análise microbiológica da água do rio itanhém em

7
Análise microbiológica Análise microbiológica da água do rio Itanhém da água do rio Itanhém em Teixeira de Freitas- em Teixeira de Freitas- BA. BA.

Upload: talycandida7654

Post on 16-Feb-2015

79 views

Category:

Documents


39 download

TRANSCRIPT

Page 1: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

Análise microbiológica da Análise microbiológica da água do rio Itanhém em água do rio Itanhém em

Teixeira de Freitas-Teixeira de Freitas-BA.BA.

Page 2: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

IntroduçãoIntrodução O rio Itanhém também conhecido como rio Alcobaça, em Teixeira de Freitas-BA, abrange uma área que era primeiramente habitada pelos índios Machacalis, sendo povoada por volta de 1918 por mineiros que desenvolveram apecuária no entorno do Rio Itanhém. Dos rios que compõem a bacia hidrográfica do Extremo Sul, os rios Santo Antônio, João de Tiba, Buranhém, Caraíva e Itanhém, possuem suas nascentes no estado da Bahia, enquanto os rios Peruípe, Mucuri e Jucuruçu nascem no estado de Minas Gerais. Os municípios baianos mais importantes que estão incluídos no entorno da referida bacia são Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Itabela, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Caravelas, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa e Mucuri.

Page 3: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

Durante o seu curso, esse rio recebe muitos Durante o seu curso, esse rio recebe muitos afluentes e efluentes, entre eles, está o córrego afluentes e efluentes, entre eles, está o córrego charqueada que tem sua nascente localizada em charqueada que tem sua nascente localizada em Teixeira de Freitas e deságua no rio Itanhém, ainda Teixeira de Freitas e deságua no rio Itanhém, ainda nos limites do município. Esse córrego recebe nos limites do município. Esse córrego recebe esgotos domésticos e industriais do município sem esgotos domésticos e industriais do município sem tratamentotratamentoprévio, não possuindo Estação de Tratamento de prévio, não possuindo Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).Esgoto (ETE).

Diante dessa problemática, o presente estudo tem Diante dessa problemática, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a qualidade como objetivo geral analisar a qualidade microbiológica da água do rio Itanhém, antes, microbiológica da água do rio Itanhém, antes, durante e após passar pela cidade de Teixeira de durante e após passar pela cidade de Teixeira de Freitas-BAFreitas-BA

Page 4: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

MetodologiaMetodologiaFIGURA 1 - Imagem de satélite de Teixeira de Freitas-BA mostrando o rio Itanhém ao norte do município, indicando os três pontos de coleta.

Page 5: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

FIGURA 2 - Coleta sobre a ponte com auxilio do artifício confeccionado (nos FIGURA 2 - Coleta sobre a ponte com auxilio do artifício confeccionado (nos detalhes).detalhes).

Page 6: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

Resultados e DiscussãoResultados e DiscussãoDia da Coleta

Amostra Pontode

Coleta

ColiformesTermotolerantes(NMP/100 mL)

CONAMA n° 274

Balneabilidade

CONAMA n° 357

Classe 1 Classe 2 Classe 3

18/071 A

BC

000

ExcelenteExcelenteExcelente

AcordoAcordoAcordo

AcordoAcordoAcordo

AcordoAcordoAcordo

25/072 A

BC

000

ExcelenteExcelenteExcelente

AcordoAcordoAcordo

AcordoAcordoAcordo

AcordoAcordoAcordo

01/083 A

BC

9000

4.300

SatisfatóriaExcelenteImprópria

DesacordoAcordoDesacordo

AcordoAcordoDesacordo

AcordoAcordoDesacordo

08/084 A

BC

0400

9.300

ExcelenteMuito BoaImprópria

AcordoDesacordoDesacordo

AcordoAcordoDesacordo

AcordoAcordoDesacordo

15/085 A

BC

0400400

ExcelenteMuito BoaMuito Boa

AcordoDesacordoDesacordo

AcordoAcordoAcordo

AcordoAcordoAcordo

22/086 A

BC

0900900

ExcelenteSatisfatóriaSatisfatória

AcordoDesacordoDesacordo

AcordoAcordoAcordo

AcordoAcordoAcordo

Page 7: Análise microbiológica da água do rio Itanhém em

ConclusãoConclusão

O presente trabalho tratou de um diagnóstico prévio sobre as condições microbiológicas da água do rio Itanhém antes e após receber efluentes do município, pois não se considerou a sazonalidade.Foi possível comprovar a hipótese inicial de que o rio antes de receber efluentes de Teixeira de Freitas apresentaria contaminação inferior em relação aos pontos localizados posterior ao município, onde já recebeu os efluentes sem o devido tratamento. Os dados obtidos mostram que o rio Itanhém vem sofrendo impacto em suas águas em decorrência da entrada de efluentes, oriundos do município, que não recebem tratamento. Isso pôde ser comprovado através de análises laboratoriais que apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes.