análise sintática 2014

15
ANÁLISE SINTÁTICA INTRODUÇÃO : Reconhecimento sujeito na ordem direta e inversa. Verbos transitivos e intransitivos Umas das dificuldades que os candidatos apresentam nas questões de concursos é a análise do sujeito, principalmente na ordem inversa. Geralmente o sujeito na ordem inversa é confundido com objeto direto (complemento verbal). Lembre-se de que para encontrar o sujeito pergunta-se o quê ou quem? ANTES do verbo. Para o objeto direto, a pergunta o quê ou quem? é feita DEPOIS do verbo. Para responder as questões abaixo do CESPE, o candidato deve ter atenção em relação ao sujeito (ordem inversa. Agora, antes de partirmos para as questões de concursos, analise o sujeito e classifique os verbos quanto a transitividade (transitivos ou intransitivos) 1. Dependerá de sua dedicação o seu sucesso profissional. 2. Conta-me um amigo muitas novidades. 3. Saiu de casa cedo pai e filhos. 4. Vêm à praia sempre minhas filhas. 5. Depois do assombro veio a desilusão. 6. Brincavam na praça as crianças. 7. Atraíam minha atenção as aulas de Português. 8. De música todo mundo gosta. 9. Couberam na bolsa as peças de roupa. 10. Estavam na esquina alguns ônibus velhos. 11. No banco do jardim dormia o garoto. 12. Deu uma advertência ao motorista o policial. 13. Sobre o túmulo, nascerão flores amarelas e medrosas. CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 1 Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Upload: andrea-calazans

Post on 30-Jul-2015

60 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Análise sintática 2014

ANÁLISE SINTÁTICA

INTRODUÇÃO: Reconhecimento sujeito na ordem direta e inversa.Verbos transitivos e intransitivos

Umas das dificuldades que os candidatos apresentam nas questões de concursos é a análise do sujeito, principalmente na ordem inversa. Geralmente o sujeito na ordem inversa é confundido com objeto direto (complemento verbal). Lembre-se de que para encontrar o sujeito pergunta-se o quê ou quem? ANTES do verbo. Para o objeto direto, a pergunta o quê ou quem? é feita DEPOIS do verbo.

Para responder as questões abaixo do CESPE, o candidato deve ter atenção em relação ao sujeito (ordem inversa.

Agora, antes de partirmos para as questões de concursos, analise o sujeito e classifique os verbos quanto a transitividade (transitivos ou intransitivos)

1. Dependerá de sua dedicação o seu sucesso profissional.

2. Conta-me um amigo muitas novidades.

3. Saiu de casa cedo pai e filhos.

4. Vêm à praia sempre minhas filhas.

5. Depois do assombro veio a desilusão.

6. Brincavam na praça as crianças.

7. Atraíam minha atenção as aulas de Português.

8. De música todo mundo gosta.

9. Couberam na bolsa as peças de roupa.

10. Estavam na esquina alguns ônibus velhos.

11. No banco do jardim dormia o garoto.

12. Deu uma advertência ao motorista o policial.

13. Sobre o túmulo, nascerão flores amarelas e medrosas.

14. Aconteceram, naquela cidade, fenômenos inexplicáveis.

15. Apresentaram outras testemunhas uma nova versão dos fatos.

16. No beco escuro, explode a violência.

17. Atualizava os conhecimentos meu pai.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 1Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 2: Análise sintática 2014

18. De algum lugar surgiram essas idéias.

19. Com essas suas colocações eu não concordo.

20. Necessitava aquele paciente de medicamentos importados.

21. Sempre faço gentilezas para meus amigos.

22. Bate outra vez de esperanças o meu coração.” (Cartola)

23. “Soaram no silêncio, nítidos, os primeiros passos do burro.” (Osman Lins)__________________________________________________________

24. “Muitos invernos rudes já viveu esta casa.” (Rubem Braga)__________________________________________________________

25. “Quando o ataque passou, fui para casa, tirei o calção e arriei na cama, esgotado, mas logo tocaram a campainha e, quando olhei pelo olho mágico, vi no corredor escuro um afigura toda encapuçada.” (Rubem Fonseca)

- passou: _________________________________________________________________- tocaram: ________________________________________________________________- vi: _____________________________________________________________________

26. (CESPE-MPU-2013) Na linha 1, a expressão “o êxito” exerce a função sintática de complemento direto da forma verbal “Dependerá”.

