia reconhece que «O trabalho aqui desenvolvido em prol da nossa população e do

concelho de Odivelas, merecia uma outra atenção, outro apoio, por vezes, maior carinho, mas não podemos ignorar a crise que mer-gulhou o País e que atinge todos nós». Armindo Fernandes garantiu que a autarquia continuará a lutar para que Caneças volte a ser uma freguesia autónoma, afirmando que acredita que tal é possível e desejável. «As populações de Caneças e da Ramada são mara-vilhosas, são gente boa, mas que-rem ser livres nos seus destinos. Ter opinião própria e decidir a sua vida local». Rui Simões, presidente da SMDC, iniciou a sua intervenção des-tacando os homens e mulheres que fundaram a coletividade e a mantiveram aos longo destes 136 anos e sublinhou os corpos geren-tes que desde 1999 se têm esfor-çado por recuperar as instalações e manter em funcionamento as várias atividades desportivas, culturais e de lazer e referindo as várias dificuldades e ações de-senvolvidas. Sublinhou também a colaboração da coletividade em várias atividades da freguesia sempre que essa colaboração é solicitada.

Henrique [email protected]

www.autocambota.pt

Foto

grafi

as: G

C/CM

O

PUB.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad diz que os media devem desta-car os ensinamentos pacíficos do Islão praticados pela maioria dos Muçulmanos. Chefe Supremo da Comunidade Islâmica Ahmadia diz que ele está a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia.

No dia 19 de março de 2016, o Chefe Supremo e o Quinto Califa da Comunidade Islâmica Ahma-dia Internacional, Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad fez o discurso principal no 13º Sim-pósio Nacional da Paz organizado pela Comunidade Islâmica Ahma-dia do Reino Unido.O evento realizou-se na Mesqui-ta Baitul Futuh em Londres, com uma audiência superior a 900 pessoas de 26 países, incluindo mais de 500 convidados não--Ahmadianos. Entre os convida-dos estavam presentes ministros, embaixadores, membros de am-bas as Câmaras do Parlamento e vários outros dignitários e convi-dados.Sua Santidade também conferiu à Sra. Hadeel Qassim, Prémio da Comunidade Islâmica Ahmadia para a Promoção da Paz em re-conhecimento dos seus esforços notáveis para aliviar pessoalmen-te o sofrimento de milhares de crianças refugiadas que ficaram encalhadas nos campos perigosos e inóspitos no Médio Oriente. Durante o seu discurso, Sua San-tidade falou da necessidade fun-

damental de justiça e equidade a todos os níveis da sociedade, a fim de estabelecer uma paz ver-dadeira e duradoura.Ele apelou aos media para utilizar a sua influência “como uma for-ça para o bem e uma força para a paz”, divulgando as atividades positivas da maioria dos Muçul-manos em todo o mundo, em contraponto à “ínfima minoria” que estavam a perpetrar atroci-dades em massa, falsamente em nome do Islão.Sua Santidade também afirmou que no Islão não havia punição para a apostasia e que o Sagrado Al-Corão era o porta-estandarte da liberdade religiosa universal. Sua Santidade reiterou a necessi-dade de bloquear o financiamen-to e a linha de abastecimento de todos os grupos terroristas e ex-tremistas a nível mundial.Durante uma conferência de im-prensa realizada antes do Simpó-sio da Paz, Sua Santidade expres-sou a sua opinião de que o Reino Unido deve continuar a fazer par-te da União Europeia. Ele expres-sou a sua esperança de que a campanha ‘Remain’ (a permanên-cia do Reino Unido da União Euro-peia) iria ser bem-sucedida e que não haveria ‘Brexit ’ (a saída do Reino Unido da União Europeia).Hadrat Mirza Masroor Ahmad começou o seu discurso principal refletindo sobre o facto de que o terrorismo e extremismo dos dias de hoje tinham provocado o medo do Islão em todo o mundo.

Hadrat Mirza Masroor Ahmad dis-se: “Este evento está a ter lugar num momento em que o medo generalizado do Islão está a au-mentar devido aos atos horríveis e vergonhosos dos grupos terro-ristas como Daesh. Por exemplo, em novembro passado, O mundo assistiu horrorizado quando os ataques terroristas ocorreram em Paris, e para além deste, houve atentados suicidas e ataques em vários países a intervalos regula-res.”No entanto, Sua Santidade deixou claro que o verdadeiro Islão era uma religião de paz e que os atos brutais cometidos por certos su-postos grupos muçulmanos não eram de forma nenhuma permiti-dos ou justificados pelo Islão.Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse: “No primeiro capítulo do Sagrado Al-Corão, afirma-se que Deus Todo-Poderoso é o ‘Prove-dor e Sustentador de todos os mundos’. Ele é o Clemente e Mi-sericordioso. Assim, quando Allah Todo-Poderoso é o Provedor e Sustentador de todas as pessoas e Clemente e Misericordioso - como poderia ser que Ele desejasse para aqueles que acreditaram Nele que assassinaseem impiedosamente, se opusessem violentamente ou prejudicassem a Sua Criação de alguma forma? Claro que a res-posta é que não é possível.”Onde prevaleceu a crueldade e a injustiça, Sua Santidade disse que o Islão recomendou dois mé-todos, a fim de instaurar a paz e

reforma.Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse:“É muito melhor se a paz pode ser alcançada através do diálogo mútuo, negociações e diplomacia. No entanto, se tal não for possí-vel, só então, a força pode ser usada a fim de impedir irregulari-dades com a intenção de estabe-lecer uma paz sustentável.”Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse: A filosofia subjacente à pu-nição no Islão é extremamente prudente e bastante exclusivos ... Punição ou sanção não é permi-tida como forma de vingança ou retaliação, mas o seu objetivo é reformar, reabilitar e melhorar.”Refutando a alegação comum apontada para o Islão, Sua Santi-dade afirmou que no Islão não ha-via nenhum castigo por apostasia e que a liberdade religiosa univer-sal era um princípio fundamental do Islão.Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse: “O Islão consagra os princí-pios da liberdade religiosa univer-sal e a liberdade de consciência. A fé é uma questão do coração e continuará a ser assim e por isso, jamais deve haver qualquer forma de compulsão na religião.”Hadrat Mirza Masroor Ahmad continuou: “Se um Muçulmano decidir que quer deixar o Islão, de acordo com os ensinamentos do Al-Corão, tem o direito de fazê-lo. Nenhum governo, grupo ou indi-víduo tem o direito de puní-lo ou sancioná-lo de qualquer maneira.

