virus monera

Post on 11-Jul-2015

3.160 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CLASSIFICAÇÃO DOSCLASSIFICAÇÃO DOSSERES VIVOSSERES VIVOS

Vírus e MonerasVírus e MonerasBIOLOGIA – Prof. Leandro

Classificação - Os Reinos

REGRAS DE NOMENCLATURAKarl Von Linné (1707-1778), ou Lineu, apresentou a obra Systema Naturae, propondo um sistema de classificaçãomais elaborado, combase científica.

REGRAS DE REGRAS DE NOMENCLATURANOMENCLATURA

No atual sistema de classificação, espécies semelhantes são No atual sistema de classificação, espécies semelhantes são colocadas em um mesmo gênero como fazia Lineu.colocadas em um mesmo gênero como fazia Lineu.O nome científico de um ser vivo contém sempre duas O nome científico de um ser vivo contém sempre duas palavras (binomial): a primeira referente ao gênero e a palavras (binomial): a primeira referente ao gênero e a segunda ao epíteto.segunda ao epíteto.O nome do gênero deve sempre começar por letra maiúscula O nome do gênero deve sempre começar por letra maiúscula e o do epíteto em letra minúsculas.e o do epíteto em letra minúsculas.O nome científico de um ser vivo (gênero e espécie) deve O nome científico de um ser vivo (gênero e espécie) deve sempre vir destacado no texto (escrito em itálico, sublinhado sempre vir destacado no texto (escrito em itálico, sublinhado ou negrito).ou negrito). Escrito em latim ou latinizado. Escrito em latim ou latinizado.

HOMEM HOMEM CÃO CÃO REINO REINO Metazoa Metazoa Metazoa Metazoa FILO FILO Chordata Chordata Chordata Chordata CLASSE CLASSE Mammalia Mammalia Mammalia Mammalia ORDEM ORDEM Primatas Primatas Carnivora Carnivora FAMÍLIA FAMÍLIA Hominidae Hominidae Canidae Canidae GÊNERO GÊNERO Homo Homo Canis Canis ESPÉCIE ESPÉCIE Homo sapiens Homo sapiens Canis familiaris Canis familiaris

TAXONOMIA OU SISTEMÁTICA: TAXONOMIA OU SISTEMÁTICA: Ciência que trata da Ciência que trata da classificação, nomenclatura e descrição dos seres vivos.classificação, nomenclatura e descrição dos seres vivos.TÁXON: TÁXON: Categorias taxonômicas (grupos dos seres vivos).Categorias taxonômicas (grupos dos seres vivos).

VIRUS – caso à parteVIRUS – caso à parte

Não apresentam células (acelulares)Não apresentam células (acelulares)Sem metabolismo próprioSem metabolismo próprioMaterial genético (DNA ou RNA)Material genético (DNA ou RNA)Moléculas de proteínasMoléculas de proteínasParasitas intracelulares obrigatórios - Parasitas intracelulares obrigatórios - PIOPIO

Vírus – Vírus – Características básicasCaracterísticas básicas

Possuem um único Possuem um único tipo de ácido nucleico tipo de ácido nucleico – DNA ou RNA – DNA ou RNA

Possuem uma Possuem uma cobertura protêica, cobertura protêica, chamada de chamada de capsídio capsídio (às vezes (às vezes recoberta por um recoberta por um envelope de lipídeos, envelope de lipídeos, proteínas e proteínas e carboidratos) carboidratos) envolvendo o ácido envolvendo o ácido nucleico)nucleico) Vírus HIV com envelope de lipídeos

Envelope lipídico exterior

Proteínas virais incorporadas noenvelope

RNA viral

Proteínas docapsídio

Vírus – Vírus – Características básicasCaracterísticas básicas

Os retrovírus tem RNA e a enzima transcriptase reversaao invés de DNA como ácido nucleico.

Uma vez dentro da célula hospedeira, a transcrição reversa (de RNA para DNA) é realizada pela enzima.

Este novo DNA é incorporado no DNA hospedeiro, onde transcreve novos genomas virais e o RNA sintetiza novas cápsulas de proteína e transcriptase reversa.

Exemplo: vírus da AIDS

.. Ciclo lítico: que provoca a morte da célula hospedeira.

Ciclo lisogênico: inicialmente não provoca a morte da célula

hospedeira. Mas pode se transformar em um ciclo lítico.

Reino MoneraReino Monera

Bactérias e cianobactériasBactérias e cianobactérias

CaracterísticasCaracterísticas Procariontes (sem carioteca) Procariontes (sem carioteca) UnicelularesUnicelulares Célula formada pelos quatro componentes Célula formada pelos quatro componentes

fundamentais a qualquer célula: hialoplasma, fundamentais a qualquer célula: hialoplasma, ribossomos, cromatina (DNA) e membrana ribossomos, cromatina (DNA) e membrana plasmática.plasmática.

Além do DNA cromossômico, a maioria das Além do DNA cromossômico, a maioria das bactérias apresentam plasmídeos (material bactérias apresentam plasmídeos (material genético em forma de círculo) espalhados genético em forma de círculo) espalhados pelo hialoplasma.pelo hialoplasma.

Cianobactérias contém pigmentos Cianobactérias contém pigmentos fotossintetizantes (clorofila) fotossintetizantes (clorofila) NÃO contém NÃO contém cloroplastos.cloroplastos.

Célula bacteriana

Fímbrias

Cápsula

Parede celular

Plasmídeos

DNA associadoao mesossomo

NucleóideFlagelo

Enzimas relacionadascom a respiração,ligadas à faceinterna da membranaplasmática

Mesossomo

Citoplasma

Ribossomos

Membrana plasmática

FORMASFORMAS

Reprodução AssexuadaReprodução Assexuada

Divisão binária, bipartição ou Divisão binária, bipartição ou cissiparidadecissiparidadeEste tipo de reprodução é o processo em Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células mitose, e origina duas células geneticamente idênticas. geneticamente idênticas.

Formação de esporos – estrutura de Formação de esporos – estrutura de resistência.resistência.

Reprodução sexuadaReprodução sexuadaConjugação: Conjugação: bactéria doadora envia parte do seu bactéria doadora envia parte do seu

DNA para uma receptora. Essa se divide e origina DNA para uma receptora. Essa se divide e origina bactérias diferentes.bactérias diferentes.

Importância das bactérias Importância das bactérias

Saprófitas

ParasitasSimbiontes

Indústria alimentícia

e farmacêutica

top related