“Dependerá da adesão dos demais ministros o êxito de um apelo feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal(STF),...”( )CERTO ( )ERRADO

27. (CESPE-IBAMA-2013) A expressão “política ambiental” (L.1) exerce a função de sujeito da oração em que se insere.

“ Denomina-se política ambiental o conjunto de decisões e ações estratégicas que visam promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais”.( )CERTO ( )ERRADO

Observe abaixo:

Os verbos TRANSITIVOS têm complemento verbal (objeto direto ou indireto). Os verbos INTRANSITIVOS não têm complementos verbais. Para encontrar o OBJETO INDIRETO, pergunta-se: a que(m)? de que(m)? em que(m)? com

que(m)? para que(m)? contra que(m)? ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR: onde? aonde? de onde? por onde? ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO: quando?T

Agora vamos aprender o que é verbo de ligação.

VERBOS DE LIGAÇÃO: são verbos não-significativos, isto é, não indicam ação. Ligam o predicativo (qualidade ou estado) ao sujeito. São eles: ser, estar, andar, parecer, permanecer, continuar, ficar, viver, tornar e virar.

Agora, cuidado: só existe verbo de ligação, se aparecer o predicativo. No entanto, nem sempre que aparecer o predicativo o verbo será de ligação. O verbo de ligação não indica ação. Então:

Os alunos saíram da sala cansados. (Há predicativo, mas o verbo é de ação)

Para analisar:

28. Você virou a chave e a quebrou.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 2Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 3: Análise sintática 2014

29. Meu pai vira uma fera quando não faço o que ele me pede.

30. Os candidatos permanecem na sala de provas.

31. Todos permanecem calmos.

32. Fabiana continua eufórica.

33. O aluno continuará a leitura da prova.

34. Ficamos todos na praia.

35. Você ficou zangado?

36. Estão exaustos os trabalhadores.

37. Você está aqui em pé há horas.

38. Ando preocupada.

39. Todos os dias, ando na Orla de Aracaju.

40. (Médico Perito INSS / nível superior) A expressão “confrontos generalizados” desempenha a função sintática de complemento de “ocorreram”.

“O episódio transformou, no período de 10 a 16 de novembro de 1904, a recém-reconstruída cidade do Rio de Janeiro em uma praça de guerra, onde foram erguidas barricadas e ocorreram confrontos generalizados”.

41. (CESPE) No trecho “A vinda da Corte e a presença inédita de um soberano em terras americanas motivaram” (R.6-8), o emprego da forma verbal no plural deve-se à presença do artigo “a” antes de “presença”, motivo pelo qual a supressão desse artigo levaria o verbo para a forma singular, mantendo-se, assim, a correção gramatical do trecho.

42. (CESPE-POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA-2013) A forma verbal “Instaura” (L.10) poderia ser corretamente flexionada no plural – Instauram- caso em que passaria a concordar com ambos os núcleos do sujeito composto “ uma política de segurança de emergência e um direito penal do inimigo” (L.10-11)

“Instaura-se adotando-se essa concepção uma política de segurança de emergência e um direito penal do inimigo”.( )CERTO ( )ERRADO

43. (CESPE - 2013 – INPI) O sujeito da forma oracional “vai funcionar” (l.11) é a expressão “uma área de pântano” (l.11), e o termo que completa seu sentido é “uma empresa” (l.12).

( )CERTO ( )ERRADO

44. (EB - ESSA - Sargento - Conhecimentos Gerais) Nas orações “A poetisa está emocionada” e “Ela está à janela” , os predicados classificam-se, respectivamente, como a) verbal e verbal. b) nominal e nominal. c) verbo-nominal e verbo-nominal.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 3Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 4: Análise sintática 2014

d) verbo-nominal e verbo-nominal. e) nominal e verbal.

45. (CESPE - 2013 - MPU - Analista - Direito) A oração “quinhoar desigualmente aos desiguais na medida em que se desigualam” (l.9-10) exerce a função de complemento indireto da forma verbal “consiste” (l.9).

46. ( CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Advocacia) No que diz respeito aos argumentos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

No trecho “O setor de tecnologias da informação e comunicação (TICs) impulsiona um conjunto de inovações (...) institucionais” (L.1-3), o termo “conjunto” exerce a função de núcleo do complemento direto da forma verbal “impulsiona”.