Assim, a alegação de que o Islão ordena a punição para a aposta-sia é totalmente injusta e sem fun-damento.”Desafiando a media para usar a sua influência como uma força para o bem e para agir com res-ponsabilidade, Hadrat Mirza Mas-roor Ahmad disse: “Não há dúvida de que os media desempenham um grande papel em influenciar a opinião pública e por isso, os media devem usar esse poder de forma responsável - como uma força para o bem e como uma força para a paz. Ela deve mostrar ao mundo aquilo que o verdadeiro Islão represen-ta, em vez de se focalizar nos atos crueis da ínfima minoria.”Hadrat Mirza Masroor Ahmad afirmou: “A publicidade é o oxi-génio que sustenta a maioria dos grupos terroristas ou extremis-tas.”Sua Santidade disse que os media não perderam tempo em associar os atos brutais de terror come-tidos pelos supostos Muçulma-nos aos ensinamentos do Islão, ao mesmo tempo ignoraram as vozes daqueles que estavam a esforçar-se com sinceridade para espalhar verdadeiros e pacíficos ensinamentos do Islão.Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse: “Num momento de con-flito em todo o mundo, devemos lembrar o princípio básico de que será melhor que todas as formas da maldade e crueldade sejam reprimidas e todas as formas da

PUB.8 Atualidade 3 de Setembro 2015Atualidade 24 de Março 2016

PUB.

Simpósio de Paz da Comunidade Ahmadia do Islão no Reino Unido

Líder islâmico apela aos media para desempenhar as suas responsabilidades na luta contra o extremismo

Foto

grafi

as: F

ranc

isco

God

inho

J.M. MARTINSRua da República 1281685-594 Caneças 219812716

Prótese Fixa | Prótese Removível | Implantes Ortodontia Prótese Fléxivel | Medicina Dentária

laboratório de prótese dentária

924 de Março 2016

PUB.

Atualidade

bondade e humanidade sejam apoiadas. Desta forma, a maldade não se vai espalhar muito, ao pas-so que a virtude e a paz se espa-lhará por toda a parte e adornará a nossa sociedade.”Falando sobre a guerra em curso na Síria, Sua Santidade disse que o Ocidente deve ser “disposto a abrir os canais de comunicação” com o Governo Sírio a fim de aliviar a si-tuação desesperada do povo Sírio.Sua Santidade disse que os gover-nos mundiais ou as organizações internacionais devem priorizar a paz sobre o desejo de mudança de regime. Ele disse que devem aprender com os exemplos trági-cos de Iraque e Líbia, em que am-bos os países continuam a ser mer-gulhados em conflitos e anarquia desde que os seus líderes bem an-tigos foram removidos à força.Enquanto Sua Santidade advertiu que havia um risco real de uma nova guerra mundial, ele também afirmou que ainda havia tempo para evitar tal catástrofe - se todas as partes estivessem dispostas a agir com justiça e pôr de lado os seus interesses escusos.Sua Santidade criticou o fracasso constante para cortar as linhas de abastecimento financeiras dos grupos terroristas e o facto de que certas nações poderosas, que tinham alegado trabalhar para a paz, estavam a exportar armas para o Médio Oriente, que por sua vez, esatavam a alimentar guerras em curso na Síria, Iraque e Iêmen.

Em termos do comércio de petró-leo, Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse: “Quando se trata de adquirir o óleo, a moralidade sai pela jane-la.”Hadrat Mirza Masroor Ahmad con-tinuou: “Enquanto alega-se que todos os esforços possíveis estão a ser feitos para erradicar o terroris-mo e o extremismo, as evidências não fundamentam esta afirma-ção.”Concluindo, Hadrat Mirza Masroor Ahmad disse: “Rezo para que nós todos desempenhemos os nossos respectivos papéis em promover a causa da humanidade e rezo para que a verdadeira paz, baseada na justiça, seja estabelecida em todas as partes do mundo.”Antes do discurso principal, vários dignitários falaram sobre a impor-tância da paz e da situação crítica do mundo de hoje.Rafiq Hayat, o Presidente Nacional da Comunidade Islâmica Ahmadia do Reino Unido disse: “A Comuni-dade Islâmica Ahmadia concentra na educação, trabalho humanitá-rio e no Jihad de auto-aperfeiçoa-mento e de espalhar a paz.”Siobhain McDonagh, Deputada e Presidente do ‘Grupo Parlamentar Multipartidário para a Comunida-de Muçulmana Ahmadia, disse: “A comunidade Islâmica Ahma-dia contribui muito para este país e vossa fé na paz e na tolerância religiosa é um exemplo para todos nós, como seria de esperar de uma comunidade cujo lema é ‘amor

para todos, ódio para ninguém.”Zac Goldsmith, deputado e Can-didato para Autarca de Londres, disse: “Por mais de um século, a Comunidade Islâmica Ahmadia tomou uma posição contra o ódio, mas baixaram a cabeça com com-paixão, amor e ajuda prática para reunir as comunidades.”Lord Tariq Ahmad de Wimbledon, Ministro para combate ao extre-mismo disse: “Não pode haver o melhor exemplo de [combater o terrorismo] do que exemplificado pela Comunidade Islâmica Ahma-dia, sob a liderança Divina e inspi-radora da Sua Santidade, Hadrat Mirza Masroor Ahmad.”Honorável Justine Greening, De-putada, Secretária de Estado para o Desenvolvimento Internacional, disse: “Gostaria apenas de dizer que tenho realmente um grande orgulho de desempenhar um papel de representação da Comunidade Islâmica Ahmadia como uma depu-tada local, mas também para dizer que no meu papel mais amplo den-tro do governo, é um privilégio tra-balhar com a Humanity First e ver a fantástica angariação dos fundos da Associação de Juventude da Co-munidade Islâmica Ahmadia.”

Tanto antes como depois do even-to, Sua Santidade encontrou-se pessoalmente com os vários digni-tários e convidados e também rea-lizou uma conferência de imprensa com os membros dos media..

