angolando giugno portoghese - ambluanda.esteri.it · grande sucesso do festival de cinema em luanda...

15
ANGOLANDO Foto di copertina: Fran Gimenez Newsletter bimestral da Embaixada da Itália, em Angola N. 9 Junho 2013

Upload: lengoc

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANGOLANDO

Foto di copertina: Fran Gimenez

Newsletter bimestral da Embaixada da Itália, em AngolaN. 9 Junho 2013

Realizou-se no início de Maio, uma importante missão do Ministério angolano da Economia e da ANIP (Agencia Nacional para o Investimen-to Privado), para apresentar às nossas entidades competentes, um programa para favorecer investimentos em Angola.

A delegação angolana teve uma ampla série de encontros com as seguintes instituições: Assafrica, SACE, ICE, INVITALIA e SVILUPPO LAZIO.

Missão a Itália do Ministério angolano da Economia para favorecer os investimentos em

Angola

1

Na segunda parte da missão, depois de uma iniciativa da Embaixada ita-liana em Luanda, a delegação angolana foi convidada em Foggia para encontros com os organizadores da Feira da Agricultura. Durante a visi-ta, para além dos citados encontros, foram efectuadas visitas a algumas empresas, criações de gado e zonas de desenvolvimento agrícola, com o objectivo de oferecer à parte angolana todos os elementos para dar início a novas e frutuosas parcerias.

Programa italiano de luta contra as doenças de animais, no Namibe e Huila

A Associação ONLUS Marco Di Martino, há tempos muito activa na or-ganização de iniciativas de cooperação entre a Região Abruzzo e a Província angolana da Huila, favoreceu o início de um programa de 3 anos, para a luta contra a zoonose, na referida província e a do Nami-be. O objectivo do projecto é de controlar e limitar a transmissão de doenças entre o gado das duas regiões, com particular atenção à di-2

fusão da pluripulmonite, bem como o melhoramento das condições de abate de animais e distribuição de carne, por meio da construção de matadouros modernos. O Programa também prevê um serviço de regi-sto do gado bovino, que poderia no futuro ser estendida em todas as províncias angolanas. A iniciativa é conduzida pelo Instituto Zoopro-filático Experimental de Abruzzo e pelo Molise “G. Caporale” de Tera-mo, uma das excelências italianas em matéria.

Novara recebe empreendedores e dirigentes an-golanos, para mostrar as próprias excelências

produtivasA Câmara do Comércio de Novara, de 9 a 13 de Junho enviou um deze-na de empreendedores angolanos acompanhados pelo Secretário de Estado do Comércio Paixão Júnior, pela Responsável angolana pela Expo Milano 2015, Engenheira Albina Assis, pelo Presidente da

3

Associação Industrial Angolana, José Severino, para uma de contactos com as melhores realidades produtivas da Província. O importante en-contro foi aberto pelo Presidente da Região Piemonte Dr. Cota. A inicia-tiva que é uma sequência concreta da participação da Câmara de Comércio de Novara à Feira Projekta de Luanda de 2012, foi muito apreciada pelos participantes e as autoridades angolanas.

O Pavilhão angolano da Bienal de Artes de Veneza ganha um Leão de Ouro

A primeira participação angolana à Bienal de Artes de Veneza de 2013, teve um sucesso que superou as expectativas. O pavilhão angolano conquistou o Leão de Ouro como melhor apetrechamento nacional; o prémio foi dado pelo Ministro para os Bens e Actividades culturais Massimo Bray à Ministra angolana da Cultura, S.E. Rosa Cruz e Silva.Situado nos prestigiados locais da Fundação Cini, na Ilha de San Giorgio, o Pavilhão angolano expôs obras de artistas plásticos e fotógra-

4

fos angolanos, numa união entre clássico e moderno que fascinou os visitantes (vários milhares nas primeiras semanas). Os curadores da fe-liz iniciativa são o Arquitecto italiano Stefano Rabolli Pansera e a sua colega angolana Paula Nascimento.

Celebração da Festa Nacional e

iniciativas conexas

Por ocasião da Festa Nacional italiana, celebrada em Luanda aos 3 de Junho passado, com a habitual recepção na Residência italiana, foram lançadas algumas iniciativas paralelas, de carácter comercial e cultu-ral, numa apresentação integrada da imagem italiana.

Da Lombardia, o Consórcio de vinhos lombardos apresentou uma va-sta colecção de vinhos regionais, num programa promocional financia-do pelo Ministério dos Recursos Agrícolas e Florestais e pela U.E.

5

A Associação cultural “Il Sorpasso”, com sede em Lisboa realizou em parceria com a Embaixada italiana um festival de Cinema italiano, no Instituto Camões de Luanda.

O Director de Orquestra Lorenzo Turchi Floris veio a Luanda proposi-tadamente para dirigir, seja durante a Festa Nacional, seja por ocasião da inauguração do Festival de Cinema Italiano, a Orquestra Sinfónica Kapossoka, de jovens angolanos.

À festa Nacional também tomou parte em representação do governo angolano, o ministro angolano da Sáude S.E. José Van-Dúnem.

6

Cozinhas rurais italianas na Huila

A empresa PEVA de Pescara está a fornecer os materiais de cozinha e fornos a lenha para equipar 20 cozinhas ru-rais comunitárias em alguns municípios da Província da Huila.

O projecto, também fruto da capacidade de iniciativa da Associação ONLUS Marco de Martino, tem como objectivo fornecer nas comunidades mais pobres re-feições a baixo custo, para a capacidade das famílias de uma vila rural.