47. (FEPESE - CELESC - Advogado) Assinale a alternativa correta:

a) Na última frase do 1o parágrafo, a expressão a linguagem” atua como sujeito.b) O verbo transmitir (2o parágrafo) é transitivo direto e indireto, como relatar (2o ).c) Em “para que os trabalhadores passem a lidar” (1o parágrafo) e “tenha capacidade de

compreender” (2o ), as formas verbais encontram-se no pretérito imperfeito do indicativo.d) Em “os trabalhadores sentem necessidade/ de aprimorar/a sua formação” (3o parágrafo), os

termos sublinhados são, respectivamente, objeto direto/objeto indireto/complemento nominal.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 4Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 5: Análise sintática 2014

e) Em “necessidade de aprimorar a sua formação” (3o parágrafo), substituindo-se a forma verbal sublinhada por visar, a expressão a sua obrigatoriamente receberá acento indicativo de crase (visar à sua).

48. (MPE-SC - 2013 - MPE-SC - Promotor de Justiça) No período “para provar que cumpriu as normas de segurança” (linha 12) o verbo destacado, quanto à transitividade, é bitransitivo ou transitivo direto e indireto, por isso exige dois complementos: um sem preposição e o outro regido por ela. 

49. (AOCP - Prefeitura de Camaçari - BA - Procurador Municipal) "’...qualquer compra exige três orçamentos e, posteriormente, o envio dos documentos a um contador.’"

As expressões dos documentos e a um contador desempenham, respectivamente, as funções dea) complemento nominal e complemento nominal.b) objeto direto e objeto direto.c) complemento nominal e objeto indireto.d) objeto indireto e objeto indireto.e) objeto indireto e complemento nominal.

50. (AOCP - 2012 - BRDE - Assistente Administrativo) Em “Ora, para mim   isso configura um crime.”, a expressão destacada funciona como

a) introdutor de conformidade. b) objeto indireto. c) adjunto adnominal. d) complemento nominal. e) dativo de opinião.

51. (AOCP - Prefeitura de Camaçari - BA - Procurador Municipal) Assinale a alternativa que NÃO apresenta a análise correta dos verbos.a) "Há desconfiança em cima dos diretores e professores.” (verbo transitivo direto)b) “’ Reconheço que a carga burocrática para os diretores é muito pesada.’” (verbo de ligação)c) “...qualquer compra exige três orçamentos...” (verbo transitivo direto)d) "Diminuiu muito a papelada." (verbo transitivo direto)e) “...mandar a planilha de bens patrimoniais ao setor de bens...” (verbo transitivo direto e indireto)

52. (AOCP - Prefeitura de Camaçari - BA - Procurador Municipal) Assinale a alternativa que apresenta a análise sintática INCORRETA da expressão destacada.

a) “Mas são necessários ajustes em cada uma...” (sujeito) b) “O pesquisador Rudá Ricci, consultor do levantamento, calcula...” (aposto) c) “...o problema é agravado pela falta de funcionários nas escolas. (complemento nominal) d) “...a principal queixa [...] é o excesso de burocracia.” (predicativo do sujeito) e) “’Quase não dá para conversar com os professores.’" ...” (objeto indireto)

53. (UM-SP)

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 5Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 6: Análise sintática 2014

"- Muito bom dia, senhora, Que nessa janela está; sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar?" (João Cabral de Melo Neto)No verso "Que nessa janela está", o verbo é:a) transitivo direto. b) de ligação, c) transitivo indireto.d) transitivo direto e indireto.e) intransitivo.

54. (AOCP - ITERJ 2012) Os verbos impessoais, segundo as regras de concordância  verbal, são empregados na terceira pessoa do singular. O exemplo do texto em que o verbo se encontra no singular por ser considerado impessoal é:a) “A grilagem de terras teria tomado dos quilombolas de Salto de Pirapora...”b) “A luta dos quilombolas pela propriedade vem de 1972.” c) “Há 45 comunidades de descendentes de escravos no estado de São Paulo...” d) “Quando o milho estava pronto para o corte...”e) “Nossa ideia é resgatar nossas origens...”

55. (FCC- TRE-CE-2012) Para enfrentar os inimigos, ou deles fugir com honra... (1o parágrafo)O verbo empregado com a mesma regência do grifadoacima está em:(A) Os jogos preservam o aspecto mais sutil da cultura.(B) Penso na torcida e nos sócios dos clubes.(C) Só Deus joga com absoluta certeza.(D) ... pois ali residem a segurança e a sobrevivência para seu povo.(E) Tais pontos são primários.