«A Justiça e Paz são hoje dois objetivos que têm de caminhar a par»Os recentes atentados no aeroporto e no metro de Bruxelas são duplamente criminosos. Não só porque vitimam inocentes, ceifando-lhes covardemente a vida – mas também porque, se-meando o medo, podem contribuir para a destruição da própria sociedade. Estes últimos acontecimentos vieram fazer reviver a carnificina de Paris no último Novembro e reacender o sofri-mento coletivo.Toda esta violência reiterada provoca, compreensivelmente, uma sensação de medo nos cidadãos, um medo que contamina toda a sociedade. E, a par deste, surgem manifestações de xeno-fobia, de segregação relativamente aos muçulmanos. Sejamos claros: os milhões de cidadãos paquistaneses a viver no Reino Unido, tunisinos a residir na Bélgica ou os marroquinos a habi-tar em França não têm qualquer responsabilidade neste tipo de ações. Bem pelo contrário, são as suas principais vítimas. Re-cordemos que os maiores mártires de atentados terroristas são justamente muçulmanos. Para além de que, na sequência des-tes se geram perigosos movimentos de segregação na opinião pública. E, aqui e além, sente-se até um ambiente de “caça às bruxas” que, por si só pode fazer deflagrar mais violência. Temo até que, a ocorrerem mais um ou dois atentados, se iniciem em vários pontos da Europa movimentos de perseguição racial a árabes, paquistaneses ou outros, à semelhança do que outrora ocorreu com negros e ciganos nos anos sessenta e setenta do século XX, ou com judeus antes da Segunda Guerra Mundial.Neste contexto geopolítico e religioso, teve lugar o Simpósio da Paz, organizado pela Comunidade Islâmica Ahmadia do Reino Unido, que teve lugar em Londres no último fim-de-semana. Em que tive o gosto de participar, a par de deputados espanhóis e noruegueses ou membros do Parlamento britânico. O Califa da Comunidade Islâmica Ahmadia Internacional, Hadrat Mirza Masroor Ahmad, falou da necessidade fundamental de justiça e equidade na sociedade, pois só estas podem garantir uma paz verdadeira e duradoura. Apelou aos media para que divulguem as atividades positivas da maioria dos Muçulmanos em todo o mundo, em contraponto à “ínfima minoria” que tem perpetra-do atrocidades em massa falsamente em nome do Islão. Falsa-mente em nome do Islão – enfatizo. No mesmo sentido foram as mensagens de todos os participantes e o Simpósio de Lon-dres constituiu-se assim como um hino à Justiça e à Paz.A Justiça e Paz são hoje dois objetivos que têm de caminhar a par. Em tempos difíceis, todos os homens de boa vontade têm de valorizar a paz como valor supremo. O diálogo intercultural e inter-religioso é essencial para a paz. Portugal é, aliás, a este propósito, um país exemplar. Diferentes religiões e culturas co-existem pacificamente. Os portugueses são um povo inclusivis-ta, que aceita, assimila e valoriza outras culturas. Só assim se tornou um povo universal. Desde os Descobrimentos, no século XV, Portugal tornou-se um lugar de encontro. Assim irá conti-nuar, uma terra onde todos são bem-vindos e onde não se dis-criminam povos em função de fanatismos de algumas minorias.

Paulo Morais

Líder islâmico apela aos media para desempenhar as suas responsabilidades na luta contra o extremismo

Associação Ahmadia do Islão em Portugal

A alquimia é aqui entendida como uma metáfora do aperfei-çoamento do ser enquanto obra interior».

XII Concurso de Fado Amador da Cidade de OdivelasAté 22 de abril estão abertas as inscrições para mais uma edição deste concurso de fado promo-vido pela Junta de Freguesia de Odivelas.A 1ª eliminatória deste concurso irá decorrer a 14 de maio, pelas 21h, no Pavilhão Polivalente de Odivelas. Se houver inscrições que o justifiquem haverá uma 2º eliminatória a 21 de maio.

Feira do Livro Usado na BMDDA Biblioteca Municipal D. Dinis (BMDD) vai voltar a abrir as suas portas a mais uma Feira do Livro Usado a funcionar até 02 de abril no horário da biblioteca. Na feira pode encontrar livros históricos, religiosos, romances, biografias e muito mais a partir de 1€.A Feira é organizada em parce-ria pela Câmara Municipal e por Vítor Martinho - livreiro alfarra-bista que exerce a sua atividade desde 1948.

Exposição de pintura: João Feijó – 30 anos pela arteAté 15 de maio está patente no Centro de Exposições de Odi-velas. Para ver de 3.ª feira a do-mingo das 10h00 às 23h00 com entrada live.

Exposição: Ès-ArteAté 06 de abril está patente na Casa da Juventude, em Odivelas, esta exposição coletiva cm traba-lhos dos alunos de artes visuais da Escola Secundária da Ramada. A exposição pode ser vista de 2ª a 6ª feira das: 10h00 às 12h30 e das 13h00 às 20h00 e aos sába-dos das 10h00 às 13h00.

Odivelas - Idas à Praia 2016 A Junta de Freguesia de Odivelas está de volta com o programas “Idas à Praia”, que consiste em atividades desportivas, culturais, ambientais, praia e que potencia o desenvolvimento das capaci-dades físicas, intelectuais e cri-ativas das crianças e jovens da Freguesia de Odivelas.As “Idas à Praia 2016” vão decor-rer de 13 de junho a 01 de julho para as crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos.A pré-inscrição de crianças e jo-vens está disponível até 23 de março e devem ser efetuadas na Junta de Freguesia de Odivelas. Por outro lado, estão também abertas as inscrições para mon-itores de praia que estarão a decorrer no Centro de Karaté Do Shotokan de Odivelas, uma vez que esta iniciativa conta com a parceria desta coletividade.

10

Terça 29 de Março

Quarta 30 de Março

Domingo 27 de Março

Vai Acontecer 24 de Março 2016

Teatro na Casa da JuventudeDas 21h00 às 24h00. Para jovens dos 13 aos 40 anos. O grupo de teatro “Expressões & Impressões” reúne-se todas as 6.as feiras na Casa da Juventude de Odivelas, com o apoio da As-sociação Sociocultural Jovens da Ramada.Informações: Casa da Juventude – 219 320 480 | [email protected]

Sexta 25 de Março

Sábado 26 de Março

Outros dias

Teatro: Henrique IVDe 30 de março a 01 de abril, às 21h30, no auditório da Malapos-ta é representada esta peça de Luigi Pirandello. Preço 7,5€. Para estudantes de teatro, maiores de 65 anos e grupos de mais de 10 pessoas 6€. 135’. M/12.

E também...

Mostra de Artesanato: O Quoti-diano em CaneçasDe 26 de março a 09 de abril na Casa da Cultura de Caneças com entrada livre. Para ver das 15h30 às 18h00 de segunda a sexta e das 16h00 às 18h30 ao sábado e domingo.

Teatro para a infância: As aven-turas de Rodolfo e Rosita -A Bela AdormecidaNa sala experimental da Malapos-ta pela Trupilariante Companhia de Teatro Circo, às 11h00. Preço único 6€. 45’. Dos 3 aos 11 anos.«Quem não gosta de uma boa his-tória de fadas, princesas e poções mágicas? Melhor dizendo, de uma história de Perrault.Rodolfo e Rosita são dois amigos traquinas e brincalhões, que ado-ram brincar ao faz de conta! Para eles cada história é uma verdadei-ra aventura onde a imaginação impera!A Bela Adormecida, conta a his-tória de uma bela princesa que, por causa de uma bruxa má, fica a dormir durante cem anos! Será que algum príncipe virá em seu so-corro? E será que a bela princesa acordará bela ou cheia de rugas? Junta-te a Rodolfo e Rosita nesta aventura e descobre como termina esta bela história!».

Teatro para a infância: A ilha do Ovo PintadoLeva imagemÀs 11h00 na sala experimental da Malaposta. Preço 6€. 60’. M/12.«Gaspar descobre um mapa anti-go para chegar a uma Ilha, algures no mundo, chamada de “Ovo Pin-tado”.Inicia-se uma aventura cheia de surpresas, onde tu e o Gaspar irão conhecer a fantástica e variada vida marinha que existe nos Ocea-nos do nosso Planeta! Estás prepa-rado para descobrir o segredo da “Ilha do Ovo Pintado”?Produção, Cenografia, Figurinos, Imagem, Luz e Som: _MuzumbosInterpretação: Mafalda Abreu e Carlos Miranda.

