universidade federal de alagoas – ufal01

Post on 04-Jul-2015

590 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFALCENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUCURSO DE PEDAGOGIA

CINEMA NA ESCOLA

Dayse Patrícia

Israel França

Julianne Tenório

Luana Moreira

TÓPICOS

o INTRODUÇÃO

o OBJETIVO

o DESENVOLVIMENTO

o CONSIDERAÇÕES FINAIS

o REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o cinema como ferramenta pedagógica para a aprendizagem nas escolas, demonstrando assim as inúmeras formas de serem trabalhados os filmes na sala de aula, ampliando a percepção dos alunos em diversos assuntos.

OBJETIVOSo Caracterizar o cinema como objetivo

cultural mostrando história, autores, características técnicas, fotografia, curiosidades da época;

o Estimular o cinema na escola como ferramenta didática para várias disciplinas;

o Posicionar o aluno como um espectador crítico diante do filme que está assistindo.

“O cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a literatura.A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com igualdade” (NAPOLITANO,apud Moço,2010,p.72).

É importante que a escola ofereça aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender por meio das tecnologias como é o caso da linguagem cinematográfica.Esse trabalho pedagógico insere os alunos em uma linguagem contemporânea,pois os professores irão trabalhar com eles a análise das produções estabelecendo o diálogo entre a narrativa do cinema, parte técnica e até curiosidades.

Os professores antes de colocar o filme ou documentário terá que expor os objetivos da exibição do que será visto.Sempre adiantar os elementos da história, falar sobre o diretor, atores, capa,fotografia.

oEXEMPLOS DE  TEMAS 

o Ética e cidadaniao Meio Ambienteo Sexualidadeo Educacionaiso Drogaso Violênciao Históricoso Preconceitoo Conflitos da adolescência

Com sua versatilidade, a linguagem cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo essenciais que com outras linguagens, acaba dialogando com várias matérias: matemática,ciências,história geografia,arte,língua portuguesa, educação física,língua estrangeira e várias outras modalidades da escola.

Não precisa ser só filme educativo para se passar em sala de aula.Aqueles que lotam os cinemas podem ser bem explorados também,como e Era do Gelo.

É comum o aluno se projetar no personagem, tornando assim mais um ponto a ser explorado pelo professor para se trabalhar comportamentos e conceitos sociais como no filme Billy Elliot.

Por intermédio da leitura e análise de imagens, o trabalho com essa linguagem, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, visando à formação do aluno. A cada exibição novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem gerando reflexões que duram por toda a vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O professor deve saber o que quer e o que pretende retirar da obra, sempre fazendo conexões entre o filme e suas aulas e levando em consideração também as capacidades dos alunos,a idade e o conteúdo.

REFERÊNCIAS

MOÇO,Anderson.Cinema na escola.Nova escola.São Paulo,Maio de 2010.p.72-74.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (Brasil).Cultura é currículo – O cinema vai à escola.Disponível em:culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Cinema/Cinema.aspx.Acessado em:06/05/2010.

FIM

top related