56. (TJ-SP) “Não quero aparelhosPara navegar.Ando naufragado,Ando sem destino.Pelo voo dos pássaros Quero me guiar...”(Jorge de Lima)Os verbos do poema quanto à predicação são classificados como:A) transitivo direto – verbo de ligação – intransitivoB) transitivo indireto – transitvio direto – intransitivoC) intransitivo – verbo de ligação – verbo de ligaçãoD) transitivo direto – verbo de ligação- verbo de ligaçãoE) intransitivo – intransitivo – verbo de ligação

57. (AOCP- Agente técnico de Enfermagem-2011) Em “Senado aprova criação de cadastro...”, a expressão destacada funciona comoa) complemento nominal.b) objeto indireto.c) agente da passiva.d) objeto direto.e) adjunto adnominal.

58. (AOCP-PREFEITURA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ) Sobre o pronome destacado em “E por isso eu obedeço-lhe”, é correto afirmar que (A) atua como objeto indireto e seria corretamente substituído pelo pronome “o”. (B) exerce função sintática de objeto indireto, tendo em vista que “obedecer” é um verbo

transitivo indireto. (C) poderia ser corretamente substituído pelo pronome “ele”, uma vez que seu objeto é “Deus”. (D) equivale sintaticamente a um objeto direto e corresponde a “Deus”. (E) no contexto, poderia ser adequadamente substituído por “a eles”, sem que houvesse alteração

de sentido.

59. (FCC - Ministério Público do Rio Grande do Norte-2012) São exemplos de uma mesma função sintática os elementos sublinhados em:(A) Chegaram notícias de minha cidade natal e Começo

a compreender a atitude de Machado de Assis.(B) me ponho a folhear estas páginas e velava a seus

olhos a mesquinhez.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 6Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 7: Análise sintática 2014

(C) Cheiram preciosamente a 1910 e tudo isso que ojornal não tem.

(D) nelas se revê o menino daquele tempo e estão numa coleção de jornais velhos.(E) o menino vai pelas ruas e prova o gosto dos araçás.

60. (FCC-BANCO DO BRASIL) Desde o início da evolução humana, buscamos formas alternativas para o nosso desenvolvimento ... (1o parágrafo)A mesma relação existente entre o verbo e o complemento,grifados acima, está em:(A) ... o conceito de Tecnologia Social percorre as experiências desenvolvidas nas comunidades

urbanas e rurais ...(B) ... que contribuam para a inclusão e a transformação social ...(C) ... esses projetos aparecem em atividades tradicionais ...(D) ... que vão do artesanato (...) até às atividades mais novas da apicultura ...(E) ... muitos contam com a parceria da Fundação

Banco do Brasil.

61. (AOCP – ASSISTENTE SOCIAL) Em “O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores...”, as duas expressões destacadas desempenham, respectivamente, função de a) objeto direto e objeto indireto. b) objeto direto e objeto direto. c) objeto indireto e objeto indireto. d) objeto direto e complemento nominal. e) objeto indireto e complemento nominal.

62. (AOCP – ASSISTENTE SOCIAL) Assinale a alternativa INCORRETA quanto à função sintática desempenhada pelas funções destacadas. a) “O brasileiro é apaixonado por esse esporte...” (complemento nominal) b) “O efeito político também é o mesmo nas duas épocas...” (sujeito simples) c) “...todos os dias havia lutas de gladiadores...” (sujeito simples) d) “...princípio básico de desenvolvimento em qualquer sociedade.” (adjunto adverbial) e) “A saída dessa dependência é a educação...” (predicativo do sujeito)

63. (AOCP - INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ) Assinale a alternativa INCORRETA quanto à classificação dos adjuntos adverbiais destacados. a) “Apesar das mudanças de comportamento, o organismo feminino ainda funciona...”. (adjunto

adverbial de concessão) b) “No passado, era comum elas emendarem os períodos de nove meses de gravidez...”. (adjunto

adverbial de tempo) c) “O primeiro é que antigamente elas tinham a menarca (a primeira menstruação)...”. (adjunto

adverbial de modo) d) “Além dos benefícios físicos, há também os psicológicos, de acordo com o médico.” (adjunto

adverbial de acréscimo) e) “Na semana do Dia das Mães o que não faltam são depoimentos e declarações...”. (adjunto

adverbial de tempo)

64. (FCC-BANCO DO BRASIL -2012) Pixinguinha incorporou elementos brasileiros às técnicas de orquestração.O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está em:(A) “As orquestras dos teatros de revista também foram fundamentais para a formação dele como

arranjador”.(B) “O Brasil jamais produziu um músico popular dessa envergadura”...(C) Ele divide com o neto de Pixinguinha, Marcelo

Vianna, a direção musical da exposição...(D) ... o som do choro preenchia todos os espaços.(E) Na imagem desbotada, ele empunha um cavaquinho.