Aulas de Tai-Chi Chuan, por Ernesto ReisDas 10h30 às 12h30. Aulas gratui-tas. Levar roupa e calçado confor-tável.Jardim da Música ou Centro de Exposições de Odivelas Informações/Inscrições: Divisão de Cultura, Turismo, Património

Cinema: Homens sem asasO ciclo Tardes de Cinema Vinta-ge da Malaposta exibe às 15h00 na sala de cinema este filme de Edward Sutherland para grupos, por marcação. Entrada livre. 69’. M/6. Comédia, EUA,1939.«Stan e Ollie são comerciantes americanos que estão em Paris a negócios. Quando chega a hora de partir, porém, Ollie avisa o ami-go de que ficará na cidade pois apaixonou-se por Georgette, a fi-lha do dono da hospedaria em que estão instalados. Com a ajuda de Stan, Ollie pede-a em casamento mas desilude-se quando descobre que ela já é casada. Transtornado, decide suicidar-se, mas um oficial aconselha-o a alistar-se na Legião Estrangeira, o lugar ideal para os homens esquecem o passado, se-gundo ele. Stan e Ollie alistam-se, mas a disciplina e os exercícios não agradam aos dois homens que, as-sim, decidem fugir».

Correr Lisboa em OdivelasÀs 19h30 no Parque de estaciona-mento bio saudável junto ao Pavi-lhão Multiusos de Odivelas. Trei-nos semanais de corrida a vários ritmos. Iniciativa da Associação Correr Lisboa em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Des-portivo da CMO. Informações: Divisão de Desenvolvimento Des-

Ateliê de Costura: Entrelaçar GeraçõesÀs 14h30 na Casa da Juventude. O Ateliê será dinamizado por uma voluntária sénior - a D. Fernanda Vigário que irá partilhar, com um grupo de jovens, os seus conhecimentos na arte da costura. Poderão aprender a pregar botões, fazer bainhas ou pôr um viés num decote, bem como, conhecer a diferença entre franzidos e drapeados.Com este modelo de iniciativas, integradas no projeto municipal “Academia de Saberes”, a Câmara de Odivelas pretende promover o convívio intergeracional valorizando os saberes de todas as gerações.A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia na Casa da Juventude.

portivo – 219 320 990, [email protected].

Ação de formação para empresáriosDas 19h45 às 22h00 vai decorrer na Start In Odivelas a ação de for-mação Como conhecer uma empre-sa colocando 5 questões.Ação de formação gratuita, sujei-ta a inscrição prévia (nome, idade, contato telefónico e habilitações literárias do participante; área do negócio e data de constituição da empresa; N.º de colaboradores da empresa; O que gostariam de ver esclarecido no final desta sessão de esclarecimentos), através do e-mail: [email protected] ou através do tele-fone: 219320423.

Ateliê: Vai um queijinho? O Ateliê é destinado a muníci-pes com idade igual ou superior a 55 anos. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia na Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos - Telefone: 219320313/352 e E-mail: [email protected] manhã de 30 de março, o pon-to de encontro será nos Paços do Concelho, Rua Guilherme Gomes Fernandes, Quinta da Memória, Odivelas, às 10:30 horas.

Cultural e Bibliotecas – 219 320 800│[email protected].

Aulas de Tai Chi e Chi Kung, por António SerraCom início às 10h00 no Parque da Cidade de Odivelas ou nas arcadas do Instituto de Odivelas há pratica gratuita de Tai Chi e Chi Kung com António Serra credenciado pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas e Instituto do Desporto de Portugal.

Exposição: O Rosto à minha maneiraAté 03 de abril está patente no Centro Cultural Malaposta esta exposição com Desenhos a Car-vão de Raúl Raimundo, utente do Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas. Pode ser vista, com entrada livre, de segunda a sábado das 13h00 às 22h00 (em dias de espetáculo até às 23h00) e ao domongo das 14h00 às 19h00.«A caricatura é uma opinião.“Penso e logo desenho um traço à volta do meu pensamento!” Gosto desta definição de carica-tura. Quando desenho o rosto de al-guém é o que eu penso dessa mesma pessoa e isso faz-me pen-sar nos outros. Eu apanho aquela expressão, única, particular, qua-se imperceptível. O objectivo das caricaturas é apresentar o rosto de cada ele-mento que vai passando pela ACSMO.Há cerca de 2 anos, uma vez por semana faço uma caricatura, com o modelo de frente para mim sentado e direito».

Exposição: Nigredo De 18 de março a 10 de abril no foyer da Malaposta estará pa-tente esta exposição de pintura de Expedito DAlmenida. Pode ser vista de segunda a sábado das 11h00 às 21h00. [em dias de espetáculo estará patente até às 23h00] e aos domingos das 14h00 às 19h00. M/3. Entrada livre.«A presente exposição apresen-ta um conjunto de pinturas que foram produzidas recorrendo ex-clusivamente a tinta preta, com maior ou menor quantidade de água (tinta da China, aguarela, acrílico).Pretende-se, com este projeto, reflectir mais aprofundadamente sobre a etapa inicial do processo alquímico: Nigredo (negrume ou obra ao negro).Este trabalho constitui o primeiro tomo de uma tetralogia dedicada às 4 fases desse processo, que in-clui também o Albedo (branco – purificação), Citrinitas (amarelo- despertar) e o Rubedo (vermelho – iluminação).

PUB.PUB. PUB.

RODÍZIO*

€6,95DIAS DA SEMANA

€9,95FIM DE SEMANA

Ao Almoço

PUB.PUB.

Com todas as equipas do Odivelas Basket em atividade e com jogos frente a adversários de igual va-lia assistiu-se este fim de semana a belas jornadas com vitórias em quase todos os jogos oficiais. Mas antes dos jogos oficiais temos de destacar a participação dos sub14M no Torneio da A.B. Caste-lo Branco disputado durante 2 dias em Alcains e onde conseguiram trazer a taça do 4º lugar (na foto a comitiva OBC com a taça), e os mini10 e a sua alegria contagiante no torneio Carlos Silvério disputa-do na Malveira.Quanto a jogos oficiais, confir-mou-se o pleno de vitórias dos sub16M ao derrotarem o Belenen-ses (60-48), enquanto também os sub16M-B e as sub16F fecharam esta fase do campeonato também com vitórias. Os sub16M-B derro-taram uma equipa do CB Queluz por 62-54 enquanto as meninas foram a Moscavide vencer por 49-55 com destaque para as várias entradas fulgurantes de Márcia António em direção ao cesto. Também disputados e com fair--play dentro e fora de campo fo-ram os jogos dos sub13M, em que a jovem equipa de Odivelas consti-tuída apenas por jogadores mini12 venceu os Maristas Carcavelos por 58-50, e os sub18M do treinador Fernando Moreira a jogarem sem alguns dos jogadores mais utiliza-dos mostraram fibra e qualidade superando o C.H-A. Malveira por

