anexo c – relatório simefre completo

5
TRENS DE PASSAGEIROS RELATÓRIO Em Fevereiro de 2013, o SIMEFRE Sindicato Interestadual das Indústrias e Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários foi convidado pela ANTT Agencia Nacional de Transporte Terrestre para participar Grupo de Trabalho coordenador pelo Dr. José Queiroz de Oliveira, que tem como objetivo a realização de estudos que possibilitem incrementar a participação do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, através do ABNT/CB06 Comitê Metroferroviário Brasileiro. Para tanto, foram criados Sub-Grupos de Trabalho, ficando o SIMEFRE na qualidade de entidade mantenedora do ABNT/CB06 com a coordenação dos trabalhos do SGT denominado “Normas Técnicas para Trens de Passageiros (FTTP) instituído pela Portaria nº 266 – de 18 de Março de 2013, da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, tendo a atribuição de elaborar e propor normas pertinentes a Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios para o transporte ferroviário de passageiros no Brasil. De imediato, o CB06 através de seu Gestor engenheiro Paschoal De Mario, solicitou ao Conselho Técnico da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas a reativação dos trabalhos da Comissão de Estudos de Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios. Em 16 de outubro de 2013, foi autorizado formalmente pela ABNT a reativação da CE 06.300.03 Comissão de Estudos de Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios. Em seguida foi realizada a 1ª reunião extraordinária de CE 06:300.03, na qual compareceram as seguintes empresas e respectivos representantes: CPTM Anderson Moreira da Silva CPTM Thiago Felipe M. Pereira CPTM Wanderson Nunes Martins FCA Edmar Duarte Machado Alstom alexandre Facini Bombardier Délio Lemos Panissi Amsted Rail Paulo Mauricio F. Rosa SYNTHESYS/SYSPAC Gershon Szkio TTRANS Rande Alonso Correia Votorantin CBA André Fernando Cardoso Arthur Flury Luca Ballo ACESSO José Marconi Neto Archo Solutions Gilberto Bezerra de Melo Archo Solutions Bruno Barbosa SIEMENS Sergio V. Lombardi SIMEFRE/CB06 Paschoal De Mario Nessa reunião foi informado aos participantes o esforço de ANTT nos trabalhos de reativação dos trens regionais solicitando a colaboração para o bom desenvolvimento dos trabalhos, não somente através do comparecimento nas reuniões, mas principalmente no fornecimento de estudos e normas e documentos atualizados e utilizados em ferrovias nos demais países da Europa bem como dos Estados Unidos da América.

Upload: marcelo-freire

Post on 17-Jan-2016

20 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relatório SIMEFRE

TRANSCRIPT

Page 1: Anexo c – Relatório Simefre Completo

TRENS DE PASSAGEIROS RELATÓRIO

Em Fevereiro de 2013, o SIMEFRE – Sindicato Interestadual das Indústrias e Materiais e

Equipamentos Ferroviários e Rodoviários foi convidado pela ANTT – Agencia Nacional de

Transporte Terrestre para participar Grupo de Trabalho coordenador pelo Dr. José Queiroz de

Oliveira, que tem como objetivo a realização de estudos que possibilitem incrementar a

participação do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, através do ABNT/CB06 –

Comitê Metroferroviário Brasileiro.

Para tanto, foram criados Sub-Grupos de Trabalho, ficando o SIMEFRE na qualidade de

entidade mantenedora do ABNT/CB06 com a coordenação dos trabalhos do SGT denominado

“Normas Técnicas para Trens de Passageiros (FTTP) instituído pela Portaria nº 266 – de 18 de

Março de 2013, da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, tendo a atribuição de elaborar

e propor normas pertinentes a Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios para o

transporte ferroviário de passageiros no Brasil.

De imediato, o CB06 através de seu Gestor – engenheiro Paschoal De Mario, solicitou ao

Conselho Técnico da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas a reativação dos

trabalhos da Comissão de Estudos de Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios.

Em 16 de outubro de 2013, foi autorizado formalmente pela ABNT a reativação da CE –

06.300.03 – Comissão de Estudos de Carros de Passageiros, Truques, Engates e Acessórios.

Em seguida foi realizada a 1ª reunião extraordinária de CE 06:300.03, na qual compareceram

as seguintes empresas e respectivos representantes:

CPTM – Anderson Moreira da Silva CPTM – Thiago Felipe M. Pereira CPTM – Wanderson Nunes Martins FCA – Edmar Duarte Machado Alstom – alexandre Facini Bombardier – Délio Lemos Panissi Amsted Rail – Paulo Mauricio F. Rosa SYNTHESYS/SYSPAC – Gershon Szkio TTRANS –Rande Alonso Correia Votorantin – CBA – André Fernando Cardoso Arthur Flury – Luca Ballo ACESSO – José Marconi Neto Archo Solutions – Gilberto Bezerra de Melo Archo Solutions – Bruno Barbosa SIEMENS – Sergio V. Lombardi SIMEFRE/CB06 – Paschoal De Mario Nessa reunião foi informado aos participantes o esforço de ANTT nos trabalhos de reativação dos trens regionais solicitando a colaboração para o bom desenvolvimento dos trabalhos, não somente através do comparecimento nas reuniões, mas principalmente no fornecimento de estudos e normas e documentos atualizados e utilizados em ferrovias nos demais países da Europa bem como dos Estados Unidos da América.