65. (FCC-BANCO DO BRASIL -2012) “O Brasil jamais produziu um músico popular dessa envergadura”, atesta o maestro Caio Cezar.O segmento em destaque exerce na frase acima a mesmafunção sintática que o elemento grifado em:(A) “As orquestras dos teatros de revista também foram fundamentais para a formação dele como

arranjador”.(B) ... o músico “uniu o saber das notas musicais à riqueza da cultura popular ...”(C) Quem comandava o sarau era o patriarca, um flautista amador.(D) O raro domínio técnico como intérprete, o talento

para compor e arranjar e a permeabilidade às novas sonoridades acabaram por fazer de Pixinguinha um artista inigualável.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 7Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 8: Análise sintática 2014

(E) ... foto em que toda a família aparece junta, cada qual com seu instrumento.

66. (FCC-TJRJ-2012) A frase em que ambos os elementos sublinhados são complementos verbais é:(A) Assim vos confesso que entendo de arquitetura, apesar das muitas opiniões em contrário.(B) Ninguém se impressiona tanto com um velho porão como este velho cronista, leitor amigo.(C) O porão deverá jazer sob os pés da família como jazem os cadáveres num cemitério.(D) Que atração exercem sobre o cronista as gravatas manchadas, quando desce a um porão...(E) Já não se fazem porões, hoje em dia, já não há qualquer mistério ou evocação mágica numa

casa moderna.

67. (FCC-BANCO DO BRASIL-2012) A frase em que ambos os elementos sublinhados são complementos verbais é:(A) (...) as leis foram feitas pelos ricos (...)(B) Viu-se o enforcamento, em Lyon, de uma moça (...)(C) Subtraíra dezoito toalhas de uma taberneira que não lhe pagava salário.(D) E a lei o terá feito assim (...)(E) (...) ela é culpada de todos os seus crimes.

68. (FUNCAB) Assinale a opção em que o SE é partícula apassivadora:A) Todos sentem-se exaustos com a demora das reuniões de trabalho.B) Vive-se bem em locais livres de intensa poluição e barulho.C) Naquela loja, vendem-se carros novos a preços muito altos.D) Nas cidades ribeirinhas, necessita-se de mais assistência médica.E) Precisa-se de médicos especializados nos hospitais da região.

69. (FCC - TRT/16ª REGIÃO) Na frase Mas aqui surge outro problema, o termo em destaque exerce a mesma função sintática que o termo sublinhado em:a) Não, não sou um conservador reacionário.b) Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil (...)c) (...) as fitas de vídeo perdem as cores e a definição com facilidade.d) Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se à questão da efemeridade dos suportes de

informação (...)e) Sabemos que todos os suportes mecânicos, elétricos ou eletrônicos, são rapidamente perecíveis

(...)

70. (FCC-TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS) A função sintática do termo sublinhado está INCORRETAMENTE indicada nos parênteses em:a) Cometeu-se uma injustiça naquela ocasião. (sujeito)b) Provavelmente deveriam existir outros depoimentos. (objeto direto)c) Para combater o mal, não se dispõe de um meio adequado. (objeto indireto)d) A vitória deixará os torcedores animadíssimos. (predicativo do objeto)e) A leitura do texto será importante para o seminário. (complemento nominal)

71. (FUNCAB- EDUCAÇÃO BÁSICA-2012) Marque a frase que apresenta a mesma estrutura sintática da destacada em “Também SE RENOVOU o ânimo das crianças para com o colégio.”A) PRECISA-SE de professores especializados.B) DECLAROU-SE, nesse informativo, o número de alunos que passaram no concurso.C) NECESSITA-SE de novos funcionários na cantina da escola.D) TRATA-SE de uma nova pedagogia que revolucionará o ensino.E) VIVE-SE bem nesta cidade.