68-60 tendo pelo meio assistindo no intervalo a uma demonstração de zumba com a professora Sónia Moura. Apenas ao final do dia de domingo aconteceu uma derrota em jogos oficiais em que a equipa sénior não conseguiu superar a do CB Queluz perdendo por 61-74, resultando que não traduziu o equilíbrio na maior parte do encontro, mas que foi ditado pela desvantagem de 10 pontos logo no primeiro período e pela eficácia dos lançamentos tri-plos da equipa da linha de Sintra.Até à Páscoa apenas se irá dispu-tar o jogo de seniores com os Sale-sianos OSJ na 5ªfeira, 24 de março (21h30m, Moinhos da Arroja) e está à porta o III Torneio da Páscoa - Minibásquete solidário a realizar no dia 2 de abril na Ramada e que irá contar com as melhores equi-pas nacionais, como sejam o Ben-fica, Sporting, Belenenses, Barrei-rense, Queluz, Algés, CB Queluz, NB Queluz, Carnide, A. Pais Mafra, Moinhos da Juventude e claro o Odivelas Basket. Também a não perder nesse fim--de-semana o torneio solidário 3x3 que se realizará no domingo durante todo o dia na Escola Se-cundária da Ramada.Feliz Páscoa para todos, e dias 2 e 3 de abril não se esqueçam de vir assistir ao fim de semana solidária do basquetebol.

Odivelas Basket Clube

Neste fim de semana nos jogos realizados foi prestado um minuto de silêncio pelo falecimento do ár-bitro internacional Joaquim Cam-pos com 91 anos, um homem que era tratado por mestre por tudo que gostava de ensinar aos mais jovens.

Escolas 2005: Tenente Valdez 7 X Alhandra 0Numa manhã agradável para a modalidade os jovens entraram no jogo a fazer o que gostam, jogar à bola. Partida bastante equilibrada com o Tenente a vencer por uma bola a zero ao intervalo.No segundo tempo a equipa da

casa aumentou a velocidade e chegou ao fim a vencer por sete bolas sem resposta. Partida corre-ta sem reparos na arbitragem.

Infantis 2003: Tenente Valdez 3 X Cadaval 2Com o Tenente a receber a equipa vinda do Cadaval assistiu-se a boa partida de futebol com várias oca-siões de golo. O intervalo chegou com a equipa da casa a vencer por uma bola a zero.No segundo tempo, a equipa do Cadaval a querer dar a volta ao re-sultado veio a marcar por duas ve-zes, mas os jovens do Tenente não ficaram parados e vieram a dar justiça no resultado dando a volta ao marcador e vencendo a partida por três bolas a duas, num jogo muito bem disputado com toda correção e arbitragem a condizer.

Juvenis: Tenente Valdez 0 X Torreense 7A equipa do Tenente, já condena-da à descida, recebeu o Torreense e como tem demonstrado durante a época, uma equipa desorganiza-da, indisciplinada e sendo assim não podem conseguir resultados positivos, vindo acabar o primeiro tempo a perder por três bolas sem resposta.No segundo tempo sem qualquer esboço de ligeira reação foi o Tor-reense a dominar e a marcar mais quatro golos e só não foi mais pela magnifica exibição do guarda-re-des do Tenente, o único que não merecia semelhante castigo. Parti-da que deixou muito a desejar pela indisciplina da equipa da casa, pois todos querem discutir, mas a jogar à bola deixam muito a desejar. Boa arbitragem.

António Mota

12 Desporto 24 de Março 2016

PUB.

Foto

grafi

as: A

ntón

io M

ota

Foto

grafi

a: O

BC

BasketBons resultados e vem aí o Minibásquete Solidário

Jogos do Tenente Valdez

Nos dias 24, 25, 26 e 27 de mar-ço vai realizar-se no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, mais uma edi-ção do Torneio Internacional de Futebol Infantil anualmente pro-movido pelo Clube Atlético e Cul-tural, da Pontinha. (Ver reporta-

gem com calendário dos jogos na edição 120 do Odivelas Notícias ou em www.odivelasnoticias.pt).As dez equipas que participam nesta edição são: SL Benfica, FC Lissois, Getafe CF, Sporting CP, CD Santa Clara, o CAC, FC Porto,

Córdoba CF, CD Nacional e RCR Huelva.

O patrono desta edição é Manuel Fernandes, ex-jogador e ex-trei-nador do Sporting Clube de Por-tugal, sendo o árbitro homenage-ado José Gomes.Para além dos jogos da competi-ção realiza-se o Jogo das Estrelas, marcado para dia 23, às 16h45, que irá colocar frente-a-frente antigas estrelas do futebol nacio-nal e atletas do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Odivelas e da Câma-ra Municipal de Lisboa.Terá ainda lugar, no sábado, dia 26 de março, pelas 19h30, nos Paços do Concelho de Odivelas, a receção oficial às equipas partici-pantes.

Futebol

XXXV edição do Torneio de Futebol Infantil do CAC

MANUEL FERNANDES

.

Mitsubishi Colt CZP150cv 20047.950,00€

Renault Megane Coupé 2010

15.950,00€

Citroen DS3 1.6HDi 2012

16.950,00€

Ford Focus 1600 Tdci 201113.950,00€

Volkswagen Touran 1.6 TDi BlueMotion

17.500,00€

Mercedes-Benz Classe C C 220 CDi Avantgarde

21.000,00€

BMW Série 1 123 dA (204cv) (2p)

21.500,00€

Audi A3 SPORT S.LINE

17.850,00€

Seat Leon 1.9 TDi Sport DPF

15.700,00€

Mercedes Benz C 220 Avantgard23.900,00€

Ford B-Max 1.6 TDCi Titanium

16.250,00 €

Volkswagen Golf Variant 1.6 TDi BlueMotion

21.550,00€

automóveis

Mercedes Benz SLK 200 KOMPRESSOR16.800,00€

Porsche 997 Carrera 4

52.800,00€

Mercedes Benz CLK 200 KOMPRESSOR9.800,00€

Chrysler Grand Voyager 2.8 CRDi ATX Stow´n Go

28.800,00€

ALVES & ALFAMAAUTOMÓVEIS

N O T í C I A S

TOYOTA IQ 1.0 VVT-I 68 cv 2011

9.450,00€

Seat IBIZA Fresc 1.2 12v 70 cv 2014 11.950€

Renault Laguna Break Dynamique S 2.0DCI 150cv 2008

12.950,00€

Peugeot 207 SW SPORTIUM 1.4 95 CV 20108.950,00€

968 571 646Dacia Sandero Stepway

1.5 DCi 90cv 201515.950,00€

Renault Modus dynamique S 1.2 16v 75 cv 2008

6.950,00€

BMW 318Cabriolet 20008.000,00€

Renault Megane Berlina Dynamique 1.5 dci 110 cv 2011

13.950,00€

10% Desconto nas Peças da Substituição da Correia de Distribuição*Desconto 25% em todos os pneus excepto pneus Michelin*

FEVEREIROMúltiplas

Ofertas O�cina

Precisa-se BATE-CHAPA

c/ experiênciaEntrada imediata

[email protected]

UrbanwishGESTÃO DE CONDOMÍNIOS | MANUTENÇÃO 24H/DIA

CONTACTE-NOS JÁ!