Page 2: Anexo c – Relatório Simefre Completo

Na ocasião foi distribuído ao participantes relação de normas NBR e também normas européias para que fosse feita uma avaliação da mesmas. No caso das NBR’s ficou determinado quais àquelas que seriam canceladas, quais as que deveriam ser revisadas e quais que deveriam ser elaboradas (normas novas) tendo em vista o avanço tecnológico do sistema ferroviário. Em 10 de fevereiro de 2014, foi realizada a 1ª reunião ordinária da CE06:300.03, com a pauta constando da nomeação de Coordenador e Secretário e elaboração do PAN – PLANO ANUAL DE NORMALIZAÇÃO. Para Coordenador foi eleito o senhor Sergio Lombardi da SIEMENS e na qualidade de Secretário, o senhor Bruno Barbosa Junior da Archo Solutions. Ficou decidido que a Comissão de estudos elaborará a revisão de pelo menos 14 normas durante este ano, independente de tradução e atualização de normas estrangeiras bem como prever a elaboração de normas que venham agregar valor ao nosso sistema de trens regionais. Todo o trabalho da CE será focalizado principalmente na elaboração de trabalho que venha agregar qualidade aos trens regionais em estudo pela ANTT. As quatro primeiras normas a serem estudas serão: ABNT/NBR 9160/86 – Serviço metropolitano – Nível de conforto – acomodação em pé. ABNT/NBR 14183/98 - Carro metropolitano – Acomodação e capacidade de passageiros ABNT/NBR 13067/97 – Carro metropolitano e veículo leve sobre trilhos – Determinação de ensaio. ABNT/NBR 12068/94 – Ruídos interno e externo em carro metropolitano e veículos leve. Sempre que possível, serão unificadas a normas que fazem parte de um único sistema ou componente. Participaram desta reunião: SIEMENS – Sergio Lombardi – [email protected] BOMBARDIER – Normando Moraes – [email protected] TTRANS – Rand Alonso – [email protected] BOM SINAL – Paulo Fleischer – [email protected] CPTM – Wanderson Martins – [email protected] Archo Solutions – Bruno Barbosa Junior – [email protected] CEC/ANTT - Leonardo S. Soares – [email protected] ANTT – Felipe F. de Ferreiro – [email protected] Paschoal De Mario – [email protected] Próxima reunião da CE 06:300.03 – dia 10 de março às 09h00. – Sede do SIMEFRE Além das reuniões os trabalhos serão desenvolvidos via email’s para melhor desempenho dos trabalhos. Considerando que além do conforto a grande importância da segurança, em paralelo aos trabalhos da CE 06:300.03, teremos também os da CE 06:300.01 – Comissão de Estudos de Equipamentos e sistemas de freios que realizará estudos para a elaboração de normas objetivando sua aplicação nos trens de passageiros. Abaixo relação de normas a serem revisadas por esta CE de Equipamentos de Freios:

Page 3: Anexo c – Relatório Simefre Completo

1) O projeto de norma “Freio ferroviário - Mangueira de freio - Classificação, requisitos e métodos de ensaio” englobará as seguintes normas:

NBR 11643 - Mangueira de freio a ar para veículo ferroviário - Classificação

NBR 12333 - Freio ferroviário - Braçadeira da manga - Padronização Brasileira

NBR 12333 - Freio ferroviário - Braçadeira da mangueira - Tipo I - Padronização

NBR 12334 - Freio ferroviário - Junta do bocal da mangueira de freio - Padronização

NBR 12334 - Freio ferroviário - Junta do bocal da mangueira de freio - Padronização

NBR 12335 - Freio ferroviário - Suporte cego da mangueira - Padronização

NBR 12336 - Freio ferroviário - Corrente do suporte cego da mangueira - Padronização

NBR 12336 - Freio ferroviário - Corrente do suporte cego da mangueira - Padronização

NBR 12416 - Freio ferroviário - Mangueira do freio a ar classe A - Posição de montagem - Padronização

NBR 12437 - Freio ferroviário - Bocal da mangueira - AP-28 - Padronização

NBR 12438 - Freio ferroviário - Braçadeira de cinta da mangueira - Tipo F - Padronização