A inauguração do programa foi feita aos 28 de Maio, com a participação do Embaixador Giuseppe Mistretta e pelas Autoridades municipais e tradicionais envolvidas. 7

Lançamento da vacina PNEUMO13 em Angola.

Papel fundamental da ItáliaAos 3 de Junho passado, foi lançado o programa de vacinação contra a pulmonite denominada PNEUMO 13. Ao sistema, que permite a distri-buição de vacinas a baixo custo contra a pneumococo, responsável pe-la morte de cerca de 19.000 pessoas por ano em Angola, dá um contri-buto fundamental a Itália, principal financiador com 636 milhões de dólares, de um sistema internacional de redução de preços chamado Advance Market Commitment. Ao lançamento da iniciativa, particular-mente seguida pela imprensa angolana, participaram o Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, o representante da Global Alliance for Vacc-nes Immunization, a OMS e o Embaixador italiano Giuseppe Mistretta.

8

Grande sucesso do Festival de Cinema em Luanda (4-7 de Junho)

Teve lugar no funcional e elegante Instituto Camões de Luanda, de 4 a 7 de Junho, o Festival de Cinema italiano, organizado em parceria com a Associação Cultural “Il Sorpasso” de Lisboa e a Embaixada da Itália em Luanda. Entre os filmes programados, alcançaram um suces-so particular, destacam-se: Una Famiglia Perfetta di Paolo Genovese, Habemus Papam de Nanni Moretti, Terraferma di Emanuele Crialese e a reproposição de “Riusciranno i nostri eroi a ritrovare l’amico miste-riosamente scomparso in Africa” de Ettore Scola, um filme rodado em 1968 em Angola com Alberto Sordi e Nino Manfredi.

9

Na abertura da resenha, a Orquestra Kapossoka, de jovens angolanos, dirigida pelo Maestro italiano Lorenzo Turchi Floris, apresentou uma breve coluna musical para cinema do conhecido compositor Ennio Mo-ricone. A imprensa escrita, televisiva e radiofónica angolana deu gran-de destaque à iniciativa italiana.

10

A Jornalista Augusta Conchiglia participa a uma conferencia intitulada

“Quando o mundo vira o seu olhar para Angola”

A jornalista italiana Augusta Conchiglia, redatora do “Le Monde Diplo-matique” foi convidada em Luanda para uma Conferencia na Universi-dade Agostinho Neto com o título “Quando o mundo vira o seu olhar para Angola”.

Durante a sua intervenção muito seguida por um público de jovens estudantes angolanos, a Dra Conchiglia, que transcorreu longos perío-

11

dos em Angola durante a guerra de libertação nacional, fez uma sintéti-ca reconstrução dos momentos salientes do conflito e sobretudo dos la-ços internacionais dos vários exércitos em luta em Angola, até ao mo-mento da paz, alcançada em 2002.

Início de uma colaboração artística entre a associação Musicflor e a Orquestra Kapossoka

Com a ocasião das celebrações em Luanda da Festa Nacional italiana e da abertura em princípios de Junho, do Festival de cinema italiano, a Embaixada enviou a Luanda o Director de Orquestra Lorenzo Turchi Floris, pertencente à Associação musical Musicfor e Director musical da Choerur et Orchestre Symphonique du Mont-Blanc para iniciar uma

12

colaboração artística com a Orquestra angolana Kaposoka, integra-da por jovens. Tal colaboração concretizou-se antes de mais, na rea-lização de dois concertos, no âmbito da Festa de 3 de Junho na Re-sidência e da inauguração da resenha cinematográfica no Instituto Cultural Camões de Luanda. Ambas as execuções musicais alcança-ram um grande sucesso. Também foram criadas as premissas para uma relação de colaboração que compreenderá um tour da orque-stra Kapossoka a Itália em 2014 e a possibilidade de períodos de for-mação em Luanda sob responsabilidade de outros Directores italia-nos pertencentes à Associação Musicfor.

O Personagem de Angolando: Piero Danti

Piero Danti é um protagonista de longo curso da história das rela-ções entre a Itália e Angola. Ele pode ser definido como um autenti-co pioneiro do empreededorismo em Angola, tendo iniciado a sua actividade em Angola com a sociedade Intertransports no longínquo ano de 1978, em pleno período da guerra civil no país. A partir da-quele momento, a sua companhia garantiu transportes internos rodo-viários ao território angolano, com particular referência às difíceis e arriscadas ligações com as zonas diamantíferas do leste, afectadas pelos mais sangrentos combates.

Hoje, Danti com a sua sociedade, para além dos transportes gere em Angola actividades turísticas; dois grandes supermercados de

13

produtos italianos em Luanda; uma fro-ta de rebocadores no porto de Luanda; uma fábrica de cimento e uma frota de betoneiras; uma linha de produção de produção de painéis pré fabricados pa-ra a construção de habitações; algumas oficinas; salas para a formação profissio-nal; numerosos terrenos edificáveis; um grande condomínio com apartamentos. Piero Danti, bem conhecido pelas prin-cipais autoridades angolanas, também é generosamente engajado em favorecer a entrada de novas sociedades italianas

no tecido económico e produtivo italiano, através de uma preciosa obra de apoio e de counseling. Ainda hoje, com a simplicidade que o caracteriza, Danti interroga-se como é que foi possível superar as enormes dificuldades surgidas no decorrer do seu percurso de em-preendedor italiano de primeira hora em Angola e conseguir con-struir todas as actividades hoje existentes. Angolando deseja a Piero Danti sempre novos e maiores sucessos na sua actividade em Ango-la e em outros numerosos países onde a marca Intertransports opera com óptimos resultados.

14