COMPETÊNCIA E INOVAÇÃO DEDICADAS À BOA GESTÃO DO SEU CONDOMÍNIO!

Centro Comercial Flamingos, Loja 40Alameda Salgueiro Maia, 2660-329 Santo António dos Cavaleiros

T.: 910 832 505 | 916 589 574Email:[email protected] urbanwish

www.urbanwish.pt

LIMPEZA DE CONDOMÍNIOS,ESCRITÓRIOS, CASAS PARTICULARES

ORÇAMENTOS GRÁTIS

Preços válidos excepto erro tipográfico.

(24 de Março a 30 de Março)

Carta Dominante: 3 de Ouros, que signi-fica Poder. Amor: Procure dar um pouco mais de atenção às crianças da sua família.Saúde: Evite comidas com alto teor de gordura porque o colesterol terá tendên-cia para subir. Dinheiro: A sua situação económica man-ter-se-á estável.Números da Sorte: 7, 28, 16, 38, 24, 41Pensamento positivo: tenho o poder de tomar as decisões certas na minha vida.

Carta Dominante: Valete de Paus, que significa Amigo, Notícias Inesperadas.Amor: Irá manifestar-se em si uma gran-de energia sensual.Saúde: Consulte o seu médico e faça exa-mes de rotina.Dinheiro: Resolverá os seus problemas facilmente.Números da Sorte: 25, 11, 33, 5, 17, 1Pensamento positivo: Os amigos trazem mais alegria à minha vida.

Carta Dominante: Cavaleiro de Espadas, que significa Guerreiro, Cuidado.Amor: Deixe de lado as tristezas e apro-veite mais efusivamente os momentos bons que a vida lhe oferece.Saúde: Cuidado com as suas costas.Dinheiro: Período sem alteração nas fi-nanças.Números da Sorte: 17, 25, 30, 2, 9, 28Pensamento positivo: estou atento ao que me rodeia.

Carta Dominante: 7 de Espadas, que sig-nifica Novos Planos, Interferências.Amor: Estará muito carente, procure ser mais otimista quanto ao seu futuro sen-timental.Saúde: Tendência para dores de cabeça.Dinheiro: Período favorável, aproveite bem este momento.Números da Sorte: 23, 11, 36, 44, 29, 6Pensamento positivo: Acredito nos meus planos e não desanimo com os obstáculos.

Carta Dominante: 3 de Espadas, que sig-nifica Amizade, Equilíbrio.Amor: Lute pelo verdadeiro amor, não se deixe influenciar por terceiros.Saúde: Vigie o seu estômago.Dinheiro: Não se precipite nas suas com-pras, pode sair prejudicado.Números da Sorte: 17, 23, 38, 9, 49, 3Pensamento positivo: a amizade ajuda--me a preservar o equilíbrio na minha vida.

Carta Dominante: Valete de Espadas, que significa Vigilante e Atento.Amor: Andará muito exigente ao nível dos afetos e das carícias.Saúde: Sentir-se-á cheio de energia.Dinheiro: Aproveite bem as oportunida-des que lhe surjam.Números da Sorte: 21, 14, 16, 23, 45, 9Pensamento positivo: estou vigilante e atento para não ser surpreendido por nada.

Carta Dominante: O Sol, que significa Glória, Honra.Amor: O amor e o carinho reinarão na sua relação afetiva.Saúde: A rotina poderá levá-lo a estados depressivos.Dinheiro: Sem problemas neste campo da sua vida.Números da Sorte: 29, 32, 43, 14, 2, 27Pensamento positivo: o amor glorifica a minha vida.

Carta Dominante: O 6 de Copas, que sig-nifica Nostalgia.Amor: Não deixe que os seus familiares mais afastados tenham saudades suas, contacte com eles.Saúde: Possíveis problemas com o apare-lho digestivo.Dinheiro: Tenha cuidado com os falsos amigos, pois nem sempre as pessoas que nos sorriem são as mais verdadeiras.Números da Sorte: 9, 46, 27, 33, 21, 14Pensamento positivo: Vivo o presente com confiança.

Carta Dominante: A Imperatriz, que sig-nifica Realização.Amor: Apague de uma vez por todas as recordações do passado.Saúde: Não se automedique, procure an-tes o seu médico.Dinheiro: Esta é uma boa altura para fa-zer uma doação de caridade.Números da Sorte: 14, 18, 26, 48, 35, 7Pensamento positivo: concentro-me no presente, só assim concretizo os meus desejos.

Carta Dominante: Valete de Ouros, que significa Reflexão, Novidades.Amor: Guarde o seu sarcasmo e fique atento às queixas do seu par.Saúde: Espere um período regular.Dinheiro: Poderá investir em novos pro-jetos, mas com prudência.Números da Sorte: 20, 27, 9, 14, 40, 32Pensamento positivo: Reflito nas no-vidades que a vida me apresenta, para tirar delas o melhor.

Carta Dominante: A Torre, que significa Convicções Erradas, Colapso.Amor: Se falar mais abertamente acerca dos seus sentimentos, poderá ver pro-gredir a sua relação afetiva.Saúde: Cuide da sua saúde física, faça mais exercício.Dinheiro: Com trabalho e esforço conse-guirá atingir o seu objetivo.Números da Sorte: 49, 10, 5, 19, 11, 20Pensamento positivo: estou sempre a tempo de começar de novo.

Carta Dominante: O 2 de Espadas, que significa Afeição, Falsidade.Amor: Não seja tão possessivo e ciumen-to.Saúde: Tente dormir as horas necessárias para o seu bem-estar físico e psicológico.Dinheiro: Não gaste mal o seu dinheiro.Números da Sorte: 45, 9, 28, 34, 17, 41Pensamento positivo: cultivo a afeição na minha vida, não deixo espaço para qualquer falsidade.