72. (Escola de Administração dos Servidores da Justiça-Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) “ ... contou-me um amigo uma história exemplar, ... ” “Existe em Nova Lima uma importante mina de ouro – a mina de Morro Velho - ... ”Qual a característica comum às duas orações acima transcritas?a) a presença de sujeito posposto;b) o emprego de verbos transitivos diretos;c) a ausência de adjuntos adverbiais;d) o uso de ordem direta;e) a construção de orações sem sujeito.

73. (FCC-TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS – AUXILIAR JUDICIÁRIO) “Através de medida provisória, decidiu-se saber que todos os novos bacharéis no País farão uma prova final, para se saber se estão aptos ao exercício profissional.”No período acima NÃO se encontra:a) adjunto adverbialb) adjunto adnominal

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 8Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 9: Análise sintática 2014

c) complemento nominald) objeto indiretoe) predicativo do sujeito

74. (CESPE-INSS) O episódio transformou, no período de 10 a 16 de novembro de 1904, a recém-reconstruída cidade do Rio de Janeiro em uma praça de guerra, onde foram erguidas barricadas e ocorreram confrontos generalizados.

Na linha 40, a expressão “confrontos generalizados” desempenha a função sintática de complemento de “ocorreram”.

75. (FCC)...umas das poucas formas de circulação da renda monetária provém justamente do rendimento daquelas duas categorias. A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima é:a) Um dos resultados favoráveis da pesquisa diz respeito ao aumento da renda média do

trabalhador.b) Houve queda no nível de desigualdade nos rendimentos obtidos por trabalhadores do sexo

masculino e naqueles obtidos por mulheres.c) A pesquisa remete a conclusões otimistas acerca da queda da desigualdade social no Brasil,

apesar da permanência da violência urbana.d) Os dados da pesquisa assinalam uma recuperação significativa do rendimento médio do

trabalhador, especialmente em algumas regiões.e) Os dados, apesar de positivos, mostram um quadro social ainda bastante violento, contrário a

qualquer comemoração mais otimista

76. (FCC-FUNDAÇÃO JOÃO GOULART – CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO) Na frase: “É consenso nacional a necessidade de levar a educação formal e não formal a todos os brasileiros.” – o sujeito do verbo sublinhado está posposto; em que caso a seguir também se encontra posposto o sujeito do verbo sublinhado?a) “As salas de aulas estão cheias de crianças e jovens que passam boa parte do seu tempo em

contato com mundos diversos ... ”b) “Não há receitas mágicas que respondam e indiquem a fórmula para resolver tais questões.”c) “No entanto, acumulou-se certa experiência para sabermos quais caminhos não devem ser

tomados. Isto é, não deveriam ser tomados por aqueles que têm como ideal um processo educacional que ... ”

d) “No entanto, acumulou-se certa experiência para sabermos quais caminhos não devem ser tomados.”

e) “Os meios de comunicação e as novas tecnologias da informação, sem dúvida, têm um papel a desempenhar aí.”

77. (FCC/TRT/9ªREGIÃO ) Na França, o governo duplicou a verba de publicidade ... (1o parágrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que está grifado acima se encontra em:(A) ... e também serve como fonte – em geral gratuita – de informações.(B) Mas em nenhum outro lugar a tormenta é tão assustadora quanto nos Estados Unidos.(C) Vários jornais, mesmo bastante antigos e tradicionais, fecharam suas portas.(D) ... quando o jornal é o símbolo e um dos últimos redutos do jornalismo ...(E) Mas, para chegar ao auge ...

78. A partícula apassivadora está exemplificada na alternativa: a) Fala-se muito nesta casa. b) Ria-se de seu próprio retrato. c) Grita-se nas ruas. d) Precisa-se de um dicionário. e) Ouviu-se um belo discurso.

79. O se é índice de indeterminação do sujeito na frase: a) Não se ouvia o sino. b) Assiste-se a espetáculos degradantes. c) Alguém se arrogava o direito de gritar. d) Perdeu-se um cão de estimação. e) Não mais se falsificará tua assinatura.

80. O se é pronome apassivador em: a) Precisa-se de uma secretária. b) Proibiram-se as aulas. c) Assim se vai ao fim do mundo.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 9Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 10: Análise sintática 2014

d) Nada conseguiria, se não fosse esforçado. e) Eles se propuseram um acordo.

