workshop noslab // cultura e atitude de marca: patrocínio com propósito

Post on 07-Jul-2015

770 Views

Category:

Business

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Resumo da apresentação de workshop.

TRANSCRIPT

PATROCÍNIO COM PROPÓSITOCULTURA E ATITUDE DE MARCA

camila@mariacultura.com.br

CAMILA FARINACEO da Maria Cultura

EMPRESA ARTISTA

PRODUTOR

INÍCIO DE TUDO: comunicação/conteúdo

ALGUMAS MUDANÇAS:co-produção

PRÓ-ATIVIDADE: curadoria / gestão

envolvendo as marcas

intervenção do artista Florentijn Hofman na Av. Paulista patrocinada pela Opanka.

TEMOS NOSSA MISSÃO!

Criação e desenvolvimento de ações na área cultural, alinhadas com as demandas sociais, com potencial para integrar o maior número possível de participantes, gerando as melhores experiências e garantindo um ótimo retorno.

CULTURA E ATITUDE DE MARCA

CONTRAPARTIDA

MODELO ESTANQUE

CONTRAPARTIDA

Precisamos repensaro patrocínioAs empresas não devem apenas assinar um projeto. Elas têm que estar engajadas, e participar dele ativamente.

A emoção e as marcasAs pessoas precisam de uma fuga e de uma experiência diferente da vida cotidiana. Devemos proporcionar a elas grandes momentos.

A cultura é um veículo de grandes experiências. A cultura proporciona grandes momentos.A empresa que promove cultura está andando de mãos dadas com a sociedade.

Algumas definições de CULTURA

OPORTUNIDADEDE ENVOLVIMENTO

"(...) um conjunto de características distintas espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Abarca, além das artes e das letras, os modos de vida, os sistemas de valores, as tradições e as crenças."

UNESCO

OPORTUNIDADEDE ENVOLVIMENTO

"(...) a cultura é a finalidade última da espécie humana, ou seja, o objetivo final da nossa natureza, vista como 'cenário da sabedoria suprema', por ser aquilo que torna as pessoas suscetíveis às idéias '".

KANT

OPORTUNIDADEDE ENVOLVIMENTO

"A ação cultural leva em conta públicos determinados, procurando estabelecer uma ponte entre a comunidade e uma obra de cultura e arte."

Teixeira Coelho

Como se engajar

1. Através de investimento direto, sem apoio das Leis de incentivo.

2. Através do aporte de verba deduzida de impostos devidos (IR ou ICMS).

É uma lei que oferece benefício fiscal (à pessoa física ou jurídica) como atrativo para investimentos em cultura. Existem hoje leis de incentivo federais, estaduais e municipais. Dependendo da lei utilizada, o abatimento em impostos pode chegar até a 100% do investimento.

O que é uma Lei de Incentivo à cultura?

// O valor total do projeto pode ser abatido em até 6% do imposto total (IR) devido no caso de pessoa física e até 4% no caso de pessoa jurídica; // O valor é depositado na conta do projeto, aberta pelo Ministério da Cultura, e movimentada pelo proponente. Após o encerramento do projeto apresentamos (Maria Cultura) a prestação de contas ao Ministério comprovando a aplicação dos recursos através de notas fiscais, recibos, planilha de custos e demais documentos pedidos pelo MINC;// Aprovado o incentivo ao projeto, solicitamos alguns documentos junto à empresa patrocinadora e orientamos a condução do patrocínio.

Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991)Federal

// O valor total do projeto é abatido 100% do ICMS devido;// A título de contrapartida, 10% do valor do projeto deverá ser destinado pela empresa patrocinadora ao FAC - Fundo de apoio à cultura do RS. Esse valor é independente do valor total do projeto e deve ser depositado direto na conta do FAC (não é deduzido do ICMS);// Aprovado o incentivo a este projeto, solicitaremos alguns documentos junto à empresa patrocinadora e orientaremos a condução do patrocínio.

LIC/RSEstadual

UM PASSO A PASSO DO INVESTIDOR

a) Identificar as necessidades da marca em relação ao trabalho de marketing; b) Identificar e/ou reservar no orçamento uma margem para trabalho com incentivo direto; c) Identificar se a empresa pode operar através das Leis de Incentivo (Procultura / Rouanet); d) Organizar no planejamento anual um tempo para pesquisa e/ou desenvolvimento de projetos; e) Traçar um plano de investimento e um cronograma de implementação; f) Ter uma verba reservada para investimentos de oportunidade.

"Nossas ações refletem nossa imagem como num espelho" Vera Waissman

O conteúdo desta apresentação poderá ser usado livremente, desde que a fonte seja citada.

www.mariacultura.com.br

top related