21/03 a 20/04 21/04 a 21/05

22/05 a 21/06 22/06 a 23/07

24/07 a 23/08 24/08 a 23/09

24/09 a 22/10 23/10 a 22/11

23/11 a 21/12 22/12 a 20/01

21/01 a 19/02 19/02 a 20/03

É bem verdade amigos e caros leitores, na vida como no des-porto tudo depende de uma simples oportunidade.Quem não viu o filme de Rocky Balboa?Um pugilista amador que teve uma oportunidade de disputar o titulo mundial devido a um golpe publicitário do cam-peão em título, que lhe custou caro.Uma simples oportunidade...Deste modo assistimos ao nascimento de uma estre-la, de uma lenda.Rocky Balboa.Afinal não é aquilo que todos nós procuramos e pre-cisamos para provar o nosso valor?Bem se não tivesse havido uma simples oportunidade como é que Renato Sanches, Gonçalo Guedes ou Rú-ben Semedo despontavam?Para não falar de Adrien Silva, João Mário ou Wiliam Carvalho que deixaram de ser uma promessa no des-porto para passarem a certezas indiscutíveis.É tudo uma questão de oportunidade.É claro que tem de se ser muito persistente e traba-lhar muito, mas se fosse fácil qualquer um seria o Cristiano Ronaldo ou o Belmiro de Azevedo.Se o nosso chefe ou patrão não está atento será difícil demonstrar as nossas capacidades e valor profissio-nal. Dada a dita oportunidade poder-se-á fazer-se luz e tudo e todos ficaram a ganhar, a entidade patronal e o trabalhador ou atleta.Afinal quem disse que seria fácil alcançar um lugar ao sol?O desporto não foge à regra e por vezes tudo se de-cide por pequenos pormenores que em alta competi-ção fazem toda a diferença.Fernando Santos sempre atento tem a coragem, em vésperas de uma fase final do europeu em França, de convocar algumas jovens promessas do futebol por-tuguês. Estou a falar em concreto de Renato Santos que terá a sua prova de fogo nos jogos amigáveis que antecedem a lista de convocados para França.Será que o miúdo da Musgueira vai dar conta do re-cado?Pelo menos vai ter a sua oportunidade, a ver vamos se a aproveita.Portugal e os amantes do desporto rei agradecem, pena seja que não apareça nenhum superdotado na posição nove.No campeonato principal tudo fica na mesma após a vitória dos três grandes apesar do sofrimento na hora de finalizar das equipas do Porto e do Benfica.Por outro lado, o Sporting brindou os seus adeptos com um excelente espetáculo de golos e de bem jo-gar futebol.Isto promete até ao fim!Para acabar em grande e para não fugir ao tema, o Sporting está á espera da sua oportunidade para pas-sar a perna aos seus rivais.É e continua tudo a ser uma questão de oportunida-de.Já que chegou a Primavera apesar de ainda não se notar, faço votos que aproveitem esta estação do ano maravilhosa, o despontar das flores e não só.Até para a semana e aproveitem para serem felizes.

Na vida, a coragem é um ingre-diente essencial, capaz de criar e transformar. Não podemos ficar prostrados à espera que a vida se desenrole na nossa frente como um filme, é preciso arregaçar as mangas e seguir em frente com determi-nação e coragem. Nem sempre é fácil nos solavancos da nossa trilha seguir em frente sem vacilar e, é pre-cisamente nesses momentos, que a coragem surge como ingrediente essencial. Só verdadeiros corajosos conseguem vencer o gran-de jogo que a vida é. Como se diz por aí e desculpem o calão, é preciso “enfrentar a vida pelos cornos”. A coragem por implicar a bravura, a hombridade, e a determinação. Tudo bons ingredientes para uma vida plena de princípios e força. Ser corajoso não significa ser forte, nem tão pouco não ter medo. Também não implica que sejamos in-sensíveis ou que não tenhamos as nossas crises. Ser corajoso é precisamente sentir isso tudo e ainda con-seguir erguer a cabeça. É tremer de medo, é vacilar, é quebrar, e mesmo assim manter-se em pé. Enfrentar a força do vento, vergando, mas nunca partindo!Ao longo da vida são inúmeras as vezes em que en-frentamos estradas cortadas, abismos sem fim, altas montanhas, desertos de desmaiar e temperaturas polares, mas sem a coragem necessária, não os su-peramos. Não nascemos necessariamente corajosos, aprendemos a sê-lo. A vida obriga-nos muitas vezes a sê-lo. Ensina-nos o quanto é primordial. Por vezes é a lei da sobrevivência quem nos obriga. Não é à toa que crescemos a ouvir histórias hilarian-tes de verdadeiros heróis corajosos. Exemplos de co-ragem são um incentivo à mesma. Ensinar uma crian-ça a ser corajosa é dar-lhe uma arma para vencer, é prepará-la para a vida e para os obstáculos que ela nos coloca. E sem dúvida é ensiná-la a aceitar o que não pode mudar e a mudar aquilo que pode. É colo-ca-la de frente com a determinação e saber que irão traçar um caminho de mãos dadas. E saber que terá a hombridade suficiente para enfrentar os seus erros e admiti-lo com coragem. Crianças corajosas são crianças mais felizes. Enfren-tam a vida de outra forma e não ficam dependentes dos pais, procuram soluções. Encha-se de coragem, transforme a sua vida. Faça dessa palavra o seu lema: “Coragem”. Seja corajoso em todos os momentos da sua vida, e como se diz por aí «Se der medo, vai com medo mesmo». Não pare, coragem.

14

Uma oportunidade.

Coragem

Crónicas 24 de Março 2016

Carneiro Touro

Gémeos Caranguejo

Leão Virgem

Balança Escorpião

Sagitário Capricórnio

Aquário Peixes

PUB.

Segundo dados da Associação Portu-guesa de Urologia (APU), apenas 10% dos doentes com incontinência uriná-ria contactam o médico e os restantes recorrem à automedicação ou à auto-proteção. Na semana da Incontinência Urinária, que se assinala entre 21 e 25 de março de 2016, a APU revela que a patologia afeta 20% da população portuguesa com mais de 40 anos e que um em cada cinco portugueses nesta faixa etária sofre deste problema. Atualmente, cerca de 33% das mulheres e 16% dos homens com mais de 40 anos têm sin-tomas de incontinência urinária.As perdas involuntárias de urina são extremamente comuns. Porém, é um sintoma que define um problema de saúde pública, com um impacto social e económico considerável. Mesmo as mais pequenas perdas de urina têm implicações na qualidade de vida, atin-gindo o âmbito físico, social, sexual e psíquico, com consequências a nível emocional.Uma vez que estamos perante um tema do foro íntimo, a incontinência urinária ainda é encarada como um tabu, que condiciona a vida do doente a vários níveis: pessoal, familiar, social e laboral. Este problema pode conduzir a uma fuga do contacto social e ao iso-lamento, porque está sempre presente o medo e a vergonha de que os outros sintam o cheiro. Pode afetar também a relação conjugal, uma vez que a intimi-dade do casal é prejudicada.Tratamento da IncontinênciaO diagnóstico da incontinência urinária tem início no historial clínico do do-ente, que descreve em que condições sofre de perdas de urina. Para que se possa optar pelo tratamento mais ade-quado, é necessário realizar um diag-nóstico preciso com base num exame físico dirigido, com pequenas mano-bras que tentam mimetizar a perda de urina.Na última década, foram feitas impor-tantes descobertas nesta área. Exis-tem, inclusivamente, formas de incon-tinência urinária que são tratadas com medicamentos ou técnicas de reabili-tação, e a maioria das cirurgias quase não implicam internamento, sendo a vida normal retomada horas ou poucos dias depois.O tratamento cirúrgico desempenha um papel preponderante na inconti-nência urinária de esforço, tanto na mulher, como no homem. Para a in-continência urinária de esforço a cura é possível em cerca de 90% dos casos. Na incontinência urinária por imperio-sidade, o tratamento com fármacos orais (cuja ação estabiliza o músculo inibindo a sua contração involuntária) consegue melhorias sintomáticas na maioria dos doentes. Nos casos em que não é possível terapêutica oral, pode recorrer-se à administração de fármacos diretamente na bexiga, um procedimento simples, com eficácia e segurança.

