volume capítulo págs assunto exercícios apostila · 17. politicamente falando, a região...

Post on 11-Nov-2018

212 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO

Professores: Luís Otávio (LO) e Marcos Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos a serem desenvolvidos no próximo semestre.

Matéria a ser estudada (conteúdo):

Apostila

VolumeCapítulo Págs Assunto Exercícios

Mat. Adaptação 11 2 à 19

África: Povos, natureza,

colonização e

descolonização.

Ver lista em sequência

Mat. Adaptação 12 20 à 29

África Setentrional:

países marcados pela

cultura islâmica.

Ver lista em sequência

Mat. Adaptação 13 30 à 40África Subsaariana: os

espaços regionais.Ver lista em sequência

Mat. Adaptação 14 2 à 9Ásia: diversidade de

povos e culturas.Ver lista em sequência

Mat. Adaptação 15 10 à 23Ásia: Natureza e espaços

regionais.Ver lista em sequência

Mat. Adaptação 16 24 à 34

Oriente Médio: palco de

instabilidade da política

mundial

Ver lista em sequência

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as videoaulas dos assuntos indicados.

Avaliação:

O conteúdo descrito acima será avaliado por meio de:

1 PROVA com 10 (dez) questões dissertativas (valor: 8,0)

1 LISTA DE EXERCÍCIOS (valor: 2,0);

Como e quando entregar a lista de exercícios:

A lista de exercício deverá ser feita em folha de fichário e identificada com nome, número, série, matéria e professor.

Deverá ser entregue para a orientadora da sua unidade até o dia 09/08/2016.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR

Observe o mapa da regionalização africana. Sobre ele, responda aos exercícios 1, 2, 3, 4, e 5:

01. Identifique a região 1. Descreva suas características de etnia, religião e paisagem predominantes. 02. Identifique a região 2. Descreva as principais características econômicas e explique como o modelo de colonização influenciou o modelo econômico atual. 03. Identifique a região 3. Descreva as principais características econômicas e explique como o modelo de colonização influenciou o modelo econômico atual. 04. Identifique a região 4. Descreva as principais atividades econômicas da região. 05. Identifique a região 5. Explique a importância, com exemplos, da atividade de exportação de minérios e do turismo, especialmente na África do Sul. 06. Analisando-se outra forma de regionalização, pode-se dividir a África em duas partes: a África Branca (Árabe, do Norte) e a África Subsaariana (Negra). Apresente as diferenças étnicas e religiosas entre elas. 07. Sobre a localização geográfica da África, pergunta-se:

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Identifique o que se pede em cada letra ou número (linhas imaginárias – letras; oceanos e mares – n°s).

08. Localize, explique o relevo e o processo de formação da Cordilheira do Atlas. 09. Localize, explique o relevo e o processo de formação do Planalto da Etiópia e dos Grandes Lagos. 10. Localize, explique o relevo e o processo de formação do Monte Kilimanjaro. 11. Sobre os climas do continente africano, identifique e descreva cada um dos climas predominantes mostrados abaixo (cada letra representa um clima a ser identificado e descrito):

12. Por que os climas da África podem ser considerados “espelhados” (eles se repetem nos hemisférios Sul e Norte)? Relacione sua resposta à latitude e à altitude do relevo africano. 13. Identifique a vegetação correspondente a cada um dos climas acima. 14. Descreva cada uma das vegetações identificadas por você na questão anterior..

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

15. Identifique, no mapa a seguir, os três principais rios da África:

16. Por que o rio Congo é tão importante para sua região. Seja o mais completo possível na resposta. 17. Politicamente falando, a região Setentrional da África passou por um momento de forte mudança. Foi a “Primavera Árabe”, em 2011. Explique-a, inclusive mostrando os países em que ocorreu e os governantes afetados por esse movimento. 18. Explique o que foi a “diáspora” africana. 19. Como o Brasil está relacionado à diáspora? As Guerras Étnicas estão fortemente relacionadas ao Imperialismo na África. Sobre isso, responda: 20. Explique o que foi o Imperialismo. 21. Como o Imperialismo se relaciona às guerras étnicas/tribais? Dentro do contexto de regionalização africano, explique: 22. O que é e onde fica o Sahel. 23. O que significa e onde é o Magreb. As maiores religiões da Ásia, em termos de seguidores, são o islamismo, o budismo e o hinduísmo. Sobre isso responda: 24. Descreva as cinco obrigações que todo muçulmano deve seguir. 25. Explique a questão da divisão entre Xiitas e Sunitas.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

26. Descreva as características básicas do Hinduísmo. 27. Descreva as características básicas do budismo. 28. Explique a questão da Caxemira. Seja muito completo na resposta. 29. Sobre a regionalização da Ásia, identifique cada uma das regiões do mapa a seguir, os climas e as vegetações predominantes de cada uma destas regiões.

30. Explique como a descolonização da Ásia está ligada à 2ª Guerra Mundial e à Guerra Fria. 31. Descreva a economia do Oriente Médio. 32. Quais são as três grandes religiões monoteístas que surgiram na Ásia, especialmente no Oriente Médio? Dentre os conflitos entre árabes e israelenses, descreva: 33. A Guerra dos Seis Dias. 34. A Guerra do Yom Kipur, inclusive com as consequências desta. Dentre os conflitos no Oriente Médio, explique: 35. A Guerra Irã-Iraque (1980-1988). 36. A Guerra do Golfo (1991). 37. A invasão do Afeganistão (2001). 38. A invasão do Iraque (2003). 39. Explique as razões pela qual a OPEP foi criada. 40. Identifique, no mapa a seguir, os quatro territórios ocupados por Israel.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

top related