NBR 7519- Freio ferroviário - Mangueira de freio a ar - Conexão

NBR 7712 - Freio ferroviário - Niple da mangueira RP 32 x 35 - Padronização

NBR 7720 - Freio ferroviário - União da mangueira U 32 x 25 - Padronização

NBR 7764 - Freio ferroviário - Suporte cego da mangueira AP-28

NBR 7765 - Freio ferroviário - Suporte cego da mangueira CP 28/Dp 28

NBR 7890 - Freio ferroviário - Bocal da mangueira tipo CP-1 - Padronização

NBR 7891 - Freio ferroviário - Bocal da mangueira tipo DP-28 - Padronização

NBR 7892 - Freio ferroviário - Niple da mangueira tipo RT 25 x 28 - Padronização

NBR 7893 - Freio ferroviário - Niple da mangueira tipo RT 20 x 28 - Padronização

NBR 7926 - Freio ferroviário - Braçadeira da mangueira - Tipo B-28 - Padronização

NBR 7935 - Freio ferroviário - Flange da mangueira tipo R-28 - Especificação

NBR 7936 - Freio ferroviário - Flange da mangueira tipo N-28 - Padronização

NBR 9069 - Mangueira para freio ferroviário - Especificação

NBR 9073 - Mangueira para freio ferroviário - Tipos, forma e dimensões - Padronização

PB 384 - Freio ferroviário - Mangueira de freio a ar

PB 388 - Freio ferroviário - Bocal de mangueira de freio

PB 717 - Freio ferroviário - União da mangueira - U 20 x 28 - Padronização

PB 728 - Freio ferroviário - Mangueira de freio a ar - Classe B - Padronização

PB 729 - Freio ferroviário - Mangueira de freio a ar - Classe C - Tipo C1 - Padronização

PB 730 - Freio ferroviário - Mangueira de freio a ar - Classe D - Tipo D1 - Padronização

2) O projeto de norma Freio ferroviário - Sapata de freio - Classificação, requisitos e métodos

de ensaio englobará as seguintes normas:

EB 828 - Freio ferroviário - Sapata não metálica

NBR 11539 - Freio ferroviário - SNM e sapatilha - Determinação do grau de polimerização - Método de ensaio.

NBR 11540 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Determinação do índice de calcinação e teor de cinzas

NBR 11569 - Sapata não-metálica e sapatilha para freio ferroviário - Determinação da resistência à compressão - Método de ensaio

NBR 11645 - Sapata não-metálica e sapatilha para freio ferroviário - Determinação da absorção de água ou óleo - Método de ensaio

NBR 11646 - Sapata não-metálica para freio ferroviário - Determinação da adesão entre a massa e o patim - Método de ensaio

Page 4: Anexo c – Relatório Simefre Completo

NBR 11754 - Freio ferroviário- Sapata de ferro fundido - Especificação

NBR 12341 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Tipo II - Padronização

NBR 12342 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Tipo III - Padronização

NBR 12343 - Freio ferroviário - Sapata não metálica- Tipo IV - Padronização

NBR 12344 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Tipo V- Padronização

NBR 12349 - Freio ferroviário - Sapata de ferro fundido - Tipo C1 - Padronização

NBR 12350 - Freio de ferroviário - Sapata de ferro fundido com reforço - Tipo C2 e C3 - Padronização

NBR 12417 - Freio ferroviário - Sapata L - I - Padronização

NBR 14600 - Guarnições de freios - Determinação dos constituintes solúveis em acetona

NBR 5520 - Guarnições de freios - Determinação da dureza Gogan de materiais de fricção

NBR 5544 - Determinação da densidade relativa

NBR 7514 - Freio ferroviário - Chaveta da sapata - Tipo II

NBR 7535 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Corpo-de-prova

NBR 7908 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Determinação de resistência à flexão - Método de ensaio

NBR 7909 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Determinação da resistência ao choque - Método de ensaio

NBR 7910 - Sapata para freio ferroviário - Classificação

NBR 7966 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Marcação - Padronização

NBR 8942 - Sapata não metálica para freio ferroviário - Determinação da absorção de água - Método de ensaio

NBR 9071 - Sapata não metálica para freio ferroviário - Determinação do coeficiente de atrito através da máquina krauss - Método de ensaio

PB 402 - Freio ferroviário - Sapata não metálica - Tipo 1

3) O projeto de norma "Freio ferroviário - Terminologia" englobará as seguintes normas:

NBR 7508 - Freio ferroviário

TB 204 - Freio ferroviário - Terminologia

A comissão solicita da ABNT cópias em formato digital, editável pelo Ms Word, de todas as normas relacionadas acima. Solicita também cópias de especificações internas das empresas participantes.

Nos ícones abaixo encontram-se as relações de normas de Carros de Passageiros que estão sendo analisadas pelos participantes da Comissão para determinar quais as que serão canceladas e as que deverão ser revistas ou mesmos traduzidas no caso das normas estrangeiras.

ABNT I Relação de normas - Carro ferroviário.xls

ABNT II Relação de normas - Carro metropolitano.xls

ARCHO SOLUCTIONS CB06- normas.xlsx

BOM SINAL INDICE DE NORMAS TÉCNICAS.xlsx

SIMEFRE, 14 de fevereiro de 2014

Paschoal De Mario – CB06 Gestor

Page 5: Anexo c – Relatório Simefre Completo