ubs. herbert de souza (ribeirão verde) · bebês para comemorar a semana mundial de aleitamento...

Post on 05-Oct-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Secretaria Municipal de Saúde UBS. Herbert de Souza (Ribeirão Verde)

• “SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO -

UMA EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO”.

• CANHETTE-REIS, S.C. *

• TAKAARA, C.K.R. **

Figura 1. Profissionais da Atenção Básica e Coordenadores de • SORENTE, A.M. ***

Programas com alguns bebês presentes no evento na UBS. • MIRANDA, E. ****

Figura 8. Leandro sonolento com a mãe durante o evento. • RODRIGUES, R. *****

• Palavras-Chave: amamentação, nutriz.

Profissionais de diferentes áreas da Atenção Básica se reuniram com nutrizes e seus bebês para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno na UBS. Herbert de Souza (Ribeirão Verde). Foi um momento de descontração, de confraternização e valorização deste ato de amor e de promoção de saúde, que representa a amamentação (Fig.1). Neste evento estavam presentes a enfª Márcia Cristina Guerreiro dos Reis (Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto) o enfº Valdomiro Roberto Tavares (Coordenador do Programa da Criança e do Adolescente), a Figura 2. Enfermeira Cecília, gestantes e nutrizes participando do jogo farmacêutica Ana Silvia Ciscato Camillo (Gerente da Unidade). de perguntas e respostas.

Sob a orientação da cirurgiã-dentista Sônia Cristina Canhette Reis, da Figura 9. Mãe amamentando Mathias com a filha Mariana ao seu redor. enfermeira Cecília Kimie Ratazima Takaara e

do pediatra Alexander Martins Sorente, foi realizado um jogo de perguntas e respostas, disputado entre as nutrizes convidadas, divididas em dois grupos aleatoriamente. Conceitos trabalhados diariamente na unidade nas consultas de pré-natal (Projeto Nascer), nas consultas de Puericultura e na sala de vacinas (Floresce uma Vida), no Programa Meu Bem Querer, na Clínica do Bebê e no curso de gestantes (uma parceria com a Casa da Amizade) puderam ser reforçados. Os grupos foram denominados: Grupo 1-Amamentar só faz bem” e Grupo 2- “Amamentar, uma prova de amor”. Eram sorteadas perguntas baseadas em temas fundamentais sobre aleitamento materno, tais como: como cuidar das mamas antes e durante a fase de amamentação, vantagens do aleitamento materno para o bebê e para a nutriz, importância da amamentação para o desenvolvimento físico e psicológico

Figura 3. Nutrizes atentas às respostas das outras do bebê, os benefícios da aleitamento materno para o desenvolvimento oro-facial

participantes durante a disputa. da criança, hábitos nocivos (uso de chupetas, sucção digital), higienização da Figura 10. Arthur afetuosamente sendo cavidade oral do bebê, a transmissibilidade da cárie dental, influência da saúde amamentado pela mãe. bucal da gestante na saúde bucal do bebê; aleitamento exclusivo, propriedade

nutricionais do leite materno, direitos da nutriz, armazenamento do leite materno e outros (Figs. 2, 3, e 4). Cada grupo, alternadamente, após retirar ao acaso uma questão (Fig.5); deveria respondê-la da melhor forma possível. Cada questão respondida satisfatoriamente gerava um ponto para a equipe que a respondeu. As respostas eram complementadas pelos profissionais presentes (Fig. 6). Os dois grupos terminaram o jogo empatados. Todas as nutrizes e gestantes presentes receberam uma pequena lembrança e participaram de um lanche oferecido pelo comércio do bairro. A sala foi preparada carinhosamente pelos agentes comunitários de saúde, que também angariaram as lembrancinhas e os itens para o lanche nas suas áreas de abrangência.

• Esta atividade tratou-se de uma avaliação oral informal dessas nutrizes presentes que representaram uma amostra da população de nutrizes atendidas na unidade. Tinham idades variadas, com bebês também de diferentes idades e Figura 4. Dra Sônia ouvindo as explicações das participantes. estavam amamentando por períodos distintos. Teve como finalidadas: verificar o

Figura. 11. Mãe carinhosamente amamentando sua filha, Maria Clara ; durante a comemoração. aprendizado que essas nutrizes tiveram durante as diversas ações e serviços de saúde realizados na unidade, tentar reconhecer pontos que devem ser melhor esclarecidos e complementar através de uma discussão em comum o tema que estava sendo abordado em cada questão.

• Foi relevante observar de perto durante a discussão em comum e o lanche, o relacionamento carinhoso entre mães e filhos (Figs. 7 e 8 ), a naturalidade com que as mães amamentavam (Figs. 9, 10 e 11) e o clima amigável entre os profissionais de saúde e as nutrizes e gestantes ( Fig. 12, 13 e 14). Realmente foi um momento muito especial e gratificante, realizado de maneira simples, onde foi enaltecida a importância e os benefícios da amamentação na comunidade.

Figura 5. Dra Sônia efetuando o sorteio das questões para um Referências Bibliográficas: dos grupos de nutrizes.

Figura 12. Miguel e Melissa num clima de descontração durante a reunião.

GARBELINI, M.L.; CEZÁRIO, D.M.S.; JANENE, C.A.; NAKAGAWA, M. C.S.; WALTER, L.R.F. Avaliação do programa de odontologia para bebês no município de Cambé: controle e prevenção da cárie dentária, primeiros 30 meses. Saúde em Debate, v.22, p.75-77, Jun. 1991. GARBELINI, M.L.; PINTO, V. G. Bebê-Clínica: prevenção em saúde bucal a partir do nascimento. RGO., v.44, n.2, p.114-118, Mar./Abr. 1996.

GUEDES-PINTO, A. C. Odontopediatria. 8.ed. São Paulo, Santos Editora, 2010. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientação para a alimentação do lactante, do pré-escolar, do adolescente e na escola. 2 ed. São Paulo, SBP, 2008.

Figura 6. Dr. Alexander complementando as respostas das nutrizes.

* Doutora em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) -USP, Mestre em Odontologia Figura 13. Enfermeiro Roberto segurando Kauã.

pela FORP- USP, Especialista em Prótese Dental pela FORP- USP e Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

** Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

* Eapecialista em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Pediatra da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

* Agente Comunitária de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. ** Agente Comunitária de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Figura 7. A pequena Sara dormindo tranqüilamente no colo Figura 14. As agentes de saúde: Eliana, Edith e Roberta

da mãe. interagindo com os convidados.

top related