81. Das expressões sublinhadas abaixo, com as idéias de tempo ou lugar, a única que tem a função sintática do adjunto adverbial é: a) "Já ouvi os poetas de Aracaju" b) "atravessar os subúrbios escuros e sujos " c) "passar a noite de inverno debaixo da ponte" d) "Queria agora caminhar com os ladrões pela noite" e) "sentindo no coração as pancadas dos pés das mulheres da noite"      82. A classificação dos verbos sublinhados, quanto à predicação, foi feita corretamente em: a)  "Não nos olhou o rosto. A vergonha foi enorme." - transitivo direto e indireto b)  "Procura insistentemente perturbar-me a memória." - transitivo direto c)  "Fiquei, durante as férias, no sítio de meus avós." - de ligação d) "Para conseguir o prêmio, Mário reconheceu-nos imediatamente." - transitivo indireto e) "Ela nos encontrará, portanto é só fazer o pedido." - transitivo indireto

83. Na frase "Fugia-lhe, e certo, metia o papel no bolso, corria a casa, fechava-se, não abria as vidraças, chegava a fechar os olhos", são adjuntos adverbiais: a) no bolso - a casa - não b) no bolso - não c) certo - no bolso - a casa - se - não d) lhe - certo - no bolso - a casa - se - não e) certo - no bolso - a casa - não - a fechar    84. Entre as alternativas abaixo, aponte a única em que um dos termos corresponde à análise dada: "Pareciam infinitas as combinações de cores no azul do céu." a) Pareciam é um verbo intransitivo b) Infinitas é objeto direto c) Cores é o núcleo do sujeito d) Do céu é o complemento nominal e) n.d.a

85. Assinale a alternativa em que o pronome se está apassivando o verbo: a) Tempo não se mede pelos ponteiros do relógio, mas pelo vácuo da comunicação entre amigos. b) Ao entrar no recinto novo da confeitaria, muitos clientes se sentiam enleados com o local de

conhecida modéstia. c) Vão-se embora os mais coloridos sonhos com a chegada de um só momento de maturidade. d) Esqueceu-se dos fardos diários, enquanto olhava para a inexpressiva lista dos pratos do dia. e) Precisa-se de muita calma e jeito para o consolo de um singular amigo.

86. Assinale o item em que a função não corresponde ao termo em destaque.(a) Comer demais é prejudicial à saúde . - complemento nominal.(b) Jamais me esquecerei de ti. - objeto indireto(c) Ele foi cercado de amigos. - agente da passiva(d) Não tens interesse pelos estudos. - complemento nominal(e) Tinha grande amor à humanidade. - objeto indireto

87. Quando a oração não tem sujeito, o verbo fica na terceira pessoa do singular. Esta afirmação pode ser comprovada em: a) Chegou o pacote de livros. b) Existe muita gente amedrontada. c) Ainda há criança sem escola. d) Não procede a acusação contra ele. e) É proibida a entrada.

88. Há crianças sem carinho / Disseram-me a verdade / Construíram-se represas. Os sujeitos das orações acima são, respectivamente: a) inexistente, indeterminado, simples b) indeterminado, implícito, indeterminado c) simples, indeterminado, indeterminado d) inexistente, inexistente, simples e) indeterminado, simples, inexistente

89. (AOCP) Em todas as alternativas abaixo o sujeito foidestacado corretamente, EXCETO em

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 10

Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 11: Análise sintática 2014

a) “Pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres afirmaram...”.b) “‘Nossa revisão indica que não existem no momento evidências...’”c) “...na medida em que a recessão vem levando os consumidores a reduzir suas compras.”.d) “Os alimentos orgânicos não apresentam benefícios nutricionais...”.e) “As vendas de alimentos orgânicos vêm caindo em alguns mercados...”.

90. (AOCP-PREFEITURA DE LAGARTO-SE) Assinale a alternativa em que a palavra grifada NÃO é um sujeito.(A) “...o abraço faz com que o cérebro libere dopamina...”(B) “O ato ativa a região frontal e a região temporal do cérebro,”(C) ...”Segundo a psicóloga, a raridade do abraço no âmbito familiar causa até o estranhamento...”(D) “Quanto mais oxitocina o cérebro libera...(E) “...esse apoio e amparo são necessários para que o depressivo....”

91. (AOCP-AGÊNCIA DE FORMENTO DO ESTADO DA BAHIA-ADVOGADO) Assinale a alternativa correta. Em “...terá deixado à solta um assassino que executou pessoas apenas por discordarem de sua organização terrorista....”, temos, em destaque, respectivamente,a) objeto direto e objeto indireto.b) objeto direto e objeto direto.c) sujeito e objeto indireto.d) objeto direto e complemento nominal.e) sujeito e complemento nominal.