TEMPO NO CONCELHO - PREVISÃO SIGNIFICATIVA (24 de Março a 30 de Março)

15° 15° 16° 14° 15° 14° 14° 9° 12° 10° 10° 10° 9° 9°

Quinta Sexta Sábado Domingo Segunda Terça Quarta

Max.Min.

Farmácias de serviço locais (24 de Março a 30 de Março)

Quinta Sexta Sábado Domingo Segunda Terça QuartaJardim AmoreiraAv. Amália Ro-drigues, Lt. 63, Lj. Dtª.218490331

Silva MonteiroAv. Almirante Gago Coutinho, 68-C219327801

AlmeidaR. Prof. Dr. Augusto Abreu Lopes, 45 – r/c219324242

Aniceto Fer-ronhaR. Mário Viegas, 3 – Lja Dtª 219327480

Azevedo & VeigaR. da Liberdade, 23 A – Bons DiasRamada 219345880

SerraLargo Major Rosa Bastos, 22P. S. Adrião. 219374299

Odivelas Rua Prof. Dr. Augusto Abreu Lopes, 29 A219315446

FamõesRua José António Carvalho, 16 EQtª das Pretas 219344161

ColinasAv. Magalhães Coutinho, 3b213838466

PontinhaRua de S. Eloy, Lt. SE 4214790220

Sena Belo Rua Antero de Quintal, 8/8ªPatameiras219325455

D. DinisR Pulido Valente, 31 – Lj. C219326612

TanaraStrada OutletCasal do Troca219341986

Santa RitaRua Ferreira Borges, 2 – Lj. BCasal do Rato 214785162

1524 de Março 2016 Utilidades

Música

No próximo dia 2 de abril, o Mercado da Vila de Cascais vai fazer renascer a mítica Chanson Française e recriar o ambiente intimista dos anos 50 em França. Pela voz única de Mila Ferreira, serão relembrados cantores e autores como Edith Piaf, Charles Aznavour, Ser-ge Lama, Jacques Brel, Leo Ferre e Joe Dassin.Num encontro entre Portugal e Fran-ça que trará sonoridades originais do popular ao clássico, Bonsoir Paris é o próximo dos diversos eventos culturais que o Mercado da Vila tem vindo a or-ganizar, com o objetivo de oferecer se-rões inspiradores e de emoções fortes aos visitantes. Mila Ferreira será acompanhada pelos músicos João Barradas no acordeão, Marcos Lázaro no violino e Rui Moura ao piano. Ao longo da sua carreira, a artista tem demonstrado uma enorme versatilidade, o que a leva hoje a po-der revisitar temas míticos da Canção Francesa em perfeita harmonia. A entrada para assistir ao espetáculo Bonsoir Paris é gratuita, apenas limita-da à lotação do espaço. A CP associa--se uma vez mais ao Mercado da Vila permitindo aos visitantes efetuarem a viagem de ida e volta de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azam-buja e Sado pelo preço de 2€. As atu-alizações e o alinhamento do concerto poderão ser acompanhados na página de facebook do Mercado da Vila, em www.facebook.com/Mercadodavila-CASCAIS.

Sobre o Mercado da VilaO Mercado da Vila de Cascais é um mercado abastecedor público de bens alimentares biológicos fundado há 63 anos no concelho de Cascais. Em 2012 foi sujeito a uma remodelação profun-da aos níveis do espaço e da gestão, tendo passado a oferecer melhores condições aos seus parceiros e po-tenciado a instalação de novos negó-cios. Distingue-se por aliar tradição e modernidade, desde vendedores com dezenas de anos de permanência a novos restaurantes de referência gas-tronómica. Às quartas e sábados de manhã mantem-se o mercado saloio, com venda de hortícolas, frutícolas e outros bens alimentares de frescura garantida, alguns de produção própria dos 60 vendedores que o dinamizam. O Mercado da Vila promove ainda uma constante dinamização do espaço através de eventos e mercados temáti-cos que marcam já a agenda da região de Lisboa.

Trago nas asas dos meus sonhosPoemas de amor e paixãoPelas palavras com sentimentosQue brotam do meu coração.

Trago nas asas dos meus sonhosDesejos de paz e amizadeTrago nas asas dos meus sonhosJustiça e fraternidade.

Trago nas asas dos meus sonhosUm milagre por cumprirVer um dia todo o mundoCom a linda paz a florir,

Trago nas asas dos meus sonhosA alegria do rouxinol em liberdadeTrago nas asas dos meus sonhosO voo de um povo em liberdade.

Trago nas asas dos meus sonhosEsta vontade maioDe ver um dia o meu povoTer uma vida melhor.

Canção Francesa viaja até Cascais pela voz de Mila Ferreira

A Associação Ahmadia do Islão em Portugal condena os atentados terroristas em Bruxelas e ora pelas vítimas

Celebrando o Dia Mundial da PoesiaNas asas dos meus sonhos

A Associação Ahmadia do Islão em Portugal condena com veemência os vários atos de violência e exprime as suas condolências e profundo pesar às famílias e amigos das ví-timas dos terríveis atentados terroristas em Bruxelas, na Bélgica.A Comunidade apela à calma e paciência en-quanto as autoridades trabalham incessante-mente para restaurar a ordem.Expressando as suas mais profundas condo-lências ao povo e governo belga, Fazal Ah-mad, o Presidente da Associação Ahmadia do Islão em Portugal, disse: «Em nome da Associação Ahmadia do Islão em Portugal, condeno com veemência os atentados brutais e desumanos que tiveram lugar em Bélgica. Estou profundamente chocado com a per-da de várias vidas inocentes e os ferimentos provocados a muitas outras pelas explosões no aeroporto e na estação de metro, em Bru-

xelas. Expresso a minha simpatia e sinceras condolências e profundo pesar ao povo e governo belga e às famílias e amigos das víti-mas dos terríveis atentados terroristas. Esses atentados brutais e desumanos só podem ser condenados nos termos mais fortes possíveis. Associação Ahmadia do Islão acredita que to-das as formas de terrorismo e extremismo são completamente contra os verdadeiros ensina-mentos do Islão».

Recordações

Religião

Saúde

Semana da Incontinência Urinária alertaApenas 10% dos doentes recorrem ao médico

Arlindo de Jesus Costa

Toyota IQ 1.0VVT-I 68cv 20119.450€

Seat Ibiza Fresc 1.2 12v70cv 201411.950€

Dacia Sandero STEPWAY 1.5 DCI 90 CV2015 15.950€

Renault Laguna Break Dynamique S 2.0 dci 150 cv 200812.950€

Renault Modus dynamique S 1.2 16v 75 cv 2008 6.950€

Renault Megane Berlina Dynamique 1.5 dci 110 cv 2011 13.950€

Peugeout 207 SW Sportium 1.4 95 cv 2010 8.950€

BMW 318 Cabriolet 2000 8.000€

24 de Março 2016

PUB.