92. (AOCP-AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO) Em “Falta de limpeza na bancada onde as cápsulas são produzidas.”, o elemento onde funciona como(A) complemento nominal.(B) sujeito.(C) objeto indireto.(D) objeto direto.(E) adjunto adverbial.

93. (AOCP-AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO) Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO é um sujeito.(A) “CBDA diz que 'falta de limpeza' em farmácia...”(B) “...Segundo Sandra, a contaminação foi confirmada...”(C) “...Cesar Cielo compra seus suplementos alimentares...”(D) “A farmácia mandou um relatório do dia da manipulação...”(E) “- É claro que isso foi de fundamental importância para a decisão do painel,...”

94. (AOCP-AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO) Assinale a alternativa correta quanto à função sintática desempenhada pela expressão em destaque.(A) “...enviou à entidade um relatório avisando sobre a contaminação dos produtos...”

(complemento nominal)(B) “...avisando sobre a contaminação dos produtos à base de cafeína...” (complemento nominal)(C) “Caso haja divergência em relação à punição...” (complemento nominal)(D) “O caso foi levado à Federação Internacional de Natação (Fina).” (adjunto adverbial)(E) “...qualquer uma das partes [...] pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte...” (adjunto adverbial)

95. (IBFC - 2014 - SEDS-MG - Agente de Segurança Penitenciária)So bre o trecho “Para incitar cada estado emocional, foram usadas palavras, músicas e filmes.”, são feitas as seguintes afirmações. Assinale a opção que traz um comentário incorreto.a) A segunda oração encontra-se na voz passiva.b) “emocional” é adjuntoadnominal.c) “palavras, músicas e filmes” representam um complemento verbal.d) A preposição “para” introduz um valor semântico de finalidade.

96. (UESPI - 2014 - PC-PI - Escrivão de Polícia Civil) A espada também pode bloquear eficientemente ataques inimigos, dando origem à arte da esgrima, a complexa dança mortal entre movimentos defensivos e ofensivos. Ainda que raramente fosse a arma principal de uma unidade lutando em formação, não havia nada mais eficiente para combate próximo e pessoal - por isso, mesmo guerreiros equipados com lanças ou outras armas longas, como os hoplitas espartanos, carregavam-na consigo como arma reserva, para um ataque final ou como último recurso, quando a situação se degenerava num salve-se quem puder.

Em: carregavam-na consigo como arma reserva, o segmento destacado cumpre uma função sintática e uma função textual de retomada de outro termo/palavra. A função sintática e a palavra recuperada são, respectivamente,

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 11

Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo

Page 12: Análise sintática 2014

a) objeto indireto; e arma principal.b) objeto direto; e espada (do início do trecho).c) objeto indireto; e unidade.d) termo componente de um aposto; e dança mortal.e) complemento nominal; e arte da esgrima.

98. (Noroeste Concursos - 2014 - CPOS - Tecnólogo em Eletrotécnica) “A impressão digital é composta de inúmeras particularidades.” Os termos destacados na oração, sintaticamente, são a) adjuntos adverbiais. b) adjunto adnominal e adjunto adverbial, respectivamente. c) adjunto adverbial e adjunto adnominal, respectivamente. d) adjuntos adnominais.

99. (FGV - 2014 - FUNARTE - Assistente Financeiro) A alternativa cujo termo sublinhado apresenta uma função sintática diferente dos demais é:a) “...não se concedesse visto para quem tentasse fugir do nazismo”;b) “Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista,;c) “Aristides salvou dez mil judeus de uma morte certa”; d) “E Aristides recebeu dos israelenses o título de Justo entre as Nações’”;e) “E não percebi que se despedisse de mim”

100. Em: “o professor entrou atrasado”a) o verbo é intransitivo e o predicado é nominal;b) o verbo é transitivo direto e o predicado é verbal;c) o verbo é de ligação e o predicado é nominal;d) o verbo é intransitivo e o predicado é verbo-nominal;e) o verbo é transitivo indireto e o predicado é verbal.

CURSO DE PORTUGUÊS BÁSICO – PROFESSORA ANDRÉA CALAZANS 12

Rua dos Cravos, 214 Inácio Barbosa em frente ao Colégio Módulo